Sei sulla pagina 1di 6

TRICOLOGIA:

o estudo da estrutura do cabelo e seus componentes. Os humanos apresentam de 90 a 150 mil fios de cabelos no couro cabeludo,10% a mais nos louros e 10% a menos nos ruivos. Em mdia os fios crescem de 0,5 a 1 cm ao ms e 0,37 mm por dia. A perda normal de 50 a 100 fios dirios. O QUE O CABELO? Cabelo uma haste fibrosa, formada por clulas mortas compostos de uma protena chamada QUERATINA, produzida por clulas chamadas queratincitos (a nica parte viva do fio) que se encontra no bulbo, na derme do couro cabeludo. Um dos componentes da queratina o aminocido Cistena, que contm alto teor de enxofre. A cor do cabelo resultado de outra protena chamada MELANINA, produzida por clulas chamadas MELANCITOS, que se encontram junto a papila, a parte onde se d a reproduo celular. O BULBO (raiz do cabelo) uma ou mais glndulas sebceas junto com msculos eretor do pelo, compem o folculo PILOSEBCEO. Ao nvel desse musculo existe a zona de Bulge, onde esto as clulas responsveis pelo desencadeamento dos ciclos de crescimento capilar. HASTE CAPILAR formada por uma parte central chamada MEDULA, que repleto de componentes porosos. Antigamente, se desconhecia sua utilidade, hoje com estudos mais aprofundados, concluiu-se que a medula responsvel pelo direcionamento do fio, para fora do couro cabeludo. CORTX uma camada composta de feixes de queratina repletos de grnulos de melanina e unidos por uma cola biolgica. O crtex responsvel pela resistncia e elasticidade dos cabelos. CUTCULA a parte mais externa do fio, compe-se de clulas tipo escamas sobrepostas tambm queratinizadas, com alta concentrao de enxofre, que funcionam como uma barreira protetora apara o crtex e a medula, e que so responsveis pelo brilho, maciez e penteabilidade dos cabelos A cutcula tem de 5 a 12 camadas de espessura sendo que suas clulas empilham-se umas sobre as outras, formando uma superfcie bem plana. Elas sem mantem unidas atravs das ceramidas , os lipdios intercelulares onde permite ver a cor do fio. *Cada fio de cabelo pode ser comparada a um lpis. A aparte mais interna ( o grafite) seria a medula; a madeira, seria o crtex e a parte mais externa ( a tinta) seria a cutcula. Quando a parte mais externa sofre algum tipo de agresso, a tinta sai (cutcula) e a madeira (crtex) fica exposto. O crtex aberto significa fios quebradios. Alm de queratina, melanina e ceramidas, o cabelo contm gua, fenis, cido glutmico, cobalto, clcio e alumnio. FASES DO CABELO: ANGENA: Nascimento do fio CATGENA: Fase de repouso TELGENA: Queda do fio

FIOS QUANTO A FORMA

Os fios so constitudos por protenas formados por longas cadeias de aminocidos ligados entre si por diferentes tipos de interaes. A principal protena presente no cabelo a queratina, rica em enxofre. As pontes de dissulfeto ( ligao S-S) responsvel pela forma do cabelo. Existem 3 tipos de cabelos, relacionados s raas.

Mongol ou listrico: Forma simtrica redonda (raas Monglicas) Caucasiano: Ondulados ou cacheados, corte transversal e oval (Raas Europeias) Negroides (afros ou tnicos) : crespos, formato elptico achatado ( raa negra). PONTES DE SULFETO, OU PONTES DISSULFDICAS OU PONTOS DE ENXOFRE:

A ponte de sulfeto S que o smbolo do Enxofre na tabela peridica o responsvel pela ondulao do cabelo. No crtex os pontos de enxofre, como tambm so conhecidos, ficam alinhados com o elemento qumico Carbono C. Conforme sua disposio determinado se o cabelo crespo ou liso:

Cabelo crespo: C-S-C-S Cabelo liso: C-S-S-C

C= carbono S= Enxofre

Em um alisamento o produto qumico redutor aplicado no cabelo, que perde a forma devido a quebra das pontes de sulfeto, ou ainda, feito um realinhamento dos elementos qumicos. Assim, o cabelo moldado na forma desejada, aplicando em seguida um produto qumico oxidante formando novas pontes e fixando o formato liso. Portanto: em um cabelo liso, as pontes de sulfeto so parelhas e alinhadas. E em um cabelo crespo as pontes de sulfeto so desordenadas. Relaxante qumico: o produto que vai quebrar as pontes de enxofre, para depois alisar. Neutralizante: o processo de restaurao do PH, ele o corrige evitando assim, o enfraquecimento das novas ligaes feitas pelo relaxante.

PH POTENCIAL DE HIDROGNIO: PH o smbolo para a grandeza fsico-quimica de potencial hidrogeninico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma soluo aquosa.

Na escala do Ph consideramos do 1 ao 6, produtos cidos, o 7 considerado o Ph neutro e do 8 ao 14 o Ph considerado alcalino.A pele e o cabelo tem PH cido, entre 4 e 5. Se usarmos um produto com Ph alcalino, ele abre as cutculas dos fios deixando-os sem brilho e embaraados.

BASES QUMICAS DE TRANSFORMAO:

Escova Semi-definitiva: cido Thioglicolato de amnia. * cido Thioglicolato de Monoetanolamina ( Thiolamina, Etanolamina)** cido Thiolactato de amnia* *Esses produtos so considerados cidos na tabela de PH, e necessitam de neutralizao aps o procedimento. Pode-se optar pela colorao no mesmo dia, nesse caso no se usa neutralizante, a prpria colorao com perxido de hidrognio at 9% atua como neutralizante. Caso a cliente queira colorir outro dia, d-se o espao de uma semana. ** Esse produto pode ser aplicado em cabelos com luzes ou mechas, desde que o perxido de Hidrognio no seja SUPERIOR a 9%. Os outros cidos so INCOMPATVEIS com luzes. Lithium Guanidina ( carbonato de guanidina) Hidrxido de sdio Megalopilol ( henn) Esses produtos so considerados alcalinos na tabela de PH, e NO necessitam de neutralizao. ESCOVA PROGRESSIVA: Formaldedo (formol) Glutaraldedo cido glioxilico ( botx orgnico)* Carbocistena** Esses produtos no tem a capacidade de penetrar no crtex do fio, eles trabalham na parte mais externa ( cutcula), selando os fios, criando em sua volta um pelcula que confere brilho e os deixam mais lisos. So produtos volteis (evaporam) no momento do uso. Os produtos de escova progressiva com formol, glutaral e carbocistena, podem ser aplicados em cabelos que sofreram qumica de transformao, mediante um teste de mechas. *O cido Glioxilico NO compatvel com sdio, Lithium, Guanidina e Megalopilol(henn) . ** A carbocistena desbota os cabelos tingidos, sendo necessrio o uso de uma chapinha no muito quente e uma tonalizao no final do procedimento. Retoques: Escovas semi-definitivas : 6 Meses Escovas progressivas : 3 Meses.

COLORIMETRIA:

Colorimetria a cincia da definio e catalogao das cores. o estudo das cores e sua relao com a luz natural ou artificial. A cor dos cabelos tem funo puramente decorativa que varia entre: Matizes Negro, castanho, louro, ruivo, grisalho e branco. Para isso depende da quantidade e da qualidade dos grnulos de um pigmento chamado MELANINA, que se encontra no crtex dos fios. A variedade das cores e devido a dois tipos de melanina que so: *Eumelanina, que se encontra nos cabelos castanhos e pretos. *Feomelanina, que se encontra nos cabelos castanho-avermelhados e louros. Cabelo mais escuro tem mais grnulos de melanina, e os cabelos louros possuem poucos grnulos de melanina. No cabelo vermelho o pigmento feomelanina, e ele escurece apara o castanho-avermelhado com o avanar da idade.

NUNCA ESQUECER: No conceito bsico de colorimetria,TINTA NO CLAREIA TINTA... (NUNCA!)

Potrebbero piacerti anche