Sei sulla pagina 1di 133

1 Introduo 1.1.

Bem-vindo ao Football Manager 2012

O Football Manager 2012 a mais recente verso da srie de treinadores de futebol da Sports Interactive. Mais uma vez, esformo-nos por continuar a produzir a mais perfeita simulao de futebol e temos muito prazer em que faas parte desse esforo. V a seco O que h de novo, mais abaixo, para obteres detalhes sobre muitas novas funcionalidades.

Se j jogaste qualquer um dos nossos ttulos anteriores, ento talvez j te consideres um especialista - mas h informao neste manual para todos os nveis de utilizadores. Se a srie nova para ti, este manual, para alm do tutorial no interior do jogo e dos sistemas de aconselhamento, destinase a familiarizar-te com todos os aspectos do Football Manager 2012.

Se tiveres alguma pergunta que no seja tratada em nenhum destes meios, ou mesmo se tiveres algo mais que queiras partilhar com a equipa, podes encontrar-nos em www.sigames.com ou juntar-te nossa crescente comunidade online em http://community.sigames.com.

1.1.1.

O que h de novo no FM12?

O Football Manager 2012 tem mais um fantstico conjunto de novas funcionalidades para a poca que se avizinha. As que se seguem so apenas algumas das adies que fizemos ao jogo:

Gerir a qualquer hora, em qualquer lugar a capacidade de adicionar ou remover pases jogveis aos teus jogos guardados, as vezes que quiseres. Gere nesse pas no incio da poca seguinte - o que significa que no ters de decidir quais os pases jogveis no incio da tua carreira.

Transferncias e contratos alteraes significativas aos sistemas de transferncias e contratos, incluindo bnus de lealdade, melhor implementao de contratos de amadores e juvenis, centro de transferncias melhorado, e a possibilidade de bloquear reas de negociao de contrato quando no ests preparado para oramentar. Isto ajuda a gerir os teus oramentos e d-te flexibilidade quanto ao que ofereces a jogadores sedentos de fortuna, ou aos seus agentes, como incentivo.

Melhorias ao sistema de olheiros usando relatrios de observao da vida real, um novo relatrio de jogo que inclui anlise de equipa, informao sobre tcticas e sobre os golos marcados e atribudos, juntamente com muitas outras melhorias no campo dos olheiros, fornecendo-te toda a informao para te preparares antes do pontap de sada e para toda a poca.

Melhorias de partida 3D novas animaes, um novo sistema de pblico, sistema climatrico melhorado, mais estdios e duas cmaras novas Behind Goal e Director Cam, bem como o facto de todos os outros ngulos serem agora reversveis - o que significa que poders observar e analisar todos os aspectos de todos os jogos.

Interface inteligente um novo sistema de esquema adaptativo, que significa que quanto maior a resoluo do ecr, mais facilmente a informao te chegar. A nova interface tambm contm novos filtros, colunas personalizveis, um novo ecr Tcticas e uma variedade de novos ecrs de resumo.

Tom um nvel totalmente novo foi adicionado s conversas com as equipas, com um novo sistema de tom, que permite especificar a forma como pretendes dizer as coisas - ser tranquilo dizendo as coisas com calma, ou deitar fogo pelas ventas dizendo as coisas com paixo, com 5 tons diferentes para escolher e comentrios especficos por tom.

Novo Tutorial separado do jogo principal, h um modo que ajuda os novos jogadores a encontrar o seu caminho no jogo com maior facilidade, ao mesmo tempo que oferece dicas aos gestores experientes sobre como obter o melhor do jogo, e um novo sistema de como fazer para utilizar em jogo.

Juntamente com todas estas inovaes, h imensas reas no jogo que sofreram melhorias, tais como o sistema comunicao social, as conferncias de imprensa, o sistema de juvenis, newgens, as opes de rede social, amizade, gesto internacional e muito mais. 1.2. Instalao 1.2.1. Requisitos do sistema Os Requisitos de Sistema necessrios para executar o Football Manager 2012 so os seguintes: Sinopse de requisitos para PC Sistema Operativo: Windows XP/Vista/W7 Processador: XP : 1.4 GHz ou mais rpido Vista/W7 : 2.0 GHz ou mais rpido *Processadores suportados: Intel Pentium 4, Intel Core, AMD Athlon Memria:XP : 512MB RAMVista/W7 : 1.0GB RAM Espao livre no disco rgido: 2 GB Unidade de DVD: 4x Placa grfica:128 MB**

**Modelos de placas grficas suportadas - Nvidia FX 5900 Ultra ou superior; ATI Radeon 9800 ou superior; Intel 82915G/82910GL ou superior. Algumas placas grficas mais antigas podero estar limitadas a jogos em 2D ou no serem suportados. Placas anteriores podem necessitar que o DirectX 9.0 SDK esteja instalado para correr o jogo. Este est disponvel para download aqui: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=5493 F76A-6D37-478D-BA17-28B1CCA4865A&displaylang=en Placa de som: Compatvel com DirectX 9.0c DirectX: Verso 9.0c (includa) LAN: TCP/IP Outros: Teclado e rato Verses para portteis destas placas podero funcionar mas no so suportadas. Sinopse de requisitos para Mac Minimum spec: Intel Processor, OS X 10.5.8/10.6.8/10.7.x ou superior, Nvidia Geforce 7300 GT ou superior; ATI Radeon X1600 ou superior. Nota: o desempenho do jogo e/ou a qualidade dos grficos podem variar consoante o hardware e/ou a placa de vdeo do teu computador. Computadores com hardware de alto desempenho proporcionaro uma melhor qualidade de jogo. 1.2.2. Instalar o Football Manager 2012 Introduz o DVD Football Manager 2012 na tua unidade de CD/DVD e aguarda que se inicie o programa de arranque automtico. A partir daqui, segue os simples passos do ecr para instalares o jogo.

2.0. Guia rpido

2.1. Iniciar o Jogo Para iniciares o Football Manager 2012, faz um duplo clique no cone de atalho no teu ambiente de trabalho. 2.1.1. Menu principal Depois de o jogo arrancar, ir aparecer-te o Menu Principal. A tabela abaixo descreve o que faz cada uma das vrias opes disponveis neste ecr. Aco Descrio Novo Jogo Inicia o processo de criao de um jogo completamente novo do Football Manager 2012. Carregar o ltimo Jogo Carrega o jogo guardado mais recentemente jogado. Load Game (Carregar jogo) Selecciona qual o jogo guardado que gostarias de carregar, a partir da lista que te aparecer. Iniciar um Jogo em Rede Inicia um novo Jogo em Rede Entrar num Jogo em Rede Entrar num Jogo em Rede Tutorial Football Manager 2012 inclui uma srie de tutoriais passo-a-passo concebidos para ajudar os utilizadores a familiarizar-se com os conceitos chave do jogo. Ajuda Ao clicar no boto Ajuda o manual Football Manager abrir-se-. Procurar Actualizaes

A Sports Interactive lanar actualizaes para o Football Manager 2012. Para teres a certeza que ests a utilizar a verso confiadamente mais recente, se clicares neste boto ser feita uma verificao. Se ests actualizado, sers informado. Se no, sers direccionado para o site oficial sigames.com onde poders fazer a actualizao do teu jogo. Ver Jogo Carrega um ficheiro .pkm (Partida Pronta) guardado a partir de um jogo do FM12 para o Leitor de Partidas e v o jogo tal como aconteceu. Ficha Tcnica As pessoas responsveis pela criao do Football Manager 2012. Preferncias Configura as tuas Preferncias de jogo. Por favor, consulta a seco 2.1.2 para mais pormenores sobre cada uma das opes. Sair Sair do Football Manager 2012 e regressar ao ambiente de trabalho. 2.1.2. Ecr Preferncias de Jogo As seguintes opes podem ser todas encontradas no ecr Preferncias e permitem-te configurar o modo como o Football Manager 2012 actua e se comporta. Um visto ao lado de uma opo indica que esta tem uma Caixa de Marcao e dois tipos de comportamentos possveis. GERAL Idioma Selecciona o idioma em que queres jogar. Moeda Selecciona a moeda em que queres que te apaream todos os valores monetrios. Todas as moedas mais importantes esto representadas no jogo com taxas de cmbio adequadas, efectuadas aquando do lanamento do jogo. Salrios Apresenta os salrios do jogo num formato semanal, mensal ou anual.

Temperatura Apresenta os valores da temperatura no dia do jogo em graus Celsius (C), Fahrenheit (F), ou Kelvin (K). Altura Apresenta as medies de altitude em centmetros (cm), metros (m) ou ps (ft) Peso Apresenta os valores dos pesos em quilogramas (kg), libras (lbs) ou stones (st). Distncia Curta/Longa Apresenta as medies de curta distncia na apresentao da partida em metros (m) ou jardas (yd), e em quilmetros ou milhas para longas distncias e novos elementos. Processamento dos Jogos Dependendo da capacidade do teu processador, poders querer que o FM12 processe as partidas de outros locais no teu mundo futebolstico, de diferentes maneiras. Um PC com mais capacidades poder ter uma opo de resposta melhor na forma como estas partidas so processadas, ao mesmo tempo que o utilizador faz qualquer outra coisa que deseje fazer. Um PC menos potente poder, contudo, precisar que esses jogos sejam processados mais tarde, o que por seu lado representa uma resposta menos eficaz e no pode, por vezes, ser interrompido. Verifica as opes disponveis e v a que melhor te convm. Continuao por Tempo Excedido Esta opo mais especificamente usada no jogo em rede e na Internet onde o anfitrio poder desejar que o jogo prossiga a uma velocidade regular. A opo de Continuao por Tempo Excedido permite ao utilizador/anfitrio estabelecer uma contagem decrescente que, quando expira, fora o jogo a continuar seja o que for que o utilizador esteja a fazer. Intervalo de Gravao Automtica Se tu s um bocado esquecido e at talvez um pouco baralhado no que toca a segurana, podes dizer ao FM12 para guardar automaticamente o teu jogo a um intervalo determinado, que pode ir de gravaes dirias a gravaes uma vez de cinco em cinco anos (para aqueles jogadores dedicados...). Se esta opo no for para ti, selecciona simplesmente Desactivado.

Modo de Gravao Automtica Se, no entanto, for para ti, esta opo permite-te escolher se o jogo se ir guardar automaticamente num nico ficheiro (sobrepondo-se assim sempre ao ficheiro existente) ou se se ir guardar num ficheiro de gravao incrementado ou rolante. Pasta de Dados de Utilizador Podes dizer ao jogo para utilizar a pasta de dados de utilizador na directoria identificada nesta opo, para armazenar ficheiros temporrios enquanto o jogo est a correr, em vez do local normal escondido (que acessvel mas no imediatamente evidente). Pedir para Adicionar Outro Treinador Isto faz o que o nome sugere - marca esta caixa e quando o utilizador tiver adicionado um treinador ao jogo guardado, ser-lhe- perguntado se quer adicionar outro. Pedir para Guardar Jogos Novos Esta opo, se estiver activada, ir avisar-te para guardares o teu novo jogo guardado logo que tenhas adicionado um treinador. Se ficar desactivada, precisars de ser tu a lembrares-te de o guardar. Comprimir Jogos Guardados Comprimir os teus jogos guardados significa que quando o FM os est a guardar, ir comprimir todos os ficheiros da gravao de forma a manter o seu tamanho no mnimo possvel. Marca esta caixa se pretendes que o jogo faa isto. O Dia do Jogo Se queres avanar para uma partida usando a experincia do dia de jogo, passo a passo (tal como descrita neste manual), deixa esta opo activada. Se queres apenas ser levado ao jogo quando primes Ir para o Jogo, desmarca a opo. Multi-tarefa Esta opo apenas estar disponvel se o teu PC possuir capacidades de multitarefa. A multitarefa faz com que um nico processador se comporte como dois processadores lgicos. Quando activada, esta opo permite que o processador execute mltiplas tarefas simultaneamente, o que ir produzir uma melhoria significativa do desempenho. Mover Partidas para a Televiso

Esta outra opo que principalmente usada no jogo em rede. Se pretendes que todos os participantes joguem os seus jogos no mesmo dia marcado, activa esta opo. Activar Hiperligaes dos Meios de Comunicao Social Se esta opo estiver activada, os URLs que aparecem nas notcias, como o www.sigames.com, estaro acessveis com um clique e, assumindo que o utilizador est ligado Internet, a pgina carregar no seu programa de navegao. Se o utilizador no estiver ligado Internet, a pgina no abrir. Activar as Hiperligaes dos Anncios Se esta opo estiver activada, os placards de anunciantes em volta do relvado podero ser clicados e, assumindo que o utilizador est ligado Internet, abrir-se- uma pgina web no seu programa de navegao predefinido. Se o utilizador no estiver ligado Internet, a pgina no abrir. Activar o Conselheiro Se activada, o Conselheiro de jogo estar presente e oferecer ao utilizador conselhos no nvel inicial. Repor Mensagens Desactivadas Selecciona esta caixa se desejas repor mensagens que tenhas desactivado durante o jogo. Activar recolha de dados Selecciona se desejas autorizar a Sports Interactive a recolher determinado tipo de dados para ajudar a equipa a desenvolver jogos e utilizar a informao para tomar decises de forma mais informada. Activar comentrios intermitentes Se activado, quando um golo marcado a barra de texto do comentrio pisca alternado entre as cores das equipas. Para desactivar, deixa a caixa desmarcada. Definies YouTube Resoluo de vdeo Selecciona a resoluo que pretendes para guardar no YouTube contedo do Football Manager. Observa que, para guardar vdeos de maior resoluo, ocupars mais espao em disco. Gravar vdeos carregados Se pretenderes guardar uma cpia local de todo o contedo carregado para o YouTube, marca esta caixa.

FORMATOS Formato Moeda Positivo Escolhe como pretendes que a moeda que seleccionaste seja exibida quando os valores so positivos. Formato Moeda Negativa Escolhe como pretendes que a moeda que seleccionaste seja exibida quando os valores so negativos. Smbolo Decimal Escolhe se usar um ponto ou uma vrgula como smbolo decimal. Sistema de Agrupamento de dgitos Escolhe se usar um ponto ou uma vrgula como sistema de agrupamento de dgitos. Formato da Data Selecciona o formato de data que pretendes utilizar. Existem trs opes: o formato europeu, dd/mm/aaaa, o americano, mm/dd/aaaa ou ainda o formato aaaa/mm/dd. Separador Data Escolhe se a data deve ser separada por uma barra, um ponto ou um trao. Formato das Probabilidades Apresenta as probabilidades antes do jogo sob a forma de fraco (5/1) ou decimal (4,00).

APRESENTAO & SOM Modo de Apresentao Esta lista apresenta todas as resolues possveis e modos de apresentao a que o teu PC poder correr o Football Manager. Skin Selecciona a skin que queres usar para jogar o FM12. A skin FM2012 a skin do jogo por predefinio, mas podes seleccionar uma verso escura e tambm transferir skins criadas por membros da comunidade e outras pessoas. Usa a Cache da Skin Por predefinio, o jogo guarda em cache todos os dados da skin num s ficheiro. Fazendo isto, o jogo poder carregar os dados

grficos muito mais depressa. Contudo, isto evita que o jogo faa um rastreio de novos dados grficos e, em vez disso, carregar apenas o que est em cache. Portanto, se pretenderes ver quaisquer alteraes grficas ou adies que tenhas feito ao FM12, desmarca esta caixa. Voltar a Carregar Sempre a Skin na Altura da Confirmao Se esta caixa estiver assinalada, quando o utilizador clica em Confirmar no cra de Preferncias, a skin ser carregada de novo. Isto til para assegurar que os novos grficos sejam incorporados na skin, para alm de ser uma opo para utilizadores que criam skins para guardar, tendo de sair do jogo e voltar a carregar para verem as suas alteraes. Mostrar a fotografias dos jogadores e da equipa tcnica Neste menu pendente, podes configurar o nvel de detalhe das imagens que so mostradas no teu jogo. Mostrar os Atributos Grficos no Perfil Se assinalada, os valores numricos padro que representam os atributos do jogador, sero substitudos por um grfico sob a forma de uma barra cheia com vrios nveis que representam a classificao do seu atributo. Mostrar Imagens de Fundo Se estiver marcada, quaisquer imagens de fundo que o utilizador tenha recebido por download ou que tenha criado e que tenha atribudo correctamente, sero apresentadas no jogo. Mostrar IDs Individuais Se assinalada, apresentar IDs Exclusivas para todos os elementos no jogo. Por exemplo, num Perfil de Jogador ir justapor-se apresentao da equipa/nao/posio, por baixo do seu nome, se esta opo estiver assinalada. Organizar Marcadores Se assinalada, organizar os teus marcadores. Inverter Cores da Barra de Ttulo da Pessoa Se assinalada, ir inverter as cores da tua equipa em qualquer ttulo de barra de treinador humano, de forma a diferenciar do ecr de um clube. Organize as listas de equipas na perspectiva TV

Se assinalada, voltar a ordenar automaticamente tabelas em widgets usados na viso televisiva, tais como listas de equipas de dias de jogo. Formato das Imagens de Ecr. O FM12 permite ao utilizador tirar fotografias da aco de jogo (usando as teclas de atalho Alt+F9 por predefinio, apesar de estas poderem ser mudadas), ficando com elas automaticamente guardadas em Os meus documentosSports InteractiveFootball Manager 2012screenshots. Selecciona onde queres guardar as tuas imagens de ecr no formato PNG ou BMP. Pastas recentes em dilogos de ficheiros Isto permite-te decidir quantas pastas recentes queres ter armazenadas. As pastas recentes so utilizadas em qualquer dilogo de ficheiro (abrir ou guardar) no jogo e permitem-te trocar rapidamente entre as pastas recentes que visitaste. Velocidades das Dicas Alterna o tempo que o jogo levar a exibir as dicas quando seguras o rato sobre uma rea do ecr. Activar as Cmaras de jogo 3D Esta definio configura se queres ou no correr as partidas em 3D. Se a desactivares, o jogo no tentar carregar o modo de apresentao 3D e correr de forma alternativa. Mostrar os Nomes dos Jogadores Mostrar o nome dos jogadores na apresentao 3D da partida. Mostrar Estdios Apresentar os estdios na apresentao de partida no modo 3D Mostrar Cenas Exterior Apresentar cenas do exterior do estdio no modo 3D. Mostrar Multido Apresentar multides no jogo a 3D. Escolher Efeitos Climatricos Activar variaes visuais climatricas no jogo a 3D. Detalhe grfico Define o nvel de detalhe grfico 3D que vers em dias de jogo. Escolhe entre detalhe Elevado, Mdio ou Baixo. Classificao do Sistema 3D

Isto classifica, com um mximo de cinco estrelas, o desempenho do teu sistema actual ao executar a apresentao da partida em 3D. Velocidade de Fotogramas Configura a velocidade de fotogramas de execuo da apresentao 3D. Cache de Som Se desejas ter som quando jogas o FM12, este precisar de ser definido como Inteligente ou Todos. O modo Inteligente ir guardar o som em cache e execut-lo to bem quanto for possvel no teu PC, enquanto Todos carrega simplesmente todos os sons possveis. Os sons estaro sempre disponveis durante uma partida. Reproduzir Sons Liga e desliga aqui o som, marcando e desmarcando esta caixa. Volume do Som Configura o volume dos sons de jogo numa escala deslizante que comea em 25 e vai at ao 100 (o mais alto). Usa o boto Teste para testar as tuas definies. CORES DAS SKINS Ao alterar as cores das skins substituirs as configuraes predefinidas de qualquer skin actualmente carregada. Escolhe uma nova cor clicando na caixa colorida, ou se pretendes usar o modo configuraes avanadas (clicando na caixa de verificao no mesmo ecr), introduz os valores de cor exactos pretendidos. REDE Nome do servidor Introduz o nome do teu servidor para que seja identificvel para qualquer pessoa que pretendas que se ligue ao teu jogo. Palavra-passe Define uma palavra-passe para o teu jogo, se desejas que este seja privado. Executar como Servidor Marca esta caixa para activares o teu computador para actuar como um servidor de um jogo em rede. Ampliao de Perodos de Processamento

Permite menos pausas de processamento durante o jogo em rede, assinalar esta opo ir ampliar um perodo, para permitir um maior tempo de jogo. Usar Dias de jogo de Sbado e Quarta Permite que todos os jogadores joguem as suas partidas em simultneo. Ao assinalar esta opo, todos jogaro as partidas do fim-de-semana e meio da semana no mesmo dia. Continuao Forada Activada Marca isto para activar o comando de Continuao Forada. Isto est explicado em mais pormenor nas Preferncias Gerais imediatamente antes desta seco. Opes de Continuao Forada Se a activares, poders configurar aqui exactamente quando o jogo dever aplicar a Continuao Forada. FICHEIROS EXTRA Este ecr onde poders activar/desactivar ficheiros de dados adicionais, como os tipos de notcias repetidas existentes e os ficheiros de tomada de poder pela direco. Se tu criares ou fizeres o download de tais ficheiros de dados, eles podero precisar de ser activados atravs da marcao desta caixa.

ATALHOS O Football Manager 2012 suporta uma vasta variedade de atalhos de teclado. O ecr Atalhos onde podes configurar exactamente quais os ecrs onde queres ter um atalho e as teclas que desejas ligar ao mesmo.

2.2. Criar um novo jogo Depois de teres clicado no cone Novo jogo, a base de dados inicial carregar. Geralmente, isto levar apenas poucos segundos na maioria dos computadores.

Se tiveres mais do que uma base de dados, o jogo exibir uma mensagem para que a selecciones da lista. Logo que tenha carregado, ir surgir-te o ecr Seleco das Ligas. Antes de mais, selecciona as naes que desejas incluir no teu jogo guardado. Clica em Seguinte Configurao Final quando terminares e selecciona a Mais Baixa Liga Activa para cada nao. Estas opes so explicadas na seco que se segue. 2.2.1. O Ecr Seleco das Ligas

Este ecr possui um certo nmero de elementos a ter em considerao antes de clicares em Iniciar Jogo. Este quadro descreve-os.

Objecto Descrio Naes O Football Manager 2012 apresenta ligas de 51 pases diferentes de todo o mundo futebolstico. A partir do painel do lado esquerdo da rea do ecr principal, selecciona as naes que desejas carregar para o teu jogo guardado marcando a(s) caixa(s) apropriada(s). Contudo, lembra-te que quanto mais ligas estiverem includas num jogo guardado, mais tempo levar a gravao a decorrer. Dependendo das capacidades do teu computador, poder ser sensato restringir o nmero de naes com que ests a jogar. V tambm a opo de Configurao Recomendada para mais pormenores sobre esta rea. A Mais Baixa Liga Activa Depois de uma nao ter sido adicionada, aparecer na rea do ecr principal. A seu lado, estar uma caixa pendente listando todas as ligas disponveis e possveis de jogar naquele pas. A liga seleccionada e apresentada nesta caixa ser a liga mais baixa que tu poders gerir logo que o jogo tenha sido criado. Porm, usando a funcionalidade Adicionar/Remover Ligas, isto poder ser alterado ao longo do jogo guardado. Modo Alguns utilizadores do Football Manager gostam de ter um mundo de jogo maior. A opo de seleco de Modo permite-lhes fazer isto

sem, por esse motivo, forarem muito o computador. Ao definires uma nao como Ver Apenas, as ligas desse pas sero carregadas para o teu jogo guardado mas no poders efectuar uma gesto l, ou interagir com ela no mesmo nvel total com que fazes relativamente a um pas jogvel. Porm, estar presente e gerar pontuaes como se de uma liga jogvel normal se tratasse, e poders actualiz-lo para ser totalmente jogvel, usando a funcionalidade Adicionar/Remover Ligas. Data de Incio de Jogo Se o utilizador seleccionar um nmero de pases para os carregar no seu jogo guardado, ficar disponvel a opo de comear num determinado nmero de datas variveis. Isto presta-se a que se iniciem jogos guardados em momentos pouco vulgares. Por exemplo, se for carregado Inglaterra e Brasil numa gravao, isso permitir que o utilizador comece a gerir a Inglaterra em Dezembro - o incio tradicional da poca no Brasil mas ao mesmo tempo o pico da poca inglesa. Algumas datas de incio permitem ao utilizador uma pr-poca mais longa do que o habitual no pas em que deseja jogar, com outras acontece o contrrio, encurtando-a. Evidentemente, isto pode ser deixado na opo definida por predefinio, se o utilizador assim o entender. Dimenso da base de dados De modo semelhante ao carregamento de numerosas ligas e pases numa s gravao, a dimenso da base de dados carregada numa gravao determina, em certa medida, o nvel de realismo que o utilizador experimentar no seu jogo guardado. Naturalmente, uma base de dados maior incluir mais jogadores e equipas do mundo do futebol, enquanto uma mais pequena incluir aquilo que se poder identificar como os elementos nucleares e mais importantes. Os PCs mais capazes podero lidar com maiores bases de dados, mas os menos capazes podero considerar a hiptese de usar uma opo mais reduzida. Personalizar... Tambm tens a opo de definir uma Base de Dados Personalizada. Ao seleccionares a opo ser apresentado um dilogo de filtragem onde poders seleccionar preferncias para quando estiveres a construir a tua base de dados. Por exemplo, poders pretender carregar todos os jogadores da Inglaterra, e todos os jogadores de

nacionalidade francesa independentemente da nao onde esto sedeados. Este mtodo permite-te ser muito flexvel e especfico quando defines o teu jogo guardado. Contagem aproximada de jogadores Dependendo da dimenso da base de dados, vers um nmero diferente de jogadores a serem carregados no jogo guardado. Por exemplo, uma base de dados pequena poder carregar 5000 jogadores de todo o mundo no jogo guardado. Desempenho do computador O desempenho do teu computador graduado numa escala de cinco estrelas, em que o cinco indica um desempenho muito bom. Velocidade Estimada do Jogo A velocidade estimada do jogo com base na tua liga e na configurao da base de dados. Graduada com uma escala de cinco estrelas, em que as cinco estrelas indicam uma velocidade de jogo muito rpida. Configurao Recomendada Seleccionar esta opo permitir ao Football Manager 2012 aconselhar-te sobre o nmero ideal de pases e ligas a carregar para o jogo. apenas uma recomendao e s livre de interpretar estes conselhos conforme quiseres, ou podes ignor-los pura e simplesmente.

Opes Avanadas Descrio Uso de Jogadores Reais Esta caixa de marcao faz precisamente o que o seu nome sugere. Se assinalada, carregar pessoal real para o teu jogo, com os nomes e as caras que conheces. Se a desmarcares, ir gerar um mundo completo de jogadores imaginrios que no tero necessariamente qualquer correspondente na vida real. um mundo novo. Usar Jogos Reais Quando Disponveis Se for encontrado um ficheiro de um jogo real, assinala esta caixa para carregar os jogos reais para essa nao e liga(s). Adicionar Pessoal Essencial Se for activada, esta opo adiciona pessoal essencial (como Treinadores Adjuntos) a equipas que no o tenham.

Adicionar Jogadores a Equipas Jogveis Se determinadas equipas jogveis no forem capazes de preencher determinados requisitos de plantel no incio de um novo jogo guardado, assinalar esta caixa garante que o plantel a jogar ser preenchido com pessoal suficiente. Permitir os Oramentos de Transferncia na primeira janela O Football Manager, normalmente, inicia um novo jogo na mesma pr-poca tal como se passou no mundo real. Por isso, a base de dados reflecte isto nas listas dos plantis e nos oramentos de transferncias das equipas. Ao retirar a autorizao para os oramentos de transferncia aparecerem na primeira janela, o jogo guardado ir reproduzir o mundo real de uma forma mais precisa do que se permitisse que as equipas gastassem dinheiro que no despenderam na vida real. Posto de um modo simples, esta mais uma opo que adiciona realismo ao teu jogo guardado. Activar a Mscara de Atributos A Mscara de atributos um conceito em que certos atributos (ou em alguns casos, todos) no so visveis para o treinador humano porque o Football Manager assume que um treinador da tua idade e com a tua experincia no saber, necessariamente, tudo sobre todos os jogadores do mundo. Estes atributos podem ser revelados atravs dos olheiros ou da interaco com o jogador - ele poder ter feito parte da equipa adversria que acabaste de enfrentar. Se desejas, simplesmente, ter disponvel toda a informao e atributos, desmarca esta opo. 2.2.2. Ficheiro do Editor de Dados Se criaste ou editaste pases, ligas ou competies no Editor de Dados e os guardaste na pasta Dados do Editor, estes surgem aqui para que selecciones e incluas no jogo. Cada criao ter uma caixa de seleco que, se seleccionada, incluir a escolha seleccionada no teu jogo. Nota que se inclures ficheiros que, por qualquer motivo, entrem em conflito (se, por exemplo, vierem de diferentes pessoas), poders no conseguir inclu-los no jogo sem antes resolver os problemas. Os problemas podem ser identificados segurando o

cursor do rato sobre o ponto de exclamao que indica que existe um erro. Quando o jogo terminar de carregar, ser-te- pedido que completes o teu perfil de treinador e adiciones um utilizador ao jogo. 2.3. Adicionar um novo utilizador Neste ecr, esto disponveis as seguintes opes: OPO DESCRIO Nome Introduz o teu nome nos campos indicados, de um modo geral com o Primeiro Nome seguido do Apelido. Sexo Podes indicar se s do sexo masculino ou feminino. Data de nascimento Introduz a tua data de nascimento. Se fores demasiado jovem, o teu ano de nascimento de treinador ser predefinido para uma idade mais realista. Nacionalidade Selecciona a tua nacionalidade. Equipa Favorita Selecciona a tua equipa favorita - isto pode influenciar alguns eventos no jogo que interagem com o clube escolhido e os seus jogadores/equipa tcnica. Gerir a fotografia Carrega uma foto tua do teu disco rgido Nacionalidade secundria Se tens dupla nacionalidade, podes introduzir aqui a segunda das tuas nacionalidades. Palavra-passe Se pretendes proteger as tuas aces como treinador sob a salvaguarda de uma palavra-passe, indica-a e verifica-a no espao a isso dedicado. Tal como com todas as palavras-passe, certifica-te de que uma palavra-passe segura e da qual te possas lembrar, dado que no existe nenhum sistema de recuperao montado pela Sports Interactive ou pela SEGA.

Experincia de jogo passada Selecciona o teu nvel de experincia. Por predefinio, est seleccionada a escolha Automtico, o que significa que ests a entrar no mundo do futebol sem teres experincia prvia. Contudo, para quaisquer fins que pretendas, podes escolher j ter sido um Profissional ou um Jogador internacional. A curto prazo, isto ir aumentar a tua reputao inicial e, eventualmente, permitir-te mais liberdade de aco junto da Direco do que um treinador sem experincia mas, a longo prazo, a tua reputao e qualificao no jogo pode cair sob presso mais depressa do que qualquer outro com menor estatuto. Tratar-me por... Selecciona como desejas ser tratado. Alguns pases tm determinada forma de tratamento, a qual pode ser seleccionada nesta opo. Redes Sociais Inicia sesso nas tuas contas do Twitter, YouTube e Facebook para as ligares ao Football Manager 2012 e manter os teus amigos a par dos teus progressos. Depois de teres preenchido a tua informao biogrfica podes prosseguir para a seleco de uma equipa. Se nunca iniciaste qualquer jogo anteriormente, ser-te-o apresentadas as equipas da liga principal seleccionada. Se j iniciaste jogos guardados anteriormente, aparecer-te- a ltima liga que iniciaste. Em qualquer dos casos, o menu das Ligas ir permitir-te alterar as equipas que aqui so apresentadas. Selecciona uma equipa clicando no extremo esquerdo da fila da tabela - o cone ao lado do nome da equipa - e a informao biogrfica bsica aparecer. Logo que tenhas a tua equipa escolhida, clica em Confirmar na lista de Aces e sers adicionado como treinador. Se no conseguires decidir-te, a opo Escolher um Clube da Liga para mim, ir escolher uma equipa completamente ao acaso. No tens de aceitar esta escolha de equipa, pois meramente sugerida uma equipa, sendo a deciso final deixada ao utilizador.

Se no consegues decidir qual a equipa que queres gerir ou se quiseres aquele pedao de realismo adicional, podes entrar no jogo guardado como desempregado e esperar para seres contratado pela primeira equipa que te ache digno de um lugar de treinador. 2.4. A Interface do Utilizador A interface do Football Manager 2012 foi desenhada para garantir que o acto de jogar o jogo seja to fcil para o utilizador quanto for possvel. A seguir encontra-se um glossrio para ajudar a explicar alguns dos termos referidos neste manual que so lugares comuns no aspecto do jogo. Primeiro que tudo, uma pequena explicao dos dois principais mtodos de comando. 2.4.1. Mtodos de comando

Clique com o boto esquerdo do rato: Fazer um clique com o boto esquerdo o mtodo primrio de navegar atravs de uma grande maioria de aplicaes informticas e o Football Manager 2012 no diferente. Em termos simples, se vires um objecto de interesse, clica sobre ele. O jogo contm um nmero imenso de elementos de ecr em que se pode clicar para revelarem mais detalhes e informao. Os elementos em que se pode clicar so identificveis de vrias maneiras. Todas elas tero como resultado que o cursor se transforma num cone com um dedo a apontar. Algumas respondero graficamente no interior do jogo sob a forma de sublinhado a uma hiperligao ou como uma tonalidade mais escura da cor num boto. Vai clicando, l esta seco completamente e familiariza-te com o que te rodeia. Clique com o boto direito: O clique com o boto direito faz aparecer um menu Aces que podem ser executadas sobre um objecto de jogo. Essencialmente, representa as Aces para aquele elemento. principalmente um dispositivo de poupana de

tempo/utilizador avanado, que te permite executar uma aco sem teres de clicar primeiro no elemento. S aparecer uma lista onde isso for possvel e se o clicar com o boto direito no produzir qualquer efeito, poder concluir-se, com segurana, que no existe qualquer menu para esse elemento. 2.4.2. Glossrio da Interface do Utilizador

Aces No topo do ecr, por baixo da barra de menu, encontra-se o menu Aces. aqui que decorrem todas as Aces importantes para esse ecr e onde poders principalmente interagir com objectos desse ecr.

Associaes As associaes apresentam um caminho que indica como o elemento do jogo actualmente apresentado se relaciona com outros elementos do jogo. Isto permite a um utilizador navegar facilmente at outros elementos do jogo relacionados. Um exemplo poder ser um ecr Jogador, onde as associaes mostraro Europa | Inglaterra | Liga npower 1 | Bournemouth | Marc Pugh Isto mostra onde se localiza o objecto de jogo (Marc Pugh) na base de dados e permite ao utilizador um caminho rpido para clicar nos jogadores relacionados (os seus colegas de equipa), clubes (outras equipas na Liga npower 1), competies, etc. O nvel superior Europa, fase na qual poders mudar de continente e seleccionar outro. Calendrio No topo de todos os ecrs encontra-se um calendrio. Mostra a semana actual, indicando a presente dada e informando-te de quaisquer preocupaes ou compromissos que estejam agendados

num futuro imediato. Basta clicar na data para veres o que tens tua espera, ou para efectuares as aces necessrias para essa data. Filtro Muitos ecrs do Football Manager 2012 proporcionam ao utilizador a possibilidade de colocar filtros que permitem configurar exactamente a informao que quer ver apresentada. Os ecrs que possuem esta funo tero um boto de Filtro, usualmente localizado no canto superior direito da rea do ecr principal ou num painel. Ao clicares ser revelado o menu Filtros, com um certo nmero de opes e caixas de marcao. Para estabelecer um filtro, marca e desmarca estas caixas, at teres aquilo que pretendes ver. Podes ento esconder de novo o menu Filtros clicando mais uma vez no boto Filtro. Objecto do jogo Um objecto do jogo corresponde, basicamente, a um item da base de dados do jogo por exemplo, uma pessoa ou equipa. Regra geral, cada ecr apresenta informaes acerca de um objecto principal do jogo, embora este ecr possa incluir informaes sobre muitos mais objectos - toma o ecr Plantel como um exemplo. O objecto principal do jogo o plantel mas depois, mltiplos objectos do jogo - jogadores - podem ser encontrados no seu interior. Barra de Menu A Barra de Menu localiza-se no topo do ecr. Contm um determinado nmero de cabealhos de menu que se abrem para apresentar o corpo principal das opes de jogo. Este , efectivamente, o menu principal do jogo e vers que ters de aceder a uma maioria de objectos atravs destes menus. Desvios Rpidos Localizados na barra de ttulo, os cones de desvio rpido podem ser usados para te deslocares rapidamente atravs do objecto do jogo actual. Por exemplo, se estiveres a ver um dos teus jogadores, podes deslocar-te para a frente e para trs alfabeticamente atravs de todo o plantel, usando estes botes. Do mesmo modo, se estiveres a visualizar o plantel de uma equipa, ao usares os botes

de desvio rpido, percorrers os plantis de todas as equipas dessa liga. Ecr Um ecr apresenta informao. Normalmente, um ecr representar um nico objecto do jogo - um jogador ou uma equipa, por exemplo. Cada ecr tem um ttulo e uma ou mais seces. Pode tambm ter um subttulo, apesar de este ser frequentemente determinado pela seco actual, pelo que muda quando o utilizador escolhe uma seco diferente. rea do ecr A rea do ecr principal a parte da janela do jogo que muda para cada ecr - isto , o bocado que no contm o menu ou as barras do ttulo ou as ferramentas de navegao. Barras O Football Manager 2012 inclui um certo nmero de barras, especialmente nos ecrs de tcticas e de partida. Um controlo de deslizamento permite ao utilizador seleccionar de entre uma gama de valores, movendo a barra para a direita e para a esquerda, de uma forma muito semelhante a um controlo de volume. Para moveres uma barra, basta clicares com o boto esquerdo e manteres a presso, movimentando para a esquerda ou direita e depois soltando. Sub-separadores Sub-separadores um nvel de separadores abaixo dos Separadores normais.

Subttulo O subttulo um fragmento de texto apresentado num tipo de letra ligeiramente mais pequeno, por baixo do ttulo principal para um ecr. O subttulo pode ser usado para mostrar alguns pormenores suplementares sobre o objecto do jogo daquele ecr.

Separadores Os separadores mostram um grupo de objectos (como um ndice) nos quais alguns objectos se podem expandir para mostrar subseparadores tal como indica a imagem de ecr.

Ttulo O ttulo um pedao de texto que indica a finalidade do ecr. O ttulo ser, geralmente, apresentado num tipo de letra grande num local proeminente do ecr - mais provavelmente na barra do ttulo.

Barra do ttulo A barra do ttulo encontra-se no topo da janela e apresenta o ttulo do ecr actual, assim como outra informao tal como o nome do utilizador e subttulo. Dicas As dicas so pequenas janelas que apresentam texto que tem por objectivo explicar ou descrever uma funo disponvel atravs de um clique do rato. Podem ser encontradas em muitos locais ao longo do jogo e, no caso de no teres a certeza do verdadeiro efeito da funo de cada objecto, basta moveres o cone do rato sobre ele para verificares se tem uma dica que te explique as coisas. Visualizao dos menus As seces e ecrs podem ter uma ou mais vistas que apresentam a mesma informao de maneiras diferentes. Por exemplo, a seleco da lista do plantel do ecr Equipa permite-te ver uma lista de jogadores mas, dado que existem muitos atributos para cada jogador, seria impossvel apresent-los todos ao mesmo tempo. A soluo consiste em permitir um certo nmero de vistas diferentes que apresentam uns tantos atributos cada.

Colunas da Tabela personalizveis Agora podes personalizar como quiseres qualquer coluna do jogo, tal como acontece em muitas outras aplicaes. Para personalizar, selecciona Personalizar do menu Vistas e selecciona Gerir Vistas. Poders agora seleccionar uma vista existente e criar uma cpia da mesma. Agora que o fizeste, podes reorganizar e redimensionar as colunas conforme desejares. Para redimensionar uma coluna, faz um clique esquerdo, mantendo premido o boto do rato, sobre a rea entre duas colunas e arrastaa na direco que quiseres, tornando-a mais larga ou mais estreita. Liberta o boto do rato para definir o tamanho. Para reposicionar uma coluna, faz um clique esquerdo, mantendo premido o boto do rato, sobre o cabealho, desloca o rato para onde quiseres e depois liberta mais uma vez. Ordenao de colunas Se descobrires que a ordenao secundrio de qualquer coluna do jogo desapareceu, podes reinici-la manualmente mantendo premida a tecla Shift e clicando na(s) coluna(s) desejada(s) na forma de ordenao que pretendes ver. 2.4.3. Tutorial Football Manager 2012 inclui uma srie de tutoriais passo-a-passo concebidos para ajudar os utilizadores a familiarizar-se com os conceitos chave do jogo. Carrega o Tutorial a partir do Menu Principal a qualquer momento em que necessites de ajuda para efetuar uma ao ou para descobrires algo no ou relacionado com o jogo 3.0. Menu FM O Menu FM aquilo que os utilizadores mais experimentados recordam como o menu Opes. O contedo continua a ser o mesmo, mas tem um novo aspecto no FM12. 3.1. Guardar Jogo (Como)

As opes Guardar Jogo e Guardar Jogo Como fazem exatamente o que o seu nome sugere. Guardar o teu jogo muito importante, dado que muito pouco provvel que o possas jogar indefinidamente sem guardar. Guardar Jogo guarda simplesmente o jogo atual sobre a gravao anterior, enquanto Guardar Jogo Como te permite escolher qualquer ficheiro para substituir, ou mesmo guardar o jogo como um ficheiro completamente novo. 3.2. Novo Jogo Esta opo permite adicionar um Novo Utilizador ao jogo guardado. Para mais detalhes sobre este processo, por favor, consulta a seco 2.2. 3.3. Load Game (Carregar jogo) A opo Carregar Jogo permite-te carregar um jogo guardado existente a partir do interior da aplicao principal do Football Manager. Se fizeres isto ao mesmo tempo que ests a jogar um outro jogo guardado, perders todo o progresso no guardado. 3.4. Adicionar Novo Treinador Esta opo permite adicionar um Novo Utilizador ao jogo guardado. Para mais detalhes sobre este processo, por favor, consulta a seco 2.3. 3.5. Adicionar/Remover Ligas Pela primeira vez no Football Manager, j no estars restringido a jogar nas ligas adicionadas ao iniciar um novo jogo guardado. A partir deste ecr, poders adicionar e/ou remover ligas ao jogo guardado a qualquer momento, mas a liga adicionada s ser activada quando uma nova poca tiver incio nesse pas. Para remover uma liga ou nao, basta clicar no cone - ao lado do seu nome. 3.6. Nvel de Pormenor

O ecr Nvel de Pormenor permite ao utilizador configurar o seu jogo guardado ainda mais detalhadamente, para optimizar o desempenho tanto quanto possvel. O ecr contm todas as competies carregadas na gravao e permite ao utilizador especificar quais as partidas que so processadas por completo e quais iro utilizar o motor de partida rpida e quando. Podem ser definidas a partir de vrias fases da competio - por exemplo, podes definir que s as fases mais avanadas sejam geradas inteiramente enquanto o restante da competio gerido pelo motor de partida rpida, que usado por norma para competies no carregadas no teu jogo guardado. A opo de gerar toda a competio est disponvel (Toda), tal como acontece com a opo de gerar toda a competio apenas com o motor de partida rpida (Nenhuma). 3.7. Chat de Treinador Se o teu jogo guardado tem mltiplos utilizadores (jogo hot-seat) ou se ests a jogar com outros numa rede, a janela de chat do treinador permitir a todos os utilizadores que se encontrem actualmente no jogo comunicar atravs de uma aplicao de chat normal. 3.8. Estado do Jogo O ecr Estado do Jogo apresenta a informao bsica sobre o teu jogo guardado. Inclui pormenores sobre o tempo total de jogo, a verso, a ltima vez que o jogo foi guardado e todos os utilizadores que fazem parte do jogo. 3.9. Corredor da Fama Corredor da Fama o lugar para as lendas. Os melhores treinadores de todos os tempos so apresentados em pormenor pelos seus sucessos no mundo do futebol. O PdFtem seces para os sucessos domsticos, sucessos continentais e finalmente para a aclamao mundial, assim como por nacionalidades. Ser que irs ter o sucesso suficiente na tua carreira para ganhares um lugar entre os grandes?

3.10. Crditos do Jogo e da Pesquisa Estas so as pessoas responsveis por trazer at ti o Football Manager 2012. Tambm podes encontrar uma lista completa dos crditos na parte de trs deste manual. 3.11. Informao da Comunidade Este ecr apresenta um certo nmero de Afiliados do Site da Comunidade FM e outros sites diversos de adeptos. 3.12. Preferncias Configura aqui as tuas preferncias do jogo. Para mais pormenores sobre as opes aqui encontradas, por favor, consulta a seco 2.1.2 3.13. Definies de Jogo de Rede Configura aqui as tuas definies de jogo de rede. Para mais informao sobre o jogo em rede, consulta a seco 16.2. 3.14. Como... Football Manager inclui um modulo de ajuda detalhada que se destina a orientar o utilizador em todas as experincias relacionadas com o jogo. Basta clicar em Como.... ou clicar no cone do Ponto de Interrogao que se encontra na barra do menu para obter ajuda sobre o ecr actualmente exibido. 3.15. Manual exibida uma ligao ao manual Football Manager 2012 no navegador interno do jogo. 3.16. Imprimir Ecr Se quiseres imprimir o contedo textual de um ecr em particular, navega at opo desejada e depois selecciona esta opo. Ters a hiptese de mandar os dados directamente para uma impressora ou de os guardar com o formato de pgina web ou documento Word. 3.17. Sair do Jogo

Esta opo permite-te regressar ao Menu Inicial no interior da aplicao principal do Football Manager. Se fizeres isto ao mesmo tempo que ests a jogar um outro jogo guardado, perders todo o progresso no guardado. 3.18. Desistir e Sair do Jogo Sair do Football Manager e regressar ao ambiente de trabalho. 4.0. Menu do Treinador O Menu do Treinador ser de longe o maior ponto de referncia medida que a tua carreira se desenvolve no Football Manager 2012. O Menu contm a maioria dos objetos chave a que precisars de aceder regularmente. As opes so discutidas em grande pormenor ao longo desta seco. O menu pode ser encontrado no extremo esquerdo da Barra de Menu, com o nome do teu treinador como ttulo de menu. 4.1. Ecr Principal do Treinador O ecr Principal oferece um olhar rpido pelas coisas importantes que se esto a passar com a tua equipa no momento presente. So apresentadas neste ecr as informaes rpidas, curtas e necessrias sobre a tua equipa, jogadores, jogos e finanas, oferecendo uma vista geral da tua situao atual. 4.1.1. Tu, o Treinador O teu papel como treinador tem um nmero de objetos especficos para ti apenas. Estes so descritos aqui com algum pormenor. Contratos do treinador Quando comeas um novo jogo frente de um clube pela primeira vez, -te dado um contrato padro de um ano com a equipa. Se causares suficiente boa impresso durante esse perodo, ser-te- oferecido um novo contrato em termos que poders negociar como achares melhor. 4.1.2. Feitos

No decorrer de uma carreira, um treinador pode conquistar muitas coisas. O ecr Feitos apresenta os detalhes de todas elas, assim como uma histria do percurso de carreira percorrido. 4.1.3. Meios de Comunicao e Interaco com o Mundo do Jogo Estando tu na invejvel posio de treinador de um clube de futebol, os meios de comunicao social iro querer ter a sua palavra a dizer. Se treinares um dos grandes clubes irs verificar que as tuas aes esto sob e escrutnio constante medida que a presso sobre ti ir subindo desde o primeiro dia. Mesmo treinando clubes mais pequenos, apenas se nota um pouco menos - em resumo, irs ter de enfrentar o que os meios de comunicao tm de bom e de pior. Pode ter discusses privadas com qualquer um dos teus jogadores como consequncia das suas Aes, mas toma nota que o que lhes disseres poder ter impacto no teu plantel, sobretudo se o jogador irritado decidir desabafar em pblico. Poders tambm discutir assuntos com toda a tua equipa caso ache necessrio, convocando uma Reunio de Equipa. Do mesmo modo, poders querer contatar um membro da imprensa para discutir algo sobre o teu clube ou sobre um treinador rival. Construir relaes com a comunicao social leva tempo, mas poders sentir-te recompensado por isto posteriormente. Um jornalista de confiana ir difundir a tua mensagem mas tem ateno aos que tm ms intenes e que tentaro interpretar incorretamente tudo o que disseres. Em qualquer caso, o ecr Conversas permite-te selecionar um assunto sobre o qual falar e uma lista de comentrios a fazer. A partir daqui, a conversa ter reciprocidade com quem quer que estejas a falar. No existe uma maneira acertada de lidar com os meios de comunicao social e com os treinadores adversrios; sers tu que ters de descobrir o que funciona melhor para ti pessoalmente e

para a tua equipa. Se as coisas correrem mal, ters de aprender com os teus erros. Se as coisas correrem bem, ters construdo um relacionamento forte o que ser benfico por muito tempo. 4.1.4. Conferncias de Imprensa Como treinador de um clube de futebol, irs captar a ateno dos meios de comunicao social. Os jornalistas iro procurar reunir toda a informao que puderem, e por vezes no se preocuparo muito com a forma como a obtm. As melhores fontes para montarem as suas histrias so as Conferncias de Imprensa. Antes de depois de cada partida que jogares, assim como noutras alturas selecionadas (incluindo a assinatura de um contrato com um novo jogador), sers convidado a participar numa Conferncia de Imprensa e a responder a um nmero de perguntas sobre tudo o que se relaciona com a tua gesto do clube. Cada questo ir ser-te apresentada com informao sobre a fonte e o jornalista que est a efetu-la, com um nmero de respostas que ters disponveis. Tambm ters a opo de fazer comentrios adicionais na tua resposta, mas tem cuidado com o que dizes. No decurso da tua carreira, poders construir relaes com jornalistas. Alguns podero tornar-se confiveis, a outros poders simplesmente recusar responder diretamente devido aos desvios que fazem ao criar a histria final. De igual modo, um jornalista em que possas confiar poder ser uma ferramenta til para fazeres passar uma mensagem a um dos teus jogadores. Podes abandonar uma Conferncia de Imprensa em qualquer altura, pondo fim s questes e continuando com o teu dia. Um fim mais abrupto da sesso poder tambm acontecer se tu chegares ao estado de Irritao na sala de imprensa, apesar de isto tambm ter as suas consequncias. Se, por vezes, no quiseres participar na Conferncia de Imprensa, podes enviar um membro da equipa tcnica de retaguarda para tomar conta da situao.

Todos os elementos no-jogadores tm uma seco Conferncia de Imprensa no seu separador Histrico, a partir do qual poders ver o que foi dito em qualquer conferncia de imprensa e quaisquer reaes particulares que da tenham resultado. Perfil de treinador Como treinador, ters um perfil, do mesmo modo que todos os jogadores e elementos da equipa tcnica. Os teus atributos de treinador assim como as tuas tendncias sero apresentados no ecr Atributos, ao qual acedes a partir do separador Vista geral do treinador quando o utilizador est no ecr Vista Geral. O separador Informao fornece os pormenores da tua informao pessoal biogrfica e o ecr Histrico mantm o registo da informao chave sobre ti e dos teus feitos ao longo da carreira. 4.1.5. Bloco de Notas O ecr Bloco de Notas funciona como o teu prprio bloco-notas de jogo, permitindo-te adicionar os teus prprios pensamentos e notcias importantes, numa rea de referncia. As notas so listadas na metade superior da rea do ecr principal e os pormenores especficos e corpo das notas so apresentados na metade inferior depois de teres selecionado uma nota. Para criar uma nota, seleciona o boto Criar Nota ao fundo do painel superior. A metade inferior do ecr transforma-se em seguida numa rea de composio, permitindo-te dar tua anotao um ttulo e um contedo. Isto automaticamente guardado quando sais do ecr. Assim que tiveres notas, poders edit-las, duplic-las ou elimin-las conforme quiseres. Podes tambm definir uma data de aviso para as notas, para que caiam na tua caixa de entrada numa data conveniente funcionando como um lembrete para algo que precises de fazer. 4.2. Caixa de entrada A tua caixa de entrada o teu principal interface com o mundo do jogo. Todas as informaes chave importantes e diretamente relacionada contigo ou qualquer parte do teu clube, aparecero aqui sob a forma de notcia. Poders tambm subscrever quaisquer

informaes e notcias do vasto mundo futebolstico, usando a subscrio de notcias, cujos pormenores so apresentados na seco 4.2.3. 4.2.1. Objetos que requerem uma ao Muitas vezes, surgiro notcias na tua Caixa de Entrada que exigem uma resposta. Estes itens so indicados mediante um fundo vermelho com um ponto de exclamao. Tais objetos de notcia tero de ser respondidos antes que o jogo possa continuar. Logo que o indicador vermelho tenha sado do cabealho da notcia, essa mensagem ser considerada como respondida de forma adequada. 4.2.2. Filtros Para manter a tua Caixa de Entrada to fcil de utilizar quanto possvel, tens disposio um conjunto de Filtros. A opo Mostrar Filtro no topo direita da lista de objetos de notcia, apresenta as vrias opes de filtro que tens disponveis. Se clicares numa delas irs editar a tua Caixa de Entrada de forma a apresentar apenas os objetos de notcia relevantes para esse filtro, tornando extremamente fcil encontrar algo, numa mensagem antiga, por exemplo. Se desejares remover todos os filtros e ver toda a tua Caixa de Entrada, basta clicares no x na caixa de pesquisa. 4.2.3. Subscrio de notcias Se subscreveres as notcias poders ver aquilo que queres, quando queres e, talvez mais importante do que tudo, ignorar o que no queres. Por exemplo, poders subscrever qualquer pessoa ou competio do jogo, atravs das Aes. Portanto, no teu ecr Notcias recebers as informaes praticamente da mesma maneira que no ecr Notcias da Competio, exceto que essas apenas se referiro aos elementos que decidiste subscrever. O ecr Gesto de Subscries permite-te manter-te a par das tuas subscries, e remover tudo aquilo sobre o qual no pretendes

receber mais informaes. Aqui podes selecionar individualmente os itens aos quais pretendes subscrever, antes de configurar que tipo de notcias pretendes receber sobre os mesmos. A vista Bsica apresenta as tuas subscries. Basta-te colocar uma marca em todas as categorias que pretendes subscrever, uma cruz vermelha para cancelar a subscrio e um smbolo de menos no interior do crculo vermelho para o remover da tua lista. Das vistas Categorias, Transferncias e Fases, poders configurar exatamente o tipo de notcias que pretendes receber destas reas. Por exemplo, poders no estar interessado em saber quando for feita uma oferta por um jogador, mas poders desejar ser informado se o jogador for transferido para outro clube. Para o fazer, no marques as opes Ofertas, Aceite e Rejeitado e sim as opes Confirmado para determinado jogador 4.3. Calendrio O calendrio do Football Manager 2012 um ponto crucial de referncia para planeares as tuas aes futuras. Apresentado e organizado sob a forma de um calendrio tradicional dia-a-dia, as datas importantes so-te indicadas segundo uma vista Semanal, Mensal ou Anual (que poder ser configurada no menu Vistas). Seja qual for a que escolheres, ters informao chave na ponta dos dedos e muito poucas desculpas para te esqueceres de preparar um jogo ou renovar um contrato. Passa o rato por cima de qualquer objeto para veres uma descrio indicando o que se est a passar naquele dia - isto particularmente til na viso Anual. Cada objeto representado por uma cor de categoria diferente. Estas so: Vermelho: O dia atual. Amarelo: A tua equipa tem jogo. Azul: A tua equipa poder ter jogo neste dia se avanar nessa competio. Verde: Os contratos de alguns dos teus jogadores terminaro nesta data.

Azul claro: Chegada de futuras transferncias Roxo: Nota de lembrete 4.4. Pesquisar provvel que possas no estar 100% satisfeito com a tua equipa. No mundo real tambm poucos treinadores o esto, por isso, o mesmo te acontecer a ti. Este ser, no mnimo, um problema que ters de enfrentar e a forma perfeita de o fazer sares para procurar um jogador. A seco 11 fornece os pormenores das Transferncias com todo o detalhe, mas esta seco ir guiar-te atravs das opes do menu Procurar Jogadores e do que esperar em cada ecr quando l entrares 4.4.1. Jogadores e Equipa Tcnica O ecr Pesquisa de Jogadores (e Equipa Tcnica) a ferramenta mais poderosa do jogo para descobrires o jogador exacto que pretendes. Por predefinio, ao visitares o ecr Pesquisa de Jogadores, o teu Treinador Adjunto ter j filtrado jogadores que no pensa que possam ser contratveis, deixando-te uma lista daqueles que so considerados reputados e que podero juntar-se ao teu clube. A partir daqui, podes comear a afinar as numerosas definies de forma a ser-te apresentado exactamente aquilo que ests a procurar. O Painel Pesquisa personalizada permite ao utilizador configurar um filtro para encontrar um tipo especfico de jogador. Comea por clicar em Adicionar Condio para iniciar a tua pesquisa filtrada, seguidamente adiciona mais, se necessrio para dinamizar a lista de jogadores/pessoal que te resta.

Estes filtros so to poderosos porque podes excluir, combinar ou seleccionar a partir de qualquer uma das opes. Por exemplo, se quiseres encontrar um defesa-esquerdo com idade entre 20 e 25 anos, com nacionalidade do leste europeu ou sul-americana e com um atributo de 15 em velocidade mas no mais de 5 em remates de longe, a configurao teria este aspecto:

Alternativamente, podes definir um filtro de jogador baseado noutro jogador e tentar encontrar algum que tenha como base o conjunto de atributos desse teu modelo. Navega para o menu Olheiros de qualquer perfil individual e selecciona Criar Filtro de Pesquisa de Jogadores a Partir de. Logo que tenhas entendido o funcionamento dos filtros poders conseguir que a Pesquisa de Jogadores te descubra qualquer jogador que pretendas. Obviamente que existem ocasies em que os teus filtros no encontraro qualquer resultado, ou no aparecero combinaes realistas, sendo nesse caso necessrio que afines um pouco mais o filtro para descobrires o que queres. O menu Vistas (que apresenta Informao Geral por predefinio) permite ao utilizador ver a informao filtrada de vrios modos diferentes, os quais, em combinao, apresentaro ao utilizador tudo aquilo que necessrio para tomar uma deciso informada sobre a potencial assinatura de um contrato muito antes de clicar no perfil do jogador. Toda esta informao aplica-se tambm Pesquisa de Equipa Tcnica, qual podes aceder no menu com separadores. Se consultares o mercado para melhorar o teu pessoal tcnico, configura os filtros de acordo com as reas que queres melhorar e segue as orientaes desta seco. 4.4.2. Lista Preferencial muito provvel que, por uma razo ou outra, tenhas um alvo com o qual no podes assinar, de momento, mas sobre o qual gostarias de manter registos de progresso e ser informado de quaisquer aces com ele relacionadas. aqui que entram as tuas listas preferenciais. A lista preferencial permite-te adicionar-lhe jogadores durante um perodo de tempo desejado e durante esse tempo recebers notcias sempre que ocorra um evento chave envolvendo esse jogador. Para adicionares um jogador tua lista

preferencial, vai ao menu Aces e selecciona Olheiros, seguido de Adicionar Lista Preferencial. Surgir uma caixa que te pedir para escolheres o tempo durante o qual esse elemento dever permanecer na lista preferencial. Selecciona a tua escolha e ela ser adicionada. O menu Vistas e Filtros, que pode ser encontrado no topo direito da rea do ecr principal, permite-te manter as tuas listas to teis quanto possvel. Por exemplo, se compilaste uma lista preferencial bastante vasta e queres encontrar um defesa-esquerdo jovem, podes aplicar filtros e vistas de acordo com isso e encontrares o(s) teu(s) jogador(es). Para removeres um jogador da tua lista preferencial em qualquer altura, carrega o seu perfil e, no menu Aces, selecciona Retirar da Lista Preferencial. Este acto pode ser executado sobre mltiplas seleces, seleccionando todos os jogadores que desejas remover da tua lista preferencial e depois clicando com o boto direito e seleccionando a mesma opo de remoo. Para remover todos de uma vez, a partir do menu Listas Preferenciais ao fundo direita da rea do ecr principal, selecciona Limpar Lista Preferencial e depois confirma a tua deciso. O mesmo menu usado para guardar e carregar diferentes listas preferenciais, se desejares manter listas diversas para mltiplos fins. 4.4.3. Jogadores recentemente vistos Este ecr apresenta simplesmente a listagem dos jogadores que viste ultimamente. O objectivo o de permitir ao utilizador aceder a jogadores em que est presentemente interessado, da forma mais fcil possvel. Funciona da mesma maneira que o ecr Listas Preferenciais descrito na seco anterior. 4.4.4. Agentes Cada jogador tem uma seco Agente no seu ecr de informao Pessoal. Poders clicar sobre um agente para veres o seu perfil.

As suas informaes biogrficas so apresentadas em conjunto com relacionamentos actuais positivos e negativos com treinadores no jogo. A apresentao pormenorizada dos seus atributos e um resumo do seu estilo, dar-te-o uma melhor ideia do tipo de pessoa com que ests a lidar, e na maior parte do ecr principal vers a parte mais importante - a sua lista de clientes. Alguns agentes podem ter poucos clientes, enquanto outros podem ter mais sucesso e gerir grupos maiores de jogadores. Como agente, o seu modus operandi garantir aos seus clientes o melhor contrato possvel. Deste modo, devers esperar por negociaes delicadas com jogadores cujos contratos se encontram beira de expirar, mas no se limitar s a isto. Se um jogador estiver particularmente em boa forma, ou tiver feito um brilharete recentemente, devers estar a receber notcias do seu representante, com melhores termos de negociao na agenda. Os agentes podem oferecer os seus clientes a outros clubes nas tuas costas, em busca de um clube novo e de um melhor contrato. Nem todos do problemas, naturalmente no se pode generalizar. Muitos tero prazer em trabalhar contigo e com o clube na tentativa de expandir as negociaes dos seus clientes, os quais se sentem perfeitamente felizes por trabalharem para ti e desejam faz-lo durante os prximos tempos. Tambm sers certamente abordado por agentes desconhecidos que te iro oferecer os seus jogadores, na tentativa de lhes garantir uma transferncia, o que, naturalmente ter benefcios financeiros tanto para o jogador como para o agente. Poders gostar ou odi-los, mas jamais poders fugir deles 4.5. Empregos A opo de menu Empregos onde se encontra o Centro de Emprego e o ecr Segurana, que pormenoriza o estado do emprego actual de cada treinador do jogo. Se o teu emprego no est na lista como Seguro ou Estvel, ento tens um problema. Se a direco no estiver satisfeita com o teu trabalho at ao

momento, poders ver o teu emprego tornar-se Inseguro. Se no conseguires melhorar, poder tornar-se Muito Inseguro e, nesta fase, estars muito perto de ser despedido. Se o clube cancelar o teu contrato, provavelmente querers retomar o teu caminho de treinador to depressa quanto possvel. O mesmo ecr Segurana do Emprego apresentar todas as propostas a que te poders candidatar, seleccionando o clube e depois clicando em Candidatar ao Emprego nas Aces. Estes empregos tambm aparecero no teu ecr Vista Geral do treinador durante todo o perodo em que te encontrares desempregado 4.6. Opes de Treinador A seco Opes do Treinador contm mais algumas aces de gesto diversas que poders gostar de utilizar ocasionalmente. 4.6.1. Partida O painel partida permite-te configurar como pretendes ver as partidas no Football Manager 2012 sem que tenhas de realizar as alteraes no dia do jogo. 4.6.2. Fluxo de ecr Esta seco permite-te definir uma srie de ecrs do jogo, para os quais sers conduzido em intervalos definidos. Por exemplo, se quiseres ver o ecr Jogos e Resultados do Mundial de Futebol todas as semanas, durante o decorrer da competio, poders definir estas opes antes, clicando em Adicionar Ecr. Ao continuar posteriormente o jogo e, nos intervalos que especificares, este ecr surgir antes de retomar o jogo continuar. 4.6.3. Opes de redes sociais Configura os teus dados de incio de sesso e actualiza as preferncias das tuas contas de redes sociais 4.7. Marcaes Tens a possibilidade de marcar qualquer ecr no jogo da mesma forma que marcarias uma pgina da Internet no teu programa de

navegao. A partir de qualquer ecr pretendido, selecciona o menu Marcadores a partir da barra de menu e depois a opo Adicionar Pgina. A hiperligao permanecer ento nesse menu at altura em que desejares modific-la, permitindo-te aceder aos teus ecrs favoritos apenas com dois cliques nos botes. 4.8. Aces 4.8.1. Ir de frias Se desejares deixar a tua equipa nas mos capazes (ou no) do teu Treinador Adjunto, durante um perodo de tempo, enquanto tratas de outros assuntos longe do Football Manager, podes optar por Ir de Frias. A janela para esta opo permite-te dizer ao teu Treinador Adjunto o que pode e no pode fazer na tua ausncia, e tambm estabelecer um data de regresso, que far o FM12 parar de processar e conceder-te de novo o controlo da tua equipa. 4.8.2. Demitir-se/Retirar-se Pode chegar uma altura em que j ests farto do teu clube e queres sair. Se for este o caso e quiseres entregar o teu pedido de demisso, precisas de clicar em Demisso neste menu e confirmares a tua deciso. Ficars imediatamente desempregado e podes comear procura de outro emprego, ou mesmo aceitar outra proposta se foi essa a razo inicial para te teres demitido. A reforma algo um pouco mais avanado. Podes estar farto do mundo do futebol e desejas retirar-te em absoluto de toda a actividade. A reforma ir retirar-te do teu emprego actual (se estiveres empregado) e do mundo do jogo completamente. Se no houver mais utilizadores humanos restantes no jogo guardado, ir ser-te pedido que adiciones um antes de continuares esse jogo guardado. 5.0. O Menu Equipa Sejamos honestos, aqui que est a questo central. A tua equipa. O grupo de jogadores que tens a teu cargo para fazeres dele uma unidade de sucesso. O ecr da tua equipa tem o seguinte aspecto:

Para alm destas opes, tens um nmero de objectos chave que podes encontrar no menu com separadores. Estes so explicados em pormenor nesta seco. 5.1.1. Jogadores O teu sucesso nascer e morrer com base nos jogadores que empregares para levar a cabo a tarefa em vista. A seco 9.0 apresenta os jogadores no Football Manager em mais pormenor. Contudo, cada jogador poder ter, por vezes, um cone junto ao seu nome com uma abreviatura de trs letras indicando uma aco ou evento que se relacione com ele directamente. A tabela seguinte explica esses cones de estado. CONES DE ESTADO DESCRIO 45 Um treinador de um clube solicitou que um treinador internacional apenas use este jogador durante 45 minutos num jogo amigvel internacional a realizar em breve. Aus O jogador esteve recentemente ausente do clube sem permisso. JMA O jogador um Jogador de Marca da liga australiana. Pro O jogador est sujeito a uma oferta de transferncia por parte de outro clube. Ctr O jogador est sem contrato no seu clube actual. Ta O jogador est impedido de jogar na competio tendo jogado por outro clube na mesma competio numa volta anterior. Cds O jogador est num contrato de desenvolvimento da MLS. Rec O jogador foi seleccionado no recrutamento da MLS. Des

O jogador um jogador designado da MLS. Inq O jogador est sujeito a um inqurito de transferncia por parte de outro clube. Est O jogador conta como jogador estrangeiro na competio. Trl O jogador decidiu deixar o seu clube numa transferncia livre. Fut O jogador est preocupado com o seu futuro no clube. GA O jogador um Jogador de Marca Generation Adidas na MLS. ES O jogador conta para a quota de jogadores das escolas necessria a uma competio. Fer O jogador est presentemente em frias. I O jogador pertence ao Grupo Internacional MLS (no nacional). Ine O jogador inelegvel para a prxima partida. Ijc O jogador encontra-se a receber uma srie de injeces para as dores. Les O jogador est lesionado. Int O jogador est a cumprir deveres internacionais. JJA O jogador um Jogador de Marca Jnior da liga australiana. PrJ O jogador est destreinado e poder precisar de um tempo de reserva para chegar sua forma mxima. Emp O jogador foi disponibilizado para emprstimo. Apr O jogador est em aprendizagem com um colega de equipa como tutor.

Lst O jogador foi listado para transferncia. JM O jogador um Jogador de Marca da liga australiana. RC O jogador reagiu a um comentrio que fizeste nos meios de comunicao social. Ped O jogador pediu para sair do seu clube actual. Ret O jogador anunciou a sua inteno de se retirar no final da presente poca. Des O jogador precisa de descanso. Obs O jogador est a ser observado pelos teus olheiros. SEL O jogador possui um contrato Snior na MLS. Inc O jogador tem algum descontentamento com o seu papel actual no clube. Sus O jogador est suspenso para a prxima partida. Trn O jogador acordou uma transferncia com outro clube e sair quando a janela de transferncias se voltar a abrir. Via O jogador est em viagem para se juntar sua equipa internacional, ou est de viagem de regresso de tarefas internacionais. Tut O jogador est a actuar como tutor de um colega de equipa. Dsc O jogador est infeliz com o seu papel ou com um evento/aco. NIn O jogador no est registado para a competio. NInt O jogador foi removido das tarefas internacionais pelo treinador do seu clube.

Prt O jogador pretendido por outro clube Lic O jogador no tem licena de trabalho e est, por isso, impossibilitado de jogar. Amr O jogador est a um carto amarelo da suspenso. IJ O jogador tem um contrato de formao e no est ainda em condies de profissional. 5.2. Tctica Configura a tua abordagem tctica e instrues da equipa. Para mais pormenores sobre as Tcticas e as vrias opes disponveis a partir deste ecr, por favor, consulta a seco 8.0. 5.3. Treino Configura e mantm registos dos teus horrios de treino e regimes a partir deste ecr. Para mais informao e pormenores sobre o mdulo de Treino, por favor, consulta a seco 9.3 deste manual. 5.4. Jogos O ecr Jogos apresenta todos os teus compromissos de partidas para a poca actual. Ao clicares no lado esquerdo de uma linha da tabela irs seleccionar um jogo. Se for um jogo que j foi jogado, poders ver os pormenores dessa partida e se for um jogo futuro recebers informaes antecipadas sobre ele. No dia da partida ser tambm adicionado aqui o rbitro do jogo e a previso das condies climatricas. Podes tambm organizar jogos amigveis a partir deste ecr. Clica no boto Organizar Amigvel e sers levado para o ecr adequado que apresentar a listagem de datas potenciais de jogo esquerda e o painel de configurao direita. Selecciona a data esquerda clicando nas opes disponveis e depois escolhe o tipo de partida, local, e adversrio direita.

O boto Encontros Passados permite-te ver todos os teus anteriores encontros com aquele adversrio. Isto pode ser feito para qualquer jogo.

5.4.1. Reservas e camadas fovens Tens de tomar ateno ao futuro do teu clube. As tuas equipas da Reserva e das Camadas Jovens esto sempre disponveis a partir do menu dos separadores para observao e interaco. A tua equipa de juniores ter normalmente jogadores adolescentes com contratos de formao e que tentaro ganhar um contrato profissional. A equipa da Reserva incluir normalmente uma mistura de profissionais mais jovens ou mais velhos, jogadores desanimados que j no tm expresso a nvel dos seniores. Podes gerir estas duas equipas da forma que melhor entenderes. Algumas equipas no tero jogos para estes dois plantis e, no incio de cada poca, sers questionado pela associao de futebol em funes sobre se desejas que estas equipas continuem a participar ou entrem nas competies. Podes designar um membro da tua equipa tcnica de retaguarda para controlar estas equipas nas tuas Opes de Treinador. Para mais informao sobre a forma de fazer isto e, no conjunto, sobre a forma de usar todas as Opes de Treinador, por favor, consulta a seco 4,6 deste manual. 5.5. Aconselhamento de Retaguarda Para mais informao sobre a funcionalidade de Aconselhamento de Retaguarda, por favor, consulta a seco 9.1.3. 5.6. Relatrio de Equipa O Relatrio de Equipa uma discriminao abrangente do teu plantel, de cima abaixo, com o pessoal dos bastidores a apresentar toda a informao de que necessitas para preparar e construir uma equipa bem-sucedida. Est dividido em cinco seces principais:

Profundidade do plantel O teu plantel discriminado pela posio, mostrando cada jogador que poder figurar na lista e as suas competncias sob a forma de uma classificao por estrelas. O sub-separador Vista Geral Pontos Fortes mostra os trs melhores jogadores por posio, com a possibilidade de excluir jogadores para no figurarem na lista caso no pretendas inclu-los ao avaliar em maior detalhe. O sub-separador Pontos Fortes por Posio mostram mais detalhadamente a posio de jogo de cada jogador e lista todos no plantel que possam potencialmente jogar numa determinada posio, novamente com as suas competncias sob a forma de uma classificao por estrelas. O boto Mostrar Filtros permite-te dinamizar ou aumentar o nmero de jogadores que aparecem nestas listas (por exemplo, poders incluir juvenis e jogadores de reserva). Basta clicar numa posio no mostrador grfico para ver quem poder jogar nela, por ordem de melhor combinao. Para alterar o membro da equipa tcnica que compila esta parte do relatrio, navega para o menu pendente Profundidade do plantel compilada por: e selecciona de acordo com a lista de pessoal tcnico disponvel. Comparao entre equipas Esta seco parte de uma srie de estatsticas do teu plantel e compara-as com o resto da liga para determinar como se compara o teu desempenho. O separador Geral rene informao vria como o peso e a altura, enquanto as discriminaes de posio recolhem uma mdia de atributos particulares para mostrar os pontos fortes e fracos do teu plantel. ltima partida Esta seco apresenta uma breve discriminao da tua ltima incurso e um lembrete das estatsticas desse jogo e das classificaes dos jogadores. Anlise Tctica

Se procuras comparar o sucesso de diferentes abordagens tcticas que possas ter tomado, este ecr ajudar-te- a faz-lo. O separador Tctica Usada na rea do ecr principal detalha a frequncia com que uma tctica foi usada e os golos marcados e sofridos com a tctica em funcionamento. Estas estatsticas so posteriormente analisadas em maior detalhe no painel da rea mais direita do ecr principal, com algum texto para explicar o que se passa no painel na rea ao fundo do ecr principal. O mesmo se aplica s Tcticas Enfrentadas, que te permitir identificar reas nas quais tens dificuldades, bem como reas em que ests a fazer alguns progressos. Anlise de Golos Faz o que diz o rtulo: d uma olhadela a como e quando a tua equipa chegou ao fundo da rede e, da mesma forma, cedeu ao outro lado. O separador Tempos de Golo discrimina quando os golos foram marcados em segmentos de quinze minutos, enquanto o separador Tipos de Golo indica como resultaram. O separador Assistncia de Golos mostra o mtodo primrio da criao do golo. Para cada seco, h um mostrador visual dividido em reas do relvado, e permitindo-te ver de onde vieram os golos. O relvado est dividido a meio e a cor: a metade superior verdade, exibindo os golos marcados pela tua equipa, enquanto a metade inferior vermelha e mostra os golos sofridos pela tua equipa. 5.7. Reunio de Equipa Caso desejes abordar vrios jogadores no teu plantel de uma s vez, o mais fcil convocar uma Reunio de Equipa. A reunio permitir-te- interagir com o teu grupo e dizer-lhes o que tens em mente, quer seja positivo ou negativo. Poders recorrer ao teu capito ou jogadores seniores para angariar apoio para a tua causa, e receber feedback instantneo sobre as reaces dos jogadores s tuas palavras por meio do painel Reaces da Equipa.

5.8. Poltica da Equipa A Poltica da Equipa permite-te especificar quais as funes, se aplicvel, que o teu Treinador Adjunto executar. Por favor, consulta a seco 9.2 para mais pormenores sobre as funes desempenhadas pelo teu Treinador Adjunto. Podes tambm designar um membro da equipa tcnica para gerir as Equipas de Reservas e Camadas Jovens - por predefinio isto executado pelo Treinador Adjunto. Se, evidentemente, quiseres ser tu prprio a fazer esta gesto, e se marcares a caixa Controlar Equipa, poders faz-lo. Podes tambm configurar um nmero de Opes de Transferncias. No menu pendente, podes seleccionar quais os elementos da equipa tcnica de retaguarda devem apresentar relatrios sobre os jogadores que tens emprestados e, na caixa de verificao por baixo, podes garantir automaticamente que quaisquer jogadores que ofereas a clubes sejam colocados na Lista de Transferncias com o estatuto alterado para No Necessrio. Nessa mesma seco, poders predefinir valores para jogadores oferecidos para negcios de transferncia ou emprstimo, e contribuies de emprstimo para salrios de partes interessadas. 5.9. Centro de Transferncias O Centro de Transferncias pode ser encontrado no menu com separadores a partir do ecr equipa/plantel. um ecr que te permite observar toda a actividade de transferncias num s local e agir sobre qualquer elemento de forma rpida e fcil. A maior parte da rea do ecr principal apresenta a listagem de todos os negcios presentemente em execuo ou pendentes. Se seleccionares qualquer elemento clicando na sua linha da tabela, vers surgir mais informao no painel mais pequeno ao fundo da rea do ecr principal. Sero tambm activados os botes Retirar e Ver Oferta. 5.10. Olheiros A opo do Menu Olheiros faz aparecer o ecr Olheiros, onde so geridas todas as tarefas de observao dos teus jogadores e

atribudas misses tua equipa de olheiros - eles so os teus olhos e ouvidos no mundo do futebol. A seco 10 apresenta os Olheiros em pormenor e, por isso, consulta-a para teres uma viso geral deste modelo particular do jogo. 5.11. Vista Geral do Clube O ecr Vista Geral do Clube oferece-te um olhar simples e rpido sobre a informao chave do clube. Os Detalhes do Clube, a Histria da Liga, Resultados recentes, Kits e informao sobre o Estdio, todos esto presentes e exibidos para tua consulta. 5.11.1. Informao O separador Informao apresenta todos os dados biogrficos do clube que encabeas. Os separadores dos Factos, das Estatsticas e das Instalaes apresentam os vrios pormenores biogrficos e estatsticos sobre o clube, enquanto o separador Equipa Tcnica refere os empregados no jogadores de futebol. 5.11.2. Clubes afiliados O actual clima do futebol tem mostrado vrios clubes a efectuar ligaes oficiais com outros clubes, ligaes essas que tm como finalidade beneficiar as duas partes. O Football Manager 2012 representa esses afiliados onde eles existem na vida real e permitete fazer as tuas prprias ligaes com outras equipas.

Todos os clubes afiliados com o teu so apresentados neste ecr e podes tambm comear o processo de uma nova afiliao a partir daqui, assim como a partir do ecr Pedidos Direco. Procurar Equipa de Preparao funcionar como um pedido da tua parte tua direco para comearem procura de uma equipa que esteja disposta a entrar numa relao de trabalho contigo. Dependendo da dimenso da tua equipa, podes tambm pedir direco para Procurar Equipa Principal em relao qual funcionars como equipa de preparao com os benefcios inerentes.

Aqui esto alguns tipos de afiliaes cada uma das quais com os seus benefcios prprios. Emprstimo de Jogadores - Os jogadores podem ser emprestados entre clubes. Primeira Opo - O clube principal tem a primeira opo sobre qualquer um dos jogadores do clube de preparao. Benefcios Financeiros - O clube principal tem uma afiliao com um clube do qual retira uma fatia dos lucros de vendas de produtos, enquanto o clube de preparao recebe um pagamento substancial anual pelo negcio. Autorizaes de Trabalho - O clube principal pode emprestar um jogador para um clube de preparao de modo a obter uma autorizao de trabalho para utilizao no futebol britnico para ganhar cidadania e poder caber nas restries de estrangeiros. Se geriste um clube durante um perodo de tempo com sucesso, a tua direco pode permitir-te que requeiras um tipo especfico de afiliao para benefcio das tuas prprias necessidades, e, aps um perodo de sucesso ainda mais prolongado, a direco estar disposta a indicar um clube com o qual podes estabelecer ligao 5.11.3. Admin Este ecr permite-te controlar as licenas com e sem vencimento concedidas no teu plantel e emitir instrues internacionais caso algum dos teus jogadores seja seleccionado pelos seus pases de origem. 5.12. Sala da Direco Visita a Sala da Direco para interagires com os teus empregadores. O ecr mostra uma vista geral da tua situao actual no clube, mas fornece tambm um sentido global da direco em que se movem os negcios. Juntamente com a tua confiana actual e os sentimentos e pensamentos do presidente, recebers informao sobre quaisquer pedidos que tenhas feito Direco, e poders verificar o nmero mximo de pessoal tcnico que te permitido contratar por cargo.

Os oramentos para Salrios e Transferncias tambm podem ser ajustados a partir do ecr Direco. 5.13. Equipa Tcnica Este ecr apresenta todo o pessoal no jogador empregue pelo clube. Clica sobre um nome para veres os seus perfis. Para mais informao em pormenor sobre equipa tcnica e pessoal de retaguarda, por favor, consulta a seco 9.0. 5.14. Confiana Se queres ter sucesso no teu emprego, imperativo que satisfaas as exigncias da Direco e dos Adeptos - e estes podem ser bastante exigentes. O ecr Confiana tem seis partes, todas elas reflectindo uma faceta diferente da tua gesto do clube. A Direco e os apoiantes iro transmitir-te as suas ideias actuais sobre o progresso nas competies, o teu controlo financeiro, o feedback sobre as partidas individuais, a tua actividade de transferncias e o plantel actual, para alm de um sumrio geral. A confiana no teu desempenho nestas reas pode ser pautada pela barra apresentada sob cada cabealho.

A barra apresentada na imagem de ecr uma opinio neutra e est a meio do marcador. medida que a confiana no teu desempenho aumenta, esta barra ir encher para o lado direito. Se a confiana desaparecer e as pessoas comearem a questionar as tuas aces, a barra diminuir para a esquerda. Obviamente que o teu desejo vai ser o de ter todas as barras to cheias quanto for possvel. A opinio dos fs ir ser-te apresentada por um porta-voz de um grupo de adeptos da equipa. Esses esto mais preocupados com o produto final em campo, enquanto a Direco se preocupa mais com a segurana do clube a longo prazo fora do relvado, mas no ignorar o que acontece dentro das quatro linhas.

5.15. Finanas Mantm o controlo sobre a tua posio financeira a partir deste ecr. A seco 13.0 deste manual apresenta as finanas do FM12 em maior pormenor. 5.16. Histrico A seco Histrico contm todos os recordes e feitos historicamente registados pelo clube. Mantm os recordes conseguidos desde a data de incio do jogo mas existe tambm um nmero de marcadores histricos de todos os tempos que esto l para serem superados. 6.0. Ecr Liga/Competio O ecr Liga/Competio inclui toda a informao importante e todas as ligaes que seja absolutamente necessrio que consultes regularmente se quiseres vir a ter sucesso. Manter-te actualizado com a mais recente informao sobre os teus adversrios um factor preponderante e o FM12 permite-te fazer isto de muitas formas diferentes. As seces descritas abaixo podem ser todas encontradas a partir do menu com separadores em qualquer ecr da liga ou da competio. 6.1. Vista Geral 6.1.1. Tabela da Liga A Tabela da Liga apresenta classificaes absolutamente actualizadas das competies em que estejas a participar na altura.

Cada cabealho de tabela possvel de ser ordenado ao estilo A-Z ou Z-A bastando para isso clicar no cone do cabealho para ordenar, e clicar outra vez para ordenar na ordem inversa. O menu Vistas no topo direita, permite-te ver a tabela de vrias maneiras diferentes. 6.1.2. Posies passadas

O ecr Posies Passadas exibe o progresso de uma ou mais equipas no decorrer de uma s temporada. O grfico segue a posio da liga ronda a ronda e apresenta-a sob a forma de um grfico. Poders seleccionar um mximo de duas equipas de cada vez. 6.1.3. Programa O ecr Programa permite-te ver, de um modo geral, o programa previsto para a competio em trs formatos diferentes em estilo de calendrio. Estes podem ser seleccionados a partir do menu Vistas que se encontra no topo direito da rea do ecr principal. Vista Semanal - Esta apresenta a listagem de todos os eventos importantes que ocorrero nos prximos sete dias. Vista Mensal - Esta apresenta um calendrio mensal normal dia-adia com informao chave realada sempre que estiver programada para ocorrer. Vista Anual - A vista anual apresenta um calendrio anual sem eventos detalhados, mas todas as datas onde se poder encontrar informao chave, estaro marcadas. Clica numa data para veres a informao que contm. 6.1.4. Regras O ecr Regras informa o utilizador sobre as regras especficas para a competio. Verifica este ecr logo que possas, para te familiarizares com a(s) competio(es) em que irs participar e verifica se o teu plantel est de acordo com os requisitos necessrios para avanar na data do incio. 6.2. News 6.2.1. Cabealhos Apresentado com a aparncia de um jornal, o ecr Notcias da Competio conter as mais recentes notcias sobre a competio em causa. Est dividido em trs partes:

Notcia Principal Esta ser a histria mais importante sobre a qual todos falaro no momento. Notcias Secundrias Este painel apresenta outros objectos de notcia que no sejam considerados os mais importantes. Seleco de Notcia Isto aparece como uma lista de cabealhos de notcias, onde ao seleccionares um objecto de interesse, fars aparecer a histria completa no painel Notcia Principal. 6.2.2. Rumores de transferncias Este ecr rene todas as ltimas notcias sobre transferncias para equipas e jogadores que pertenam liga em causa. Existe uma tabela que inclui um resumo breve do histrico e a sua fonte. 6.3. Partidas O ecr Jogos e Resultados apresenta o calendrio jornada a jornada para a poca presente. A partir do menu pendente da data, no topo, e das setas para trs/para a frente que se encontram ao seu lado, podes movimentar-te livremente por cada jornada e ver os resultados ou jogos futuros para toda a competio. 6.4. Transferncias Este ecr mostra simplesmente todas as transferncias ocorridas entre equipas desta competio. 6.5. Estatsticas 6.5.1. Estatsticas de equipa e de jogador A seco Estatsticas engloba as seces Estatsticas de Equipa e de Jogador. As estatsticas so mantidas em muitas reas, sendo as mais importantes apresentadas na pgina Vista Geral que os ecrs Estatsticas apresentaro por predefinio. O menu Vistas, localizado no topo esquerdo da rea do ecr principal, permite-te escolher qualquer uma destas numerosas estatsticas e ver as listagens completas para a competio actual.

6.5.2. rbitros e leses O Ecr rbitros apresenta todos os profissionais que comandaram um jogo na competio e os pormenores das suas contagens de cartes e faltas assinaladas s equipas da casa e aos visitantes. Verifica este ecr e poders at talvez alterar a tua tctica dependendo do rbitro que ir apitar o teu prximo jogo.

O Quadro de Leses, em associao com a PhysioRoom.com, apresenta a listagem de todos os jogadores que esto, de momento, lesionados, em todas as equipas de uma determinada competio. O quadro classifica as equipas pelo nmero total de lesionados e d tambm informaes sobre o tipo de leso sofrida e o tempo provvel para o regresso. Este ecr tambm muito til quando estiveres a planear a formao para os prximos jogos - se um dos teus futuros adversrios sofre de uma crise de leses poders adaptar os teus planos de acordo com isso. 6.6. Prmios Os prmios so a recompensa dos melhores entre os melhores. Cada competio do Football Manager tem o seu prprio prmio de poca (assim como outros prmios), podendo os detalhes e histrico de cada um deles ser encontrados neste ecr. 6.7. Histrico De um modo semelhante s descries do anterior ecr Histrico, o ecr Histrico da Competio apresenta informao sobre o passado dessa mesma competio. Mais uma vez, estes registos esto l para serem superados, por isso, verifica-os regularmente para veres como est a avanar o teu lugar na histria. 7.0. Menu Mundial O Menu Mundial d-te acesso a toda a informao que rodeia o mais vasto mundo futebolstico no teu jogo guardado. Se desejas descobrir o que se est a passar em qualquer local, podes faz-lo a partir das opes a encontradas, que so explicadas nesta seco.

7.1. Vista Geral V uma vista geral de cada continente que contm a informao chave respeitante ao futebol nessa parte do mundo, bem como discriminao geogrfica de outros itens dentro desta seco e dos media locais. 7.2. Competies A seco superior do menu Competies contm ligaes directas a todas as competies que esto activas no teu jogo guardado. Se moveres o cursor do rato sobre o cabealho de uma competio principal, aparecer o submenu a partir do qual podes seleccionar a ligao directa da competio e ver a informao sobre essa mesma competio escolhida. 7.3. Directrio das Naes/Clubes A segunda seco no menu Competies funciona como uma directoria de todas as equipas no teu jogo guardado, permitindo ao utilizador percorr-las da forma que desejar. Esto divididas em trs seces: Naes, Clubes Principais e Seleces Nacionais. Do mesmo modo como foi descrito na seco 7.1, se mantiveres o ponteiro do rato sobre um destes cabealhos, aparecer um submenu a partir do qual poders seleccionar a tua escolha. Esta escolha apresentar ento as equipas relevantes numa lista na rea do ecr principal - clica numa equipa para veres o seu plantel e outra informao pertinente. 7.4. Transferncias Se desejares manter-te informado de toda a actividade de transferncias no teu mundo de jogo, o menu Transferncias o local onde encontrars toda a informao de que necessitas. Por predefinio, o ecr apresenta a listagem das transferncias mais recentes, ordenadas por valor pago. O cabealho de cada coluna pode ser ordenado e o Menu Vistas no topo direito da rea do ecr principal permite que a informao apresentada seja alterada para se verem as Futuras Transferncias, Emprstimos ou Equipa Tcnica, assim como a lista dos Jogadores por predefinio. O menu Filtros que se encontra adjacente, permite

ao utilizador filtrar a lista por pas, assim como abranger todo o mundo futebolstico do jogo. 7.5. Prmios O menu Prmios o local onde encontrars os prmios de jogador mundiais, como seja o Jogador Mundial do Ano. O ecr apresenta em pormenor o 1, 2 e 3 lugares dos prmios mais recentes assim como informao histrica de vencedores passados. 7.6. Finanas O Menu Finanas engloba informao chave sobre a classificao financeira tanto do pas onde ests a treinar na altura, como de todo o mundo de jogo mais vasto. A opo de Clubes Mais Ricos a nvel mundial, classifica os clubes simplesmente pelo seu valor geral. Apesar de o ecr Finanas nacional ordenar os clubes de acordo com um nmero de marcadores financeiros. Do Menu Vistas localizado na rea do topo direito do ecr principal, as equipas podem ser ordenadas pelo seu Valor Estimado, Oramento de Ordenados, Factura de Salrios, Saldo Bancrio, Receitas, Lucros e Perdas. O ecr uma ferramenta til para te manteres a par do estado financeiro dos teus rivais - nunca se sabe quando poder aparecer uma situao que tenhas interesse em explorar. 7.7. Treinadores Um directrio de todos os treinadores que trabalham actualmente no futebol. 7.8. Reforma Football Manager 2012 apresenta uma forma de manter uma imagem do mundo do futebol como ele foi em tempos. Quando um jogador se reforma dos campos (e no passa para um cargo na equipa tcnica), pode agora ser preservado no arquivo do FM. Ao seleccionar Manter a Histria aps a Reforma na seco Interaco do menu Aces de um jogador, o indivduo ser mantido numa pgina de perfil de reformado, que resume o melhor da sua carreira.

A lista de jogadores retidos pode ser acedida no ecr Reformas. Jogadores de mais alto nvel podero ficar automaticamente retidos, e os jogadores podem ser libertados da reteno antes da reforma repetindo o processo, mas sem seleccionar Manter a Histria aps a Reforma. 8.0. Tctica Tctica. A construo de um treinador. claro que podes, ocasionalmente, avanar devido ao facto de teres tua disposio os melhores jogadores mas, a longo prazo, qualquer xito que pretendas ter ir assentar, essencialmente, nas tuas decises tcticas. Definir a tua tctica no Football Manager 2012 pode ser to fcil ou to pormenorizado quanto desejares. Esta seco apresenta em pormenor o ecr Tcticas e as vrias opes disponveis ao utilizador. 8.1. Criador de Tcticas Criado em colaborao com Richard Claydon e Gareth Millward, com contribuies adicionais de Rashid Dajit Abdullah e Mark Burton, o Criador de Tcticas permite-te criar uma tctica completamente nova a partir do zero, seguindo um conjunto de passos fceis de seguir antes de avanar em mais aperfeioamento dentro do mesmo interface. Continua a existir a opo de poderes sempre aperfeioar mais com os deslizadores do modo mais avanado mas, para os principiantes, a forma mais fcil de criar uma nova tctica atravs do Criador de Tcticas. 8.1.1. Passo Um - Introduo Uma breve introduo ao Criador de Tcticas. 8.1.2. Passo Dois - Formao O primeiro passo para criar uma tctica escolhendo uma formao em que pretendas jogar. As formaes so discutidas em grande detalhe na seco 8.2.1., mas para j, selecciona da lista de formaes padro e/ou segue as instrues do ecr para arrastares jogadores para uma forma personalizada.

8.1.3. Passo Trs - Filosofia da Partida Logo que tenhas uma formao, precisas de escolher o modo como a tua equipa ir fazer a abordagem ao jogo. As filosofias podem ir de Muito Rgidas a Muito Fluidas, e o aconselhamento do ecr ir ajudar-te a compreender o que obters com cada escolha. 8.1.4. Passo Quatro - Estilo da Partida A seguir tens a necessidade de definir um estilo a aplicar. Cada aspecto do jogo, tal como passes e disputas, tem uma caixa pendente com uma lista de opes. Quando uma for seleccionada, surgiro conselhos no painel Assistente a explicar-te a seleco. 8.1.5. Passo Cinco - Papis dos Jogadores Com os conceitos bsicos da equipa definidos, poders agora entrar no pormenor de definir o que cada posio poder fazer. Talvez tenhas jogadores em mente, mas se no tiveres, a escolha do papel poder ter impacto na escolha de jogador que irs empregar naquele local. Por exemplo, um jogador com um papel de avanado atribudo pode ser uma de muitas coisas: pode ser um desequilibrador, um avanado recuado, um homem alvo, um avanado central ou um avanado tpico. Escolhe os teus requisitos. 8.1.6. Passo Seis - Deveres do Jogador A seguir ters de definir as obrigaes e liberdades dos jogadores. Por exemplo, podes pedir aos teus defesas que apoiem os atacantes, ou podes exigir-lhes que apenas fiquem l atrs e defendam. Os mdios podero ser chamados a defender, a apoiar ou simplesmente a atacar e os avanados podero ser solicitados a vir c atrs dar apoio. Como sempre o aconselhamento do ecr darte- as noes bsicas. 8.1.7. Passo Sete Estratgia Inicial Ests quase a iniciar, apenas ters de definir a tua estratgia de jogo inicial. Desde um sistema mais defensivo a um sistema totalmente centrado no ataque, poders definir a tua abordagem no jogo, tendo sempre disponvel o devido aconselhamento. 8.1.8. E a seguir?

Logo que tenhas tudo definido, podes mesmo assim continuar a aperfeioar as tuas definies, usando as seces de Estratgias Gerais, Ajustes e Organizador de Jogo & Homem Alvo. Ao clicares num indivduo no grfico do relvado, poders redefinir o seu papel e os deveres. Tal como acontece com o assistente, existe uma descrio sobre como cada papel e tarefa dever funcionar, o que te permite tomar decises informadas. Clique em qualquer parte do relvado para aperfeioares as Instrues Equipa gerais. Se clicares na opo Mostrar as Instrues Avanadas em qualquer altura, poders aperfeioar ainda mais a tctica da equipa e individual, usando o sistema de deslizadores. Estas opes so pormenorizadas nesta seco. 8.2. Ecr Vista Geral de Tcticas O ecr Vista Geral de Tcticas um centro de actividades dividido em trs seces diferentes. esquerda do ecr encontra-se a rea Preparao das Partidas. Por favor, consulta a seco 9.3.2 para informaes sobre esta funcionalidade. Mais direita do ecr encontra-se um mostrador grfico onde poders definir a tua formao. Na parte superior do relvado esto as definies rpidas para Filosofia e Estratgia, que so ambas explicadas na seco Tcticas deste manual. O menu pendente Seleco permite-te pedir a um membro da equipa tcnica que escolha todo ou parte do plantel para um dia de jogo em teu nome, bem como limpar todas as seleces actuais e guardar alinhamentos particulares para uso futuro. O resto do ecr Vista Geral entregue ao teu plantel, que listado abaixo, ao centro, do ecr principal. A Vista predefinida est configurada para Seleccionar Informao, o que fornece

informao sobre a prontido da partida, mas h uma srie de vistas diferentes que oferecem informao importante para analisares e usares conforme te aprouver. 8.2.1. Formaes A primeira coisa que devers ter em considerao a formao com que irs jogar. Ou, de facto, as formaes, porque os melhores treinadores conseguiro adaptar a sua forma com base na oposio e adequar-se situao. Existem duas escolas bsicas de pensamento no que se refere a formaes - escolhe uma que melhor de adapte aos jogadores que tens disposio, ou fixa os teus melhores jogadores num XI e depois escolhe a formao baseada nesses teus jogadores. A primeira opo, de certa forma, permite mais equilbrio, apesar de, por vezes, s custas de teres de deixar de fora um jogador talentoso porque no encaixa. Naturalmente que, se os teus melhores jogadores se adaptam a uma formao que se adequa a todos eles, ento devers tirar partido disso, tanto quanto puderes. Quando atribuda uma posio a um jogador, aparece um indicador grfico colorido ao lado da camisola a indicar o nvel de adaptao do jogador a esse local. As cores so iguais s dos indicadores de Posio descritos na seco 11.4, por isso, se um jogador estiver na sua posio Natural, o indicador fica verde. Se for colocado totalmente fora de posio, o indicador fica vermelho. A partir da seco Tctica Inicial no painel Preparao da Partida, poders seleccionar uma de uma srie de formaes predefinidas a partir do menu pendente Formaes Predefinidas. O grfico do relvado mudar dependendo da tua escolha. Podes tambm alterar manualmente esta apresentao fazendo um clique esquerdo e mantendo premido o cursor sobre uma camisola e arrastando-a da posio onde reside no momento. Solta o boto esquerdo do rato para colocares o cone numa nova posio.

8.2.2.

Tcticas Clssicas

Caso pretendas regressar velha forma de abordar as tcticas no Football Manager, poders optar por converter a tua formao actual para o modo Clssico clicando em Converter para Clssico no menu Opes. Devers ter em conta que uma vez alterada uma formao para o modo clssico, a alterao j no poder ser revertida. O modo clssico converte as instrues equipa e aos jogadores em deslizadores que operam numa escala de 1 a 20, em vez de serem discriminadas em descries textuais. possvel tambm controlar o movimento do jogador sob a forma de sries. Fazer um clique com o boto direito e manter premido sobre um indicador de posio permite-te desenhar uma seta para trs ou para a frente do jogador. Percorre uma das posies ligeiramente sombreadas onde pode acabar a linha e depois liberta o boto direito do rato para definir a linha. Existem dois tipos de setas de instrues para serem utilizadas setas para a frente e setas para trs, que no definem uma posio secundria para o jogador de acordo com a equipa que tem a posse da bola, mas tm simplesmente efeito na barra Corrida em Profundidade. Uma seta para a frente define as instrues de Corrida em Profundidade para Frequentemente, enquanto a seta para trs as define para Raramente. Nenhuma seta deixa a barra na posio central denominada Misto. Estas instrues tambm funcionam ao contrrio se configurares as instrues nas Instrues Pessoais do jogador, a seta tem efeito no ecr Tcticas. 8.2.3. Instrues Equipa O painel Instrues Equipa o local onde estabeleces como que a tua equipa vai jogar. Cada opo tctica controlada por barras e as instrues subsequentes so dadas sobre a forma de caixa de marcao ou atravs de uma lista pendente. As opes disponveis e configuraes so descritas nesta seco. Filosofia

As filosofias podem ir de Muito Rgidas a Muito Fluidas, e o aconselhamento oferecido no painel Informao ir ajudar-te a compreender o que obters com cada escolha. Estratgia Inicial Desde um sistema mais defensivo a um sistema totalmente centrado no ataque, poders definir a tua abordagem no jogo, tendo sempre disponvel o devido aconselhamento disponibilizados no painel Informao. Estilo de Passe O estilo de passe muito simples - isto ir ditar o alcance de passes que a tua equipa adoptar. A barra alcana de Curto a Longo e os graus intermdios iro gradualmente solicitar tua equipa que jogue um jogo de passes mais expansivos. Quando tiveres de decidir sobre o estilo de passes que desejas que a tua equipa utilize, precisars de considerar a proporo em que tudo o resto ir afectar este ponto, tanto em termos de tcticas como de pessoal. Tero os teus jogadores os atributos necessrios para conseguir manter a bola confortavelmente em curtas distncias? Ser que o teu estilo de passe se adequa ao ritmo e mentalidade da tua equipa? Se ests a pretender jogar um jogo directo com uma mentalidade atacante, os teus jogadores lanaro passes mais longos a partir de posies mais subidas no relvado, o que se pode revelar um desperdcio. Liberdade Criadora A Liberdade Criadora afecta a tendncia dos teus jogadores para o mais difcil e mais ambicioso. A barra alcana de Pouca a Muita e, em resumo, quanto mais liberdade criadora permitires tua equipa, mais imprevisvel ela ser. Uma definio mais elevada poder fazer com que os teus jogadores ignorem ocasionalmente as tuas instrues tcticas e tentem fazer o seu prprio jogo, mas o grau de sucesso depender da proeza tcnica dos teus jogadores. Caso tentem aces mais difceis, precisaro de ser de um certo calibre para fazer com que elas produzam efeito. Portanto, pode ser aconselhvel limitares isto numa base de equipa e permiti-lo apenas ao(s) jogador(es) mais talentoso(s) que possuas.

Presso A Presso representa a frequncia ou o empenho dos teus jogadores em pressionar a oposio quando esta est de posse da bola em todo o relvado. A barra est definida entre Raramente e Frequentemente. Aumentar a frequncia com que os teus jogadores pressionam o adversrio, ir colocar este sob presso quando recebe a bola, mas pode deixar a tua equipa exposta em termos de posio e resistncia, especialmente se os teus jogadores no tiverem os atributos fsicos necessrios para exercer presso constante sobre o adversrio durante toda a partida. Exercer presso sobre um adversrio aumentar as hipteses de lhe retirar a bola e de lanar um contra-ataque e , provavelmente, melhor empregue num sistema atacante - se estiveres a operar defensivamente com a inteno de exercer presso, a tua forma defensiva no precisa de ser comprometida pelos jogadores que perseguem a bola. Desarme A barra de Desarme determina o nvel de empenho e agresso que os teus jogadores tentaro mostrar quando disputam a bola. A barra diferente das outras, dado que apenas tem trs opes Fcil, Normal e Difcil. O Desarme difcil ter mais tendncia a exercer autoridade sobre o adversrio mas tem tambm mais probabilidade de causar leses e aco disciplinar contra os teus jogadores. O Desarme fcil evita este risco de certa forma, mas tambm d oposio uma maior facilidade com a bola. Normal um equilbrio nesta definio e a melhor escolha por predefinio, mas devers verificar o registo disciplinar do teu adversrio e o seu registo de situaes de reposio antes de cada jogo, assim como o tipo de jogadores que o compem, antes de definires a tua abordagem de desarme para a partida. Marcao A opo de Marcao coloca a tua equipa a jogar num estilo de zona ou marcao homem-a-homem. A marcao homem-ahomem a forma mais fcil de empregar, dado que cada jogador na tua equipa responsvel por um adversrio em todas as

ocasies. A marcao por zona coloca os jogadores encarregues de uma rea do relvado, pela qual so responsveis no caso de um adversrio abrir caminho em direco a essa dita zona. mais difcil de empregar dado que os teus jogadores defensivos precisaro de classificaes de topo no que toca a Poder de Antecipao, Concentrao e Deciso, assim como atributos defensivos chave mas, se tiveres os jogadores para implementar isto, alguns treinadores consideram-na a melhor e mais efectiva tctica defensiva, dado que os jogadores tero menos tendncia para serem arrastados para fora de uma posio, garantindo uma slida fundao estrutural da tua equipa. Cruzamento Podes pedir aos teus jogadores que faam cruzamentos com a bola no ar ou rasteiros para a box ou optar por deixar a predefinio, que incorpora um pouco de cada opo. Poders usar cruzamento(s) com a bola no ar em situaes em que o(s) teu(s) avanados sejam significativamente melhores no ar que os defesas da equipa adversria; ou, em alternativa, poders preferir usar cruzamentos com a bola rasteira para dar a um atacante mais rpido, com bastante antecipao e movimento fora de bola, a melhor oportunidade de o cruzamento passar pelo seu marcador. Roaming Embora a tua equipa opere com uma forma funcional bsica, poders controlar a fluidez da formao no decorrer da partida. Permitindo mais roaming, encorajars os teus jogadores a jogar com liberdade de movimentos em redor do relvado, medida que o jogo desenvolve, sendo que a ideia que um companheiro de equipa cubra a sua posio inicial no processo. Se a ideia no te agrada, poders pedir aos jogadores que mantenham a posio e retenham a formao. Alternativamente, mantm uma configurao predefinida para mistur-la com algum roaming quando a situao o permitir. Linha Defensiva

A barra da Linha Defensiva posiciona no relvado a tua linha mais recuada da defesa. Afecta a posio que os jogadores tomam, quer quando tm a posse de bola, quer quando no tm. A barra est definida entre Recuada e Avanada e quanto mais para a direita esta barra for colocada, at mais prximo da linha de meio campo avanar a unidade defensiva, quando estiver de posse da bola. Se a tua equipa no estiver a utilizar uma mentalidade defensiva, uma definio defensiva nesta barra ir garantir que a defesa ficar recuada quando o resto da equipa ataca. Se a tua equipa usa uma filosofia atacante, o efeito da barra reduzido e os jogadores avanaro - apesar de uma linha mais recuada fazer com que tendam para a precauo um pouco mais. Quando a tua equipa no est de posse da bola aplica-se o mesmo, mas em termos de anular o adversrio. Assim que a tua equipa perde a bola, a linha defensiva adoptar a abordagem que determinaste e, ou recuar, ou permanecer mais avanada. Poders querer tomar em considerao as qualidades dos atacantes adversrios antes de cada partida, antes de decidires sobre a tua abordagem defensiva, dado que os jogadores mais rpidos podem passar para trs de uma linha avanada e as linhas recuadas podem ficar expostas pelo jogo directo e por um homem alvo que se coloque na frente. Comprimento O comprimento do alinhamento da tua equipa fica em maior evidncia quando a equipa est de posse da bola. A barra est definida entre Estreito e Largo. Se colocares a barra mais para a direita, isso significa que queres que os teus jogadores se movam em direco s linhas limites do campo sempre que tm a bola e, em particular, que devem fazer chegar a bola queles que esto em posies mais afastadas de forma a fazer esticar o adversrio. Uma definio mais estreita ir tentar trazer o jogo para dentro e forar os ataques atravs do centro do relvado. Ritmo O ritmo dita a velocidade e intensidade com que a tua equipa joga. A barra alcana de Lento a Rpido e quanto mais para a direita

movimentares a barra, mais a tua equipa jogar um jogo ritmado fazendo com que as coisas aconteam de forma rpida e acutilante. O ritmo utilizado pela tua equipa poder afectar o sucesso dos teus passes - perfeitamente possvel jogar um jogo de passes rpidos e curtos mas, quando aumentas a velocidade de alguma coisa, os erros tornam-se mais provveis. Sem posse de bola, os teus jogadores estaro menos inclinados a seguir as tuas instrues de comprimento, mas iro tentar empreg-las o melhor que puderem contra o que o adversrio fizer. Perda de Tempo O emprego da perda de tempo uma tctica defensiva concebida para neutralizar a ameaa atacante e frustrar a oposio. Se for usada ao longo do jogo, seguro admitir que a equipa a utiliz-la uma equipa inferior ao adversrio e que est a fazer tudo o que pode para evitar a derrota. Muitas outras equipas de todos os nveis podero usar esta tctica numa fase avanada do jogo para se poder agarrar a uma magra vantagem. A barra est definida entre Raramente e Frequentemente e, a no ser que a tua equipa seja uma das tais mais fracas, acima mencionadas, esta pode ser uma opo que venhas a usar nos minutos finais do jogo, ou que definas de acordo com o contexto da partida ou do adversrio. Focar em Passar com esta opo que podes dizer aos teus jogadores de onde concentrar os seus passes, de um modo geral. Tens a opo de direccionar todo o jogo por ambos os flancos, apenas pela direita ou pela esquerda, pelo meio ou de acordo com uma mistura de todos. O melhor uso disto em combinao com outra definies tcticas, com os pontos fortes da tua equipa e os pontos fracos dos outros. Por exemplo, se definires o Comprimento como Longo mas dirigires o jogo pelo centro, poders obrigar a alargar as posies do adversrio mas estars a ignorar, de facto, os teus jogadores com apetncia para o passe comprido. Se tiveres um jogador lateral esquerdo ou direito com alguma habilidade, direccionar todo o jogo para ele poder faz-lo entrar mais no jogo e maximizar a probabilidade de a sua capacidade ser usada com um

melhor efeito. Do mesmo modo, se a oposio tiver um elo fraco em qualquer posio da equipa, poders dizer aos teus jogadores para focarem os seus esforos em tornar o jogo trrido para esse elo mais fraco, em teu benefcio. Contra-ataque: A opo de contra-ataque melhor utilizada por um jogador pequeno que enfrente um adversrio superior ou por uma equipa com jogadores capazes de lanar ataques em alta velocidade com uma orientao directa no seu jogo. Iro ter a tendncia de se deixar ficar na sua metade do terreno e permitir oposio a posse de bola em posies inofensivas antes de impor a presso, tirar a bola e contra-atacar. Jogar no Fora de Jogo: Decide se a tua unidade defensiva dever jogar na armadilha do fora de jogo. Para o fazeres com sucesso precisars de jogadores que estejam mentalmente capazes de se focar nesse plano assim como unidades que se conheam muito bem umas s outras e uma mentalidade suficiente para no entrar em conflito com esta opo. Organizador de Jogo: O organizador de jogo um papel quase de culto no mundo de futebol um fantasista o jogador com a camisola nmero 10. Estes so os tipos mais comuns e mais tpicos de organizadores de jogo mas, em resumo, ele ser o jogador da tua equipa capaz de um jogo que faa a diferena e que muitos outros no conseguem. Pode ser um jogador em qualquer lugar do relvado que colocas como organizador de jogo (o que podes fazer a partir da opo do painel Organizadores de Jogo no menu Instrues) mas, de um modo ideal, o jogador seleccionado ser aquele que consegue fazer a diferena da ofensiva. Homem Alvo: Estabelece se a tua equipa joga para um homem alvo. Tal jogador um ponto fulcral no ataque, que a equipa procurar envolver em todas as jogadas de ataque e de lanamento. Tipicamente, este ser um jogador grande e forte, e capaz de segurar todos os adversrios, mas pode funcionar com outros tipos de jogadores no sistema certo.

Entregar ao Homem Alvo: Se escolheres utilizar um homem alvo, esta opo ir dizer aos teus homens que lhe devero passar a bola. Em termos simples, devers escolher a opo que melhor se adapta atitude do teu homem alvo. Poders ter os teus homens a fornecer-lhe a bola Cabea, Aos Ps, Em Corrida para a Bola ou segundo uma mistura de todas as opes. Um homem alvo, forte e alto ir beneficiar do jogo areo, enquanto um homem alvo habilidoso e rpido poder preferir que a bola lhe aparea no cho. 8.2.4. Instrues ao Jogador Para alm das tuas instrues gerais equipa, podes designar instrues para qualquer jogador individual de forma a talhar o seu estilo de jogo de forma especfica. Para seleccionar as instrues de um jogador, clica na fila do seu quadro no painel da esquerda e as suas instrues aparecero no painel da direita. Algumas das opes so idnticas a Instrues Equipa, mas activ-las para um indivduo e defini-las de forma diferente para a equipa ir sobreporse s instrues da equipa e dizer ao jogador que dever jogar de forma diferente. Ao deixares a opo no marcada e esbatida o jogador ir assumir que desejas que siga as instrues da equipa. General Mentalidade A mentalidade afecta directamente a posio de um jogador no campo. A sua posio fixa na apresentao do relvado tctico o local onde ele ir alinhar basicamente, por predefinio, mas dependendo da mentalidade estabelecida ele pode ser mais contido ou exuberante na sua abordagem. A barra alcana de Ultra Defensivo a Ataque Total. Quanto mais direita se colocar o deslizador, mais agressivos sero os jogadores nas suas posies, e mais ambiciosos sero no passar da bola (uma mentalidade mais agressiva resultar num maior nmero de passes para a frente). Liberdade Criadora Quando definida para um jogador, aplica-se da mesma maneira como se faz para uma equipa. O jogador actuar por sua prpria

vontade, tentando por vezes jogar com imprevisibilidade e habilidade. Trocar de Posio: Se a tua equipa usa alas, podes usar esta funo para dizer a um ala que troque de posio com o outro (e viceversa) durante uma partida, para animar as coisas desse lado do relvado, manter os defensores em alerta e trazer uma abordagem atacante diferente se algo no estiver a funcionar. Qualquer jogador pode ser trocado com outro se os teus planos so ambiciosos e os teus jogadores versteis, mas toma cuidado quando o fazes e toma em considerao a forma como isso pode quebrar a tua formao, se trocares um defesa central com um mdio. Roam a partir da Posio Muito semelhante configurao Roaming aplicvel equipa, esta pode tambm ser usada numa base individual. Isto, obviamente, tem a vantagem de permitir a jogador(es) mais inteligente(s) esta capacidade, ao mesmo tempo que reduz o risco de exposio no processo. Defensiva Presso Quando definida para um jogador, aplica-se da mesma maneira como se faz para uma equipa. Em vez de definir uma equipa inteira para fazer presso frequentemente, poder ser aconselhvel permitir que o(s) teu(s) jogador(es) mais aptos executem a maioria da tarefa. Desarme Quando definida para um jogador, aplica-se da mesma maneira como se faz para uma equipa. Marcao Configura se pretendes que o teu jogador adopte um estilo de zona ou marcao homem-a-homem.

Marcao Cerrada Configura se o teu jogador dever marcar o adversrio de forma cerrada, ou se deve marcar normalmente. Ofensiva Estilo de Passe Quando definida para um jogador, aplica-se da mesma maneira como se faz para uma equipa. As barras seguintes so diferentes das anteriores e de uma grande maioria da barras de Instrues da Equipa dado que tm apenas trs posies - Raramente, Misto e Frequentemente. Corrida em Profundidade Esta barra controla a frequncia com que os teus jogadores fazem movimentos para a frente sem a bola. A opo Frequentemente ir fazer o jogador avanar para posies atacantes e tentar evitar o seu marcador - para jogadores em comprimento e defesas, isto aumentar a probabilidade de avanos sobrepostos. Raramente ir ordenar aos jogadores que se mantenham no seu terreno e tentem jogar a seu modo atravs de um adversrio ou em redor dele em vez de o ultrapassar. Correr com a Bola Isto aumenta as probabilidades de um jogador decidir avanar para a frente com a bola em vez de a dar a outro, se estiver definido como Frequentemente. Raramente ir restringir o seu drible e passar, em vez disso, a bola a um companheiro de equipa. Remates de Longe Isto controla o remate especulativo de distncias superiores a 18 metros para golo. Faz sentido limitar passes longos a jogadores que tm uma classificao elevada nos Remates de Longe ou, caso contrrio, estars a perder hipteses e a perder muito mais a bola para os teus adversrios. Cruzamentos

Isto controla a frequncia com que o jogador ir tentar um cruzamento. Os cruzamentos so definidos no motor de partida como um passe que pode soltar um jogador por trs de um adversrio, por isso, no necessariamente um cruzamento atravs da ltima linha de defesa para um avanado. Quando considerares o uso de cruzamentos, toma em linha de conta a habilidade de cruzamento do jogador e do receptor provvel do passe, e do que poder fazer aps a recepo. Por exemplo, um defesa direito ao jogar um cruzamento para um ala direito f-lo- provavelmente ao longo da linha lateral - ser que o ala ser capaz de fazer uso total da situao? Cruzar Isto controla o volume de cruzamentos colocados na rea do jogador. Considera a posio do jogador antes de definires isto - se ele jogar centralmente mas tiver Frequentemente definido para os cruzamentos, ser que ir cruzar para todos os ngulos ou movimentar-se para longe e para fora da posio para cruzar? As prximas opes so listas pendentes a partir das quais podes seleccionar uma opo. Cruzar de: Isto define o local de onde os jogadores devero procurar cruzar. Podem cruzar de posies mais recuadas ou podem abrir caminho pela linha lateral e depois enviar uma bola cruzada para trs num ngulo diferente. Alternativamente, se escolheres Misto, isto ir permitir ao jogar tomar a sua prpria deciso. Cruzar para: Ao fazer um cruzamento, podes instruir os teus jogadores para tentarem colocar a bola num local especfico da rea da grande penalidade. A bola pode ser jogada para o 1 Poste, para o 2 Poste ou para o Centro ou, se tiveres um homem alvo definido, a bola pode ser direccionada para ele. Isto apenas a inteno; a capacidade tcnica do jogador determina se a bola ser colocada no local certo regularmente. Jogada Ampla

Segurar a bola: uma opo em que o jogador coloca o p sobre a bola e olhar em volta para ver o que se est a passar antes de a movimentar, tomando assim a deciso apropriada. Funciona melhor num jogo com um ritmo mais lento, dado que o jogador ter mais tempo para encontrar os seus colegas de equipa, que devero estar nas proximidades. Um jogo a ritmo elevado e com muita presso por parte do adversrio, pode forar um jogador que tenha a bola a tomar uma deciso mais rpida e no, necessariamente, a mais acertada. Pode tambm ser usada em sequncia com um homem alvo, que segurar fisicamente a bola para cima e tentar trazer os outros para o jogo a partir da sua posio. Bolas Paradas As trs opes ao fundo do painel dizem respeito ao comportamento do jogador, quer no ataque, quer na defesa em situaes de livres, cantos e lanamentos. 8.2.5. Editar bolas paradas Ao seleccionares a opo Editar Bolas Paradas do menu Tcticas sers guiado por uma apresentao visual das tuas instrues de bolas paradas e lanadores. Em cada passo, vers a rea do campo com os teus jogadores em vrias zonas. Cada posio listada por baixo do campo com uma srie de opes disponveis da caixa pendente, que quando seleccionadas, iro alterar a posio das camisolas no ecr. Tambm poders arrastar livremente uma camisola para outra rea do campo (s sero aceites as reas que tiverem imagens de camisolas), o que actualizar a opo seleccionada na caixa pendente. Receptores de Bolas Paradas As boas bolas paradas podem fazer a diferena entre golos nenhuns e um golo, ou entre um ponto e trs. Tirar vantagem das numerosas situaes de bola parada que ocorrem numa partida pode constituir um imenso benefcio para ti.

Primeiro que tudo, precisas de identificar o melhor receptor de cantos, lanamentos e livres. Cada um destes tem os seus atributos prprios, por isso, inicialmente, procura apenas 15 e acima disso nessas reas. Se a tua equipa no estiver abenoada com algum particularmente capaz, considera a hiptese de arranjar algum. Um bom executor de cantos ter tambm um bom Cruzamento, naturalmente porque estar a usar esta capacidade de cruzamento para colocar a bola em reas perigosas. Considera tambm o facto de o jogador ser destro ou esquerdino - queres que os teus cantos tenham uma oscilao para dentro ou para fora? Um bom executor de cantos ter tambm um bom cruzamento se as tentativas no forem directas a golo, dado que o pontap livre ser, provavelmente, colocado numa zona ofensiva perigosa. Se o pontap for directo para golo, os Remates de Longe podero ser tidos em considerao, dependendo da distncia, e pode tambm ser necessrio uma boa Tcnica. Elevado Autocontrolo e Concentrao so muitas vezes caractersticas dos melhores especialistas em bolas paradas, por isso, tenta combinar estes atributos o melhor que conseguires, para encontrares os melhores executores de pontaps livres. Os lanadores devero ter uma boa classificao nos Lanamentos Longos, para tirarem o mximo partido da situao, mas para o fazerem realmente bem, precisaro de ter tambm boa classificao em Fora e Equilbrio. De um modo ideal um lanamento longo ser feito para um alvo na rea de grande penalidade, mas isto ser discutido na seco 8.1. Quando seleccionares jogadores para apontar Grandes Penalidades, tambm se aplica muito do que atrs se disse. O teu marcador de grandes penalidades habitual dever ter um atributo elevado de Marcao de Grandes Penalidades, poder ter um bom Remate e, acima da maioria dos outros atributos, precisa de uma classificao elevada em Autocontrolo, Concentrao e Decises. Considera estes atributos ainda com maior alcance quando seleccionares marcadores para um desempate por grandes penalidades. Pode

acontecer que sejas forado a usar jogadores que no so marcadores naturais de grandes penalidades, por isso, procura os atributos seguintes mais importantes - jogadores mentalmente fortes e capazes que rematam bem e tomam boas decises. Podem ser seleccionados mltiplos jogadores para situaes de bola parada, da mesma forma que se explicou atrs na seco Capites. Faz um clique com o boto esquerdo sobre o boto de Aces do jogador desejado esquerda do seu nome; depois arrasta e larga, soltando no menu apropriado de bola parada. A classificao hierrquica e seguir-se- pela ordem se o jogador da primeira opo no estiver no relvado nesse momento. 8.2.6. Definies da equipa

Capito No incio de cada poca, recebers uma mensagem na tua Caixa de Entrada que te solicita que confirmes os nomes do Capito e Vicecapito para a poca que se aproxima. Depois de seleccionados, aparecero no topo do painel Capites em cores diferentes do resto do plantel. Repara que, se mudares o teu capito durante a poca, o capito anteriormente deposto, os seus amigos e os meios de comunicao social, iro querer saber porqu, por isso certificate de que tens uma boa razo para o fazeres. Se desejares mudar o teu capito, selecciona o novo jogador desejado a partir da lista pendente. Se desejas adicionar jogadores pela ordem hierrquica que devero assumir a braadeira do comando, faz um clique com o boto esquerdo e mantm premido o seu boto de aces esquerda do seu nome, e arrasta-os largando-os na lista. O mesmo modo aplica-se para os reclassificares, mas tambm podes fazer isto a partir do painel do lado direito. Quando considerares a escolha do teu capito, uma das principais coisas a fazer procurar um atributo elevado de Influncia. Qualquer um que tenha 17 ou mais aqui, dever ser imediatamente considerado como candidato mas h mais a procurar para alm disso. O teu capito dever ser, mentalmente, suficientemente forte para se tornar num lder entre os seus colegas de equipa. No

ecr Pessoal de um jogador, cada um tem um trao de Personalidade. Um "Lder Nato" um candidato ideal para o lugar de capito. Determinados e Profissionais Modelo so tambm desejveis. Considera tambm a idade e experincia do jogador - de um modo ideal, ele dever estar j na equipa h alguns anos e estar no futebol h tempo suficiente para compreender o papel de um capito de equipa. Estes critrios podem mudar, dependendo da composio do teu plantel - uma equipa jovem necessita de um capito capaz talvez mais do que uma equipa de veteranos que j passou por muito mas, de um modo geral, se seguires estes conselhos ficars numa boa posio quando pensares em entregar a braadeira. 8.2.7. Gritos Gritos da linha lateral so explicados em mais detalhe na seco 14.3.7, mas a partir desta rea do ecr Tcticas, poders construir Grupos de gritos que podem ser implementados sem aviso no decorrer de um jogo. Preparar grupos de gritos com antecedncia permitir-te- agir mais rapidamente durante uma partida, e poder ser a diferena entre ganhar e perder. Para criar grupos de gritos, clica no boto Criar Novo, d um nome ao teu grupo e comea a seleccionar a partir da lista de gritos. Assegura-te de que seleccionaste o grupo certo (caso tenhas criado vrios grupos) ao editar as instrues, porque so editadas ao vivo - no h boto de gravao nem uma opo automtica para reverter a aco. 8.2.8. Opes de importar/exportar/diversas O menu Tctica, localizado no topo direito do painel direito, permite-te guardar e carregar diferentes tcticas. Para Importar e Exportar uma tctica especfica, selecciona a opo Editar Tcticas, que ir apresentar uma caixa de dilogo. Importar ir solicitar-te que selecciones uma tctica (ficheiro .tac) para ser importada para o jogo, enquanto que Exportar te pedir que a guardes numa directoria. As opes Eliminar, Copiar e Mudar

o nome permitem-te controlar ainda mais os teus ficheiros de tcticas fsicas. 9.0. Equipa Tcnica de Retaguarda A tua equipa tcnica de retaguarda ser de importncia vital para o teu sucesso. O treinador e jogadores recebero as lisonjas mas as pessoas que trabalham com os jogadores no dia-a-dia, desempenham um papel igualmente importante. Rodeia-te de Assistentes, Preparadores Fsicos, Fisioterapeutas e Olheiros competentes e vers o teu trabalho consideravelmente facilitado a longo prazo. A seco 9.2 trata do papel do Treinador Adjunto em profundidade, mas a seguir encontram-se os pormenores e descrio de como o modelo de classificaes de no-jogadores funciona no Football Manager 2012. Todos os atributos funcionam numa escala de 120 em que 20 o melhor e 1 o mais baixo e mais fraco possvel. 9.1. Equipa Tcnica de Retaguarda 9.1.1. Atributos de no jogadores ATRIBUTO DESCRIO Preparadores Fsicos Ataque A sua competncia na preparao fsica para o futebol atacante. Um atributo mais elevado no indica necessariamente uma preferncia pelo futebol atacante, meramente que so bons a fazlo. Preparadores Fsicos de Guarda-redes A sua capacidade para preparar fisicamente um guarda-redes e muito mais. Um atributo mais elevado significa que o preparador melhor a preparar guarda-redes de nvel elevado. Defesa A capacidade do tcnico de preparar um jogo defensivo. Classificaes mais elevadas indicam uma proficincia para trabalhar bem o lado defensivo do jogo.

Forma Isto reflecte a capacidade de um preparador fsico trabalhar a vertente da forma fsica e, como tal, dever ser um dos atributos chave a ter em ateno ao contratares um Preparador Fsico para esse fim, mais do que um Fisioterapeuta. Gesto dos homens A forma como esse membro da equipa tcnica capaz de lidar com os que o rodeiam e, particularmente, com os que esto abaixo dele. Esta uma abordagem psicolgica; um atributo elevado indica um tcnico que capaz de organizar e manter as pessoas satisfeitas. Mental A sua abordagem mental aos jogadores. Um preparador com um bom desempenho mental conseguir observar e agir sobre o estado de esprito de cada indivduo e reagir de acordo com isso. Conhecimento Tctico Indica o quanto tctico e astuto e. Os tcnicos mais tacticamente argutos conseguiro, no s gerir o lado tctico do jogo mais eficazmente, mas tambm qualquer conselho que ofeream tem mais probabilidades de ser mais preciso e informativo. Tcnico A capacidade do preparador fsico ensinar os aspectos tcnicos do jogo - trabalho com bola. Esta pode ser uma das reas mais difceis de treinar e provvel que um antigo jogador seja particularmente til neste campo. Trabalho com Jovens O grau de sucesso de um preparador no trabalho com jogadores jovens - especialmente os de 18 anos ou menos. Ter um preparador que muito bom na promoo de jovens talentos, pode ser valiosssimo, mesmo que s um ou dois se desenvolvam como jogadores teis. Mental Adaptabilidade Um atributo de Adaptabilidade elevado permitir a este membro da equipa tcnica assentar rapidamente, sobretudo se se tratar de um pas estrangeiro mas tambm ajudar bastante se se tratar de um novo clube ou de uma nova funo. Quanto mais rpido (ou seja, com classificao mais elevada) um elemento da equipa se

conseguir adaptar ao novo ambiente de trabalho, melhor e mais depressa conseguir fazer o seu trabalho. Determinao O desejo mental do tcnico em ter sucesso. Este no um atributo de treino em termos de preparar a abordagem mental de um jogador - aqui trata-se do tcnico em si e da sua motivao inata para melhorar o seu prprio desempenho. Julgamento das Capacidades do Jogador Quando empregares um olheiro, estes dois atributos so as primeiras coisas que devers ter em conta. Elevada classificao nos atributos destas duas reas resultaro provavelmente em relatrios de observao mais precisos. A Capacidade de Julgamento importante se atribuste a um olheiro a tarefa de observar jogadores que tencionas adquirir ou se ests a observar futuros adversrios. O Julgamento do Potencial mais importante para os olheiros que tencionas encarregar de identificar a nova gerao de talentos futebolsticos. Nos nveis de topo, uma classificao de 15 nestes atributos seria considerada um requisito mnimo mas, medida que vais descendo na hierarquia de clubes, um bom olheiro pode ser um recurso de elevado valor. Julgamento do Potencial do Jogador Nvel de Disciplina Isto reflecte o nvel de disciplina que o tcnico capaz de impor na sua abordagem. Um atributo mais elevado significa que o preparador optar por uma linha mais dura na sua abordagem e que manter uma disciplina estrita. Um valor mais baixo indica que o tcnico ser um pouco mais descontrado. Motivao A capacidade mental de um tcnico para motivar os seus jogadores. Uma motivao elevada permitir ao tcnico incentivar adequadamente os seus jogadores no s para uma partida importante, mas tambm no dia-a-dia - manter um plantel motivado para os objectivos a alcanar imperativo. Fisioterapia Este atributo destina-se exclusivamente aos Fisioterapeutas. Ter um Fisioterapeuta com uma elevada classificao neste atributo algo que devers sempre procurar conseguir. Se possvel, recruta, pelo menos, trs Fisioterapeutas com elevadas classificaes neste

atributo para garantires que os teus jogadores recebem tratamento de alta qualidade tanto para prever leses como para a reabilitao das mesmas. Conhecimento Tctico O conhecimento tctico que um tcnico possui. As suas experincias no jogo, onde estiveram e com quem trabalharam, ir afectar o nvel de conhecimento que tm e, ao usar este conhecimento, podero ter ideias com que menos treinadores se familiarizaram, o que poder ser uma vantagem. Estes atributos so apresentados na pgina de todos os perfis de no-jogadores. Para alm disto, o membro da equipa tcnica ter tambm um painel biogrfico e as suas preferncias tcticas, para alm de informao contratual que poders observar. Todos os membros da equipa tcnica tm uma barra de Conhecimento. Para mais informao sobre o conhecimento da equipa tcnica, por favor, consulta a seco 10.1. O ecr Pessoal apresenta informao de base biogrfica e de personalidade tal como a que pode ser encontrada no mesmo ecr para o pessoal de jogo. Um menu com separadores para nojogadores pode tambm conter ligaes para Misses de Olheiros, Relatrios de Treino e de Observao, Relatrios de Equipa e de Feedback, e as suas Histrias de carreira como Jogadores (se aplicvel) e como No-jogadores. 9.1.2. Relatrios de Treinador Adjunto Poders obter um relatrio sobre qualquer um dos teus prprios jogadores, elaborado por qualquer elemento da equipa tcnica que se encontre a trabalhar para ti, de momento. A partir do ecr do seu Perfil, selecciona a opo Relatrios de Treinador Adjunto no seu menu com separadores. Por predefinio, ser-te- apresentado um relatrio compilado pelo teu Treinador Adjunto sobre esse jogador; do menu pendente para o topo direito da rea do ecr principal (que inclui o nome do membro actual da equipa tcnica) podes seleccionar qualquer membro da tua equipa tcnica para fazer este relatrio.

Mesmo ao lado da opo sobre qual o elemento da equipa tcnica que apresenta o relatrio tens a opo de alterar a posio sobre a qual o elemento analisa o jogador. Alguns jogadores podem jogar em vrias posies, e por isso pode ser til obter vrias opinies sobre um jogador em cada posio para determinar a sua posio ideal. O relatrio tem um estilo semelhante aos relatrios de olheiros, cujos pormenores so apresentados na seco 10.0. Os jogadores so classificados numa diversidade de reas - a sua habilidade, pontos fortes e pontos fracos - e recebero uma classificao com estrelas do tcnico que apresentar o relatrio. Um jogador pode receber at cinco estrelas, dependendo do padro esperado da sua equipa. Um jogador que v de encontro ao padro receber trs a trs estrelas e meia - a partir da pode aumentar para cinco ou cair at uma conforme exceder os padres ou se falhar em atingi-los. Alguns jogadores jovens podem receber uma classificao em estrelas prateadas na mesma escala. Ser esse o caso quando o jogador no puder ser comparado a outros jogadores mais velhos e, em vez disso, for mais justo compar-lo com jogadores da mesma idade de acordo com um padro para jovens. Podes obter informaes sobre estas classificaes por estrelas mantendo o ponteiro do rato sobre uma estrela onde quer que ela aparea nos relatrios de treino ou de olheiros. O relatrio contm tambm uma lista de Comparao de Habilidades, oferecendo uma indicao sobre a classificao do jogador em comparao com outros no mesmo clube e posio. 9.1.3. Aconselhamento de retaguarda Na equipa tcnica de que te rodeias esto as pessoas do clube que so mais vitais para ti. So, em certa medida, os teus olhos e ouvidos no dia-a-dia. Enquanto tu poders no conseguir entrar nos aspectos mais privados de todos os acontecimentos, essa equipa tcnica conseguir preencher essa lacuna. No ecr

Aconselhamento de Retaguarda, iro partilhar essa informao contigo, permitindo-te agir em conformidade. O ecr apresentado como uma Caixa de Entrada. O tipo de conselho e o membro da equipa tcnica que o oferece so seguidos de um assunto e a indicao de a quem ou ao qu se dirige o conselho. Por exemplo, o teu treinador adjunto poder aconselharte sobre a oportunidade de monitorizar um jogador potencial. Do mesmo modo, poders ter um olheiro a informar-te sobre um achado recente sobre o qual quer que actues. Ao clicares num elemento de aconselhamento (usando o cone preto esquerda da fila), aparecero mais detalhes no painel ao fundo, permitindo-te tomar uma Aco sobre a oferta ou Abandonar a mesma. Ao ouvires o que a tua equipa tcnica tem a dizer, ters uma viso mais abrangente sobre o que se est a passar no teu clube. Aquilo que fars com esses conselhos s tu que decides - mas deste modo estars muito mais bem informado. 9.2. Treinador Adjunto O teu Treinador Adjunto de vital importncia para a tua prpria carreira de treinador. Essencialmente, a pessoa que empregares para este cargo o elemento de ligao tua equipa em todos os momentos, e fonte de informao vital ao longo de toda a tua carreira. Um bom Treinador Adjunto um recurso valioso e muitos treinadores lutaro para manter o mesmo Adjunto para onde quer que vo ao longo da carreira. Como parte dos seus deveres, o teu/a tua Adjunto/a dar-te- feedback nas tuas Palestras de Equipa. Isto pode ser encontrado no menu Aces no ecr do teu plantel. Tambm manter registos da forma como os teus jogadores reagem s tuas palestras de equipa - antes da partida, ao intervalo e no final do jogo (todas elas visveis a partir do menu Ver Palestra de Equipa). A informao retirada da mais recente partida

jogada, pois o teu adjunto regista o que disseste aos jogadores e a forma como reagiram. Esta pode ser uma ferramenta til para avaliar o modo como o teu jogador reage ao que tu disseste e, provavelmente, porque que o seu desempenho baixou tanto depois do intervalo. O teu Adjunto tambm apresenta um relatrio sobre a moral e o nvel de compreenso entre os jogadores quando estes so elevados, a tua equipa ter um desempenho muito maior do que quando o nvel baixo mas, ao mesmo tempo, tero a tendncia para depender mais uns dos outros - uma boa forma resultar num mais elevado nvel de moral. Se quiseres, podes pedir ao teu Adjunto para compilar uma lista de jogadores que possam estar disponveis para emprstimo para uma determinada posio da tua equipa. Selecciona a opo na seco Aconselhamento do Adjunto do ecr Vista Geral do Treinador, aps o que recebers um relatrio no prazo de dois ou trs dias com possveis opes de curto prazo. O teu Treinador Adjunto ficar tambm no teu lugar se decidires gozar umas frias. Ao longo do Football Manager 2012, o teu Adjunto estar disponvel de diversas formas para alm daquelas que aqui se indicaram, oferecendo conselhos e ajuda na tua gesto diria do clube. 9.2.1. Feedback do Treinador Adjunto Nos dias das partidas, o teu Adjunto pode ser mais importante do que nunca. Ters tanto com que lidar que, por vezes, poders no reparar em certas coisas, mas o teu Adjunto, que tem menos responsabilidades, pode estar mais atento. O teu Treinador Adjunto d-te feedback pormenorizado sobre como o jogo est a correr de 15 em 15 minutos e d-te tambm conselhos sobre solues para problemas que tenha detectado. O feedback aparece no ecr Partida e descrito mais em pormenor na seco 14.3 9.3. Treino Os teus jogadores iro treinar todos os dias, com um ou outro dia de folga ocasional. Isto , evidentemente, absolutamente necessrio para que atinjam a sua forma mxima e estejam

completamente preparados para cada jogo. Por predefinio, assumido que o teu Preparador Fsico est encarregue do Treino se no fizeste qualquer alterao ou se simplesmente afinaste as definies por predefinio, ser este o caso, mas poders desejar tornar-te mais participativo na tua abordagem e ento, caber-te- a ti inteiramente tomar o controlo a teu cargo. 9.3.1. Ecr Treino O ecr Treino est dividido em trs painis. O painel superior esquerdo lista todos os programas presentemente disponveis para uso e o nmero de jogadores que, presentemente, treinam de acordo com esse programa. Os programas no implicam necessariamente que um grupo fsico de jogadores lhes seja atribudo; so apenas directrizes dadas equipa de treino sobre como cada jogador deve ser treinado e as metas para as quais devem trabalhar. Com esta finalidade, bastante apropriado ter programas de treino elaborados individualmente medida de cada jogador, caso assim o desejes, uma vez que treinaro como um grupo mas com diferentes objectivos de desenvolvimento pessoal. O painel no topo direita indica a carga de trabalho um resumo do trabalho que definiste para o teu plantel. O painel do fundo apresenta a listagem de todos os teus jogadores, o seu actual programa de treino e quaisquer mudanas de atributo que tenham sofrido desde que comearam o seu programa de treino. Existem nove reas de treino que afectam a carga de trabalho geral, todas elas controladas atravs de barras e acessveis a partir do separador Programas.

A imagem de ecr mostra os nveis variveis de intensidade que podes aplicar a cada rea de treino. medida que aumentas a barra nestas opes, a carga de trabalho geral torna-se mais pesada e os teus jogadores tm de treinar mais arduamente mas tambm

se tornaro mais susceptveis a leses. A chave para o desenvolvimento do jogador est em encontrar um bom equilbrio. Portanto, pode ser til criar programas ou para cada jogador individual (se fores ambicioso, e prestares muita ateno aos detalhes) ou para cada posio, de forma a focares-te conscientemente nas reas importantes para esses jogadores, ao mesmo tempo que deixas os menos importantes sozinhos, equilibrando assim a sua carga de trabalho geral. Para criar um novo programa, selecciona o menu pendente Programas, depois Novo-> Programa em Tempo Completo. Podes gerir estes programas a partir do boto Editar Programas. Aqui, so guardados todos os programas existentes e, ao clicares num deles, activas as opes encontradas ao fundo do ecr. Podes Importar/Exportar os programas de treino, elimin-los ou mudarlhes o nome. Quando estiveres a Importar/Exportar, precisars de dar aos programas um nome geral, e depois seleccionar o programa individual a carregar/exportar. Jogadores Individuais As coisas podem ser elaboradas medida, especificamente para um jogador a partir do separador Treino no seu ecr Perfil. A partir do painel Relatrio de Treino poders atribuir o jogador a um programa diferente, definir um novo Foco Individual de Treino, comear a trein-lo numa Nova Posio, ajustar a sua carga e intensidade de trabalho e receber conselhos e actualizaes da tua equipa de treino sobre tudo isto. O aspecto de desenvolvimento Foco Individual de Treino permitete identificar uma rea especfica do perfil de atributos de um jogador e focar o trabalho adicional nessa meta. Por exemplo, podes ter um defesa talentoso que no tem grande habilidade para cabecear. Para tentar abordar esta questo, poders seleccionar Cabeceamento como foco individual e o painel Carga de trabalho (na parte inferior esquerda do ecr principal) do jogador ser actualizado com os nmeros adequados.

Poders rastrear o efeito disto, se aplicvel, no painel adjacente designado Desenvolvimento de Atributos. Selecciona uma Categoria de Treino do menu pendente para rotular os atributos adequados a essa rea em cores diferentes, rea essa tambm identificada no grfico ao fundo para mostrar o progresso ms a ms. Preparadores fsicos O separador Preparadores Fsicos, disponvel a partir dos separadores no painel do fundo, controla o modo como o teu pessoal de preparao fsica gere o treino. Cada preparador fsico tem atribudo, por predefinio, a tarefa de trabalhar em todos os aspectos do treino, a no ser que lhe tenha sigo atribuda uma tarefa especfica (por exemplo, com o guarda-redes ou na melhoria da forma fsica), estando nesse caso restringido a essa rea apenas. Cada membro da tua equipa de preparadores fsicos poder ser particularmente proficiente num aspecto particular do treino. Se este for o caso, vale a pena atribuir-lhes apenas essa/essas tarefa(s). A proficincia num aspecto de treino graduada de acordo com uma classificao por estrelas, com uma estrela a representar um valor fraco e sete estrelas um valor excelente. Um nmero mais elevado de estrelas aumentar a eficcia dos programas de treino sobre os teus jogadores. Um preparador fsico com atributos elevados em reas chave a quem apenas atribudo o treino de reas em que forte, ter como resultado um programa de treino muito melhor. Para que os teus preparadores fsicos sejam to teis quanto possvel a ti e aos teus programas de treino, devers tentar encontrar os atributos correctos requeridos para mais estrelas na sua rea de treino. Fora: Os Preparadores Fsicos devero ter uma classificao elevada na vertente da Resistncia Aerbica. Resistncia Aerbica: Os Preparadores Fsicos devero ter uma classificao elevada na vertente da Resistncia Aerbica.

Guarda-redes: Os Preparadores Fsicos devero ter uma classificao elevada na vertente de Preparao de Guarda-redes. Tctica: Os Preparadores Fsicos devero ter uma classificao elevada na vertente de Tctica. Defesa: Os Preparadores Fsicos devero ter uma classificao elevada na vertente de Treino de Defesa e Tctico. Controlo de Bola: Os Preparadores Fsicos devero ter uma classificao elevada na vertente Tcnica e Mental. Ataque: Os Preparadores Fsicos devero ter uma classificao elevada na vertente de Treino de Ataque e Tctico. Remate: Os Preparadores Fsicos devero ter uma classificao elevada na vertente de Treino de Ataque e Tcnico. O painel Sumrio no topo direito do ecr, fornece uma breve viso geral sobre a qualidade e intensidade dos teus programas de treino. Cada categoria tem uma barra que apresenta o nmero de jogadores que esto a treinar presentemente nessa rea assim como a intensidade do seu treino. Jovens Tudo nesta seco se relaciona com o Treino de Jovens. Os jogadores da equipa jovem treinaro juntos mas toma ateno ao facto de que os jovens que esto ainda em desenvolvimento fsico, tero de ter intensidades diferentes e poders ter de equilibrar e afinar as coisas de um modo um pouco mais preciso para tirares deles o melhor partido. Os teus preparadores fsicos de nvel snior, trabalharo tambm com os treinadores da equipa jovem se desejares dar-lhe o benefcio da sua fora e experincia, enquanto os teus jogadores jovens podero ser convidados a treinar com primeira equipa, caso assim o pretendas. 9.3.2. Preparao para a partida No final das contas, os teus treinos tm como objectivo a preparao do plantel para uma partida. aqui que surge a importncia da Preparao para a partida. Enquanto o separador Treino diz respeito a aspectos tcnicos e fsicos, este ir permitirte centrar-te na tua abordagem tctica para a prxima partida.

Pode ser encontrado no separador Tcticas no sub-separador Vista Geral. Poders seleccionar at trs tcticas a treinar para o prximo jogo, o que permitir ao teu plantel ganhar mais familiaridade com o sistema que iro jogar. Isto pode ser feito clicando no boto Adicionar Tctica neste painel. Tambm tero oportunidade de se centrarem numa determinada rea ou estilo de jogo, de modo a tirar vantagem das falhas do teu adversrio. Por exemplo, se so particularmente bons em finalizar a partir de bolas paradas, poders querer centrar-te fortemente no Ataque de Bolas Paradas. Isto ser feito s custas da Coeso de Equipa e Movimentos de Ataque, o que por sua vez, no recebero a ateno habitual, mas o tempo extra gasto em Ataques de Bolas Paradas poder ser a diferena entre ganhar ou no. Poders usar uma rea de foco especfica, ainda que no tenhas jogos imediatos o que ser perfeito para melhorar uma rea e o estilo do teu plantel. Despender um maior perodo de tempo a executar correctamente um plano ir resultar em proveitos. 10.0. Olheiros Os teus olheiros so os teus olhos e ouvidos no mundo futebolstico. Enquanto tu ests a controlar a gesto do dia-a-dia do teu clube, estes indivduos esto a gastar horas e a andar quilmetros para que tu possas ter tua disposio tanta informao quanta for possvel. O ecr est dividido em trs seces principais - uma lista de todos os teus olheiros contratados, os seus nveis de conhecimento e as suas misses atribudas. 10.1. Conhecimento Cada um dos no-jogadores do Football Manager considerado como tendo um certo nvel de conhecimento sobre um pas. Dependendo da sua experincia e do local onde passaram a sua carreira, tanto como jogadores ou treinadores, podero aumentar o

seu conhecimento sobre certas reas e, de facto, possuir conhecimentos sobre um variado nmero de pases e regies. Considera o seguinte exemplo:

O Olheiro em causa tem um conhecimento profundo sobre o Japo, a Frana, a Crocia e a Bsnia e Herzegovina considerado um dos melhores conhecedores destas naes no mundo do futebol. Contudo, considera-se que tem apenas um conhecimento moderado sobre Inglaterra. A barra de conhecimento no equaciona necessariamente a identificao automtica do melhor talento nesses pases - os atributos do olheiro e a sua capacidade geral, tero nisso um papel primordial. O que isso faz permitir-te ver onde faro o melhor trabalho e atribures-lhes tarefas em pases que conhecem bem. Se escolheres enviar um olheiro para um pas que ele no conhece, com o tempo ele vir a adquirir conhecimentos devido ao perodo de tempo que a passou e se a ficar estacionado durante um tempo mais alargado, passar a estar mais informado sobre essa regio. 10.2. Misses Tendo em mente o seu conhecimento, podes agora comear a enviar os teus olheiros para vrias partes do mundo. Dependendo da posio e segurana financeira do teu clube, a Direco poder colocar restries aos locais para onde os poders enviar. Para atribuir uma misso a um olheiro, selecciona o seu nome na linha da tabela no painel de topo, esquerda, de forma a que o seu nome aparea no painel inferior. Clica no boto Adicionar Nova Misso para fazeres aparecer a caixa de dilogo.

A partir da caixa pendente Atribuir a podes seleccionar primeiro um tipo e depois uma regio de observao. Estas caixas pendentes

funcionaro quer com um clique, quer mantendo o ponteiro do rato sobre a seleco desejada. Se desejares adicionar vrias condies pesquisa para dizeres ao olheiro para procurar apenas certos tipos de jogador, podes faz-lo da mesma forma que definirias um filtro na Pesquisa de Jogadores e Equipa Tcnica. Logo que cliques em OK o olheiro comear os preparativos para esta misso. O seu estado actual pode ser encontrado na sua lista de misses no painel inferior. Um olheiro pode ter numerosas misses na sua lista, que ir levando a cabo pela ordem da sua atribuio. Podes tambm atribuir manualmente uma misso a um olheiro para observar um jogador individual, seleccionando Obter Relatrio de Olheiro a partir do seu menu Aces. Selecciona o olheiro a quem queres atribuir a misso e depois a durao da mesma. Observar um jogador ao longo de um nmero de partidas resultar numa opinio mais precisa e global sobre o jogador. Por predefinio, atribuda aos olheiros uma misso de procura a nvel mundial, e cada um tentar cobrir diferentes partes do globo para que possas ter uma viso fivel e completa do mundo futebolstico. Logo que o olheiro inicie a observao, comears a receber feedback e relatrios. 10.2.1. Agrupamento Se pretenderes observar alguns jogadores e os teus olheiros esto ocupados, estes sero colocados num Agrupamento enquanto aguardas pela disponibilidade de um olheiro. Isto facilitar aos jogadores observados serem avaliados mais rapidamente, uma vez que toda a equipa de olheiros se torna disponvel para entregar relatrios em vez de ser apenas um membro a public-los a todos. 10.3. Relatrios e Feedback

Os teu(s) olheiro(s) preenchero relatrios sobre jogadores que esto acessveis atravs da opo Ver Relatrio de Olheiro a partir do seu menu Aces. Tipicamente, um olheiro poder avaliar um grande volume de jogadores na sua misso de observao e, por isso, felizmente, so reunidos numa lista acessvel a partir do boto Relatrios ao lado do seu nome no ecr Olheiros. Ele far sobre cada jogador uma recomendao geral que apresentada sob a forma de um nmero de estrelas douradas - mais estrelas douradas significam que o olheiro o recomenda vivamente. O mesmo mtodo usado para classificar as Capacidades Actuais e Potenciais de cada jogador. O teu olheiro ir tambm fazer relatrios sobre a personalidade do jogador e sobre quaisquer notas que tenha recolhido sobre o preo provvel de aquisio do jogador. Ao clicares em qualquer jogador e ao seleccionares Relatrios de Olheiros a partir das suas Aces, poders aceder ao relatrio detalhado do olheiro sobre o jogador.

Este o trabalho real que o teu olheiro executa quando se encontra nas suas misses. Ele preencher um relatrio sobre os pontos fortes e fracos do jogador e sobre a forma como ele poder, potencialmente, encaixar na tua equipa e de cada vez que o jogador observado, a informao remetida ser um pouco mais detalhada e reveladora. Podes ver os relatrios individuais dos olheiros a partir do boto de opo no topo direito da rea do ecr principal sob o ttulo Olheiro: Data. 10.4. Relatrios de Partidas Internacionais Sempre que um dos teus jogadores represente o clube internacionalmente, a informao sobre o seu desempenho ser adicionada a este ecr. Sers informado dos dados da partida, bem como informao importante - quanto tempo o teu jogador esteve em campo e como se portou. 11.0. Jogadores

um facto simples que, para obter sucesso, precisars dos jogadores certos. Isto no quer dizer que precisas dos melhores jogadores, mas de primordial importncia que identifiques aqueles que so necessrios para a prossecuo dos teus planos. No Football Manager 2012, os jogadores so analisados mais profundamente do que alguma vez antes foi possvel. Esta seco fornece os pormenores sobre quase tudo o que precisas de saber sobre os jogadores, sobre a interaco com eles e todos os outros assuntos relacionados. 11.1. Vista Geral O sub-separador Vista Geral captura a informao chave de um jogador e apresenta-a num nico ecr para consulta rpida e fcil. Existem painis separados para Dados Pessoais, Atributos, Condio Fsica, Expulses, Estatsticas da poca, e Estatuto do Jogador claros e informativos, e podem ser todos analisados em maior detalhe no perfil do jogador. 11.1.1. Informao Sempre que uma pessoa jogador ou no aparea numa lista, ter um pequeno crculo com a letra i ao lado do seu nome. Trata-se do menu pendente Informao. Clicando no i, abrir-se- uma pequena caixa que contm a informao biogrfica mais bsica da pessoa, e os seus atributos, bem como um boto do menu Aces. Isto permite-te interagir rapidamente com o indivduo em vez de ter de recorrer ao seu perfil completo. 11.2. Atributos de Jogadores muito importante compreender a importncia dos atributos de jogador no Football Manager 2012 e a forma como afectam as vrias partes do jogo, muito especialmente o motor de partida. Os atributos esto divididos em trs reas: Fsica, Mental e Tcnica (com os Guarda-redes a disporem da sua classificao prpria na vertente Tcnica). Os atributos, a forma como reagem em certas situaes, uns com os outros e sozinhos, so pormenorizados

abaixo mas importante, primeiro que tudo, dar uma ideia geral do modo como esses atributos funcionam. Cada jogador classificado numa escala de 1-20, sendo o 1 absolutamente terrvel e o 20 destinado elite. Alguns atributos so definidos como Absolutos e outros como Relativos. Os atributos absolutos so aqueles que esto bloqueados para um indivduo e no podem ser to treinados, como o caso da Determinao e ndice de Trabalho. Estes so atributos, de um modo geral inatos e especficos dos indivduos. Os atributos relativos so aqueles que podem ser comparados com outros jogadores no mundo futebolstico e que podem ser melhorados atravs do treino e do desenvolvimento do jogador. Os conjuntos de capacidade Fsica e Tcnica so as reas principais onde irs encontrar atributos relativos. 11.2.1. Fsicos Um jogador com fortes atributos fsicos aqueles que poder, potencialmente, adaptar-se melhor a uma equipa do que um jogador forte apenas numa rea nos outros grupos de atributos. Se um jogador forte nestes atributos poder jogar um jogo competente e no se deixar embaraar se tiver uma habilidade menos adequada porque tem os atributos exigidos para ser um futebolista com um desempenho slido. Um jogador que seja habilidoso e mentalmente forte e que tambm tenha fortes atributos fsicos, pode ser considerado um jogador fantstico no geral, pois ser forte em todas estas trs reas precisamente aquilo que procuras. ATRIBUTO DESCRIO Acelerao A acelerao a rapidez com que um jogador pode atingir a velocidade mxima (velocidade) de um ponto de partida parado. Liga-se portanto muito proximamente com o atributo de Velocidade. Agilidade

A agilidade reflecte o modo como um jogador pode arrancar, parar e mover-se em diferentes direces a nveis vrios de velocidade (velocidade). Est ligada aos atributos de Velocidade, Acelerao e Equilbrio, dado que funcionam em conjunto com o motor de partida, especialmente quando um jogador est a correr com a bola. Balance of Power O Equilbrio reflecte simplesmente a forma como um jogador pode manter o equilbrio em situaes com e sem a bola. Com a bola, refere-se ao modo equilibrado como corre com ela, escapando aos adversrios, sem ela, refere-se ao seu equilbrio quando enfrenta um jogador correndo para ele, ou a sua estabilidade ao virar/saltar. Saltar Este atributo relaciona-se com a altura a que um jogador pode saltar de uma posio parada. Forma Natural A forma normal de um jogador - o seu nvel base de forma fsica. Afecta o nmero de jogos que conseguir realizar at chegar ao pico da sua forma fsica antes de ficar notavelmente cansado e atreito a leses. Velocidade Velocidade refere-se velocidade de topo de um jogador. Enquanto a Acelerao reflecte a rapidez com que um jogador pode atingir a sua velocidade mxima, a Velocidade a medio desse topo de acelerao e, juntamente com a Resistncia e Forma Fsica Natural indicam o tempo que o jogador ser capaz de manter essa velocidade, tanto em corridas pequenas como ao longo do decorrer de uma partida. Um jogador ser naturalmente um pouco mais rpido sem a bola do que com ela. Resistncia A Resistncia a capacidade de um jogador aguentar um nvel elevado de actividade fsica durante um longo perodo de tempo. Com as exigncias que se colocam a um jogador ao longo de uma poca de nove meses, os jogadores com um atributo de Resistncia elevado, sero capazes de mostrar bom desempenho no seu nvel de topo durante mais tempo. Est ligado directamente Forma Fsica Natural. Fora

A fora de um jogador a sua capacidade para exercer fora fsica sobre um adversrio em benefcio prprio. Um jogador com uma elevada classificao no aspecto da fora poder usar essa vantagem contra opositores mais fracos. 11.2.2. Mental De um modo ideal ser desejvel que todos os teus jogadores sejam mentalmente fortes. Se os teus jogadores tm atributos mentais elevados, ests no caminho certo para o sucesso - ters uma equipa de jogadores empenhados e determinados que daro tudo pela equipa, ao mesmo tempo que apresentam um bom equilbrio entre talento e compromisso. ATRIBUTO DESCRIO Agresso Isto reflecte a atitude de um jogador em termos de mentalidade de jogo mas no , necessariamente, um indicador de fraqueza mental. Um jogador mais agressivo procurar envolver-se em todos os incidentes e participar mesma s custas de um ou dois cartes amarelos. Um jogador menos agressivo pode afastar-se de certas situaes e deslizar meramente para a sua zona de conforto. Poder de Antecipao A forma correcta como um jogador pode prever e reagir a um evento. Se um jogador tem aqui um atributo elevado, conseguir fazer uma boa leitura do jogo e reagir s situaes mais rapidamente do que os outros. Este atributo funciona bem com o Sem a Bola. Bravura O modo como o jogador se mostra bravamente empenhado. Os jogadores mais bravos arriscaro uma leso em situaes em que um jogador mais envergonhado se afastar. Eles iro para onde est a aco e colocar-se-o no limite pela equipa. Autocontrolo A firmeza mental e a capacidade do jogador, especialmente com a bola. Quando enfrenta uma grande possibilidade de marcao de golo ou uma elevada presso defensiva, um jogador com elevado

autocontrolo poder manter a cabea fria e, mais frequentemente, tomas uma deciso inteligente que seja benfica para a equipa. Concentrao Isto reflecte a concentrao de um jogador numa base de evento a evento. Uma classificao elevada neste ponto significa que o jogador pode concentrar-se mais arduamente durante mais tempo e ser capaz de responder a incidentes numa fase mais avanada do jogo tal como o faria no incio. Uma menor concentrao far com que os jogadores deixem de ficar focados tornando-se provavelmente mais atreitos a erros em alturas cruciais da partida. Criatividade Isto refere-se viso de um jogador e capacidade de ver uma abertura potencial, no necessariamente de a aproveitar. Um jogador pode ser capaz de ver algo de que pode tirar vantagem mas isto tambm requer a proficincia tcnica para a desenvolver. Decises A habilidade de um jogador para tomar a deciso correcta a maior parte das vezes. Este atributo importante em todas as posies mas talvez mais predominantemente para os defesas centrais e para os mdios, que estaro muitas vezes de posse da bola e disporo de um nmero de opes quando isso ocorre. Determinao Um comprometimento para o xito. Um jogador determinado dar o seu melhor para vencer. Isto liga-se Bravura - os jogadores com um elevado valor num destes atributos pode tambm ter valores elevados noutras reas dado que os traos necessrios so semelhantes. Imprevisibilidade Um talento natural para a imprevisibilidade ocasional e criativa. Um jogador com uma imprevisibilidade elevada ser um dos componentes chave do ataque em qualquer equipa mas, ao mesmo tempo poder precisar de restries tcticas para produzir os melhores resultados. Imprevisibilidade e Criatividade funcionaro em conjunto. Influncia A Influncia a capacidade de um jogador para actuar sobre os acontecimentos ou outros jogadores sem qualquer esforo intencional. Os jogadores com uma influncia elevada sero os

lderes no relvado e os companheiros de equipa tero tendncia a apoiar estes jogadores. Sem a Bola O movimento de um jogador quando no tem a bola. Do mesmo modo que o Poder de Antecipao, isto representa a capacidade com que os jogadores, especialmente os atacantes, podem avaliar uma situao e depois largar a bola, tornando-se disponveis para receber um passe numa posio perigosa. Posicionamento O Posicionamento a capacidade de um jogador fazer a leitura de uma situao e posicionar-se no melhor local possvel para lidar com os eventos subsequentes. O Poder de Antecipao ajud-lo- na primeira fase mas em termos do seu posicionamento real, este o atributo que realmente conta. Uma elevada classificao garantir que o jogador ser capaz de assumir a melhor posio. Trabalho de Equipa Esta a forma como o jogador segue as instrues tcticas e trabalha com os seus colegas de equipa e lado a lado com eles. Uma equipa cheia de jogadores com uma elevada classificao neste atributo funcionar melhor como unidade. Os jogadores com classificaes mais baixas manter-se-o afastados e no "vestiro a camisola" da alma da equipa. ndice de Trabalho Isto reflecte a capacidade mental do jogador para trabalhar arduamente. Uma classificao elevada garante que o jogador dar tudo por tudo do incio ao fim do jogo, mas precisar dos necessrios atributos fsicos para poder, de facto, obter resultados. No obstante, esta uma ptima caracterstica para ter na equipa. 11.2.3. Tcnico Estes atributos so a verdadeira nata do mundo do futebol, aqueles que dividem a elite dos muito bons e os muito bons dos restantes. Estes so os atributos de jogo, onde devers procurar classificaes consistentes em toda a tabela para a maioria dos teus jogadores, e classificaes extremas para os jogadores de elite que queres adicionar ao teu plantel. ATRIBUTO

DESCRIO Cantos Este atributo reflecte a forma correcta como um jogador efectua um canto. Tirar vantagem da bola parada importante e ter um executante capaz para os pontaps de canto, que ponha a bola em reas chave, muito til. Cruzamento Isto indica a proficincia de um jogador ao cruzar a bola de longa distncia para a rea da grande penalidade. Drible Isto refere-se habilidade do jogador em driblar com a bola. Tratase meramente da sua proficincia com a bola nos ps - a sua Velocidade, Acelerao, Agilidade e Equilbrio todos ajudaro no seu drible em diferentes circunstncias e, enquanto um atributo de drible elevado o ajudar em diferentes situaes, esse drible s por si no suficiente para avanar. Remate A capacidade do jogador para colocar a bola no fundo da rede quando lhe surge a oportunidade. Um elevado atributo de remate contribuir para colocar o tiro no alvo a maior parte das vezes como mnimo absoluto mas comparado com um jogador com um poder de remate inferior, este encontrar os locais onde o guarda-redes no poder fazer nada. Esta , em absoluto, a capacidade de um jogador efectuar um tiro certeiro - Autocontrolo e Poder de Deciso tero tambm influncia na capacidade de um jogador pontuar de forma consistente. Primeiro Toque Classifica a melhor forma como um jogador toca primeiro na bola quando recebe a posse. Uma classificao elevada garantir que o jogador ser capaz de guardar a bola mais rapidamente e coloc-la numa posio til para aco posterior. Os jogadores com classificaes mais baixas neste ponto lutaro para controlar a bola com a mesma eficcia mas tero tendncia para a perderem se forem rapidamente marcados. Marcao de Pontaps Livres Isto reflecte a forma eficaz como o jogador executa pontaps livres. Aplica-se tanto aos livres directos baliza como aos pontaps para zonas perigosas a partir de posies mais longnquas ou mais

recuadas. Um jogador que eficaz na marcao de livres pode ser um recurso valioso - marcar cinco livres numa poca e adicionar mais cinco assistncias pode ser um bnus imenso. Cabeceamento Isto reflecte a competncia do jogador em situaes de jogo areo. O cabeceamento aplica-se a todas as situaes e tem a ver apenas com a capacidade do jogador de cabecear bem a bola. O salto (e em menor medida) a Fora desempenham tambm um papel importante em combinao com o cabeceamento para se utilizar o atributo num nvel mais elevado, assim como a altura do jogador. Remates de Longe Este o talento do jogador em atirar de longe - de fora da rea de grande penalidade. , em grande medida, um atributo independente mas toma ateno a quaisquer outros atributos que o jogador possa ter que complementem a sua classificao de remates de longe. Lanamentos Longos A capacidade de um jogador executar um lanamento longo, do qual se possa tirar vantagem em situaes de ataque. Marcao A forma correcta como os jogadores, sobretudo os de tipo defensivo, marcam um adversrio. A marcao s por si, far com que faam um bom trabalho se o atributo for elevado, mas lembrate dos outros atributos - Fora, Sem a Bola, Poder de Antecipao que desempenharo um papel na eficcia da marcao, assim como as estruturas fsicas comparativas dos dois jogadores. Passes Indica se o jogador bom a passar a bola. A sua tcnica e habilidade determinaro o seu sucesso ao passar a bola de longas distncias. Marcao de Grandes Penalidades. A habilidade do jogador num remate de grande penalidade. Um jogador com uma classificao elevada estar mais confiante e capaz ao posicionar-se na marca da grande penalidade. Desarme Indica o xito que o jogador poder ter ao enfrentar obstrues e em no cometer faltas em tais situaes. Os jogadores com uma elevada classificao de resistncia obstruo ganharo a posse

de bola de uma forma consistente e sero jogadores defensivos mais capazes. Tcnica A Tcnica a qualidade esttica do jogo tcnico de um jogador - a forma sofisticada como parece deslocar-se com a bola. Um jogador com uma tcnica elevada ter mais probabilidades de efectuar um passe astucioso ou fazer um cruzamento atravs do campo com mais facilidade do que algum tecnicamente menos capaz. Isto, por sua vez, afecta um certo nmero de atributos tcnicos - uma tcnica mais fraca ir desarmar o jogador. 11.2.4. Guarda-redes Os Guarda-redes so muitas vezes considerados como uma raa parte. Tm o seu prprio conjunto de atributos Tcnicos no Football Manager, que so relevantes apenas para eles, e que substituem as classificaes Tcnicas normais (apesar de poderem ter classificaes em algumas dessas reas que permanecem invisveis por exemplo, um guarda-redes que sofre frequentemente grandes penalidades ou livres, dever ter uma classificao aqui). Toma tambm em considerao que os guarda-redes tambm iro precisar de atributos Fsicos e Mentais para ter xito. ATRIBUTO DESCRIO Capacidade de Jogo Areo Esta uma boa capacidade para um guarda-redes conseguir dominar a bola em situaes de jogo areo - repelindo-a ou apanhando-a. Os guarda-redes com elevada classificao neste ponto, conseguiro lidar de forma mais capaz com estas situaes potencialmente enganadoras. guarda-redes mais altos tambm podero ter uma vantagem, o que no quer dizer que os mais baixos no lutem tambm. Comando da rea Isto afecta a forma como o guarda-redes domina a sua rea de grande penalidade e trabalha com a sua linha defensiva. Um guarda-redes que domina todo o seu rectngulo (ou seja, que tem aqui uma classificao elevada) ter um comportamento instintivo e procurar encarregar-se de situaes, especialmente as que

resultam de cruzamento (trabalhando assim em conjugao com a Capacidade de Jogo Areo). No entanto, repara que uma classificao elevada apenas aumenta a sua tendncia para se evidenciar na aproximao aos cruzamentos e no, necessariamente, ganh-los todos. Comunicao Refere-se forma como um guarda-redes comunica com a sua linha defensiva e organiza a linha defensiva de uma equipa. Uma classificao elevada reflecte um melhor comunicador e permitir que o teu quinteto (ou mais) de retaguarda trabalhe melhor em conjunto, garantindo uma maior estabilidade da defesa. Excentricidade Este atributo representa a probabilidade de o guarda-redes fazer o inesperado e de actuar, tipicamente, como se no fosse um guardaredes. Coisas como driblar fora da sua rea passaro a ser lugares comuns se o atributo de excentricidade for elevado Jogo de mos A forma seguro como o guarda-redes se agarra bola fazendo uma defesa ou recolhendo uma bola solta. Um melhor jogo de mos ser benfico em condies atmosfricas desfavorveis mas, em geral, um guarda-redes que no permite ressaltos ser sempre til. Pontapear A capacidade fsica do guarda-redes pontapear a bola - isto define, simplesmente, a distncia que consegue atingir. As suas classificaes de Passagem e Tcnica definiro a preciso dos seus pontaps. Um contra um A capacidade do guarda-redes ter um bom desempenho quando confrontado com um adversrio numa situao de um para um. Os atributos mais elevados so para aqueles guarda-redes que tentam impor-se e ganham a bola com confiana. Reflexos A eficcia do guarda-redes em reaces de defesa instintiva. Se tem uma classificao de reflexos elevada, conseguir responder ao imprevisvel com mais probabilidades de xito e poder desenvolver defesas notveis. Sadas rpidas

Define se o jogador bom ao sair das suas linhas como reaco a bolas directas e situaes semelhantes. Um guarda-redes tambm beneficiar se tiver uma boa classificao em Velocidade e Acelerao. Tendncia para socar Isto determina se um guarda-redes apanhar a bola sempre que puder ou se a afastar com um soco. Uma classificao elevada reflecte uma tendncia para socar mesmo quando for possvel segurar a bola. Lanamento Indica se boa a distribuio do guarda-redes com o brao. Uma classificao elevada aumentar a preciso dos seus lanamentos, apesar de a Fora ter influncia na distncia que ele consegue atingir. Existem tambm alguns atributos Tcnicos que se aplicam aos guarda-redes. Primeiro Toque, Marcao de Pontaps Livres e Marcao de Grandes. Encontras descries completas destes atributos na seco 11.1.3 11.3. Ecr Atributos O ecr Perfil do Jogador fornece toda a informao bsica e importante sobre um jogador. A maior parte do ecr est destinada a apresentar os atributos pormenorizados na Seco 11.2, mas o ecr contm tambm informao biogrfica, pormenores da seleco e as suas estatsticas da poca actual divididas por rea de competio. Se o jogador tiver uma imagem, esta ser apresentada neste ecr, junto ao grfico em forma de octgono, que representa os oito aspectos-chave do jogo do jogador. Dentro do octgono est uma forma criada pelas capacidades do jogador nessas reas. Quanto mais perto essa forma estiver da orla do octgono, melhor o jogador ser nessa rea e, portanto, uma forma grande, indica um jogador com qualidades diversificadas. Se seleccionares Mostrar alteraes recentes de atributo irs alterar a vista Atributos mostrando uma seta para cima ou para baixo ou um trao para indicar que no houve alteraes, e que se

refere a alteraes desse atributo em semanas recentes devido ao treino, leses ou desenvolvimento individual. Ver Atributos Chave permite-te seleccionar um cargo e uma funo para um jogador e destacar os atributos chave necessrios no perfil desse jogador. 11.4. Posies O ecr Posies indica as posies em que um jogador pode jogar. O mostrador grfico com o relvado no painel direito da rea do ecr principal, indica as posies que o indivduo capaz de assumir e cada uma delas est sujeita a um cdigo de cores que representa o seu nvel de capacidade para jogar nessa posio. Estas correspondem s descries de texto que se encontram no topo do painel esquerdo: So considerados cinco pontos de observao para a posio, para alm da posio principal do jogador. Conseguido O jogador no estar naturalmente no seu melhor mas conseguir um desempenho razovel nesta posio com algum sucesso. Competente O jogador tem experincia suficiente e capacidade para desenvolver exibies convincentes nesta posio, mas no esperes nada de extraordinrio nem um grande xito a longo prazo. No convincente O jogador est a jogar fora da sua posio mas poder conseguir fazer um trabalha aceitvel durante um perodo curto. Desajustada No provvel que o jogador tenha um grande sucesso ao jogar nesta posio. Poder suprir uma emergncia mas estar a lutar contra a corrente. Ineficaz O jogador no pode jogar nesta posio. s livre de o colocar nela mas no obters um bom desempenho. O ecr tambm apresenta a competncia de um jogador com cada um dos ps, assim como quaisquer movimentos preferenciais que possa ter. Apresenta ainda o nmero de jogos que jogou em vrias posies ao longo da presente poca. Por exemplo, um jogador

verstil que predominantemente um Mdio Defensivo mas pode jogar como Defesa Direito, pode ter 30 aparies na sua posio principal mas 15 como Defesa Direito. Isto permite-te ver as razes potenciais para o bom ou mau desempenho de um jogador e, de facto, a sua capacidade em vrios papis. A posio principal de um jogador indicada pela barra de ttulo em maisculas. Quaisquer outras posies e/ou lados em que jogue so includas com abreviaturas. Tambm podes fazer com que um jogador aprenda um novo movimento preferencial ou altere o seu jogo para ele no utilizar tantas vezes o movimento preferencial, que assim deixa de ser primordial. Para mais informaes sobre esta funo, consulta a seco 11.13.10. 11.5. Informao O sub-separador Informao oferece informao sobre o jogador. Inclui alguma informao biogrfica assim como detalhes sobre a sua personalidade, grau de satisfao e o que os meios de comunicao social pensam dele. Se o jogador actualmente elegvel para adicionar outra nacionalidade ao seu estado, os dias concludos e os dias que faltam ao servio desse pas antes de ser elegvel para cidadania, so apresentados num quadro ao fundo da rea do ecr principal. 11.6. Transferncias e Contratos O ecr Transferncias fornece informao sobre o contrato actual do jogador, e qualquer informao pertinente sobre transferncias que possas precisar de saber, como sejam as equipas que esto interessadas no jogador, quer tenham algum ou muito interesse. 11.7. Estatsticas O ecr Estatsticas permite ao utilizador aceder a informao detalhada mas sucinta sobre qualquer jogador com um simples clique. O ecr fornece nmeros baseados no jogo normal geral tanto em situaes atacantes como defensivas, que poders dividir

conforme desejares. O ecr, por predefinio, usa a estatstica Geral, mas a partir do menu Competies que podes encontrar no topo direito da rea do ecr principal, podes alterar isto para veres estatsticas de apenas uma rea da competio. 11.8. Treino Este ecr permite-te verificar e configurar os pormenores do treino individual para esse jogador. Por favor, consulta a seco 9.3 para analisares a vertente do Treino em mais pormenor. 11.9. Relatrios A seco Relatrios contm Relatrios de Treino e (se aplicvel) de Observao sobre o jogador, bem como informao dos membros da tua equipa tcnica sobre o seu desempenho em jogo no que toca sua abordagem mental. 11.10. Comparaes Detalhes sobre as comparaes do jogador, caso desejes executlas. H mais informao sobre esta funcionalidade na seco 11.13.8. A seco Histrico contm quatro ecrs que, no seu conjunto, formam o registo histrico da carreira do jogador. O ecr Estatsticas de Carreira a opo por predefinio quando se escolhe a seco Histrico - apresenta um registo poca a poca das aparies de um jogador na liga e os seus golos, e para as pocas do jogo contm mais informao estatstica que est tambm acessvel se seleccionares a fila do quadro apropriada clicando na seta esquerda da poca. O ecr Feitos apresenta a listagem de tempos que o jogador passou em cada clube durante a sua carreira e quaisquer Feitos que tenha conseguido sua passagem. 11.11. Histrico Em Leses aparece o registo de todas as leses sofridas pelo jogador, o que pode ser uma referncia til quando se considera a hiptese de contratar ou vender um jogador. Finalmente, em Meios de Comunicao Social encontras toda a informao

relacionada com comentrios que tu, ele ou os meios de comunicao social possam ter feito relativamente aos desempenhos do jogador e s suas actividades fora do campo. 11.12. Notas De um modo semelhante ao que acontece com o Bloco de Notas explicado na seco 4.1.5, estas notas so especficas do indivduo que ests a analisar. 11.13. Interaco de Jogadores Como treinador, ters de interagir com os jogadores numa base diria. No apenas interaco atravs do mdulo de interaco directa explicado nesta seco, mas de modo mais especfico, como a promoo de um jogador da equipa de reservas para a equipa principal. Uma grande maioria destas aces levada a cabo a partir de opes que podem ser encontradas no menu Aces de um jogador. So descritas nas prximas pginas. 11.13.1. Menu Plantel - Mover Jogadores Entre Plantis Esta opo permite distribuir jogadores por vrios plantis, mais especificamente a equipa Snior, a de Reservas e a dos Jovens. Como treinador, tens a ltima palavra no desenvolvimento de um jogador e cabe-te a ti decidir quando que esse jogador precisa de ser sujeito a mais testes, ou quando est pronto para actuar a um nvel superior. Podes tambm designar um jogador para uma equipa durante um perodo de tempo enquanto recupera de uma leso de forma a permitires-lhe voltar sua forma fsica num nvel inferior em que os desempenhos e o desenvolvimento possam ser considerados mais importantes que o resultado. Podes tambm fazer com que um jogador fique disponvel para a equipa de Reservas se ele fizer parte da tua equipa snior. Frequentemente, poders querer um jovem para fazer parte da equipa principal e pretenderes que treine com ela embora no tenhas lugar para ele na equipa, no dia do jogo. Para manter a sua boa forma e satisfao elevadas e continuar o desenvolvimento, permitir-lhe jogar na reserva ser um benefcio positivo.

11.13.2. Menu Plantel - Alterar o Horrio dos Treinos Esta opo funciona como um atalho que te permite mudar rapidamente o programa de treino de um jogador em vez de teres de atravessas os ecrs de Treino. 11.13.3. Menu Plantel - Mover para o Clube Afiliado Se a tua equipa tem uma afiliao e os termos permitem que os jogadores sejam emprestados entre os clubes, podes designar um emprstimo para essa equipa usando esta opo. Funciona como uma sugesto para o jogador, que tem a palavra final sobre se deseja mudar-se ou no. A sua deciso chegar tua Caixa de Entrada, em geral, dentro das 24 horas seguintes aps lhe teres sugerido a movimentao. 11.13.4. Menu Transferncias e Contratos Oferta a Equipas Se j no pretenderes os servios de um jogador ou se te vires forado a vend-lo, podes oferecer esse jogador a equipas que o teu Adjunto julgue serem mais adequadas capacidade e reputao do jogador. Podes configurar os termos de qualquer venda potencial com todo o pormenor que desejares e podes excluir quaisquer clubes rivais se no desejares reforar um adversrio odiado. Se qualquer equipa decidir aceitar a tua oferta, recebers uma oferta formal da sua parte na tua Caixa de Entrada. 11.13.5. Menu Transferncias e Contratos Definir o Estatuto da Transferncia Este ecr permite-te definir o estado do jogador no plantel e nas transferncias. Podes determinar o seu papel a partir de uma lista de opes auto-explicativas: Indispensvel para o clube Importante jogador da primeira equipa Usado num sistema de rotao do plantel Reforo da equipa principal Boas perspectivas para o futuro* Jovem jogador muito bom*

No necessrio ao clube (* apenas elegvel para jogadores mais jovens) Isto pode ser definido para qualquer membro do plantel, mas para aqueles que queres vender, podes avanar para a definio das tuas instrues de gesto de ofertas de transferncias, incluindo as verbas desejadas e o facto de o jogador estar ou no na Lista de Transferncias oficial. Logo que estejas satisfeito com as tuas opes, prime Confirmar para as aplicares. 11.13.6. Menu Transferncias e Contratos Oferta de Novo Contrato Oferece ao teu jogador um novo contrato a partir desta opo. Por favor, consulta a seco 12.4 para informaes sobre a oferta de contratos. 11.13.7. Menu Transferncias e Contratos Cessao Livre/Mtua Se j no desejares os servios de um jogador no clube e se no o conseguires colocar noutra equipa, poders querer dispens-lo do seu contrato e torn-lo num agente livre. Se decidires fazer isto, ters que lhe pagar o resto do seu contrato, a no ser que entres num acordo de mtuo consentimento com o jogador. Se ele tambm desejar sair do clube, ofereceres-lhe a probabilidade de sair do clube com um acordo mtuo de um pagamento abaixo do contrato ou completamente gratuito, pode ser uma hiptese com xito - mas isso no acontecer em todos os casos e poders acabar por fazer apenas com que o jogador fique mais teimoso tornando as coisas mais difceis para ti, por se considerar ofendido por ter sido convidado a sair. 11.13.8. Menu Olheiros Comparaes Toma dois jogadores, posies semelhantes; podero talvez diferir na idade, altura, peso, etc. So comparveis. O Football Manager permite-te agarrar em dois jogadores e comparar cada faceta do seu jogo.

O comportamento por predefinio para a seco Comparao o de oferecer a comparao com um jogador que tenhas visto recentemente, pelo que, se estiveres a pensar em comparar dois jogadores, clica no ecr Perfil do primeiro jogador, depois no do segundo, depois em Comparar com. A comparao tem trs ecrs diferentes, seleccionveis a partir do menu com separadores. Por predefinio, carregada pgina Atributos onde comparada a sua informao biogrfica, depois os seus atributos comparados uns com os outros. O jogador da esquerda tem uma barra colorida; o jogador da direita ter uma cor diferente. A barra maior apresentada significa um melhor atributo embora o valor numrico seja tambm apresentado. Usando a funcionalidade de comparao poders fazer julgamentos bem informados sobre os locais no teu plantel, entre jogadores ou decidir sobre novos contratos potenciais. Esta seco tambm continha a opo Criar Filtro de <jogador> que descrita em mais detalhe na seco 4.4.1. 11.13.9. Menu Interaco Conversao Privada Podes interagir com os teus jogadores das vrias formas descritas ao longo desta seco mas, em termos de discusso efectiva de umpara-um, a seco Interaco com o Jogador permite-te comentar com ou sobre qualquer jogador teu em privado ou realizar uma declarao pblica sobre um jogador que jogue noutra equipa. Poders falar sobre a situao pessoal do jogador, o seu contrato, os seus desempenhos, sobre praticamente tudo que diga respeito ao clube e sobre como as coisas esto a decorrer. Para mais informaes sobre como interagir com os teus jogadores e o mundo do jogo no geral, consulta a seco 4.1.3. 11.13.10. Menu Interaco Iniciar Treino do Movimentao Preferencial

Tens a opo de pedir equipa tcnica que discuta a adopo de uma movimentao preferencial especfica por parte de um jogador para acrescentar ao seu arsenal. Talvez tenhas um jogador com uma classificao elevada de Marcao de Pontaps Livres e gostarias de o encorajar a marcar os livres de longa distncia. Do mesmo modo, podes ter outro jogador com bons nveis de velocidade e capacidade de antecipao e gostarias que ele se centrasse nessas capacidades durante o treino. Para tal, inicia uma conversa com um membro do teu pessoal e selecciona a opo adequada da lista Movimentaes Preferenciais no ttulo Tpico. Segue-se uma resposta, na qual, normalmente, inicia-se o processo de incluir esta aco no plano de treino do jogador. Tambm podes remover os Movimentos Preferenciais um outro jogador pode ter preferncia por jogar no flanco esquerdo mas no tem capacidade de drible e dextro. Assim, faz sentido tentar remover esta caracterstica do seu estilo de jogo, o que pode ser feito seguindo o mesmo mtodo descrito anteriormente. Ao longo de alguns meses, estes jogadores vo dar o seu melhor para se adaptarem ao teu pedido e, no final, recebers uma indicao a dizer se foram bem-sucedidos ou no. 11.13.11. Menu Interaco Disciplinar Jogador Muito provavelmente no vais querer que os teus jogadores te ultrapassem. Eles precisam de uma qualquer forma de disciplina. A quantidade exacta depende das tuas tendncias e da confiana que neles queres colocar, mas se algum deles pisar o risco, poders disciplin-los atravs de um aviso oficial ou uma/duas (no mximo) semanas sem de salrio. Os jogadores s podero ser disciplinados se, de facto, cometeram uma infraco. Se actuarem de forma no profissional, violenta ou se forem expulsos durante uma partida, ou se, simplesmente, no tiverem apresentado a exibio que deles esperavas, podes tocarlhes onde, realmente, lhes di - a carteira.

Contudo, toma cuidado pois a punio excessiva pode fazer com que angaries uma reputao negativa e os teus jogadores no iro gostar disto - e, eventualmente, a tua direco tambm no. Se multares muitos jogadores ao mesmo tempo por um motivo que pode ser discutvel, os teus superiores iro querer falar contigo. Faz uma boa gesto de tudo isto e o teu plantel manter-se- na linha. 11.13.12. Menu Interaco Definir Diminuitivo A seco permite-te dar um diminutivo a um jogador. Isto ir alterar o seu nome em todos os locais onde ele aparea mas nos jogos em rede/na Internet, apenas o jogador local que definiu o diminutivo o ver - todos os outros apenas vero o verdadeiro nome do jogador. Se quiseres que o diminutivo desaparea, selecciona Remover o Diminutivo. 11.13.13. Menu Interaco Manter a Histria Aps a Reforma Caso desejes reter a histria da carreira de um jogador quando este se reforma, assegura-te que esta opo est activada. Para mais informaes sobre esta funo, consulta a seco 7.8 deste manual. 11.13.14. Subscrever Adiciona este jogador s tuas novas subscries para receberes todas as informaes que se relacionem com ele clicando no cone da estrela, que ficar dourado. 12.0. Transferncias Seja qual for o plantel que venhas a receber, rapidamente irs identificar buracos e reas onde a tua equipa poder melhorar. O mtodo mais comum de emendar estes problemas no mundo do futebol recorrendo ao mercado de transferncias. O melhoramente pode chegar devido adio de jogadores mas o teu plantel pode tambm tornar-se mais forte devido venda de um jogador. Esta seco apresenta os aspectos chave das movimentaes e negociaes no Football Manager 2012 12.1. Comprar Jogadores

Para comear, precisas de identificar um jogador que queiras. Para informao sobre o modo de usar a funcionalidade de Pesquisa de jogadores, por favor, consulta a seco 4.4.1. Se identificaste um jogador por este mtodo, ou atravs dos relatrios dos olheiros ou qualquer outro meio, e decidiste que gostarias que ele fizesse parte da tua equipa, o primeiro passo consiste em seleccionar Fazer uma Oferta no menu Aces. O ecr Oferta de Transferncia permite-te compor a tua oferta em todo o detalhe que desejares. Primeiramente irs preocupar-te com o painel Oferta Bsica.

O Tipo de Oferta pode ser um de quatro escolhas tpicas, com algumas outras que so especficas da liga ou do pas. Por predefinio, tem a opo normal Transferncia. Isto pode ser substitudo por Teste, Emprstimo ou Informaes. Receber um jogador em teste algo que preferencialmente fars com um jogador sem contrato, dado que na maioria dos casos, um clube ficar relutantes em deixar um jogador passar um perodo de teste noutro clube. Os emprstimos so descritos em mais detalhe adiante nesta seco, enquanto as Informaes, so um meio de perguntar a um clube o que esse clube est preparado para aceitar por ele e saber se est de todo disponvel. Depois de definido o tipo de Transferncia, precisars de decidir um salrio para o jogador. A barra de informao no topo da rea do ecr principal, indica o valor actual estimado do jogador e qualquer verba que o seu clube esteja a pensar pedir por ele (se essa verba estiver clara), aparecer tambm aqui. A no ser que o jogador esteja na lista de transferncias, precisars de oferecer um mnimo absoluto do seu valor para manteres o interesse daqueles que detm o direito sobre ele e, muito provavelmente, irs ter de oferecer bastante acima disso para conseguires chegar a uma plataforma de entendimento.

Os outros elementos no so to cruciais mas sero, mesmo assim, considerados importantes. A Data de Transferncia permite-te estabelecer quando o negcio se efectuar. Muitas vezes deixars esta como Imediata ou Prxima disponvel para que ocorra na prxima oportunidade possvel mas se no tiveres os fundos necessrios na altura, nem desejares perturbar o teu plantel, ou deixar o jogador em desenvolvimento na sua equipa anterior durante muito tempo, poders ter o negcio efectivado no final da poca actual. Flexibilidade a quantidade de espao de negociao que desejas que a outra parte tenha Negocivel significa que ests aberto a discusso, No-negocivel significa que no ests. O Prazo para a Deciso a altura em que pretendes a resposta, se estiveres apertado de tempo. Logo que tenhas definido os componentes nucleares do teu negcio, podes comear a afinar os pormenores para incentivares a tua equipa a aceitar. Por exemplo, podes partir o pagamento em prestaes, ou oferecer outros adicionais baseados no desempenho ou no reconhecimento internacional. Estes, em particular, tero interesse para qualquer clube que tenha previses de venda, dado que a receita potencial nos meses e anos vindouros podero ajudar na segurana e financeira e na prosperidade a longo prazo. Existe tambm o potencial para oferecer a um jogador uma troca parcial. Isto, em geral, apenas ser benfico se o clube vendedor tiver interesse em algum dos teus jogadores, facto de que o teu Treinador Adjunto te informar no painel Comentrios ao fundo do ecr, assim como de quaisquer necessidades potenciais que possam ter, para que possas fazer uma oferta abalizada de uma troca parcial. Emprstimos O emprstimo de jogadores beneficia, em geral, todas as partes. O jogador consegue um lugar na primeira equipa, os seus proprietrios beneficiam do desenvolvimento do jogador ou de no terem de o ter mais tempo na equipa, e a equipa que recebe obtm um jogador que presumivelmente desejava, dado que o pedira por emprstimo.

Quando compuseres uma oferta de emprstimo, podes estabelecer a durao da sua permanncia no teu clube, assim como a tua contribuio para os salrios e qualquer verba que tenhas a oferecer como incentivo para o seu clube aceitar a oferta. Se houver a inteno de manter o jogador a longo prazo, podes definir um Pagamento Futuro que possas dispensar a qualquer momento e oferecer ao jogador um contrato a tempo inteiro. Se o teu clube a emprestar, poders querer ter em considerao se o jogador poder ter de vir a jogar partidas contra o teu clube, ou jogar em competies da taa (tornando-se por isso impedido se regressar para ti), ou se queres a opo de terminar o emprstimo mais cedo. 12.2. Vender Jogadores Vender jogadores uma parte to fundamental da gesto como comprar. Quer estejas a faz-lo para te livrares de empecilhos, ou para garantir estabilidade financeira, mais cedo ou mais tarde ir acontecer. Se receberes uma oferta por um jogador, vinda de outro clube, podes negocial o acordo da mesma forma que fizeste uma oferta, tal como se descreveu na seco 12.1. Contudo, se desejares iniciar a venda de um jogador, tens o poder de colocar a bola a rolar. A partir do menu Aces de um jogador que pretendas vender, selecciona Ofertas a Clubes. O ecr tem um aspecto semelhante ao do ecr Ofertas de Transferncia.

Inicialmente, define o valor que pretendes receber pelo jogador. Tenta ter em considerao o(s) clube(s) alvo e aquilo que estar ao seu alcance. Se necessrio, pede menos partida e mais dinheiro a longo prazo ou montantes com base em incentivos, disponveis a partir da seco Pagamentos Adicionais. Ao mesmo tempo, no entanto, no te esqueas que s o clube vendedor - tenta obter o maior retorno que conseguires. Uma das formas a de incluir uma clusula adicional. Se ests a vender um jovem jogador com

potencial, tenta incluir uma clusula em que obtenhas uma percentagem sobre qualquer montante pelo qual o clube o venha a vender no futuro. Se suspeitas que o jogador poder no ter muita participao no futebol da primeira equipa no seu novo clube, talvez possas incluir um montante de Retorno, com o qual poders tentar recuperar o jogador para o teu clube por um valor acordado. O teu Treinador Adjunto enviar os detalhes de qualquer negcio proposto para todos os clubes que considere adequados. Se no quiseres que um jogador v para um clube rival ou estrangeiro, marca a caixa adequada neste ecr antes de clicares em Confirmar. Quaisquer interessados iro indicar esse interesse nos dias que se seguirem, fazendo uma oferta de qualquer tipo. A partir daqui, cabe-te a ti negociar o melhor acordo possvel 12.3. Jogadores Livres Se o teu clube tem falta de dinheiro e falta de elementos/talentos, ters de procurar noutros locais por novas aquisies. Os jogadores livres podem ser uma opo nesta situao. Isto no funciona apenas para as equipas menores - os grandes clubes podem encontrar alguns veteranos de topo ou talentos sem contrato por a, especialmente com a lei Bosman e com os jogadores livres a aguardar decises. Podes encontrar todos os jogadores que so considerados livres, aplicando um filtro no ecr Pesquisa de Jogador, tal como se descreve na seco 4.4.1. Define o filtro como Estado do Contrato Sem Contrato e ters a listagem de todos os jogadores sem clube ou sem contrato. Identifica quaisquer jogadores que julgues poderem vir a melhorar a tua equipa, depois comea por lhes oferecer um contrato. 12.4. Oferta de Contratos Existem duas situaes em que oferecers um contrato a um jogador - quando lhe ofereces um contrato inicial ou quando renovas esse contrato na tua equipa. Ambos so tratados de forma idntica - fars exactamente o mesmo em ambos os casos.

Quando optares por oferecer um contrato, aparecer o ecr Oferta de Contrato.

O jogador ou o seu agente indicaro os termos que esperam encontrar como mnimo e, a partir da a tua vez de apresentares uma oferta. Dependendo do estado que pretendas que o jogador assuma no teu plantel, a tua direco poder aumentar ou diminuir o seu salrio de acordo com isso - podero estar mais inclinados a pagar mais por um jogador chave. Estabelece o salrio semanal em algo que possas pagar e que agrade ao jogador e tenta definir uma durao de contrato com que ambas as partes concordem. Se achares que o jogador pode precisar de um certo adoante para assinar contigo antes de outros clubes que possam estar interessados, talvez seja aconselhvel oferecer um Montante de Contratao ou qualquer outro bnus atractivo. O jogador pode at j ter solicitado esse montante para ver at que ponto ests disposto a ir e quando estiveres satisfeito, clica em Sugerir Termos ao jogador. O jogador indicar a sua posio, o que te ir permitir clicar em Confirmar Negcio para submeter formalmente a oferta ou renegociar os termos, para termos que o jogador considere mais favorveis. Poders tambm pretender aumentar a comisso a oferecer ao Agente como parte das negociaes, de forma a adoar qualquer potencial negcio e garantir a assinatura do jogador. Alguns agentes podero refilar sobre a comisso a receber, mas outros, sobretudo aqueles com quem construste um relacionamento positivo, estaro menos preocupados com o bnus. No decorrer das negociaes, poders pretender bloquear uma parte especfica do negcio. Esta a tua forma de dizer ao agente e/ou ao jogador que no ests disposto a ceder em relao aos nmeros oferecidos. Da mesma forma, provvel que isto resulte na outra parte a tentar aumentar outros nmeros dos termos para tentar compensar.

Se quiseres ver as Exigncias Originais do jogador ou o seu Contrato Original, poders usar o boto Repor Alteraes ou a opo Usar Termos Existentes. Haver jogadores com que mais difcil negociar do que com outros - podes, ocasionalmente, fazer uma anlise da sua mentalidade pelo modo como te perguntam as condies no ecr Oferta de Contrato - alguns exigiro, outros solicitaro. Pode ser tambm til verificar o histrico de um jogador nos meios de comunicao social assim como a sua personalidade, antes das negociaes, de forma a estares absolutamente preparado para a negociao com ele. Uma boa preparao permitir que as conversaes de contratao decorram de forma mais suave 12.5. Listas preferenciais A tua lista preferencial permite-te reunir e armazenar uma conveniente lista de todos os jogadores em que possas ter interesse. Para mais detalhes sobre Listas Preferenciais, por favor, consulta a seco 4.4.2. 12.5.1. Clusulas As seces Transferncias tratam exclusivamente dos extras financeiros envolvidos em qualquer negcio de transferncias que o clube tenha tido. Se, por exemplo, estiveres a pagar por um jogador em prestaes, os termos desse negcio sero mantidos aqui at que todas as prestaes tenham sido pagas. Os montantes de percentagens futuras e os adicionais com base em incentivos tanto para jogadores comprados como vendidos podem tambm ser vistas aqui. Pode ser til verificar este ecr de vez em quando para te lembrares que ainda podes estar a pagar por um negcio que fizeste h 18 meses e que precisamente a que esto as inexplicveis 100 mil libras mensais em falta. 12.6. Negociao e Recrutamento Se escolheste gerir uma equipa da Liga Principal dos EUA, consultars muito menos o mercado de transferncias mas, em vez

disso, ters de negociar com outras equipas. Para alm disso, ters de participar no SuperDraft anual da MLS. Em termos bsicos, os negcios so a mais como uma troca recproca. A Equipa A dever dar determinados recursos Equipa B para obter em troca o que pretende. Esses recursos incluem jogadores do teu plantel ou seleces de recrutamento. Por exemplo, um negcio tpico poder decorrer assim:

Podes adicionar ou remover elementos como melhor entenderes usando os botes apropriados. Logo que estejas satisfeito com a tua oferta, poders submet-la e, em breve, ters a resposta da outra equipa com a sua deciso sobre a negociao. O SuperDraft anual da MLS um evento em que todas as equipas da MLS seleccionam os seus melhores talentos entre os 18 e os 22 anos que estejam disponveis. As equipas iro escolher da ordem inversa das suas classificaes na poca anterior mas as aquisies por recrutamento podero mudar de mos ao longo do ano, como se descreveu anteriormente. Nos dias que precedem a SuperDraft, o ecr Recrutamento ficar acessvel a partir do menu da competio. Est dividido em trs seces principais. O painel central contm a relao de todos os jogadores elegveis para seleco e o estado actual do teu oramento, enquanto a metade inferior apresenta a listagem de Recrutamento completa e as seleces. A lista de Recrutados pode ser filtrada usando o painel Filtros na parte superior do ecr principal. Os jogadores elegveis so aqueles que escolheram entrar no recrutamento, vindos do futebol universitrio ou colegial, ou americanos que regressam do estrangeiro para jogar no seu pas. Pouco antes da SuperDraft, ter lugar a Conveno da SuperDraft MLS. Este um "exerccio" de pr-recrutamento para exibio dos

melhores jogadores elegveis e para mostrar pela ltima vez o que eles podero trazer aos seus potenciais pretendentes. Quatro equipas, MLS A/B/C/D, competiro num torneio em que cada plantel equilibrado com os jogadores recrutveis. Os jogadores que apresentam um bom desempenho aqui podero no ser os melhores disponveis mas , de facto, um evento onde a cotao pode subir ou descer para cada um, to perto do dia do recrutamento. 12.6.1. Regra do jogador designado A Regra do Jogador Designado da MLS permite que cada equipa contrate um mximo de trs jogadores que ultrapassem o regulamento do Fundo Salarial por poca. 335,000$ do salrio de um JD contam para o Fundo Salarial, enquanto o restante descontado e cobrado ao dono da equipa. Caso um jogador assine um contrato DP a meio da poca MLS por ex. durante a tradicional janela de transferncias de Vero Europeias, o tecto mximo do salrio ser metade dos habituais 325.000$ 13.0. Finanas Uma boa gesto financeira primordial. A tua direco espera e exige isso de ti. Podes ter sucesso no relvado mas, se as tuas finanas estiverem num estado perigoso, estars a enveredar por uma estrada tortuosa de onde muitas equipas lutam para sair. 13.1. Ecr Finanas O teu ecr Finanas est acessvel a partir do separador Finanas no ecr equipa/plantel. Est dividido em cinco seces - um Sumrio, Receitas e Despesas detalhadas, Salrios e Transferncias. 13.1.1. Finanas As primeiras quatro destas opes tratam em grande medida do estado financeiro do dia-a-dia do clube. O ecr Sumrio d-te uma viso geral rpida e informativa sobre o modo como vai o clube. Os ecrs de Receitas e Despesas apresentam em mais

detalhe o dinheiro que entra e sai numa base mensal e ao longo da poca. O ecr Salrios d uma indicao de onde o teu dinheiro est a ser gasto dividido pelo plantel - no com uma lista individual mas numa anlise de estado do plantel. Vale a pena gastar algum tempo ao longo da poca para analisar este ecr cuidadosamente para te certificares de que ests com as obrigaes fiscais em dia. Algumas autoridades da liga de futebol puniro as equipas que entram na administrao com uma deduo por pontos e, se as coisas ficarem realmente feias, os credores podero tomar o controlo da tua equipa e aceitar quaisquer ofertas feitas sobre os teus jogadores para aliviar os problemas financeiros em que te encontras. 13.1.2. Gesto dos oramentos de salrios e transferncias Tambm tens a opo de gerir os teus oramentos de salrios e transferncias de forma a poderes, por exemplo, movimentar alguns fundos de uma rea para outra para maximizar os benefcios que poders obter do teu balancete. Para o fazeres, navega at ao ecr Sala da Direco e selecciona "Fazer Pedido Direco" e o painel Ajustar Oramentos de Salrios e Transferncias. A direco ir apresentar a sua opinio sobre o assunto e indicar quaisquer mudanas que sintam disponibilidade para te permitir. Dependendo da situao financeira do clube, estas modificaes podero ser um pouco restringidas. 14.0. A Partida Assim, com todos os antecedentes definidos e explicados, chegou agora, provavelmente, a altura de efectuar uma partida. 14.1. Preparar-se para a Partida Antes de clicares em "Submeter Equipa", aconselhvel que faas algumas verificaes e observaes. A informao que te disponibilizada na Anteviso indica quais os jogadores que no esto disponveis em cada equipa para este jogo, assim como o rbitro e as condies climatricas, assim como pormenores dos registos histricos entre os dois adversrios. Toma tudo isto em considerao quando tomares a deciso final sobre a equipa que

irs apresentar. Considera o facto de jogares em casa ou fora, e o teu recorde respectivo - assim como tambm o da oposio. Logo que estejas satisfeito com a equipa para o jogo, clica no boto Submeter Equipa para Continuar o jogo e avanares para a composio antes da partida. 14.2. Composio Antes da Partida A primeira fase da composio so os ecrs Alinhamentos e Anlise. O ecr Alinhamentos apresenta a formao e pessoal destacado para cada equipa nesta partida, enquanto o ecr Anlise te informa de quaisquer potenciais objectivos que possam ser atingidos nesta partida. O ecr tambm inclui as informaes de previso - probabilidades, jogadores chave, e um estudo de previso do que te aguarda nos prximos noventa minutos. tambm a oportunidade de dares tua equipa instrues especficas para enfrentarem os jogadores da oposio, a partir da opo Instrues do Adversrio. Selecciona um jogador a partir da sua linha na tabela para fazeres aparecer as opes tcticas no painel da direita e depois configurares a marcao, a presso, e as opes de p direito ou p esquerdo. Quando progrides deste ecr, sers levado ao ecr Palestra de Equipa. Esta a tua ltima hiptese de falares aos teus jogadores antes do pontap de sada, uma hiptese de lhes dares algumas instrues finais e palavras de sabedoria. O que lhes dizes pode ter um efeito retumbante naquilo que acontecer nos prximos 45 minutos, por isso escolhe sensatamente. Como no caso dos comentrios interactivos, poders reafirmar a tua escolha de tom atravs do plantel. Do painel Palestra de Equipa Geral, selecciona um tom e um comentrio apropriado antes de confirmar. Alternativamente, assinala, Palestra de Equipa Geral para falar com os jogadores individualmente (obviamente, poders fazer ambos, se desejares).

O mesmo se aplica aqui: selecciona um tom e um comentrio para jogadores especficos. Recebers feedback sobre o que disseste na coluna Linguagem Corporal, enquanto um membro da tua equipa tcnica (ou seleccionado a partir do menu pendente Pedir Conselhos na parte superior do ecr) te dar a sua opinio sobre como abordar a palestra com a equipa. Podes estabelecer uma palestra de equipa geral para toda a equipa, falar com cada jogador individualmente ou usar um procedimento que seja uma mistura dos dois. Alternativamente, podes usar o boto Pedir ao Adjunto para mandares o teu Treinador Adjunto efectuar a palestra de equipa. Logo que tenhas feito isto, e aps teres sado da palestra de equipa, sers levado para o ecr Partida antes do pontap de sada. 14.3. Ecr Partida O ecr Partida tem um certo nmero de vistas diferentes, todas disponveis a partir do menu com separadores, e um nmero de objectos diferentes com os quais podes interagir durante a partida. As opes do menu podem ser descritas como segue: 14.3.1. Informao Vista Geral: A viso normal e tradicional de uma partida. Mostra o resultado actual, os marcadores e os eventos chave da partida, assim como os equipamentos que os jogadores esto a utilizar, para alm de informao diversa como dados, estdio, competio, condies atmosfricas e rbitro. Como o seu nome indica, esta uma viso geral da partida. Formaes: Verifica, em qualquer altura, a formao que est a ser utilizada pelo adversrio. O ecr tambm apresenta a tua prpria formao, mas essa tu j devers conhecer. Relatrio: Todos os comentrios da partida so armazenados aqui para referncia. Clica num evento para veres a aco.

ltimos: Selecciona esta opo para veres os ltimos resultados de todos os jogos que esto a decorrer no teu jogo guardado ao mesmo tempo que o teu, assim como actualizaes de golo ao minuto, em estilo de vidiprinter. Se ests numa competio onde utilizado um formato de liga, uma tabela da liga ao vivo aparecer aqui tambm, pelo que para aqueles tensos jogos do ltimo dia da poca estars muito bem actualizado quanto posio em que os eventos te coloquem. 14.3.2. Viso televisiva A Viso Televisiva leva-te do ecr Partida, que todos os jogadores do Football Manager conhecem h anos, para um novo ecr concebido especificamente para uma viso do jogo 3D. O foco principal e maioritrio do ecr , naturalmente, o campo e o que l se passa. Em cima, esquerda, aparece o painel e direita um menu pendente com a indicao Info. do Dia do Jogo. Isto permite-te seleccionar qualquer nmero relativo aos itens que aparecem normalmente no menu com separadores e utiliz-los como caixas de dilogo no contexto da viso televisiva. Podes coloc-los onde quiseres no ecr e fech-los clicando no boto vermelho com um x que aparece no canto superior direito de cada elemento. No decorrer da partida poders fazer ajustes tcticos rpidos com a aco a decorrer, a partir do menu Instrues ao lado do nome da tua equipa. Se quiseres fazer uma alterao de ritmo rpida, ou ajustares-te a um adversrio, ou qualquer outra manobra tctica poders faz-lo aqui sem tirares os olhos da bola. Se quiseres efectuar alteraes mais detalhadas, clica em Tcticas para passares ao modo completo de tcticas. Na parte de baixo do ecr est a barra com o tempo de jogo, que regista todas as incidncias importantes para as poderes consultar rapidamente noutras situaes, e em cada canto existe um indicador do jogador de cada equipa que tem ou teve pela ltima vez a bola.

O boto Controlos Avanados amplia-se para permitir ao utilizador ter mais controlo sobre o que est a ver. O menu pendente Cmara apresenta uma lista de diferentes perspectivas em que podes ver o jogo por exemplo, continua a estar disponvel a viso 2D descendente, mas tambm a cmara TV, a cmara da Bancada Principal e muitas outras. Aqui, podes tambm activar ou desactivar as repeties, seleccionar a velocidade da aco do jogo, configurar o nvel de nitidez dos destaques. 14.3.3. Viso clssica do relvado A Viso Clssica do Relvado mostra a aco mantendo o tradicional ecr Partida. A barra com o tempo de jogo mantm-se na parte de baixo do painel com a aco por cima, mas todas as outras opes esto nos locais habituais. 14.3.4. Estatsticas A seco Estatsticas expande-se para incluir as estatsticas do jogo, as zonas de aco, e referncias estatsticas detalhadas de ambas as equipas para a partida em causa. Mantm o rato sobre o cabealho de uma coluna para veres a que se refere a abreviatura dessa estatstica. 14.3.5. Feedback do Treinador Adjunto Esta seco inclui tambm o feedback do teu Treinador Adjunto em relao ao que se est a passar na partida. O ecr est dividido em quatro painis uma lista de comentrios Antes do Jogo baseados na anlise e na percepo do Adjunto, um comentrio sobre Estatsticas, algumas observaes sobre Desempenho em geral e ideias e notas Tcticas. O painel Desempenho tem tambm um menu pendente de Vistas que te permite ver o que o teu Treinador Adjunto tem a dizer de 15 em 15 minutos durante o jogo, uma ferramenta til para identificar tendncias na partida ou determinar de as substituies tiveram o efeito desejado. Viso Dividida: O ecr de viso dividida permite-te ver qualquer combinao de ecrs disponveis lado-a-lado (excepto as vises da

aco do jogo). A partir do menu pendente no topo de cada painel, selecciona o ecr que queres utilizar nessa rea. Aps a Partida: Os detalhes do resumo final aps a partida apresentam os objectivos listados na anteviso e que tenham sido conseguidos no decorrer da partida, assim como um estudo analtico final aos jogadores chave de ambas as equipas e do modo como se comportaram. 14.3.6. Anlise O painel Anlise permite-te analisar de perto uma quantidade de incidentes da partida e ver de onde eles vieram, qual a sua eficcia e quem os originou. Selecciona diferentes eventos do menu pendente para os veres aparecer na imagem do relvado. Para alm destas opes, a rea Aces tem alguns comandos para controlares exactamente o que vs. Para alm da barra da velocidade da partida, o utilizador pode tambm indicar se as repeties sero ou no reproduzidas e o ndice de momentos de realce que quer receber. Se s ambicioso e tens disponibilidade de tempo, podes ver a partida Completa (repara, que isto no representa, de facto, 90 minutos), momentos de interesse alargados, apenas os eventos chave ou nenhum, ou mesmo ver o jogo apenas com comentrio em texto. Logo que estejas satisfeito, avana! 14.3.7. Gritos Conforme se vai desenrolando o jogo, certamente querers introduzir melhorias e alteraes em funo dos eventos, a cada minuto que passa. Para que isto seja mais fcil e simples, poders seleccionar rapidamente um vasto nmero de instrues a dar tua equipa. Se clicares no boto apropriado por baixo do nome da tua equipa no modo Viso Televisiva, vers uma caixa de dilogo a partir da qual poders seleccionar as seguintes instrues: Manter a Posse de Pola Instrui os teus jogadores a manter o mais possvel a posse de bola.

Levar a Bola ao Ataque Instrui os teus jogadores a subir com a bola para a rea avanada. Passar Para o Espao Vazio Instrui os teus jogadores a tentar realizar passes para espaos vazios. Passe Para o P Instrui os teus jogadores a tentar realizar passes para os ps dos receptores. Bombardear a Bola Para a rea Instrui os teus jogadores a realizar passes longos e altos para a rea de grande penalidade do teu adversrio. Tirar a Bola pelos Flancos Instrui os teus jogadores a chutar a bola pelas laterais de modo a serem apanhadas pelos avanados. Rematar Sempre que Possvel Instrui os teus jogadores a rematar sempre que surgir uma oportunidade, em vez de esperar por uma melhor abertura. Levar a Bola at rea Instrui os teus jogadores a trabalharem mais na obteno de aberturas, serem pacientes e no forarem. Explorar os Flancos Instrui os teus jogadores a olhar e tirar vantagem do jogo lateral, talvez devido a uma fraqueza da equipa adversria. Explorar o Meio-Campo Instrui os teus jogadores a olhar e tirar vantagem do jogo no meiocampo, talvez devido a uma fraqueza da equipa adversria. Procurar Sobreposies Instrui os teus jogadores a reter a bola e procurar um jogador em sobreposio em apoio, provavelmente um defesa. Respirar Instrui os jogadores a manter a bola, simplesmente fazendo uma pequena pausa para recuperar fisicamente antes de atacar novamente. Jogar Mais Aberto Instrui os teus jogadores a esticar o campo e a jogar mais amplamente. Jogar Mais Fechado

Instrui os teus jogadores a afunilar o campo e jogar no meio do campo. Pressionar mais Frente Instrui os teus jogadores a subir no campo, comeando na linha defensiva, a qual dever estar prxima ao meio campo, caso esta opo seja seleccionada. Recuar Linha Defensiva Instrui os teus jogadores a regressarem para o seu territrio e a defend-lo. Importunar Adversrios Instrui os teus jogadores a dar pouco tempo e espao de bola equipa adversria, na tentativa de forar erros. Desarme Agressivo Instrui os teus jogadores a serem agressivos e fortes na marcao. Poder aumentar o risco de faltas e aco disciplinar. Desarme Cauteloso Instrui os teus jogadores a efectuar desarmes mais cuidadosamente, em vez de irem ao cho. Jogar Mais Seguro Se desejas segurar o resultado, selecciona esta opo para instruir os teus jogadores a jogar com mais segurana. Arriscar Mais Se ests a perder, esta opo ir instruir os teus jogadores a arriscar a qualquer custo para marcar um golo. Correr Defesa Diz aos jogadores que corram na direco da equipa adversria mais do que a tua tctica permite por predefinio. Passar pela Defesa Diz aos jogadores que passem pela defesa adversria ao passar pelo campo. Sair Defesa Encoraja os defesas a passar a bola quando XXXX. Fazer Cruzamentos mais Cedo Diz aos jogadores que efectuem cruzamentos mais cedo. Poders tambm alterar rapidamente a estratgia geral, assim como realizar rpidos ajustes tcnicos, como a troca de dois

laterais, a marcao individual a um jogador mais em destaque ou uma rpida substituio. Qualquer instruo rpida ficar Pendente at seguinte pausa no jogo, a partir da qual ficar activada. Para cancelar uma instruo, clica no cone vermelho esquerda do texto. A instruo no afectar mais a abordagem tctica da tua equipa. Poders tambm carregar quaisquer grupos de gritos que tenhas criado anteriormente. Ao intervalo e no final do jogo, ters a oportunidade de oferecer uma palestra de equipa aos teus jogadores. A palestra de equipa a meio do tempo ser, em geral, sobre o que aconteceu na primeira metade e sobre o que esperas que acontea na segunda, enquanto a palestra do final do tempo ter uma natureza de reaco aos acontecimentos. Tal como na palestra antes do jogo, tem cuidado com o que dizes aos teus jogadores, pois isso poder ter um forte efeito na forma como eles lidaro com as coisas a partir desse momento, sobretudo no caso das palestras ao intervalo. Se, no final da partida, desejares guard-la para mais tarde a veres no leitor de partidas externo (disponvel a partir da opo Ver Partida no Menu Inicial), clica em Guardar e ser-te- indicado que guardes o ficheiro .pkm da partida em Os meus documentosSports InteractiveFootball Manager 2012matches. 15.0. Objectos vrios 15.1. Pgina Inicial A tua Pgina Inicial , por predefinio, a mesma que o teu ecr Vista do Treinador. A diferena aqui que qualquer ecr do Football Manager 2012 pode ser definido como Pgina Inicial, seleccionando o menu dos Marcadores e depois a opo Definir como Pgina Inicial. 15.2. Editor de Dados O Editor de Dados do Football Manager uma poderosa aplicao que permite ao utilizador modificar a base de dados de jogo do

Football Manager 2012. Como parte do Editor de Dados, podes agora editar e criar competies. Para obteres ajuda na utilizao do editor, por favor visita os Fruns da Comunidade em http://community.sigames.com/. 15.3. Actualizaes de Jogo O jogo saiu para a fase de fabrico mas o trabalho continuar no Football Manager 2012 at ao dia do lanamento e para alm dele dado que a Sports Interactive esfora-se para melhorar todos os aspectos do jogo. Por vezes, sero publicadas actualizaes do jogo contendo reparaes crticas e melhoramentos - estas surgiro sob a forma de patch, estando as primeiras notcias sobre eles sempre disponveis no site da SIGames, em www.sigames.com. Introduz o disco do Football Manager 2012 na tua unidade de DVD e aguarda que se inicie o programa de arranque automtico. A partir daqui, segue os simples passos do ecr para instalares o jogo. O Football Manager 2012 requer Steam tanto para PC como Mac. O Steam um sistema online que actualizar automaticamente o teu jogo se existirem correces ou actualizaes de dados disponveis, e tambm providencia transferncias exclusivas e feitos para o Football Manager 2012 para registar como te ests a portar no jogo comparado com os teus amigos. Podes tambm jogar o jogo em qualquer PC que tenha uma ligao Internet sem precisares do DVD! 15.4. Integrao de Redes Sociais Utilizadores do Twitter, YouTube e Facebook podero informar os amigos e contactos dos seus progressos no Football Manager. Bastar iniciar sesso com os teus dados e quando alcanares feitos durante a tua carreira, ters a opo de publicar no teu estado do Twitter e do facebook. Os utilizadores tambm podero carregar vdeos de golos na sua pgina YouTube. A partir do ecr Partida, ters acesso a uma lista de vdeos possveis para carregar.

Os vdeos podem ser to simples como um nico golo ou to criativos como um pacote com os melhores momentos da partida. Ao jogar uma partida, podes gravar um segmento de jogo clicando no boto de gravao vermelho (e depois novamente para terminar a gravao). No fim do tempo ou aps a partida, poders montar uma srie de clips num pacote nico e carregar o contedo para o YouTube. Bastar seleccionares o(s) vdeo(s) que pretendes carregar e clicar no boto para os enviar para o YouTube, onde sero processados, permitindo-te v-los e partilh-los com quem quiseres. 16.0. Jogo Multi-Treinador, em Rede e na Internet O Football Manager 2012 no se destina apenas a jogo individual tambm compatvel com o jogo multiutilizador e em rede. De facto, existem muitos adeptos que acreditam que o jogo se joga de forma muito mais interessante com mltiplos utilizadores humanos. 16.1. Jogo com mltiplos utilizadores (hot-seat) O jogo hot-seat refere-se a mltiplos jogadores actuando sobre o mesmo jogo guardado no mesmo computador. Para iniciar este tipo de jogo, deves comear por criar um novo jogo normal. Logo que isto tenha sido feito, para adicionares novos treinadores, podes seleccionar Sim se/quando te for pedido, ou escolher Adicionar Novo Utilizador no menu Opes. Logo que estejas satisfeito com o nmero de jogadores entrados, joga como num jogo normal. Quando um utilizador completar as suas tarefas para aquele dia e clicar em Continuar, o jogo avanar ento para o prximo utilizador. Quando todos os jogadores tiverem clicado em Continuar o jogo avanar. 16.2. Jogo em Rede O jogo em rede permite ao utilizador jogar o Football Manager 2012 contra outros jogadores humanos quer numa rede local, quer na Internet. Podes ser o anfitrio de um jogo desses, ou podes simplesmente entrar num jogo guardado em que o anfitrio outro jogador.

Para iniciares um jogo em rede como anfitrio, cria um novo jogo guardado tal como foi descrito neste manual. Certifica-te de que marcaste a caixa Executar como Servidor em Preferncias - isto ir permitir a outros jogadores entrarem no teu jogo guardado. Logo que o jogo tenha sido definido e tenhas escolhido uma equipa para treinares, ests em posio de funcionar como anfitrio de um jogo em rede. A partir do menu FM, vai para o ecr Estatsticas de Jogo e anota o Endereo IP do Servidor. Precisars de fornecer este endereo a qualquer utilizador ao qual pretendas permitir a entrada no teu jogo em rede. Se vais juntar-te a um jogo em rede, tudo o que precisas conhecer o endereo IP do anfitrio. A partir do Menu Principal, selecciona Entrar num Jogo em Rede e depois selecciona um servidor. Se no existirem quaisquer servidores ou se o servidor a que pretendes juntar-te no estiver a, introduz o endereo IP na opo Entrar noutro Servidor. Devers entrar/voltar a entrar no jogo em rede guardado 17.0. Resoluo de problemas Se experimentares algum problema com o Football Manager 2012 em qualquer altura, o primeiro plano de aco consistir em consultar o site da Sports Interactive, em particular a SIBase, que pode ser encontrada em http://www.sigames.com/sibase.php. Isto funciona como um apoio online para todos os jogos da Sports Interactive e contm ajuda e solues para um certo nmero de problemas. Verifica as rubricas marcadas como RESOLUO DE PROBLEMAS e, se necessrio as instrues COMO FAZER e se, mesmo assim, no encontrares soluo, verifica os fruns da comunidade em http://community.sigames.com/ onde um membro da Equipa FM poder vir a ajudar-te mais. 17.1.1. Informao Importante sobre Programas Anti-Vrus e os Ficheiros do Football Manager Nota que, uma vez que as caractersticas dos ficheiros do Football Manager so alteradas e actualizadas durante o jogo, alguns programas antivrus podem, infelizmente, marc-los como ficheiros

perigosos e, se efectuarem aces sobre eles, podem corromper ou inutilizar os teus jogos guardados, ou destruir dados do jogo. Recomenda-se que configures o teu programa antivrus de forma a excluir todas as pastas da Sports Interactive do seu rastreio. Consulta o teu programa antivrus para informao sobre o modo de fazer isto. Alternativamente, podes simplesmente optar por no fazer um scan enquanto o Football Manager estiver carregado. Se seguires esta recomendao, a tua experincia com o Football Manager no ser prejudicada pelo teu programa antivrus.

Potrebbero piacerti anche