Sei sulla pagina 1di 7

INTRODUO

A reconciliao a operao graciosa de Deus pela qual ele reconcilia os pecadores consigo mesmo, por meio da morte do seu filho Jesus Cristo, removendo assim a inimiga do homem. Deus ao entregar seu filho, ele est fazendo o cancelamento da fraqueza, da impiedade e principalmente do pecado. Na reconciliao a ao se dirige para aquilo que provocou o rompimento no relacionamento, e se ocupa com a anulao do ato ofensivo. Na reconciliao Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo. Deus mostrou para o mundo o seu perdo, pois Deus considera o homem como coroa de sua criao.

A OBRA DE CRISTO NA RECONCILIAO

Existem quatro importantes passagens no N.T., que tratam sobre a obra de Cristo debaixo do prisma da reconciliao, a saber, em Rm 5.10 / 2Co 5.18 / Zf 2.11-16 e Cl 1.19-21. A reconciliao propriamente dita, se aplica no as boas relaes em geral, mas antes, eliminao de uma amizade, a eliminao de uma disputa. Deixa subentendido que as partes envolvidas, agora reconciliadas, anteriormente eram hostis, uma contra a outra. A Bblia nos diz de maneira franca e direta que os pecadores so inimigos de Deus (Rm 5.10 / Cl 1.21). No devemos subestimar a seriedade dessas e de outras passagens semelhantes. Um inimigo no algum que est apenas um pouco aqum de ser um amigo. O inimigo est num campo diametralmente oposto. O N.T. pinta Deus em oposio vigorosa a tudo quanto mal. Porm em todos os casos, o caminho da reconciliao alcanado mediante um tratamento eficaz com a causa raiz da inimizade. Cristo morreu para eliminar o nosso pecado. Dessa maneira ele tratou da inimizade entre o homem e Deus. Cristo ps a inimizade fora do caminho. E abriu largamente o caminho para que os homens possam voltar a Deus. justamente isso que descrito pelo termo reconciliao Reconciliao = vem do grego katallassein que quer dizer mudar ou trocar. Veio a ideia no N. T. de mudar de inimizade para amizade. (Rm 5.10) (Ef 2.16) (Cl 1.21-22). Deus o reconciliador. Cristo o agente dessa reconciliao 2Co 5:18-19. Diferente de outros termos bblicos e teolgicos, reconciliao aparece em nosso vocabulrio comum. E um termo tirado do mbito social. Todo relacionamento interrompido clama por reconciliao. O Novo Testamento ensina com clareza que a obra salvfica de Cristo um trabalho de reconciliao. Pela sua morte, Ele removeu todas as barreiras entre Deus e ns. A doutrina da reconciliao est relacionada com a restaurao da comunho entre o homem pecador e Deus, o Santo Criador, atravs de Jesus Cristo, o Redentor. Por causa de suas aes, o homem declarado inimigo de Deus (Rm 5.8). A mensagem da Reconciliao no prega o juzo, mas o perdo do Senhor. Ela objetiva e suprema, pois consiste em saber que Deus estava em

Cristo reconciliando consigo o mundo (V. 19). Dessa maneira, Deus, por intermdio da obra de justia que seu filho Jesus Cristo realizou no calvrio, concedeu ao pecador uma anistia total (Rm 3:24-26). A reconciliao um dos aspectos da obra de Cristo como redeno. (1) O pecado e a rebelio da raa humana trouxeram como resultado, hostilidade contra Deus e alienao dele (Ef 2:3; Cl 1:21). Essa rebelio provoca a ira de DEUS e seu julgamento (Rm 1:18,24-32; 1 Co 15:25,26; Ef 5:6). (2) Mediante a morte expiatria de Cristo, Deus removeu a barreira do pecado e abriu um caminho para a volta do pecador a Deus (v.19; Rm 3:25; 5:10; Ef 2:15,16). (3) A reconciliao entra em vigor mediante o arrependimento e a f pessoal em Cristo, do pecador (Mt 3:2; Rm 3:22). (4) A igreja recebeu de Deus o ministrio da reconciliao (v. 18), para conclamar todas as pessoas a se reconciliarem com Ele (v. 20; ver Rm 3:25).

Antes da Reconciliao Runa Pecado Morte Separao de Deus Desobedincia Morte do corpo e da alma

Bnos recorrentes da reconciliao Salvao Justia Vida eterna Relacionamento com Deus Obedincia Corpo incorruptvel, Vida eterna

Referncias Rm. 5:8,9 Rm. 5:12,15,18,21 Rm. 5:12,16,17,21 Rm. 5:11,19 Rm. 5:12,19 1Co. 15:42-52

Em Romanos (5.9-11), Paulo coloca a nfase na certeza. Usando duas vezes a expresso quanto mais, ele assevera que a obra de Cristo nos salvar da ira de Deus (Rm. 5:9) e que quando ainda ramos inimigos (Cl. 1:21,22) a sua morte nos reconciliou com Deus. Logo, o fato dele estar vivo garante nossa salvao (Rm. 5:10), Podemos regozijar-nos em nossa reconciliao com Deus por meio de Cristo (5:11).

JUSTIFICAO

Paulo emprega muitos termos para demonstrar a obra de Cristo e um dos mais importantes, destacado nas cartas aos Glatas e aos Romanos, que trata da justificao. A ideia principal em justificao, a declarao de Deus, o justo juiz, de que aqueles que creem em Cristo, embora pecadores so justificados, so considerados como justos, porque em Cristo passaram a desfrutar um correto relacionamento com Deus. A justificao uma questo de relacionamento com Deus. Deus quem os justifica; quem os condenar? (Rm 8.33,34) O homem em Cristo agora est na posio de um homem justo e mantm um relacionamento com Deus que somente o justo pode gozar. A doutrina da justificao significa que Deus pronunciou o veredicto escatolgico de absolvio sobre o homem de f no presente, antecipando-se ao juzo final. A justia resultante no uma perfeio tica; impecabilidade no sentido de que Deus no mais considera o pecado de um homem como algo a ser computado contra ele (2 Co 5.19). O homem justo no visto como se fosse justo; mas realmente justo, pois foi absolvido do pecado pelo veredicto de Deus. O fundamento da justificao a morte de Cristo. Sua morte tanto a suprema manifestao do amor de Deus pelos pecadores como o fundamento sobre o qual a justificao est assegurada: sendo agora justificados pelo seu sangue (Rm 5.9). Nossa aceitao no est fundamentada nem em nossas obras nem em nossa f, nem na obra de Cristo dentro de ns; mas naquilo que ele fez objetivamente por ns. Assim se fosse possvel a um homem ser justificado pela lei, a morte de Cristo teria sido sem propsito (Gl 2.21). Justia de Deus esta expresso tem dois sentidos no pensamento paulino: (1) que sua justia consistente com tudo o que ele (Rm 3:5). (2) um dom que Deus d (1.17) A justificao pela f no coisa nova mas encontra-se em todas as relaes entre Deus e o homem desde o A.T. at o N.T. O apstolo Paulo ligava esse fundamento a sua mensagem para ensinar tanto para judeus gregos e gentios que da condio de pecadores, eles precisavam da graa de Deus. Para Paulo a justia vem de Deus independentemente do

cumprimento da lei por parte daquele que cr (Rm 3:21). Ele mesmo acrescenta que ela vem mediante a f em Jesus para aqueles que creem (Rm 3:22). Transcrito isso para ns seria o mesmo que dizer hoje que apesar de sermos povo de Deus, salvos por Jesus, no somos melhores do que os demais homens no que se refere condio humana (Rm 3:23). Para Paulo somos todos pecadores e a nica diferena entre ns que os salvos alcanaram pela f, a misericrdia de Deus e isso tambm para todos (Rm.3:22) Atravs da justia de Cristo que somos justificados das nossas ofensas; em Cristo que Deus nos justifica. Justificar tornar mais justo; isto , toda vez que o homem pecar ele deve se chegar a Deus em arrependimento e confisso, e ele perdoa, no pelos nossos mritos, mas a justificao acontece porque Deus olha para ns atravs de Cristo e pelos mritos de Jesus que somos justificados. Justificao para Paulo no meramente uma doutrina a ser definida e defendida; ele descobriu que ela clice de bno que transborda para toda sua vida (Rm 5.1). A justificao para Paulo origina-se exclusivamente na graa de Deus baseada no sacrifcio de Jesus na cruz do calvrio: ali o Senhor comprou a nossa liberdade para a justificao (Cl. 2:14-15). Ela no dependeu e nem depender do homem, pois este mesmo no pode se auto justificar (Is: 64.5). Para Paulo a justificao no depende de mritos humanos. O homem no est justificado hoje e deixa de estar amanh, isso jamais acontece; como diz Paulo pela f temos acesso a essa graa e agora estamos firmes nela; pois o corao daquele que est em Cristo goza a paz que o ato reconciliador e justificador de Cristo nos proporcionou (Cl 3:15). A nossa felicidade maior saber que o juzo de Deus que estava sobre ns, em Ado, foi cancelado pelos atos de justia de Cristo (Rm 8.1) Em Ado a comunho foi rompida; em Cristo ela refeita e isso motivo de glria em ns, pois somos justificados, pela justia de Jesus Cristo nosso Senhor. Na carta do apstolo Paulo aos Romanos, Paulo demonstra que a entrada dos gentios no povo de Deus era algo previsto nas escrituras (Rm 15.9;12 / Sl. 18:49 / 2Su 22.50). A justificao dos gentios pela f defendida por Paulo em Cl 3.6,14 com base na prpria justificao de Abrao Gn 15. 6 e 12.3 na prpria lei de Moiss Dt 27,26 e 21,23 e no profeta Habacuque (Hb 2.4) (Rm 9.25 = Os 2.23). Para o apstolo Paulo a justificao pela f em Cristo no era algo novo pois o prprio A.T. j fazia citao dessa justificao atravs do Messias (Rm.

10.6,8-11.13-16.18 2Co 6.2). S somos justificados porque Cristo quis nos justificar. Isso no dependeu e nem depender de obra humana. um ato exclusivo de Deus na pessoa do Senhor Jesus Cristo (Rm. 8:29-30). Graas a Deus que fomos alcanados e beneficiados com essa ddiva soberana de Deus. (Rm. 9:16).

CONCLUSO

Justificao, portanto no uma qualidade tica e tampouco algo que uma pessoa possua por si mesma. Como tambm no uma questo que possa ser experimentada subjetivamente. uma justia que possuda pela virtude do veredicto favorvel do tribunal divino, diante do qual ele responsvel. Quando toda evidncia foi mostrada e o caso foi decidido, o Deus do universo que tanto legislador como justo juiz, pronuncia o veredicto de absolvio. Portanto, a vista de Deus o indivduo no mais um pecador, mas um homem justo.

Potrebbero piacerti anche