Sei sulla pagina 1di 5

28/05/13

Banco de Dados Oracle, Mysql, Access e SQL Server Diferenas

// LUIS.BLOG.BR
Anncios Google

BUSCA

Microsoft access

Banco de dados

Mysql php

Ms access

Banco de dados Oracle, Mysql, Access e SQL 4 Server Diferenas


Curtir

Artigos de Educao Educao a Distncia Cursos Tcnicos

3
Tw eet

Definio dos principais bancos de dados. Caractersticas e diferenas entre os bancos Oracle, MySQL, MS-Access e SQL Server.
Home SQL e Banco de Dados

Cursos Superiores Faculdades Universidades Cursos Livres

22
Banco de dados um programa de computador como qualquer outro. Windows, Excel, Word, MSN so exemplos de programas, assim como os bancos de dados. Para que serve o Word? Editar textos! Imagino que voc tenha respondido isso. E o Excel para que serve? Criar planilhas e grficos! E um banco de dados para que serve ento? Um banco de dados serve para organizar e guardar dados. O banco de dados parte integrante dos chamados Sistemas de Informao, onde os dados so coletados, processados, organizados e armazenados. A parte de coleta, tratamento e processamento dos dados feito por programas especficos como: ERP, CRM, Web service, sites, etc. Porm, o armazenamento e organizao desses dados so feitos em um banco de dados, podendo ser ele Oracle, SQL Server, MySQL ou outro. Atualmente os bancos de dados so chamados de relacionais, pois suas estruturas so formadas por tabelas e relacionamento entre as tabelas. Tanto um banco robusto como o Oracle ou um desktop como o Access adota este mesmo padro, tornando assim fcil e possvel a integrao de dados entre bancos. Veremos os principais bancos de dados da atualidade:

Artigos de Cidadania Utilidade Pblica Servios Pblicos So Paulo Servios Pblicos Brasil Mercado de Trabalho
Anncios Google

Banco de dados Oracle


O Oracle o principal banco de dados atualmente, sendo responsvel pelo armazenamento de boa parte das informaes das principais organizaes ao redor do mundo. Sua participao no mercado de banco de dados bastante acentuada, principalmente em grande empresas e em conjunto com sistemas de mdio e grande porte. O Oracle muito robusto e exige bastante hardware para um boa performance. Outro fator importante o gerenciamento, onde so exigidos profissionais bastante capacitados para este fim. Um ponto muito alto do banco de dados Oracle a segurana, principalmente quando bem administrado. Segurana dos dados um dos principais pontos a analisar no aspecto banco de dados e neste caso o Oracle tem a simpatia de muitas empresas e DBA's.

Sql server download Oracle access Oracle crm


Artigos de Tecnologia Internet e Web Desenvolvimento Web SQL e Banco de Dados Sistemas de Informao
Anncios Google

Banco de dados SQL Server


O banco de dados SQL Server basicamente o principal concorrente do Oracle e j esteve em situaes piores da atual realidade. Tem como grande vantagem o fato de ser da Microsoft e se integrar nativamente com seus produtos e tecnologias, esse talvez seja o fator que o popularizou. Atualmente o SQL Server conta tambm bom uma boa participao no mercado de web, fruto de um relacionamento mais estreito com as linguagens ASP e ASP.NET que lideram o mercado de mdios e grandes projetos de internet.

Oracle download Oracle sql tool Excel to access

1 2 3

Cursos de graduao a distncia na Universidade Metodista Como escolher uma faculdade a distncia

Banco de dados MySQL


O MySQL talvez o banco que mais evoluiu nos ltimos tempos, passando de um banco frgil e pouco seguro a um banco no mnimo respeitvel. Eu mesmo no gostava do MySQL e tinha motivos para isso, minha preferncia era o SQL Server, no que ela tenha mudada, mas o MySQL

Acessa SP: Empregos e Cursos Gratuitos

www.luis.blog.br/o-que-e-banco-de-dados.aspx

1/5

28/05/13

Banco de Dados Oracle, Mysql, Access e SQL Server Diferenas

conseguiu provar que um banco seguro e bastante indicado para aplicaes web. Este blog, por exemplo, apesar de ter sido escrito em ASP.NET, usa banco de dados MySQL. O banco de dados MySQL conta com uma importante vantagem competitiva que o fato de ser um software livre. Dentre os bancos de dados open source como o postgree, firebird e outros o Mysql tem se destacado, principalmente para uso na web.

4 6 7

Curso tcnico em Administrao e Contabilidade Simulador de Imveis na Caixa Econmica Federal

Faculdade a Distncia na Unip e Facinter

Graduao e Ps-Graduao a Distncia

Banco de dados MS Access


O Access um banco de dados da Microsoft para uso em desktops e no em servidores. Essa a principal diferena dele em relao os demais bancos SGBD como o Oracle, SQL Server e MySQL, por exemplo. Contudo, ele tem sido muito usado em pequenas e mdias empresas para armazenamento de dados em pequenas quantidades. Este banco foi um dos principais bancos em websites no final dos anos 90 e incio deste sculo, hoje as pessoas tem substitudo seu uso na web por outros bancos como o SQL Server ou o Mysql.

8 9

Conhea a UFScar - Universidade Federal de So Carlos Saiba como baixar Livros em PDF de graa na Internet Qual a relao entre a Nota Fiscal Paulista e Imposto de Renda

10

Outros banco de dados relacionais


DB2 Firebird Interbase Postgree

Perguntas e respostas sobre banco de dados:


Existe banco de dados gratuito? Sim. Da lista acima o SQL Server e Oracle tem verses gratuitas, porm limitadas, j o MySQL gratuito para desenvolvimento, mas pago para produo. Qual o link para baixar estas verses gratuitas? SQL Server: http://www.microsoft.com/express/database Oracle: http://download-east.oracle.com/docs/html/A90369_01/toc.htm MySQL: http://www.mysql.com/ Mas o MySQL no gratuito? Imagine a seguinte situao. Voc est desenvolvendo um site e quer usar o MySQL como banco, ento voc poder us-lo gratuitamente, porm, o host que ir hospedar seu site dever ter a licena para uso. O que banco de dados relacional? O modelo de dados onde as estruturas tm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas. Essas tabelas podem ser relacionadas entre si. o modelo mais usado hoje.

O artigo acima corresponde ao que voc procurava? Sim Sim, mas falta informao No

Para citar este artigo, copie o cdigo abaixo.


<a href="http://www.luis.blog.br/o-que-e-banco-de-dados.aspx">Banco de dados Oracle, Mysql, Access e SQL Server Diferenas</a>

Veja tambm: Comando select em Mysql, SQL Server e Access 20 Perguntas e respostas sobre a linguagem SQL para Banco de Dados Principais tipos de banco de dados PHP5 Conceitos, Programao e Integrao com Banco de Dados Importncia do banco de dados e do backup Para que serve o Access?

www.luis.blog.br/o-que-e-banco-de-dados.aspx

2/5

28/05/13

Banco de Dados Oracle, Mysql, Access e SQL Server Diferenas

// COMENTRIOS
Sam uel Abner // Sao paulo // 14/09/2008 21:07:00

Ola Gostaria de saber se possivel,algum material sobre a linguagem Centura pois pesquisei na Na internet e nao encontrei quase nada......

Francisco Lcio Carneiro Alves // Goinia // 13/12/2008 10:19:00

Tenho um controle de arquivo morto com mais de 20 mil caixas. agora tenho que alterar os dados: prateleira, coluna e arquivo. No sei como proceder esta alterao.

nielson // Leiria - portugal // 19/12/2008 14:50:00

Ol pessoal, sou iniciante em programao, e estou desenvolvendo uma aplicao em( delphi 7 e sql server manegement studio express) que vai ser utilizada para uma loja ficticia de venda e arrajo de equipamentos informaticos, e tem como objectivo a gesto de numeros de serie referente a cada produto, e no sei que tabelas ei de criar,(Rma- que campos ponho aki? tab_guias- que campo crio aqui?,,ja tenho tabelas Fornecedor, clientes... podiam-me ajudar?

janete dos santos liza // so paulo // 23/01/2009 19:00:00

Gostei muito das informaes,sempre que tiver aceito novas informaces obrigada janete

Zdretor // Recife // 03/01/2010 23:09:00

Luis, sei que me afasto da finalidade deste Site, porm, pela seriedade apresentada, me arrisco a solicitar: estou procurando uma profissional especialista senior, com larga experincia (se possvel ps-graduada)em programao e banco de dados para implantar um projeto de abrangncia nacional. Poderias me indicar algumas de teu conhecimento e/ou relacionamento, de qualquer estado do Brasil. Caso no seja possvel, me sugerir uma alternativa eficiente? Te serei muito grato por esta colaborao. Zdiretor@gmail.com

Jardel Martins // SAJA // 13/05/2010 09:45:00

Bom dia!!! Sou professor de Lngua Portuguesa e criei um blog voltado para o ensino do mesmo, e sismei que vou torn-lo o mais atratvel que puder, fiz meu prprio tema e estou a querendo criar um banco de dados com questes de mltima escolha, essa parte eu j aprendi fui observado alguns cdicos e j sei o quero, porm a minha dificuldade o bsico como comear, pois no consigo instalar o (apache+PHP+mysql), pois o que me informaram que eles que eu fao, s que nunca d certo igual aos tutorias, vc poderia me ensinar como fao isso o passo a passo da instalao e configurao. indicando as verses e tudo mais... Desde j agradeo. Jardel Martins

Augusto // Luanda-Angola // 02/06/2010 21:00:00

Um blog simples, claro, curto e objectivo, sem mto bla, bla, bla! Informao til e filtrada! Gostei,

www.luis.blog.br/o-que-e-banco-de-dados.aspx

3/5

28/05/13
continue assim e sucessos Augusto

Banco de Dados Oracle, Mysql, Access e SQL Server Diferenas

Aline // so paulo // 29/06/2010 11:36:00

Ol, gostei bastante das informaes... como estou iniciando na area de banco de dados(SQL Server), gostaria que me indicassem um curso para que eu possa ter uma noo... Obrigada !

Luis Frances // Barretos-SP // 02/07/2010 22:50:00

Ol Chara!! Gostei muito das informaes acima, era o que estava procurando para ter de base em uma pesquisa sobre BD, foi claro, curto e muito bem exmplicativo. Espero que poste mais informaes, desde j Agradecido!!!.

danielly // juazeiro do norte // 23/08/2010 16:49:00

ol boa tarde todos gostaria de saver qual a utilidade do mysql ,tem muitas em sites de busca porm queria algo mais preciso e direto... grata dany

danielly // juazeiro do norte // 23/08/2010 16:49:00

ol boa tarde todos gostaria de saver qual a utilidade do mysql ,tem muitas em sites de busca porm queria algo mais preciso e direto... grata dany

Eduardo Nhachengo // Maputo // 01/10/2010 20:42:00

Um blog bastante interressnate, sou iniciante em base de dados e quero criar uma base de dados usando um intreface grafico para sua gestao. Para a minha informacao tinha grandes duvidas sobre as diferencas entre o oracle e Mysql, quando usar um ou outro. Fiquei satisfeito pela tua explicacao. Forca

auto insurance // // 09/11/2010 16:45:00

thanks for sharing the info.that is interesting.

sw iss replica // // 24/11/2010 12:34:00

Really sums up multiculturalism.

replica uhren // // 25/11/2010 01:32:00

I am coming soon.

raysa gom es da silva // rio de janeiro // 25/11/2010 15:20:00

adorei o site muito interessante e bem inyeressantes e muito mais...

www.luis.blog.br/o-que-e-banco-de-dados.aspx

4/5

28/05/13

Banco de Dados Oracle, Mysql, Access e SQL Server Diferenas


Jos Bengui // Luanda - Angola // 20/12/2010 11:38:00

saudaes Eu estou a estudar engenharia Informtica preciso saber como criar um diagrama relacional no modelo uml para uma loja que vende cds, tendo as tabelas como usuario, novo cd, postos de venda, telefones fornecedores, provincias.

jose carlos de carvalho // Campo Grande // 20/12/2010 19:09:00

Boa Noite Gostaria de saber de voce se conhece algum servidor que hospeda programas de contabilidade e escrita fiscal ON LINE totalmente FREE Se no me engano foi desenvolvido por alunos de Universidade la no RS Se puder me ajudar ficarei totalmente agradecido Um bom natal e um bom ano novo Jose Carlos

roberto c costa // barueri // 23/05/2011 17:21:00

gostaria que fosse divulgados para leigos materiais em linguagens simples de como operacionalizar banco de dados e exemplos de vrios produtos para se ter uma idia de como se constri uma base de dados e uma eficiente pesquisa, sem que haja necessariamente entender muito bem de aplictivos e interfaces para o usurio

Edison // So Paulo // 02/09/2011 21:42:00

Parabns pelo material, muito bom. Se possvel gostaria de alguma informao para interao do Banco de Dados MySQL com Linguagem C. Gostaria ainda se possvel algumas informaes a respeito do Firebird, que gratuito, quanto a segurana e se tem plataforma grfica.

Digite seu nome:

Digite seu email: (ele no ser divulgado)

Cidade:

Comentrio: Comentrios que no estiver de acordo com os termos de uso sero excludos)

Digite os nmeros abaixo:

Declaro que estou de acordo com todas as clusulas do Termo de Uso.


Enviar comentrio 1 o-que-e-banco-de-dados.aspx

2007-2012 // Blog do Luis // Poltica de Privacidade // Eu creio em Deus

www.luis.blog.br/o-que-e-banco-de-dados.aspx

5/5

Potrebbero piacerti anche