Sei sulla pagina 1di 62

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)

COORDENAO GERAL DE EDUCAO A DISTNCIA (EAD/UFRPE)

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Patrcia R. Tedesco Ivanda M. Silva Marizete S. Santos

Volume 3

Recife, 2010

Universidade Federal Rural de Pernambuco Reitor: Prof. Valmar Corra de Andrade Vice-Reitor: Prof. Reginaldo Barros Pr-Reitor de Administrao: Prof. Francisco Fernando Ramos Carvalho Pr-Reitor de Extenso: Prof. Paulo Donizeti Siepierski Pr-Reitor de Pesquisa e Ps-Graduao: Prof. Fernando Jos Freire Pr-Reitor de Planejamento: Prof. Rinaldo Luiz Caraciolo Ferreira Pr-Reitora de Ensino de Graduao: Prof. Maria Jos de Sena Coordenao Geral de Ensino a Distncia: Prof Marizete Silva Santos

Produo Grfica e Editorial Capa e Editorao: Rafael Lira, Italo Amorim e Heitor Barbosa Reviso Ortogrfica: Marcelo Melo Ilustraes: Hayhallyson Santos, Diego Almeida e Glaydson da Silva Coordenao de Produo: Marizete Silva Santos

Sumrio
Apresentao. ................................................................................................................. 4 Conhecendo o Volume 3................................................................................................. 5 Captulo 1 Navegando Rumo s Tecnologias no Contexto da Educao a Distncia....... 7 Captulo 2 Interatividade, Interao e Tecnologia....................................................... 45 Consideraes Finais..................................................................................................... 59 Conhea as Autoras...................................................................................................... 62

Apresentao
Ol, Cursista! Seja bem-vindo(a) ao terceiro mdulo da disciplina Tecnologia Aplicada Educao a Distncia! Neste terceiro mdulo, daremos continuidade nossa jornada virtual rumo aos desafios da Educao a Distncia, no sentido de ampliarmos nossas reflexes sobre as tecnologias utilizadas na EAD. Desse modo, iremos apresentar algumas ferramentas tecnolgicas que podem auxiliar o processo de ensinoaprendizagem nos cursos ofertados na modalidade a distncia. Nesse sentido, sinta-se convidado(a) a embarcar na fascinante viagem rumo ao universo dos recursos tecnolgicos que certamente iro apoiar a sua aprendizagem na EAD. muito importante que voc identifique as mltiplas potencialidades das ferramentas tecnolgicas que iro propiciar a interao e os fluxos de comunicao no ambiente virtual de aprendizagem. Na EAD, a mediao tecnolgica fundamental para voc obter sucesso em seu curso, portanto, hora de ampliar suas reflexes sobre as tecnologias que iro proporcionar as interaes virtuais e a construo de aprendizagens compartilhadas/ colaborativas. Neste mdulo, voc tambm ir perceber a importncia de utilizar o editor de textos de modo eficaz, a fim de registrar suas pesquisas e construir suas mensagens e seus trabalhos de forma mais rpida e dinmica. Na EAD, voc precisa aprimorar a sua competncia comunicativa, participando das interaes virtuais e se aproximando dos seus colegas por meio da linguagem escrita. Assim, usar editores de texto uma habilidade que voc precisa aprimorar constantemente, a fim de conseguir xito nos fluxos de comunicao nos ambientes virtuais de aprendizagem. Esperamos contar com a sua valiosa participao. Abraos e sucesso! Patrcia Tedesco, Ivanda Martins, Marizete Santos Professoras Autoras

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Conhecendo o Volume 3
Neste terceiro volume, voc ir encontrar o Mdulo 3 da disciplina Tecnologia Aplicada Educao a Distncia. Para facilitar seus estudos, veja a organizao deste mdulo:

Mdulo 3 Tecnologias, Educao a Distncia e Interatividade


Objetivo do Mdulo 3: Instrumentalizar os(as) cursistas para a utilizao dos recursos tecnolgicos, promovendo reflexes sobre tecnologias, interao e interatividade no contexto dinmico da Educao a Distncia. Carga horria do Mdulo 3: 15h Contedo Programtico do Mdulo 3: Tecnologias: concepes terico-prticas. Tecnologias aplicadas Educao a Distncia. Editor de textos: principais ferramentas do Word. Tecnologias e interatividade na Educao a Distncia.

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Captulo 1
O que vamos estudar neste captulo?
Neste captulo, vamos estudar os seguintes temas: Tecnologia: concepes e reflexes. Tecnologias utilizadas na Educao a Distncia. Ferramentas de pesquisa na Internet. O editor de textos Word e as suas mltiplas ferramentas.

Metas
Aps o estudo deste captulo, esperamos que voc consiga: Refletir sobre o conceito de tecnologia. Identificar as principais tecnologias utilizadas na Educao a Distncia. Utilizar o editor de textos de modo eficaz para apoiar a sua aprendizagem na EAD.

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Captulo 1 Navegando Rumo s

Tecnologias no Contexto da Educao a Distncia


Vamos conversar sobre o assunto?

Voc j parou para pensar um pouco nas tecnologias mais recorrentes nos cursos ofertados na modalidade a distncia? J refletiu sobre a diversidade dos recursos tecnolgicos e da integrao de mdias1 que podem facilitar o processo de ensinoaprendizagem? Como voc j observou, a Educao a Distncia caracteriza-se pelo processo de ensino-aprendizagem mediado pelos recursos tecnolgicos e com flexibilidade espaotemporal. Desse modo, a tecnologia primordial na implementao de cursos a distncia. Mas como ser que as tecnologias so utilizadas, tendo em vista os constantes desafios da EAD? Que tal comearmos refletindo um pouco sobre tecnologia e suas implicaes no contexto dinmico da EAD? Pronto(a) para iniciar as reflexes? Vamos l?

Dica
1 Leia a obra O que Mdia-educao?, de autoria de Belloni. Esta obra foi publicada em 2005 pela editora Autores Associados.

Afinal, o que tecnologia?


Vamos pensar um pouco sobre a noo de tecnologia? Atualmente, com a diminuio dos custos de computadores e celulares, quando ouvimos falar em tecnologia, pensamos logo em objetos eletrnicos. Mas o conceito de tecnologia bem mais amplo. Voc sabia que a linguagem2 que voc usa um tipo de tecnologia? Pois , observe o que Kenski (2008, p. 23) diz sobre o assunto:
A linguagem, por exemplo, um tipo especfico de tecnologia que no necessariamente se apresenta atravs de mquinas e equipamentos. A linguagem uma construo criada pela inteligncia humana para possibilitar a comunicao entre os membros de determinado grupo social. (KENSKI, 2008, p. 23).

Voc Sabia?
2 Kenski (2008) coloca diversos tipos de linguagem como tecnologia: linguagem oral, linguagem escrita e linguagem digital.

Pelo fato de estarmos inseridos em um mundo repleto de tecnologias variadas, no nos damos conta, muitas vezes, da importncia e do poder da tecnologia em nossa vida cotidiana. O bom e velho lpis, a borracha, o papel, o caderno, o texto escrito impresso, a linguagem oral e a linguagem digital so alguns dos diversos tipos de tecnologias que fazem parte de nosso dia-a-dia. Voc j pensou como seria sua vida sem lmpadas, panelas, fsforos, culos, roupas, sapatos, TV, rdio, celular ou computador? Imagine o que seria do mundo sem a tecnologia. Imaginou?

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Se voltarmos no tempo, vamos encontrar o homem pr-histrico em um mundo marcado por diversos artefatos tecnolgicos, como a escrita nas cavernas, o fogo, as lanas para caar, o couro de animais para o uso como vestimentas, alm de vrias outras aplicaes tecnolgicas que auxiliavam a vida naquela poca.

Saiba Mais
A escrita realizada pelo homem prhistrico nas paredes de cavernas. At hoje, vrios pesquisadores ainda encontram novos exemplos da escrita rupestre que ainda so amplamente estudados.
3

Saiba Mais
Papiro era um tipo especial de papel criado pelos egpcios. Nos papiros, eram escritos documentos diversos, narrativas literrias, poemas, normas, documentos administrativos, etc.
4

Saiba Mais
O pergaminho era feito com pele de animais, sobretudo de ovelhas, para registrar a escrita e os bens dos nobres.
5

Aos poucos, as tecnologias foram avanando e ficando cada vez mais sofisticadas. Os instrumentos utilizados na escrita rupestre3 foram evoluindo para diversos suportes (couro de animais, papiros4, pergaminhos5, papel, livros publicados em srie, quadros de giz, lousas digitais, celulares, telas dos computadores). Os recursos para a caa transformaramse em armas utilizadas para outras finalidades (espadas, canhes, espingardas, revlver, pistolas automticas, metralhadoras, bombas atmicas, etc.). Enfim, o que podemos observar que as tecnologias esto indissociavelmente ligadas s transformaes histricosociais vivenciadas ao longo dos tempos.

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Conforme a definio apresentada em Belloni (2006), podemos entender por tecnologia tudo aquilo (pode ser um processo, um artefato, um software) que resultado de um estudo (de uma tcnica) e pode ser utilizado para modificar a nossa realidade. Assim, podemos imaginar que a imprensa escrita (criada por Guttenberg no sculo XVI) uma tecnologia, o fogo uma tecnologia, o rdio uma tecnologia, o computador que utilizamos para buscar informaes tambm uma tecnologia.

De fato, podemos entender como tecnologia toda aplicao do conhecimento cientfico para a construo de artefatos que melhoram a nossa produtividade. Em outras palavras, a tecnologia utilizada para construir tudo aquilo que podemos usar para tornar o nosso dia a dia mais simples e produtivo. Assim, outros exemplos de tecnologia seriam: carro, televiso, casa, avio, lmpada incandescente, mquina de radiografia, telescpio, alavanca, roupa, estreo, lanterna, etc. Agora, pare um momento e olhe sua volta. Liste trs exemplos de tecnologias que voc v! O que elas te ajudam a fazer?

Conhea Mais
Que tal pesquisar um pouco mais sobre o tema? Leia os textos propostos. BELLONI, Maria Luiza. Educao a Distncia. Campinas: Editora Autores Associados, 2006. CARVALHO, Fbio; IVANOFF, Gregorio. Tecnologias que Educam: ensinar e aprender com as Tecnologias de Informao e Comunicao. So Paulo: Pearson, 2010.

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

KENSKI, Vani Moreira. Educao e tecnologias: o novo ritmo da informao. So Paulo: Papirus, 2007.

Filmoteca
Voc j assistiu ao filme Eu, Rob? Ainda no? Ento, que tal assistir ao filme e refletir sobre os impactos das tecnologias em nosso cotidiano? Veja a sinopse do filme e depois pegue logo a pipoca. Bom Filme! Eu, Rob Um assassinato tem como principal suspeito um rob, o que seria impossvel de acontecer devido programao existente que impede os robs de fazerem mal aos humanos. Dirigido por Alex Proyas (O Corvo) e com Will Smith e James Cromwell no elenco. Recebeu uma indicao ao Oscar. Sinopse: Em 2035 a existncia de robs algo corriqueiro, sendo usados constantemente como empregados e assistentes dos humanos. Os robs possuem um cdigo de programao chamado Lei dos Robticos, que impede que faam mal a um ser humano. Esta lei parece ter sido quebrada quando o Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito de ter cometido o crime justamente o rob Sonny. Caso Sonny realmente seja o culpado, a possibilidade dos robs terem encontrado um meio de quebrarem a Lei dos Robticos pode permitir que eles dominem o planeta, j que nada mais poderia impedi-los de subjugar os seres humanos. Para investigar o caso chamado o detetive Del Spooner (Will Smith) que, com a ajuda da Dra. Susan Calvin (Bridget Monayhan), precisam desvendar o que realmente aconteceu. Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/eu-robo/eu-robo.asp#Sinopse

Ateno
Para realizar a sua resenha, considere a seguinte estrutura:
6

Atividade de Produo Textual


Aps assistir ao Filme, hora de refletir sobre a temtica abordada. Elabore uma resenha crtica6 do filme, apontando os impactos das tecnologias em nossas vidas. Sua resenha ser publicada em uma conceituada revista de circulao nacional, por isso, importante elaborar um texto claro, objetivo, com coeso e coerncia textual. No perca essa oportunidade de socializar suas leituras, ideias e experincias. Aps elaborar sua resenha crtica, coloque sua produo em seu blog. No esquea de ir registrando todas as suas produes. Tambm importante publicar para os outros colegas e ampliar o debate nos fruns de discusso propostos.

Nos pargrafos iniciais: uma introduo obra resenhada, apresentando o assunto/ tema, o problema elaborado pelo autor e a posio do autor diante deste problema. No desenvolvimento, a apresentao do contedo da obra, enfatizando as ideias centrais do texto e os argumentos e ideias secundrias. Por fim, uma concluso apresentado sua crtica pessoal, ou seja: uma avaliao das ideias do autor, quanto sua coerncia, validade, originalidade, profundidade, alcance, etc.

Tecnologias na Educao a Distncia (EAD)


Antes de comearmos a pensar nas tecnologias utilizadas no contexto da Educao a Distncia, vale comentar que, em seu sentido mais geral, o termo tecnologia pode ser visto como qualquer meio que se usa para executar uma determinada tarefa. Assim, o livro, o telefone, a TV, o rdio podem ser pensados como tecnologias, como j comentamos anteriormente. Veja como Belloni (2006, p. 53) reflete sobre as conexes entre tecnologia e educao:

10

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Qualquer que seja a definio que utilizemos (e existem muitas), um elemento essencial deve estar presente nesta anlise das relaes entre tecnologia e educao: a convico de que o uso de uma tecnologia (no sentido de um artefato tcnico), em situao de ensino e aprendizagem, deve estar acompanhado de uma reflexo sobre tecnologia (no sentido do conhecimento embutido no artefato e em seu contexto de produo e utilizao).

Para ampliarmos nossas reflexes sobre os recursos tecnolgicos, precisamos conhecer um pouco mais sobre as tecnologias e mdias mais utilizadas nos cursos a distncia. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Materiais Didticos Impressos (MDI)


No contexto dinmico das Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC), os materiais didticos usados na EAD tm papel fundamental na motivao dos(as) cursistas para a aprendizagem colaborativa construda a partir da interatividade, premissa fundamental nos modelos de cursos a distncia.

Saiba Mais
Os Materiais Didticos Impressos (MDI) tornam-se essenciais para os estudantes, percebendo-se que os livros impressos ainda tm espao garantido, mesmo com todos os avanos tecnolgicos. Nota-se que uma tecnologia no substitui outra, mas aprimora e transforma os recursos tecnolgicos anteriores. Nesse sentido, alm dos MDI, os e-books, por exemplo, tambm assumem papel de destaque nos processos de ensinoaprendizagem a distncia.J h no mercado dispositivos eletrnicos, como o Kindle DX, por exemplo, com capacidade para armazenar at 3.500 livros em PDF, MP3 e TXT, facilitando o acesso leitura em novos suportes de comunicao.
7

Nos cursos a distncia, os materiais didticos impressos (MDI)7 revelam-se como um dos principais meios de orientao dos processos de ensino-aprendizagem. Considerando aspectos sociais, econmicos e culturais, os estudantes brasileiros, que estudam a distncia, valorizam muito os materiais didticos impressos at pela falta de uma infraestrutura adequada, no que se refere ao acesso rpido aos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Diante desse cenrio, os materiais didticos impressos (MDI) tornam-se essenciais para os(as) educandos(as), percebendo-se que os livros impressos ainda tm espao garantido, mesmo com todos os avanos tecnolgicos. Assim, uma tecnologia no substitui outra, mas soma-se e incrementa os recursos tecnolgicos anteriores. Nesse sentido, alm dos MDI, os e-books, por exemplo, tambm assumem papel de destaque nos processos de ensino-aprendizagem a distncia. Como afirmam os Referencias para elaborao de material didtico para EAD, documento elaborado pelo MEC (2002, p. 06), na EAD, os materiais didticos impressos so um dos principais meios de socializao do conhecimento e de orientao do processo de aprendizagem, articulados com outras mdias: vdeo, videoconferncia, telefone, fax e ambiente virtual.

11

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Em meio impresso, os materiais didticos podem ser organizados em livros, fascculos, apostilas, livretos, guias de estudos, roteiros de estudo, cadernos de aprendizagem, roteiros para videoconferncia, no sentido de apoiar o aluno aprendizagem a distncia.

Saiba Mais
importante refletir sobre o conceito de distncia transacional, apontado por Moore (1993), ou seja, a distncia fsica e comunicativa entre os atores envolvidos nas atividades educativas da EAD. Conforme Moore (1993), a distncia transacional ser maior ou menor, dependendo da situao dos alunos: se abandonados prpria sorte, com seus materiais de estudo, ou se estimulados interatividade. Isso significa que se h maior comunicao entre alunos e professores, a distncia entre eles torna-se menor, independentemente da distncia fsica.
8

Na EAD, a distncia fsica pode ser minimizada pela linguagem dialgica dos materiais didticos, os quais se revelam como convites para os discentes elaborarem e reinventarem os seus percursos de aprendizagem na EAD. preciso se investir na diversificao de materiais didticos para os cursos a distncia, no sentido de ampliar a comunicao com os(as) alunos(as), mediando a interao dos(as) educandos(as) com os sistemas de ensino-aprendizagem, minimizando o sentimento de solido que o(a) aluno(a) a distncia8 pode ter, bem como a distncia fsica entre docentes e discentes. Viu como os materiais didticos impressos so importantes para apoiar a sua aprendizagem na modalidade da EAD? Que tal voc parar um pouco e avaliar9 o material didtico impresso que voc est lendo neste exato momento? muito importante que voc coloque suas dificuldades de aprendizagem aos professores/tutores que estaro acompanhando seus percursos de aprendizagem. Nesse sentido, voc precisa avaliar continuamente todo o processo que envolve o ensino e a aprendizagem na EAD. Assim, avalie os materiais didticos utilizados, os professores/tutores, os recursos tecnolgicos disponveis para apoiar a sua aprendizagem, enfim, v avaliando todo o sistema da EAD. Aproveite tambm para avaliar o seu desempenho como aluno na EAD.

Hipertextualidade na Construo de Materiais Didticos para EAD


No processo de criao de materiais didticos para EAD, a hipertextualidade vem se destacando na organizao do projeto grfico-editorial. A hipertextualidade redireciona as estratgias de leitura e produo de textos, requerendo novas habilidades diante do dinamismo do ciberespao. Segundo alguns autores (MARCUSCHI (2002), KOCH (2000), XAVIER (2002)), o hipertexto designa uma escritura no-sequencial e no-linear que estabelece uma rede de conexes possveis, permitindo ao leitor o acesso praticamente ilimitado a outros textos, a partir de escolhas locais e sucessivas. Como afirma Marcuschi (2004), trata-se de um processo de leitura/escrita multilinearizado, multissequencial, realizado em um novo espao o ciberespao.

Hiperlink
9 Vamos refletir mais detalhadamente sobre avaliao no prximo mdulo.

O hipertexto parcialmente construdo pelos autores que criam as pistas textuais, pela combinao de interfaces, diferentes linguagens e cdigos. Alm disso, os leitores tambm contribuem na construo e reconstruo de hipertextos, decidindo os caminhos que podem ser trilhados no ato da leitura, selecionando os links, hiperlinks para orientar os rumos da navegao. A co-autoria do leitor revela-se ainda mais dinmica se compararmos com a leitura do texto impresso, devido s caractersticas do ciberespao (fluidez, mobilidade, virtualidade, interatividade, etc.).

12

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

De acordo com Xavier (2004, p.171)10, o hipertexto pode ser entendido como uma forma hbrida, dinmica e flexvel de linguagem que dialoga com outras interfaces semiticas, adiciona e condiciona sua superfcie formas outras de textualidade. O fato de o hipertexto dialogar com outras interfaces semiticas, como postulou Xavier (2004), tornase um aspecto motivador para os internautas, quando da leitura e produo de gneros diversos.

Dica
10 Leia a obra Hipertexto e gneros digitais, organizada por Marcuschi e Xavier. uma publicao da editora Lucerna em 2004.

Materiais Didticos Audiovisuais (MDA)


Os materiais didticos audiovisuais (MDA) so produzidos com base nas articulaes entre diferentes recursos imagticos e audiovisuais, tais como: integrao entre imagens estticas e em movimento, fotografias, pinturas, recursos sonoros, vdeos, entre vrios outros recursos. Seja no ensino presencial ou na EAD, os MDA revelam-se como recursos importantes na aprendizagem dos(as) educandos(as), estimulando-os s conexes entre os conhecimentos escolarizados e as experincias cotidianas vivenciadas no dia a dia. No mundo dinmico da cibercultura, o dinamismo das imagens e a possibilidade de integrao de diferentes mdias nos mais variados suportes de comunicao so fatores determinantes na motivao dos educandos para a construo de aprendizagens significativas. Assim, programas de TV, vdeos, fotografias, jogos, videoclipes, programas radiofnicos, alm de vrios outros recursos aproximam os educandos nos mltiplos espaos virtuais de aprendizagem vivenciados na EAD.

Os materiais didticos audiovisuais (MDA) geralmente so produzidos para complementar os contedos propostos nos materiais didticos impressos (MDI). Os MDA integram-se s vantagens das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC), contribuindo, de forma significativa, para motivar e despertar a curiosidade dos alunos. Assim, os recursos audiovisuais da TV, as simulaes virtuais, os recursos radiofnicos, as videoconferncias e vrias outras ferramentas comeam a dialogar, visando dinamizar os fluxos de interao e os processos de ensino-aprendizagem mediados pelas TIC.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)


Cada vez mais os computadores comeam a ser utilizados como recursos facilitadores das aprendizagens colaborativas e cooperativas, considerando os Ambientes

13

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Saiba Mais
No primeiro mdulo, voc j conheceu um pouco sobre ambientes virtuais de aprendizagem. Lembra? Os cursos a distncia da UFRPE funcionam com o auxlio do Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning), um sistema destinado a auxiliar a criao e o gerenciamento de cursos on line. O moodle um AVA desenvolvido em cdigo aberto (open source) e possibilita o acompanhamento das atividades realizadas por meio de relatrios de acesso.
11

Virtuais de Aprendizagem (AVA). A interconexo dos computadores em rede favorece a criao de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, permitindo a integrao de mdias e a crescente socializao de informaes e conhecimentos. A interatividade assume especial destaque nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)11, facilitando os fluxos de comunicao entre docentes e discentes que mantm a interao mediada pelos recursos tecnolgicos.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), conforme Almeida (2003), so sistemas computacionais disponveis na Internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC). Permitem integrar mltiplas mdias, linguagens e recursos, apresentar informaes de maneira organizada, desenvolver interaes entre pessoas e objetos do conhecimento, elaborar e socializar produes, tendo em vista atingir determinados objetivos. Os AVA so formados por um conjunto de ferramentas para a construo, disponibilizao e manipulao de material instrucional. Este conjunto, alm de conter as ferramentas para a manipulao de textos e grficos, contm ferramentas administrativas, acompanhamento do desenvolvimento do aluno, testes e avaliaes.

Saiba Mais
Segundo Kenski (2008, p.32), o hipertexto uma evoluo do texto linear na forma como conhecemos. Se no meio desse encadeamento de textos houver outras mdias fotos, vdeos, sons etc.- o que se tem um documento multimdia ou, como mais conhecido, uma hipermdia. Hipertextos e hipermdias reconfiguram as formas como lemos e acessamos as informaes. A facilidade de navegao, manipulao e a liberdade de estrutura estimulam a parceria e a interao com o usurio.
12

Para Reflexo...
Os AVAs consistem em mdias que utilizam o ciberespao para veicular contedos e permitir interao entre os atores do processo educativo. [...] Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) consiste em uma opo de mdia que est sendo utilizada para mediar o processo ensinoaprendizagem a distncia. (Pereira, Schmitt, Dias in: Pereira, 2007, p.05).

As caractersticas dos AVA permitem a criao de materiais didticos digitais capazes de maximizar a autonomia do aluno no processo de aprendizagem a distncia. Os materiais didticos elaborados para AVA proporcionam novos espaos para construo de redes de aprendizagem, por meio das mltiplas relaes entre os diferentes sujeitos e a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem. Comunidades de aprendizagem podem ser construdas com base nos materiais didticos para AVA, proporcionando a interatividade e a intersubjetividade, caractersticas primordiais na EAD.

Os desafios da WEB
Um outro tipo de recurso tambm muito utilizado no contexto da EAD so as pginas WEB (aquelas que esto nos sites que voc visita). Como grande vantagem, elas podem incorporar multimdia12, ou seja, alm de textos, podemos encontrar grficos, vdeos, jogos, enfim, tudo sobre em um nico suporte de comunicao (a tela do computador). No entanto, as pginas WEB no so to confortveis de ler (ler na tela do computador no to confortvel quanto a leitura em meio impresso, no verdade?), alm de requerer

14

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

acesso Internet de boa qualidade, o que nem sempre vivel.

No sentido de aumentar as possibilidades de interatividade tanto entre alunos(as) quanto entre professor(a) e alunos(as), outros recursos que podem ser utilizadas em conjunto com os citados anteriormente so: o e-mail, que tem baixo custo e pode ser utilizado de acordo com a convenincia de cada um (voc pode escolher qual o momento mais apropriado para responder os seus e-mails) e o chat,em queacontece uma interao em tempo real, e voc tem respostas instantneas para as suas perguntas. O problema (em potencial) dos chats13 que eles devem ser agendados a priori, requerem o uso de um programa de chat similar ao dos outros (ou seja, todo mundo deve usar o mesmo programa).

Hiperlink
Vamos comentar mais sobre a utilizao do chat como ferramenta de comunicao sncrona ainda neste mdulo.
13

Uso de Webquests
No contexto da EAD, a webquest14 vem se revelando como uma estratgia importante para motivar a aprendizagem dos cursistas. A webquest consiste em uma metodologia de pesquisa baseada em projetos, em que so utilizados recursos da prpria web.

Saiba Mais
Do ingls quest (demanda); web (rede), ou seja, demanda da Internet. A Webquest uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crtico.
14

A estrutura da webquest a seguinte:

15

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Ttulo da Webquest Uma webquest para Tal Disciplina (especificar o pblico-alvo e a disciplina) Elaborada por: Autores Inserir uma figura relacionada com o tema da WQ Introduo Tarefa Processo Avaliao Concluso Crditos ou Referncias Introduo: contextualizao do tema para os(as) cursistas. preciso motivar os(as) cursistas para a atividade. A tarefa: descrever qual a tarefa que o(a) cursista dever desenvolver. A tarefa pode ser:
Elaborao de algum produto. Produo de um resumo, uma resenha. Alguma experincia prtica. Criao de textos, problemas, etc. Desenvolvimento de uma atividade prtica Realizao de um exerccio de investigao

O processo: a descrio do passo a passo, ou seja, preciso colocar as etapas para a realizao da tarefa. O(a) cursista precisa conhecer como deve realizar a tarefa. Orientar sobre as fontes de pesquisa, bem como toda a metodologia a ser utilizada para o desenvolvimento da atividade proposta. Avaliao: interessante descrever os desempenhos a serem observados, bem como os critrios de avaliao que sero utilizados. O(a) cursista precisa saber de que forma ser avaliado. Concluso: fechar a webquest com sentenas ou questionamentos que motivem o(a) cursista a buscar mais informaes, dando continuidade ao trabalho de investigao. interessante que o(a) cursista tenha compreenso do que aprendeu a partir da atividade, gerando-se um processo de autoavaliao. importante estimular o(a) cursista a aprender a aprender.

Referncias
Inserir outras fontes de referncias que os(as) cursistas podem utilizar para novas pesquisas. www.webeduc.mec.gov.brwebquestindex.php www.webquesr.futuro.usp.br

Desafio
Que tal voc pesquisar na Internet alguns exemplos de Webquests voltados para a rea de seu curso? Depois de suas pesquisas, compartilhe com seus colegas no ambiente virtual de aprendizagem. Aps refletir sobre as webquests encontradas, hora do desafio. Tente elaborar uma webquest sobre um tema que voc est estudando em seu curso. Os professores/tutores podero organizar um portflio com todos os exemplos de webquests elaborados pelos cursistas. interessante que essa atividade seja realizada de forma

16

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

colaborativa, para que voc troque experincias com seus colegas no ambiente virtual de aprendizagem.

Saiba Mais

Audioconferncia, Videoconferncia, Webconferncia e TV Digital


Outras possveis tecnologias muito recorrentes no contexto da EAD so a audioconferncia15 , na qualvoc s escuta o que o outro est dizendo e pode ser feita mesmo por telefone. O custo baixo, mas no h visualizao do contedo. A audioconferncia consiste na realizao de uma conferencia entre dois ou mais interlocutores por meio de udio. Em geral, realizada utilizando-se canais de comunicao , tais como: canal de voz, ondas de rdio, softwares de comunicao e voz. Para melhorar um pouco, poderamos pensar em videoconferncias, que, alm de permitirem uma visualizao do que est sendo dito (e de quem est falando), podem tambm permitir a interatividade. O problema deste tipo de tecnologia que envolve mais custos e tambm precisa ser agendada.

15

Segundo Moore e Kearsley (2007, p. 88): Os participantes de uma audioconferncia so conectados por linhas telefnicas. Os participantes individuais podem utilizar seus telefones usuais, ao passo que os grupos podem usar um fone ou kits de alto-falantes e microfones de mesa especialmente criados. Para que um nmero significativo de participantes interaja desejvel usar uma ponte que conecte as linhas automaticamente.

Saiba Mais
16 A webconferncia uma ferramenta importante que vem se destacando no contexto da Educao a Distncia. Funciona por meio do aplicativo Adobre Acrobat Connet Promeeting. A seguir, observe alguns recursos disponveis na webconferncia.

Segundo Leite (2009, p. 113):


Videoconferncia uma discusso que permite o contato visual e sonoro entre pessoas que esto em lugares diferentes, dando a sensao de que os interlocutores se encontram no mesmo local. Permite no s a comunicao entre um grupo, mas tambm a comunicao pessoa a pessoa.

Tambm h uma ferramenta atual chamada de webconferncia16, ou seja, pode meio das facilidades da WEB, voc pode estabelecer a comunicao com bastante interatividade, utilizando recursos como som, imagem, textos, vdeos, etc. Outra tecnologia a famosa TV, simples de usar e de fcil acesso. O problema do uso da TV na EAD que requer um alto custo de produo (so necessrios profissionais capacitados, como professores, roteiristas, diretores, cmeras, etc.), equipamentos especiais e tambm no permite que haja interao. A TV digital tambm se revela como uma tecnologia promissora no contexto atual.

Chat privado Comunicao em udio Compartilhamento em vdeo Compartilhamento da tela do computador, de apresentaes e documentos, vdeos Upload e download de arquivos Quadro branco para anotaes e desenhos Bloco de notas Gravao de reunies/aulas/ conferncias/palestras

17

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Fique por Dentro


17 A TV digital vem se destacando no cenrio atual com a promessa de maior interatividade no futuro prximo.

Veja o que Kenski afirma (2008, p.37).


A televiso digital17 uma inovao tecnolgica que garante ao telespectador alta definio de imagem e som. Sua transmisso pode ser feita via terrestre, atravs de ondas de radiofrequncia, por satlite, cabo ou internet. Articulado internet, esse sistema utiliza conexes de alta velocidade para transmitir os sinais digitais. Entre suas vantagens esto a coexistncia automtica das tecnologias j conhecidas de internet (web, e-mail, etc.), com o envio de vdeo e udio, e das formas de recepo da televiso. Proporciona, assim, a transmisso e recepo de maior quantidade de contedo por uma mesma frequncia, com alta qualidade na imagem e no som.(KENSKI, 2008, p.37).

E voc, o que acha destas tecnologias? J utilizou algumas? Como pudemos observar, em vrias das tecnologias (as mais usadas e de menor custo em mdia), o uso do computador fundamental. Vamos continuar conversando um pouco sobre tecnologia, focalizando o uso do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem?

O Computador como Ferramenta de Ensinoaprendizagem


O computador utilizado para vrias finalidades. No comrcio, na indstria, nas empresas, nos hospitais, alm de vrios outros locais, o computador assume especial relevncia nas atividades profissionais, visando praticidade, velocidade no trnsito de informaes, rapidez no atendimento ao cliente, segurana das informaes, alm de vrias outras funes que os computadores assumem nessa diversidade de contextos. Quando um empresrio utiliza o computador, certamente ele organiza os fluxos administrativos que so importantes no gerenciamento e na organizao das atividades no mbito empresarial. Em outro exemplo, quando o mdico utiliza o computador, a preocupao com a organizao de dados nos pronturios e fichas cadastrais dos pacientes uma constante. J um publicitrio ir explorar todas as potencialidades grficas e os recursos audiovisuais do computador, visando criao de anncios publicitrios por meio da integrao de diferentes linguagens (a linguagem verbal, a fotografia, o vdeo, o som, a imagem, etc.).

18

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

No contexto escolar, os computadores so utilizados como ferramentas de ensinoaprendizagem. Assim, o computador passa a assumir a funo de facilitador dos processos de ensino-aprendizagem, por meio da utilizao didtico-pedaggica dos professores. Muito se tem observado que os computadores chegaram s escolas sem um planejamento de polticas pblicas voltadas incluso digital de professores e alunos. Nesse sentido, o computador entra nas escolas, mas nem sempre so utilizados de forma crtica pelos docentes e discentes, tendo em vista a necessidade de ainda repensar propostas de projetos e planejamentos para a utilizao adequada dos computadores com fins pedaggicos.

Saiba Mais
19 Segundo Lourdes Martins (2006), o termo letramento digital envolve diferentes tipos de alfabetizao necessrios para acessar, interpretar, criticar e participar das novas formas emergentes no contexto social da cibercultura.

Dessa forma, preciso revisitar conceitos como letramento digital18 e alfabetizao19 digital, investindo-se na qualificao profissional dos docentes. Professores e alunos precisam estar dinamicamente inseridos no universo da cibercultura, compreendendo a tecnologia de forma crtica, conquistando a autonomia nos usos das novas tecnologias da informao e comunicao. A incluso digital implica necessariamente o domnio das Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC), computadores, softwares, aplicativos, artefatos tecnolgicos, recursos e servios on line. No basta apenas o indivduo ter acesso ao computador, mas preciso educar os sujeitos para os usos crticos da tecnologia, investindose em uma educao para o mundo digital. Esse o papel da escola: contribuir para a formao de sujeitos crticos, cidados conscientes de seus direitos e deveres no mundo globalizado e tecnolgico em que vivemos.
20

Saiba Mais
18 Letramento digital: certo estado ou condio dos que se apropriam da nova tecnologia digital e exercem prticas de leitura e de escrita na tela. No apenas a tela do computador que gera um novo tipo de letramento, mas todos os mecanismos de produo, reproduo e difuso da escrita e da leitura no mundo digital. (SOARES,2002).

No entanto, a insero dos computadores nas escolas nem sempre ocorre de forma adequada. Laboratrios equipados com computadores de ltima gerao so, muitas vezes, subutilizados nas escolas pela falta de profissionais aptos a utilizarem os recursos tecnolgicos de forma crtica e planejada. Assim, muitos professores ainda seguem utilizando os computadores passivamente, mantendo aulas tradicionais que priorizam o computador no como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem, mas como um fim em si mesmo. Se o computador no

19

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Saiba Mais
20 Voc j ouviu falar no projeto Tabuleiro digital da Bahia? Trata-se de uma experincia piloto, visando incluso digital, por meio de tabuleiros digitais, ou seja, terminais de computadores ligados Internet, rodando software livre por 24 horas. O tabuleiro digital foi projetado para uso rpido e gil, como o tempo de comer um bom acaraj ou ler alguns e-mails. Esse projeto foi desenvolvido pela UFBA, no incio de 2004 e j um sucesso na Bahia. Quer conhecer um pouco mais sobre o projeto? Acesse: www. tabuleiro.faced.ufba.br

funciona, o professor acha que no tem condies de dar aulas, como se a mquina fosse capaz de substitu-lo. Os alunos, por sua vez, vo copiando e colando textos da Internet, sem orientaes para a realizao de pesquisas e a explorao das ferramentas que o computador pode proporcionar.

Muito j se tem avanado em termos das discusses sobre a tecnologia educacional. Aos poucos, os docentes comeam a perceber que a tecnologia no est competindo com a funo do professor, pelo contrrio, os meios tecnolgicos esto auxiliando o trabalho dos docentes na organizao de aulas, gerenciamento de atividades de pesquisa, planejamento, elaborao de projetos, alm de outras aes pedaggicas. Segundo Leite(2009, p. 15):
Ao trabalhar com os princpios da TE, o professor estar criando condies para que o aluno, em contato crtico com as tecnologias da/na escola, consiga lidar com as tecnologias da sociedade sem ser por elas dominado. Este tipo de trabalho ser facilitado na medida em que o professor se apropriar do saber relativo s tecnologias, tanto em termos de valorao e conscientizao de sua utilizao (por que e para que utiliz-las), quanto em termos de conhecimentos tcnicos (como utiliz-las de acordo com as suas caractersticas) e de conhecimento pedaggico (como integr-las ao processo educativo).

Certamente, esse um dos grandes desafios da educao na era da cibercultura, ou seja, preciso dominar as novas tecnologias, sem se deixar dominar. Para Kenski (2008, pp. 43-44), educao e tecnologias so indissociveis. Segundo a autora, usamos muitos tipos de tecnologias para aprender e saber mais e precisamos da educao para aprender e saber mais sobre tecnologias. Ainda analisando as relaes entre tecnologias e educao, Kenski (2008, p. 66) comenta:
Os computadores e a Internet tm sido vistos, sobretudo, como fontes de informao e como ferramentas de transformao dessa informao. Mais do que o carter instrumental e restrito do uso das tecnologias para a realizao de tarefas em sala de aula, chegada a hora de alargar os horizontes da escola e de seus participantes, ou seja, todos.

Seja no ensino presencial, seja na EAD, os computadores esto cada vez mais se transformando em tecnologias essenciais que podem facilitar o processo de ensinoaprendizagem. O importante que consigamos refletir sobre os usos crticos do computador, no sentido de utilizarmos a tecnologia de forma autnoma.

20

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Quando se aborda a relao entre educao e tecnologia, o importante discutir os usos que fazemos dos recursos tecnolgicos. Como sabiamente aborda Freire (1992, p.133):
O que parece fundamental para ns, hoje, mecnicos ou fsicos, pedagogos ou pedreiros, marceneiros ou bilogos a assuno de uma posio crtica, vigilante, indagadora, em face da tecnologia. Nem, de um lado, demonologiz-la, nem, de outro, diviniz-la. (FREIRE, 2002, p.133).

A tecnologia no poder ser temida, nem divinizada. preciso reavaliar os usos dos meios tecnolgicos, tentando-se combater a utilizao passiva e mecnica das novas tecnologias. Na tica freireana, o uso da tecnologia est imbudo das funes ideolgicas, sociais, histricas, polticas e culturais. Portanto, o processo de ensino-aprendizagem a partir dos recursos tecnolgicos dever estar ancorado na leitura crtica de mundo, visando possibilidade de se construir uma educao para autonomia e transformao social.

O Computador como Ferramenta de Pesquisa


Estamos inseridos(as) na Sociedade Tecnolgica e cada vez mais o computador tem se revelado como ferramenta importante nas atividades de pesquisa, construo e compartilhamento de informaes. Mas como transformar informaes em conhecimento? Como elaborar, documentar e compartilhar informaes, visando construo crtica do conhecimento? De que forma voc est utilizando os meios tecnolgicos? Voc j parou para pensar nesses assuntos? Ainda no? Ento, hora de refletirmos juntos(as) sobre as ferramentas de pesquisa na Internet. Vamos l? Alguma vez voc j sentiu dificuldades para realizar suas pesquisas na Internet? O que voc tem pesquisado ultimamente? Quais os sites de pesquisa que voc tem utilizado com maior frequncia? Voc acredita que, aps o advento da Internet, as ferramentas de busca tm facilitado as atividades de pesquisa nos meios virtuais de comunicao? Como ser que as pessoas esto usando as ferramentas de pesquisa na Internet?

21

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Na Internet, h vrias ferramentas de pesquisa. Apenas para citar algumas, temos:


Google http://www.google.com.br/ Yahoo http://br.yahoo.com/ Altavista http://br.altavista.com/

Quais as ferramentas de pesquisa que voc utiliza com maior frequncia? Desses exemplos, o Google tem assumido especial destaque pelo seu poder de difuso de informaes e pelas ferramentas que apresenta, tais como: bloco de notas, Google Docs, Google Groups, Gmail, calendrio e vrias outras.

Vamos priorizar o Google, uma das mais poderosas ferramentas de pesquisa da Internet. Voc conhece o Google? Certamente voc deve ter respondido: Claro que sim, quem no conhece o Google? Mas de que forma voc est utilizando o Google? Quais ferramentas do Google que voc utiliza com maior frequncia? Vamos participar de uma enquete sobre o tema?

Qual tal uma pausa para enquete?


Que tal responder enquete sobre os usos das ferramentas que o Google apresenta
( ( ( ( ) Uso apenas o Gmail do Google ) Uso o Gmail e o Google Docs ) Uso o Gmail e o Google Groups ) Uso o Gmail e o Bloco de Notas

( ) Conheo e uso todas as ferramentas do Google (Bloco de Notas, Gmail, Google Docs, Calendrio, etc.) ( ) No uso o Gmail e no conheo seus recursos

Vamos pesquisar?
A Internet apresenta-se como uma fonte imensa de possibilidades de conseguirmos novas informaes. Podemos utilizar diversas mdias, textos, vdeos, animaes, udio, linguagens diversas, alm de outros recursos importantes para nos ajudar a construir mais

22

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

conhecimento. Voc j deve ter percebido que atualmente, uma das ferramentas de construo de conhecimento mais poderosa o Google21. Desse modo, normalmente, quando planejamos pesquisar na Internet, pensamos automaticamente no Google, visando encontrar artigos ou notcias sobre um determinado assunto.
21

Saiba Mais
Este mecanismo de busca na Internet, que o mais poderoso da atualidade, pode ser acessado em www. google.com.br

Hiperlinks: dicas para pesquisa


Quem j no se sentiu um pouco perdido(a) diante do universo ilimitado da Internet? Umberto Eco comenta que a Internet parece uma imensa floresta, quanto mais voc tenta se encontrar, mais voc tem a sensao de estar perdido(a). Com o objetivo de tentar orientar suas pesquisas nessa floresta de informaes, selecionamos alguns sites que podero auxiliar as suas atividades de busca por contedos cientficos e pedaggicos.

Veja a seguir as dicas de sites para pesquisa. http://scholar.google.com.br - Endereo de um dos mais abrangentes sites de pesquisa. http://www.dominiopublico.gov.br - Site do MEC que disponibiliza imagens, textos, vdeos sobre diversos assuntos de diferentes reas. http://www.bn.br - Site oficial da biblioteca nacional com grande acervo para pesquisa http://www.portacurtas.com.br - Portal da Petrobrs com curtas, alm de seo especial para orientao do uso de curtas com finalidades pedaggicas. http://www.prossiga.br/bvtematicas/ - Oferece uma ampla relao de bibliotecas virtuais sobre temas variados. http://www.aprendebrasil.com.br portal com diversos contedos para professores e alunos. http://www.louvre.fr site de um dos museus mais famosos do mundo: o museu do Louvre na Frana. http://www.museuvirtual.com.br/ - museu virtual de arte brasileira http://www.educarede.org.br/ - site que d dicas de projetos, textos e experincias na rea de educao. http://revistaescola.abril.com.br/home/home.shtml - revista eletrnica sobre educao http://www.scielo.br portal de pesquisa eletrnica de artigos cientficos sobre diversas reas.

23

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

http://www.periodicos.capes.gov.br/ - portal de peridicos eletrnicos da CAPES http://libdigi.unicamp.br portal da biblioteca digital da UNICAMP http://www.teses.usp.br portal de teses e dissertaes eletrnicas da USP

Agora com voc! Mos obra!


Vamos continuar praticando? Que tal agora voc compartilhar com seus colegas outros sites de pesquisa que voc utiliza com frequncia? Participe de um frum de discusso, compartilhe suas pesquisas e fornea outras dicas de pesquisa para seus colegas. importante voc ir registrando suas leituras, pesquisas e experincias, a fim de posteriormente realizar uma sntese autoavaliativa da construo de sua aprendizagem.

Ainda refletindo sobre a pesquisa na Internet


Em seus estudos, uma das maneiras mais eficazes de construir conhecimentos por meio da pesquisa. Pesquisando, voc consegue encontrar informaes novas, consegue refletir sobre seus achados e pode documentar e socializar as pesquisas realizadas. Neste sentido, a Internet apresenta uma fonte imensa de possibilidades para conseguirmos novas informaes. Podemos utilizar diversas mdias, textos, vdeos, animaes, udio, linguagens diversas, alm de outros recursos importantes para nos ajudar a construir mais conhecimento. Como j comentamos, atualmente, o Google uma das ferramentas de pesquisa mais utilizadas pelos internautas. Este mecanismo de busca na Internet, que o mais poderoso da atualidade, pode ser acessado em www. Google.com. Veja a interface do Google:

No retngulo que fica imediatamente abaixo da marca Google, voc digita as palavras que deseja buscar na Internet. No entanto, como h muita informao, para obter os resultados mais adequados para suas necessidades, preciso tomar alguns cuidados ao realizar uma pesquisa. Veja as dicas para voc comear a pesquisar melhor na Internet. 1. Seja sempre o mais especfico(a) possvel. Por exemplo: se voc deseja realizar uma pesquisa sobre a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, voc precisa ser bem especfico. Escreva copa do mundo de 2014 em vez de colocar apenas Copa do Mundo. 2. Quando voc estiver procurando por uma frase exata, coloque-a entre aspas. Assim: Postura do Aluno de EAD em vez de: postura do aluno de EAD. A primeira opo lhe trar somente resultados que contm a frase exata, enquanto que a segunda lhe trar resultados que contm uma combinao qualquer das palavras procuradas.

24

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

3. Do mesmo jeito que voc pode ir inserindo palavras em sua busca (utilizando sinal de +), voc tambm pode excluir palavras da busca, colocando um sinal de imediatamente frente da palavra que voc no quer que aparea na sua busca. 4. Se voc sabe em que categoria a sua busca se enquadra, uma boa maneira de obter resultados mais precisos usar o Diretrio do Google (http://www.google.com. br/dirhp). L voc pode decidir que s quer buscar notcias sobre tecnologia, por exemplo. E agora, que tal voc realizar algumas experincias? Em quais sites voc consegue pesquisar sobre a postura do aluno na EAD? Quais as combinaes de palavras que deram mais certo em suas pesquisas? O que voc conseguiu encontrar sobre a postura do aluno na EAD? Que tal continuar compartilhando suas experincias de pesquisa com seus colegas e professores/tutores no ambiente virtual de aprendizagem?

Navegando rumo pesquisa na Internet: outras dicas importantes


Antes de iniciar qualquer pesquisa na Internet, preciso que voc tenha em mente qual o objetivo de sua pesquisa. Voc precisa se questionar: O que irei pesquisar? Por que irei pesquisar tais assuntos? Como irei realizar a pesquisa? Em que fontes procurar? Com o intuito de auxiliar nossa navegao rumo pesquisa na Internet, h diversos recursos bastante utilizados, como voc pode observar a seguir. Wikipedia - Disponvel em http://pt.wikipedia.org Trata-se de uma enciclopdia virtual, na qual os prprios usurios da Internet foram construindo os verbetes (isto , as informaes sobre cada entrada), de maneira voluntria. O projeto foi ficando to popular que, atualmente, a wikipedia um dos quinze websites mais visitados no mundo. A grande vantagem da wikipedia que ela de graa, estando disponvel na Internet tanto para quem quiser consultla quanto para quem quiser ajudar a construir seus verbetes. Ento, quando voc quiser procurar alguma definio especfica na web, uma boa ideia ir ao Google e digitar termo que procura wikipedia. Por exemplo, digamos que precisamos saber mais sobre Aprendizagem na Educao a Distncia, ento, vamos ao Google e digitamos: Aprendizagem na Educao a Distncia+wikipedia.

YouTube - Disponvel em http://br.youtube.com/ Trata-se de uma ferramenta na qual ficam disponveis gratuitamente muitos vdeos sobre os mais variados temas. Quem se lembra dos vdeos indicados nas referncias deste mdulo de Introduo EAD? Pois,ento, eles esto l no YouTube. Da mesma maneira que voc pode encontrar e baixar vdeos de l, tambm pode colocar l os seus vdeos para o mundo. Que tal fazer uma pesquisa sobre os vdeos

25

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

mais interessantes que voc encontrar sobre EAD? Compartilhe suas pesquisas com os demais colegas no ambiente virtual de aprendizagem.

Os Livros do Google22 Esta recente ferramenta do Google permite que faamos pesquisas em livros inteiros, disponibilizados por meio de acordos entre Google e editoras. Se o livro no for protegido por direitos autorais ou se a editora conceder permisso, tambm possvel visualizar um trecho do livro e, em alguns casos, o texto na ntegra. Se ele for de domnio pblico, voc pode fazer o download de uma cpia em PDF. No interessante? O Google tambm permite que voc v acumulando os livros que baixou em um espao particular, a sua biblioteca. Vinculada sua conta Google, ela permite que voc acesse seus livros de qualquer computador.

Hiperlink
22 Quer conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta? Ento, acesse http://books. google.com.br

Bibliotecas Pblicas e Artigos Cientficos Existem tambm outras fontes importantes que podemos utilizar, quando estamos procurando artigos cientficos. A primeira delas o prprio Google Acadmico23, que nos permite procurar por artigos publicados em revistas e conferncias cientficas. Outra boa biblioteca disponvel o SCIELO (www.scielo.br/) - trata-se de uma biblioteca eletrnica, que abrange uma coleo selecionada de peridicos cientficos brasileiros. Uma outra possibilidade para quem da rea de sade o BVS (Biblioteca Virtual em Sade).

Hiperlink
Que tal conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta? Acesse: http://scholar.google. br
23

26

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Grupos do Google Trata-se de uma ferramenta, que permite ao usurio encontrar rapidamente outras pessoas com os mesmos interesses, acessar informaes e comunicar-se de forma rpida e fcil, por e-mail e pela web. Voc pode utilizar os grupos do Google para encontrar (ou navegar) mais informaes sobre assuntos diferentes. Por exemplo, se voc quiser saber mais sobre Educao a Distncia possvel achar uma discusso ou um grupo sobreo assunto. Tambm possvel, se voc quiser criar uma rea especfica para discutir e trocar arquivos, criar o seu prprio grupo. Por fim, existem vrios grupos na Internet24 que podem j estar discutindo assuntos do seu interesse. s se inscrever neles. Vamos l?

Hiperlink
24 Para procurar grupos ou criar o seu prprio, voc deve acessar http://groups.google. com.br/, a pgina inicial dos grupos do Google.

Voc Sabia?
Voc sabia que o flashmeeting um novo aplicativo que est sendo usado na educao? Veja o texto a seguir sobre tal aplicativo: Uso do Flashmeeting na educao Por Daniela Melar Barros e Alexandra Okada O flashmeeting um aplicativo on-line fruto do projeto OpenLearn que desenvolvido pela Open University, cujo objetivo propiciar aprendizagem aberta atravs do acesso de recursos educacionais abertos e tecnologias gratuitas para formao de redes de aprendizagem. O OpenLearn foi construdo na plataforma Moodle e composto por dois ambientes virtuais de aprendizagem: LearningSpace e o LabSpace. O Learning space http://openlearn.open.ac.uk/ um espao de aprendizagem com materiais de acesso gratuito para alunos, professores e instituies. [...]. Fonte: Galxia da Educao a Distncia. Boletim da ABED - Associao Brasileira de Educao a Distncia. 2010, p. 10.

Atividades e Orientaes de Estudos


Vamos praticar um pouco? hora de voc tentar colocar em prtica alguns dos contedos abordados at o momento.

27

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Saiba Mais
25 Clipping uma expresso idiomtica da lngua inglesa, uma gria, que define o processo de selecionar notcias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicao, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona.

Atividade 1 - Organizando um clipping

Com base nas tecnologias abordadas at o momento, continue pesquisando sobre o tema e procure notcias em jornais, revistas, sites sobre tecnologias recorrentes no contexto da Educao a Distncia. Que tal elaborar um clipping com as notcias, reportagens e artigos pesquisados? O clipping25 uma estratgia interessante para voc organizar suas pesquisas e divulgar sua produo com os demais colegas. Crie um ttulo para o seu clipping e compartilhe experincias com os demais colegas nos fruns de discusso propostos para debater os usos das tecnologias na EAD.

Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia. org/wiki/Clipping Acesso em: 20 jan 2010.

Atividade 2
hora de praticar. No basta apenas conhecer todas as ferramentas que podem ajudar suas pesquisas26 na Internet. preciso praticar muito e pesquisar cada vez mais. Vamos trocar experincias de pesquisa na Internet? sua vez de mostrar que compreendeu bem os assuntos propostos at o momento. Se precisar de ajuda, tire suas dvidas com os professores e tutores que estaro acompanhando seus percursos de aprendizagem. Vamos l? 1. Usando as dicas de pesquisa apresentadas anteriormente, faa uma busca por dois sites relativos rea do seu curso. Poste os seus links no espao colaborativo e visite os sites que seus colegas encontraram. Quais os melhores sites? Por qu? 2. Com a opo busca por categorias oferecida pelo Google, pesquise duas notcias recentes sobre a sua rea. Discuta com seus colegas no chat (que ser marcado esta semana, no espao colaborativo) o que mais lhe chamou ateno. 3. Faa uma busca no Youtube e veja se encontra vdeos sobre o seu curso. O que voc achou mais interessante? Disponibilize os links encontrados no espao colaborativo e veja o que seus colegas encontraram. 4. Utilizando as Ferramentas Livros do Google e as Bibliotecas Pblicas listadas anteriormente, escolha dois artigos cientficos sobre a rea do seu curso e faa um pequeno resumo sobre eles. Disponibilize o resultado no ambiente virtual de aprendizagem. 5. Liste, no espao colaborativo, dois grupos disponveis dentre os grupos do Google que podem ser interessantes para voc.

Hiperlink
26 Para ajudar voc nas atividades de pesquisa, observe as dicas a seguir e continue refletindo mais sobre o tema. http://www.baboo. com.br/absolutenm/ templates/content.asp ?articleid=4710&zone id=24&resumo= (Bom tutorial com dicas sobre como pesquisar no Google) http://www.google. com.br/help/basics. html http://japs.etc. br/2006/03/algumasdicas-para-otimizarsuas-buscas-nogoogle/ http://www.educacao. pe.gov.br/principal/ exibir_conteudo. asp?CO_ITEM=35&CO_ ABA - link do projeto Informtica para a Comunidade http://imasters.uol. com.br/artigo/6998 http://www. guiadohardware.net/ comunidade/tecnicoinformatica/310334/ http://pt.wikipedia. org/wiki/Informatica

Registrando sua pesquisa: a importncia do Bloco de Notas


Voc tem o hbito de anotar suas pesquisas realizadas na Internet? Voc costuma ir registrando seus percursos de pesquisa, anotando tudo sobre suas leituras e seus sites de pesquisa preferidos? No? Ento, bom comear a rever sua postura. Sabemos que a pesquisa extremamente importante, mas no basta apenas pesquisar, preciso registrar o que pesquisamos cotidianamente.

28

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Quando no temos o hbito de registrar nossas pesquisas, muitas informaes podem ser perdidas. Ento, bom evitarmos a perda de informaes que podem ser teis no futuro. A ferramenta do Bloco de Notas pode ser muito interessante para registrar suas pesquisas. Vamos continuar refletindo sobre o assunto?

Conhecendo melhor o Bloco de Notas


Iremos priorizar a ferramenta do Bloco de Notas do Google. Voc conhece essa ferramenta? O Google Notas (ou Google Notebook, se o seu navegador estiver em ingls) uma ferramenta disponibilizada pela Google que permite procurarmos, recortarmos (as coisas mais interessantes) e organizarmos as informaes em um s lugar, que fica acessvel em qualquer computador. Para acessar este recurso, basta acessar www.google.com.br/ notebook e fazer o login na pgina inicial do Google Notas com o nome de usurio e senha da sua conta Google. Em seu primeiro acesso, voc vai precisar baixar a extenso do Google notas para o seu navegador (no se preocupe, o assistente de instalao vai guiar voc direitinho). Quando a instalao for concluda, o assistente vai pedir que voc reinicie o seu navegador. Assim que voc fizer isto, voc ver o cone do Google Notas (um caderninho de capa azul) no canto inferior direito da janela. Para abri-lo, basta clicar no cone, que abre o Google notas mini, onde voc pode salvar todos os links (e trechos de pginas) interessantes que voc encontrar. A interface do Google Notas mini, onde anotamos os links interessantes sobre EAD, apresenta-se na figura a seguir:

Se voc achar complicado visualizar o Google notas dentro do navegador (isto , com esta interface pequenininha a), voc tambm pode ativar o modo de exibio de pgina inteira. Para isto, s clicar no nome do bloco de notas no Google Notas mini ou efetuar login diretamente em www.google.com.br/notebook, ou expandir o bloco de notas mini, usando o cone de seta da barra de ttulo. Neste momento, voc deve estar se perguntando.
Mas como eu fao para adicionar recortes ao meu bloco de notas?

Para fazer isto, basta clicar com o boto direito do mouse no texto, imagem ou link que voc quer guardar e selecionar Anotar isto (Google Notas) no menu. Voc tambm pode realar o texto ou as imagens em qualquer pgina web e clicar no boto Recortar em seu bloco de notas mini. Voc tambm pode adicionar os resultados das suas pesquisas no Google ao seu bloco de notas. Para isto, basta clicar no link Anotar isto que aparece na

29

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

parte inferior de todos os resultados de pesquisa. Toda vez que voc adiciona uma nota, fica disponvel uma barra amarela embaixo dela. Se voc clicar no link adicionar comentrio, abre-se um espao para que voc comente sobre aquela nota. Que tal realizarmos uma experincia? Vamos voltar aos sites que voc pesquisou anteriormente e retome os achados de suas pesquisas realizadas naquele momento. Agora, para cada site pesquisado/selecionado, adicione uma nota em seu bloco de notas e faa um comentrio, ou seja, diga o que voc achou sobre o site pesquisado. Depois compartilhe suas experincias com os demais colegas em um frum de discusso que ser orientado pelos professores e tutores que estaro acompanhando seus percursos de aprendizagem.

Vale lembrar que podemos fazer todas as operaes comuns com os blocos de notas (adicionar notas, reorganizar, dividir em pastas). Mas estas opes (por questes de espao) s estaro disponveis no modo pgina inteira. Uma facilidade interessante dos blocos de notas que, alm de ficarem acessveisem qualquer computador on-line onde voc estiver, eles podem ser compartilhados com os seus colegas. Para isto, basta clicar em opes de compartilhamento (fica no canto superior direito da interface). Abre-se uma interface27 onde voc pode convidar outras pessoas para construrem as notas junto com voc (compartilhar seu bloco com elas permitir que elas acessem, adicionem e excluam contedos no bloco). Voc tambm pode publicar seu bloco de notas na web (neste caso, o pblico vai s poder ver as suas notas e os seus comentrios sobre estas).

Saiba Mais
27 A construo compartilhada de textos tem se tornado cada vez mais frequente com os avanos das novas tecnologias. Em seu curso a distncia, voc pode utilizar muito essa escrita compartilhada e interativa para realizar trabalhos em grupo e trocar experincias, leituras e pesquisas com outros colegas.

Aprenda Praticando
Agora com voc! Vamos utilizar a ferramenta bloco de notas para registrar nossas pesquisas na Internet? Preparado(a) para o desafio?

Atividade 1
Em grupos de quatro alunos, criem e compartilhem um bloco de notas sobre o tema do seu curso. Cada grupo deve incluir, em seu bloco, comentrios sobre os links fornecidos na seo anterior e acrescentar, pelo menos, cinco links comentados. Publiquem o seu bloco de notas na web e postem o endereo dele noespao colaborativo da disciplina no ambiente Moodle.

Atividade 2
Agora, visitem o bloco de notas de, pelo menos, dois grupos da sua turma. Comentem no espao colaborativo sobre os links que os outros alunos acharam e vejam o

30

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

que poderia ser acrescentado ao seu prprio bloco de notas.

Usando o chat no e-mail: conhecendo melhor o Gmail e o Gtalk


Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas para e-mail o GMAIL, e-mail da Google. Alm de ser de fcil utilizao, o GMAIL permite que voc guarde uma quantidade enorme de e-mails em sua conta, gratuito e conta com uma srie de ferramentas integradas, como bloco de notas, agenda, chat, Google Docs, etc. Para completar, como um webmail (isto , um e-mail que acessamos de dentro de um navegador web (normalmente o Internet Explorer ou o Firefox), voc pode acessar o seu e-mail de qualquer lugar de onde estiver. No bom? Neste momento, voc deve estar se perguntando o que fazer para acessar essa maravilha toda? O primeiro passo criar uma conta do Gmail em http://mail.google.com/ mail/signup. Voc deve preencher o cadastro, dizer ao Google o nome de usurio que voc deseja ter e a senha. Vale lembrar que para evitar o recebimento de spam (e-mail indesejado), o Google exige que cada nome de usurio tenha, pelo menos, 6 caracteres de comprimento. possvel que o seu nome de usurio j tenha sido escolhido por outra pessoa (afinal, o gmail tem, pelo menos, 50 milhes de usurios). Se for este o caso, infelizmente voc ter que escolher um novo. Uma vez que o cadastro foi realizado, agora s comear a utilizar. Para comear a enviar mensagens s fazer o seguinte: (1) acesse http://www.gmail.com; (2) na pgina que aparece, voc deve digitar o seu login e a sua senha (isto , aquela que voc escolheu ao se cadastrar). Ento, ir abrir uma pgina semelhante apresentada abaixo.

Para enviar um e-mail, s clicar em Compose e-mail/Escrever e-mail (isso depende, se o seu Gmail estiver em ingls ou em portugus), ir abrir a janela a seguir:

31

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Fique por Dentro


Essa ferramenta conhecida como GTALK, trata-se do chat do gmail. Assim, voc pode escrever e-mails, realizando a comunicao assncrona, como tambm pode interagir por meio do chat (Gtalk), usando a comunicao sncrona.
28

Para enviar uma mensagem a algum, a primeira coisa a fazer enderear o e-mail. O destinatrio principal especificado no campo para, To. Se voc quiser enviar o mesmo e-mail para mais algum, pode especificar os endereos extras no campo Cc. Adicionalmente, s vezes queremos enviar um e-mail com cpia invisvel para algum (isto , no desejamos que o destinatrio saiba que outra pessoa est recebendo a cpia). Neste caso, especificamos o endereo a receber a cpia no campo Cco (Bcc). Para terminar, preciso digitar um ttulo no campo assunto (este campo importante, porque indica para o destinatrio o assunto da mensagem). No campo mensagem, escrever a mensagem para a pessoa para quem se est enviando o e-mail. Para terminar, s clicar em Enviar. s vezes, tambm queremos enviar um arquivo qualquer, juntamente com a mensagem de e-mail. Ento, j tendo clicado em Escrever e-mail, na janela que abre, encontramos a opo Anexar um arquivo (fica imediatamente abaixo do campo assunto). Na janela que aparece, localizar e selecionar o arquivo a ser enviado no seu computador (em C:\, A:\,...). Se desejar anexar mais arquivos, clicar em Anexar outro arquivo e prosseguir anexando. Uma outra particularidade sobre o gmail que ele possui ferramenta de chat28 integrada. medida que voc vai enviando e-mails, o Gmail29 inclui os endereos em sua lista de contato. Assim, toda vez que voc acessa sua conta de e-mail, aparece uma lista de seus contatos esquerda da janela de e-mail. Assim, voc pode ver se seus contatos esto online ou no (contatos online aparecem com a bolinha verde ao lado do nome). Ento, se voc quiser participar de um chat (isto , falar com seus contatos online), s clicar no nome deles (o Gtalk abre uma janelinha separada) e comear a digitar.

Hiperlink
29 Acesse os hiperlinks a seguir e aprofunde suas reflexes sobre o assunto. http://wnews.uol. com.br/site/noticias/ materia_especial. php?id_ secao=17&id_ conteudo=423&id_ coluna= - tutorial bem simples Sobre o Gmail http://mail.google. com/mail/help/intl/ptBR/about.htmail-10 Razes para utilizar o Gmail http://mail.google. com/support/ ?ctx=about&hl=pt_BR - Central de ajuda do Gmail

32

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Vamos Praticar?
Crie para voc uma conta no Gmail. Agora, poste no espao colaborativo o seu novo e-mail. Escolha trs endereos de seus colegas e adicione-os a sua lista de contatos no Gmail. Agora, s combinar um horrio em que todos estejam online para poderem experimentar as ferramentas do Gtalk!

Compactando os seus arquivos


No dia a dia (seja no contexto do nosso curso de EAD, seja no dia a dia como usurios), estamos sempre manipulando arquivos (recebendo, enviando, guardando em pastas, cds, etc). Um fator complicador atualmente que os arquivos que temos esto ficando cada vez maiores. Assim, uma habilidade til para ns - especialmente quando estamos compartilhando arquivos - saber compactar e descompactar arquivos. Alm de servir para diminuir o tamanho dos arquivos, compactar30 tambm serve para: 1. Proteger a confidencialidade de seus arquivos. Como a maioria dos compactadores de arquivos (Winzip, WinRAR, PowerAchiver) permite que voc defina senhas para os arquivos compactados, voc pode compact-los assim, e s algum de posse da sua senha poder descompact-los. 2. Organizar os seus arquivos. Os compactadores tambm permitem que voc compacte vrios arquivos dentro de um s. Isto pode ser til, por exemplo, quando voc vai enviar vrios arquivos por e-mail para algum (fotos, textos, etc). Ao invs de enviar muitos arquivos anexados, basta enviar um nico arquivo compactado, contendo tudo o que voc quiser. Alm de manter o tamanho do e-mail menor, ajuda a quem vai receber a sua mensagem.

Hiperlink
Vamos continuar pesquisando um pouco mais? Veja as dicas de hiperlinks a seguir:
30

http://www. powerarchiver.com/ download/ - download do Powerarchiver http://www.winzip. com/downwz.htm download do Winzip http://www.baboo. com.br/absolutenm/ templates/content. asp?articleid=2251 6&zoneid=225&res umo= - Tutorial do PowerArchiver http://www. meusdownloads.com. br/art_02.jsp - Tutorial doWinZip http://www. juliobattisti.com.br/ tutoriais/sergiocastro/ compactacao004.asp Tutorial do WinRAR

Utilizando o Google Docs: compartilhando documentos


O Google Docs uma ferramenta importante para compartilhar arquivos/ documentos na Internet. Voc pode criar uma conta acessando www.docs.google.com Por meio do Google Docs, voc pode: Abrir ou carregar arquivos do seu computador para este ambiente. Compartilhar arquivos/textos/contedos com seus colegas. Organizar os arquivos em pastas. Produzir textos de forma colaborativa.

33

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Voc Sabia?
Voc sabia que atualmente est se empregando muito o termo Cloud Computing31? Computao nas nuvens (Cloud computing) um termo utilizado recentemente para ilustrar as mltiplas potencialidades de algumas ferramentas usadas na Internet que permitem a criao e o compartilhamento de documentos/arquivos que podem ser acessados em qualquer mquina/ computador ligado(a) Internet. O Google docs um bom exemplo desse fenmeno da Cloud computing, permitindo que seus usurios tenham sempre disponveis seus arquivos no universo dinmico da Internet. Muitas empresas j esto usando a Cloud Computing como forma de promover maior segurana de arquivos importantes que precisam ser atualizados constantemente por diferentes usurios. Assim, conectados em diferentes mquinas, os usurios acessam os arquivos compartilhados no Google docs e constroem as atualizaes das informaes de forma colaborativa, o que facilita a rapidez nas trocas de mensagens importantes dentro do universo corporativo das organizaes empresariais.

Dica
Voc j conhece o Livro de Formiga sobre o assunto? O livro Cloud computing, uma publicao da Pearson.
31

O editor de textos Microsoft Word


Na EAD, voc ir precisar escrever muitas mensagens para o ambiente virtual de aprendizagem, a fim de trocar experincias com seus colegas e professores/tutores. Tambm dominar estratgias de produo textual ser importante para voc realizar seus trabalhos, organizar suas pesquisas e obter sucesso em seu curso a distncia. Para ajud-lo(a) na organizao de sua produo textual, que tal comentarmos um pouco sobre as ferramentas disponveis no editor de textos que certamente voc utilizar com maior frequncia para a realizao de seus trabalhos? Voc utiliza muito o editor de textos (Word) para elaborar sua produo textual nos meios eletrnicos? Ser que voc conhece todas as potencialidades de ferramentas que o Word oferece? Vamos tentar refletir um pouco sobre o assunto?

O Microsoft Word
Atualmente, o editor de texto mais utilizado o Microsoft Word, que um editor WYSIWYG (what you see is what you get o que voc vir na tela o que vai ser impresso) - em suas vrias verses. Isto significa que, se voc escolh-lo para digitar seus trabalhos (textos, listas de exerccio, etc), no dever ter problemas para compartilhar seus documentos com ningum. O Word faz parte do Microsoft Office (mais conhecido como Office), o conjunto de aplicativos para escritrio da Microsoft. O Office tambm inclui outros aplicativos (para apresentaes grficas, planilhas, bancos de dados, criao de pginas, etc). Estes aplicativos podem ajudar voc em dois momentos no seu curso de EAD: na documentao dos seus resultados e na apresentao destes. Nesta seo, vamos estudar como utilizar o Word 200331, que voc tem disponvel no seu polo de apoio.

Fique por Dentro


31 J h novas verses do Word, mas iremos priorizar aqui a verso do Word 2003, j que esta verso mais conhecida e utilizada por vrios usurios.

Encontrando o Word
Uma vez que voc tenha o Word instalado na mquina onde voc est trabalhando, para inici-lo, basta ir ao boto iniciar, menu de programas e encontrar um cone chamado Microsoft Office. Ao clicar nesta opo, voc dever ver as vrias opes de programas disponveis (Word, Excel, Powerpoint, Outlook). Vamos comear clicando no cone do Word

34

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

(mostrado na figura a seguir). Est certo? Podemos visualizar como os outros componentes do Office podem nos ajudar nos nossos estudos. Quando voc inicia o Word, aparece a janela abaixo (veja a figura a seguir). Nela, as bolinhas numeradas indicam alguns componentes importantes:

O nmero 1 indica a barra de ttulo. Toda vez que voc abrir um documento, a barra de ttulos mostra o nome do arquivo em que estamos trabalhando. Se voc estiver trabalhando em um documento novo que ainda no tivemos oportunidade de salv-lo, a barra de ttulos mostra Document1. Assim que voc salvar o arquivo, o nome dele aparece l na barra. Por exemplo, enquanto digito este texto, a barra de ttulos do meu Word mostra Mdulo 3 da Disciplina Tecnologia Aplicada Educao a Distncia. J o nmero 2 mostra a Barra de Menus (onde ficam os menus com todas as funcionalidades do Word). O menu mais esquerda (File, ou Arquivo, se o seu Word estiver em portugus) um dos mais utilizados. Como veremos em seguida, a partir deste menu, temos as opes de abrir novos documentos, abrir documentos existentes, salvar um documento no qual estamos trabalhando, envi-lo por e-mail e imprimir... Calma, no se desespere. Vamos conhecer cada uma destas opes uma a uma. Na regio indicada pelo nmero 3, vemos o que se chama Barra de FerramentasPadro (em cima) e a Barra de Formatao (em baixo). Nela voc pode ver vrios cones (figurinhas que tm alguma ao associada a elas). Estes cones servem para agilizar o acesso aos comandos (s vezes, usar os menus pode ser um pouco cansativo, ento o pessoal colocou as aes mais utilizadas na Barra de Ferramentas-Padro). Atravs desses cones, voc pode acessar os comandos mais diretamente do que se utilizasse os menus (Arquivo,Editar, Exibir, Inserir, etc). Na figura anterior, o nmero 4 mostra a regio do documento. Nela, o espao branco (que parece com uma folha de papel) onde voc ir digitar o texto. A barrinha na vertical indica a posio do cursor, isto , a partir de onde o que voc vai digitar, comear a aparecer. Se voc quiser mudar a posio do cursor, fcil. Pressionando a tecla enter, voc ver que o cursor se move mais para baixo, na pgina. Alternativamente, voc pode pegar o mouse e clicar em qualquer posio da pgina, que o cursor ir para l. Ao chegar ao final de uma linha, no preciso apertar enter (algum aqui j datilografou em uma mquina de escrever?); basta seguir digitando, pois o Word se encarrega de passar de linha para voc. No entanto, se voc precisar mudar de pargrafo, a sim, precisa pressionar enter. Se quiser abrir o seu pargrafo (isto , come-lo mais direita), pode apertar a tecla tab.

35

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Como abrir um Documento Novo no Word


Uma maneira de abrir um documento em branco simplesmente iniciar o Word ele j abre com um documento em branco para voc (como j visto anteriormente). Outras maneiras de criar um documento novo so as seguintes: (1) voc pode digitar CTRL+0 (e o word abre um documento novo para voc); (2) se ficar difcil lembrar a combinao de teclas, voc tambm pode clicar no cone correspondente na barra de ferramentas padro ( a folha de papel em branco que aparece mais esquerda, na regio 3 da figura anterior; (3) clicar no menu arquivo e escolher a opo novo (esta opo a mais flexvel, porque permite a criao de documentos com base em modelos elaborados de cartas, fax, etc. Que tal fazer uma experincia agora? Inicie o Word e escreva um pequeno texto resumindo as suas expectativas sobre o seu curso de EAD. Agora, que voc j escreveu o seu texto, era bom salv-lo, no era? Quando voc salva um arquivo, mesmo que haja uma queda de energia, ou que voc desligue o seu computador acidentalmente (acredite, isto acontece), o seu texto estar l. Para fazer isso, voc deve ou ir ao menu Arquivo -> Salvar, digitar CTRL+S, ou ainda clicar no cone mostrado na figura abaixo.

Se voc estiver salvando pela primeira vez, ir aparecer uma janelinha onde voc deve informar o nome do arquivo e a localizao onde voc quer salv-lo. Que tal experimentar agora? Depois que voc terminar, d uma conferida no que aparece na Barra de Ttulos do Word. Mudou alguma coisa? s vezes, podemos querer guardar a verso atual do arquivo e criar um novo arquivo para alter-lo. Para isto, voc deve clicar no menu Arquivo -> Salvar Como. Neste caso, tambm ir aparecer a janela para voc informar o novo nome do arquivo e a localizao onde ele dever ser guardado.

Selecionando um Texto
Em muitas das operaes do Word, a primeira coisa a fazer selecionar o texto que voc deseja modificar. Por exemplo, para alterar uma palavra de sua fonte normal para itlico, preciso primeiro selecion-la (para selecionar um trecho, basta apertar o boto esquerdo do mouse e arrastar o mouse sobre o trecho desejado). Um texto selecionado fica assim:

Viu? Agora vamos visitar a Barra de Formatao e visualizar o que podemos fazer com os nossos textos.

Formatando um Texto
Quando comentamos sobre formatar um texto, significa que queremos modificar a sua aparncia (isto , usar novas fontes, espaos, aumentar seu tamanho, inserir um negrito, enfatizar uma determinada palavra com o uso do itlico, ou talvez sublinhar, e assim por diante). No Word 2003, a maneira mais simples de fazer isto utilizando a barra de formatao, como mostra a figura a seguir.

36

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Na figura acima, a regio indicada pelo nmero 1 mostra o estilo do texto que estamos digitando. Normalmente, voc vai escolher uma forma de apresentar os seus textos (todo mundo tem uma fonte preferida, um tamanho de letra, etc)... Este estilo o normal. O Word j vem com um pronto, e voc pode redefini-lo. A regio indicada pelo nmero 2 mostra o nome da fonte com que estamos trabalhando. No exemplo da figura acima, a fonte selecionada Times New Roman, de tamanho 12 (tambm uma fonte comumente utilizada. J a regio indicada pelo nmero 3 mostra alguns estilos mais utilizados (Negrito indicado pelo N, Itlico indicado pelo I e sublinhado, indicado pelo S). Utilizamos estes estilos, quando queremos enfatizar algum ponto do texto. J a regio indicada pelo nmero 4 mostra as opes de alinhamento do pargrafo. Por exemplo, o texto deste volume que voc est lendo neste exato momento est justificado (as frases comeam todas do mesmo ponto, esquerda, e terminam todas no mesmo ponto, direita). Podemos ter tambm o alinhamento esquerda (o texto comea sempre no mesmo lugar, mas termina em lugares variados), e direita (o texto comea em locais variados, mas termina sempre direita). A regio indicada pelo nmero 5 mostra os botes de enumerar com os marcadores. Usamos enumerar, quando queremos inserir no texto uma lista assim: 1. Primeiro item 2. Segundo item

Podemos usar marcadores tambm para destacar alguns tpicos, como por exemplo: Primeiro item Segundo item Terceiro item Quarto item

Na figura anterior, a regio indicada pelo nmero 6 mostra os botes de aumento de recuo do texto (quanto mais voc clicar, mais direita o seu texto comear) e diminuio de recuo. Por fim, a regio indicada pelo nmero 7 mostra os botes de troca de cor da fonte (voc pode, por exemplo, usar a cor vermelha para chamar a ateno do leitor) e mudar o fundo do texto, para dar um efeito semelhante ao dos marcadores de texto. No interessante? Em resumo, a barra de formatao uma arma poderosa para voc alterar a aparncia do seu texto. Por meio dos recursos da barra de formatao, podemos modificar o Tipo e o tamanho de Fonte, colocar o texto em Negrito, itlico e Sublinhado, mudar a cor, salientar os trechos que quisermos, enumerar itens, etc. Vale lembrar que estas mesmas funes e outras mais tambm podero ser encontradas no Menu Formatar. Agora que voc j viu as possibilidades, que tal fazermos algumas atividades?

37

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Movendo trechos do texto de lugar


Uma das grandes vantagens de se trabalhar com um editor de texto que podemos manipular o texto como quisermos (por exemplo, possvel copiar pargrafos, mover texto de um lugar para o outro, ou ainda, copiar a formatao de um determinado trecho para outros). Estas funes so feitas pelos cones mostrados na figura abaixo:

A seguir, veremos a funo de cada cone, comeando com o mais esquerda. A tesoura representa a funo recortar. Voc deve utilizar esta funo, quando quiser retirar um caracter ou um bloco de texto do lugar onde ele est. Para recortar, primeiro voc seleciona o que quer que seja movido e depois clica na tesoura. Se voc quiser recolocar o trecho retirado em um outro lugar, s colocar o cursor no lugar desejado e utilizar a funo colar (terceiro cone na figura acima). Outra funo importantssima a de copiar (segundo cone, que lembra duas folhas de papel). Com ela, podemos selecionar um objeto (caracter, bloco de texto, figura) e copi-lo para outro lugar. Para isso, voc deve selecionar o local (clicando com o boto esquerdo do mouse l) e utilizar a funo colar, como explicado acima. Finalmente, temos a funo pincel, que nos permite copiar a formatao de qualquer caractere ou bloco de texto inserido em nosso documento. Para isto, voc deve selecionar o trecho que est com a formatao desejada, clicar no pincel e depois selecionar o trecho no qual voc deseja aplicar a formatao. Faa agora uma experincia e copie a formatao do seu ttulo para o primeiro pargrafo de texto que voc escreveu. Funcionou? Outras duas funcionalidades do Word que so extremamente teis so o refazer e o desfazer. O desfazer utilizado quando no gostamos do resultado de alguma ao ento, s selecionar o texto no qual a ao foi aplicada e digitar CTRL+Z. Por exemplo, pare um momentinho! V no Word, abra um novo documento e digite Experimentando a formatao. Agora, selecione o texto e aplique negrito. Agora... digite CTRL+Z. O que aconteceu? Se voc quiser refazer o que desfez tambm fcil. s selecionar o texto e digitar CTRL+Y.

Inserindo Figuras e Grficos


O Word um editor de textos bastante poderoso. Alm de texto, ele nos deixa inserir outros elementos que servem para enriquecer nossos documentos, como o caso dos grficos e das figuras. Para inserir grficos e figuras s ir ao menu Inserir, submenu Figuras e selecione o tipo desejado, dentre os listados a seguir: Clip-art: o word fornece com ele uma galeria de figuras (desenhos, sons e, s vezes, fotos) que podemos utilizar nos nossos trabalhos. Ao escolher inserir clip-art, o Word abre uma galeria de figuras que podem ser utilizadas (normalmente esta galeria est dividida em categorias). s escolher a mais adequada e procurar uma figura l! Para inserir uma figura do clip-art, faa o seguinte: clique sobre Clip-art, selecione a categoria na janela Inserir clip-art, escolha o clip e clique nele. Neste momento, vai aparecer um menu, no qual voc deve escolher Inserir Clip.

38

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Do arquivo: s vezes, ns queremos uma figura mais especfica (como uma foto que est salva no computador). Autoformas: o Word tem uma coleo de pequenos desenhos (retas, setas, formas geomtricas, bales de texto), que voc pode inserir no seu texto a qualquer momento. Estas formas so conhecidas como autoformas. Para inserir autoformas, a primeira coisa a fazer clicar no boto Autoformas, que se encontra na Barra de Desenho (esta barra deve estar no canto inferior esquerdo do seu Word). Na sequncia, deve aparecer uma lista de tipos de formas disponveis. S a ttulo de experincia, escolha a opo Formas Bsicas e clique na opo retngulo. Agora, para desenhar o retngulo escolhido, clique e arraste (sem soltar o boto do mouse), em algum lugardo seu documento, at que o seu retngulo atinja o tamanho que voc desejar. Neste momento, s soltar o boto do mouse. Se voc quiser modificar a aparncia da forma criada, s clicar com o boto direito do mouse em cima da forma. Ento, ir aparecer um menu escolha a opo formatar autoformas. Para modificar o Tamanho de qualquer Autoforma, s utilizar as Alas de Redimensionamento (uns quadradinhos que aparecem em volta da figura) e, para mover, s clicar sobre a figura e arrastar para o local desejado. Agora, antes de passarmos adiante, que tal fazer algumas experincias com o clip-art e as autoformas? Ento, a primeira coisa a fazer escolher uma figura (pode ser, por exemplo, uma foto que voc tirou) e inseri-la no texto... Voc faz isso, indo ao menu Inserir -> Objeto -> Figura -> Do arquivo. Quando aparecer a janela do arquivo, voc escolhe a localizao da figura e clica nela. Uma vez inserida, vamos format-la...Para isso, precisamos da Barra de Imagem. Para acess-la, preciso primeiro selecionar a figura que queremos formatar (voc conhece isto, clicando sobre a figura). Voc saber que a figura est selecionada, quando aparecem alguns quadradinhos (chamados de alas de contorno) em torno dela, e uma linha reala seu contorno. Estas alas tambm tm uma grande utilidade podemos us-las para modificar o tamanho das figuras. Para fazer isso, basta clicar em um dos quadradinhos e, sem soltar o mouse, movlo... Fez? O que aconteceu? Agora, vamos voltar questo da barra de imagens. A figura abaixo mostra a sua aparncia.

39

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Para saber o nome de cada funo, passe o Mouse nelas (isto , cada cone de desenho da barra), que ele lhe mostrar o nome de cada item. Vamos mostrar resumidamente as funcionalidades mais importantes da Barra de Desenho. A regio indicada pelo nmero 1 significa a funcionalidade inserir imagem. Esta funcionalidade permite inserir uma figura armazenada em um arquivo qualquer. Esta opo (como j foi comentado anteriormente) pode tambm ser encontrada no Menu Inserir -> Imagem -> Do Arquivo. A regio indicada pelo 2 mostra a funcionalidade cor, que nos permite colocar a figura em quatro tonalidades diferentes: Automtico, Escala Cinza, Preto e Branco e desbotado. Faa, neste minuto, uma pausa: escolha uma figura e insira em um novo arquivo Word. Agora, experimente dar a ela as quatro opes de cores que diferenas voc consegue identificar? As opes indicadas pelo nmero 3 tambm tm a ver com a cor das nossas figuras, elas nos permitem regular o contraste. A funcionalidade 4 permite que giremos a figura para a esquerda (em passos de 90 graus). Isto til, por exemplo, quando temos figuras que aparecem em cima e em baixo do mesmo referencial (este o caso das nuvens que aparecem na figura 9 acima). A funcionalidade indicada pelo balo 5 permite que coloquemos uma borda em volto da figura. Basta clicar nesta figura e podemos definir que tipo de linha ser (mais ou menos grossa).

Aprenda Praticando
Escreva um pequeno documento utilizando as ferramentas do Word, resumindo as ltimas notcias que voc encontrou, na web, sobre tecnologias na EAD. Agora, inclua, no texto, algumas figuras para ilustrar o resumo (elas podem ser figuras que voc encontrou na web, ou figuras que voc criou com o recurso de autoformas do Word). Poste o resumo no espao colaborativo e no se esquea de olhar o que os seus colegas criaram.

Inserindo uma tabela


No Word 2003, podemos facilmente criar e organizar tabelas para os mais variados fins. Tabelas so especialmente necessrias, quando queremos compartilhar os resultados de nossos estudos. Vamos ver, a seguir, quais as principais funcionalidades das tabelas. Para fazermos um exerccio de experincia, abra novamente o resumo que voc fez sobre a sua rea. Vamos aproveitar agora para inserir uma pequena tabela no texto. Para isto, clique no menu Tabela -> Inserir -> Tabela. Quando voc fizer isto, aparecer uma caixa de dilogo, como a da figura a seguir.

40

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Agora, determine quantas linhas e quantas colunas voc gostaria de ter em sua tabela. Para esta nossa primeira experincia, vamos criar uma tabela com 4 linhas e 3 colunas. Digite estes nmeros nas caixas correspondentes e, ao final, clique OK. Quando voc fizer isto, a tabela ser colocada em seu texto. Agora escolha alguns dados sobre a rea do seu curso para preencher as linhas e as colunas da tabela. Para se locomover entre clulas, pressione TAB. Tambm funciona, se voc preferir se mover com cliques de mouse.

Formatando uma Tabela


Para formatarmos nossa tabela, precisaremos da Barra de ferramentas Tabelas e Bordas. Para visualiz-la, clique no menu Exibir -> Barra de Ferramentas -> Tabelas e Bordas. O resultado mostrado na figura a seguir.

A regio do balo 1 indica a opo desenhar tabela, que nos permite desenhar mais linhas e colunas em nossa tabela. Para isto, a cada linha que queremos desenhar, basta clicar e arrastar. A funcionalidade indicada pelo nmero 2 a borracha, utilizada para apagarmos uma linha da tabela. Para isto, basta clicar em uma linha para apag-la, ou clicar e arrastar para apagar mais de uma. A funcionalidade 3 o estilo de linha que nos permite definir a espessura das linhas que estaro no entorno da nossa tabela. Para escolher, basta selecionar uma das opes e dar um clique onde for aplicado. A funcionalidade 4 nos permite, alm do tipo de linha, escolher a espessura da linha que ser aplicada nossa tabela. Finalmente, a regio indicada pelo nmero 6 indica a cor com que queremos que as clulas da nossa tabela sejam preenchidas... Que tal fazer uma experincia agora e preencher as clulas da tabela que voc criou com a cor rosa.

41

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Inserindo Smbolos
Saiba Mais
33 hora de continuar pesquisando. Lembre-se: em um curso a distncia, fundamental aprender a aprender. Nesse sentido, continue aprofundando suas pesquisas. Observe as dicas a seguir:

Para encerrar este nosso brevssimo tour pelo Word 2003, vamos ver como inserir smbolos (caracteres diferentes do alfabeto normal) em nossos textos do Word. Para comear, abra um novo documento e salve-o com o ttulo Inserindo smbolos. Agora digite o seguinte texto: Aqui vou estudar como escrever equaes matemticas. Agora, escreva em seu documento: = b2 4ac Para inserir o , clique no menu Inserir -> Smbolos. Quando voc fizer isto, a caixinha mostrada na figura deve aparecer. Ento, as diferentes alternativas presentes na opo fonte mostram conjuntos diferentes de smbolos. s ter um pouquinho de pacincia e encontrar os smbolos desejados. Quando voc achar o (no nosso caso) pare, clique sobre ele e clique no boto inserir. Isto colocar o no seu texto e permitir que voc v compondo equaes matemticas com facilidade. Um outro recurso interessante fornecido pelo Word33, quando precisamos trabalhar com equaes, o equation. Este programa utilssimo, quando precisamos trabalhar com equaes matemticas (e, neste momento, em particular, vai nos servir para ajudar na disciplina de matemtica do curso. Atravs do Equation, voc consegue inserir equaes tanto no Word quanto no Excel e no Powerpoint. Para inserir uma equao, faa o seguinte:
Escolha o Menu Inserir e Clique em Objeto. A, vai aparecer uma caixa de dilogo Inserir Objeto. Nela, voc deve clicar na opo criar novo e escolher Microsoft Equation 3.0. O Equation Editor inserir uma rea de trabalho em branco, no documento, e a barra de ferramentas e o menu do Equation sero exibidos dentro da janela do programa do Office.

http://www. juliobattisti .com.br/ tutoriais/herbertgois/ office2003001.asp tutorial do Julio Battisti http://office. microsoft.com/ pt-br/powerpoint/ HA011327531046. aspx - Ajuda da Microsoft sobre o Equation http://www. apostilagratis. com/2008/06/12/ apostila-word-2003com-96-paginas/ http://apostilas. tutoriaisweb.com/ index.php/apostila. php?acao=visitar &id=110 Oliveira, Mariana dos Anjos Martins. Office 2003 Standard. Brasport, 2004 (Captulos 1-4) http://www. brasildownloads.com. br/download/ 5/95/6188.html

Quando a janela do equation abrir, s ir inserindo os smbolos necessrios, de acordo com as orientaes abaixo:
Para inserir nmeros ou quaisquer smbolos que existam no teclado (letras para representar variveis, operadores como >,<, +, =), s digitar normalmente. Para inserir um operador ou smbolo que no exista no teclado, clique no boto apropriado, na linha superior da barra de ferramentas do Equation. Quando isso for feito, uma barra de smbolos aparecer, mostrada na figura a seguir. Ento, s escolher o smbolo desejado.

Viu? No foi to difcil realizar essa breve viagem rumo s ferramentas tecnolgicas utilizadas na EAD, no verdade? Agora, importante voc continuar praticando e explorando os recursos tecnolgicos apresentados at o momento.

Vamos Revisar?
Que tal parar um pouco e refletir sobre os assuntos abordados neste captulo.

42

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Releia o texto, reveja os pontos principais abordados e continue tirando suas dvidas com os tutores e professores que esto acompanhando seus percursos de aprendizagem. Chegou a hora da reviso. Vamos l? hora de rever alguns assuntos abordados neste captulo. Bom estudo e sucesso! Neste captulo, voc percebeu a importncia das tecnologias para a Educao a Distncia. Estudou diversas concepes tericas sobre tecnologia e conheceu vrios tipos de tecnologias que so amplamente utilizadas em cursos na modalidade a distncia (materiais didticos impressos, materiais didticos audiovisuais, softwares, videoconferncia, audioconferncia, webconferncia, entre outras). Alm disso, voc percebeu a importncia de algumas ferramentas para pesquisa na Internet, tais como: Wikipdia, bibliotecas digitais, publicaes eletrnicas de artigos cientficos, etc. Voc tambm percebeu a importncia do bloco de notas para registrar os dados de suas pesquisas na Internet. Alm disso, voc tambm percebeu a importncia do uso das ferramentas interativas associadas ao Gmail, como, por exemplo, o bate-papo virtual (GTalk). Ultimamente as ferramentas de e-mail tm sido caracterizadas pela interatividade, facilitando a comunicao entre os usurios, alm de tambm fornecer outros recursos para registros de pesquisas (bloco de notas), compartilhamento de documentos e arquivos, bem como o dinamismo na interao sncrona (Gtalk).Voc estudou tambm sobre o Word, descobrindo as vrias possibilidades de utilizar as ferramentas que o Word oferece para voc elaborar seus textos de modo eficaz nos meios eletrnicos. A produo textual tem se revelado como uma prtica muito requisitada no contexto atual. No basta apenas realizar pesquisas na Internet, mas preciso saber registrar suas pesquisas, documentar seus trabalhos e atividades realizadas, utilizando os recursos e as ferramentas que o Word nos oferece.

43

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Captulo 2
O que vamos estudar neste captulo?
Neste captulo, vamos estudar os seguintes temas: Interatividade e interao: conexes e distines. Estratgias e recursos para manter a interao e a interatividade na Educao a Distncia.

Metas
Aps o estudo deste captulo, esperamos que voc consiga: Refletir sobre os conceitos de interatividade e interao. Identificar os principais recursos para propiciar a interatividade e a interao nos ambientes virtuais de aprendizagem.

44

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Captulo 2 Interatividade, Interao e


Tecnologia
Vamos conversar sobre o assunto?
Voc j deve ter percebido que no podemos refletir sobre a EAD sem considerar os eixos interatividade e interao. Na EAD, apesar de fisicamente distantes, alunos(as) e professores(as) aproximam-se por meio das ferramentas tecnolgicas que proporcionam os encontros nos espaos virtuais de comunicao. Vamos refletir um pouco sobre as ferramentas tecnolgicas que podem facilitar a interao entre professores e alunos na Educao a Distncia. Vamos l?

Interatividade e Interao
Comumente interatividade e interao so conceitos utilizados como sinnimos. No entanto, precisamos estabelecer com preciso as conexes e distines entre os referidos conceitos. Vamos iniciar a discusso?

Embora encontremos na literatura interatividade e interao sendo utilizados como sinnimos, estes dois termos revelam significados diferentes. Segundo Belloni (2006), a interatividade a caracterstica que uma tecnologia tem ao permitir que o usurio interaja com a mquina. Alm disto, dizer que uma tecnologia tem interatividade significa dizer que podemos utiliz-la para interagir com outros seres humanos. Assim, quando voc est jogando em seu computador e controlando o seu personagem, voc est se utilizando da caracterstica da interatividade. Veja como Belloni (2006), comenta sobre as distines entre esses conceitos:

45

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Para Reflexo...
fundamental esclarecer com preciso a diferena entre o conceito sociolgico de interao ao recproca entre dois ou mais atores onde ocorre intersubjetividade, isto , encontro de dois sujeitos que pode ser direta ou indireta (mediatizada por algum veculo tcnico de comunicao, por exemplo, carta ou telefone); e a interatividade, termo que vem sendo usado indistintamente com dois significados diferentes em geral confundidos: de um lado a potencialidade tcnica oferecida por determinado meio (por exemplo CD-ROMs de consulta, hipertextos em geral, ou jogos informatizados), e, de outro, a atividade humana, do usurio, de agir sobre a mquina, e de receber em troca uma retroao da mquina sobre ele. (BELLONI, 2006, p. 58).

Na EAD, a interatividade dos recursos tecnolgicos pode facilitar as interaes entre alunos(as) e alunos(as), ou entre alunos(as) e professores(as)/tutores(as). Na EAD, podemos desenvolver vrios tipos de interao, dentre os quais se destacam: a interao sncrona e a interao assncrona. Vamos refletir um pouco mais sobre esses conceitos?

Hiperlink
Visite o chat do frum mundial de educao: Acesse: http://chat. portoweb.com.br/ fme1/
34

A interao sncrona, na qual os participantes esto todos presentes ao mesmo tempo; por exemplo, uma ligao telefnica um exemplo de interao sncrona - voc e a outra pessoa esto, ao mesmo tempo (embora em lugares diferentes) engajados na interao. Cada vez que um envia uma mensagem fica espera de que o outro responda algo. Outro exemplo de interao sncrona o chat34 (quem j participou de chats na Internet?), em que vrios usurios acessam um endereo comum (a sala de chat) e trocam mensagens durante um perodo de tempo.

46

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

A interao assncrona, na qual os participantes no precisam estar engajados na interao ao mesmo tempo; de tempos em tempos, eles voltam ao local onde ficam armazenadas as mensagens e respondem a elas. Um exemplo comum de interao assncrona o e-mail, em que cada um l e responde suas mensagens em momentos diferentes do dia. Tambm o frum de discusso35 um bom exemplo de interao assncrona.

Hiperlink
35 Acesse alguns endereos de fruns disponveis gratuitamente: http://www.forumnow. com.br http://inforum.insite. com.br http://www. forummania. com.br

Vamos observar que tecnologias (apoiadas pelo computador) nos permitem interagir com nossos colegas? Que tal comearmos a aprofundar nossos conhecimentos sobre o chat? Vamos l?

Chat: vamos conversar?


Chat36 o nome popular atribudo s salas virtuais (locais especficos na Internet) onde pessoas se encontram e conversam em tempo real, atravs de mensagens escritas, tanto participando de discusses grupais (ento, voc pode participar de um chat com todos os seus colegas de curso) ou de discusses particulares. Uma grande vantagem do chat37 o custo baixo ( mais barato participar de um chat do que fazer um interurbano). Se bem utilizada, esta ferramenta pode ser bastante til para nos ajudar a tirar dvidas, realizar trabalhos juntamente com os colegas, etc. Por outro lado, quando mal-utilizado, o chat pode fazer voc desperdiar muito tempo. Existem basicamente trs maneiras de participar de chats na internet: 1. Uso de ferramentas como o mIRC - que voc baixa para o seu computador, permitindo que voc se conecte a um dos milhares de servidores de IRC da Internet. Uma vez conectado a um servidor, voc pode acessar um canal de chat (os canais de chat so dedicados para conversas sobre temas especficos) e conversar com pessoas que tem interesses em comum. 2. Uso dos mensageiros instantneos, como o caso do MSN. Nessa ferramenta, que voc baixa para o seu computador, voc se cadastra em uma rede mundial. Aos poucos, voc vai adicionando seus contatos (podem ser seus amigos e familiares ou outros contatos que voc pode procurar atravs da ferramenta). Toda vez que voc usa a ferramenta, ela lhe diz quem est ou no est on line naquele momento. 3. Uso de salas de chat disponveis na Internet: voc pode encontrar salas de batepapo na Internet que so comumente utilizadas pelos internautas.

Fique por Dentro


Este termo significa conversa, em ingls.
36

Fique por Dentro


37 Acesse: http://www.aisa.com. br/chats.html

47

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Voc Sabia?
Veja uma curiosidade sobre a comunicao sncrona: o caso do chat Chats ou salas de bate-papo distinguem-se dos e-mails por serem sncronos. Assemelhamse s conversaes espontneas tradicionais, revelando traos de oralidade na tentativa de representar, ou melhor, simular as interaes face a face. Nos chats, o dilogo centraliza-se entre duas ou mais pessoas, revelando a interatividade como recurso primordial na rpida troca de turnos conversacionais. interessante, tambm, observar que, por meio dos chats, os internautas podem esconder suas identidades, criando apelidos virtuais (nicknames). Esse fato est diretamente relacionado com a intersubjetividade nas prticas comunicativas, permitindo que os indivduos assumam identidades diferentes, com propsitos distintos, configurando, tambm, o chat como gnero polifnico (BAKNTIN, 1993), no qual o entrecruzamento de vrias vozes direciona os papis dos interlocutores. Marcuschi (2004, p.28) elenca vrios tipos de chats, dentre os quais destacamos: a) Chats em aberto: inmeras pessoas interagindo simultaneamente em relao sncrona e no mesmo ambiente. b) Chat reservado: variante dos room-chats, mas com as falas pessoais acessveis apenas aos dois interlocutores mutuamente selecionados, embora possam continuar vendo todos os demais em aberto. c) Chat agendado: oferece possibilidade de diversos recursos tecnolgicos na recepo e envio de arquivos. d) Chat privado: so os bate-papos em sala privada com apenas os dois parceiros de dilogo presentes. (MARCUSCHI, 2004, p.28)

Saiba Mais
38 A interface frum permite o registro e a comunicao de significados por todo o coletivo atravs da tecnologia. Emisso e recepo se imbricam e se confundem permitindo que a mensagem circulada seja comentada por todos os sujeitos do processo de comunicao. A inteligncia coletiva alimentada pela conexo da prpria comunidade na colaborao todostodos. (SANTOS, Edmia. In: SILVA, Marco (Org.). Educao online, 2006, p.229).

Frum: socializando informaes e experincias


Um frum38 pode ser visto como uma aplicao na Internet em que os participantes podem ler e postar mensagens sobre tpicos de interesse. Diferentemente dos chats, os participantes dos fruns no precisam estar todos on-line ao mesmo tempo. Voc pode visitar o frum de sua preferncia quando quiser. Uma vantagem dos fruns que eles organizam as mensagens de acordo com o assunto. Assim, diferente do chat que pode ser bem complicado de entender (se voc chegar atrasado e no acompanhar a discusso), quando voc chegar ao frum pode ir direto e ler as mensagens que tm assuntos interessantes para voc, e responder, com calma, s mensagens.

48

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Hiperlink
Para ver um exemplo de frum, d uma olhadinha no Yahoo Respostas (http://br.answers. yahoo.com/), no qual h vrios fruns discutindo dvidas sobre os mais variados temas
39

Com o passar do tempo, grupos que frequentam um mesmo frum39 vo formando uma comunidade sobre o tema de interesse comum.

WIKI: o que isso?


O WIKI40 uma aplicao web que permite que vrios usurios possam construir documentos em conjunto e de forma colaborativa. Por exemplo, em nosso curso de EAD, podemos construir relatrios de trabalho utilizando a tecnologia de WIKI41. O exemplo mais famoso atualmente a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org) em que qualquer usurio (isto mesmo, eu e voc tambm podemos escrever l) pode editar um artigo e complementar as informaes disponveis l.

Saiba Mais
Segundo Leite (2009, p.117), wiki utilizado para identificar um tipo especfico de coleo de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para cri-lo. Fonte: LEITE, Lgia (Coord.). Tecnologia Educacional. Petrpolis: Vozes,2009.
40

H wikis fechados e wikis abertos. Exemplos de wikis fechados so aqueles disponveis, por exemplo, em algum ambiente virtual de aprendizagem. Neste caso, apenas as pessoas cadastradas tm acesso. J os wikis abertos so aqueles publicados na web, nos quais qualquer usurio na internet pode registrar sua opinio ou seus comentrios, como exemplo, temos a Wikipdia.

Grupos on line: compartilhando e interagindo


Outra forma de interagir com colegas que tenham interesses comuns com os seus atravs dos chamados grupos. As ferramentas de grupos (como o caso dos grupos do Google - http://groups.google.com.br) permitem que voc se associe a um determinado grupo de interesse e participe das discusses ou visitando a pgina do grupo da web (como acontece com os fruns), ou atravs de e-mail.

Saiba Mais
41 Uma ferramenta que permite a criao de wikis o http://pbwiki. com.

49

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

As ferramentas de grupo permitem que voc escolha ou receba as mensagens via e-mail (e tambm enviar e-mails para o grupo) ou visite a pgina do grupo e poste diretamente l as suas contribuies. Tambm voc pode armazenar arquivos, postar mensagens nos fruns de discusso e manter interatividade com um grande nmero de pessoas. O grupo importante para compartilhar experincias e socializar ideias, construindo aprendizagens por meio da colaborao e da cooperao.

BLOG : dirio virtual e outras funes


Hiperlink
42 Veja a seguir alguns sites para criao de blogs: http:// www.blogspot. com/ http:// www. weblogger.com.br http://blig.ig.com.br

O Weblog (comumente conhecido como Blog) uma forma de publicao virtual, que vem ganhando cada vez mais espao. Os Blogs42 tm sua origem no hbito de alguns de logar (isto , anotar sempre e com detalhes) suas atividades na Internet, opinies sobre determinados assuntos, etc. Uma das maiores vantagens dos blogs que voc pode, de onde estiver, acessar a Internet, fazer login na sua ferramenta de blog, atualizar seu contedo e publicar rapidinho. Tudo isto sem precisar ter o menor conhecimento tcnico! No interessante? Os Blogs funcionam como dirios virtuais, de cunho pblico, com vrias informaes autobiogrficas que so disponibilizadas para qualquer internauta que tenha acesso aos Blogs no ciberespao. A contribuio dos leitores muito colaborativa, por meio de recados, avisos, bilhetes, notcias, poemas, ratificando a interatividade entre o ato de ler e o de escrever na web. A autoria compartilhada parece ser uma caracterstica fundamental na constituio dos Blogs, os quais se revelam como vitrines eletrnicas, mostrando a privacidade dos indivduos, por meio de dados que fazem parte do cotidiano das pessoas. Os Blogs representam transmutaes dos dirios tradicionais, revelando caractersticas similares, tais como: o carter autobiogrfico, a insero de imagens, desenhos, figuras para tentar traduzir alguns sentimentos, o carter narrativo, a dimenso cronolgica (temporal), o dilogo entre fico e realidade, etc.

Ateno
43 Para termos uma ideia melhor do que so Blogs, vamos fazer uma pausa e visitar alguns sites. Vamos l? http://www. digitaldrops.com. br/drops/ - (Blog sobre acessrios tecnolgicos). http://sempreon. blogspot.com/ - (um blog sobre tecnologia).

No Blog, diferentemente da sua Homepage (que normalmente no atualizada com frequncia), as atualizaes aparecem em ordem cronolgica inversa, em formato de Post. Cada post consiste de um texto (normalmente bastante curto), que pode ser lido e discutido pelos leitores do Blog43 em questo. Alguns Blogs podem ser pessoais (algum a j escreveu um dirio?), exprimindo ideias e sentimentos do seu autor, outros podem ser individuais ou coletivos, versando sobre diversos assuntos.

50

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

SKYPE: a interatividade por meio da voz


O Skype44 uma aplicao de interao sncrona, que nos permite interagir com os colegas por meio de voz - o skype utiliza a tecnologia VOIP (Voz sobre IP - que podemos entender como a capacidade de transmitir voz pela Internet). Voc pode falar, via voz, com outro usurio ( possvel fazer uma ligao para mais de um usurio ao mesmo tempo) que tambm esteja utilizando o Skype (isto no te custar nada, s mesmo o custo do acesso Internet), ou ligar para um telefone em qualquer lugar do mundo via Skype. Nesse caso, h um custo associado, mas certamente menor do que o telefone normal.

Hiperlink
44 O Skype gratuito (voc pode baixlo em http:// superdownloads.uol. com.br/busca/skype. html).

Alm da comunicao via voz, o Skype tambm permite chats e envio de arquivos (como acontece no MSN).

Redes de Relacionamento
No ciberespao, as redes de relacionamento esto se multiplicando rapidamente. As mudanas rpidas nas estratgias de relacionamento on line criam novas redes sociais que so constantemente atualizadas. Na maior parte das vezes, vamos rapidamente nos inserindo nos espaos sociais das redes da web e estabelecemos novas formas de comunicao/interao, compartilhando experincias com um numero cada vez mais ilimitado de internautas. Nesse contexto dinmico, precisamos acompanhar as rpidas mudanas que surgem diariamente no ciberespao, a fim de aprendermos as facilidades dos desafios tecnolgicos. No mundo dinmico da EAD, as redes sociais podem ser utilizadas com diversas finalidades, tais como: divulgar e compartilhar experincias significativas, promover maior interao entre alunos/professores, fornecer informaes rapidamente sobre novidades no campo da EAD e dos recursos tecnolgicos, trocar informaes sobre livros e leituras preferidas, etc.

51

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

A seguir, veja algumas das principais redes de relacionamento disponveis na Internet. Orkut rede de relacionamento que congrega vrios tipos de internautas reunidos em comunidades que compartilham certas afinidades. Facebook e Orkut praticamente so muito semelhantes. O Facebook uma rede internacional de relacionamento, por isso prioriza a lngua inglesa. Para conhecer um pouco mais sobre o Facebook, acesse: http://www.facebook.com

Interface do Facebook

O Flickr uma rede social cujo objetivo principal compartilhar fotos com outras pessoas. Muitos fotgrafos amadores e profissionais utilizam essa rede para divulgar suas fotos e tambm para compartilhar suas experincias. Quer conhecer um pouco mais sobre o Flickr, ento, acesse: http://www.flickr.com

Interface do Flickr

52

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Formspring um programa para as pessoas realizarem perguntas. Apresenta tambm os seguidores (followers), como ocorre no twitter. Acesse: http://formspring.me

Interface do Formspring

Fotolog uma espcie de blog que prioriza a divulgao de fotos, ou seja, funciona como um fotoblog. Voc posta fotos diariamente e pode escrever algo, como um blog mesmo. Conhea um pouco mais sobre o Fotolog, acesse http://www.fotolog.com

Interface do Fotolog

Looklet uma rede social internacional, por meio da qual voc pode criar looks de moda e outras pessoas podem votar e dar suas opinies. Atualmente, muitas pessoas esto utilizando o Looklet como uma ferramenta importante para saber a opinio das pessoas sobre moda. Assim, antes de sair de casa com aquela primeira roupa que voc pegava no armrio, agora voc pode contar com a ajuda dos internautas que votam sobre o visual mais adequado para voc. Acesse: http://www.looklet.com e conhea um pouco mais sobre essa nova rede social.

53

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Interface do Looklet

Meadiciona uma das mais recentes redes de relacionamento. uma pgina que rene todas demais redes sociais. Meadiciona serve para facilitar quando algum quiser lhe encontrar em alguma dessas redes. Ento, o que est esperando? Acesse logo: http:// meadiciona.com e procure os seus amigos nas redes sociais da Internet. Boa pesquisa!

Interface do Meadiciona

Skoob um site sobre livros e preferncias de leituras. Voc adiciona os livros que leu, comenta, d nota, faz resenhas, adiciona os livros que quer ler, os que voc abandonou, os que voc quer trocar, etc. Alm disso, voc concorre a livros e pode compr-los no site mesmo. A rede social Skoob pode ser uma ferramenta importante para estimular a prtica da leitura dos alunos(as), por exemplo. interessante pois cada internauta pode construir a sua estante virtual, colocando os livros lidos, as obras prediletas. Tambm a prtica da produo textual pode ser estimulada por meio da elaborao de resenhas das obras lidas. J pensou como os(as) professores(as) poderiam estimular a leitura por meio dessa rede social? Que tal acessar: http://www.skoob.com.br ? Vamos l, no fique fora dessa rede!

54

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Interface do Skoob

Twitpic uma galeria de fotos (parece com o Flickr), mas ligada ao Twitter. Tudo que voc postar l, fotos ou comentrios, ir ser redirecionado ao Twitter. Acesse: http:// www.twitpic.com

Interface do Twitpic

Twitter45 um microblog de 140 caracteres. Onde voc pode seguir as pessoas e vice e versa. a rede que est na moda e onde as notcias correm mais rpido. Acesse: http://www.twitter.com Veja algumas dicas para participar do twitter:
Mensagens que voc envia pelo Twitter no podem ter mais de 140 caracteres ou o tamanho aproximado de uma manchete de jornal. O que significa que elas so realmente fceis de ler e escrever. Mensagens no Twitter so pblicas, como posts de blogs, e voc no precisa dar permisso para as pessoas lerem o que foi escrito. Isso significa que voc pode vir a conhecer muitas pessoas interessantes no Twitter. Fonte: Desvendando o Twitter, livro de Tim OReilly e Sarah Milstein, 2009.

Dica
Leia Desvendando o Twitter, um livro de Tim OReilly e Sarah Milstein. Esse livro foi publicado em 2009 pela editora Universo dos livros. Acesse: WWW. universodoslivros. com.br
45

55

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Interface do Twitter

Ufa, voc notou quantas redes de relacionamento esto se multiplicando rapidamente? Voc participa de alguma das redes mencionadas anteriormente? Voc j utilizou alguma rede social destas? Que tal socializar suas experincias em um frum de discusso sobre as redes sociais de relacionamento na Internet? Agora o momento de continuarmos refletindo sobre as tecnologias usadas no contexto da EAD. Vamos refletir um pouco sobre softwares educativos? Vamos l?

Software Educativo
Podemos chamar de software educativo a qualquer software, cujo propsito seja o de ajudar no processo de ensino/aprendizagem.Ento, um software aplicativo, como o MSexcel, pode ser considerado educativo? Pode sim, se usado em sala de aula para ajudar a ensinar Estatstica, por exemplo. No entanto, existem softwares criados com o fim especfico de ensinar algum contedo. Nestes casos, fundamental que tenham uma fundamentao pedaggica clara e que sejam tecnicamente bem elaborados. A seguir, vamos discutir um pouco sobre os tipos de software educativo que podem ser encontrados.

Saiba Mais
46 Veja a seguir alguns links que podem ser interessantes: MS Encarta - enciclopdia online fabricada pela MicroSoft A Wikipedia que j conhecemos Dicionrios Michaelis -dicionrio on-line, grtis, em vrias lnguas (http:// michaelis.uol.com.br/) WordWeb um dicionrio de ingls.

Softwares de referncia: so aqueles que apresentam informaes a respeito de assuntos diversos, como as enciclopdias e os dicionrios. Lembra quando discutimos sobre EAD e conclumos que uma das principais diferenas entre a EAD e a abordagem mais tradicional de ensino a autonomia do aluno? Na EAD, o(a) aluno(a) o responsvel principal pelo seu aprendizado e deve estar sempre pronto a buscar novas oportunidades de construir o seu conhecimento. Neste sentido, as enciclopdias46 e os dicionrios podem ser muito teis. Software de apoio pedaggico - so aqueles que contribuem para o reforo de contedos apresentados ou funcionam para a introduo de novos contedos. Podem ser: De exerccio e prtica - propem atividades tipo acerto/erro; um exemplo deste tipo de software o Solfege (http://solfege.org/). Um software livre para treinamento em teoria musical e ritmo. Voc j usou algum software deste tipo? Qual? Simulao - permite a visualizao virtual de situaes reais. Um exemplo deste tipo o CELESTIA (www.shatters.net/celestia/download.html). O Celestia um software para aprendizagem de astronomia, que nos permite viajar pelo espao. Bem real e barato! Jogos educativos - tm o objetivo de divertir, porm exigem conhecimentos de determinados contedos. Exemplo: xadrez (http://xadrezonline.cex.org.br/index.php), quebra-cabea, etc.

56

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Hiperlink
Exemplo: RUI, um sistema tutorial para treinamento em radiologia mdica (http://www.rmav. arauc.br/~rui/).
47

Tutoriais - este tipo de software orienta o usurio para uma interao mais produtiva, permitindo o controle do grau de dificuldade e da sequncia. Pode ser bastante til, quando estamos inseridos em uma abordagem de EAD porque alm da prtica, permite que revisitemos os contedos mais complexos quantas vezes quisermos.
47

Como estes exemplos, h muitos outros e voc, como v a utilizao de cada um destes tipos no contexto da EAD?

Conhea Mais
Pesquise mais. Continue estudando sobre o assunto. Bons estudos! Veja a seguir, algumas indicaes de leitura para voc continuar aprofundando seus conhecimentos. http://gcompris.net/ http://sitededicas.uol.com.br/jogos.htm http://www.inf.pucrs.br/~giraffa/swedu/lista.htm - coleo de links para softwares educativos http://www.chaves.com.br - O que Software Educacional? Texto do Prof Eduardo Chaves http://clic.xtec.net/es/jclic/index.htm), ferramenta livre para a produo de atividades educativas multimdia. Outro software de autoria o Wink (http://www. debugmode.com/wink/), especfico para criao de tutoriais.

Voc Sabia?
Voc sabia que as tecnologias e dispositivos mveis esto auxiliando a aprendizagem a distncia? Atualmente j se aborda o Mobile Learning (aprendizado mvel) como uma estratgia importante para garantir mobilidade na EAD a qualquer hora e em qualquer lugar. O celular, por exemplo, pode ser utilizado como uma ferramenta importante para o aprendizado mvel. A portabilidade, a rapidez na navegao e a convergncia digital so caractersticas interessantes do celular para garantir a interatividade na EAD.

57

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Atividades e Orientaes de Estudos

Atividade 1
Voc j parou para pensar como estamos usando a tecnologia? Que tal entrevistar um(a) colega de turma sobre o uso da tecnologia no ensino presencial e na EAD? Voc pode realizar um estudo comparativo, observando quais as tecnologias mais utilizadas no ensino presencial e na EAD.

Atividade 2
Que tal agora voc realizar uma autoavaliao de suas prticas com os usos da tecnologia? Reflita sobre as principais tecnologias que voc est utilizando agora no contexto da EAD. Quais as suas principais dificuldades com os usos dos recursos tecnolgicos?

Vamos Revisar?
muito importante que voc revisite os assuntos abordados neste captulo. Leia com ateno o resumo a seguir e bons estudos! Neste segundo captulo, voc notou as relaes entre interatividade e EAD, percebendo que podemos nos comunicar usando os processos de comunicao sncrona (quando nos comunicamos em tempo real com nossos interlocutores, como o caso do chat) e assncrona (quando nos comunicamos nos fruns de discusso, por exemplo, por meio de interaes que no ocorrem em tempo real, mas so elaboradas e publicadas pelos interlocutores em perodos especficos de tempo). Alm disso, voc descobriu que podemos usar vrias ferramentas e recursos tecnolgicos para manter a interatividade nos cursos a distncia, tais como: chat, frum, wikis, redes de relacionamentos, grupos de discusso, e vrios outros recursos importantes para conseguirmos uma interao eficaz com os(as) alunos(as) na EAD.

58

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Consideraes Finais
Ol, Cursista! Esperamos que voc tenha aproveitado este terceiro mdulo de Tecnologia aplicada Educao a Distncia. O objetivo principal deste mdulo foi fornecer algumas orientaes terico-prticas sobre a utilizao das tecnologias no contexto dinmico da Educao a Distncia. Voc percebeu a importncia de identificar as principais tecnologias usadas na EAD. Alm disso, voc teve a oportunidade de ampliar as reflexes sobre interao e interatividade na EAD, percebendo que podemos nos comunicar usando os processos de comunicao sncrona e assncrona. Estudou diversas concepes tericas sobre tecnologia e conheceu vrios tipos de tecnologias que so amplamente utilizadas em cursos na modalidade a distncia (materiais didticos impressos, materiais didticos audiovisuais, softwares, videoconferncia, audioconferncia, webconferncia, entre outras). Alm disso, voc percebeu a importncia de algumas ferramentas para pesquisa na Internet, tais como: bibliotecas digitais, publicaes eletrnicas de artigos cientficos, etc. Voc tambm percebeu a importncia do bloco de notas para registrar os dados de suas pesquisas na Internet. Alm disso, voc tambm percebeu a importncia do uso das ferramentas interativas associadas ao Gmail, como, por exemplo, o bate-papo virtual (GTalk). Ultimamente as ferramentas de e-mail tm sido caracterizadas pela interatividade, facilitando a comunicao entre os usurios, alm de tambm fornecer outros recursos para registros de pesquisas (bloco de notas), compartilhamento de documentos e arquivos, bem como o dinamismo na interao sncrona (Gtalk).Voc estudou tambm sobre o Word. Voc descobriu as vrias possibilidades de utilizar as ferramentas que o Word oferece para voc elaborar seus textos de modo eficaz nos meios eletrnicos. A produo textual tem se revelado como uma prtica muito requisitada no contexto atual. Esperamos continuar com a sua valiosa participao no prximo mdulo. At l! Abraos, Patrcia Tedesco, Ivanda Martins, Marizete Santos Professoras Autoras

59

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Referncias
ALMEIDA, M. E. Educao a distncia na Internet: abordagens e contribuies dos ambientes digitais de aprendizagem. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 2003. ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. So Paulo: Artmed, 2002. BETTEGA, Maria Helena. Educao Continuada na Era Digital. So Paulo: Cortez, 2004. PALLOFF, Rena M. & PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespao. P.Alegre:Artmed, 2002 Belloni, Maria Luiza. Educao a distncia. Campinas: Autores Associados, 2006. Campinas. _______. O que mdia-educao? Campinas: Autores Associados, 2005. CARVALHO, Fbio Cmara; IVANOFF, Gregrio. Tecnologias que educam. So Paulo: Pearson, 2010. CHAVES, Eduardo. Tecnologia na Educao, Ensino a Distncia e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Disponvel em: <http://www.educacao.pro.br/ tecnologia.htm> Acesso em: 10 abr 2007. KENSKI, Vani Moreira. Educao e tecnologias: o novo ritmo da informao. So Paulo: Papirus, 2007. LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Orgs). Educao a Distncia: o estado da arte. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. LEITE, Lgia Silva (Coord.). Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. LOBO, Francisco. Educao a Distncia: regulamentao. Braslia, Plano, 2000. MARCUSCHI, Luiz Antnio; XAVIER, Antnio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. BRASIL. MEC. Referenciais para elaborao de material didtico para EAD no Ensino Profissional e Tecnolgico. 2002. Disponvel em: http://mecsrv04.mec.gov. br/encontro/materiais/distancia/2.2_referenciais_material_didatico.pdf Acesso em 22 de out. 2009. MOORE, M; KEARSLEY, G. Educao a Distncia: uma viso integrada. So Paulo: Thomson, 2007. NISKIER, Arnaldo. Educao a Distncia: a tecnologia da esperana. So Paulo: Edies Loyola, 2000. PEREIRA, Alice (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna LTDA, 2007. PRETI, Orestes (Org.). Educao a Distncia: ressignificando prticas. Braslia: Liber Livros Editora, 2005. VALENTE, Jos Armando; MAZONNE, Jaures; BARANAUSKAS. (Orgs.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. So Paulo: Cortez/FAPESP, 2007. VALENTE, Jos Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth. Formao de educadores a

60

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

distncia e integrao de mdias. So Paulo: Avercamp, 2007. VALENTE, Jos Armando; PRADO, Maria Elisabette; ALMEIDA, Maria Elizabeth (Org.). Educao a distncia via internet. So Paulo: Avercamp, 2003. O REILLY, Tim; MILSTEIN, Sarah. Desvendando o Twitter. So Paulo: Digrati Books, 2009. ROSINI, Alessandro Marco. As novas tecnologias da informao e a Educao a Distncia. So Paulo: Thomson Learning, 2007. SILVA, Ivanda; SANTOS, Marizete; DINIZ, Juliana. Materiais didticos para EAD: orientaes para elaborao. Recife: UFRPE, 2008. SILVA, Marco (Org.). Educao online. So Paulo: Edies Loyola, 2003.

61

Tecnologia Aplicada Educao a Distncia

Conhea as Autoras
Patrcia R. Tedesco
Possui graduao em Cincia da Computao pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado em Cincia da Computao pela Universidade Federal dePernambuco, na rea de Inteligncia Artificial Aplicada Educao(1997) e doutorado em Cincia da Computao - University Of Leeds Computer Based Learning Unit (2001). Atualmente professora adjunta do Centro de Informtica - UFPE . Tem experincia na rea de Cincia da Computao, com nfase em Inteligncia Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Multiagentes e Atores Sintticos, Trabalho Colaborativo Apoiado por Computador, Contexto Computacional e Educao a Distncia.

Ivanda Martins
Ol, Pessoal! Sou Ivanda Martins, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Estou atuando na equipe de Educao a Distncia da UFRPE, no Departamento de Estatstica e Informtica (DEINFO), como professora autora. Atuo tambm na equipe de mediao pedaggica da EAD/UFRPE com a formao de professores autores. Tenho experincia na elaborao de materiais didticos para cursos na modalidade a distncia, ofertados pela UFRPE, produzindo materiais didticos para disciplinas, tais como: Estgio Curricular, Didtica, Prticas de Leitura e Produo Textual e Portugus Instrumental. Tenho Mestrado e Doutorado na rea de Letras (UFPE) e desenvolvo pesquisas sobre letramento digital, formao de professores para Educao a Distncia. Adoro desenvolver pesquisas e escrever textos nas reas de Letras/ Lingustica e Educao. J escrevi e organizei alguns livros, tais como: Literatura em sala de aula: da teoria literria prtica escolar (2005), publicao de minha tese de Doutorado pelo Programa de Ps-graduao em Letras/UFPE; Produo textual: mltiplos olhares (2006), Literatura: alinhavando ideias, tecendo frases, construindo textos (2008), Ensino, Pesquisa e Extenso: mltiplas conexes (2007), Laos Multiculturais (2006), publicaes editadas pela Barana/Recife.

Marizete Silva Santos


Possui graduao em Licenciatura Em Matemtica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990), mestrado em Cincias da Computao pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Cincias da Computao pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente avaliadora de curso e institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira e professor adjunto I da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experincia na rea de Cincia da Computao, com nfase em Inteligncia Artificial, atuando principalmente com reconhecimento de odores e robs. As pesquisas recentes esto relacionadas Educao a Distncia. Atualmente exerce a funo de Coordenadora Geral da Educao a Distncia da UFRPE, coordenando todas as aes de educao a distncia na universidade. No momento atua, ainda, na coordenao do Programa de Formao Inicial para Professores do Ensino Fundamental e Mdio I (prlicenciatura I) Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Formao Continuada em Mdias na Educao, todos no mbito da UFRPE.

62

Potrebbero piacerti anche