Sei sulla pagina 1di 18

1

Uma seqncia didtica de leitura dos gneros capa e contracapa de DVD Maria Francisca Garcia Ueda
professora licenciada em Letras pela UEM Universidade Estadual de Maring, ps-graduada em Lngua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO. Faz parte do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE turma de 2007. Professora de Lngua Portuguesa da rede Pblica do Paran atua no Colgio Estadual Senador Moraes de Barros - ensino fundamental e mdio de Jussara-Pr.

RESUMO: A leitura tem sempre um papel fundamental na vida do ser humano. Desde o incio da escolaridade cobrada dos alunos a leitura de livros. Entretanto, podemos observar que a leitura pode ser encontrada em diversos lugares e no s nos livros (BARROS, 2002). Partimos dessa perspectiva de leitura para trabalharmos com o gnero capa e contracapa de DVD infantil, buscando no cotidiano do aluno algo de seu prprio interesse, pois esses textos esto acessveis nas locadoras e lojas; e para um aluno escolher um filme necessrio que ele olhe e leia a capa para assim decidir assistir ou no ao filme. Este material tem sua fundamentao terica baseada nos estudos de Bakthin (2003; 1992) que trata sobre o enunciado e o carter social e histrico da lngua. Segundo ele, todo enunciado comporta trs elementos: contedo temtico, estilo e construo composicional. Neste contexto trazemos um relato de experincia do trabalho realizado com a aplicao de uma seqncia didtica com o gnero capa e contracapa. Palavras-chave: gnero discursivo, DVD e leitura.

ABSTRACT: The reading is always a key role in the lives of human beings. Since the beginning of the school is charged with reading the book (BARROS, 2002). However, we can see that reading can be found in several places and not only in books. From this perspective of reading to work with the gender front and back cover of DVD in the daily lives of children seeking student something of their own interest, because these texts are available in rental stores and, to a student choose a movie you must look at it and read the cover then decide whether to attend or not the movie. This material has its theoretical foundation based on studies of Bakthin (2003; 1992) that comes on the wording and social character and history of language. In his statement contains all three elements: thematic content, style and construction composicional. In this context we bring a report of experience of work with SD. Key words: gender, DVD and reading.

Introduo Atualmente, muito se tem falado que os alunos no lem. Na prtica de sala de aula percebemos essa realidade; os alunos no tm interesse e julgamos ser necessrio despertar o gosto pela leitura. Consideramos que um dos objetivos de ensino de lngua portuguesa a leitura, no s a decodificao de sinais grficos, mas uma leitura crtica na qual o aluno saiba ler nas entrelinhas de um texto a viso de mundo, que ele saiba se posicionar diante de um texto lido, ou seja, formar um leitor crtico. Podemos perceber que na sociedade, a leitura est presente em todos os lugares, num outdoor, num cardpio, numa propaganda, numa ficha que temos que preencher, numa locadora, enfim no dia - a - dia de cada um. Pensando na realidade de Jussara, uma cidade de seis mil habitantes, um municpio de pequeno porte, com apenas uma biblioteca pblica e com poucas opes de lazer, tendo apenas uma locadora de filmes, optamos por trabalhar com material de interesse do aluno, no caso, a leitura de capa e contracapa de DVD infantil. Nessa atividade de leitura os alunos tiveram a oportunidade de ir locadora, conhecer o funcionamento da mesma, estar em contato com diversos tipos de filme, saber escolher, ver qual o agrada, e foi nesse momento que levamos o aluno a fazer uma leitura agradvel e necessria para sua realidade. Diante disso, esse artigo tem o objetivo de apresentar a seqncia didtica por ns elaborada e tambm algumas reflexes sobre sua aplicao. Para tanto, o artigo est dividido em dois grandes momentos: o primeiro, no qual delimitamos o arcabouo terico de nossos estudos e o segundo, contendo a descrio da seqncia didtica e algumas reflexes acerca de seu desenvolvimento.

1. Fundamentos terico-metodolgicos 1.1 Concepes de linguagem H vrias concepes de linguagem relacionadas lngua portuguesa, a saber: linguagem como expresso de pensamento, linguagem como instrumento de comunicao e linguagem como forma de interao.

Segundo Perfeito (2005), a concepo de linguagem como expresso do pensamento vem desde a Idade Mdia e s rompida no sc. XX por Saussure. Est relacionada com a capacidade do homem de organizar a lgica do pensamento e sua exteriorizao. Assim, a linguagem considerada a traduo do pensamento. Na linguagem como instrumento de comunicao, a lngua vista como um cdigo capaz de transmitir uma mensagem de um emissor a um receptor, isolada de sua utilizao. Desse modo, o estudo da lngua portuguesa mais o estudo da gramtica de forma estruturalista. A leitura de textos acontecia como uma decodificao, no precisava entender o texto, e sim decifrar o que estava escrito. A linguagem como forma de interao est centrada no indivduo e o meio social em que ele est inserido. Nas Diretrizes Curriculares citado que: ... a lngua configura um espao de interao entre sujeitos que se constituem por meio dessa interao. Ela mesma, a lngua, constitui-se, sobretudo pelo uso, ou seja, pelos sujeitos que interagem (PARAN, 2006, p.17). Nessa perspectiva, verificamos que a lngua no esttica, ela muda dependendo das condies do meio. S h lngua quando sujeitos interagem. Segundo Bakthin/ Volochinov (1992, p. 113), toda palavra comporta duas faces: ela determinada pelo fato de que procede de algum, como pelo fato de que se dirige para algum. Sendo assim, a palavra s tem significao quando utilizada pelo emissor e receptor, a palavra destinada para um ouvinte que ter seu significado compreendido. Oficialmente, reconhece-se: As diretrizes curriculares consideram o processo dinmico e histrico dos agentes na interveno verbal, tanto na constituio social da linguagem quanto dos sujeitos que por meio dela interagem (PARAN, 2006, p.20). Nessa perspectiva, devemos considerar tanto o aluno, como o meio em que ele vive. Bakhtin (2003, p.262) salienta: Evidentemente, cada enunciado particular individual, mas cada campo de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, os quais denominados gneros de discurso. Podemos constatar que cada indivduo tem sua prpria forma de expressar, porm, utilizamos os enunciados comuns a um meio social e assim falamos de variadas formas, dependendo do ambiente a que pertencemos. No meio social h vrios campos sociais que produzem determinados gneros discursivos chamamos de esferas, como por exemplo, esfera jornalstica, esfera religiosa, entre outras. Para o estudo da lngua portuguesa importante ter

essa concepo de gneros discursivos, pois utilizamos a linguagem como objeto de estudo. Tendo em vista que as Diretrizes Curriculares seguem a concepo sociointeracionista de linguagem, subsidiamos nosso estudo na perspectiva bakhtiniana do gnero discursivo, e nos apoiando tambm em leituras que explicam e articulam essa teoria com questes de ensino (DIONSIO; MACHADO; BEZERRA, 2002). Costa - Hbes (2006, p. 16) assinala: Para garantir, ento, o trabalho sistemtico com gneros, Dolz, Noverraz e Schnewly (2004, p. 95) apresentam um encaminhamento metodolgico organizado por meio de Seqncias Didticas (SD). Por SD entendemos um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemtica, em torno de um gnero textual (oral ou escrito). Dessa forma, a seqncia didtica ajuda ao aluno ter um domnio dos gneros discursivos, que ele ainda no tem conhecimento e cria condies para ele escrever e falar adequadamente. 1.2 O gnero discursivo: capa e contracapa de DVD infantil O gnero discursivo estudado est na esfera do cinema, embora tenha um campo amplo, utilizamos apenas capa e contracapa de DVD infantil. Cristvo (2002, p. 95) afirma: acreditamos que o domnio dos gneros como instrumentos possibilite aos agentes produtores e leitores uma melhor relao com os textos, pois, ao compreenderem como utilizar um texto pertencente a um determinado gnero, pressupe-se que esses agentes podero tambm transferir conhecimentos e agir com a linguagem de forma mais eficaz, mesmo diante de textos pertencentes a gneros ate ento desconhecidos. Sendo assim, podemos perceber a importncia da utilizao do gnero discursivo nas aulas de lngua portuguesa, pois trabalhamos com textos de interesse do aluno, mostrando a utilidade do gnero e sua funo, a aula fica mais agradvel e prazerosa. Nesse sentido, buscando um caminho para a construo do gnero capa e contracapa de DVD, vimos no modelo de SD para a quarta capa do livro um exemplo para comearmos nosso trabalho. Cristvo (2002), na sua pesquisa de doutorado desenvolvida no programa LAEL, da PUC/SP, mostra algumas caractersticas comuns quarta capa de livro.

Verificamos que algumas delas tambm esto presentes na contracapa de DVD. Por exemplo, em sua estrutura apresenta-se o comentrio sobre o filme com o objetivo de incentivar o pblico a se interessar em assistir o DVD. Nesse comentrio o texto d dicas ao leitor de como vai ser o DVD. No quadro abaixo elencamos algumas caractersticas encontradas nas contracapas de DVD:
Gnero Objetivo
Estrutura composicional Marcas enunciativas lingstico-

Contracapa de DVD

Informar o pblico sobre o filme para incentiv-lo a assistir

As partes textuais principais so: texto noverbal, como por exemplo, algumas cenas do filme; breve comentrio sobre a histria; ficha tcnica, contendo: o tempo do filme; os idiomas; a produtora; classificao; ano do filme; o tipo de filme e alguns DVD trazem jogos, como extras.

Uso da 3 pessoa; verbo no presente do indicativo e modo imperativo; uso de adjetivos, pronome de tratamento (voc).

2. A seqncia didtica e sua aplicao em sala de aula

O projeto de leitura Seqncia didtica dos gneros capa e contracapa de DVD foi aplicado no Colgio Estadual Senador Moraes de Barros, ensino fundamental e mdio, no primeiro semestre do ano de 2008, em uma sala de quinta srie, matutino. importante ressaltar que essa escola por ser a nica de ensino fundamental atende crianas de todas as classes sociais. A sala em que foi aplicada a SD formada por 39 alunos, considerada uma sala numerosa, pois para as turmas de quinta srie o nmero ideal de alunos seria de 30 a 35. Mas como s h uma sala no perodo matutino, acabou ficando com um nmero elevado de alunos. A turma composta por 23 meninos e 16 meninas, das mais diversas classes sociais, e a faixa etria de 10 a 11 anos, com exceo de 5 alunos que so repetentes de anos anteriores, tendo a idade de 13 a 15 anos. Por ser uma sala numerosa e termos esses alunos fora da faixa etria, nos deparamos com srios problemas de comportamento na sala, exigindo que no decorrer do primeiro bimestre fossem tomadas algumas providncias para melhorar o comportamento da sala. A SD comeou a ser aplicada em primeiro de abril e foi concluda em meados do ms de maio. A aplicao no foi seguida da forma como foi planejada, devido a esses problemas citados acima. O incio da SD aconteceu via comentrios de como uma locadora e da importncia da leitura na hora da locao de um DVD. Aps comentarmos, foi dado como tarefa para o fim de semana a visita locadora para que os alunos observassem e fizessem um relatrio de como a locadora. Os alunos foram e escreveram um relatrio fazendo comentrios do que viram e observaram. Alguns alunos apenas escreveram o que tinha na locadora, em tpicos, outros fizeram um texto mais elaborado, colocando data e detalhes de como foi visita na locadora. Aps a visita locadora, os alunos se reuniram em equipe para elaborar questes para entrevistar o dono da locadora. Nesse dia, os alunos acabaram conversando mais do que elaborando as perguntas. Acabou a aula e algumas equipes no terminaram as questes. Mas fizeram em casa e na aula seguinte reescreveram na apostila. Citamos aqui algumas das questes por eles elaboradas: 1) E se a pessoa pegar o filme e no devolver? O que acontece? 2) Qual o filme mais locado? 3) De onde vm os filmes? 4) Como se loca um filme? 5) Por que os filmes pornogrficos no podem ficar vista de todos? Alm disso, importante salientar que o dono da locadora no quis ir at a escola e pediu que os alunos fossem at l para ele dar a entrevista.

Fizemos ento, uma escala por equipe para irmos at a locadora fazermos entrevista, sendo que cada dia ia 3 equipes. Pudemos observar que no momento da entrevista os alunos se sentiram importantes com o gravador na mo fazendo as perguntas. O dono da locadora respondeu a todas as questes, embora algumas respostas no terem sido as esperadas, pois o mesmo no verificou no computador para dar as mesmas. Como por exemplo, qual o filme mais locado? O aluno queria saber o nome do filme, e o entrevistado respondeu ao. Mesmo assim, consideramos esse momento importante, pois ao sarem fora do ambiente escolar para fazer a atividade, vivenciaram a linguagem enquanto prtica social.

Uma das integrante das equipes fazendo a entrevista.

No decorrer da SD veio terceira atividade que era uma resenha sobre o filme Por gua Abaixo, retirado da revista on-line Atrevidinha. Abaixo reproduzimos as atividades elaboradas:

UNIDADE 3 Este texto que vamos ler foi retirado da revista atrevidinha on-line, seo T rolando.

Nesta seo so comentados os filmes, CDS que esto sendo lanados. Leia com ateno: Por gua abaixo Roddy um rato chique, da alta sociedade, que expulso do seu pedao e vai parar em Ratpolis, um mundo estranhssimo para ele, que fica embaixo das ruas de Londres. l que ele conhece a catadora de lixo Rita, que trabalha nos esgotos. Os dois vivero vrias aventuras e enfrentaro muitos perigos, desses que fazem qualquer rato tremer, como o vilo Toad e seus capangas. Divertidssimo! Agora responda: 1. Esse texto que acabamos de ler uma resenha. Uma das caractersticas da resenha apresentar uma sinopse do filme e dar a opinio do escritor sobre o filme. Esse texto traz essas informaes? Identifique-as no texto. 2. Ao ler essa resenha podemos imaginar como o filme? Justifique sua resposta. 3. Em relao ao texto verbal, quais informaes ele traz a respeito da histria do filme? 4. Qual a opinio do autor sobre o filme? Justifique sua resposta. 5. Lendo essa resenha, voc assistiria ao filme? Justifique sua resposta. 6. Voc j assistiu a esse filme? ( ) sim ( )no UNIDADE 4 Escreva nesse espao a verso final do seu resumo. Lembre-se conte a histria, relatando apenas os acontecimentos mais relevantes:

Nessa atividade todos participaram e responderam as questes. No dia quinze de abril, assistimos ao filme Por gua Abaixo. No geral, os alunos gostaram do filme, e de tarefa foi pedido o resumo do filme no caderno, para aps a leitura em sala passarmos a verso definitiva para o caderno de atividades. Os alunos conseguiram escrever as partes importantes do filme, pudemos perceber que eles tiveram a noo de personagens principais e fatos que so relevantes na histria. A seguir, apresentamos as questes relacionadas s capa e contracapas do filme Por gua Abaixo:

UNIDADE 5 Leia o encarte do DVD Por gua abaixo, observando a organizao do encarte. (Disponvel nas locadoras) Depois de observar a organizao do encarte de DVD, responda: 1. O ttulo do filme encontra-se na parte da frente do DVD, que podemos chamar de capa. Faa uma lista com as informaes que aparecem nessa capa. 2. Na capa colocado Dos criadores de SHREK Quem SHREK? Por que essa informao foi colocada na capa? 3. A parte de trs do encarte pode ser chamado de contracapa. Na contracapa tem a seguinte citao Humor para todos Folha de So Paulo. Por que as aspas foram usadas? 4. H um pequeno texto verbal na contracapa do DVD. Quais so as informaes deste texto que se referem histria do filme?
No desenho mais elogiado do ano, Roddy St. James, o mimado ratinho de estimao, acha que chegou l... at que entra literalmente pelo cano e vai para num submundo de rs ninjas, ratos-capangas e lesmas cantoras. Pra rolar de rir, diz o Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte, Esta surpreendente e criativa aventura cmica uma enxurrada de diverso tanto para crianas, quanto para adultos. (Por gua abaixo, 2006)

5.

Agora, circule frases ou partes deste texto que no se referem histria do filme. A que elas se referem?

6. Observe no texto verbal a primeira frase: No desenho mais elogiado do ano, se tirar a expresso mais muda o sentido? Justifique sua resposta. 7. As duas citaes que aparecem na contracapa podem criar no leitor desejo de assistir a esse desenho? Explique. 8. Alm do pequeno texto verbal, quais so as outras informaes contidas na contracapa? 9. Leia o texto do caa-palavra e compare-o com o texto verbal da contracapa do DVD Por gua abaixo. Qual dos dois traz mais informaes sobre o enredo da histria do filme. Justifique sua resposta. 10. Reflita e responda: O resumo que voc escreveu do filme Por gua abaixo poderia estar publicado na contracapa do DVD? Explique.

Nessa atividade comeou-se a apresentar para o aluno a estrutura composicional do gnero. Os alunos fizeram as atividades, mas pudemos perceber que eles no elaboraram muito bem as respostas, precisando sempre de o professor estar orientando na elaborao das mesmas. Ao final de cada unidade foi colocada

10

uma atividade ldica sobre o filme, como caa-palavras, cruzadinha, labirinto, desenho para colorir. Na unidade 5 foram propostas questes sobre o filme Happy Feet com o intuito de sistematizar o gnero estudado:

UNIDADE 6 Leia o encarte do DVD Happy Feet, observando a organizao do encarte. (Disponvel nas locadoras) 1. Observe que o nome do filme est em ingls. Por que voc acha que ele no foi traduzido para o portugus? Qual seria a traduo literal? 2. Ainda sobre o ttulo observe que embaixo do nome com letras menores e entre aspas est novamente Happy Feet. Por qu? 3. Na capa desse DVD aparece quatro nomes de pessoas. Quem so? Por que aparecem esses nomes se o DVD um desenho animado? 4. Leia:
Os pingins imperadores nasceram para cantar. Todos eles, a exceo do jovem Mano, que parece ter nascido para danar... e sapatear esse comportamento pouco comum para pingim acaba cavando a sada de Mano da Terra do Imperador e o lana em um mundo enorme e frio. Acompanhado por uns amigos e por um bando de pingins diferentes liderados pelo divertido Amoroso. Mano embarca em uma jornada pica e definitiva para sua vida, que prova que sendo fiel quilo que acredita, qualquer pessoa pode fazer diferena no mundo! Indicado ao Oscar* 2007 Melhor Filme de Animao.

Lendo o texto verbal da contracapa, voc consegue imaginar como vai ser a histria? Justifique. 5. No texto verbal algumas aes dos personagens acontecem no tempo presente, troque esses verbos por aes no passado.

a. ... Mano___________em uma jornada pica e definitiva para sua vida que prova
que sendo fiel quilo que ________________, qualquer pessoa pode fazer a diferena no mundo. (Happy feet, 2007) b. A mudana da ao verbal para o passado traz diferena ao texto? Justifique. 6. Voc j estudou o gnero contracapa. O que voc pode observar de comum entre elas?

7. Compare o texto da contracapa com o texto do caa-palavra. Os dois textos fazem


um resumo da histria? Justifique sua resposta:

11

No geral, nesse momento procuramos focar a questo sobre o nome original do filme, que sempre faz parte da capa. Outra informao levantada sobre a capa a colocao de nome dos atores que fazem as vozes dos personagens no desenho. Aqui tambm analisamos a funo do tempo verbal do presente do indicativo nas contracapas. Exps-se na unidade seguinte a capa e contracapa do filme Os semfloresta, cuja anlise e leitura se fez por meio das seguintes questes:

UNIDADE 7 Leia o encarte do DVD Os Sem-floresta, observando a organizao do encarte. (Disponvel nas locadoras) 1. Leia:
Nesta comdia de grande sucesso da DreamWorks, estas criaturinhas famintas pulam a cerca para procurar comida em Suburbia, E mais, confira o mini-filme, A AVENTURA DE HAMMY COM O BUMERANGUE... So os mais divertidos quatro minutos que voc ver este ano.

O texto verbal da contracapa conta a histria do filme como nos encartes anteriores? Justifique sua resposta. 2. Na contracapa h duas citaes, quem as fez? Por que utilizada a reticncias? 3. Quais informaes esto presentes na contracapa? 4. Qual a classificao do filme? importante essa informao numa contracapa? Justifique sua resposta. 5. No texto verbal temos a palavra criaturinhas, que est no diminutivo. a. Escreva-a no grau normal. b. Essa palavra est no sentido carinhoso ou pejorativo? c. Que outra palavra poderia substitu-la sem perder o sentido?

Na leitura deste encarte foram observados elementos composicionais e o uso dos adjetivos, uma caracterstica presente em todos os encartes, por ser um dos elementos lingsticos que qualificam o filme. At esse momento a maioria dos alunos participaram ativamente, todos queriam falar as respostas, causando at uma certa euforia, mas tudo transcorreu normalmente. O ltimo encarte trabalhado foi SHREK III. As atividades propostas foram as seguintes:

12

UNIDADE 8 Leia o encarte do DVD Sherk terceiro, observando a organizao do encarte. (Disponvel nas locadoras) 1. Qual o nome do filme? Por que foi usado o numeral terceiro? 2. Por que foi usada a citao para rir at ficar verde? O que significa essa expresso? Que outra expresso popular nos faz lembrar? 3. Na contracapa tem uma frase em destaque. Qual a frase? Ela uma citao? Justifique sua resposta. 4. Leia:
Prepare-se par os Terceiros o maior conto de fadas jamais contado continua, com uma hilariante comdia, de propores majestosas. Quando seu sogro-sapo d o ltimo suspiro, Shrek embarca em mais uma louca aventura, com Burro e Gato de Botas, para encontrar um novo herdeiro para o trono. Seu elenco favorito est de volta, trazendo novos personagens: Merlin, um mgico trapalho, um esquisito Arthur, uma turma de poderosas princesas e um bando de surpreendentes aparies. S mesmo Shrek para contar uma histria onde todos vo viver gargalhando para sempre. (Shrek terceiro, 2007)

O texto verbal da contracapa traz um resumo completo do desenho animado? Justifique sua resposta: 5. Identifique no texto o que no resumo.

6. Observe a frase: Quando seu sogro sapo d o ltimo suspiro, Shrek...


(Shrek terceiro, 2007) Que outro verbo poderia ser utilizado para substituir essa expresso sem mudar o sentido da frase? Reescreva-a com o verbo escolhido. 7. No texto verbal foram retirados alguns verbos, complete o texto com os verbos do banco de dados, sem mudar o sentido da frase:
BANCO DE DADOS VIR SAIR IR FALAR PROCURAR DEIXAR ESCREVER BUSCAR ESCONDER LER - APRONTAR PERMANECER PARECER

_____________ para os terceiros- o maior conto de fadas jamais _____________ ______________ com uma hilariante comdia, de propores majestosas. Quando seu sogro- sapo d o ltimo suspiro, Shrek _____________ em mais uma louca aventura..." (Shrek terceiro, 2007) 8. Observe as expresses destacadas e substitua-as, sem modificar o sentido.

a. ... com uma hilariante comdia de propores majestosas.

13

(Shrek terceiro, 2007)

b. Seu elenco favorito est de volta.


(Shrek terceiro, 2007) (Shrek terceiro, 2007) (Shrek terceiro, 2007)

c. ... uma turma de poderosas princesas. d. Merlin, um mgico trapalho.

A sala se empolgou bastante com a leitura da contracapa desse filme, pois o mesmo havia chegado a pouco tempo na locadora, e todos os alunos j haviam assistido aos primeiros filmes, e at o prprio SHREK III. As questes foram respondidas rapidamente. Eles tiveram um pouco de dificuldades com a atividade em que deveriam substituir os verbos por outros verbos do banco de dados. Depois trabalhamos a leitura de 4 encartes viabilizadas pelas atividades abaixo:

UNIDADE 9 Estudo da lngua Os adjetivos nas capas e contracapas de DVD. ADJETIVO: a palavra que modifica o substantivo, atribuindo-lhe uma caracterstica, um estado ou uma qualidade. Exemplos:

a) Roddy um rato chique... (Por gua abaixo, 2006).


A palavra chique caracteriza o personagem Roddy. Vamos relembrar alguns adjetivos trabalhados nas capas e contracapas de DVD.

b) ... o mimado ratinho... (Por gua abaixo, 2006) c) Os pingins imperadores nasceram para cantar. (Happy Feet, 2007) d) ... estas criaturinhas famintas... (Os sem- florestas, 2006)
seu elenco favorito est de volta... (Shrek terceiro, 2007) Os adjetivos nas capas e contracapas so utilizados para elogiar, os personagens, atribuirlhes caractersticas agradveis e positivas para incentivar os leitores a assistirem ao filme.

14

1. Vamos fazer uma atividade: Copie as frases dos exemplos acima substituindo os adjetivos destacados por adjetivos com valores negativos.

a) _______________________________________________________________ b) _______________________________________________________________ c) _______________________________________________________________ d) _______________________________________________________________ e) _______________________________________________________________


2. Complete os espaos com adjetivos sem alterar o sentido do texto. a) Mano um _________________ pingim que adora sapatear. (Happy Feet, 2007) b) Uma ____________________ jornada que lhe mostrar como ____________________ ser fiel a si mesmo. (Happy Feet, 2007) c) Nesta comdia de _________________ sucesso da DreamWorks... d) ... Mas ele no contava com a _____________ apario de Sid, um rato ____________ que vivia nos esgotos da cidade. (Por gua abaixo, 2006)

Dessa forma, os alunos aos poucos observaram a organizao do encarte, passando-se sistematizao do gnero, sendo que nesse momento apresentamos para o aluno as partes que compem a capa e contracapa. Para finalizar a SD foi elaborada uma atividade de montagem de uma capa e contracapa, com o objetivo de verificar se os alunos conseguiram compreender e se apropriar das caractersticas discursivas do gnero estudado. Nessa etapa, eles elaboraram um encarte como se fosse continuao do filme assistido Por gua Abaixo. Atravs da produo de encarte pudemos verificar que eles sistematizaram bem o gnero. Todas as capas apresentaram ttulo fazendo referncia continuao do filme, todos os alunos usaram adjetivos e vrios usaram verbos no imperativo para fazer a chamada ao leitor.

UNIDADE 10 Produo de texto

15

Em geral, a capa traz alguns dados importantes: ttulo do DVD (em portugus e em ingls), produtora, desenho dos personagens e em algumas capas h comentrios sobre o filme. Atravs da ilustrao (desenho) possvel, por exemplo, imaginar o tema do filme (animao). Na contracapa temos uma sinopse do filme, a ficha tcnica (durao do filme, legenda, udio, cor, etc.), o produtor, bnus, comentrios de crticos e patrocinadores. Podemos observar que a funo da contracapa de incentivar o leitor a comprar ou locar o DVD, pois sempre traz expresses positivas sobre o filme. Agora, depois de analisarmos algumas capas e contracapas de DVD, vamos criar a nossa. Ns assistimos ao filme Por gua abaixo, j vimos sua contracapa. Agora vamos criar a continuao do filme.

Apresentamos abaixo duas contracapas produzidas pelos alunos. Informamos que nesse momento ainda no haviam sido feitas correes ortogrficas e sintticas. Essa etapa realizou-se no momento da refaco individual dos textos. Antes disso, nosso objetivo foi verificar a apropriao pelos alunos do funcionamento discursivo e social e da constituio composicional do gnero at ento estudado:

16

17

Consideraes finais Analisando a produo textual dos alunos da capa e contracapa, podemos afirmar que utilizar gneros que sejam de interesse do aluno torna as aulas mais atrativas e os alunos conseguem aprender com mais facilidade. Nas aulas de lngua portuguesa devemos trabalhar com diversos materiais de leitura, no s com aqueles veiculados no livro didtico, pois tudo ao nosso redor, ao se considerar o carter social da linguagem, pode ser um material didtico muito rico para uma aula, cabe ao professor valoriz-lo e saber transpor didaticamente. Portanto, o grande desafio est nesse momento de transposio didtica, pois o mesmo necessita de muito estudo e reflexo. Nesse sentido, destacamos a importncia do programa PDE, ao liberar o professor QPM de suas atividades para que tivesse tempo para voltar universidade e estudar, ler e criar seu prprio material didtico. Apesar das lacunas e dos imprevistos vividos no transcorrer desse programa de formao continuada, podemos afirmar que o mesmo, via parceria com a universidade, pode abrir novos caminhos para a educao. De forma geral, consideramos que este trabalho mostrou que trabalhar com gneros uma tima opo para despertar o interesse pela leitura. Hoje acreditamos que o aluno ir ler o encarte antes de locar ou comprar um filme; dessa forma, o gnero cumpre com sua funo social.

18

Referncias bibliogrficas:
BAKHTIN, M. Os gneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. 4.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306. BAKHTIN, M / VOLOCHINOV,V.N. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. So Paulo: Hucitec, 1992. BARROS, R. Leitura, o grande desafio do ensino. Disponvel em

http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12129 Acesso em: 20 junho 2007. COSTA-HBES, Terezinha da Conceiao et al. Seqncia didtica: uma proposta para o ensino da lngua portuguesa nas series iniciais. Grfica Assoeste e Editora LTDA: Cascavel, 2006. CRISTVO, Vera Lcia. Lopes. Gneros e ensino de leitura em LE: os modelos didticos de gneros na construo e avaliao de material didtico. 2002. Tese (pesquisa de doutorado) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gneros textuais e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002. PARAN, Secretaria de Estado da educao. Diretrizes Curriculares da Rede Pblica de Educao Bsica do Estado do Paran: Lngua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2006. PERFEITO, A.M Concepes de linguagem e ensino de lngua portuguesa. In. RITTER, L.C. B; SANTOS, AR. (org). Formao dos professores E AD 18. V.1. Maring: EDUEM, 2005, p. 27 -79.

Potrebbero piacerti anche