Sei sulla pagina 1di 72

EXPRESSES!

Mais que dizer - Transmitir. Ed. 23 Ano 2

EXPRESSES! Jun de 2013 | 01

Capa: Talita Brasil, bailarina e professora de bal Foto: Mariana Lira

EDITOR Jos Danilo Rangel CO-EDITORA Vanessa Galvo COLABORADORES: Mariana Lira - Capa/Fotos do EXTRA Renato Gomez - Textos e Poesia Francisco Silva - Crnica Gabriel Ivan - Fotos do Isso Poesia Zeno Germano - Poesia Saulo de Sousa - Poesia Rafael de Andrade - Texto e Poesia Rubens Vaz Cavalcante (Binho) - Poesia Elizeu Braga - Poesia Leonardo Scantbelruy - Poesia Csar Augusto - Poesia Rmulo Zanon - Poesia Andr Fernandes - Poesia Patrcia Rangel - Ilustraes EXPRESSES! Jun de 2013 | 02

NDICE
Conto

O Ponto Cego de Deus


Por Renato Gomez Crnica

pg. 06

Sobre Amores, Famlia e Gatos


Por Francisco Silva

pg. 11

EXTRA

Bal na Beira

Jos Danilo Rangel e Mariana Lira

pg. 30

Especial

Isso Poesia?
Vrios Autores

pg. 37

Prembulo..................................................................04 O Ponto Cego de Deus....................................................................06 Sobre Amores, Famlia e Gatos.................................................11 Decodificando: 3 Dimenses do Poeta.......................15 Poesia: Snegs...............................................21 Escuta........................................................................22 No Cemitrio.........................................................23 Fraqueza Extrema......................................................24 Sobre Ser Natural...............................................25 EXTRA: Bal na Beira....................................................30 Especial: Isso Poesia?.......................................................37 Do Leitor..............................................................................70 Envio de Material........................................................................71 EXPRESSES! Jun de 2013 | 03

PREMBULO

Eis o 23 nmero da revista, mais um e completamos dois anos de EXPRESSES!, minha ideia organizar uma festa para comemorar a data, ainda no digo com certeza de que vai acontecer, mas adianto que estou correndo atrs. Alm disso, de olho no que vai acontecendo em Porto Velho, o aumento considervel das iniciativas artsticas, como o Acstico Lo Fi e a presena cada vez mais frequente de eventos culturais como o acontecido Flama, sediado pelo Sesc, as peas de teatro e a expanso do cenrio musical, tenho como intento para o novo ano da revista dar maior ateno a esta nova e empolgante realidade. De novo, no chego a prometer nada, considerando que apenas comecei a conversar com as pessoas a respeito. Em todo caso, seria muito interessante termos a revista no apenas como um mosaico literrio, mas realmente artstico, apresentando msica, teatro, filmes e outras movimentaes culturais. Sobre esse nmero, serei breve. Comeamos com o conto de Renato Gomez O Ponto Cego de Deus, uma pardia daquele momento muito conhecido quando Eva morde a fruta proibida. Mais adiante, temos a crnica Sobre Amores, Famlia e Gatos, de Francisco Silva, mantenedor do blog 1/4 de mim. Nessa primeira participao, ele nos traz um texto alinear, franco, com a linguagem mais encontrada na blogosfera. No decodificando, proponho 3 dimenses do Poeta, um daqueles textos em que coloco um monte de coisas ainda no muito claras nem mesmo para mim. Temos ento, a poesia de Zeno Germano, curta e complexa, de Saulo de Sousa, uma das minhas e s. Mas no fique triste leitor, esse nmero est entupido de Poesia. No EXTRA, temos Bal. Mariana Lira, bailarina e fotgrafa, nos traz o trabalho que tem desenvolvido por aqui, registrando eventos e tudo mais. Por fim, fiz a matria sobre o Isso Poesia? acontecido no final longnquo de maro. Acho que isso, Espero que goste.

Porto Velho - Junho de 2013 Jos Danilo Rangel

EXPRESSES! Jun de 2013 | 04

EXPRESSES! Jun de 2013 | 05

Conto

O PONTO CEGO DE DEUS


Texto: Renato Gomez Ilustrao: Patrcia Rangel

EXPRESSES! Jun de 2013 | 06

permetro era deserto, tinha aspecto sombrio, uma leve nvoa se insinuava em sua superfcie. Nenhum ser vivo, ou morto, nenhuma matria de origem mineral, vegetal e muito menos animal ousara existir ali. O mirante era como uma galxia, algum com sensibilidade aguada, ou altamente desprovido da mesma, passaria interminveis minutos aos devaneios, ou como dos altamente desprovidos, somente observando sem nenhuma ambio ou expectativa.

cncia, como disse o outro de codinome beija-flor. Atiravam gatos, cachorros e tudo que estivesse ao seu infantil alcance, para v-los sumir sem deixar vestgios. Vez ou outra, um pssaro mais descuidado, ou desprovido de instinto, sumia tambm. Pois era assim mesmo, tudo que adentrava, por cu ou terra, o permetro desaparecia, como se fosse um simulacro do Tringulo das Bermudas, bem mais implacvel e misterioso.

Como as vtimas, at ento, no tinham atribuies humanas, neEm volta do territrio, um jar- nhum alarde foi feito. A, como tudo de dim de vegetao frondosa, exuberante, ruim culpa do Ardiloso, ele mesmo se divina, onde certamente poderia ter ha- encarrega de embebedar um infeliz, de vido um causo entre uma serpente, uma encaminh-lo sorrateiramente at o jarma e um certo casal. As folhas tinham dim, carregando a garrafa de gua nada um verde inebriante, que exercia con- benta, mas que sempre se deixa um traste perfeito com a fauna aquarelada. pouco pro santo, e, entre uma trombada Situava-se perto de uma cidadezinha numa rvore e um tropeo um bbasimples, mas no simplria, daquelas do adentra a inexistncia. que nem missa dominical que, antes da ladainha, j se sabe o que vem por a, Pronto! O rebulio estava armas, vez ou outra, o sermo surpreen- mado. Padre, prefeito, delegado e tudo de. que represente autoridade foram invocados ao stio. Depois de muita discusso, Ocorre que o boato do tal decidiram explodir o ponto. Dezenas de terreno j tinha se espalhado, mas nin- bananas de dinamite foram colocadas gum se atrevia a pr os ps l. Muitos em volta do local, o pavio foi aceso, a diziam ser um lugar sagrado, onde, ao tenso tomava conta de todos e aumenstimo dia, Deus teria descansado e, tava na frequncia do rudo do pavio por isso, esqueceu de dar vida ao local. queimando, cada centmetro de pavio Outros diziam que era obra do Demnio, parecia durar uma eternidade para arder um buraco negro com passagem s de na chama, quando o estouro se ouviu, ida para o quintal da casa do Tinhoso. E um frenesi provocado pela mais corrocomo do homem ter medo de tudo que siva curiosidade tomou conta de todos. no entende, ningum passava os limi- Em vo! Quando a fumaa ainda baites daquele pedao de outro mundo. E xava, todos olhavam atnitos. O buraco como melhor ser divino, mesmo que por havia aumentado seu permetro. esquecimento, do que ser do Capeta, ou no ter explicao, o local ficou conheciCom o barulho da exploso, do como O ponto cego de Deus. os animais do jardim ficaram agitados, parecia at corrida para a Arca de No, O tempo passou e, como o e uma cobra que devia ser cega, surda logradouro no dava sinal de mudana, e muda, rastejou em direo porta do o medo foi passando, e as crianas brin- infinito, mas para surpresa de todos, cavam nos arredores, com sua cruel ino- passou por ali como se nenhuma lei estiEXPRESSES! Jun de 2013 | 07

Pra mais de cinco mil cobras foram trazidas. O prefeito tranou mais ou menos uma dzia e fez uma espcie de tapete

...
vesse infringindo e ainda teve a ousadia de, diante da admirao de todos, parar onde estava e encarar o povo. Por isso foram destinadas a rastejar, para no andar por a fitando os olhos de todos, se achando seres superiores s por ter induzido a humanidade ao pecado. gicos. Todos aplaudiram e o magnnimo vivia sua glria com todo calor do momento, degustando cada segundo, desafiando a sorte e a divindade.

Como a ideia do prefeito funcionara, um tapete de serpentes fora costurado mo pela moa tecel, rpComo do homem ter ideias til por rptil, com linha grossa e agulha que no so suas, e como tem sempre de ao, e, em cinco dias, estava pronto. um que mais provido deste dom do Fora estendido e chumbado, milmetro que os outros, o prefeito disse que tinha por milmetro, exatamente sobre o mistido uma ideia e que todos deveriam jun- trio. Mais uma vez, o ancio subiu ao tar todas as cobras que encontrassem. tapete sublimemente e ficou ali com a mesma pose de outrora, mas, como do Pra mais de cinco mil cobras povo no aclamar o esperado, no teve foram trazidas. O prefeito tranou mais o mesmo reconhecimento da derradeira ou menos uma dzia e fez uma espcie experincia. de tapete. Lanou na beira do esquecimento e, assim como a cobra pioneira, Como do homem esquecer estas ficaram como se ali houvesse ma- o que os livros no registram na Histtria, planando na eternidade. E como ria, o acontecimento foi esquecido, medos providos do dom ser dolo, mas no nos pelo heri de alguns instantes, que bancar heri sem ter certeza de que os construiu um barraco ao lado do local, fins justificam os meios, o prefeito pediu onde certa vez teve atitude digna do um candidato a heri. E como do heri filho de Zeus, mas como a estria no ser heri, porque no tem nada a perder, mencionou nem o filho de Deus, ele o ancio da cidade que aparentava ser tambm caiu no esquecimento. E ali fimais velho que Abrao subiu no tapete cou com suas reminiscncias, sempre de serpentes e ali ficou como se fosse observando onde atingiu a maior glria uma esttua de heri dos tempos mitol- de sua longa vida.
EXPRESSES! Jun de 2013 | 08

De tanto observar, percebeu que, sobre os rpteis, a grama florescia, uma grama mais escura, de um verde mais mrbido, fosco, que ainda demarcava o permetro misterioso. E, aps algum tempo, um p de alguma coisa tambm germinara bem ao centro visual da instncia.

calou como um jovem, inconsequente, leviano, corajoso. Alcanou com o vigor da meia idade, cauteloso, premeditado. Mordeu, mastigou e engoliu com a vagareza de sua real idade. Desapareceu com a sutileza de um fantasma.

Aps a redeno do espectro, as duas protagonistas que faltavam a Anos se passaram e o ho- nossa estria saram do esconderijo que mem de glria instantnea, que agora fora sua morada nos ltimos dias. A que j era o mais velho homem de que no rastejava logo subiu a rvore e apanhou se teve notcias, cuidara para que a j dois frutos, desceu e, como da primeira grande rvore frondosa chegasse a tal vez, ofereceu quela cujos descendenponto, regando, adubando e dialogando tes ho de sofrer pelo calcanhar. com ela. E como dos seres vivos, o vegetal nasceu, cresceu, se reproduzir, Aquela que h de rastejar soe, quem sabe, at h de morrer um dia. bre o ventre e comer p subira novamenSua folhagem era obscura, assim como te com o fruto que lhe fora destinado, a da grama a sua volta, cada folha era comera e, subitamente, tomara forma distribuda como se tivesse sido dese- de galho e ali ficara como se destinada nhada. Seu tronco se estendia ao abra- a isto. O galho se destacava dos demais o de cem homens. Sua altura beirava pela cor mais texturizada, com a acentua porta da casa de Deus. E sua sombra ao que tinha o couro do animal e por poderia dar guarita a vrios elefantes. representar, para olhos mais atentos, o que tinha sido numa outra oportunidade. Errada manh, o ancio limpava a lana velha, feita de pedra, j Vendo aquilo, a mulher tomou nada afiada, para caar seu almoo, coragem e, sabendo que ali se encerquando se ps a observar o vegetal. raria um ciclo na histria de Deus e do A surpresa e a admirao foram tama- homem, respirou fundo, mordeu, degusnhas, que ficou esttico por um tempo tou, saboreou, lembrando da primeira insano. Nos galhos onde sua frgil vis- vez, de como tinha sido induzida e induta podia alcanar, vislumbravam-se os tora, de como, num piscar de olhos, por frutos. Vrios deles. Vermelhos, cor de um erro, talvez seu, talvez do homem, sangue venoso, pareciam pincelados a quem sabe da serpente, ou at mesmo verniz, eram de grande proporo, as- de Deus, o mundo se tornou como . E, sim como a planta. por fim, teve o mesmo destino daquele que um dia lhe deu uma costela. Aps seu estado de choque, o ancio baixou um pouco seu ngulo de viso e vislumbrou, em um galho mais baixo, o mais bonito dos frutos, o maior deles, o motivo de sua longa estadia na terra, o fruto da redeno. Ao ver o fruto, no se conteve, correu como um menino, com vitalidade, entusiasmo, angstia e desespero. Es-

...................................................
EXPRESSES! Jun de 2013 | 09

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 10

SOBRE AMORES, FAMLIA E GATOS


Texto: Francisco Silva Ilustrao: Patrcia Rangel

Crnica

EXPRESSES! Jun de 2013 | 11

s vezes s queremos encontrar algum, queremos aquele tipo de pessoa sabe? Que nos olha nos olhos e j no necessrio palavras; s vezes, queremos algum que v mais longe, e a ele damos a misso de salvar salvar a ns de ns mesmos, porque somos assim, confusos, carentes, necessitados

poder absorver suas qualidades, com certeza j os teria comido. No, mas no seria canibalismo, ou sou meio gato para tal?! Mas eu os teria em mim, e eles me teriam.

s vezes, invejo meus amigos grandiosamente, no posso dizer que no fao isso, claro que fao; s vezes, sou a pessoa mais invejosa do s vezes, eu quero estar mundo. Mas s no quesito amor. s, mas, s vezes, no suporto minha prpria companhia o que me torna neMe acho a pessoa mais incessariamente necessitado de outra capaz de amar com todas as foras, companhia (que logicamente e por fa- me acho a pessoa mais fraca pro amor vor, no seja a minha.) Vou mudar tambm queria amar a pessoa que de assunto agora, mais daqui a pouco amo com a mesma fora e intensidavolto aqui. de que sofro por pensar em perd-la. E isso serve para todas as pessoas Decidi criar gatos, porque que residem na minha vida. sei que ali no minsculo corpo existe um ser que to, mas to parecido Minha me Deus me licomigo que chego a me assombrar, vre!, o meu cho. No consigo penno me assusto, me assombro sar em um dia que no a terei, mas Como pode, um ser to pequeno e acho que j a odiei, mas porque j minsculo, ao meu ver incapaz de se fui adolescente, e isso j foi h muito defender como eu, ser dono de per- tempo. Mas ela sempre esteve certa, o sonalidade to igual a minha? e, s engraado nas mes isso, o PODER vezes, melhor, porque meu gato Na- de estar certa! Dentro de mim existe poleo* dono de uma generosidade um espao reservado para toda granto grande que acho que no existe de mulher da minha famlia, porque nada assim em mim, ele toda a gen- elas so to guerreiras. E as histrias tileza que no sou, ele todo o cari- de quase todas elas se resumem em nho que no sou. mulheres que amaram incondicionalmente seus homens, e eles que amaE por isso que preciso ram incondicionalmente vrias outras dele, para as pessoas se sentirem mulheres Histrias de infidelidades amadas quando eu no puder am-las, deveriam comear assim. e por isso que ele est na minha vida, para complet-la. Voltando l em cima. Gatos, ah, tenho quatro. E cada um deles guarda uma personalidade distinta e ao mesmo tempo parecida com a minha e cada um deles guarda um atributo que no tenho e ouso dizer - gostaria de ter; se eu fosse canibal como aquelas pessoas de tribos que comem os inimigos para s vezes, quero tanto, mas tanto estar s, que sento na parada de nibus e deixo vrios passar, s pra ter a sensao que todos vo, menos eu. s vezes, quero s chegar na universidade e entrar na sala, sem a necessidade de cumprimentar ninEXPRESSES! Jun de 2013 | 12

gum, sentar assistir aula, sair, chegar em casa, entrar embaixo das cobertas e ficar to minsculo quanto um gro de areia, e sumir para tudo e todos. O que me faz pensar que, s vezes, estou morrendo at porque a morte a fuga mais perfeita (As pessoas sabem que voc foi, e tambm sabem que no ir voltar.) MAS tambm, s vezes, quero ter todo mundo perto, amigos distantes e amigos ntimos, todos morando sob o mesmo teto, todos trabalhando no mesmo lugar, e por mim, todos comendo no mesmo prato. Sou essa constante em movimento sabe? - no me irrito com isso, me perdoa por isso? E por isso, quero lembrar aos meus amigos de preferncia sempre que cuidem de quem est perto (seja qual for a procedncia porque igual atrai igual/ou algo parecido a isso), cuidem com devoo, com carinho, com garra, de olhos fechados, cuidem. s vezes, passamos a vida toda atrs de algum que nos faa sorrir, algum que ao escutar sua voz o corao comea sorrir primeiro que a boca. Para voc que passou sua vida toda procurando algum que fosse to igual a voc, que achou um algum que realmente quer dividir bons momentos com voc, torne isso pico. Aprendi uma coisa, quero compartilhar: NADA DURA PARA SEMPRE, um dia tudo se vai Um dia voc vai, eu vou. E um dia no voltaremos mais. Ento partilhe coisas boas, no custa nada.

possvel e se apaixone sempre que puder. E nunca, nunca mesmo faa seu bem se sentir impotente perto de voc a menos que voc aps isso faa ele se sentir to indestrutvel quanto algo que no pode coexistir com sua prpria existncia. E claro, conversem, tudo, sobre tudo Agora Amemos.

Nota: Tenho 4 Gatos. 1 Bartolomeu Emiliano Aurlio Diocleciano. (Barto) 2 Bernardo Nero Pretoriano Fitzwilliam Darcy (Sr. Darcy) 3 Ian Chico Mendes Baslico Constantino Valente (Ian) 3 Napoleo du Bonaparte Maximiano Constantino Valente (Napo) Ou seja a agregao mais perfeita de valores de vrios personagens e imperadores.

.................................................. Ame algum o mais rpido Para mais, acesse: 1/4 de Mim
EXPRESSES! Jun de 2013 | 13

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 14

D3C0D1F1C4NDO

3 DIMENSES DO POETA

Jos Danilo Rangel

EXPRESSES! Jun de 2013 | 15

engloba o dois primeiros estgios do desenvolvimento moral, muito comum em crianas, mas H algum tempo, li sobre a teoria do no to raramente encontrado em adultos. O pridesenvolvimento moral, que para o autor, La- meiro estgio: orientao punio obedincia, wrence Kohlberg, se d em seis estgios facil- quando o indivduo elabora seu comportamento mente organizados em trs nveis que seguem a fim de evitar castigos, obedece autoridade em escala crescente do menos sofisticado ao exatamente com essa finalidade. E o segundo mais sofisticado, indo de um ponto primrio at estgio: orientao auto-interesse, aqui o indio mais elevado patamar moral. Na mesma hora vduo obedece regras com a condio de que a tive a ideia de usar o modelo para categorizar os observana lhe renda benefcios. poetas daqui, claro que fazendo as adaptaes necessrias. Mantendo, contudo a relao amaO segundo nvel, o nvel Convenciodurecimento e autonomia encontrada na teoria nal contm os estgios trs e quatro. O terceiro original, assim como a concepo de que os es- estgio ou acordo interpessoal ou conformidatgios se sucedem, no sendo possvel saltar de de, refere-se organizao do comportamento um para outro mais elevado, sem antes passear tomando por base a assuno de papeis sociais. um tempo pelo intermedirio. Se no nvel anterior a marca principal o egocentrismo, considerando que o indivduo elaboAcredito que conhecer o primeiro ra seu comportamento obedecendo ou no a passo na direo do desenvolvimento, assim regras mediante a possibilidade de castigo ou que minha inteno no qualificar ou desqua- recompensa, aqui, ele passa a considerar o oulificar tipos, mas mostr-los, pens-los, a fim de tro e suas expectativas. oferecer um ponto de partida, tanto para eles, como para quem os pretende analisar. Alm disO quarto estgio do desenvolvimento so, a mim mesmo me incluo na anlise adiante, moral, o segundo do nvel convencional, pautao que acabou por me dar um fundamento diver- do na manuteno da ordem social e da autoso daquele nietzscheano de As Metamorfoses ridade, diz respeito aquele momento quando o do Esprito, um fundamento menos potico e indivduo se sente responsvel pela continuidafilosfico. de dos hbitos socias positivos e mais que isso, seu representante. Pessoas nesse estgio, geOutra coisa interessante a ressaltar ralmente tomam aquilo que aceitaram como cera natureza ensasta do que escrevo, baseado no to e acreditam que tudo o que no pode ser enque leio, observo e reflito, sem uma metodologia quadrado dentro das expectativas assimiladas muito rgida ou compromisso com a validao no certo e, portanto, deve desaparecer. cientfica, mais um recreio, um importante recreio - considerando que da de onde retiro os Chegamos ao terceiro nvel, o nvel tijolos para construir minhas pontes epistemol- Ps-Convencional. No quinto estgio, o primeiro gicas, mas acima de tudo: um recreio. do nvel Ps-Convencional, o indivduo apoia os direitos preexistentes. Concebendo que h pessoas com valores, direitos e pensamentos dife1. Nveis Morais rentes, o indivduo passa a apoiar os direitos, valores e pensamentos da sociedade. O sujeito Como j adiantado, a teoria de Kohl- entende as leis como clusulas de um contrato berg prope que o desenvolvimento moral se d social e no como mandamentos imutveis. em trs nveis: Pr-Convencional, Convencional e Ps-Convencional. Considerando que cada No sexto estgio, o mais elevado, o um desses nveis se subdivide em dois estgios. indivduo se guia atravs de uma tica universal, vlida para todos. E s o faz, porque correto O primeiro nvel, o Pr-Convencional fazer.
EXPRESSES! Jun de 2013 | 16

ntroduo

2. Moral e Arte Acredito que o nvel de desevolvimento de um indivduo est diretamente ligado ao nvel de sua arte, assim como o desenvolvimento de sua autonomia pode fazer com que sejam insuficientes as leituras unicamente sociolgicas do seu trabalho, necessitando um enfoque sobre a personalidade de quem o produziu, ou seja, um enfoque psicolgico. Como se pode perceber, o sujeito moralmente desenvolvido de Kohlberg, difere do sujeito moralmente desenvolvido de Nietszche, j que enquanto o primeiro sempre tem seu nvel de amadurecimento calculado a partir de sua capacidade de se adequar a princpios (que vo dos egocntricos, passando pelos comunitrios e ento universais) e o segundo torna-se criador de valores. Em todo caso, fiquemos com a relao sujeito e regras preestabelecidas e no falemos por enquanto da criao delas, para as primeiras consideraes isso nos bastar. Como esses so tempos de Facebook e (com felicidade) vejo muitos poetas postarem seus trabalhos na rede, seja no prprio perfil, seja em grupos, vamos relacionar o poeta no nvel preconvencional e as respostas do Facebook.

Comparo estes poetas a repentistas, aprendem na prtica e atravs do contato com o pblico, atravs da resposta que recebem dele. 3. O Poeta Convencional Talvez muitos pensem que os poeta revolucionrios (aquele com ideias extravagantes, geralmente, marxista) no pode ser algum no nvel Convencional, digo entanto, que na maioria o so. Esclareo de antemo, que falo dos poetas com quem tenho contato, que so os daqui de PVH. Vamos l: o nvel convencional contm aqueles que aderiram aos valores e preceitos de um grupo e que colocam esses preceitos e valores mesmo acima de si mesmos, essa , basicamente, a diferena entre o pr-convencional e o convencional: o primeiro, age por recompensa, o segundo se guia por valores mesmo quando esse valor causa algum prejuzo. Temos por aqui, alguns poetas que falam que a Poesia guerra, e que escrevem segundo esse preceito, invariavelmente sobre esse preceito. Agora, pergunte a eles se sabem de onde vem essa ideia, ou tente fazer com que eles abram excees, raros sero os sucessos.

Certamente, ele vai se adequar s prticas que mais lhe renderem curtidas, guian4. O Poeta Ps-Convencional do sua produo mediante uma autoridade, no caso, o conjunto de leitores. Essa uma suposiPodemos chamar de Ps-Convencioo demasiada simples, mas que pode nos es- nal, aquele que comunga com princpios univerclarecer muitos dos aspectos encontrados nas sais. Agora, pensemos, se uma grande dificulpoesias atuais, na era ps-livro. dade conseguir unanimidade sobre os Direitos Humanos, imaginemos ento, quo difcil seria Vamos a mais uma pequena ponde- estabelecer verdades universais a respeito de rao: no duvido muito de que a proposio de coisa to abstrata e variada quanto Poesia. que os poetas esto estabelecendo suas diretrizes segundo o sucesso que fazem seus poemas O poeta Ps-Convencional, em todo no Facebook, assim como no duvido que isso caso, difere do poeta convencional, exatamente tambm explique como encontramos bons e at por no comungar com os ditames de um grutimos trabalhos de poetas que no sabem nem po, mas com princpios que acredita universais. o que aliterao, poetas com o mnimo de co- Com a diferena de que o Ps-Convencional nhecimento tcnico a respeito da Poesia, ou da capaz de reconhecer impropriedades nos princLiteratura, ou mesmo da Lngua Portuguesa. pios grupais e mesmo chegar a neg-los.
EXPRESSES! Jun de 2013 | 17

5. A Criana Nietzscheana Kohlberg deixa claro que as etapas de sua teoria podem ser simultneas, o que significa que o indivduo pode estar em diferentes nveis, dependendo da rea a ser considerada. E com base na teoria dele que elaboro trs dimenses do Poeta. A primeira dimenso a prtica, ou hednica, ele desenvolve seu trabalho de acordo com a receptividade do pblico, considerando que tenha a aceitao como recompensa. Vocs j leram Augusto Branco?

criar, ela olha para as coisas e retira delas com que elaborar valores. Mais que apenas se adequar a valores, acredito que o poeta realmente se torna dono de sua prpria poesia, quando, primeiro, passa a ser dono de si no que de mais alto isso possa significar. Certamente, que aqui, coloco o poeta antes como pensador do que como um fazedor de versos bonitos. 6. O Libertino

Por aqui, Porto Velho, temos bastanA segunda a dimenso ideolgica, te difundida a ideia de que o poeta realmente como no exemplo do revolucionrio porque sim, autnomo o que chamam de Libertino. Pelo a maioria deles que, como os alienados to criti- que sei, o tipo caracterizado pelo desrespeito cados e odiados por eles, simplesmente aderem s convenes morais, comportamento extravaa um tipo de pensamento, passando a conside- gente e nenhum compromisso com nada. Talvez r-lo como a verdade das verdades. E aqui, in- seja inspirado em Rimbault, penso isso por j ter cluo o que chamei de poetas convencionais e ouvido muito falar desse autor sempre atravs os ps-convencionais. Com a diferena de que de palavras de admirao. os ps-convencionais so capazes de pensar as impropriedades dos valores e preceitos do seu Se no concordo que o modelo mogrupo, sempre claro, considerando valores e ral mais elevado se equipare ao mais superior preceiros superiores do poeta, no acredito, entanto, que o antpoda seja exatamente a melhor sugesto. Ser devasA terceira dimenso a dimenso so e nem a para nada, pode ser um sintoma, criativa: aqui esto quase todos os poetas, j podendo ser indcio de muitas coisas, menos de que cada um, em certa medida, cria, o nvel de uma postura autnoma, assim, se basear mais maturidade est exatamente no que eles so em ressentimentos e outras emoes que na capazes de criar. Se so capazes de criar mo- capacidade de observar criticamente o mundo, dos da Poesia, ou antes disso, preceitos para a gente nele e a si mesmo. ela, considerando valores prvios, ou ainda, se so capazes de criar o valores que antecedem a Acredito que autnomo aquele que elaborao preceitual. mesmo dentro de uma conjuntura, capaz de pens-la e mais, de interferir no seu andamento. Essa terceira dimenso no est con- Por conseguinte, o poeta autnomo antes este templada no trabalho de Kohlberg (ou talvez es- homem autnomo. teja e eu no tenha lido), de qualquer forma, em Nietzsche que vamos encontr-la. No Assim Falava Zaratustra, h uma pequena passagem As Metamorfoses do Esprito, onde lemos sobre o camelo, o leo e a criana. O camelo para falar de quem simplesmente aceita a carga moral, o leo para assinalar que se revolta contra ela, um primeiro ato em direo autonomia. A criana nietzscheana tem como recreio .............................................................
EXPRESSES! Jun de 2013 | 18

Guilherme Sanjuan e Renato Chapolin Gomez

Foto: Vanessa Galvo

EXPRESSES! Jun de 2013 | 19

EXPRESSES! Jun de 2013 | 20

SNEGS
Desfilar cores E cheirar flores No teu jardim Significa pra mim Beber do vinho Surdo, mudo , louco e cego Que sai da tua boca Estranha boca colecionar palavres maldizer sensaes me beijar a dor!

Zeno Germano

EXPRESSES! Jun de 2013 | 21

ESCUTA
As pessoas esto mortas! Zumbis da tecnologia, sdicos. Resultados de vodu, sanguinrios. Quem sabe a que respondem? As pessoas esto loucas! Depressivos, psicticos e tristes. Forrmulrios, diagnoses e sfilis No a mesma que matou Nietzsche. As pessoas esto ss! E eu aqui, mordendo o n Que fica , insiste, vira p! Como j disse o psicanalista; Eu acredito nas pessoas porque No acredito nelas.

Zeno Germano

EXPRESSES! Jun de 2013 | 22

NO CEMITRIO
Todos te seguem mas pensam em voc sorrindo alguns lamentam Outros no acreditam e os que no choram choraro no futuro Sairei dali acreditando que voc viajou e que um dia viajarei para te encontrar.

Saulo de Sousa

EXPRESSES! Jun de 2013 | 23

FRAQUEZA EXTREMA
Um trpico de isolamento uma nvoa de sonho e dois pedaos de lamento. A noite j vai pelo canto despedindo-se em pranto como se juntando o pano. A manh traz o marasmo da noite que deixou o corpo vazio.

Saulo de Sousa

EXPRESSES! Jun de 2013 | 24

SOBRE SER NATURAL


1. Gente natural, que porque ! Mas o que isso de ser natural, de ser como , ponto? No entendo... H quem diga: nasci assim! No sei se algum animal nasce para algo diverso de atender fisiologia: comer, defecar, continuar a espcie... As pessoas nunca so as mesmas, no vo do bero cova, iguais, vo se tornando, vo mudando, conquanto mudem coisas de dentro e de fora. Mas a, se pegam num momento e dizem: sempre fui assim! 2. Por esses dias, entediado ou com o trabalho, ou com as aulas, perdi um bom tempo imaginando como seria o homem natural (tal como o concebo - mais animal que homem) vivendo nos dias de hoje. Fiquei me perguntando como seria v-lo comer de garfo e faca, ou abrindo a porta para algum passar, ou cedendo o lugar para um idoso no nibus. Fiquei me perguntando se ele se preocuparia com os pelos do peito ou do suvaco, se iria ao banheiro aparar os pentelhos, talvez no. 3. Talvez seja medo, o medo de se olhar e encarar a possibilidade (apenas a possibilidade), considerar, por um momento que seja, a possibilidade de ser invento. A quem agrada a ideia de ser produto? Entender-se criatura, mas no cria divinal, do mundo, talvez doa... Talvez seja s preguia, um cansao antecipando a grande trabalheira que seria se aceitar invento, posto que da surgiria a necessidade de se inventar, ou de se reinventar, no sei... Talvez, aqueles que se acreditem naturais, naturais como uma flor natural, naturais como um lobo natural, naturais como as estaes, tenham aprendido a se ver do modo que se veem, E no pensando e no se pensando (exigncia da naturalidade presumida), hoje estejam apenas sendo o que so, o que podem ser, o que lhes permitido ser, nem mais, nem menos que isso. A, voc me pergunta: Se ningum natural,
EXPRESSES! Jun de 2013 | 25

como pode algum ser o que ? 4. Quando digo ningum natural, no digo que ningum no o que , digo apenas, que no sendo natural, este ou aquele indivduo o que no momento em que est sendo. Mas ele pode mudar tanto quanto ser mudado, pode mesmo chegar a negar quem , num certo dia de mal humor e intensa insatisfao, ou num dia de grande euforia e autoconfiana... V como esquisito? Imagine algum que nasceu para ser algo e para, a certa altura deste sendo, negar-se e ser outro. No mais lgico imaginar que este ser no nasceu nem para isso, nem para aquilo que seja, mas que aprendeu a ser, que fora moldado e que, tal como , seu ser, sustentado por fatores, conquanto estes se sustentem. 5. J falei sobre o assunto com muitas pessoas e a maioria delas sempre se incomoda, acha que a ideia da no naturalidade retira de cima do indivduo tudo o que dele, atribuindo o mrito

(ou o demrito) a outrem. No assim. O que do indivduo dele! Ora, tudo o que ele pegou para si, fora, ou sorrateiramente, ou porque estava ali, disponvel como uma fruta no mercado, dele. Assim, como tudo o que a ele foi imposto, toda a carga que lhe puseram s costas e ele ou aceitou ou foi obrigado a aceitar, ou ainda aquilo que sobre ele depuseram sem qualquer opo. O que ele absorveu dele, cada marca e curva e relevo e buraco nele esculpido pelas vicissitudes da vida, dele. O que ele se tornou ele, cada escolha que fez, ou deixou de fazer, cada ato praticado e omisso, cada alegria ou dor, ele. Mas, por mais pronto que se sinta, quem no est exposto a mudanas?

Jos Danilo Rangel

EXPRESSES! Jun de 2013 | 26

Tweet Potico

No na partida, mas pelo caminho, vamos dando um jeito de chegar.


Jos Danilo Rangel

EXPRESSES! Jun de 2013 | 27

Tweet Potico

No futuro, outros seremos e veremos de outros modos esses ns que vamos sendo.
Jos Danilo Rangel

EXPRESSES! Jun de 2013 | 28

Tweet Potico

Tanta gente querendo se encontrar, gente que nunca se perdeu!


Jos Danilo Rangel

EXPRESSES! Jun de 2013 | 29

EXTRA

Bal Na Beira
Texto: Jos Danilo Rangel Fotos: Mariana Lira

Bailarina Talita Brasil, na Beira do Madeira


EXPRESSES! Jun de 2013 | 30

engraado como as circunstncias se montam e se sustentam, como as conjunturas podem conter peculiaridades. Temos (a maioria de ns pelo menos), que Bal algo muito distante da nossa realidade. Talvez isso d ao fato de nossa produo cultural ter um vis mais popular, quem sabe mais folclrico? A verdade que existe bal em Porto Velho. Acreditem ou no. Tambm engraado considerar que essa vertente da dana, comumente associada a elites, no nosso caso, seja a exceo e no a portadora da predominncia. (Devemos nos contentar com isso?) Mas quem faz bal em Porto Velho? Minha irmzinha faz e a coisa mais linda do mundo. Mas existe outra conhecida e adepta: Mariana Lira Dias. Mariana uma jovem que, apesar do gosto por Biologia, mudou de curso e se tornou estudante de Arquitetura e Urbanismo. Fotografando na infncia, como recreio, com a cmera do pai, foi em 2011 que, ganhando a sua prpria cmera, comeou a clicar rpteis e anfbios, ainda no curso de biologia, tomando dicas e lies de Diego Meneghelli. No parou mais. Tambm fez workshops com Ronaldo Nina, fotgrafo renomado. Foi na infncia tambm que teve seu primeiro contato com o Bal, aos nove anos, mas, um ano depois, abandonou o curso, porque o bal exigia muito e no era

apenas a diverso que esperava que fosse. Depois de algum tempo, com vontade e, ao mesmo tempo, procurando desculpas para no voltar, decidiu procurar uma turma para adultos e foi por a, atravs das fotos de uma amiga da poca da escola, postadas no facebook, que ficou sabendo que havia, no Dom Bosco, colgio tradicional, uma turma aberta.

Mostra de dana do colgio Dom Bosco. Espetculo Dom Quixote.

EXPRESSES! Jun de 2013 | 31

Pouco depois, estava matriculada na turma de bal do Dom Bosco, recebendo lies da professora Talita Brasil.

let, para fotografar a apresentao protagonizada pela amiga. E mais, fez uma sesso de fotos para Talita Brasil. Todos os trabalhos sendo bem aceitos pelo No fim de 2012, con- pblico. vidada para assistir a mostra anual de dana do Dom Bosco, Pode-se dizer que teve a ideia de registrar o mo- as fotos a seguir so o amlgamento. O que no foi fcil j ma das duas artes, da foto e do que teve que dar uma disfara- bal, por parte da Mariana Lira da entre os fotgrafos contrata- Dias, o que traz um diferencial, dos para a cobertura do evento. j que ela, como bailarina, tem Com as fotos em mos, no tar- uma sensibilidade que falta aos dou em compartilh-las pela in- no-danarinos, uma facilidade ternet, via Facebook e Flick e o maior para captar o momento retorno foi to bom que decidiu, certo. logo em seguida, aceitar o convite da amiga Cassila, bailarina da academia de dana Opus Bal- ......................................

Mostra de dana da academia Opus Ballet. Espetculo Cinderela.

EXPRESSES! Jun de 2013 | 32

Bailarina usando sapatilhas de ponta. Aula de Ballet no Colgio Dom Bosco..

EXPRESSES! Jun de 2013 | 33

Mostra de dana da academia Opus Ballet. dana da cinderela com o prncipe. A bailarina a Cassila Arajo..

EXPRESSES! Jun de 2013 | 34

Talita Brasil no espetculo Dom Quixote. Mostra de dana do colgio dom bosco. .

EXPRESSES! Jun de 2013 | 35

Cassila Arajo, interpretando Cinderela. Mostra de dana da academia Opus Ballet.

EXPRESSES! Jun de 2013 | 36

ISSO POESIA?
com bastante atraso que vos apresento, meus amigos e amigas, a matria sobre o Isso Poesia?, acontecido no longnquo ms de maro, o que posso dizer? Acontece. J disse mais uma vez que planejar qualquer coisa afrontar o acaso e sua inventividadee no sempre que se feliz. Em todo caso, a despeito das dificuldades, inclusive a de direcionar ao mesmo fim tantas e to diversas personalidades (em especial, as dos poetas), a vai. A 6 edio do que gosto de chamar, por ter um pouco de cada, Sarau/ Conversa de Bar Isso Poesia?, aconteceu no Anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamor, agradeo especialmente Funcultural pela cedncia do espao. A proposta da 6 edio do Isso Poesia?, que no pretende apenas a apresentao de poesia, mas de reflexes, trouxe como temtica os muitos esteretipos com que a Poesia e os poetas so caracterizados, a fim de os debater, questionar sua validade e mais, apresentar modelos que os ultrapassa.
EXPRESSES! Jun de 2013 | 37

contemplao sofrimento pirao

Com o tema Contemplao, Sofrimento, Pirao: Isso Poesia?, o evento convidou os poetas a refletirem sobre os modelos segundo os quais so vistos e mais, segundo os quais veem a Poesia, a si mesmos, a outros e at ao pblico, trazendo para o debate preconceitos h muito sedimentados como aquele de que o poeta um sofredor, ou um doido, ou algum que vive no mundo da lua, ou ainda aquele que diz que Poesia pra falar de coisas bunitas. Passamos por um momento interessante em nossas letras, quando muitos poetas de propostas diferentes conseguem conviver, mesmo que tendo pouco contato uns com os outros, certamente, que esse um bom momento para rever modos e meios de os avaliar, de os apreciar. Da, o Isso Poesia?.

Alm das declamaes, quatro performances movimentaram o palco: O circo, uma dublagem dramatizada da atriz Renata Evans, O surto, coreografia do Bototo, que, dentre outras coisas artista plstico, o ator Leonardo Scantbelruy recitou uma poesia de sua autoria e mais, tivemos bola de fogo, artista de rua que, passando por ali, no resistiu e foi pedir para fazer pirofagia e acabou quase, quase mesmo, incendiando as caixas desom que tivemos que alugar em cima da hora. Felizmente, as musas estavam olhando por ns aquela noite. E para quem no cr que pode ter mais, digo que teve. A jovem cantora e compositora Marina Reis, acompanhada por Herclio Santana, impressionou o pblico com a sua voz doce. Pelas pginas a seguir, com fotos de Gabriel Ivan e Vanessa Galvo e alguns dos trabalhos apresentados, uma pequena mostra do evento.

No evento, apresentado pelo professor, poeta e radialista, Leo Vincey, houve a participao de Rubens Vaz Cavalcante (Binho), Elizeu Braga, Csar Augusto, Rmulo Zanon, Renato Gomez, Saulo de Sousa, Rafael de Andrade, Andr Fernandes, Jos Martins, alm da particiJos Danilo Rangel pao do prprio Leo. As obras apresentadas, um festival de variedades, ilustraram, perfeitamente, a multiplicidade da produ- .................................................... o potica local.
EXPRESSES! Jun de 2013 | 38

Leonardo Scantbelruy

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 39

Mais alm! Mais alm! (...) Isso, exatamente!... Mais alm... Mas mais alm do qu? Mais alm do longe Mais alm do tudo Mais alm do ver, contemplar. Mais alm do estar. sentir, tocar! Mais alm de onde nunca estar Mais alm de onde quer chegar Mais alm do reconhecer, admirar. Mais alm da verdade Mais alm da fidelidade, mais alm da reciprocidade. Mais alm do que posso, do que tento, mais alm do que realizo, mais alm do que contento. Leonardo Scantbelruy

EXPRESSES! Jun de 2013 | 40

Bola de Fogo

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 41

Renato Gomez

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 42

Sou Poeta!
Renato Gomez Um belo dia voc se pega escrevendo rabiscos num papel, entra em crise existencial, no quer admitir pra si, muito menos para os outros, mas incondicional, mais forte que a sua vontade, e voc exclama para o mundo: SOU POETA!!! A voc chega pra sua famlia. Geralmente primeiro pra me: - Me sou poeta. - Que lindo! Meu filho sensvel, romntico, vai saber tratar uma mulher, no vai ser que nem o traste do pai. A voc j se questiona: Porra! Sou sensvel? Romntico? E vem a dvida de falar pro pai. Mas sabendo que no lutar mais contra aquilo, voc se encoraj e vai: - Pai, sou poeta! - Qu? - Pai, sou poeta! - Vixe Maria, o moleque t abaitolando, hora de levar no puteiro! - No, pai, eu sou heterossexual. - Ento, t querendo ser vagabundo... Anote: sensvel, romntico, homossexual. A voc fala pro irmo e irm... - Sou poeta! O irmo: - Putz, agora vai querer ser o intelectual da casa? A irm: - nada, t querendo fazer mdia com as mulheres, quer ser o pegador. Sensvel, romntico, Homossexual, vagabundo, intelectual, pegador... S dentro de casa voc pode ser taxado de vrias coisas, cria-se um rtulo para a figura do poeta, isso no ambiente social, e no ambiente cultural no diferente... Rimas, mtrica, sonoridade, versos, estrofes, realista, concretista, Dependendo do que voc escreve, receber um rtulo pr-moldado quanto classe potica a que pertence, e isso no mera nomenclatura, existe uma rivalidade dentro de cada classe, embasada em teoria ou no, porm, vez ou outra, surgem os diferenciados, que escrevem coisas inovadoras que no se enquadram em nenhum dos rtulos, estes tm duas sadas, ou so banidos, ou endeusados, varia de acordo com o nicho cultural que conseguirem arrebanhar. Porm, acredito que toda essa discusso do meio cultural, embora necessria, perde o valor quando entra em conflito para tentar escolher o melhor estilo e no para aprimorar cada um dentro de suas peculiaridades. Um conflito por exemplo entre o que regional e o que universal. Ah o regional no pode ser considerado arte porque muitas vezes s ser entendido dentro de um contexto predeterminado que o da regio. Ah o universal prepotente, a arte tem que carregar a bagagem do povo de origem. E por que no estabelecer uma ponte entre o Regional e o Universal de modo que um complete o outro dentro de suas peculiaridades sem perder a essncia? O Regional poder ser entendido em qualquer lugar do planeta e divulgar a cultura do povo. O universal atingir a todos os povos que se identificaram em seu contexto com algum ponto de ligao com sua cultura local. Se poeta expressar-se de acordo com fatores da linguagem e da reflexo pessoal de cada um, rtulos apenas delimitam os rotulados. Poetas no podem ser rotulados.

.............................................................
EXPRESSES! Jun de 2013 | 43

Dores e Amores

Essa dor Que agora di E esse amor Que me corri Ja foram Uma dor Que nao existiu E um amor Que se sentiu De repente A dor Que se sentiu Foi por um amor Que nao existiu O certo que Amor di e Dor no amor

Renato Gomez

EXPRESSES! Jun de 2013 | 44

Csar Augusto

Foto: Vanessa Galvo

EXPRESSES! Jun de 2013 | 45

Prmios Insolentes

Faz teu show, sem plateia, recita a tua letra Deixa ecoar o verbo ctico na seca garganta E acredita no inevitvel carter da demanda Canta alto por mais que sorrir-feliz-no-seja Chove as slabas, por mais que talento beba As fontes ocultas deste cnico amor pilantra Faz tua rima sem prmio, sen-tido, sem-ana Que um dia a lira escreve, segunda-e-teras Um dia o verbo conjuga teu pdio e soneto Um dia, este marginal da mtrica e do selo Haver de redesenhar este verso conspcuo E na exatido das notas arbitradas s linhas Ei de saber que elas nunca foram as minhas Pela falta de valor agregado a este exerccio

EXPRESSES! Jun de 2013 | 46

Um dia nas bibliotecas e nas midas sarjetas Havero de deitar-se, intocadas e mundanas Letras premiadas destas publicaes tiranas Enquanto bons poetas pendem sem cabea Que a inexata forma de dosagem no verta Mais poemas rfos de liras reais e ciganas E que dos vencedores rimemos entranhas Ou qualquer rgo lrico vital que o merea Faz teu verso, reprovado, e seja o primeiro Ou ltimo, ou leitor, ou crtico ou do meio, O que se busca na classificao desse vcio notar nos mais altos o calejar, as sinas degustar das letras das melhores vinhas Em todas as conjugaes de seu particpio

Csar Augusto

EXPRESSES! Jun de 2013 | 47

Bototo

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 48

Elizeu Braga

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 49

Nem s de po vive o homem ento, uma hora o homem descansa e para, para alisar o cabelo do tempo quem sabe, produzir um verso. firmar o passo, tendo em mo um poema como um risco. E o que viver... como dizem muitos, seno um atirar-se, em busca de um milagre, que no est no aceleramento. compreender esse processo e tudo que se ocupa fora dele o vento presente entre os espaos. o homem preso pelo sapato, um dia para, para alisar o cabelo do tempo ento,lavar os olhos da tarde, a beira de um rio, ver correr o sangue num dia de suplcio achar a beleza escondida, costurando poemas no pano do cotidiano.

Elizeu Braga

EXPRESSES! Jun de 2013 | 50

Renata Evans

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 51

Rmulo Zanon

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 52

Grito
Estado estranho estramblico; Estou nas entranhas estrias. Arranha, rasga, Estraalha o filho que no pariu. Palavras pensadas, pesadas, Passadas ao ato, Pblico, desnecessrio... Querem me fazer de otrio, Querem alm da alma O salrio que nem tenho! Refratrio, suburbano, intoxicante Sou o amante das prostitutas Sou o co urinando Nos teus sapatos. Estado estranho estramblico; Se sou catlico discriminam Se psictico, abominam O que serei ento, alm De um homem sem domnio?

Rmulo Zanon
EXPRESSES! Jun de 2013 | 53

Herclio Santana Marina Reis

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 54

Jos Danilo Rangel

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 55

O Monstro Multido
O Monstro Multido o ningum feito de gente liquidificada e a maior ambio a que se atm: a humanidade inteira aglutinada. Sendo um tudo que um nada tambm sente a existncia sempre ameaada, por isso, cada parte ele mantm vigiando sempre e sempre vigiada. Ele tem um sem fim de bocas, braos e bisbilhoteiros olhos, na rua, casas, enfim, por todos os espaos. Mas o trunfo real da sua permanncia fazer com que cada parte sua acredite na prpria independncia.

Jos Danilo Rangel

EXPRESSES! Jun de 2013 | 56

Rafael de Andrade

Foto: Gabriel Ivan

EXPRESSES! Jun de 2013 | 57

Por Uma Crtica Potica em Rondnia


Rafael de Andrade Primeiro, um mal da grande maioria das pessoas confundir aquilo que escrito com aquele que escreve. No estou necessariamente ofendendo uma pessoa se realizo uma crtica, por mais ferrenha ou ignbil que seja, a uma poesia que foi escrita pelo ser. Ento, pelo amor dos deuses que vocs tanto amam e idolatram, vamos encerrar nesta noite, neste momento, uma tradio antiga que existe na nova Porto Velho, de que os egos e os brios so mais importantes do que a crtica, muitas vezes sincera e amvel, como so as minhas. Amveis, sinceras e infantis, como j disse o artista plstico e poeta Joser Alvarez Pai. a dois efeitos imediatos: aquele que a escreveu logo assume como uma ofensa pessoal, quando no nem nunca foi, quando se quer ofender pessoalmente, se fala da pessoa. E os amigos vem logo em defesa do poeta, gerando uma discusso em defesa no da poesia, mas da imagem do seu amigo. A imagem, ultimamente, tem sido mais importante que a obra em si. O amigo, em literatura, algo extremamente prejudicial. No importa quo repetitivo seja o que eu escreva, no importa se dezenas de poetas antes de eu j falaram aquilo daquela exata forma, no importa se aquelas palavras nem chegam a me representar, meus amigos, por ignorncia ou por querer me ajudar, me enchem de elogios e saem em minha defesa sempre quando algum ataca minha veia potica. O amigo impede ou atrasa o desenvolvimento do poeta em si, que quando ele descobre suas limitaes e tenta romper seus parmetros estticos, porque segundo os amigos, ele muito bom ou ele grande.

Muitos de ns tendemos a confundir nossas palavras conosco, como se pudssemos ser os versos que compomos, e assumem uma roupa de poeta o que no final, no passa de uma roupa. Usar cabelos e roupas alternativas no te faz mais poeta, muito menos suspensrios, que por sinal, te fazem ainda mais idiota. Existe algo estranho naquele que se veste de poeta, sendo geralmente a imitao de algum regionalista j consagrado ou de uma ps-modernidade Eu tenho grandes inimigos sem sentido. Cabe-nos afirmar que e crticos de minha obra, dentre eles somos dois, ns e nossa poesia. Fabrcio Feliciano, Ricardo Bezerra e eventualmente, Jos Danilo. Mas um Nossa poesia, se no for dos maiores foi Lins Caldas. Ele foi o infantil e diminuta, deve estar pronta primeiro a dizer que o que eu escrepara a crtica, no importa qual ela via at o ano de 2007 era uma grande seja, sem fazer birra ou chamar o cr- merda e me criticou at o momento tico de feio e chato, como fazem as em que saiu da cidade de Porto Vecrianas. O grande problema que lho, sendo que recebi poucos elogios fazer uma crtica a uma poesia leva dele. Na cultura japonesa, onde teEXPRESSES! Jun de 2013 | 58

nho acesso graas prtica do karat tradicional, o elogio visto como um grande mal, at os dias atuais eu recebi apenas um elogio do meu mestre e meus amigos, quando receberam, no foram mais que dois.

Evento passado eu falei sobre a autonomia do campo econmico, neste estou falando de crtica, podem vocs no acreditar, mas estou muito interessado em nosso desenvolvimento enquanto intelectuais, enquanto vozes de uma gerao e temo pelos caO elogio em demasia cor- minhos que podemos trilhar, pois so rompe o aprendiz e o faz pensar mes- inmeros. Temos que dar voz nossa tre. Porque se a arte uma forma de gerao. prtica que agrupa (em um pensamento bem reduzido) sentimento e No mais, me despeo afirtcnica prpria, o elogio elimina o de- mando que no existe um entre ns senvolvimento da tcnica e a investi- que seja grande, como afirmam nosgao existencial que a composio sos amigos mais incautos. Somos do verso e da prosa. todos novos, inexperientes e sonhadores e justamente por isso, somos A crtica, por outro lado, dignos de todos os aplausos. Obriga um fator importante de desenvol- do. vimento, no s pessoal, mas do campo como um todo. A histria da literatura clssica vem nos dizendo que o desenvolvimento de uma crtica independente entre os artistas de uma regio leva ao desenvolvimento do campo como um todo, porque ele capaz de se auto gerenciar nesse sentido. Como em Rondnia no h uma crtica especializada, vendida (ainda), cabe a ns, poetas do submundo, realizar a leitura e a anlise de nossas obras, apresentando ao leitor o lado positivo e negativo de cada obra que pudermos ler. Alm dos bares, porque em Rondnia, as teorias e as poesias so discutidas muito no bar e pouco no papel, muito no palco, pouco no escritrio. Criar a cultura da crtica um passo importante para o desenvolvimento de nosso campo literrio.

................................................
EXPRESSES! Jun de 2013 | 59

Andr Fernandes

Foto: Vanessa Galvo

EXPRESSES! Jun de 2013 | 60

Candiru e o Madeira
V que rio mais perigoso Que tem peixe esquisito Tem maior e tem menor Cada um com requisito Rio madeira barrento Rio da transformao Rio do lar de um peixe Um peixinho beberro Candiru o seu nome To fininho e temido Que aumenta de tamanho Com um sangue to bem vindo Um peixinho traioeiro Cabe na palma da mo Antes fosse s na palma Do que dentro de ns irmo V que peixe insolente Vai entrando sem bater Vai sedento o impertinente Vai sugar e se esconder Pra finalizar eu me despeo Com um importante recado Pra quem l nadar eu s peo No urine que arriscado.

Andr Fernandes
EXPRESSES! Jun de 2013 | 61

Saulo de Sousa
Foto: Gabriel Ivan
EXPRESSES! Jun de 2013 | 62

Entre Silncios e Sabores


Durante a noite falou-se em silncio, sem palavras enquanto contava-se a nudez. A morte cessou entre segredos e cio. Morriam-se os desejos de uma s vez a quem esperasse um sorriso repleto de dio. Caia em pedaos a mscara de madures. A rvore dos sonhos tinha um sabor frio, e no rio dos desejos caiam as pequenas sementes.

Saulo de Sousa

EXPRESSES! Jun de 2013 | 63

Jos Martins

Foto: Vanessa Galvo

EXPRESSES! Jun de 2013 | 64

Leo Vincey

Foto: Vanessa Galvo

EXPRESSES! Jun de 2013 | 65

A Um Querer...
A lua nua envergonhada Ruboriza-se a um riso O siso que no se tem Nos teus clios enlouquecem Amar? No digo que o sinto Mas, a musa que se esvai em nuvem Disputa com a lua Dividido entre paixes Tomo um gole de vinho Afogo-me em sentimentos Deixo apenas um beijo Um sonhado Talvez recusado Acalmar essa vontade A lua chora A musa implora A dvida Bendita e maldita dvida Me devora...

Leo Vincey

EXPRESSES! Jun de 2013 | 66

Binho

Foto: Vanessa Galvo

EXPRESSES! Jun de 2013 | 67

Nadinha
nadinha nada s este verso avesso a valsa avesso a rima verso de servo anagramtico corpo grafado na melodia do nada

Binho

EXPRESSES! Jun de 2013 | 68

Agradecimento:
TV Rondnia Funcultural News Rondonia O Dono da Festa Flamareon Jackson Patrcia Rangel Alexandre USK Guilherme Sanjuan Mari Azuelos Bruno Honorato Laisa Winter Rebeca Magalhes Cris Coelho E a todo mundo que compartilhou o evento no facebook, que convidou os amigos, e que foram nos prestigiar.

EXPRESSES! Jun de 2013 | 69

DO LEITOR
A EXPRESSES! tem se moldado ao longo do tempo, e por diversas orientaes, uma delas a opinio dos leitores que sempre do interessantes feedbacks a respeito de toda ela, mas, pelo facebook. Se voc tem uma crtica, uma sugesto, mande para ns, temos bons ouvidos, Obrigado. Jos Danilo Rangel

expressoespvh@hotmail.com
EXPRESSES! Jun de 2013 | 70

ENVIO DE MATERIAL
Para submeter o seu texto, foto ou desenho para a revista EXPRESSES!, muito fcil: escreva um e-mail explicitando a vontade de ter o seu trabalho publicado na revista, anexe o material, na extenso em que ele estiver, .doc, .jpeg, e outros, e seus dados (nome, idade, ocupao, cidade) com a extenso .doc, para o endereo: expressoespvh@hotmail.com Para contos, a formatao a seguinte, fonte arial, 12, espao simples, mximo de 10 pginas. Para crnicas, arial, 12, espao simples, mximo de 5 pginas, Para poesia, arial, 12, espao simples, mximo de 10 pginas. Ainda temos as sees Decodificando, que abarca leituras de diversos temas, e a 10 Dicas, tambm com proposta de abraar uma temtica diferenciada, onde voc pode sugerir filmes, revistas, msica, conselhos e no sei mais o qu, alm dessas, a seo EXTRA, visa abranger o que ainda no couber nas outras sees. Para fotos ou desenhos, a preferncia por imagens com resolues grandes, por conta da edio, e orientao retrato, por conta da esttica da revista. A revista EXPRESSES! sai todo dia 10, de cada ms, ento, at o dia 20 de cada ms aceitamos material.

Porto Velho - Junho de 2013 Jos Danilo Rangel

EXPRESSES! Jun de 2013 | 71

Nmero Anterior

EXPRESSES!
Mais que dizer - Transmitir. Ed. 22 Ano 2

Jos Danilo Rangel - Vanessa Galvo - Rafael de Andrade - Ulisses Machado Marcos Ferraz - Bruno Honorato - Wilson Spiler - Zeno Germano - Ana Luiza Moreira Costa - Renato Gomez - Patrcia Rangel - DouglasEXPRESSES! DigenesMaio de 2013 | 01

Para conferir o nmero anterior, clique na imagem acima.

EXPRESSES!
mais que dizer - transmitir!
EXPRESSES! Jun de 2013 | 72

Potrebbero piacerti anche