Sei sulla pagina 1di 14

ESTUDOS PARA PROVA DE TGP II UNIDADE

Ao
Requisitos da ao (CONDIES DA AO) - Interesse de agir (interesse processual) Buscar no judicirio algo que voc no tem, e algo que no foi possvel de forma espontnea e/ou consensual. - Legitimidade das partes Os sujeitos da ao tem de ter a legitimidade para estar contido na ao. Legitimidade para propor a ao e para ser parte no processo. LEGITIMIDADE ORDINRIA = Possibilidade do titular de uma pretenso defender essa pretenso. LEGITIMIDADE EXTRA ORDINRIA = Quando algum (um terceiro), que no titular dessa pretenso pode defender essa pretenso em nome prprio. necessria estar previsto em lei. EX. o MP quando entra com uma ao contra algum, defendendo toda a populao. O D.A. defendendo os interesses dos alunos do curso de direito, ele tem a legitimidade defender os alunos, em nome do prprio D.A.. Um sindicato que defende o interesse dos seus membros de uma determinada classe tambm tem legitimidade extra ordinria. (O MP, quando legitimado extra ordinariamente no parte do processo, a parte o povo que ele est representando) PS. Legitimidade X Capacidade (so coisas diferentes) As vezes, quem tem a legitimidade para propor a ao, no tem a capacidade para estar s no processo, precisa ser assistido (caso do menor), ou no tem capacidade postulatria, competncia exclusiva do advogado. - Possibilidade jurdica do pedido quando possvel a tutela jurisdicional. O objeto do pedido deve ser licito.

Legitimidade extra ordinria diferente da representao, pois na primeira, o sujeito age em nome prprio defendendo o direito de outro(s), j na representao, o sujeito age em nome do terceiro (da parte) para defender os interesses dele (a parte). OBS. Capacidade postulatria s quem tem o advogado, com exceo de aes no juizado especial cvel com causa de at 20 salrios mnimos. CAPACIDADE CIVIL = a aptido para praticar atos na vida civil

CAPACIDADE PROCESSUAL = a aptido que o sujeito tem para praticar atos processuais (a parte dentro do processo tem de ter obrigatoriamente capacidade processual, isso mais um pressuposto processual)

CAPACIDADE PROCESSUAL PLENA TEM QUE SER ANALISADA SOBRE 3 ASPECTOS OU REQUISITOS: A) CAPACIDADE DE SER PARTE Capacidade de ser parte dentro do processo, capacidade de integrar uma dos polos no processo. (Pessoas fsicas, jurdicas, entes despersonalizados, MP, nascituros). Ex. No processo penal, um menor de 18 anos, no pode ser parte do processo, ele no tem capacidade sequer de ser parte no processo penal. Uma criana recm nascida pode ser parte de uma ao civil, como o pedido de alimentos. a capacidade de ser sujeito de direito que diferente da capacidade de estar em juzo. B) CAPACIDADE DE ESTAR EM JUIZO Pode ser sujeito de direito, ter a capacidade de ser parte e no ter a capacidade de estar em juzo sozinho. Tem tudo haver com a capacidade civil (maior de 18 anos, com pleno gozo de suas capacidades). a capacidade de integrar um dos polos processuais e a capacidade de exercer esse direito por si s. Caso seja um capaz de fazer parte no processo, mas no tenha a capacidade de estar em juzo sozinho, ele precisa ser representado ou assistido pela me. Lembrando que a me (o representante) neste caso NO faz parte da relao processual, pois ela est no processo unicamente para completar a capacidade da parte que estar em juzo, neste caso o filho numa ao de alimentos, j que a capacidade de estar em juzo dele, o menor, para que ele que se pede. Uma criana de um ano preenche o primeiro requisito, porem no preenche o segundo, devendo para isso, suprir essa carncia sendo assistido pela me ou responsvel. C) CAPACIDADE POSTULATRIA Capacidade de requerer em juizo, peticionar ao judicirio, esse jus postulandi exclusivo, em regra, dos advogados (capac. pessoal) e o MP (capac. institucional). Toda ao tem de ser peticionada por um profissional de direito com a OAB ou pelo MP. EX. Uma criana de um ano (capacidade de ser parte) precisa de representante (capacidade de estar em juzo) e de um advogado (capac. postulatria) Casos em que a capacidade postulatria no requerida obrigatoriamente (porem o cidado pode SIM, caso queira, mesmo nessas aes, chamar o advogado). Nesses casos a capacidade postulatria dada ao cidado.

- Habeas Corpus - Vara da infncia (adoo) - Juizado especial cvel (at 20 salrios mnimos) - Ao popular Elementos da ao 1 elemento - Partes (autor e ru) Litisconsrcio = Pluralidade de sujeitos no mesmo polo, quer seja no plo ativo ou passivo (ou misto, que a pluralidade nos dois polos) Quanto uniformidade da deciso, ela pode ser SIMPLES ou UNITRIA. (isso se sabe no ajuizamento da ao, se simples ou unitrio) SIMPLES = Quando as decises/sentena podem ser diferentes para os LITISCONSORTES. Ex. Uma ao de indenizao de danos Moraes contra 3 pessoas, uma delas pode ser condenado, enquanto as demais podem ser inocentadas.

UNITRIA = Quando as decises no podem ser diferentes, tem obrigatoriamente de ser igual entra todos os litisconsortes. Ex. O MP ajuza uma ao de anulao de casamento, essa ao, caso seja julgada procedente, ela far efeito sobre os dois, pois o casamento acabar para os dois. Outro exemplo, Ajuizado uma ao para anular o concurso, em caso de deferimento, o concurso ser anulado para todos, e em caso de indeferimento, da mesma forma, os efeitos da sentena ser igual para todos. Quanto obrigatoriedade de se formar o Litisconsrcio, ela pode ser FACULTATIVO ou NECESSRIO / OBRIGATRIO. - Litisconsrcio facultativo ocorre quando resolvem por si s se juntar e ingressar com a ao, com a inteno de contratar um nico advogado e brigarem juntos pelos seus interesses, imaginando serem mais fortes juntos. - Litisconsrcio necessrio/obrigatrio ocorre em razo da lei processual assim determinar pelos motivos da natureza da ao ou do que se pretende conseguir com aquela ao. EX.: Uma ao de Uso Capio, que uma ao para transformar a posse em propriedade, obrigatoriamente a ao tem de ser ajuizada contra todos os vizinhos do imvel, tem de chamar os vizinhos para a ao. Um casal casado no civil, no momento de uma ao ser impetrada contra eles que envolva imvel em nome de um

deles, a lei determina que se chame o outro cnjuge para estar no plo passivo (o que no ocorre no caso contrrio, onde um cnjuge, entra com ao sobre o imvel, contra um terceiro, neste caso, precisasse apenas da autorizao do cnjuge e no de pluralidade de partes). OBS. Caso o Litisconsrcio seja necessrio/obrigatrio, e no se chame/cite a outra parte para fazer parte do processo, esse processo nulo por falta de um pressuposto processual. OBS. Aes conexas so as que tem o mesmo pedido, mesmo que a causa de pedir seja diferente. EX. pedido de anulao do ENEM por diferentes alunos, que tem motivos diferentes para pedir, porem o mesmo pedido que anulao do ENEM. Em caso de conexo, por conta, dentre outros, pela economia processual, e tambm para se evitar julgamentos de forma diferentes, se unir o processo em um s processo, tramitando juntas, porem de forma autnomas, cada qual continuando com seus prazos e cada autor ter que cumprir todos os nus, sem por conta disso, poder prejudicar os demais, apesar de eles estarem correndo numa nica vara e num pnico processo. OBS. Em caso de Litisconsrcio facultativo, onde envolva muitas partes, que esteja atrapalhando o andamento do processo, infringindo um principio processual da celeridade processual, o juiz pode determinar o desmembramento do processo.

2 elemento Causa de pedir o porque de se pedir, a narrao dos fatos que geraram aquele fato e o motivo do pedido. a juno dos fatos (causa de pedir remota) mais os fundamentos jurdicos (causa de pedir prxima)

2 elemento Objeto ou Pedido Decorre da causa de pedir, o que se quer com a ao, o que se espera ou pretende com a petio. Imediato A tutela jurisdicional que se espera CLASSIFICAO DA AO Ao de conhecimento = anlise de conhecimento do processo, onde o juiz vai sentenciar se o autor tem ou no o direito aquele pedido. (quero que o ru seja condenado a pagar) Ao de execuo = no se faz a anlise do direito, pois j existe um titulo executrio, ento se pula esta etapa e vai direito para a execuo daquele direito,

que entende-se ser certo, sem a necessidade de o juiz analisar se temos ou no aquele pretendido direito. (quero que o ru pague, que o juiz determine o pagamento) Ao cautelar = Medida provisria, resguardando a matria do pedido para que se aguarde o julgamento do mrito. (quero que o juiz resguarde o meu pedido para que este no se perca) Mediato a matria pedida, o que o autor quer, almeja.

Para se saber se duas causas so idnticas, devemos analisar os elementos da ao; partes, causa de pedir, pedido. Neste caso, pode haver: LITISPENDNCIA = duas aes idnticas, com as mesmas partes, mesmo causa de pedir e mesmo pedido, sendo que esto tramitando ao mesmo tempo, s que em aes diferentes, logo, um deles deve ser extinto sem resoluo do mrito.

COISA JULGADA = Quando duas aes idnticas quanto aos elementos, uma ao j transitou em julgado e o autor ingressa com outra, esperando que desta vez o seu suposto direito seja tutelado. Neste caso o juiz determinar a extino da ao, sem julgamento do mrito, visto que j foi sentenciado aquele pedido na outra ao, e nota-se que o autor est apenas tentando novamente por uma causa j outrora perdida. (Obs.: Se ao no tiver sido julgada o mrito, o autor pode ingressar com outra ao, mesmo com os mesmo elementos, visto que a ao no foi julgada provavelmente por uma carncia de ao, e quando esta carncia sanada, pode-se impetrar nova ao contendo os mesmo elementos da ao anterior)

PROCESSO E PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS Processo a forma/instrumento que o estado tem para materializar a ao e poder resolver a LIDE. toda e qualquer forma de resoluo da LIDE. O que forma o processo o conjunto de atos processuais, o processo em si, abstrato, o que se pega e s v so os autos do processo.

Pressupostos processuais so os requisitos para que o processo possa se constituir e desenvolver validamente. Sem estes, o processo no vai seguir validamente.

Os pressupostos processuais classificam-se em PRESSUPOSTOS CONSTITUIO E PRESSUPOSTOS DE DESENVOLVIMENTO.

DE

- PRESSUPOSTOS DE CONSTITUIO = Criao do processo 1- Petio Inicial (reclamao trabalhista em caso de processo trabalhista). 2- Buscar um rgo que exera o poder jurisdicional. 3- Citao vlida do ru (existem excees). 4- Capacidade Postulatria (juizado dispensa o advogado, habeas corpus tambm). - PRESSUPOSTOS DE DESENVOLVIMENTO = 1 - A petio inicial tem de ser conter os requisitos de validade, sob risco de, apesar de constitudo o processo, ser finalizado sem o julgamento do mrito. Esses motivos podem ser, carncia de ao, ou at mesmo o pedido ou a causa de pedir estarem mal explicados, gerando duvidas ao juiz competente, o que geraria um pedido por parte do juiz para a petio fosse emendada. Apta, que preencha os requisitos legais. 2- Competncia do juiz e que o mesmo no seja impedido ou parcial. - PRESSUPOSTOS NEGATIVOS - Alem disso existem os pressupostos negativos, como a 1 - Litispendncia, 2 - Coisa julgada ou 3 - Perempo. Perempo a perca do direito de ao, eu razo do abuso processual. Um dos pressupostos processuais que tenha as duas partes no processo, autor e ru Ausente um dos pressupostos processuais, temos de analisar se o processo vai ser ou no extinto sem julgamento do mrito. No existe uma norma clara sobre isso, o que o estado deve fazer, o possvel para que a ausncia seja sanada, prezando sempre pela resoluo do mrito, portanto o processo s ser extinto em ltimo caso, quando no houver nenhuma possibilidade de resolver aquela pendncia. OBS.: Uma mesma pessoa pode ter as trs caractersticas para entrar sozinha com uma ao, ou seja, capacidade civil, capacidade por ser pessoa fsica ou jurdica e a capacidade postulatria por ser advogado.

DIFERENA ENTRE PROCESSO E PROCEDIMENTO Procedimento o rito que o processo percorre, a forma e o conjunto que os atos processuais sero realizados dentro do processo.

ATOS PROCESSUAIS
a menor unidade dentro do processo

SUJEITOS DO PROCESSO E SUJEITOS DA RELAO PROCESSUAL


Sujeito do processo todo o agente que pratica atos dentro do processo, ex. Oficial de justia, juiz, autor, ru, testemunha, perito. Os sujeitos da relao processual so apenas o autor, o estado juiz e o ru.

Sujeitos da relao processual


- Sujeitos da relao processual (imparcial (juiz) e parcial (partes)) Juiz (imparcial) Funes: Administrativas= O juiz quem conduz/coordena o processo, marca a audincia, a data, o horrio, controla a audincia para o seu bom andamento. Jurisdicionais = O juiz pratica atos de deciso, atos que vo culminar com o julgamento do processo. (os atos jurisdicionais podem ser alvo de recursos, por terem fora de causar dano a uma das partes, ao contrrio dos atos administrativos) Atos processuais do juiz dentro do processo. Despacho (despacho de mero expediente) = So atos sem natureza decisria, e so de natureza meramente administrativa. O despacho no favorece, nem prejudica as partes (os atos de despacho no esto sujeitos a recurso). EX. Designao de audincia Decises interlocutrias = Deciso tomada ao longo do processo, que independente do contedo, no finaliza o processo, EX. deferir ou no uma liminar, deferir ou no um mandado de priso, determinar a mudana da data de audincia pelo pedido de uma das partes, so decises que decidem sobre alguma coisa dentro do processo. Apesar de ter contedo decisrio, mas no decidem/finalizam o processo, dessa forma, ainda no a sentena. Podem ser provocadas ou de oficio. (ao contrrio dos despachos, os atos interlocutrios podem sofrer recurso, por terem a potencialidade de causar dano a uma das partes).

Sentena = o ato atravs do qual o juiz decide o processo, as decises e a sentena so atos jurisdicionais. Julgando ou no o mrito. (por ser ato de carter jurisdicional, pode sofrer recurso) OBS.: JULGAR O MRITO JULGAR O CONTEUDO DO PROCESSO

Partes (autor e ru) (parcial) Partes da relao processual, (ATIVA OU PASSIVA) Na lide no podemos dizer que uma parte ativa e a outra passiva, essa distino existe apenas na relao processual, pois neste caso, a parte ativa quem provoca o estado, quem toma a iniciativa, que exerce o seu direito de ao, e a parte passiva contra quem se ajuza a ao, sobre a qual vai recaiar as consequncias da partes autora ativa. Em geral a partes simples, ou seja, composta de um nica sujeito. Quando h mais de um sujeito na mesma parte, forma o LITISCORSRCIO. Litisconsrcio = Pluralidade de sujeitos no mesmo polo, quer seja no plo ativo ou passivo (ou misto, que a pluralidade nos dois polos) OBS.: LITISCONSORTES SO OS INTEGRANTES (SUJEITOS) QUE FAZEM PARTE DO LITISCONSRCIO. Lembrando que os litisconsortes tem autonomia entre si, no precisam de autorizao uns dos outros, e em relao a outra parte. Ex. Juntar autos ao processo, recorrer da deciso, participar dos atos processuais.

Quanto hiptese de se substituir uma das partes no processo, um dos sujeitos do processo. (substituio de uma das partes sinnimo de legitimidade extra ordinria) Na ao civil, dependendo do direito discutido, (numa ao de cobrana, de indenizao sempre possvel a substituio da parte) existe sim a possibilidade. EX.: Numa ao patrimonial, em caso de morte de uma das partes, o herdeiro ou esplio pode substituir a parte. Tem de se analisar sempre se a ao do tipo personalssima, e s aquele sujeito pode responder, em caso de no ser de natureza personalssima, o processo suspenso at que o substituto de uma das partes adentre ao processo atravs da citao e o processo dar continuao, pois a inteno do poder jurisdicional sempre a resoluo do mrito e s se deixar que o processo se encerre sem o julgamento do mrito em ultimo caso.

Na ao trabalhista existe a possibilidade de ser transferida, caso o direito seja transmissvel. Na ao penal sempre do tipo personalssima, e no existe a possibilidade de ser substituda a parte r no processo.

FUNES ESSENCIAIS A ADMINISTRAO DA JUSTIA OU FUNES ESSENCIAIS JURISDIO (advocacia e MP) Advocacia (CF/88, arts 131/133 / Lei 8.90/94, normas legais que regem a advocacia) A) Privado O contrato feito entre o profissional e o cliente de forma particular, quem deve o remunerar pelos servios prestados o cliente e no o estado B) Pblico O advogado tem como cliente principal o estado, portanto quem o remunera o estado. A advocacia pblica dividi-se em: Unio e Estados - Unio _ Advocacia da unio (advogados do governo federal, ajuza aes em defesa da unio tanto no polo ativo como no polo passivo). quem recebe todos os processos contra a unio, quem intimado em nome da Unio. _ Procuradores autrquicos (advogados das autarquias) tem procurao, ou seja, ele defende as autarquias judicialmente. _ Defensoria pblica da unio (exclusivos para ajuizar aes da justia federal) - Estado _ Defensores pblicos Estaduais (no defende o interesse do estado, mas do cidado que no pode pagar a um advogado privado). A defensoria estadual pode, inclusive, ajuizar aes contra o estado ou contra a unio, porque apesar de ser paga pelo poder publico, ela trabalha em defesa do cidado que no pode pagar. _ Procuradores do estado, tem procurao, ou seja, ele defende o estado judicialmente. ( uma espcie de escritrio de advocacia que trabalha exclusivamente na defesa do estado). O procurador geral do estado chefe dos procuradores do estado. quem recebe todos os processos contra o estado, quem intimado em nome do Estado. Pode

ter tambm a procuradoria municipal, criado por uma lei municipal. Se no existir uma lei municipal que crie essa procuradoria, quem responde em nome do municpio o prefeito. _ Procuradores de justia, diferente, do procurador do estado, o procurador de justia o promotor de justia que atua nos tribunais de justia.

IMPORTANTISSIMO

MINISTRIO PUBLICO (CF/88, art 127) uma instituio permanente, indispensvel a funo jurisdicional, mas que atua fora da estrutura do judicirio e o MP no integra a estrutura do judicirio. O MP tem autonomia e ao contrrio da funo jurisdicional, a atuao do MP independe de provocao, ele no inerte e nem tampouco imparcial, j que ele pode ser parte da relao processual.
Caractersticas do Ministrio Pblico: - clausula ptrea, no pode ser removido; - indispensvel a funo jurisdicional do estado. - rgo estatal que no faz parte do judicirio, no tem a funo jurisdicional. - No compe nenhum dos trs poderes, ele atua como um dos freios e c ontra pesos de cada um dos trs poderes. - um interventor atravs do interesse pblico, que pode ser primrio ou secundrio. Interveno atravs do interesse pblico Primrio: o interesse pblico da defesa dos interesses da sociedade como um todo, e o que legitima a interveno do MP Secundrio: o interesse pblico da defesa da administrao pblica, que so os advogados da unio, procuradores do estado e municpio, que defendem o interesse secundrio. Junto ao advogado, quem tem o jus postulandi. Interveno atravs do interesse pblico O MP tem o objetivo de defender: (o MP sempre atua na defesa desses 4 elementos)

1 - A ordem jurdica (que diferente de lei). Ordenamento jurdico um conjunto de normas e princpios muito mais amplo que a lei, que regem uma sociedade. 2 - Defender o regime democrtico 3 - Os interesses sociais defender os direitos sociais (sade, educao, moradia, previdncia, assistncia social). incumbncia do MP tomar providncias na defesa de qualquer interesse social. Se estiver em jogo um interesse social, o MP tem de fazer parte. Esses interesses so de natureza difusa, ou seja, so interesses coletivos que no tem um titular desse direito. 4 - Interesses individuais indisponveis semelhante ao direito difuso, sendo que neste caso o direito individual, se assemelha ao direito difuso porque um direito social. um direito que do individuo, da pessoa, porm ele no pode dispor. EX. direito do incapaz. Direito de se matricular em escola no seu bairro. a nica situao em que o MP atua na defesa de um individuo de forma individual, quando os interesses esto indisponveis. Atuao do MP (toda ao do MP, baseado no interesse publico) - Extrajudicial Atuar fora do processo Civil EX. Compete ao MP abrir inqurito civil sobre desmatamento do meio ambiente, j que este um interesse difuso. Depois do inqurito que o MP decide se ajuza a ao ou no. Penal Pode instaurar uma investigao penal e aps isso, analisar se deve ajuizar a ao criminal. Atuao extra judicial Trabalhista - EX. Compete ao MP se as empresas esto empregando menor

- Judicial (processual) a que nos interessa - O MP dentro do processo pode exercer 2 funes: a) Parte = Neste caso, o MP vai ser parte integrante da relao

processual. Com todas as prerrogativas e nus das partes.


Prerrogativas processuais quando o MP atua como parte: - Liberdade instrutria (produzir provas) - Recurso (mesmo quando ele atua como fiscal) - Intimaes sempre pessoais - Prazos diferenciados no Proc. Civil, Proc. Penal e Proc. Trab. b) Fiscal do ordenamento jurdico = (Neste caso ele no integra a

relao processual). Neste caso ele um terceiro interveniente (terceiro


porque no parte, interveniente porque intervm na relao processual sem participar dela), ele sujeito do processo. Fiscaliza um dos 4 objetivos de atuao do MP, que so: a defesa do ordenamento jurdico, a defesa do regime

democrtico, a defesa dos interesses sociais e a defesa dos interesses sociais indisponveis. Quando ele atua como fiscal, ele apenas opina, quando ele atua como parte, ele requer. OBS.: No processo penal, o MP sempre atua, por ser de interesse coletivo difuso. No processo civil, o MP nem sempre atua, s em casos especficos. No interveno = sendo obrigatria a participao do MP, se ele no intimado, isso leva a nulidade processual ( um pressuposto processual)

ATOS PROCESSUAIS
Os atos processuais uma espcie de ato jurdico que gera efeitos dentro do processo. Ele que do forma ao procedimento Ato processual diferente de Fato processual No ato, depende da vontade das partes, enquanto no fato processual, independe da vontade das partes, mas gera efeitos dentro do processo. A petio inicial o primeiro ato processual dentro do processo, um ato do autor do processo. Classificao dos atos - Quanto aos sujeitos Quem pratica atos processuais: - as partes - o julgador - os sujeitos do processo

- Quanto ao objeto (finalidade do ato) - Atos de comunicao - Atos de instruo Atos de comunicao CITAO E INTIMAO Citao s se cita o ru, uma atribuio exclusive ao ru, s ele pode ser citado, pois o conceito dele que se d conhecimento ao ru da ao e apartir da se d a ele, ru, o direito de defesa. Os demais sujeitos do processo podem apenas ser intimados Intimao a notificao a qualquer sujeito do processo, para que este tenha cincia de um ato ou para o notificar de fazer alguma coisa, sobre o andamento

do processo. EX. Intimar testemunha (dia, hora, local), Intimar perito (comunicao da percia) Atos de instruo Esse o momento de colher provas, ouvir testemunhas, pericia. atribuio das partes, do MP se estiver no processo, o julgador de oficio, pode trazer provas ao processo, como intimar testemunha. O julgador imparcial e no neutro. Aps o ato de instruo, vem o ato decisrio, que a sentena, que o que julga o processo, com ou sem o julgamento do mrito. INCIDENTE PROCESSUAL uma situao controvertida que surge no curso do processo, e no diz respeito necessariamente a LIDE. Prazo e precluso Prazo o perodo de tempo para a realizao de um ato processual, tem um inicio e um fim. Precluso quando acaba uma faculdade processual, quer seja porque j o praticou, ou porque passou o prazo e perdeu o direito de praticar o ato processual.

Questes do teste 1- Quais os requisitos para que se possa exercer validamente o direito de ao? Interesse de agir, Possibilidade jurdica do pedido e legitimidade das partes 2- Qual a diferena entre legitimidade e capacidade? Capacidade tem haver com a aptido da pessoa de praticar atos e a legitimidade tem haver com a aptido da pessoa de participar de uma relao jurdica. Uma criana de 1 ano, no em capacidade de praticar atos civil, mas tem a legitimidade de participar de uma relao processual. 3- Defina Litispendncia Litispendncia ocorre quando duas aes tem os mesmos elementos, partes, causa de pedir e pedido. 4- Enumere trs pressupostos processuais. So os requisitos para que o processo se constitua e se desenvolva de forma vlida. Petio Inicial. Citao vlida. Capacidade processual. Advogado. Imparcialidade do julgador. Competncia do julgador. 5- Pode se dizer que a ao de alimentos do filho contra o genitor considerada de execuo, j que, a necessidade de certido de nascimento do autor demonstrando parentesco pra o ajuizamento da ao? No. A execuo para materializar uma obrigao, e a simples certido de nascimento no gera a obrigao a execuo, pois no um titulo executivo. A ao de conhecimento, pois uma LIDE onde o menor quer receber os alimentos, e o genitor resiste em pagar determinado valor, ento o juiz vai ter o conhecimento da ao, afim de determinar a sentena. A certido de nascimento serve unicamente de prova. 6- possvel o ajuizamento de uma ao contra o estado de Pernambuco na justia estadual? (a pergunta seria: O estado de Pernambuco tem capacidade para ser parte e tem, capacidade para estar em juizo?) . Pois o estado de Pernambuco uma pessoa jurdica e pode ser parte de uma ao tanto na parte autora, quanto na parte r, na justia estadual ou federal dependendo da LIDE.

Potrebbero piacerti anche