Sei sulla pagina 1di 9

FACULDADE PARAIBANA CINCIAS JURIDICAS E SOCIAIS MAILSON MIGUEL OLIVEIRA DA SILVA

PROJETO DE MONOGRAFIA

USUCAPIO ESPECIAL URBANO E RURAL: UMA ABORDAGEM JURDICA

JOO PESSOA JUNHO/2011

SUMARIO
1- Introduo-------------------------------------------------------------------------------------------------------------03 2- justificativa------------------------------------------------------------------------------------------------------------05 3- Fundamentao-------------------------------------------------------------------------------------------------------06 4-Objetivos---------------------------------------------------------------------------------------------------------------07 4.1- Objetivo Geral---------------------------------------------------------------------------------------------07 4.2- Objetivo Especfico---------------------------------------------------------------------------------------07 5- Metodologia-----------------------------------------------------------------------------------------------------------08 6- Referncias Bibliogrficas------------------------------------------------------------------------------------------09

INTROSUO
A usucapio conhecida por prescrio aquisitiva, regulada no direito das coisas, trata-se de modo originrio de aquisio da propriedade e de outros direitos reais suscetveis de exerccio continuado atravs da posse prolongada atendendo os requisitos da lei, a saber: a posse e o tempo. Em outras palavras, dispe-nos a lei, pelos arts. 1.238 a 1244 do Cdigo Civil, que aquele que detiver a coisa como sua, por determinado lapso temporal em lei fixado, adquiri-lhe a propriedade. A usucapio especial tambm chamada de constitucional por ter sido introduzida no ordenamento jurdico pela Constituio Federal. Ela se da de duas formas: Usucapio especial rural, tambm conhecida de pro labore, e Usucapio especial urbana, tambm conhecida por pr moradia. Esta ultima uma inovao trazida pela Constituio Federal de 1988, regulamentada no seu artigo 183 e nos artigos 9 (usucapia individual) e 10 (usucapio coletivo) do Estatuto da Cidade, institudo pela lei n 10.257 de 10 de julho de 2001. Assim como na usucapio extraordinria, a especial dispensa a existncia de justo titulo e da boa f, entretanto exige-se a posse atual da gleba. Os requisitos exigidos pela usucapio especial rural alem da posse manda e pacifica, com nimo de dono que por prazo menor que a usucapio ordinria e extraordinria conforme se ver adiante, so necessrios os seguintes requisitos especficos: no ser usucapiente proprietrio nem de imvel urbano, e nem rural uma que o beneficio s se dirige ao no proprietrio; a rea exclusivamente rural, cujo critrio usado o da localizao, isto , somente o imvel constante na zona rural; no ultrapassar a rea usucapida a 50 (cinqenta) hectares contnuos, afastando-se a soma de reas; ter a rea usucapida se tornado produtiva pelo trabalho do prescribente ou de sua famlia, beneficiando o possuidor que conseguiu explorar economicamente o bem; ter o prescribente fixado residncia permanente na rea. Art.1.2 39. Aquele que, no sendo proprietrio rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra em zona rural a cinqenta hectares, tornando a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propiedade. A usucapio especial urbana no ser aplicada posse sem construo, uma vez que se constitui de requisito essencial a utilizao do imvel para moradia do possuidor ou de sua famlia. Nesta espcie bem como na usucapio rural no se reclama o justo titulo nem a boa f. Art.183. Aquele que possuir rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos,

ininterruptamente e sem oposio, utilizando a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. O art.1.240. do novo Cdigo Civil reproduz integralmente o art. 183, 2 e 3 da Constituio Federal. Somente ter legitimidade para usucapir o possuidor como pessoa fsica uma vez ser exigncia da lei que o prescribente utilize-se do imvel para sua moradia ou de sua famlia, ficando impossibilitado de usucapir a pessoa jurdica visto que esta tem sede, no residncia, to pouco tem famlia, no estando, portanto legitimada argir a prescrio aquisitiva. O imvel, quando a sua extenso no poder ultrapassar duzentos e cinqenta metros quadrados (C.C, art. 1.240) que representa um tamanho mximo fixado pelo legislador constituinte sendo entendido como suficiente moradia do possuidor ou de sua famlia.

JUSTIFICATIVA

O interesse pelo tema usucapio especial urbano e rural surgiu considerando vrios aspectos para o bem estar social e principalmente para aprimorar meus conhecimentos sobre a relevncia desta temtica cuja importncia se delineia ao longo da nossa historia e nos dia atuais. Esta opo temtica tambm me incentiva a questionar suas bases prticas visto j ter vivenciado uma situao conflitante ocorrido no meu contexto familiar, situao esta que me incentiva a buscar respostas para os diversos fatos ocorridos naquela ocasio, onde a desvantagem para os meus familiares foi o produto final de todo o processo. Logo este projeto visa obteno de um entendimento onde seguramente requer um aprimoramento no estudo de vrios fatores. Nessa perspectiva, apresento nessa pesquisa, um questionamento e uma sugesto para os fatores que acredito ser significativos nesta temtica.

FUNDAMENTAO

A usucapio especial rural ou pro labore ou ainda usucapio agrria teve suas origens no direito brasileiro como a Constituio Federal de 1934, sendo mantida na CF de 1937 e de 1946. Durante algum tempo aplicou-se o chamando Estatuto da Terra, institudo pela Lei n 4.504/64 at que viesse a ser aditada a lei n 6.969/81 especialmente feita para regulamentar a aquisio, por usucapio especial, de imveis rurais. O art. 1 da citada lei dispe o seguinte:"Todo aquele no sendo proprietrio rural e nem urbano, possua como sua, por 5 (cinco) anos ininterruptos, sem oposio, rea rural continua no excedente de 25 (vinte cinco) hectares, e a houver tornado produtiva com o seu trabalho e nele tiver sua morada, adquirir-lhe- o domnio, independentemente de justo titulo e boa f, podendo recorrer ao juiz que assim o declare p sentena, a qual servir de titulo para a transcrio do registro de imveis. A Constituio Federal de 1988 vem em seu art.191 aumentar a dimenso da rea rural suscetvel dessa espcie de usucapio para cinqenta hectares, posteriormente o atual Cdigo Civil de 2002, vem em seu art. 1.239 e reproduz literalmente o que dispe o art.191 da carta magna.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL Mostrarei os meios e mtodos legalizados pelas leis que permitem a busca dos direitos e obrigaes viveis para o bem social da propriedade imvel. OBJETIVO ESPECFICO Mostrarei as pessoas que com uma posse prolongada e por um lapso temporal de um determinado bem, garantir a propriedade. Detectar as situaes dos mesmos antes de questionar a propriedade em juzo. Se eles tem a posse continua e duradoura mansa e pacifica. Caracterizar a usucapio pro labore que a fixao do homem no campo, no se contendo com a simples posse, exigindo-se uma ocupao produtiva do imvel.

METODOLOGIA

O estudo ser realizado a partir de pesquisas e consultas no acervo da biblioteca da FAPFaculdade Paraibana, localizada no Municpio de Joo Pessoa - PB. Como tambm em sites do universo online relacionados temtica em questo. O mtodo de pesquisa empregado ser a anlise dos art. 1.238 a 1.244 do Cdigo Civil e o art. 183 da Constituio Federal e um levantamento de dados bibliogrficos de livros como: teoria geral do Direito Civil por Maria Helena Diniz (2010). Tendo como finalidade registrar dados de maneira mais elaborada, clara e consciente acerca do referido tema, originando novos discernimentos que possibilite melhorias ou at mesmo solucionar alguns problemas que norteiam a questo da usucapio urbana e rural.

REFERNCIAS

GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil, volume V. 3. Ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2008. SALLES, Jos Carlos de Morais. Usucapio de Bens Imveis e moveis. 6.ed.rev.ampl. e atual. de acordo com o cdigo civil de 2002. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: Direitos reais. 6.ed. So Paulo: Atlas, 2006. Cdigo Civil. artigos 1.238a1.244e o art. 183 2 e 3 da Constituio Federal. Lei n 10.257 de 10 de julho de 2001. Maria Helena Diniz, Direitos Reais (2010).

Potrebbero piacerti anche