Sei sulla pagina 1di 3

1.

INTRODUO A psicologia jurdica, quando comparada com outras reas de formao e atuao do psiclogo, como a Escolar, Organizacional e Clnica, ainda uma rea em desenvolvimento. Segundo Frana (2004), apesar psiclogos j atuarem nessa rea h bastante tempo, as publicaes envolvendo o tema e o nmero de profissionais, ainda so poucos, sendo uma das razes pelas quais a maioria das pessoas ainda desconhece o trabalho do psiclogo no campo jurdico. importante ressaltar que o termo psicologia jurdica, corresponde conceitualmente aplicao do conhecimento psicolgico s questes relacionadas com o saber do Direito. Para Liene (2008), toda e qualquer atividade da cincia psicolgica que envolve as prticas jurdicas, pode ser nomeada de psicologia jurdica. Assim, a psicologia criminal, a psicologia forense, entre outras, esto contidas dentro da psicologia jurdica. Como j foi dito, mesmo tendo uma carncia de trabalhos publicados e profissionais atuantes, desde o final do sculo XIX que a psicologia vm atuando no cenrio das cincias que auxiliam a justia (Liene, 2008), em parte pelas observaes dos juristas que destacavam a necessidade de um conhecimento psicolgico aliado s atividades que estes exerciciam (Basseto, 2007). Para Bonger (1943 como citado em Liene, 2008, p. 02), essa atuao vem a ser reforada em 1868 com a publicao do livro Psychologie Naturelle, de Prosper Despine, um mdico francs que promoveu estudos de grandes criminosos da poca. Nessa obra Despine se dedica a analisar o comportamento do indivduo enquanto criminoso, e acaba por concluir que na maioria dos casos, o delinquente no apresenta enfermidade fsica e/ou mental. Para Despine, a disfuno est no seu comportamento moral, onde o delinquente possui uma deficincia ou carece em absoluto de verdadeiro interesse por si mesmo, de simpatia para com seus semelhantes, de conscincia moral e de sentimento de dever. No prudente, nem simptico e nem capaz de arrependimento. (Liene, 2008, p. 02)

interessante notar que essa viso do delinquente um tanto limitada e corresponde s prprias concepes da poca, ou seja, ela est um tanto presa ao contexto histrico e social do referido sculo. A meno da obra e da citao de Despine vlida, porm, no intuito de ilustrar a incio da efetivao dessa vertente da psicologia.

1.1. Objeto de estudo da Psicologia Jurdica

A Psicologia Jurdica tem como principal objetivo fazer uma inter-relao de saberes entre o Direito e a Psicologia, buscando elementos para humanizar esse homem de direitos e objetivar o ser subjetivo levando em considerao fatores da vida do indivduo. Para reforar esse conceito e essa compreenso, Sacramento (2009, p. 02) vem falar que a Psicologia Jurdica tenta:
legitimar o simblico da e na objetividade do Direito e resgatar os aspectos mais objetivos da e na subjetividade da Psicologia, nas relaes do indivduo com o meio, consigo prprio e com a Lei. Juntas as duas reas podem e devem se adicionar, fazendo com que seus achados e descobertas faam sentido para ambas e, em extenso, para a sociedade como um todo.

Segundo Liene, trazendo uma conceituao simples sobre esse objeto de estudo, a Psicologia Jurdica corresponde a toda aplicao do saber psicolgico s questes relacionadas ao saber do Direito (2008, p.08). Levando em considerao o que foi explanado por esses autores acima referenciados, podemos traar uma rota para compreendermos esse objeto de estudo, que apesar de ter uma conceituao simples, demanda um amplo conhecimento em duas reas, aparentemente, distintas para que possa ter uma utilidade no campo de atuao ao qual o profissional se prope.

O profissional nessa rea ter que, tambm, ir alm do comportamento do indivduo deve se preocupar com o efeito da ao jurdica sobre esse indivduo como cita Frana (2004, p. 04) e ressalta no mesmo artigo (p. 05):
Sob essa perspectiva, a Psicologia Jurdica enfocaria tambm as determinaes das prticas jurdicas sobre a subjetividade, no mais enfocaria apenas o comportamento do indivduo para expliclo de acordo com a necessidade jurdica. A meu ver, esta uma forma de ir alm da expectativa que o jurdico possui em relao Psicologia Jurdica.

Compreendido que h uma relao da sociedade e seus fatores histricos que influencia a vida do sujeito e que tambm as prticas jurdicas o influenciam, de forma direta ou indiretamente, no se pode traar um perfil sobre sujeito que poder cometer um crime, pois h uma srie de variveis, circunstncias e determinados contextos que levam estas pessoas ao cometimento de um delito. E este deve ser um dos pontos centrais de investigao e atuao da Psicologia Jurdica. (Liene, 2008, p. 10).

Potrebbero piacerti anche