Sei sulla pagina 1di 10

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.

doc

1 1.1

INTRODUO1 Engrenagens

Engrenagens so usadas em vrios tipos de mquinas e equipamentos. Esto presentes nas mais diversas aplicaes: rea da mobilidade (area, naval, agrcola, automotiva); rea industrial (usinagem, produo, transporte, movimentao de carga, controle de qualidade, robs); rea comercial (equipamentos de controle, registradores, componentes eletrnicos); eletrodomsticos (liquidificadores, batedeiras, mquinas de lavar). um elemento de mquina razoavelmente complexo tanto para o projeto como para a fabricao e manuteno. Dependendo da aplicao exige projeto especfico ou pode ser selecionada a partir das dimenses normalizadas. Utilizam-se engrenagens fundamentalmente na transmisso de movimentos com o objetivo de ganho de torque, controle do movimento, alterao de direo de movimento. Exemplo: diferencial (figura 1.1).

Figura 1.1 Diferencial de automvel

O projeto de engrenagens um procedimento razoavelmente complexo que sofre presses na construo por menor custo, maior capacidade de transmisso de potncia, maior vida de utilizao, menor peso e funcionamento com baixo rudo. A satisfao de cada um desses itens envolve um grande nmero de variveis como : parmetros de projeto, tipos de materiais, custo, possveis processos de fabricao e as caractersticas resultantes de cada processo, mquinasferramenta disponveis, quantidade requerida, tipos de engrenagens, dimenses, qualidade, interao com outros elementos da mquina, montagem, lubrificao, etc.. Alm de todo estudo feito em engrenagens e do conhecimento acumulado na pesquisa sobre funcionamento e sobre os processos de fabricao, muito dos procedimentos utilizados na
Este texto est sendo montado para o Curso de Elementos de Mquinas II, Engenharia Mecnica, pelo professor Acires Dias, a partir do texto estruturado pelo Professor Renan Brazzale. Tem por base a ementa do curso de elementos de mquinas do EMC/UFSC. (verso 1 Jan 2002)
1

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.doc

obteno de uma engrenagem para um projeto baseado na tradio de utilizao de certos mtodos e na experincia, o que leva as diversas empresas a acumularem tecnologia prpria para a produo de engrenagens. Devido a isso muito provvel que um projeto independente, baseado apenas em normas e outras informaes disponveis, no se assemelhar a um projeto de uma empresa especializada. 1.2 Tipos de engrenagens

Denomina-se engrenagem toda roda dentada de forma constante, destinada a transmitir e\ou receber movimento de outro elemento mecnico dentado tambm de forma constante, pela ao dos dentes em contatos sucessivos. Existem trs tipos bsicos de engrenagens: cilndricas, cnicas, e hiperbolidicas. a) Cilndricas: dentes retos, dentes helicoidais. b) Cnicas: dentes retos, dentes curvos. c) Hiperbolidicas: hipide, palide. d) No cilndricas. A cremalheira outro tipo importante no s como engrenagem mas porque necessria ao estudo terico das engrenagens. tambm a forma bsica de vrias ferramentas empregadas na fabricao por gerao. A cremalheira poder ser considerada uma engrenagem cilndrica cujo raio primitivo tende para o infinito. 1.3 Transmisses por engrenagens

Ao decidir o tipo e a forma construtiva mais adequada para o projeto de uma determinada transmisso requerido conhecimento preciso das condies bsicas de funcionamento, a potncia nominal, o nmero de rotaes por minuto e a relao de transmisso, bem como momento toror de partida, nmero de partidas, tempo de funcionamento por dia, nmero de ciclos total de funcionamento, grau de solicitao, freqncias naturais, funcionamento geral da mquina, etc. Reunindo informaes suficientes pode-se ento determinar as transmisses a serem adotadas e as suas principais dimenses para o funcionamento desejado. Outros dados ainda devem ser considerados para estimar tamanho, peso, o preo, material, processo de fabricao, facilidade comercializao e manuteno. A transmisso por engrenagens pode tambm ser feita por correntes, correias, rodas de atrito, motores de passo. A opo por um desses tipos de transmisso depende das caractersticas e propriedades especficas de cada tipo de transmisso e das caractersticas exigidas pelo ambiente onde a transmisso requerida. Transmisses por engrenagens podem ser usadas em eixos paralelos, reversos ou concorrentes e possui uma extensa gama de aplicaes considerando-se as combinaes de potncias, rotaes e relaes de transmisso. A relao de transmisso permanecer sempre constante independentemente das solicitaes pois a transmisso das foras feita sem deslizamento, o rendimento alto, h grande resistncia a sobrecargas, vida longa, segurana de funcionamento e a manuteno pequena. Outros pontos a favor so o menor espao que a transmisso por engrenagens ocupa e a adaptabilidade a distncias entre eixos pr-determinadas. As desvantagens esto associadas a maior complexidade, maior custo, rudos durante o funcionamento e transmisso relativamente rgida. A seguir apresentada uma lista de figuras (figuras 1.2 at 1.11) de transmisso por engrenagens:

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.doc

Figura 1.2 Engrenagens cilndricas de dentes retos

Engrenagens cilndricas de dentes retos muito utilizada na transmisso entre eixos paralelos. O dimensionamento, fabricao, montagem e manuteno desse engrenamento mais simples, em relao s cnicas, helicoidais e hipoidais. O rendimento alto, podendo chegar a 98-99%. Em altas velocidades apresenta problema de rudo. As cargas transmitidas aos eixos so apenas radiais. Exige, portanto, mancais que suportem apenas esse tipo de carregamento. Admitem grandes relaes de transmisso. Engrenagens cilndricas de dentes helicoidais muito tambm muito utilizada na transmisso entre eixos paralelos. So apropriadas para cargas e velocidades elevadas. Trabalha de modo mais suave que as de dentes retos. Devido aos dentes helicoidais gera carregamentos axiais sobre os mancais alm dos radiais. O rendimento desse tipo de engrenamento tambm bastante alto, e podendo ser utilizada para grandes relaes de transmisso As engrenagens cnicas, so usadas para transmisso entre eixos ortogonais ou concorrentes com distintos ngulos entre eles. A transmisso por engrenagem cnica exige preciso na montagem. Os dentes podem ser oblquos ou retos, neste caso, as velocidades so restritas. A relao de transmisso limitada .

Figura 1.3 Engrenagens cilndricas de dentes helicoidais

Figura 1.4 Engrenagens cnicas

A cremalheira usada para transformar um movimento de rotao num de translao e pode ser de dentes retos ou de dentes helicoidais. de fcil fabricao. utilizada como ferramenta de corte para gerar engrenagens pelo processo de gerao MAAG.

Figura 1.5 Cremalheira de dentes retos

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.doc

O conjunto coroa-parafuso-sem-fim, utilizado na transmisso de potncia ou para o controle do movimento e, principalmente, como redutor de velocidade, na transmisso de certa potncia. O rendimento baixo e a capacidade de amortecer vibraes maior que de todos os outros tipos. O parafuso de ao e a coroa deve ser de um material com dureza menor do que a do parafuso.
Figura 1.6 Coroa e parafuso-sem-fim

Esta transmisso utilizada para fazer mudana de direo de movimento. Neste caso a relao de transmisso um. As hlices so projetadas para proporcionar mudana de direo de movimento em 90o.

Figura 1.7 Engrenagens cilndricas de dentes helicoidais entre eixos concorrentes

Figura 1.8 Engrenagens helicoidais duplas

A transmisso por engrenagem com helicide dupla tem a vantagem de transmitir grandes carregamentos sem gerar carga axial sobre os mancais, dado que a hlice tem direo oposta. Este efeito tambm pode ser conseguido atravs da montagem de duas engrenagens helicoidais, montadas com a hlice oposto um em relao ao outro. Necessita de preciso de montagem e recomenda-se alta rigidez para o eixo e mancais. Estas engrenagens exigem mquinas especiais para sua fabricao. H engrenagens helicoidais duplas com dentes no contnuos, o que facilita a sada da ferramenta e por sua vez a fabricao. Engrenagens cilndricas de dentes internos so usadas onde h restrio de espao ou quando se quer proteger os dentes da engrenagem. Os dois eixos possuem o mesmo sentido de rotao. Este um recurso utilizado para redutores planetrios. Obtm-se boa relao de transmisso em espaos muito pequenos.

Figura 1.9 Engrenagens cilndricas de dentes internos

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.doc

A transmisso por engrenagem de face, representa o caso limite das engrenagens cnicas, com um ngulo de abertura de 180o. A ao da engrenagem de face corresponde a da cremalheira, onde os dentes se movem em um plano.

Figura 1.10 Engrenagens de face

A transmisso por engrenagens cnicas descentradas (hipides), possuem grande capacidade de carga e permitem grande variao nas velocidades.. So empregadas extensivamente em carros, caminhes e tratores. Exige maior preciso na montagem. Tem a vantagem de ocupar pouco espao.
Figura 1.11 Engrenagens cnicas descentradas (hipides)

1.4 1.4.1

Aplicaes Engrenagens para brinquedos, mecanismos e eletrodomsticos

No setor de brinquedos e mecanismos h a aplicao de engrenagens que no precisam de vida muito elevada, trabalham a baixas velocidades e as tenses nos dentes so pequenas tm pouca importncia em relao aos esforos ou a vida esperada dos elementos. Nessas situaes o projetista deve priorizar a escolha de processos de fabricao, material adequado, baixo custo e produo em larga escalam. Deve-se sempre atentar s caractersticas de utilizao destes elementos em eletrodomsticos como por exemplo: engrenagens de ventiladores no podem apresentar rudo e em outros aparelhos como processadores de comida, mquinas de lavar, no haver lubrificao alm daquela feita em fbrica.

Figura 1.12 Engrenagens montadas em um brinquedo Figura 1.13 Engrenagens utilizadas em eletrodomsticos

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.doc

1.4.2 Engrenagens para Mquinas Ferramenta Preciso e capacidade de transmisso de potncia absolutamente importante em mquinas ferramenta. Engrenagens de dentes retos, helicoidais e parafusos-sem-fim so usados para controle da velocidade de avano e da rotao de trabalho. Na realidade, mquina ferramenta representa um bom exemplo para o projetista em relao a grande complexidade no dimensionamento da engrenagem. As cargas variam amplamente dependendo dos avanos, velocidades de corte, dimenses do trabalho e material que est sendo usinado, a forma como o operador utiliza a mquina tambm um fator importante. Como certas mquinas tm o preo bastante competitivo, o superdimensionamento pode-se tornar relativamente muito caro. O projetista ento precisa conciliar o superdimensionamento, no sentido do aumento de rigidez, sabendo que a mquina est sujeita a sobrecargas, dentro de custo competitivo.

Figura 1.14 Acionamento de mquina ferramenta

1.4.3 Engrenagens de Controle O objetivo principal desses tipos de engrenagem a transmisso de movimento. A potncia envolvida secundria em relao ao controle preciso do movimento angular. Esse engrenamento deve ser mantido com a folga de flanco (backlash) a mnima possvel, tal que, por exemplo, a reduo de apenas 0,01mm na espessura do dente seja considerada uma falha na engrenagem. Significa dizer que as falhas por desgaste ou por dimensionamento indevido so mais presentes do que as falhas por fadiga superficial ou ruptura de dentes.

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.doc

Para eliminar a folga de flanco (backlash) e obter este tipo de preciso necessrio dimensionar os dentes com rigor no ajuste e utilizar tcnicas especiais de fabricao e inspeo. Equipamentos blicos em navios, helicpteros e tanques, sistemas de controle em indstrias, robs entre outros so controladas por esses tipos de engrenagens. Em alguns casos as engrenagens de controle so construdas em dimetros enormes como em telescpios de observatrios e antenas de rastreamento de satlites.

Figura 1.15 Engrenagem de acionamento e controle de radar

1.4.4 Engrenagens para veculos automotivos Automveis geralmente usam engrenagens cilndricas de dentes helicoidais, de dentes retos e engrenagens cnicas em transmisses e diferenciais. O uso de transmisses automticas no descarta engrenagens, pelo contrrio, a maioria das transmisses automticas tem mais engrenagens que as transmisses normais. Engrenagens de veculos sofrem a ao de cargas elevadas em relao ao espao ocupado, mas as cargas de maior intensidade so de curta durao. Isso torna possvel projetar as engrenagens para vida limitada em mximo torque e ainda obter engrenagens que duram muitos anos trabalhando no torque mdio de funcionamento.

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.doc

Figura 1.16 Acionamento

1.4.5 Engrenagens veculos de transporte de carga nibus, metrs, veculos mineradores, trens usam engrenagens onde a ao das cargas elevadas, ao contrrio dos automveis, duram longos perodos de tempo (exemplo: um trem atravessando uma longa cadeia de montanhas). Em algumas aplicaes ocorrem ainda cargas geradas por impactos, reverso das cargas.

1.4.6 Engrenagens navais A propulso em navios mercante ou de combate requer engrenagens de grandes dimenses, que possam trabalhar com alta potncia e em altas velocidades. So utilizadas potncias na ordem de 30.000-40.000KW e velocidades tangenciais na ordem de 100m/s. Devido alta velocidade, a preciso de fabricao deve ser grande. Em rotaes elevadas, a velocidade de engrenamento pode ser tal que at 6000 pares de dentes podem entrar em contato num tempo muito curto. Isto requer muito cuidado em relao ao acabamento superficial, processo de lubrificao, rigidez dos mancais e eixos. O projetista deve-se preocupar com ambos, rudo e capacidade de carga. Tratados isoladamente as cargas nos dentes no so elevadas em comparao quelas em engrenagens de transporte. Em funo da vida do navio ser longa, o ciclo de carga num pinho de alta velocidade pode variar entre 10 e 11 bilhes de ciclos, tornando crtico o dimensionamento para fadiga. Em todas as engrenagens de um navio requerido um nvel de rudo baixo. Depende do conforto requerido para os passageiros e para a sade de operadores da casa de mquinas. Devido a isso, h que tomar cuidado com as engrenagens dos sistemas auxiliares, localizadas prximas as acomodaes como, por exemplo, em geradores, elevadores.

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.doc

Figura 1.17 Engrenagens para acionamento de navio

1.4.7 Aplicaes aeroespaciais Em avies os sistemas com engrenagens so usados em propulsores, geradores, bombas, reguladores hidrulicos, trens de pouso e outros acessrios. Nos helicpteros, o motor principal e de cauda utilizam vrias engrenagens. Os esforos sobre os dentes e as velocidades so sempre elevados. O projeto deve ainda se preocupar com o tipo de lubrificao que pode ser aplicado e o espao disponvel. 1.4.8 Engrenagens industriais Engrenagens industriais so assim chamadas por serem utilizadas nas fbricas e nos equipamentos por elas fabricados que, normalmente, so utilizadas em edifcios comerciais e residenciais. Geralmente essas engrenagens so usadas com motores eltricos no acionamento de dispositivos como bombas, misturadores de lquido, abertura de porta de garagem, compressor de ar, sistemas de refrigerao, misturadores de concreto em caminhes, eletrodomsticos. As engrenagens deste setor trabalham em relativa baixa potncia e baixa velocidade. Tipicamente velocidades tangenciais variam em torno de 0.5m/s a 20m/s , as potncias vo de menos de 1kw a algumas centenas de KW. As rotaes de acionamento so as comuns aos motores eltricos, como 1800,1500,1200 e 1000 rpm. Nesse campo, exige-se engrenagens com vida razoavelmente longa e boa confiabilidade. 1.4.9 Engrenagens para a indstria de petrleo e gs

Potncia e velocidade tambm so elevadas nesse campo de aplicao. As engrenagens so usadas nos equipamentos localizados nas plataformas de extrao como: estaes de bombeamento, perfuraes, refinarias e turbinas. A potencia de acionamento, na maioria dos casos, turbina ou motor diesel. A potncia de acionamento varia em torno de 750kw a mais de 50.000kw, as velocidades variam entre 20 a 200m/s.

Engrenagens Captulo 01 - Introduo.doc

10

1.4.10 Engrenagens para moinhos e laminadores Indstrias de fabricao de cimento, de borracha, de ao e em tratamento de minrio comum transmisso de elevada potncia e torque atravs de redutores dois ou mais estgios para acionar processos massivos de triturao ou laminao. A confiabilidade deve ser alta pois esses processos precisam prosseguir continuamente durante meses e qualquer parada cessa completamente a produo.

1.5 Bibliografia [itens 1.4.2 at 1.4.10 Petes Lenwander e Marrit falta detalhar a bibliografia]

Tarefa 01 - Grupo de 3 alunos 1. Identificar duas aplicaes de engrenagens, e apresentar estas aplicaes atravs de desenhos, fotografias, figuras copiadas, e descrever o mais detalhado possvel as caractersticas relativas ao tipo de engrenamento, materiais, lubrificao, manuteno, fabricao. 2. Expressar uma dvida relativa a aplicao de engrenagens que gostarias de ver resolvida no decorrer do curso de elementos de mquinas .

Potrebbero piacerti anche