Sei sulla pagina 1di 22

DIREITO DE FAMLIA 2 BIMESTRE - 2013/1 Prof Camila G. B.

Bressanelli

1. UNIO ESTVEL art. 1.723 a 1.727 Consideraes Iniciais: - Unio Estvel se encaixa no Princpio da Pluralidade Familiar. - No se conceitua como famlia (corrente majoritria), mas sim como entidade familiar (legislao). - A formalizao da Unio Estvel equipara-se ao casamento. ( equiparado porque, posteriormente, as partes podem converter a Unio em casamento art. 1726). - Deve-se sempre levar em considerao o principio da autonomia da vontade na unio estvel.

Art. 1.723. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. 1o A unio estvel no se constituir se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; no se aplicando a incidncia do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente. 2o As causas suspensivas do art. 1.523 no impediro a caracterizao da unio estvel.

- um convivncia pblica, contnua e duradoura entre homem e mulher, com objetivo de constituir famlia. - Pblica: que no se limitam a meros encontros casuais, mesmo que constantes. Tem que ser ostensiva, que ganha notoriedade entre a sociedade. - Contnua: aquela que embora possa ter alguma soluo (trminos) de continuidade, voc enxerga uma continuidade no casal. - Duradouro: de cunho subjetivo e depende de vrios fatores. O juiz deve analisar o caso concreto e a intensidade da relao. - Com objetivo de constituir famlia: objetivo de ter uma vida comum, de objetivos comuns. Conceito abstrato. - H decises que concederam a unio estvel mesmo no morando no mesmo domiclio. Ento no h exigncia de estarem morando sob o mesmo teto. - Alguns doutrinadores entendem que as partes estarem convivendo sob mesmo teto um fator diferenciador da unio estvel frente ao noivado.

- Aqueles que so impedidos de casar, no podem constituir unio estvel. - As pessoas casadas que se encontram separados de fato ou separados judicialmente, podem sim ter a unio estvel reconhecida. - As causas suspensivas no impedem o reconhecimento de unio estvel. Mas ela far que o regime de bens seja separao de bens.

1.1 Deveres decorrentes da Unio Estvel.


Art. 1.724. As relaes pessoais entre os companheiros obedecero aos deveres de lealdade, respeito e assistncia, e de guarda, sustento e educao dos filhos .

- Guarda, sustento e educao dos filhos decorrem da paternidade. - Fidelidade/Lealdade: no h no art. 1.724 o conceito de fidelidade, mas o conceito de Lealdade abarca o conceito de fidelidade.

1.2. Comunho de Bens da Unio Estvel.


Art. 1.725. Na unio estvel, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se s relaes patrimoniais, no que couber, o regime da comunho parcial de bens.

- Regra Geral da Comunho Parcial de Bens: os bens adquiridos aps o casamento pertencer a ambos. - Unio estvel no se exige escritura pblica, basta um contrato escrito para que o regime de bens seja diferente de comunho parcial de bens. - Contrato de namoro no tem qualquer eficcia, pois ele no tem poder para tratar de poderes indisponveis. J que a unio estvel um fato que se jurisdiciza com os preenchimentos dos requisitos.

Art. 1.726. A unio estvel poder converter-se em casamento, mediante pedido dos companheiros ao juiz e assento no Registro Civil.

- O juiz a pedido das partes poder converter em casamento. Mas nisso no h muita lgica, pois, se as partes desejam casar, mais fcil do que ir ao judicirio para converter.

Art. 1.727. As relaes no eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato.

- Os impedidos de casar no sero conhecidos como entidade familiar, mas sim como concubinato.

* Pr-CF-88: a convivncia entre homem e mulher era tida como concubinato, no existia unio estvel. Quem podia se casar e no se casava era concubinato puro, e quem no poderia se casar era concubinato impuro. * Ps-CF-88: a convivncia entre homem e mulher que podem casar = unio estvel, os que no podem casar = concubinato.

EFEITOS. - Quanto a paternidade: Na unio estvel, a paternidade no se presume. Devese observar o nimo de constituir famlia (art. 1723). - Quanto ao regime de bens: na unio estvel, presume-se que o regime de bens o de comunho parcial, mas pode ser alterado, caso previsto em contrato entre as partes.

1.3. Unio Homoafetiva. - O STF entende que h unio estvel entre homossexuais. - O STF no declarou que unio homoafetiva seja unio estvel, mas que ter os mesmos direitos que a unio estvel como entidade familiar, no que couber. - No ser convertida a unio homoafetiva em casamento. bens. - Se no houver contrato entre as partes, haver a comunho parcial de

- Tem o direito de adoo comum. um direito potestativo, manifestar a minha vontade suficiente.

2. FAMLIAS RECOMPOSTAS ou RECONSTITUDAS/MOSAICO FAMILIAR - Diz respeito s relaes de padrasto, madrasta, filhos fora do casamento, etc. - Trabalha-se com a verdade biolgica e afetiva das relaes familiares. - Tem fundamentao no principio da pluralidade familiar.

3. REGIME DE BENS Art. 1639 1688. - Tipos: - Comunho Parcial - Comunho Universal

- Separao de Bens - Participao final nos Aquestos - Outros criados entre as partes.

- Cdigo de 1916: principio da imutabilidade dos regimes. - Cdigo de 2002: principio da mutabilidade justificada (art. 1639, 2). *Tal alterao visa proteger os terceiros de boa f - Ao de Alterao de Regime de bens o meio apropriado para alterar o regime de bens. necessrio que ambos peam juntamente a alterao, no h nenhuma alegao que autorize o pedido por apenas de um dos cnjuges. ATENO: art. 2039: os regimes de bens nos casamentos celebrados na vigncia do cdigo anterior, por ele estabelecido. * Se cair uma questo dessa em prova, marcar como VERDADEIRO, pois letra de lei. ** Na vida, entende-se no ser aceitvel, pois, se hoje h uma lei mais benfica, no tem porque usar o cdigo anterior.

3.1. Pacto Antenupcial - Art. 1639 e 1653 1657. - Para escolher qualquer outro regime diferente de Comunho Parcial necessrio haver o Pacto Antenupcial. - O pacto no produz efeitos para unies estveis que no se transformaram em casamento. - Quando o pacto tem elementos de vrios regimes, ser considerado o regime predominante (com o maior numero de clausulas). Se ocorrer de no haver um regime predominante (clausulas exatamente iguais para os regimes), o regime ser de comunho parcial de bens oficial. - O Contrato de Regime de Bens feito no Pacto Antenupcial. Este o instrumento adequado para determinar o regime. - Se no fizer o pacto antenupcial ser o regime de comunho parcial de bens, por isso este chamado de regime oficial. - O oficial que far o pacto antenupcial deve esclarecer aos cnjuges do regime escolhido. - O Pacto Antenupcial deve ser feito por escritura pblica.

- Para que o Pacto Antenupcial exista, necessria a vontade das partes. - Para que seja vlido: escritura pblica, partes capazes, previsto em lei e lcito. Art. 1653. - Para que seja eficaz: a lei impe uma condio, a realizao do casamento. Tambm necessrio para eficcia o registro em Cartrio Civil e no Cartrio de Bens Imveis. Art. 1653. - Se fizer o pacto antes do casamento ele no valer, pois o pacto para vida patrimonial aps o casamento. - O regime valer perante o casal e perante terceiros. - A lei traz situaes muito excepcionas que trazem a solidariedade entre os cnjuges. - Solidariedade no se presume, decorre da lei ou da vontade das partes. - Todos tero acesso ao meu regime de bens, por isso o regime de bens tem efeito erga omnes (contra todos). - permitido eleger o regime de bens, como regra, mas tem situaes que a lei no permite, como: casamento de maior de 70 anos (regime especial obrigatrio separao total de bens), casamento com causa suspensiva e todos que dependerem de suprimento de judicial (menores de 14 anos, com a autorizao judicial). Art. 1.641. - Sou casado e no fiz pacto antenupcial, o regime de bens ser comunho parcial de bens, excepcionalmente separao de bens nos casos do art. 1.641. - A lei admite pacto antenupcial com comunho parcial de bens. - O pacto que adotar o regime de participao final nos aquestos, pode ser convencionado a livre disposio de bens mveis, desde que particulares art. 1656.

Art. 1642 Dispe sobre os atos livres sem consentimento do cnjuge. *IMPORTANTE!* - Aplica-se em todos os regimes.
Art. 1.642. Qualquer que seja o regime de bens, tanto o marido quanto a mulher podem livremente: I - praticar todos os atos de disposio e de administrao necessrios ao desempenho de sua profisso, com as limitaes estabelecida no inciso I do art. 1.647 ; II - administrar os bens prprios; III - desobrigar ou reivindicar os imveis que tenham sido gravados ou alienados sem o seu consentimento ou sem suprimento judicial; IV - demandar a resciso dos contratos de fiana e doao, ou a invalidao do aval, realizados pelo outro cnjuge com infrao do disposto nos incisos III e IV do art. 1.647;

V - reivindicar os bens comuns, mveis ou imveis, doados ou transferidos pelo outro cnjuge ao concubino, desde que provado que os bens no foram adquiridos pelo esforo comum destes, se o casal estiver separado de fato por mais de cinco anos; - ENTENDE-SE QUE DESDE LOGO!!! VI - praticar todos os atos que no lhes forem vedados expressamente.

Art. 1.643 Dispe sobre atos que independe de autorizao do cnjuge.


Art. 1.643. Podem os cnjuges, independentemente de autorizao um do outro: I - comprar, ainda a crdito, as coisas necessrias economia domstica; II - obter, por emprstimo, as quantias que a aquisio dessas coisas possa exigir.

Art. 1.644 Dispe sobre a solidariedade entre os cnjuges em caso de dvida, quando forem referentes aos casos do art. 1.643.
Art. 1.644. As dvidas contradas para os fins do artigo antecedente obrigam solidariamente ambos os cnjuges.

Art. 1.647 IMPORTANTE!! - Casos em que NO pode atuar sem o consentimento do outro.
Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiana ou aval; IV - fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao. Pargrafo nico. So vlidas as doaes nupciais feitas aos filhos quando casarem ou estabelecerem economia separada.

- O Prazo de 2 anos pela ausncia de outorga (falta de assinatura) decadencial. - Decadncia a perda do direito. - Prescrio a perda da pretenso de agir (ao). Art. 205 e 206 so prazos prescricionais, todos os demais so decadenciais. - Para que um dos cnjuges no dilapide o patrimnio familiar (protege a entidade familiar) moradia e estrutura da famlia.

Art. 1.648. Cabe ao juiz, nos casos do artigo antecedente, suprir a outorga, quando um dos cnjuges a denegue sem motivo justo, ou lhe seja impossvel conced-la.

3.2. Comunho Parcial de Bens art. 1658 1666. - Quando no definido o regime de bens, ser comunho parcial, salvo: a) Quando o juiz autorizar: menores de 16 anos, quando maiores de 16 e menores de 18 e os pais no concordarem. b) Quando uma das partes for maior de 70 anos H doutrinadores que esta situao seria inconstitucional, pois a lei impe o regime de bens de separao de bens. c) Quando estiver em situaes de causa suspensivas da celebrao do casamento. Art. 1523, CC - Na Comunho Parcial, o que era de propriedade de um dos cnjuges antes o casamento ser apenas deste cnjuge e aps o casamento tudo que for adquirido a ttulo oneroso ser de ambos. Ento se um dos cnjuges receber uma doao, esta doao no pertencer tambm ao outro cnjuge. - Na Comunho Parcial o que adquirir a ttulo oneroso (esforo comum) na constncia do casamento ser de ambos.

Art. 1.658. No regime de comunho parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal, na constncia do casamento, com as excees dos artigos seguintes.

- Regra Geral: Todos os bens que surgirem aps o casamento sero de ambos. Excees:
Art. 1.659. Excluem-se da comunho: I - os bens que cada cnjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constncia do casamento, por doao ou sucesso, e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cnjuges em sub-rogao dos bens particulares; III - as obrigaes anteriores ao casamento; IV - as obrigaes provenientes de atos ilcitos, salvo reverso em proveito do casal; V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profisso; VI - os proventos do trabalho pessoal de cada cnjuge; VII - as penses, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes.

I: Doao e/ou Herana, o que de cada um de cada um. Dar presente para a esposa uma doao, logo no se comunica. Ex.: Dou um carro de presente. Este carro no ser partilhado em uma separao. II: Sub-rogao a substituio de obrigaes ou direitos.

Ex.: Se eu vender um apartamento recebido por doao e comprar outro, no se comunicar o cnjuge, pois h apenas a substituio (sub-rogao). Se ocorrer de ao comprar um novo apartamento o cnjuge entrar com 10% do novo apartamento, o cnjuge ter direito sobre este 10%. Os tribunais dizem que se o dinheiro entrou na economia familiar (confuso patrimonial ex.: o dinheiro posto em conta conjunta e utiliza este dinheiro para pagar algumas contas), o dinheiro de ambos. importante, portanto, para que no haja esta confuso, criar um rastro, como por exemplo, colocar o dinheiro separado em conta diferente de ambos. Problema: Via de regra, herana e doao acabam se comunicando, por causa da confuso patrimonial. Os bens particulares que renderem frutos, os frutos se comunicam. O rendimento financeiro poderia ser visto como um fruto, mas a atualizao monetria seria apenas uma reposio monetria e no seria fruto. III: as obrigaes anteriores ao casamento no se comunicam. Tambm se aplica Comunho Universal, salvo nos preparativos do casamento. IV: As obrigaes de atos ilcitos no se comunicam. Ex.: A esposa bate o carro em uma BWM, o carro dela no tinha seguro. Prejuzo: R$ 100.000,00. A esposa usa o dinheiro comum para pagar o prejuzo. Numa separao, o valor total no momento de R$ 1.000.000,00, ento soma-se aquele valor ficando para R$ 1.100.000,00. Divide-se este valor R$ 550.000,00 para ambos, mas a esposa ficar com R$ 450.000,00, pois, abate o R$ 100.000,00 do prejuzo. V: Os bens de uso pessoal, os livros e os bens de uso profissional (instrumentos da profisso) no se comunicam. A lei quer afastar picuinhas. Ex.: Os sapatos da minha esposas so s dela. Mas se eu comprar uma coleo de livros de Dante avaliado em R$ 27.000.000,00 estes se comunicam. Situao comum: o homem dizer que o caminho que usa para o trabalho seja s dele, por ser um instrumento profissional. Mas no esta a situao tutelada. Ocorrer como soluo, o homem fica com o caminho e o homem paga parcelado o caminho para a mulher ou o homem fica com o caminho e a mulher recebe um arrendamento do caminho por via de alimentos. Seria apenas uma maleta do mdico, uma caixa de ferramentas. VI e VIII: No entram na comunho os proventos, penso, meio-soldo (o que era pago a viva de militar), montepios (aposentadoria do servidor civil) e outros semelhantes. Mas os tribunais entendem que o direito ao salrio no se comunica, mas recebeu o salrio se comunica. Os direitos trabalhistas advindos de reclamaes trabalhistas que insurgiram durante o casamento, ainda que recebido depois, ser partilhada. Ento, verbas indenizatrias no se comunicam, mas verbas salariais se comunicam. Se ocorrer da reclamao trabalhista for anterior ao casamento, mesmo recebendo a verba salarial durante o casamento no se comunicam, pois a causa anterior ao casamento.

Art. 1.660. Entram na comunho:

I - os bens adquiridos na constncia do casamento por ttulo oneroso, ainda que s em nome de um dos cnjuges; II - os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior; III - os bens adquiridos por doao, herana ou legado, em favor de ambos os cnjuges; IV - as benfeitorias em bens particulares de cada cnjuge; V - os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cnjuge, percebidos na constncia do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunho.

- I Por estar s no meu nome, no quer dizer que seja s meu. - II A megasena premiada comunica. Bem adquirido por fato eventual, no esperado se comunica a ambos. - III A herana, doao ou legado em favor de ambos se comunica. - IV - Ex.: Caso-me com X e em meu terreno construo uma casa (adquirido antes do casamento) que reformada por ns. As benfeitorias se comunicam e os valores agregados ao imvel se comunicam. - V os frutos dos bens comuns ou dos particulares de cada cnjuge se comunicam.

Art. 1.661. So incomunicveis os bens cuja aquisio tiver por ttulo uma causa anterior ao casamento.

- Art. 1.661 - Ex.: O homem compra o apartamento anteriormente ao casamento, mas s registra depois de casado. Nesta situao, a esposa no ter direito ao imvel. - Para saber se determinado bem comunica, deve-se saber a causa e a origem do mesmo.
Art. 1.663. A administrao do patrimnio comum compete a qualquer dos cnjuges. 1o As dvidas contradas no exerccio da administrao obrigam os bens comuns e particulares do cnjuge que os administra, e os do outro na razo do proveito que houver auferido.

- os frutos e rendimentos do bem particular de um dos cnjuges comunicam. As dvidas no.

3.3. Comunho Universal art. 1667 1671. - Todos os bens comunicam, tanto os presentes quanto os futuros, bem como as dvidas, com as seguintes excees:
Art. 1.668. So excludos da comunho: I - os bens doados ou herdados com a clusula de incomunicabilidade e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens gravados de fideicomisso e o direito do herdeiro fideicomissrio, antes de realizada a condio suspensiva;

III - as dvidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos, ou reverterem em proveito comum; IV - as doaes antenupciais feitas por um dos cnjuges ao outro com a clusula de incomunicabilidade; V - Os bens referidos nos incisos V a VII do art. 1.659.

II Fideicomisso: em favor de prole. Fideicomitente = eventual autor da herana ou testador

Fideicomissrio = quem vai receber o bem quando houver condio

Fiducirio = quem vai transmitir a tempo certo

Art. 1.669. A incomunicabilidade dos bens enumerados no artigo antecedente no se estende aos frutos, quando se percebam ou venam durante o casamento.

- Os frutos comunicam sempre, mesmo que de bens particulares. Frutos de bens incomunicveis comunicam. - Se for comunho universal de bens, para doar um imvel o cnjuge dever concordar. Se o marido concorda chama-se outorga marital, quando for mulher ser outorga uxria.

3.4. Separao Total de Bens art. 1687 1688. - Escolhido esse regime, os bens permanecero sob a administrao exclusiva de cada um dos cnjuges, que os poder livremente alienar ou gravar de nus real.
Art. 1.687. Estipulada a separao de bens, estes permanecero sob a administrao exclusiva de cada um dos cnjuges, que os poder livremente alienar ou gravar de nus real.

- Na Separao de bens nada se comunica. Ateno! Art. 1829, I: o legislador no citou separao total voluntria, somente a obrigatria. H entendimento de que como no houve a citao no dispositivo, quando ocorrer separao voluntaria aps o falecimento do cnjuge o outro poderia ser meeiro da herana. Corrente 1: o legislador apenas citou um exemplo. Como houve vontade das partes para a escolha do regime, est suficientemente justificado o cnjuge no ter direito a nada.

Corrente 2: o legislador no apontou no artigo a separao voluntaria, dando razo a uma possvel herana.

3.5. Participao Final nos Aquestos Art. 1672 1686. - Participao final nos Aquestos (bens adquiridos ao longo do casamento). um regime que no vingou. Regime criado na Costa Rica. - Substituiu o regime dotal (dote).
Art. 1.672. No regime de participao final nos aquestos, cada cnjuge possui patrimnio prprio, consoante disposto no artigo seguinte, e lhe cabe, poca da dissoluo da sociedade conjugal, direito metade dos bens adquiridos pelo casal, a ttulo oneroso, na constncia do casamento. Art. 1.673. Integram o patrimnio prprio os bens que cada cnjuge possua ao casar e os por ele adquiridos, a qualquer ttulo, na constncia do casamento. Pargrafo nico. A administrao desses bens exclusiva de cada cnjuge, que os poder livremente alienar, se forem mveis.

- observar o art. 1656 quando analisar o art. 1673, p. u. Exclui da soma dos patrimnios:
Art. 1.674. Sobrevindo a dissoluo da sociedade conjugal, apurar-se- o montante dos aquestos, excluindo-se da soma dos patrimnios prprios: I - os bens anteriores ao casamento e os que em seu lugar se sub-rogaram; II - os que sobrevieram a cada cnjuge por sucesso ou liberalidade; III - as dvidas relativas a esses bens. Pargrafo nico. Salvo prova em contrrio, presumem-se adquiridos durante o casamento os bens mveis.

J o art. 1675 prev a partilha em caso de doao:


Art. 1.675. Ao determinar-se o montante dos aquestos, computar-se- o valor das doaes feitas por um dos cnjuges, sem a necessria autorizao do outro; nesse caso, o bem poder ser reivindicado pelo cnjuge prejudicado ou por seus herdeiros, ou declarado no monte partilhvel, por valor equivalente ao da poca da dissoluo .

Quanto dvida contrada depois do casamento:


Art. 1.677. Pelas dvidas posteriores ao casamento, contradas por um dos cnjuges, somente este responder, salvo prova de terem revertido, parcial ou totalmente, em benefcio do outro.

- Nos casos em que um cnjuge salda a dvida de outro com patrimnio prprio, o valor do pagamento dever ser atualizado e imputado, na data da dissoluo, meao do outro cnjuge.
Art. 1.678. Se um dos cnjuges solveu uma dvida do outro com bens do seu patrimnio, o valor do pagamento deve ser atualizado e imputado, na data da dissoluo, meao do outro cnjuge .

- Quando o valor da dvida for maior que o valor do crdito, no obriga o outro cnjuge na meao.
Art. 1.686. As dvidas de um dos cnjuges, quando superiores sua meao, no obrigam ao outro, ou a seus herdeiros.

4. RELAES DE PARENTESCO Art. 1591 1595. - Parentesco pode ser natural ou civil, se decorrer da consanguinidade ou de qualquer outra natureza. Ex.: Civil Doao e Afinidade.
Art. 1.593. O parentesco natural ou civil, conforme resulte de consanguinidade ou outra origem.

Parentes em Linha Reta: So aqueles que descendem uns dos outros. Possui grau infinito de parentesco. Parentes em Linha Colateral: So aqueles que descendem de um tronco em comum e no uns dos outros. EXEMPLO PARENTESCO EM LINHA RETA: GLACY BRUNO

Kathia - NELSON

OTTO Ingrid

FERNANDA

IGOR

Adriana RICARDO

RAUL (Renata)

PEDRO Glacy e Bruno > Nelson > Fernanda/Igor Glacy e Bruno > Otto > Raul > Pedro/Isabel

ISABEL

EXEMPLO PARENTESCO EM LINHA COLATERAL: GLACY 2. BRUNO 3. - TRONCO COMUM

Kathia - NELSON 1. FERNANDA IGOR

OTTO Ingrid 4. Adriana RICARDO RAUL (Renata)

PEDRO

ISABEL

- Encontrar parentesco entre Fernanda e Raul: Fernanda > Nelson (1.) > Glacy/Bruno (2.) > Otto (3.) > Raul (4.) Parentes de 4 grau em linha colateral.

GLACY 2. Kathia - NELSON 1. FERNANDA IGOR 2.

BRUNO

- TRONCO COMUM 3.

OTTO Ingrid 1. Adriana RICARDO RAUL (Renata)

PEDRO

ISABEL

- Encontrar parentesco entre Igor e Otto: Igor > Nelson (1.) > Glacy/Bruno (2.) > Otto (3.) Parentes de 3 grau em Linha Colateral. - Encontrar parentesco entre Raul e Adriana: Raul > Otto > Adriana. *Colaterais em 2 grau por AFINIDADE. Para parentesco por afinidade, colocar o agregado no lugar do parente comum. No exemplo, substituir Ricardo por Adriana. Primos so parentes colaterais em 4 grau. Tio/Sobrinhos so parentes colaterais em 3 grau. Irmos so parentes colaterais em 2 grau. Pais e filhos so parentes em linha reta em 1 grau. Cunhados so colaterais em 2 grau por afinidade. - Para o direito, o impedimento at o 3 grau (tio/sobrinho).

- Parentesco at o 4 grau (primos). - A partir do 5 grau no se considera parentesco, para o direito. - Ao casar, cria-se parentesco por afinidade com os ascendentes e descendentes do cnjuge em linha reta. - Em linha colateral, somente o irmo do cnjuge parente. - Sogro parente por afinidade. Mesmo que o cnjuge venha a falecer, o parentesco com sogro no se perde. Afinidade no gera afinidade!! Cunhados podem casar! A adoo apaga vnculos anteriores.

5. PODER FAMILIAR Art. 1630 1638. - Relao com guarda, paternidade, autorizao para casar e outros. - Poder familiar o poder que os pais tm perante os filhos enquanto menores. - Poder-dever familiar mais do que o poder em relao aos filhos, os pais tm o dever familiar. - A lei atribui alguns poderes aos pais em relaes aos filhos art. 1.630 e ss.
Art. 1.630. Os filhos esto sujeitos ao poder familiar, enquanto menores. Art. 1.631. Durante o casamento e a unio estvel, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercer com exclusividade. Pargrafo nico. Divergindo os pais quanto ao exerccio do poder familiar, assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para soluo do desacordo. Art. 1.632. A separao judicial, o divrcio e a dissoluo da unio estvel no alteram as relaes entre pais e filhos seno quanto ao direito, que aos primeiros cabe, de terem em sua companhia os segundos. Art. 1.633. O filho, no reconhecido pelo pai, fica sob poder familiar exclusivo da me; se a me no for conhecida ou capaz de exerc-lo, dar-se- tutor ao menor.

- Mesmo os pais divorciados e casados novamente, no modificam a relao com filhos. - Divergindo pai e me, o judicirio vem a decidir o que melhor ao filho. - Tudo que importa ao menor, o Estado (MP) pode e deve intervir. - O poder familiar uma extenso da atividade pblica. - Se no estiver os pais exercendo a contento a funo, o Estado pode extinguir os pais do poder familiar. E segunda doutrina a extino irrevogvel.

5.1. Exerccio do Poder Familiar.

Art. 1.634. Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos menores: I - dirigir-lhes a criao e educao; II - t-los em sua companhia e guarda; III - conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem; IV - nomear-lhes tutor por testamento ou documento autntico, se o outro dos pais no lhe sobreviver, ou o sobrevivo no puder exercer o poder familiar; V - represent-los, at aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, aps essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento; VI - reclam-los de quem ilegalmente os detenha; VII - exigir que lhes prestem obedincia, respeito e os servios prprios de sua idade e condio.

I Criao um tema amplo, alguns autores dizem que todo o dia a dia de transmisso de valores ou de passar dados referentes a urbanidade (ideia de cidadania e sociabilidade); A Educao est intimamente educao formal (de escola ensino regular), obrigao dos pais manter os filhos em ensino regular (a partir dos 6 anos obrigatrio a matrcula na escola sujeita cometer um crime). II o poder familiar garante o direito de ter os filhos sob a companhia dos pais e exercer a guarda deles. Esta regra flexibilizada quando os pais no esto juntos, por os pais no estarem juntos por ocorrer uma guarda unilateral, mas no retira o poder de exercer o poder familiar. III Os pais s podem autorizar a partir dos 16 aos 18 menor em idade nbio. Se for menor de 16, s com autorizao judicial. IV nomear tutor por testamento ou documento autntico. - Documento autntico um instrumento particular que reconhece firma por autenticidade. (Gera presuno de veracidade) - Por testamento nomeia um tutor para que continue com os filhos. Obs.: Tutela no coexiste com o poder familiar, se j existir algum com o poder familiar a tutela no ser vlida. Cnjuge Suprstite quando um dos cnjuges permanece vivo. V at os 16 absolutamente incapazes (os pais so outorgados pelo filho para que o represente), entre 16 a 18 relativamente capazes, assistindo o. (o filho no faz sozinho, mas os pais no fazem sem ele). VI Direito dos pais reclamar o direito de guarda sob o filho, quando algum a detenha ilegalmente, ex.: avs da criana. Ex.: Se Teresa morre e a me de Teresa se nega a entregar o filho ao pai. Pode o pai mover uma ao de apreenso de menor, pois a Me de Teresa estar ilegalmente com o neto. A Ao de apreenso uma ao muito violenta, deve ser feito com parcimnia. VII O CC autoriza aos pais exigir a obedincia e respeito. o poder de vigilncia e disciplinador. A lei permite o castigo moderado. - Problema com o Tutor: o tutor no possui os poderes disciplinadores. Sempre deve buscar a jurisdio para resolver estes problemas.

5.2 Causas de Suspenso e Extino Familiar

Art. 1.635. Extingue-se o poder familiar: I - pela morte dos pais ou do filho; II - pela emancipao, nos termos do art. 5o, pargrafo nico; III - pela maioridade; IV - pela adoo; V - por deciso judicial, na forma do artigo 1.638. Art. 1.638. Perder por ato judicial o poder familiar o pai ou a me que: I - castigar imoderadamente o filho; II - deixar o filho em abandono; III - praticar atos contrrios moral e aos bons costumes; IV - incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente.

- A Extino familiar tem carter irreversvel e abarca a prole. Se a sentena disser que o pai no tem condies de cuidar de um filho, a sentena extingue o poder familiar do pai para todos os outros filhos. Mas h casos concretos em que a extino pode s atingir um dos filhos.

6. FILIAO Art. 1596 1606. - Presumidos os Filhos art. 227, CF e art. 1.596, CC
Art. 1.596. Os filhos, havidos ou no da relao de casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao.

- Presuno de Maternidade apenas para demonstrar que no precisa de um ato seguinte para reconhecer a maternidade. - Quando eu caso, os filhos so presumidamente meus. - A lei presume que todos os filhos nascidos da mulher sejam filhos de seu marido. Presuno Iuris tantum. Requisitos para esta presuno de paternidade: - Estar casado por mais de 180 dias. art. 1597, I. - Se o marido morre, todos os filhos que nascerem nos 300 dias seguintes sero presumidos deste marido. art. 1597, II. - Se havidos por fecundao artificial homloga (material gentico de ambos os cnjuges), mesmo que falecido o marido. Art. 1597, III. - Se havidos a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, de concepo artificial homologa. Art. 1597, IV. - Se havidos por inseminao artificial heterloga (material gentico diverso da do marido), desde que previa autorizao do marido. Art. 1597, V.

- Choque das Presunes, o art. 1.598 diz que se presume o filho do morto.

Art. 1.598. Salvo prova em contrrio, se, antes de decorrido o prazo previsto no inciso II do art. 1.523, a mulher contrair novas npcias e lhe nascer algum filho, este se presume do primeiro marido, se nascido dentro dos trezentos dias a contar da data do falecimento deste e, do segundo, se o nascimento ocorrer aps esse perodo e j decorrido o prazo a que se refere o inciso I do art. 1597.

- Concepo Para o direito o momento da concepo a nidao. - O STF chegou a convocar uma audincia pblica para decidir o momento da concepo. - Hoje no se admite discriminao jurdica entre filhos naturais e filhos adotivos. - O Dto Civil fundamentado no sc. XIX (Cdigo Napolenico), por isso temos problemas para proteger concepes modernas dos filhos.

6.1. Concepo. - Artificial: feito em laboratrio. - Homloga: utilizado o material gentico do marido e da mulher. - Heterloga: para proteo de maternidade, se vale dos gametas de um terceiro. - Embrio Excedentrio: um embrio que no foi usado. So crias preservadas. - Um embrio Excedentrio pode ser utilizado a qualquer momento. Na concepo homloga, mesmo com a morte do marido, um filho, mas no um herdeiro. - Hoje, no temos muitas solues sobre a concepo. Devido aos avanos da Medicina. - Ao se guardar do material gentico de terceiros como adotar um filho de algum. - X casada com Y, X pede para utilizar material de terceiros, Y autoriza. X com a autorizao em mo se valeu do material gentico do ex-namorado (concepo artificial). Autorizado, no pode negar o filho. - A lei presume que o pai marido da me. O fato de a lei presumir, no quer dizer que seja uma presuno absoluta, iuris tantum (admite prova contrria). - No basta a confisso materna ou prova material para provar que o filho no filho do marido. Art. 1600. - A Ao Negatria de Paternidade (que afasta a presuno) imprescritvel. Art. 1601. - Ao ter o filho, a me ganha uma declarao de maternidade, onde no tem o nome do pai. Pois a maternidade no tem autorizao para dizer que o pai. - Em caso de unio estvel, no tem a presuno iuris tantum. necessrio que o pai esteja junto no cartrio para reconhecer o filho.

- Ento, no h presuno fora do casamento. Para que o filho de uma unio estvel tenha o sobrenome do pai, necessrio que o pai reconhea o filho. - O pai no pode reconhecer o filho sem a me estar presente. Se a me estiver morta, o pai ter que conseguir uma autorizao dos ascendentes da me.

- A PRESUNO DA PATERNIDADE S SE VALE NO CASAMENTO.

- O sujeito que j reconheceu, no pode mais desistir (no pode revogar o reconhecimento). - O ato de reconhecer irrevogvel.

7. RECONHECIMENTO DOS FILHOS Art. 1607 1617. 7.1 Tipos de Reconhecimento:


Art. 1.609. O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento irrevogvel e ser feito: I - no registro do nascimento; II - por escritura pblica ou escrito particular, a ser arquivado em cartrio; III - por testamento, ainda que incidentalmente manifestado; IV - por manifestao direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento no haja sido o objeto nico e principal do ato que o contm. Pargrafo nico. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou ser posterior ao seu falecimento, se ele deixar descendentes.

- Voluntrio: trata-se na realidade, uma confisso voluntria, da me ou do pai, na qual declara ser seu filho, determinada pessoa. - Coativo: por meio de interveno judicial (Ao de Investigao da Paternidade). - Alm da investigao de paternidade se a mulher vai registrar o seu filho no cartrio, o cartrio deveria perguntar quem seria o pai, se o pai gostaria de reconhecer a criana e porque ele no est presente. - Feito o convite ao pai para reconhecer o filho, ele pode: - No fazer nada. - Ir a onde foi convocado e alegar que no o pai. - Ir ao local e reconhecer ser o pai. - Quando o pai no reconhece ou no faz nada quando convidado, a lei permite que o juiz encaminhe ao Ministrio Pblico e confere legitimao extraordinria para a propositura de Ao de Investigao de Paternidade.

- Legitimao Extraordinria: - Elementos da Ao: Partes, Causa de Pedir e Pedido: - Condio da Ao: Possibilidade Jurdica do Pedido, Legitimidade de Partes e Interesse de Agir.

- Legitimidade Extraordinria uma situao atpica em que o Estado pode ingressar com uma ao na qual em tese o Estado no seria uma parte legtima. uma ao do MP contra o pai, pelo o interesse da criana. - Formas de Reconhecimento art. 1.609: I - Com o registro de nascimento no Cartrio. Obs.: devido o reconhecimento da me para o reconhecimento do pai. II - Por escritura pblica ou particular registrado em cartrio a me leva este documento e servir de substrato para o registro. E o pai anterior deixa de existir. - Toma-se um cuidado maior pela escritura particular, exigindo uma autenticidade ou uma verdadeira ( a assinatura perante um cartorrio e ele atesta) III - Por testamento: no testamento faz o reconhecimento de algum filho. Atravs de uma clusula de reconhecimento. Ainda que incidentalmente manifestado sem clusula de reconhecimento Ex.: Deixou meu terreno ao meu querido filho Joo. Mas Joo no era considerado filho. IV - Manifestando em juzo que pai, mesmo que no seja em uma ao de reconhecimento de paternidade. - O reconhecimento irrevogvel Art. 1610. S em casos excepcionais a relao ser desfeita.

A paternidade pode ser vista sobre 3 hipteses: - Registral: quem consta no registro cartorrio. - Biolgico: quem que efetivamente participou geneticamente do vulo - Socioafetivo. - O ideal so as 3 hipteses na mesma pessoa.

- Na adoo temos a hiptese registral e Socioafetivo, mas no o biolgico. - Adoo Brasileira: sabendo que o filho no meu e mesmo assim eu reconheo. Adoo porque voc registra filho, sabendo que este no de seu componente gentico. Brasileira porque o procedimento correto era ser pai por meio da adoo, mas o pai d um jeitinho brasileiro ao reconhecer no cartrio como o verdadeiro pai.

- Para o Direito hoje o mais importante o Registral pai o que consta no registro.
Art. 1.604. Ningum pode vindicar estado contrrio ao que resulta do registro de nascimento, salvo provando-se erro ou falsidade do registro.

- O que pode ocorrer o de alterar o registro, quando h nulidade do registro (com falsidade ou nulidade do registro). Ao de Nulidade do Registro. - A Falsidade quando o documento registral se baseia em documentos falsos. - A Falsidade biolgica no afasta o Reconhecimento Registral, devido a permanncia da socioafetividade. - Alguns Tribunais como de SP e RS esto entendendo a irrevogabilidade da Adoo Brasileira. - O reconhecimento pode ser depois o falecimento do filho (desde que o ele tenha descendentes) e tambm antes do filho nascer. art. 1609, p.u. - A diferena dos filhos havidos do casamento a presuno de paternidade. - Fora do casamento tem que haver o ato de reconhecimento em cartrio + art. 1.609 ( Voluntrio ). - O reconhecimento em Cartrio pode ser ps a morte, desde que tenha reconhecido antes de morrer (testamento).

- Art. 1.613 Condio (evento futuro incerto) e Termo so ineficazes para reconhecimento.
Art. 1.613. So ineficazes a condio e o termo apostos ao ato de reconhecimento do filho.

- Para que possa pleitear a guarda do filho, aps o reconhecimento de um filho fora do casamento, necessrio que o cnjuge aceite que este filho possa residir no lar conjugal.
Art. 1.611. O filho havido fora do casamento, reconhecido por um dos cnjuges, no poder residir no lar conjugal sem o consentimento do outro.

- Tem que diz que o art. 1.614 inconstitucional a fixao do prazo de reconhecimento de paternidade, j que este seria imprescritvel.
Art. 1.614. O filho maior no pode ser reconhecido sem o seu consentimento, e o menor pode impugnar o reconhecimento, nos quatro anos que se seguirem maioridade, ou emancipao.

- O Reconhecimento nem sempre voluntrio, o pai pode querer no reconhecer o filho, ento tem que ser de forma coerciva, pela ao de reconhecimento de paternidade. - Normalmente feito o teste de DNA. A recusa do exame faz-se presuno relativa de que haja a paternidade (Smula do STF). - Se o pai j estiver morto, pode ser feito a exumao do cadver para coleta de DNA, caso no seja possvel, pode ser feito o exame com os herdeiros ou ascendentes do pai (entretanto estes podem no aceitar o exame). - Sndrome de Alienao Parental: quando um dos pais cria uma figura negativa do outro. Comumente a me que faz esta caveira do pai da criana. - Normalmente se d pelo fato do guardio querer punir o outro e utiliza do filho para ofender o outro. - E tambm quando o guardio est buscando forma uma nova relao conjugal com outra pessoa e quer que o filho deixe de querer o pai ou me.

8. ADOO Art. 1618 1619 c/c ECA (Art. 39 52 D). - Em 2003, algumas normas que ainda constavam no ECA, que no foram revogadas expressamente. - Hoje, apenas o art. 1.619 CC est em vigor, o resto estar tudo no ECA. - Entre o adotante e o adotado tem que ter 16 anos de diferena, isto tem o motivo de imitar a realidade, pois 16 anos seria o mnimo de maturidade para ter um adotado. - Se pelo menos 1 membro do casal tiver mais de 18 anos de idade, ser possvel adotar uma criana (respeitando o mnimo de 16 anos de diferena). - A Proposta de Adoo (ao) na Vara de Infncia e da Juventude. Esta ao uma das poucas que dispensam a figura do advogado. No requerimento tem que o casal ter a vontade adotar e mais alguns requisitos. Um psiclogo ir verificar se o casal tem condies de adotar. - exigido um estgio de convivncia: um tempo para que se perceba se adequada a adoo. O prazo determinado pelo juiz. Neste perodo h uma guarda e visto a adequao torna uma adoo. Caso j haja um contato entre os

pais adotivos e o futuro adotado, o juiz pode eliminar o prazo de estgio de convivncia. - O Ministrio Pblico participar de todo processo que haja o interesse do menor. - Quando se adota algum, rompem-se todos os vnculos de parentescos com os pais naturais, salvo os impedimentos para o casamento. - Incidentalmente possvel adotar o filho de seu cnjuge. - O correto entrar com um processo judicial de adoo para que o padrasto se torne pai. - O conveniente no saber a famlia original. Se souber, ter que ingressar com uma Ao de desconstituio familiar e depois de adoo. - No pode ingressar com uma ao de Investigao de Paternidade, tem que ingressar com uma Ao de Verificao Gentica, para fins cientficos. - A lei no permite a adoo de ascendentes por descendentes (ex.: uma av adotar um neto). A justificativa para que no haja burla da ordem sucessria. Entretanto, os juzes esto dando este tipo de adoo em situaes de me morta ou desaparecida. - A adoo irrevogvel. - Quando entramos com uma Ao de Investigao de Paternidade, o pai pai desde perodo que a criana nasce e no a partir do transito julgado, pois esta ao apenas declaratria e no constitutiva. - A Ao de Adoo constitutiva. - Se o adotante morre durante a ao de adoo, o juiz pode entender que realmente era do interesse do adotado ser filho do adotante, o juiz poder retroagir a deciso para antes da sua morte. Efeitos: dtos sucessrios. - Para adoo internacional: - Os adotantes devero passar por um estgio de convivncia dentro do Brasil. - Dever ser feita uma pesquisa da vida pregressa dos pais. - Se h pais vivos, podem concordar com a adoo. Os pais podem desistir de concordar at a publicao da sentena. Se no concordarem, dever ser ingressado uma Ao de Destituio Familiar.

O ARTIGO 42, ECA DEVE SER ANALISADO COM EXTREMO CUIDADO!! ***Todos os artigos da matria do 2 bim. (art. 1583 1688 e 1723 1727 + ECA) devem ser lidos. Somente foram elencados alguns, que so considerados mais importantes***.

Potrebbero piacerti anche