Sei sulla pagina 1di 42

Exerccios Clculo Estequiometrico

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Puccamp) A preocupao com as algas As cianobactrias podem, sob certas condies, crescer com rapidez nos cursos d'gua, formando colnias visveis. A maioria dos casos de intoxicao por ingesto desses organismos foi observada aps aplicao de sulfato de cobre em guas com alta densidade de plncton vegetal. Isso podia ser esperado: a aplicao constante de sulfato de cobre faz com que as algas morram e sua parede celular se rompa, liberando as toxinas na gua. Por isso, atualmente o uso dessa substncia como desinfetante no recomendado. (Adaptado de "Cincia Hoje". v. 25, n 145, dezembro/98, p. 33) 1. Sulfato de cobre pode ser utilizado na agricultura como fungicida e tambm para transformar o lcool hidratado (mistura azeotrpica contendo 4%, em massa, de gua) em lcool anidro. Cu SO + 5 HO Cu SO . 5 HO (pouco solvel no lcool) Assim, para obter-se 96 kg de lcool anidro a custa de cerca de 100 kg de lcool hidratado, a massa de sulfato de cobre anidro utilizada , aproximadamente, Dados: Massa molar (g/mol) CuSO...160 HO.........18 a) 20 kg b) 10 kg c) 9 kg d) 7 kg e) 5 kg TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ueg) CIDO CLORDRICO O composto qumico cido clordrico uma soluo aquosa, altamente cida, de cloreto de hidrognio (HC). extremamente corrosivo e deve ser manuseado apenas com as devidas precaues. O cido clordrico normalmente utilizado como reagente qumico, e um dos cidos fortes que se ioniza completamente em soluo aquosa. O cido clordrico concentrado tem um pH menor que 1. Uma soluo aquosa de HC 1 molar tem pH = 0. O cido clordrico foi descoberto pela primeira vez em torno do ano 800 pelo alquimista Persa Jabir Ibn Hayyan (Geber), misturando sal comum com cido sulfrico (vitrolo): 2 NaC + HSO NaSO + 2 HC Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki%c3%81cido_clor%c3%addrico> Acesso em 16 maio 2005.

1
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

2.

Sobre a sntese de cido clordrico a partir do cloreto de sdio e cido sulfrico, julgue as afirmaes a seguir: I. Essa sntese representada por uma reao de neutralizao. II. Alm do cido clordrico forma-se o sal bsico sulfato de sdio. III. A partir de 73,125 g de NaC, considerando-se um rendimento de 80 %, so obtidos 22,4 L de HC(g), nas CNTP. Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas as afirmaes I e II so verdadeiras. b) Apenas as afirmaes II e III so verdadeiras. c) Apenas a afirmao II verdadeira. d) Apenas a afirmao III verdadeira. e) Todas as afirmaes so verdadeiras. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Enem) Na investigao forense, utiliza-se luminol, uma substncia que reage com o ferro presente na hemoglobina do sangue, produzindo luz que permite visualizar locais contaminados com pequenas quantidades de sangue, mesmo superfcies lavadas. proposto que, na reao do luminol (I) em meio alcalino, na presena de perxido de hidrognio (II) e de um metal de transio (M(n)), forma-se o composto 3-aminoftalato (III) que sofre uma relaxao dando origem ao produto final da reao (IV), com liberao de energia (hv) e de gs nitrognio (N). (Adaptado. "Qumica Nova", 25, no 6, 2002. pp. 1003-10) Dados: pesos moleculares: Luminol = 177 3-aminoftalato = 164

2
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

3.

Na anlise de uma amostra biolgica para anlise forense, utilizou-se 54 g de luminol e perxido de hidrognio em excesso, obtendo-se um rendimento final de 70 %. Sendo assim, a quantidade do produto final (IV) formada na reao foi de a) 123,9. b) 114,8. c) 86,0. d) 35,0. e) 16,2. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Uel) Um medicamento polivitamnico e polimineral traz a seguinte informao tcnica em sua bula: "Este medicamento consiste na associao do acetato de tocoferol (vitamina E), cido ascrbico (vitamina C) e os oligoelementos zinco, selnio, cobre e magnsio. Estas substncias encontram-se numa formulao adequada para atuar sobre os radicais livres. O efeito antioxidante do medicamento fortalece o sistema imunolgico e combate o processo de envelhecimento."

3
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

4. Considere um comprimido do medicamento com 15 mg de vitamina E. Essa quantidade de vitamina E foi colocada no interior de um recipiente provido de um mbolo mvel e oxignio gasoso em quantidade suficiente para a combusto total da amostra. Esse recipiente, contendo a vitamina E e o gs oxignio, foi colocado em um forno. Aps a queima total dos 15 mg de vitamina E, ocorreu a formao de "n" mol de gs carbnico e gua. Os produtos formados foram submetidos s condies de temperatura (T) e presso (P), conforme descritas na tabela a seguir (desprezar a presena da gua).

Dado: "n" a representao genrica da quatidade em mol de gs carbnico formado a partir da combusto de 15 mg de vitamina E. De acordo com as informaes apresentadas, correto afirmar: a) No experimento A, o volume de CO (g) formado (22,4/n) L. b) O volume de CO (g) formado no experimento B 100 vezes maior que o volume de CO (g) formado no experimento A. c) O volume de CO (g) formado no experimento C 5 vezes maior que o volume de CO (g) formado no experimento A. d) O volume de CO (g) formado no experimento D 500 vezes maior do que o volume de CO (g) formado no experimento A. e) O volume de CO (g) formado no experimento B 5 vezes maior que o volume de CO (g) formado no experimento D. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Puccamp) Uma das fontes do dixido de enxofre, um dos gases precursores da chuva cida, a ustulao de sulfetos metlicos (aquecimento em correntes de ar ou oxignio) para obteno de metais. Este gs pode ser retido na fonte poluidora, fazendo-o passar por carbonato de clcio. As equaes que representam tal "reteno" de SO so: CaCO + SO CaSO + CO CaSO + 1/2 O CaSO Geralmente, obtm-se um resduo contendo mistura de sulfito e sulfato de clcio, que pode ser convertida em gesso.

4
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

5. Considerando que todo o SO produzido na ustulao possa ser transformado em sulfito e sulfato de clcio, calcula-se que cada quilograma de carbonato de clcio consegue "reter" um volume de SO que, medido nas CATP (Condies Ambiente de Temperatura e Presso), prximo de Dados: Volume molar de gs nas CATP = 25 L/mol Massa molar do CaCO = 100 g/mol a) 25 L b) 50 L c) 100 L d) 175 L e) 250 L TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Uel) Um joalheiro possui uma barra metlica constituda de uma liga ouro-cobre. Desejando separar e quantificar os dois metais, solicitou a um qumico que realizasse os procedimentos necessrios. Para a separao e quantificao de cada um dos metais desta barra, utilizando os reagentes em quantidades estequiomtricas, foram realizados os seguintes procedimentos: Dados: Massas molares (g/mol): H=1; N=14; O=16; Cu=64; Zn=65; Au=197 6.

Considere que o Zn em p foi adicionado em quantidade suficiente para completar a reao, e que os slidos X e Y tm pureza de 100%. Sabendo que a porcentagem de ouro da barra metlica de 60% e que na etapa 3 foram usados 13 gramas de zinco em p, assinale a alternativa que apresenta as massas dos slidos X e Y recuperados nas etapas 2 e 4, respectivamente. a) Slido X (grama): 8,5; Slido Y (grama): 23,5 b) Slido X (grama): 19,2; Slido Y (grama): 12,8 c) Slido X (grama): 39,4; Slido Y (grama): 26,3 d) Slido X (grama): 26,3; Slido Y (grama): 39,4 e) Slido X (grama): 12,8; Slido Y (grama): 19,2

5
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Unicamp) Vivemos em uma poca notvel. Os avanos da cincia e da tecnologia nos possibilitam entender melhor o planeta em que vivemos. Contudo, apesar dos volumosos investimentos e do enorme esforo em pesquisa, a Terra ainda permanece misteriosa. O entendimento desse sistema multifacetado, fsico-qumicobiolgico, que se modifica ao longo do tempo, pode ser comparado a um enorme quebra-cabeas. Para entend-lo, necessrio conhecer suas partes e associ-las. Desde fenmenos inorgnicos at os intrincados e sutis processos biolgicos, o nosso desconhecimento ainda enorme. H muito o que aprender. H muito trabalho a fazer. Nesta prova, vamos fazer um pequeno ensaio na direo do entendimento do nosso planeta, a Terra, da qual depende a nossa vida. 7. A Terra um sistema em equilbrio altamente complexo, possuindo muitos mecanismos auto-regulados de proteo. Esse sistema admirvel se formou ao longo de um extenso processo evolutivo de 4550 milhes de anos. A atmosfera terrestre parte integrante desse intrincado sistema. A sua existncia, dentro de estreitos limites de composio, essencial para a preservao da vida. No grfico a seguir, pode-se ver a abundncia relativa de alguns de seus constituintes em funo da altitude. Um outro constituinte, embora minoritrio, que no se encontra na figura o oznio, que age como filtro protetor da vida na alta atmosfera. Na baixa atmosfera, a sua presena danosa vida, mesmo em concentraes relativamente baixas.

a) Considerando que o oznio seja formado a partir da combinao de oxignio molecular com oxignio atmico, e que este seja formado a partir da decomposio do oxignio molecular, escreva uma seqncia de equaes qumicas que mostre a formao do oznio. b) Tomando como base apenas o grfico e as reaes qumicas citadas no item a, estime em que altitude a formao de oznio mais favorecida do ponto de vista estequiomtrico. Justifique.

6
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Puccamp) A levedao do po e a fermentao alcolica so as primeiras tecnologias de que se tm notcia. Um suco de uva transforma-se em vinho e um repelente mingau de cevada e centeio torna-se usque ou cerveja. Em todos esses casos o 'trabalho' feito por uma levedura (um tipo de fungo), em um processo usado h milnios pela humanidade para obter alimento e prazer. As leveduras mais usadas hoje, na fabricao tanto de pes quanto de vinhos, so as do gnero 'Saccharomyces'. (Adaptado de Anita D. Panek. "Cincia Hoje". v. 33, no 195, julho de 2003, p. 62) 8. Na fermentao alcolica, acares so transformados em etanol e dixido de carbono:

Em soluo aquosa, na fermentao de 1,0 10 mols de sacarose, com fermento adequado, quantos mols de dixido de carbono so liberados? (Desprezar a quantidade desse gs que se solubiliza na gua) a) 2 10 mols b) 4 10 mols c) 2 10 mols d) 3 10 mols e) 4 10 mols TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufrn) Num balo de vidro, com dois litros de capacidade e hermeticamente fechado, encontra-se uma mistura gasosa constituda por hidrognio (H), hlio (He) e oxignio (O), na qual existe 0,32 g de cada gs componente, nas condies ambientais de temperatura e presso. A reao de formao de gua iniciada por meio de uma fasca eltrica produzida no interior do balo. 9. Na reao de formao de gua (HO), houve um excesso de reagente igual a a) 0,02 mol de H. b) 0,14 mol de H. c) 0,08 mol de O. d) 0,15 mol de O.

7
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Pucmg) A amnia (NH) uma substncia qumica muito importante para a indstria. Ela uti lizada na preparao dos produtos de limpeza, dos explosivos, dos fertilizantes, das fibras de matria txtil, etc. A sntese de NH realizada em fase gasosa, temperatura de aproximadamente 450C, de acordo com a seguinte reao: N + 3H 2NH + energia 10. Se a mistura inicial de 30 mols de N e 75 mols de H, que quantidade de NH ser produzida, em mols, teoricamente, se a reao de sntese for completa? a) 30 b) 50 c) 60 d) 75

11. (Enem) O ferro pode ser obtido a partir da hematita, minrio rico em xido de ferro, pela reao com carvo e oxignio. A tabela a seguir apresenta dados da anlise de minrio de ferro (hematita) obtido de vrias regies da Serra de Carajs.

No processo de produo do ferro, a slica removida do minrio por reao com calcrio (CaCO). Sabe-se, teoricamente (clculo estequiomtrico), que so necessrios 100g de calcrio para reagir com 60g de slica. Dessa forma, pode-se prever que, para a remoo de toda a slica presente em 200 toneladas do minrio na regio 1, a massa de calcrio necessria , aproximadamente, em toneladas, igual a: a) 1,9. b) 3,2. c) 5,1. d) 6,4. e) 8,0.

8
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

12. (Enem) O esquema ilustra o processo de obteno do lcool etlico a partir da cana-de-acar.

Em 1996, foram produzidos no Brasil 12 bilhes de litros de lcool. A quantidade de cana-de-acar, em toneladas, que teve de ser colhida para esse fim foi aproximadamente a) 1,7 x 10. b) 1,2 x 10. c) 1,7 x 10. d) 1,2 x 10. e) 7,0 x 10. 13. (Enem) Atualmente, sistemas de purificao de emisses poluidoras esto sendo exigidos por lei em um nmero cada vez maior de pases. O controle das emisses de dixido de enxofre gasoso, provenientes da queima de carvo que contm enxofre, pode ser feito pela reao desse gs com uma suspenso de hidrxido de clcio em gua, sendo formado um produto no poluidor do ar. A queima do enxofre e a reao do dixido de enxofre com o hidrxido de clcio, bem como as massas de algumas das substncias envolvidas nessas reaes, podem ser assim representadas: enxofre (32g) + oxignio (32g) dixido de enxofre (64g) dixido de enxofre (64g) + hidrxido de clcio (74g) produto no poluidor Dessa forma, para absorver todo o dixido de enxofre produzido pela queima de uma tonelada de carvo (contendo 1% de enxofre), suficiente a utilizao de uma massa de hidrxido de clcio de, aproximadamente, a) 23 kg. b) 43 kg. c) 64 kg. d) 74 kg. e) 138 kg.

9
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

14. (Ufpe) Superxido de potssio, KO, utilizado em equipamentos de respirao em sistemas fechados para remover o dixido de carbono e a gua do ar exalado. A remoo de gua gera oxignio para a respirao pela reao: 4 KO(s) + 2 HO() 3 O(g) + 4 KOH(s) O hidrxido de potssio remove o dixido de carbono do equipamento pela reao: KOH(s) + CO(g) KHCO(s) Dados: Massas molares (g . mol-): K = 39; H = 1; O = 16. A massa de superxido de potssio necessria para gerar 20 g de O ser: (indique o inteiro mais prximo) 15. (Ufpr) A introduo da balana, no sculo XVIII, por Lavoisier, levou percepo de que as transformaes qumicas so regidas por leis naturais, como as enunciadas a seguir: "A massa total de um sistema fechado no varia, qualquer que seja o processo qumico que nele venha a ocorrer." (Lavoisier) "Uma determinada substncia, qualquer que seja a sua origem, sempre formada pelos mesmos elementos qumicos, combinados na mesma proporo em massa." (Proust) Com relao a essas leis ponderais, suponha que dois elementos qumicos hipotticos A e B combinam-se para formar dois compostos diferentes, X e Y. Considere as informaes seguintes sobre a formao desses dois compostos. I - Uma mistura contm inicialmente 30 g de A e 65 g de B. Em determinadas condies, A combina-se com B formando o composto X, permanecendo 5,0 g de B sem se combinar. II - Em outras condies, a partir de uma mistura contendo inicialmente 14 g de A e 30 g de B, o composto Y foi obtido, permanecendo 4,0 g de A sem se combinar. Com base nessas informaes, correto afirmar: (01) Em I e II foram produzidos, respectivamente, 90 g de composto X e 40 g de composto Y. (02) Para formar o composto X, cada grama de A necessita de 2,0 g de B. (04) Para produzir 12 g do composto Y, sero necessrios 3,0 g de A e 9,0 g de B. (08) As massas de B que se combinam com a mesma massa de A para formar os compostos X e Y, respectivamente, obedecem proporo de 3 para 2. (16) As massas de A que se combinam com 6,0 g de B para formar os compostos X e Y so, respectivamente, 2,0 g e 3,0 g.

10
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

16. (Ufsc) "Houston, we have a problem". Ao enviar essa mensagem em 13 de abril de 1970, o comandante da misso espacial Apollo 13, Jim Lovell, sabia: a vida de seus companheiros e a sua prpria estavam em perigo. Um dos tanques de oxignio da nave explodira. Uma substncia, o superxido de potssio (KO), poderia ser utilizada para absorver o CO e ao mesmo tempo restaurar o O na nave. CALCULE, segundo a equao KO+ CO KCO + 3/2O, a massa, em kg, de KO necessria para consumir todo o CO exalado por um tripulante durante 72 horas se, em mdia, uma pessoa exala 1,0 kg de CO por dia. (O = 16, C = 12, K = 39). Arredonde o resultado numrico encontrado para o nmero inteiro mais prximo. 17. (Fuvest) Para demonstrar a combusto de substncias em oxignio puro, este gs pode ser gerado a partir de gua sanitria e gua oxigenada, que contm, respectivamente, hipoclorito de sdio e perxido de hidrognio. A reao que ocorre pode ser representada por NaClO + HO NaCl + HO + O(g) assim que, num frasco, coloca-se certo volume de gua oxigenada e acrescenta-se, aos poucos, certo volume de gua sanitria. Observa-se forte efervescncia. Ao final da adio, tampa-se o frasco com um pedao de papelo. Em seguida, palha de ao, presa a um fio de cobre, aquecida em uma chama at ficar em brasa. O frasco com oxignio destampado e, rapidamente, a palha de ao rubra nele inserida. Ento, observa-se luminosidade branca intensa, com partculas de ferro incandescentes espalhando-se pelo frasco. a) Calcule o volume de gua sanitria quando se usa, no experimento, um frasco de volume adequado, sabendo-se que deve ser gerado, nas condies ambiente, um volume de 500 mL de oxignio, volume este suficiente para expulsar o ar e preencher o frasco. b) Explique por que, ao ar atmosfrico, o ferro fica apenas vermelho rubro, mas queima rapidamente, quando exposto a oxignio puro. Dados: volume molar do oxignio nas condies ambiente ...............................................25,0 L/mol massa molar do Cl ...........................35,5 g/mol densidade da gua sanitria..............1,0 g/mL composio da gua sanitria: 2,13g de Cl, na forma de hipoclorito, em 100g de soluo aquosa. 18. (Ita) Deseja-se preparar 57 gramas de sulfato de alumnio [A(SO)] a partir de alumnio slido (A), praticamente puro, e cido sulfrico (HSO). O cido sulfrico disponvel uma soluo aquosa 96 %(m/m), com massa especfica de 1,84 gcm-. a) Qual a massa, em gramas, de alumnio necessria para preparar a quantidade de A(SO) especificada? Mostre os clculos realizados. b) Qual a massa, em gramas, de cido sulfrico necessria para preparar a quantidade de A(SO) especificada? Mostre os clculos realizados. c) Nas condies normais de temperatura e presso (CNTP), qual o volume, em litros, de gs formado durante a preparao da quantidade de A(SO) especificada? Mostre os clculos realizados. d) Caso a quantidade especificada de A(SO) seja dissolv ida em gua acidulada, formando 1 L de soluo, qual a concentrao de ons A e de ons SO existentes nesta soluo?

11
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

19. (Pucmg) O lcool etlico (CHOH), usado como combustvel, pode ser obtido industrialmente pela fermentao da sacarose (CHO) , representada simplificadamente pelas equaes: CHO + HO 2 CHO 2 CHO 4 CHOH + 4 CO Partindo-se de uma quantidade de caldo de cana que contenha 5 mols de sacarose e admitindose um rendimento de 80%, o nmero de mols de lcool etlico obtido ser igual a: a) 20 b) 16 c) 10 d) 8Dados: C = 12; H = 1; O = 16.

20. (Pucmg) O oxignio pode ser obtido atravs da decomposio trmica do clorato de potssio (KClO), conforme a reao: KClO(s) KCl + 3/2 O(g) O volume de oxignio obtido, nas CNTP, pela decomposio de 24,5 g de clorato de potssio, igual a: a) 3,36 L b) 6,72 L c) 13,44 L d) 22,40 L

21. (Pucpr) Dados: M(Na) = 23,00 g/mol M(S) = 32,00 g/mol M(O) = 16,00 g/mol M(H) = 1,00 g/mol As quantidades de hidrxido de sdio e cido sulfrico necessrias para a obteno de 72,5 g de sulfato de sdio so, respectivamente: a) 38,7 g e 33,8 g b) 40,8 g e 50,0 g c) 20,4 g e 60,0 g d) 36,2 g e 54,0 g e) 30,0 g e 42,5 g

12
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

22. (Puc-rio) O sulfato de brio (BaSO) usado como contraste em exames radiolgicos e pode ser obtido pela seguinte reao: BaCl(aq) + HSO(aq) BaSO(s) + 2HCl(aq) Que volume de soluo aquosa de cido sulfrico (HSO) 1,5 mol L deve ser utilizado para se obter 30 mols de BaSO? Considere que existe excesso de BaCl. a) 6 L b) 12 L c) 15 L d) 20 L e) 25 L 23. (Puc-rio) Queimando-se um saco de carvo de 3 kg, numa churrasqueira, com rendimento de 90%, quantos quilogramas de CO so formados? a) 2,7 b) 3,0 c) 4,4 d) 9,9 e) 11 24. (Pucrs) O carbeto de silcio (SiC) possui uma estrutura idntica do diamante e, por isso, apresenta elevada dureza, sendo utilizado, por exemplo, na confeco de esmeril para afiar facas e no corte de vidros. Uma forma de obteno do carbeto de silcio d-se por meio da reao de aquecimento de coque com areia, conforme expressa a equao a seguir: 3 C + SiO SiC + 2 CO A massa de carbeto de silcio, em kg, que se forma a partir da utilizao de 1kg de carbono presente no coque , aproximadamente, a) 0,33 b) 0,78 c) 1,11 d) 1,44 e) 3,33

13
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

25. (Unesp) O sulfato de brio (BaSO) um sal muito pouco solvel. Suspenses desse sal so comumente utilizadas como contraste em exames radiolgicos do sistema digestivo. importantssimo que no ocorra dissoluo de ons brio, Ba, no estmago. Estes ons so extremamente txicos, podendo levar morte. No primeiro semestre de 2003, vrios pacientes brasileiros morreram aps a ingesto de um produto que estava contaminado por carbonato de brio (BaCO), em uma proporo de 13,1 % em massa. O carbona to de brio reage com o cido clordrico (HC) presente no estmago humano, produzindo cloreto de brio (BaC) que, sendo solvel, libera ons Ba que podem passar para a corrente sangnea, intoxicando o paciente. a) Escreva a equao qumica que representa a reao que ocorre no estmago quando o carbonato de brio ingerido. b) Sabendo que o preparado uma suspenso 100% em massa do slido por volume da mesma e que cada dose de 150 mL, calcule a massa de ons Ba resultante da dissoluo do carbonato de brio na ingesto de uma dose do preparado contaminado. Massas molares, em g.mol-: brio = 137,3; carbono = 12,0; oxignio = 16,0. 26. (Enem) Em setembro de 1998, cerca de 10.000 toneladas de cido sulfrico (HSO) foram derramadas pelo navio Bahamas no litoral do Rio Grande do Sul. Para minimizar o impacto ambiental de um desastre desse tipo, preciso neutralizar a acidez resultante. Para isso pode-se, por exemplo, lanar calcrio, minrio rico em carbonato de clcio (CaCO), na regio atingida. A equao qumica que representa a neutralizao do HSO por CaCO, com a proporo aproximada entre as massas dessas substncias :

Pode-se avaliar o esforo de mobilizao que deveria ser empreendido para enfrentar tal situao, estimando a quantidade de caminhes necessria para carregar o material neutralizante. Para transportar certo calcrio que tem 80% de CaCO, esse nmero de caminhes, cada um com carga de 30 toneladas, seria prximo de a) 100. b) 200. c) 300. d) 400. e) 500.

14
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

27. (Uerj) O cido nicotnico e sua amida, a nicotinamida, so os componentes da vitamina B, fundamental n o metabolismo de glicdios. A frmula estrutural dessa amida pode ser obtida substituindo o grupo CH da posio 3 do anel benznico da fenil-metanamida por um tomo de nitrognio. (Dados: C = 12; N = 14; H = 1; O = 16). a) Apresente a frmula estrutural da nicotinamida. b) Calcule o nmero de pessoas que, a partir de um mol de cido nicotnico, CHNO, podem receber uma dose de 15 mg desse cido. 28. (Ufes) Uma amostra de calcrio dolomtico, contendo 60% de carbonato de clcio e 21% de carbonato de magnsio, sofre decomposio quando submetida a aquecimento, segundo a equao a seguir: CaCO(s) + MgCO(s) CaO(s) + MgO(s) + 2CO(g) A massa de xido de clcio e a massa de xido de magnsio, em gramas, obtidas com a queima de 1 quilo de calcrio so, respectivamente, a) 60 ; 21 b) 100 ; 84 c) 184 ; 96 d) 336 ; 100 e) 600 ; 210 29. (Uff) Dentre os alimentos que ingerimos, os carboidratos so preferencialmente utilizados para produzir energia, por exemplo, para manter a temperatura corporal, atividades musculares, e outras funes. Uma equao representativa desse processo se fundamenta na oxidao da glicose CHO. a) Escreva a reao representativa da combusto de um mol de glicose. b) Se 900 g de glicose so consumidos pelo organismo durante um certo perodo, que massa de CO ser produzida?

15
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

30. (Ufrj) Um dos processos mais usados para purificar ouro consiste no borbulhamento de cloro gasoso atravs de ouro impuro fundido. O ouro no reage com o cloro, enquanto os contaminantes so removidos na forma de cloretos. O grfico a seguir apresenta os dados de um processo de refino de uma liga de ouro que contm 8% em massa de prata e 2% em massa de cobre, e relaciona o decaimento da quantidade dos contaminantes com o tempo de reao.

Deseja-se refinar 1 kg dessa liga. Calcule a massa de prata e de cobre metlicos presentes quando o processo atingir o tempo de meia-vida da prata na reao de clorao.

16
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

31. (Ufrn) Sulfato de brio (BaSO), substncia bastante densa, comporta-se como material radiopaco, capaz de barrar os raios X. Apesar da grande toxidade do on brio (Ba), o referido composto, sendo muito insolvel, pode ser ingerido sem risco de absoro pelo tubo digestivo e depois totalmente eliminado nas fezes. Por essas propriedades, tem sido amplamente usado como contraste em exames radiolgicos do tubo digestivo. Porm, deve-se garantir que esse sulfato de brio esteja bastante puro, livre de outros compostos que possam liberar on brio (Ba) dissolvido na corrente sangnea, onde sempre se mostra letal, mesmo em pequenas doses. A infeliz tentativa de obteno de sulfato de brio pela reao de carbonato de brio com cido sulfrico por certa indstria farmacutica resultou em sulfato impuro com 14% de carbonato, cuja ingesto causou diversas mortes em pacientes de radiologia. Adaptado de: "poca", 06 de jun. de 2003. No quadro a seguir, so fornecidas algumas propriedades de substncias possivelmente envolvidas na questo.

Baseando-se nas informaes do texto e do quadro acima, responda s solicitaes propostas. Dado: Ba = 137; C = 12; O = 16. a) Explique, segundo a lei das propores definidas, por que o sulfato de brio (BaSO) obtido continha impureza de carbonato de brio (BaCO). b) Explique, considerando que o carbonato de brio (BaCO) reage com o cido clordrico (HC) presente no estmago humano, como foi possvel a absoro dos ons brio (Ba) pelo sistema digestivo. c) Calcule a massa de sulfato de brio impuro (com 14% de BaCO) suficiente para matar um paciente, sabendo que a dose letal mdia do on Ba 35 mg.

17
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

32. (Ufrrj) A mistura de hidrazina (NH()), perxido de hidrognio (HO()) e Cu (catalisador) usada na propulso de foguetes. A reao altamente exotrmica, apresenta aumento significativo de volume e os produtos so N(g) e HO(g). Considerando que a reao ocorra a 427C e 2,0 atm e que as densidades da hidrazina e do perxido sejam 1,01 e 1,46 g/mL, respectivamente, pede-se: a) a equao balanceada para a transformao qumica, b) a variao de volume do processo quando so misturados 16 g de hidrazina e 34 g de perxido. (Dado: R = 0,082 atm.L.mol-.K-). 33. (Ufrrj) O airbag um dispositivo usado em automveis para proteger os motoristas num eventual acidente. Ele inflado pelo gs nitrognio produzido na reao a seguir:

Considerando uma massa de 19,5 g de azida de sdio (NaN), a 27C e 1 atm de presso, pede -se: a) a massa de xido frrico consumida na reao, b) o volume de gs nitrognio produzido. (Dado: R = 0,082 atm.L.mol-.K-). 34. (Ufrrj) O xido de alumnio (AO) utilizado como anticido. Sabendo-se que a reao que ocorre no estmago 1AO+6HC2AC+3HO, a massa desse xido que reage com 0,25 mol de cido ser a) 3,25g. b) 4,25g. c) 5,35g. d) 6,55g. e) 7,45g. 35. (Ufrs) A reao NO(g) + 1/2 O(g) 2 NO(g) processa-se em um sistema mantido sob presso de 1,0 bar na temperatura de 25 C. Partindo de 3,0 litros de uma mistura estequiomtrica de NO e O, o volume do sistema, quando 50% do NO tiver reagido, ser de a) 1,0 litro. b) 1,5 litro. c) 2,0 litros. d) 3,5 litros. e) 5,0 litros.

18
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

36. (Ufscar) A cal viva, CaO, um material utilizado no preparo de argamassas para construo civil, em pinturas de baixo custo para muros (caiao), bem como em jardinagem. Ao preparar o material para pintura de caules de rvores, um jardineiro misturou, sob agitao, 28 kg de cal viva com gua em excesso, realizando uma reao qumica. A reao da cal viva com gua resulta na formao da cal extinta, hidrxido de clcio. A quantidade mxima de cal extinta obtida, em kg, foi de a) 28. b) 37. c) 57. d) 64. e) 74. 37. (Ufv) cido clordrico pode ser adquirido, de forma bem impura, em lojas de material de construo e mesmo em supermercados, sendo vendido sob o nome de cido muritico. Esse cido serve, dentre outras coisas, para remover restos de massa de cimento em pisos e azulejos. Um dos componentes dessa massa o carbonato de clcio (CaCO), que reage com cido clordrico, de acordo com esta equao NO balanceada: HCl(aq) + CaCO(s) CaCl(aq) + HO(l) + CO(g) Supondo que num litro de cido muritico existam 365,0 g de HCl, a massa de carbonato de clcio transformado em CaCl, com esta quantidade de HCl, ser: a) 50,05 g b) 555,5 g c) 365,0 g d) 100,1 g e) 500,5 g 38. (Fuvest) ma jovem senhora, no querendo revelar sua idade, a no ser s suas melhores amigas, convidouas para a festa de aniversrio, no sto de sua casa, que mede 3,0 m x 2,0 m x 2,0 m. O bolo de aniversrio tinha velas em nmero igual idade da jovem senhora, cada uma com 1,55 g de parafina. As velas foram queimadas inteiramente, numa reao de combusto completa. Aps a queima, a porcentagem de gs carbnico, em volume, no sto, medido nas condies-ambiente, aumentou de 0,88 %. Considere que esse aumento resultou, exclusivamente, da combusto das velas. Dados: massa molar da parafina, CH:310 g mol; volume molar dos gases nas condies -ambiente de presso e temperatura: 24 L mol-. a) Escreva a equao de combusto completa da parafina. b) Calcule a quantidade de gs carbnico, em mols, no sto, aps a queima das velas. c) Qual a idade da jovem senhora? Mostre os clculos.

19
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

39. (Ita) Vidro de janela pode ser produzido por uma mistura de xido de silcio, xido de sdio e xido de clcio, nas seguintes propores (% m/m): 75, 15 e 10, respectivamente. Os xidos de clcio e de sdio so provenientes da decomposio trmica de seus respectivos carbonatos. Para produzir 1,00 kg de vidro, quais so as massas de xido de silcio, carbonato de sdio e carbonato de clcio que devem ser utilizadas? Mostre os clculos e as equaes qumicas balanceadas de decomposio dos carbonatos. Dados: Na = 23; Ca = 40; O = 16; C= 12. 40. (Uerj) Uma indstria solicitou a um laboratrio determinada quantidade da substncia trifluoreto de fsforo puro, que ser utilizada na obteno de um produto de grande importncia. Para atender ao pedido, os tcnicos do laboratrio realizaram quatro experincias, utilizando fsforo e flor puros, que, combinados em condies adequadas, formaram o trifluoreto de fsforo, em um sistema fechado. Observe a tabela a seguir.

Considerando 100% de rendimento, a experincia que atende especificao solicitada pela indstria a de nmero: a) I b) II c) III d) IV

20
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

41. (Uerj) A combusto completa do gs metano, feita em presena de ar, a temperatura e presso constantes, pode ser representada pela seguinte equao qumica no balanceada: CH(g) + O(g) CO(g) + HO() Admita que: - 60,0 L deste combustvel foram queimados por um veculo; - o oxignio reagente represente 20% do volume total do ar; - o rendimento do processo seja de 90%. Nestas condies, o volume de ar, em litros, necessrio combusto equivale a: a) 810 b) 540 c) 480 d) 270

42. (Uerj) Observe a aparelhagem utilizada e a descrio de um processo empregado para determinar as porcentagens dos elementos qumicos presentes em uma substncia.

Uma amostra da substncia colocada numa cpsula e aquecida em um forno que permite a entrada de oxignio. O vapor formado queimado com o oxignio, produzindo gs carbnico e gua. Verificando-se os pesos dos tubos 1 e 2 depois da experincia e comparando-os com seus pesos antes dela, so obtidas as quantidades produzidas de CO e HO. Uma amostra contendo 3,87 mg de cido ascrbico, substncia formada pelos elementos carbono, hidrognio e oxignio, ao ser queimada, produz 5,80 mg de CO e 1,58 mg de HO. a) Determine a composio percentual do cido ascrbico. b) Indique em qual dos tubos, 1 ou 2, o gs carbnico ser retido e escreva a equao qumica da reao ocorrida.

21
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

43. (Uff) Um produto secundrio de um processo industrial consiste em uma mistura de sulfato de sdio (NaSO) e hidrogenocarbonato de sdio (NaHCO). Para determinar a composio da mistura, uma amostra de 8.00 g foi aquecida at que se alcanasse massa constante. A reao durante o aquecimento foi completa. Nessas condies, o hidrogenocarbonato de sdio sofre decomposio de acordo com a reao 2NaHCO(s) NaCO(s) + CO(g) + HO(g) e o sulfato de sdio permanece inalterado. A massa da amostra aps o aquecimento foi 6,02 g. Informe por meio de clculos: a) o percentual de CO na mistura dos produtos gasosos b) a massa de CO existente no item anterior c) a massa de NaHCO que sofreu decomposio d) a percentagem de NaHCO, na amostra 44. (Ufg) A composio de um gs proveniente do processo de carbonizao a 1000 C dada, a seguir:

Determine a quantidade de carbono em 1,0 kg desse gs. 45. (Ufpe) cido fosfrico impuro, para uso em preparao de fertilizantes, produzido pela reao de cido sulfrico sobre rocha de fosfato, cujo componente principal Ca(PO). A rea o : Ca (PO) (s) + 3 HSO (aq) 3 CaSO (s) + 2 HPO (aq) Quantos mols de HPO podem ser produzidos pela reao de 200 kg de HSO? (Dados: Massas molares (em g/mol): H=1; O=16; S=32; P=31; Ca=40) a) 2.107 mol b) 1.361 mol c) 95,4 mol d) 954,3 mol e) 620 mol

22
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

46. (Ufrrj) Observe a figura e leia o texto.

No balo A, so adicionados carbonato de sdio e cido clordrico em quantidades suficientes para a produo de 11,2 litros de um gs, nas CNTP, sendo que este gs foi borbulhado em 1,0 L de uma soluo de hidrxido de clcio no balo B, cuja concentrao de 37 g/L. Aps a absoro total do gs no balo B, formou-se uma substncia pouco solvel que permanece depositada no fundo do referido balo. a) Escrevas as reaes balanceadas que ocorrem nos bales A e B. b) Calcule a massa da substncia que se deposita no fundo do balo B. 47. (Ufsc) Para se determinar o contedo de cido acetilsaliclico (AAS) (CHO) num comprimido isento de outras substncias cidas, 1,0 g do comprimido foi dissolvido numa mistura de etanol e gua. Essa soluo consumiu 15 mL de soluo aquosa de NaOH, de concentrao 0,20 mol.L-, para reao completa. Ocorreu a seguinte transformao qumica: CHO(aq) + NaOH(aq) CHONa(aq) + HO Sabendo que a massa molar do cido acetilsaliclico (AAS) 180 g.mol-, calcule a porcentagem (%) em massa de AAS no comprimido. 48. (Unicamp) Os sistemas de comunicao e transporte criados pelo homem foram evoluindo ao longo do tempo. Assim, em fins do sculo XVIII, apareceram os bales, cujo desenvolvimento ocorreu durante todo o sculo XIX, chegando ao sculo XX com os dirigveis cheios de hidrognio e, mais recentemente, de hlio. Nesse processo, o brasileiro Santos Dumont contribuiu de modo significativo. Os "Zeppelins", dirigveis cheios de hidrognio, esto, ainda, entre as maiores naves areas j construdas pelo homem. O mais famoso deles, o "Hindemburg", comeou a sua histria em 1936, terminando em maio de 1937, num dos maiores acidentes areos j vistos e filmados. O seu tamanho era incrvel, tendo cerca de 250 metros de comprimento, com um volume de 200 10 litros, correspondendo a 8,1 10 moles de gs. a) No dia 6 de maio de 1937, ao chegar a Nova Iorque, o Hindemburg queimou em chamas. Escreva a equao qumica que representa a reao principal da queima nesse evento. b) Se o hidrognio necessrio para encher totalmente o "Hindemburg" fosse obtido a partir da reao de ferro com cido (dando Fe), quantos quilogramas de ferro seriam necessrios?

23
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

49. (Unicamp) Desde os primrdios, o ser humano desejou voar. Aquela facilidade com que as aves singravam pelos ares despertava-lhe a nsia de se elevar como elas pelos cus. Muito recentemente esse desejo foi realizado e at superado. No s o ser humano voa, de certo modo imitando os pssaros, como vai alm da atmosfera do planeta, coisa que os pssaros no fazem. Algumas naves espaciais so equipadas com trs tanques cilndricos. Dois referentes ao hidrognio e um ao oxignio, lquidos. A energia necessria para elevar uma nave obtida pela reao entre esses dois elementos. Nas condies do vo, considere as seguintes densidades dos dois lquidos: hidrognio 0,071 g cm- e oxignio 1,14 g cm-. a) Se o volume total de hidrognio nos dois tanques de 1,46 10 litros, qual deve ser a capacidade mnima, em litros, do tanque de oxignio para que se mantenha a relao estequiomtrica na reao entre ambos? b) Nas condies a seguir, em que situao h liberao de maior quantidade de energia: no desastre do "Hindemburg" ou no vo da nave espacial? Justifique. Condies ("Hindemburg"): Tamanho: 250 metros de comprimento. Volume: 200 10 litros, correspondendo a 8,1 10 moles de gs. 50. (Unesp) Em 2004 iniciou-se, no Brasil, a explorao de uma importante jazida de minrio de cobre. Nestes minrios, o metal normalmente encontrado na forma de sulfetos, como o CuS, e para sua obteno o minrio submetido ustulao - aquecimento sob atmosfera de ar ou de oxignio. Neste processo, alm do cobre metlico obtm-se o dixido de enxofre. Como subproduto, pode-se obter o cido sulfrico, por reao do SO com o oxignio, formando o trixido de enxofre (SO), e deste com a gua, resultando no HSO. a) Escreva a equao qumica para a ustulao do CuS. b) Dadas as massas molares, em g.mol-: H = 1; S = 32 e O = 16, calcule a massa de cido sulfrico que pode ser obtida a partir de 64 kg de SO. Apresente seus clculos. 51. (Ufscar) A termita uma reao que ocorre entre alumnio metlico e diversos xidos metlicos. A reao do A com xido de ferro (III), FeO, produz ferro metlico e xido de alumnio, AO. Essa reao utilizada na soldagem de trilhos de ferrovias. A imensa quantidade de calor liberada pela reao produz ferro metlico fundido, utilizado na solda. Dadas as massas molares, em g/mol: A = 27 e Fe = 56, a quantidade, em kg, de ferro metlico produzido a partir da reao com 5,4 kg de alumnio metlico e excesso de xido de ferro(III) a) 2,8. b) 5,6. c) 11,2. d) 16,8. e) 20,4.

24
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

52. (Uel) Uma amostra contendo 1 mol de tomos de ferro em p foi colocada em um recipiente de porcelana, denominado cadinho. Em seguida, este sistema foi fortemente aquecido na presena do ar atmosfrico, e o ferro, transformado em xido de ferro slido. A variao da massa do sistema, nessa transformao, representada pelo grfico:

53. (Puc-rio) Considere a reao a seguir: CHC(g) + C(g) CC(g) + HC(g) a) Ao reagir 11,9 g de CHC em um ambiente contendo gs cloro em excesso, qual a massa de CC(g) e de HC(g) produzida se a reao apresentar 75 % de rendimento? b) Quais os nomes das substncias CHC e CC segundo a IUPAC? c) Que tipo de ligao qumica existe entre os tomos de H e de C na molcula de HC? Dados: C = 12; H = 1; C = 35,5. 54. (Ufrj) A Conferncia de Kyoto sobre mudanas climticas, realizada em 1997, estabeleceu metas globais para a reduo da emisso atmosfrica de CO. A partir da, vrias tcnicas para o seqestro do CO presente em emisses gasosas vem sendo intensamente estudadas. a) Uma indstria implantou um processo de seqestro de CO atravs da reao com MgSiO, conforme a equao representada a seguir: MgSiO + 2CO 2MgCO + SiO Determine, apresentando seus clculos, o nmero de mols do xido formado quando 4400 g de CO so seqestrados. b) Essa indstria reduziu sua emisso para 112.000 L de CO por dia nas CNTP. A meta emitir menos de 500 kg de CO por dia. Indique se a indstria atingiu a meta. Justifique sua resposta.

25
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

55. (Ufc) A porcentagem de TiO em um minrio pode ser determinada atravs da seguinte reao: 3TiO(s) + 4BrF() 3TiF(s) + 2Br() + 3O(g) Se 12,0 g do minrio produzem 0,96 g de O, a porcentagem aproximada de TiO nesse minrio de: a) 10% b) 20% c) 30% d) 40% e) 50% 56. (Fuvest) Embalagens de fertilizantes do tipo NPK trazem trs nmeros, compostos de dois algarismos, que se referem, respectivamente, ao contedo de nitrognio, fsforo e potssio, presentes no fertilizante. O segundo desses nmeros d o contedo de fsforo, porm expresso como porcentagem, em massa, de pentxido de fsforo. Para preparar 1 kg de um desses fertilizantes, foram utilizados 558 g de mono-hidrogenofosfato de amnio e 442 g de areia isenta de fosfatos. Na embalagem desse fertilizante, o segundo nmero, relativo ao fsforo, deve ser, aproximadamente, a) 10 b) 20 c) 30 d) 40 e) 50 Dados: mono-hidrogenofosfato de amnio: massa molar (g/mol):132 pentxido de fsforo: massa molar (g/mol): 142 57. (Fuvest) O tanque externo do nibus espacial Discovery carrega, separados, 1,20 10 L de hidrognio lquido a - 253C e 0,55 10 L de oxignio lquido a - 183C. Nessas temperaturas, a densidade do hidrognio 34 mol/L (equivalente a 0,068 g/mL) e a do oxignio 37 mol/L (equivalente a 1,18 g/mL). Considerando o uso que ser feito desses dois lquidos, suas quantidades (em mols), no tanque, so tais que h a) 100% de excesso de hidrognio. b) 50% de excesso de hidrognio. c) proporo estequiomtrica entre os dois. d) 25% de excesso de oxignio. e) 75% de excesso de oxignio. Massa molar (g/mol) H .......... 1,0 O ...........16

26
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

58. (Ufg) Existem, pelo menos, duas correntes de pensamento que explicam o surgimento da vida em nosso planeta; uma denominada "criacionista" e a outra, "evolucionista". Considerando-se as leis e os princpios da Qumica, o "criacionismo" contraria a) o princpio de Heisenberg. b) a lei de Lavoisier. c) o segundo postulado de Bohr. d) o princpio de Avogadro. e) a lei de Hess. 59. (Ufg) Observe as equaes qumicas, a seguir: 2NaOH(s) + HSO() NaSO(s)+ 2HO() NaOH(s) + HSO() NaHSO(s) + HO() A lei ponderal que se aplica s reaes representadas enunciada como: a) "Em uma reao qumica, os volumes gasosos dos reagentes e dos produtos, medidos nas mesmas condies de presso e temperatura, guardam entre si uma relao constante de nmeros inteiros e pequenos." b) "A soma das massas antes de ocorrer a reao qumica igual soma das massas aps a reao qumica." c) "Os cidos reagem com as bases produzindo sal e gua." d) "A proporo das massas que reagem permanece constante." e) "Volumes iguais de gases quaisquer, sob a mesma temperatura e presso, encerram o mesmo nmero de molculas."

27
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

60. (Uerj) Em breve, os veculos automotivos podero utilizar o combustvel diesel S-500, menos poluente que o metropolitano por conter menor teor de enxofre. Observe a tabela a seguir.

A poluio da atmosfera se d aps a transformao do enxofre em dixido de enxofre, ocorrida na queima de leo diesel. A equao qumica a seguir indica essa transformao. S(s) + O(g) SO(g) Dois caminhes, um utilizando diesel S-500 e outro, diesel metropolitano, deslocam-se com velocidade mdia de 50 km/h, durante 20 h, consumindo, cada um, 1L de combustvel a cada 4 km percorridos. Considerando as condies acima descritas e a converso total do enxofre em dixido de enxofre, a reduo da poluio proporcionada pelo caminho que usa diesel S-500, em relao quele que usa diesel metropolitano, expressa em gramas de SO lanado na atmosfera, corresponde a: a) 800 b) 600 c) 500 d) 300

28
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

61. (Ufrj) Um camundongo, com 10 g, apresenta a seguinte composio centesimal em massa:

Determine a quantidade mxima de gua, em gramas, que poderia ser formada apenas pela combinao dos tomos de hidrognio e oxignio presentes no camundongo. 62. (Uerj) Sdio metlico, Na, e ction sdio, Na, so exemplos de espcies que apresentam propriedades qumicas diferentes. Quando so utilizados 3 g de sal de cozinha (NaC) na dieta alimentar, o organismo absorve sdio na forma inica. No entanto, a ingesto de quantidade equivalente de sdio metlico, por sua violenta reao com a gua do organismo e pelo efeito corrosivo do hidrxido de sdio formado, causaria srios danos sade. A equao a seguir mostra essa reao. Na(s)+HO()NaOH(aq)+1/2 H(g)+energia Considerando rendimento de 100 %, a ingesto de 3 g de sdio metlico produziria, aproximadamente, uma massa de hidrxido de sdio, em gramas, igual a: a) 5,2 b) 8,3 c) 12,1 d) 23,0

29
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

63. (Uerj) O clssico processo Haber de produo de amnia, cujo rendimento de 80% em condies timas, est representado a seguir. N(g) + 3H(g) 2NH(g) H < 0

A equao anterior representa um processo alternativo de produo de amnia, que tem como reagentes gs natural, vapor d'gua e ar atmosfrico. O rendimento deste processo de 20 % em condies timas. 7 CH(g) + 10 HO(v) + 8 N(g) + 2 O(g) 16 NH(g) + 7 CO(g) H < 0 Admita comportamento ideal dos gases e vapores envolvidos. a) Considerando um mesmo volume de nitrognio, calcule a razo entre os volumes de amnia gasosa produzidos pelo processo Haber e pelo processo alternativo, ambos em condies timas. b) Os dois processos apresentam baixssimas velocidades de converso a 25C. Para aumentar essas velocidades, a temperatura dever ser alterada. Indique o tipo de alterao necessrio e seu efeito sobre o rendimento de ambos os processos. 64. (Unesp) Estima-se que a quantidade de metanol capaz de provocar a morte de um ser humano adulto de cerca de 48 g. O adoante aspartame (M[aspartame] = 294 gmol-) pode, sob certas condies, reagir produzindo metanol (M[metanol] = 32 gmol-), cido asprtico (M[cido asprtico] = 133 gmol-) e fenilalanina, segundo a equao apresentada a seguir: CHON + 2X CHOH + CHON + CHON a) Identifique o reagente X na equao qumica apresentada e calcule a massa molar da fenilalanina. (Dadas as massas molares, em gmol-: H = 1; C = 12; N = 14; O = 16.) b) Havendo cerca de 200 mg de aspartame em uma lata de refrigerante light, calcule a quantidade mnima de latas desse refrigerante necessria para colocar em risco a vida de um ser humano adulto. (Suponha que todo o aspartame contido no refrigerante ser decomposto para a produo do metanol.)

30
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

65. (Unifesp) No laboratrio de qumica, um grupo de alunos realizou o experimento esquematizado na figura, que simula a fabricao do bicarbonato de sdio, um produto qumico de grande importncia industrial.

O frasco II, imerso em um banho de gua e gelo, contm soluo aquosa com carbonato de amnio e 23,4 g de cloreto de sdio. O frasco I, gerador de gs carbnico, contm "gelo seco", que quando borbulhado na soluo do frasco II causa uma reao, produzindo como nico produto slido o bicarbonato de sdio. Decorrido o tempo necessrio de reao, os cristais foram separados e secados, obtendo-se 25,2 g de NaHCO. Considerando que reagente limitante NaC, o rendimento percentual desse processo, corretamente calculado pelo grupo de alunos, foi igual a a) 85%. b) 80%. c) 75%. d) 70%. e) 39%. 66. (Unesp) O carbeto de clcio (massa molar = 64 g.mol-) - tambm conhecido como carbureto - pode ser obtido aquecendo-se uma mistura de cal (CaO, massas molares Ca = 40 g.mol- e O = 16 g.mol-) e carvo (C, massa molar = 12 g.mol-) a uma temperatura de aproximadamente 3 000C, gerando um subproduto gasoso com massa molar igual a 28 g.mol-. O carbeto de clcio pode reagir com gua, produzindo acetileno (massa molar = 26 g.mol-) e hidrxido de clcio, sendo de uso comum nas carbureteiras, nas quais o gs que sai do recipiente queimado para fins de iluminao, especialmente em cavernas. a) Escreva a equao qumica que representa a reao de obteno do carbeto de clcio. b) Que massa de carbeto de clcio necessria para a obteno de 13 g de acetileno?

31
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

67. (Pucmg) A uria - CO(NH) - uma substncia utilizada como fertilizante e obtida pela reao entre o gs carbnico e amnia, conforme a equao: CO(g) + 2 NH(g) CO(NH)(s) + HO(g) Sabendo-se que 89,6 litros de gs amnia reagem completamente no processo com o gs carbnico, nas CNTP, a massa de uria, obtida em gramas, igual a: a) 240,0 b) 180,0 c) 120,0 d) 60,0 Dados: C= 12; N = 14; O = 16; H = 1. 68. (Pucmg) Uma das maneiras de produzir gs metano reagir carbeto de alumnio (AC) com gua, de acordo com a equao no-balanceada: AC(s) + HO() A(OH)(aq) + CH(g) Reagindo-se 288,0 gramas de carbeto de alumnio completamente com a gua, assinale o volume em litros de gs metano produzido por essa reao, nas CNTP. a) 44,8 b) 67,2 c) 89,2 d) 134,4 Dados: A = 27; C = 12; O = 16; H = 1. 69. (Pucmg) A fluoretao de guas utilizada para diminuir a incidncia de cries na populao. Um dos compostos utilizados para esse fim o fluoreto de sdio (NaF). Sabe-se que a gua para consumo apresenta, aproximadamente, uma concentrao de on fluoreto igual a 1 mg/L. Assinale a massa, em gramas, de fluoreto de sdio necessria para fluoretar 38.000 litros de gua para consumo. a) 8,4 b) 16,8 c) 84,0 d) 168,0 Dados: Na = 23; F = 19.

32
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

70. (Pucmg) O medicamento Pepsamar Gel, utilizado no combate acidez estomacal, uma suspenso de hidrxido de alumnio. Cada mL de Pepsamar Gel contm 0,06 g de hidrxido de alumnio. Assinale a massa de cido clordrico do suco gstrico que neutralizada, quando uma pessoa ingere 6,50 mL desse medicamento, aproximadamente: a) 0,37 b) 0,55 c) 0,64 d) 0,73 Dados: Al = 27; O = 16; H = 1. 71. (Ufla) Compostos de sal e gua combinados em propores definidas so chamados hidratos e a gua a eles associada gua de hidratao. 2,7 g do hidrato FeC . XHO fornecem, por aquecimento, 1,62 g de FeC anidro. O nmero de guas de hidratao do hidrato a) 2 b) 6 c) 1 d) 3 e) 5 72. (Pucrj) O sulfato de clcio (CaSO) matria-prima do giz e pode ser obtido pela reao entre solues aquosas de cloreto de clcio e de sulfato de sdio (conforme reao abaixo). Sabendo disso, calcule a massa de sulfato de clcio obtida pela reao de 2 mols de cloreto de clcio com excesso de sulfato de sdio, considerando-se que o rendimento da reao igual a 75 %. CaC(aq) + NaSO(aq) CaSO(s) + 2NaC(aq) a) 56 g. b) 136 g. c) 272 g. d) 204 g. e) 102 g. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Pucsp) A produo de lixo decorrente das atividades humanas responsvel por srios problemas ambientais causados pela liberao inadequada de resduos residenciais ou industriais. Um dos resduos industriais que merece destaque na contaminao do ambiente o metal mercrio e seus compostos. O mercrio tem larga aplicao como eletrodo do processo de obteno do cloro gasoso (C) e da soda custica (NaOH) a partir da eletrlise da salmoura (NaC(aq)). O metal mercrio tambm utilizado no garimpo do ouro em leito de rios, e na fabricao de componentes eltricos como lmpadas, interruptores e retificadores. Compostos inicos contendo os ctions de mercrio (I) ou (II), respectivamente Hg e Hg, so empregados como catalisadores de importantes processos industriais ou ainda como fungicidas para lavoura ou produtos de revestimento (tintas). O descarte desses compostos, de toxicidade relativamente baixa e geralmente insolveis em gua, torna-se um grave problema ambiental, pois algumas bactrias os convertem na substncia dimetilmercrio (CHHgCH) e no ction metilmercrio (II) (CHHg) que so altamente txicos. Esses derivados so incorporados e acumulados nos tecidos corporais dos organismos, pois estes no conseguem metaboliz-los.

33
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

73. O mercrio obtido a partir do cinbrio, minrio vermelho cujo principal componente o sulfeto de mercrio (II), HgS. Minrios com alto teor de HgS so aquecidos em contato com cal (CaO), formando mercrio metlico (Hg), sulfato de clcio (CaSO) e sulfeto de clcio (CaS). Escreva a equao balanceada do processo descrito. Determine a massa de mercrio obtida a partir de 465 kg de sulfeto de mercrio (II), considerando que o rendimento do processo de 80%. Dados: Hg = 200,5 g/mol; S = 32,0 g/mol; Ca = 40,0 g/mol; O = 16,0 g/mol.

34
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

GABARITO
1. [D] 2. [D] 3. [D] 4. [E] 5. [E] 6. [B]

7. a) O 2[O] [O] + O O b) [O] + O O 1mol 1mol Pelo grfico as curvas se cruzam na altitude de 135 km. 8. [B] 9. [B] 10. [B] 11. [B] 12. [A] 13. [A]

14. 59 g de KO. 15. 01 + 02 + 04 = 07 16. 9,68 kg 10 kg 17. a) 33,3 mL b) O ar possui, aproximadamente, 20 % de oxignio e oxignio puro (100 %). Quanto maior for a concentrao de oxignio, mais rpida ser a queima do ferro. 18. 2Al + 3HSO Al(SO) + 3H a) 2 x 26,98 g ----- 342,14 g x ----- 57 g x=9g b) 3 x 98,07 g ----- 342,14 g y ----- 57 g y = 49 g ----- 96% z ----- 100% z = 51 g c) 342,14 g ----- 3 x 22,4 L 57 g ----V V = 11,2 L

35
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

d) 342,14 g ----- 1mol 57 g ----- w w = 0,17 mol em 1 litro, 0,17 mol/L ou 0,17 M Al(SO) 2Al + 3SO 1 M --------- 2 M ----- 3M 0,17 M ---- 0,34 M --- 0,51 M 19. [B] 20. [B] 21. [B] 22. [D] 23. [D] 24. [C]

25. a) BaCO(s) + 2HCl(aq) BaCl(aq) + HO(l) + CO(g) b) m = 13,67 g 26. [D] 27.

b) 1 mol (cico nicotnico) = 123 g 1 pessoa ------- 15 x 10-g x -------- 123 g x = 8200 pessoas. 28. [D] 29. a) CHO + 6O 6CO + 6HO b) 1 mol (glicose) ------ 6 mols (CO) 180 g ----------------- 6 x 44 g 900 g ----------------x x = 1320 g

36
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

30. Em 1 kg da liga (Au + Ag + Cu), teremos: 2 % de cobre = 0,02 kg. 8 % de prata = 0,08 kg. 90 % de ouro = 0,90 kg. De acordo com o grfico, a meia vida do contaminante Ag (prata) de 15 minutos e aps este tempo teremos 50 % de Ag e 40 % de Cu (contaminantes). 100 % Ag ---------- 0,08 kg (na liga) 50 % Ag ---------x x = 0,04 kg de prata. 100 % Cu ---------- 0,02 kg (na liga) 40 % Cu ---------y y = 0,008 kg de cobre. 31. a) Pois o rendimento da reao no foi de 100%, foi inferior a 100%. b) BaCO + 2HCl BaCl + HO + CO O BaCl um sal solvel e isto permitiu que ions brio fossem absorvidos pelo sistema digestivo. c) BaCO + 2HCl Ba + 2Cl + HO + CO 197 g ---------------- 137 g m ---------------- 0,035 g m = 0,05 g. 0,05 g ----- 14% x ----- 100% x = 0,36 g de sulfato de brio impuro. 32. a) NH(l) + 2HO(l) N(g) + 4HO(g) b) NH(l) + 2HO(l) N(g) + 4HO(g) 1 mol 2 mols 1 mol 4 mols 32 g 68 g 28 g 72 g 16 g 34 g 14 g 36 g 0,5 mol 1 mol 0,5 mol 2 mols n(produtos) = 2,5 mols. PV = nRT V = (2,5 x 0,082 x 700)/2,0 = 71,75 L d = m/V Hidrazina: 1,01 = 16/v v = 15,84 mL = 0,016 L Perxido de hidrognio: 1,46 = 34/v v = 23,29 mL = 0,023 L v(reagentes) = 0,039 L Variao de volume = 71,75 - 0,039 = 71,71 L

37
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

33. a) 6 mols (NaN) ------ 1 mol (FeO) 390 g ----------------- 160 g 19,5 g ----------------- x x = 8,0 g. b) n(NaN) = 19,5/65,0 = 0,3 mol 6 mols (azida) --------- 9 mols (N) 0,3 mol (azida) --------y y = 0,45 mol. PV = nRT V = (0,45 x 0,082 x 300)/1 = 11,07 L 34. [B] 35. [D] 36. [B] 37. [E] 38. a) CH + (67/2)O 22CO + 23HO b) 4,4 mols. c) 1 mol (parafina) _____ 22 mols (CO) 310 g _____ 22 mols x g _____ 4,4 mols x = 62 g. Como uma vela equivale a um ano, temos: 1 ano (1 vela) _____ 1,55 g t _____ 62 g t = 40 anos. 39. m(SiO) = 75% de 1,00 kg = 750 g. m(NaO) = 15 % de 1,00 kg = 150 g. NaCO NaO + CO 106 g ------- 62 g y ------- 150 g y = 256,5 g m(CaO) = 10 % de 1,00 kg = 100 g. CaCO CaO + CO 100 g ------- 56 g x ------- 100 g x = 178,5 g 40. [B]

38
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

41. [B] 42. a) 54,79% b) O gs carbnico ser retido no tubo 2. CO + 2 NaOH NaCO + HO ou CO + NaOH NaHCO 43. a) [(44gCO)/(44gCO + 11gHO)]100 71,0 % b) Sabendo-se que: 8,00 g - 6,02 g = 1,98 g representa a massa da mistura gasosa liberada, temos 100 g mistura __________ 71,0 g CO 1,98 g ________________ y y 1,41 g CO. c) 2 NaHCO __________ 44g CO z' _______________ 1,41 g z' = 5,38 g d) 100% ______________ 8,00 g y _______________ 5,38 g y 67,30%. 44. 305 g de carbono em 1,0 kg de gs. 45. [B] 46. a) Balo (A): NaCO + 2HCl 2NaCl + CO(g) + HO Balo (B): CO(g) + Ca(OH) CaCO(s) + HO b) 50g de CaCO. 47. 0,20 mol NaOH ----- 1000mL n mol NaOH ----- 15 mL n = 0,003 mol de NaOH De acordo com a equao: 180 g AAS ----- 1 mol NaOH p x 1 g AAS ----- 0,003 mol NaOH p = 0,54 = 54 % 48. a) H(g) + 1/2O(g) HO(g) b) 4,5 10 kg de ferro.

39
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

49. a) 7,22 10 L de gs oxignio.. b) No Hindemburg temos 8,1 10 mols de gs hidrognio queimados . Na nave espacial, teremos: 1 mol de H ____ 2,0158 g x mol de H ____ 1,04 10 g x = 5,14 10 mols de H Ocorrer maior liberao de energia no caso da nave, pois a quantidade de mols de hidrognio maior. 50. Observe a figura a seguir:

51. [C] 52. [A] 53. a) CHC + C CC + HC 119,5 g --------------- 154 g --- 36,5 g 11,9 g ---------------- x --- y x = 15,34 g ----- 100% m(CC) ----- 75% m(CC) = 11,5 g y = 3,63 g ----- 100% m(HC) ----- 75% m(HC) = 2,72 g b) CHC: triclorometano. CC: tetraclorometano. c) Ligao covalente polar.

40
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

54. a) 4400 g de CO correspondem a 100 mols, pois a massa molar dessa substncia igual a 44 g/mol. Como 2 mols de CO so necessrios para produzir 1 mol de SiO, forma m-se 50 mols de SiO. b) Uma emisso de 112.000 L de CO por dia, nas CNTP, corresponde a (112000L/dia)/(22,4L/mol) = 5000 mols/dia. Logo, a emisso de (5000 mol/dia)(44 g/mol) = 220000 g/dia = 220 kg/dia. Portanto, a emisso menor do que 500 kg/dia, o que significa que a indstria atingiu a sua meta. 55. [B] 56. [C] 57. [C] 58. [B] 59. [B] 60. [B]

61. O camundongo tem 1,0 g de hidrognio e 6,4 g de oxignio. Como, em 1 mol de gua h 2 g de hidrognio e 16 g de oxignio, o hidrognio presente no camundongo seria suficiente para produzir 1,0/2,0 = 0,5 mol de gua, enquanto o oxignio seria suficiente para produzir 6,4/16=0,4 mol de gua. Deste modo, a formao de gua limitada pela quantidade de oxignio. Portanto, a quantidade mxima de gua que poderia ser formada apenas pela combinao dos tomos de hidrognio e oxignio presentes no camundongo 0,4 mol, o que corresponde a 0,418 = 7,2 g de gua. 62. [A] 63. a) Em ambos os processos, 1 mol de N produz 2 mols de NH. Logo, a diferena de volume produzido deve-se apenas ao rendimento, que 4 vezes maior no processo Haber. Portanto, a razo igual a 4. b) Alterao: aumento da temperatura. Efeito: reduo do rendimento. 64. (a) CHON + 2X CHOH + CHON + CHON 294 g + 2X = 32 g + 133 g + 165 g 2X = 36; X = 18 g. Logo, X = HO. (b) CHON + 2X CHOH + CHON + CHON 294 g --------------------- 32 g 200x10- g --------------------- m m = 0,02177 g -------- 1 lata de refrigerante 48 g -------n n = 2204,87 = 2205 latas de refrigerante. 65. [C] 66. a) CaC(s) + 3C(s) CO(g) + CaC(s) b) CaC(s) +2HO() Ca(OH)(aq) + CH(g) 64 g ------------------------------------------ 26 g m ------------------------------------------ 13 g

41
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

m = 32 g de carbeto de clcio. 67. [C] 68. [D] 69. [C] 70. [B] 71. [B] 72. [D]

73. De acordo com a equao da reao qumica, temos: 4HgS + 4CaO 4Hg + 1CaSO + 3CaS 4 232,5 g ---------- 4 200,5 g 465 kg ---------m m = 401 kg ----- 100 % x ----- 80 % x = 320,8 kg de Hg.

42
Qumica Sem Segredos quimicasemsegredos.com

Potrebbero piacerti anche