Sei sulla pagina 1di 33

PMBOK 4 Edio III

Gerenciamento da qualidade do projeto


O que custa no a qualidade mas sim a falta dela
1 / 32

Gerenciamento da qualidade do projeto


Implementar o sistema de gerenciamento da qualidade atravs da poltica da entidade ou empresa, dos procedimentos e processos de planejamento, garantia e controle da qualidade, com atividades de melhoria contnua dos processos, conduzidos do incio ao fim do projeto.
2/33

Gerenciamento da qualidade do projeto


.1 Planejar a qualidade

.2 Realizar a garantia da qualidade

.3 Realizar o controle da qualidade


3/33

Gerenciamento da qualidade do projeto


.1 Planejar a qualidade
Identificar os padres de qualidade relevantes para o projeto e determinao de como os satisfazer.

.2 Realizar a garantia da qualidade


Aplicar as atividades de qualidade planejadas e sistemticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessrios para atender aos requisitos.
4/33

Gerenciamento da qualidade do projeto


.3 Realizar o controle da qualidade
Monitorar resultados especficos do projeto a fim de determinar se eles esto de acordo com os padres relevantes de qualidade e identificao de maneiras de eliminar as causas de um mau desempenho.

5/33

Planejar a qualidade
Entradas
.1 Fatores ambientais da empresa .2 Ativos de processos organizacionais .3 Declarao do escopo do projeto .4 Plano de gerenciamento do projeto
6/33

Planejar a qualidade
Uma baixa qualidade sempre um problema; uma baixa funcionalidade pode no ser. Por exemplo, um software pode ser de alta qualidade (sem defeitos aparentes, manual legvel) e baixa funcionalidade (uma quantidade limitada de caractersticas), ou de baixa qualidade (muitos defeitos, documentao do usurio desorganizada) e alta funcionalidade (muitas caractersticas). Determinar e entregar os nveis requeridos de ambas, qualidade e funcionalidade, so responsabilidades do gerente e da equipe de gerenciamento do projeto.
7/33

Planejar a qualidade
Ferramentas e tcnicas
.1 Anlise de custo-benefcio .2 Benchmarking. .3 Projeto de experimentos .4 Custo da qualidade (CDQ)
Os custos da qualidade so os custos totais incorridos pelo investimento em preveno de no conformidade com os requisitos.

.5 Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade


8/33

Planejar a qualidade
Sadas
.1 Plano de gerenciamento da qualidade .2 Mtricas de qualidade .3 Listas de verificao da qualidade .4 Plano de melhorias no processo .5 Linha de base da qualidade .6 Plano de gerenciamento do projeto (atualizaes)
9/33

Realizar a garantia da qualidade


A Garantia da Qualidade tambm fornece uma base para outra importante atividade de qualidade, a melhoria contnua dos processos, um meio iterativo para melhorar a qualidade de todos os processos. A melhoria contnua dos processos reduz os desperdcios e as atividades sem nenhum valor agregado, o que permite que os processos operem em nveis maiores de eficincia e eficcia.
10/33

Realizar a garantia da qualidade


Entradas
.1 Plano de gerenciamento da qualidade .2 Mtricas de qualidade .3 Plano de melhorias no processo .4 Informaes sobre o desempenho do trabalho .5 Solicitaes de mudana aprovadas .6 Medies de controle da qualidade .7 Solicitaes de mudana implementadas .8 Aes corretivas implementadas .9 Reparo de defeito implementado
11/33

Realizar a garantia da qualidade Ferramentas e tcnicas


.1 Ferramentas e tcnicas de planejamento da qualidade .2 Auditorias de qualidade .3 Anlise do processo .4 Ferramentas e tcnicas de controle da qualidade
12/33

Realizar a garantia da qualidade Sadas .1 Mudanas solicitadas


.2 Aes corretivas recomendadas .3 Ativos de processos organizacionais (atualizaes) .4 Plano de gerenciamento do projeto (atualizaes)
13/33

Realizar o controle da qualidade


Monitoramento de resultados especficos do projeto a fim de determinar se eles esto de acordo com os padres relevantes de qualidade e a identificao de maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatrios. Ele deve ser realizado durante todo o projeto. Os padres de qualidade incluem metas de produtos e processos do projeto. Os resultados do projeto incluem entregas e resultados de gerenciamento de projetos, como desempenho de custos e de prazos.

14/33

Realizar o controle da qualidade


Preveno (manter os erros fora do processo) e inspeo (manter os erros afastados das mos do cliente). Amostragem de atributos (o resultado est de acordo ou no) e amostragem de variveis (o resultado classificado em uma escala contnua que mede o grau de conformidade). Causas especiais (eventos incomuns) e causas comuns (variao normal do processo). As causas comuns tambm so chamadas de causas aleatrias. Tolerncias (o resultado ser aceitvel se ficar dentro do intervalo especificado pela tolerncia) e limites de controle (o processo estar sob controle se o resultado ficar dentro dos limites de controle).
15/33

Realizar o controle da qualidade


Entradas
.1 Plano de gerenciamento da qualidade .2 Mtricas de qualidade .3 Listas de verificao da qualidade .4 Ativos de processos organizacionais .5 Informaes sobre o desempenho do trabalho .6 Solicitaes de mudana aprovadas
16/33

.7 Entregas

Realizar o controle da qualidade


Ferramentas e tcnicas .1 Diagrama de causa e efeito
(diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe) Procura relacionar as possveis causas de um efeito, agrupadas em famlias ou categorias (ttulos comeados por m h verses com 6 a 8 itens):
17/33

Realizar o controle da qualidade


.1 Diagrama de causa e efeito
MQUINA MOMENTO (HORA) MTODO MATERIAL MO-DE-OBRA (PESSOAL) MEDIDAS MEIOS (ENERGIA) MEIO AMBIENTE,

Alm de dados e sistemas de informao.


18/33

19/33

Realizar o controle da qualidade


.2 Grficos de controle
O objetivo de um grfico de controle determinar se um processo ou no estvel ou tem desempenho previsvel. Serve como uma ferramenta de coleta de dados para mostrar quando um processo est sujeito a uma variao de causa especial, que cria uma condio fora de controle. Os grficos de controle tambm ilustram como um processo se comporta ao longo do tempo para manter as variveis do processo dentro dos limites aceitveis.
20/33

21/33

Realizar o controle da qualidade


.3 Elaborao de fluxogramas

22/33

Realizar o controle da qualidade


.4 Histograma Um histograma um grfico de barras que mostra a distribuio de variveis. Cada coluna representa um atributo ou uma caracterstica de um problema ou situao. A altura de cada coluna representa a freqncia relativa da caracterstica. Esta ferramenta ajuda a identificar a causa de problemas em um processo pela forma e amplitude da distribuio.
23/33

Realizar o controle da qualidade


.5 Diagrama de Pareto
Um diagrama de Pareto um tipo especfico de histograma, ordenado por frequncia de ocorrncia, que mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada. Lei de Pareto - um nmero relativamente pequeno de causas produzir a grande maioria dos problemas ou defeitos. Chamado de princpio 80/20, em que 80% dos problemas se devem a 20% das causas.
24/33

Realizar o controle da qualidade


.5 Diagrama de Pareto
Vilfredo Pareto era um economista italiano o qual, em 1897, publicou um estudo sobre a distribuio de renda onde mostro que a distribuio de riqueza no se dava de maneira uniforme, havendo grande concentrao (80%) nas mos de uma pequena parcela da populao (20%). Esta suposio prega que a maioria dos resultados em qualquer situao determinada por um pequeno nmero de causas e este princpio aplicado em estudos relativos Economia, Poltica, Desenvolvimento, Produtividade e onde mais este padro for observado.
25/33

26/33

Realizar o controle da qualidade


.6 Grfico de execuo
Os grficos de execuo mostram tendncias em um processo, variaes, degradaes ou melhorias ao longo do tempo.

Desempenho tcnico. Quantos erros ou defeitos foram identificados e quantos permanecem sem correo? Desempenho de custos e de prazos. Quantas atividades por perodo foram terminadas com variaes significativas?
27/33

Realizar o controle da qualidade


.7 Diagrama de disperso
Um diagrama de disperso mostra o padro da relao entre duas variveis. Esta ferramenta permite que a equipe de qualidade estude e identifique a possvel relao entre as mudanas observadas em duas variveis. So traadas as variveis dependentes versus as variveis independentes. Quanto mais prximos os pontos estiverem da linha diagonal, mais prximo ser seu relacionamento.

28/33

Realizar o controle da qualidade


.8 Amostragem estatstica
Escolha de uma parte de uma populao de interesse para inspeo (por exemplo, selecionar 10 desenhos de engenharia aleatoriamente de uma lista de 75). Existe um conjunto de conhecimentos substancial na amostragem estatstica; em algumas reas de aplicao, necessrio que a equipe de gerenciamento de projetos esteja familiarizada com diversas tcnicas de amostragem.

29/33

Realizar o controle da qualidade


.9 Inspeo
Uma inspeo o exame de um produto do trabalho para determinar se ele est de acordo com as normas (conforme). Em geral, os resultados de uma inspeo incluem medies. As inspees tambm so chamadas de revises, avaliaes por pares, auditorias e homologaes. Em algumas reas de aplicao, esses termos possuem significados especficos e restritos. As inspees tambm so usadas para validar

30/33

Realizar o controle da qualidade


.10 Reviso de reparo de defeito Uma reviso de reparo de defeito uma ao tomada pelo departamento de controle da qualidade ou por uma organizao com nome semelhante para garantir que os defeitos do produto foram reparados e esto em conformidade com os requisitos ou especificaes.
31/33

Realizar o controle da qualidade


Sadas
.1 Medies de controle da qualidade .2 Reparo de defeito validado .3 Linha de base da qualidade (atualizaes) .4 Aes corretivas recomendadas .5 Aes preventivas recomendadas .6 Mudanas solicitadas
32/33

.7 Reparo de defeito recomendado

Realizar o controle da qualidade


Sadas
.8 Ativos de processos organizacionais (atualizaes) Listas de verificao terminadas. Documentao das lies aprendidas. .9 Entregas validadas .10 Plano de gerenciamento do projeto (atualizaes)
33/33

Potrebbero piacerti anche