Sei sulla pagina 1di 32

ARGILOTERAPIA

Instrutora: Daniela Faria Divinpolis, 2013.

Histrico
A argiloterapia ou cura pela argila utilizada desde a Antiguidade para o alvio das dores fsicas e tratamento esttico. No Egito Antigo, usava-se as lamas do Rio Nilo para mumificao, conservao de manuscritos, para cura de doenas e para esttica.

Histrico
Um antigo romano naturalista, Plnio, registrou sua admirao pela argila no seu livro Histria Natural. Aristteles, referiu-se a ela, como um recurso que conserva e trata a sade.

Histrico
Em vrias tribos indgenas a argila era utilizada para tratar as feridas e para acelerar o processo de cicatrizao. No incio do sculo XX, Mahatma Gandhi, o Unificador da ndia, sempre aconselhava a cura pelo barro. Graas a essas contribuies e outras que, atualmente, existe na Alemanha, Sua e Brasil, Institutos especializados em argiloterapia.

Introduo
A argiloterapia, tambm conhecida como Geoterapia a utilizao de recursos minerais com finalidade teraputica.

Argilas
So complexos de minerais alumno-silicatos, alternando-se com molculas de gua e com outros elementos como Mg, Fe, Ca, K, etc. As argilas so rochas sedimentares compostas de gros muito finos de silicatos de alumnio, associados a xidos que lhes do tonalidades diversas. Embebidas em gua, formam uma pasta mais ou menos plstica (barro), que pode ser moldada.

Oligoelementos
De origem grega, a palavra oligoelementos significa, pequena quantidade de elementos. Oligo quer dizer pouco. Os oligoelementos so substncias de origem mineral, mais conhecidos como biocatalizadores. Eles podem ser extrados da natureza para consumo farmacolgico e cosmetolgico.

Oligoelementos
Embora sua quantidade seja muito pequena, os oligoelementos so indispensveis para o bom funcionamento do nosso organismo. importante lembrar que o organismo humano no possui capacidade de sintetizar essas substncias, elas so fornecidas atravs da alimentao e dos cosmticos.

Utilizados de forma cosmetolgica, os oligoelementos podem ser chamados de catalizadores, ou seja, possuem a capacidade de potencializar o efeito de quaisquer outros princpios ativos que estiverem presentes em sua formulao sem que qualquer substncia seja modificada.

Aplicao dos oligoelementos na Esttica

Principais Oligoelementos
O Sdio que, em equilbrio com o Potssio , mantm a hidratao da pele e a harmonia das clulas cutneas; O Clcio que, em combinao com o Magnsio , intervm na sntese do colgeno e da elastina, garantindo resistncia e firmeza pele; O Zinco e o Alumnio , que possuem papel importante na cicatrizao; O Silcio , que participa na reconstituio dos

Principais minerais Argila


Entre os principais minerais encontrados na argila se destaca o silcio, segundo elementos mais abundante na natureza. Sua carncia produz uma desestruturao do tecido conjuntivo, com sinais de envelhecimento. Por isso, a argila tambm utilizada para fins estticos.

Argilas
Dividem-se em dois tipos: argilas primrias, originadas da decomposio do solo por aes fsico-qumicas do ambiente natural, atravs dos anos, apresentando-se normalmente na forma de p; argilas secundrias, decorrentes da sedimentao de partculas transportadas atravs das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama ou fango termal (argila mais gua).

Propriedades da Argila
A argila possui trs propriedades fundamentais: Absoro: a principal propriedade que lhe atribui a propriedade da maleabilidade quando se mistura argila com gua obtm-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamaes, edemas e inchaos. Liberao: a argila tem facilidade para liberar

Propriedades da Argila
Adsoro: a adeso de molculas de um fluido (o adsorvido) a uma superfcie slida (o adsorvente); um processo fsico-qumico pela qual as argilas deixam passar molculas, elementos gasosos e partculas microscpicas do meio ambiente e bactrias com o intuito de deslizaram para o interior da pele. Este poder muito grande e quase irreversvel, tornando-se assim, muito til na fixao de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminao das mesmas.

Principais efeitos no organismo


Desinfiltra os interstcios celulares. Elimina toxinas. Estimulao da micro circulao cutnea. Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada. Promove uma micro abraso (peeling suave). Regula a produo sebcea. Regula a queratinizao.

Contra-indicao
Mulheres grvidas Pessoas cardacas Reumatismos Aps as refeies Perodo pr-menstrual e menstrual No aplicar no busto nem nos olhos No abafar com plsticos ou similares.

Tipos de Argila
Existem vrios tipos de argila e cada uma indicada para uma finalidade especfica.
ARGILA VERDE: De pH neutro, possui ao absorvente, combate edemas, secativa, anti-sptica, bactericida, analgsica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acnicas e em produtos para cabelos oleosos. Desinfrilta o interstcio celular, esfoliante suave, promove a desintoxicao e regula a produo sebcea, rica em silcio e diversos oligoelementos. Promove a desintoxicao e regula a produo sebcea. Efeitos: desintoxicante e adstringente. Ideal para sugar toxinas, tratar acne e seborria.

Tipos de Argila
ARGILA BRANCA: Possui um pH muito prximo da pele e seus principais benefcios so: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reaes metablicas do organismo. indicada para o tratamento de manchas, peles sensveis e delicadas. Rica em silcio e alumnio. Possui propriedades cicatrizantes, reduz as inflamaes, tem ao purificante, adstringente, remineralizante e anti-sptico. Promove aumento na oxigenao de reas congestionadas, a uniformizao pela esfoliao suave e regula a queratinizao. Ideal para peles ressecadas, envelhecidas e manchadas. Efeito: revitalizador.

Tipos de Argila
ARGILA CINZA: Contm aproximadamente 60% de slica, o que faz com que tenha grande afinidade com a gua, sendo muito eficaz para inchaos e edemas. Tem pH mais alcalino, antiedematosa, secativa e absorvente. indicada para peles oleosas, manchadas, edemaciadas. Efeitos: antiinflamatrio e cicatrizante.

Tipos de Argila
ARGILA VERMELHA: Rica em xido de ferro, cobre, silcio e hematita. O xido de Ferro tem papel importante na respirao celular e na transferncia de eltrons. Na pele, as carncias deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.Hidrata e previne o envelhecimento da pele. anti-stressante, regula a microcirculao cutnea, sendo recomendada para peles sensveis e avermelhadas. Efeitos:

Tipos de Argila
ARGILA ROSA: a mistura da Argila Branca com a Vermelha. indicada para peles sensveis, delicadas, com telangiectasias e roscea, pois possui ao desinfetante, suavizante e emoliente. Ideal para peles cansadas e sem vio. Devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulao, absorve toxinas e hidrata a pele. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes, grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular, reidrata a pele, combate os radicais livres.

Tipos de Argila
ARGILA AMARELA: rica em Dixido de Silcio e Silcio que o elemento catalisador para formao da base de colgeno da pele, por isso indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosmticos. Combate e retarda o envelhecimento cutneo, nutre com seus sais minerais necessrios para um tecido mais rgido e saudvel sem deix-lo ressecado. Tem timo efeito tensor e melhora a circulao sangunea. Tem ao hemosttica, purificante, adstringente

Tipos de Argila
ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silcio, alumnio e titnio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulao, alm de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente , desintoxicante e cicatrizante. O Silcio tem papel fundamental na reconstituio dos tecidos cutneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ao hemosttica, purificante, adstringente e remineralizante. Tem

ARGILA PRETA: Argila secundria de composio rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. So eles: silicato de alumnio e de magnsio, carbonato de clcio e de magnsio, xido de silcio, de zinco e de ferro, enxofre. Tem atividade estimulante, antitxica, nutriente (oligoelementos), antisptica, redutora e adstringente. Este material retirado de uma profundidade maior que 4

FORMAS DE TRATAMENTO
Cataplasmas: utilizadas no tratamento de edemas, picadas de insetos e distenso muscular. Os banhos so indicados para aliviar a tenso, fadiga muscular, m circulao. As mscaras so muito utilizadas na esttica para eliminar toxinas, limpar e tonificar a pele.

FORMAS DE APLICAO
Faa uma higienizao na pele, para facilitar a atuao dos ativos. No necessrio fazer uma esfoliao prvia, pois a argila vai funcionar tambm como esfoliante. Evite aplicar na rea do contorno dos olhos. As argilas preparadas com gel neutro e leos essenciais no necessitam de acrscimo de gua. Coloque at 3 gotas de leo essencial em 10 g de mscara gel neutro e misture com 20 g de argila.Misture bem e aplique como uma mscara cremosa. Compressas quentes: dilui a argila em gua morna at

Indicaes
Tratamento de estrias Perda de medidas, gordura localizada Celulite Flacidez

Processo de Desintoxicao
O tratamento consiste em bandar o local. Colocamos a argila verde + loo indutora sobre o corpo (loo/gel crioterpico), de baixo para cima. Essa bandagem age como compressas que iro drenar naturalmente as toxinas e impurezas do tecido. A desintoxicao atua por osmose, onde a soluo drena as toxinas e impurezas atravs dos poros. A leve presso das bandagens e soluo estimulam as toxinas latentes do tecido, sendo eliminadas pelo sistema linftico.

Processo de Desintoxicao
Eliminadas as toxinas, o colgeno e elastina so restabelecidos e a pele adquire a capacidade de manter a nova forma modelada pela leve presso da compressa. Caso o cliente esteja em processo de perda de peso ou dieta, o resultado ser mais eficaz. Sempre orientar ao cliente a ingesto de gua.

Protocolo Corporal
O objetivo deste procedimento corporal de um trabalho de desintoxicao da pele. Protocolo: 1.Fazer a esfoliao do corpo (local) 2.Preparar 6 colheres de sopa de argila verde e 6 colheres de gua at formar consistncia para a aplicao no corpo, com pincel largo. 3.Aplicar no corpo/local de baixa para cima.

COMPOSIO DOS CREMES


Nicotinato de Metila: Hiperemiante, estimula a drenagem linftica Cafena: ao lipoltica no metabolismo dos cidos graxos, diminuindo o tamanho do adipcito (anticelulite). Algas Marinhas: Ao emoliente, cicatrizante, remineralizante, suavizante, e hidratante. Cavalinha: Estimulante metablico, tnico e remineralizante.

OBRIGADA!

Potrebbero piacerti anche