Sei sulla pagina 1di 6

Matriz e Determinante

A matriz e os determinantes no so encontrados apenas no estudo da matemtica, mas tambm na engenharia, informtica, tabelas financeiras etc. Uma matriz um conjunto ordenado de elementos dispostos em linhas e colunas representadas respectivamente por m e n, onde n 1 e m 1. Para representar essas linhas e colunas devemos obedecer s regras, dependendo do nmero de linhas e colunas a matriz recebe um nome e podemos tambm aplicar a elas as quatro operaes. Determinante um tipo de matriz, mas essa dever ter o mesmo nmero de linhas e o mesmo nmero de colunas, que chamada de matriz quadrada. Nele no aplicamos as quatro operaes, mas tem suas propriedades, como achar o valor numrico de um determinante. O determinante de uma Matriz dado pelo valor numrico resultante da subtrao entre o somatrio do produto dos termos da diagonal principal e do somatrio do produto dos termos da diagonal secundria. Nas matrizes quadradas de ordem 3x3 esses clculos podem ser efetuados repetindo-se a 1 e a 2 coluna, aplicando em seguida a regra de Sarrus. Lembrando que uma matriz quadrada quando o nmero de linhas igual ao nmero de colunas. Observe o clculo de determinantes nas seguintes matizes quadradas de ordem 2x2 e 3x3: Determinante de uma matriz A de ordem 2 x 2.

Diagonal principal: 2 * 6 = 12 Diagonal secundria: 9 * (1) = 9 DetA = 12 (9) DetA = 12 + 9 DetA = 21 Determinante de uma matriz B de ordem 3 x 3. Regra de Sarrus

Diagonal principal 2 * 6 * 3 = 36 5 * 7 * (1) = 35 6 * 1 * 2 = 12 Soma 36 + (35) + 12 36 35 + 12 48 35 13 Diagonal secundria 6 * 6 * (1) = 36 2 * 7 * 2 = 28 5 * 1 * 3 = 15 Soma 36 + 28 + 15 36 + 43 7 DetB = 13 7 DetB = 6

Portanto, nas matrizes de ordem 2 x 2, calculamos o determinante de forma prtica, multiplicando os elementos de cada diagonal e realizando a subtrao do produto da

diagonal principal do produto da diagonal secundria. Nas matrizes de ordem 3 x 3 utilizamos a regra de Sarrus descrita anteriormente. Demonstrao geral da Regra de Sarrus

As propriedades envolvendo determinantes facilitam o clculo de seu valor em matrizes que se enquadram nessas condies. Observe as propriedades: 1 propriedade Ao observar uma matriz e verificar que os elementos de uma linha ou uma coluna so iguais a zero, o valor do seu determinante tambm ser zero.

2 propriedade Caso ocorra igualdade de elementos entre duas linhas ou duas colunas, o determinante dessa matriz ser nulo.

3 propriedade Verificadas em uma matriz duas linhas ou duas colunas com elementos de valores proporcionais, o determinante ter valor igual zero. Observe a propriedade entre a 1 e a 2 linha.

4 propriedade Ao multiplicarmos todos os elementos de uma linha ou coluna de uma matriz por um nmero K, o seu determinante fica multiplicado por K.

Os elementos da 1 linha de P foram multiplicados por 2, ento: det P = 2 * det P 5 propriedade

Caso uma matriz quadrada A seja multiplicada por um nmero real k, seu determinante passa a ser multiplicado por kn.
det (k*A) = k * det A
n

6 propriedade O valor do determinante de uma matriz R igual ao determinante da matriz da transposta de R, det R = det (Rt).

det R = ps -- qr det Rt = ps rq

7 propriedade Ao trocarmos duas linhas ou duas colunas de posio de uma matriz, o valor do seu determinante passa a ser oposto ao determinante da anterior.

8 propriedade O determinante de uma matriz triangular igual multiplicao dos elementos da diagonal principal. Lembre-se que em uma matriz triangular, os elementos acima ou abaixo da diagonal principal so iguais a zero.

9 propriedade Considerando duas matrizes quadradas de ordem iguais e AB matriz produto, temos que: det (AB) = (det A) * (det B), conforme teorema de Binet. 10 propriedade Ao multiplicarmos todos os elementos de uma linha ou de uma coluna pelo mesmo nmero e adicionarmos os resultados aos elementos correspondentes de outra linha ou coluna, formamos a matriz B, onde ocorre a seguinte igualdade: det A = det B. Esse teorema atribudo a Jacobi.

Exerccios:

1) Calcule os seguintes determinantes:

- 4 8 a) 1 - 3

8 b) 3

3 -7

- 4 6 - 9 c) - 3 4 6 1 3 8

1) Se a =

21 7 -1 - 2 2 1 ,b= ec= , determine A = a2 + b c2. 3 1 5 3 3 4

Calcule o valor de x, a fim de que o determinante da matriz A seja nulo.

1) Resolva a equao

3 x -1

1 -1

= 3.

Potrebbero piacerti anche