Sei sulla pagina 1di 4

Dados Pessoais Psicologia Dependncias Em Destaque...

Consultas de Psicologia

pcmarques@tugamail.com

3 - O FUNCIONALISMO

3.1 - A Fundao do Funcionalismo - uma fundao no deliberada -

Os pesquisadores associados fundao do funcionalismo no tinham a ambio de criar uma nova escola de Psicologia. Eles protestavam contra as limitaes da Psicologia de Wundt e do estruturalismo de Titchener, mas no desejavam substitui-los. Paradoxalmente, foi o prprio Titchener que pode ter "fundado" a Psicologia funcional ao adoptar a palavra estrutural em oposio a funcional, assinalando as diferenas entre ambas. Ao estabelecer o

funcionalismo como oponente, Titchener acaba por torn-lo visvel, dando nome ao novo movimento, contribuindo para a sua divulgao. A Psicologia funcional, como o prprio nome indica, interessa-se pelo funcionamento da mente. Os funcionalistas estudavam a mente no do ponto de vista da sua composio (uma estrutura de elementos mentais), mas como um aglomerado de funes ou processos que levam a consequncias prticas no mundo real. De facto, os funcionalistas adoptaram muitas das descobertas feitas nos laboratrios dos estruturalistas. No faziam objeces introspeco nem se opunham ao estudo experimental da conscincia. A sua oposio voltava-se para as definies anteriores de Psicologia que eram desprovidas das consideraes acerca das funes utilitrias e prticas da mente. A actual Psicologia americana funcionalista tanto em termos de orientao como de atitude. Evidencia-se a nfase nos testes, na aprendizagem, na percepo e em outros processos funcionais que ajudam a nossa adaptao e nos ajustam ao ambiente. O principal interesse dos psiclogos funcionalistas, era a utilidade dos processos mentais para o organismo nas suas permanentes tentativas de se adaptar ao meio ambiente. Os processos mentais eram consideradas actividades que levavam a consequncias prticas, o que levou a que os psiclogos se interessassem mais pelos problemas do mundo real.

3.2 - William JAMES (1820-1903)

William James foi o principal percursor da Psicologia funcional considerado ainda hoje por muitos como o maior psiclogo americano. Mas, mesmo quando trabalhou activamente em Psicologia, manteve-se independente, recusando-se a ser absorvido por qualquer ideologia, sistema ou escola. James no foi seguidor nem fundador, nem discpulo nem lder mas, embora no tenha fundado a Psicologia funcional, escreveu e pensou com clareza e eficcia dentro da atmosfera funcionalista. James afirma que "a Psicologia a Cincia Da Vida Mental, tanto dos seus fenmenos como das suas condies" (James,1890). O termo "fenmenos" usado para indicar que o objecto de estudo se encontra na experincia imediata. James reconhece a conscincia como sendo o ponto fulcral de grande interesse.

James acredita que possvel investigar estados de conscincia examinando a prpria mente por meio da introspeco, sendo este o objecto e respectivo mtodo de estudo, de acordo com James. Uma das maiores contribuies de James foi a sua Teoria da Emoes. Supunha-se que a experincia subjectiva de um estado emocional precede a expresso ou a aco corporal fsica, por exemplo, se vemos um urso assustamo-nos e fugimos, logo o medo surge antes da reaco corporal de fuga. James inverte esta noo, afirmando que o despertar de uma resposta fsica precede o surgimento da emoo, especialmente nas emoes que designou de "mais rudes" como o medo, a raiva, a angstia e o amor. De acordo com James, no exemplo anterior, vemos o urso, fugimos, e ento temos medo. Para validar a sua teoria, James recorreu observao introspectiva de que, se as mudanas corporais como o aumento dos batimentos cardacos, a acelerao da respirao e a tenso muscular no ocorressem, no haveria emoo. O funcionalismo tornou-se parte da principal corrente da Psicologia americana. A sua precoce e vigorosa oposio ao estruturalismo teve um grande valor para o desenvolvimento da Psicologia dos Estados Unidos. Tambm foi importante a transferncia da nfase da estrutura para a funo, uma das consequncias deste aspecto foi a pesquisa sobre o comportamento animal, que no fazia parte da abordagem estruturalista e que veio a ser um elemento fundamental da Psicologia. A Psicologia funcionalista incorpora tambm estudos de bebes, crianas e indivduos com atrasos mentais. O funcionalismo permitiu que os psiclogos complementassem o mtodo da introspeco com outras tcnicas de obteno de dados, como a pesquisa fisiolgica, testes mentais, questionrios e descries objectivas do comportamento. No entanto, o funcionalismo j no existe hoje como escola distinta de pensamento. Devido ao seus sucesso, j no h necessidade de se manter como uma escola e deixou a sua marca na Psicologia americana contempornea, especialmente coma a nfase na aplicao dos mtodos e das descobertas da Psicologia a problemas do mundo real.

3.4 - Crticas ao Funcionalismo

Os ataques ao movimento funcionalista vieram dos estruturalistas. Uma das crticas foi ao prprio termo que no estava claramente definido. Os funcionalistas foram acusados de, por vezes, usarem o termo funo para descrever uma actividade e outras vezes para se referirem utilidade. Uma outra critica, apresentada especialmente por Titchener, relacionava-se com a definio de Psicologia. Os estruturalistas afirmavam que o funcionalismo nada tinha de Psicologia, pois no se restringia ao objecto de estudo e metodologia do estruturalismo. De acordo com Titchener, qualquer abordagem que no fosse a anlise introspectiva da mente em seus elementos, no era Psicologia, no entanto era exactamente esta a definio de Psicologia que os funcionalistas questionavam e se empenhavam em substituir. Outros crticos censuram o interesse dos psiclogos funcionais por actividades de natureza prtica ou aplicada. Os estruturalistas no viam com bons olhos a Psicologia aplicada. Actualmente, a Psicologia aplicada est muito disseminada e isto pode ser considerado uma contribuio do funcionalismo, e no um defeito.

A Psicologia "interessa-se por dar as contribuies que puder a todos os campos afins de pensamento e de aco, como a filosofia, a sociologia, a educao, a indstria, a medicina, o direito, os negcios e a indstria. claro que todo o conhecimento sobre a natureza humana tem extrema utilidade para qualquer campo de actividade relacionado de qualquer modo com o pensamento e a aco do Homem" (Harvey A. Carr).

Copyright 1999 Paula Marques. All rights reserved. Revised: Setembro 27, 2003.

Potrebbero piacerti anche