Sei sulla pagina 1di 3

A MULTIPLICAO DOS PES E DOS PEIXES Jo 6:1-14

INTRODUO: Durante o seu ministrio na terra, Jesus realizou incontveis milagres Jo 21:5. Dos inumerveis milagres realizados pelo Senhor Jesus somente o 1 milagre da multiplicao dos pes e dos peixes e o relato da crucificao e ressurreio de Jesus contado pelos quatro (04) evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e Joo. Vejamos como aconteceu este grande milagre:

I. Jesus e seus discpulos dirigem-se a um monte s margens leste do mar da Galilia.

II. Uma multido de pessoas vai ter com Ele ao p do monte (eram quase cinco mil homens).

III. Jesus tem grande sensibilidade e compaixo, em relao ao sofrimento e s necessidades das milhares de pessoas (multido) que vem ao seu encontro Jo 6:5.

a) Ele percebeu a necessidade espiritual de Nicodemos Jo 3:1-3; b) Ele percebeu a sede da mulher samaritana Jo 4:13-15; c) Ele compartilhou e condoeu-se com a misria do paraltico de Betesda Jo 5:5-8; d) Compreendeu a necessidade e o anelo de Zaqueu Lc 19:2-6; e) No seu ministrio compadecia-se tanto das necessidades fsicas das pessoas, como tambm das necessidades espirituais.

IV. Em conversa ou dialogo com Felipe, ficou explicito a dificuldade e a impossibilidade humana, de alimentar quela grande multido Jo 6:5 b Jo 6:7.

V. Jesus tem conhecimento que um rapaz em meio a multido, tem 5 pes e 2 peixinhos Jo 6:8-9.

a) Um rapaz, um jovem ainda bem novo; b) Era simplesmente um annimo; c) Ele tinha alguma coisa para oferecer, ou colocar nas mos de Jesus; d) O pouco que ele tinha para oferecer de forma graciosa e voluntaria, era simplesmente o necessrio para Jesus realizar aquele grande milagre.

VI. Jesus utilizou os recursos que aquele jovem rapaz possua para realizar o grande milagre da multiplicao (cinco pes e dois peixes).

a) Mandou que os homens assentassem sobre a relva em grupos de cem e de cinqenta (quase 5 mil homens); b) Tomou da mo do rapaz os 5 pes e os dois peixes e deu graas a Deus (abenoou); c) Depois de dar graas, entregou os pes e os peixes aos discpulos; d) Os discpulos repartiram com a multido, que estava assentados na relva; e) A multido comeu po e peixe a vontade, at ficarem saciados; f) Jesus ordenou que recolhessem os pedaos de po e peixes que havia sobrado, para que nada se perdesse (no houvesse desperdcio) Jo 6:12; g) Foram recolhidos 12 cestos cheios, de pedaos dos cinco pes e dos dois peixes, aps quase cinco mil homens alimentarem-se Jo 6:13; h) Jesus reconhecido por toda aquela multido como um verdadeiro profeta Jo 6:14

CONCLUSO

Este extraordinrio milagre realizado por Jesus nos ensina algumas lies: 1. Ao encontrarmos pessoas famintas ou necessitadas (tanto material como espiritual), como discpulos do Senhor Jesus, devemos fazer tudo que pudermos para socorr-las. 2. Cada crente individualmente possuidor de talentos, dons e capacidade para servir. 3. Quando

confiamos e colocamos nossos talentos, dons e recursos nas mos do Senhor Jesus, Ele opera o milagre da multiplicao, e nos capacita para socorrer e atender a necessidade de muitas pessoas. 4. Para identificarmos e representar Jesus, devemos nos preocupar com as necessidades espirituais e materiais do maior nmero de pessoas da nossa sociedade.

Pr. Joo da Cruz Gomes Feitosa Presidente

Potrebbero piacerti anche