Sei sulla pagina 1di 3

Definio e diferena entre afecto, emoo e sentimento:

Afecto . Os afectos tm a ver com aquilo que nos afecta, so algo de que somos dotados; . So tendncias para responder positiva ou negativamente a experincias emocionais relacionadas com as pessoas ou objectos; . Ter afectos ser dotado da capacidade de dar e de receber, de amar e de ser amado, de perturbar e de ser perturbado, por exemplo. . Os afectos exprimem-se atravs das emoes e tm uma ligao especial com o passado, com as experincias e vivncias com as pessoas, objectos, ambientes e ideias. As emoes esto ligadas essencialmente a situaes presentes. . Exprimem-se em sentimentos e emoes; Emoo . Tem origem numa causa, num objecto; . So reaces corporais especficas, observveis; . So publicas e voltadas para o exterior; . So automticas e inconscientes; . Polaridade: podem ser negativas ou positivas; . So versteis: variam em intensidade e so de breve durao; . Relacionam-se com o tempo: as emoes tm princpio e fim; Sentimento . No so observveis, so privados e relacionam-se com o interior . Prolongam-se no tempo e so de menor intensidade de expresso que as emoes; . No se associam a nenhuma causa imediata; . Surgem quando tomamos conscincia das nossas emoes;

Diferena entre sentimento e emoo, segundo Antonio Damasio:

. Usualmente, emoo e sentimento surgem como sinnimos, mas segundo Antnio Damsio, a relao entre ambos muito estreita. . Segundo Antnio Damsio, a emoo um conjunto de reaces corporais, automticas e inconscientes, face a determinados estmulos provenientes do meio onde estamos inseridos. . O sentimento surge quando tomamos conscincia das nossas emoes, isto , o sentimento d-se quando as nossas emoes so transferidas para determinadas zonas do nosso crebro, onde so codificadas sob a forma de actividade neuronal.

Componentes das emoes:


. Componente cognitiva - Ocorre quando tomamos conhecimento do facto: se no houver conhecimento deste, no se experimenta qualquer emoo; . Componente avaliativa - Fazemos uma avaliao, agradvel ou desagradvel, da situao; . Componente fisiolgica - Manifestaes orgnicas, corporais face emoo; . Componente expressiva - Expresses corporais que permitem mostrar ao outro as nossas emoes; . Componente comportamental - Comportamento que o sujeito poder ter face ao outro, o estado emocional que desencadeia determinado conjunto de comportamentos; . Componente subjectiva - Relaciona-se com o que o indivduo sente a nvel emocional e interior a que s ele tem acesso, ou seja, o estado afectivo associado emoo.

Relao entre razao e emoo, segundo Antonio Damasio:


. Ao contrrio do que durante muito tempo se pensou, as emoes e os sentimentos no so um obstculo ao funcionamento da razo; esto envolvidos nos processos de deciso, segundo a perspectiva de Antnio Damsio; . O investigador chama a ateno para o facto de que se fosse apenas a razo a participar nos processos de deciso, seria muito complicado tomar uma deciso;

. A anlise rigorosa de cada uma das hipteses levaria tanto tempo que a opo escolhida deixaria de ser oportuna, ou ento, perder-nos-amos nos clculos das vantagens e das desvantagens. . Segundo o prprio autor, a emoo bem dirigida parece ser o sistema de apoio sem o qual o edifcio da razo no pode funcionar eficazmente; . A tomada de deciso suportada por duas vias complementares: - Representao das consequncias de uma opo disponibilizada pelo raciocnio: avaliao da situao, levantamento das opes possveis, comparaes lgicas, etc.; - A percepo da situao provoca a activao de experincias emocionais experimentadas anteriormente em situaes semelhantes . Damsio remete para o conceito de Marcador somtico: mecanismo automtico que suporta as nossas decises. Permite-nos decidir eficientemente num curto intervalo de tempo. Actua como um sinal de alarme automtico que diz: ateno ao perigo decorrente da escolha de determinada aco. Este sinal protege-nos de prejuzos futuros, sem mais hesitaes, permitindo-nos escolher uma alternativa entre as vrias. Os marcadores somticos aumentam provavelmente a preciso e a eficincia do processo de deciso.

Concluso:
. Sem emoo, ficaramos impossibilitados de fazer as escolhas mais simples. . nas reas pr-frontais que se faz a associao entre uma situao complexa e o estado emocional associado a esse tipo de situaes (experincias pessoais anteriores). Existe, assim, uma ligao entre o tipo de situao e o estado somtico (corpo) que actua como sinal de alarme ou como sinal de incentivo, podendo levar rejeio ou adopo de uma opo. O nosso pensamento tem necessidade das emoes para ser eficaz.

Potrebbero piacerti anche