Sei sulla pagina 1di 18

1

A LEGIO DA BOA VONTADE X RELIGIO CRIST EVANGLICA

Rosngela Rodrigues de Sousa1

RESUMO

Este trabalho apresenta as controvrsias entre a Religio Esprita Legio da Boa Vontade e a Religio Crist Evanglica, bem como apresenta de forma geral os elementos constitutivos dessa religio. As informaes aqui apresentadas baseiam-se em livros de cunho apologtico editados por apologistas evanglicos.

Palavras-chaves: Religio Esprita. Legio da Boa Vontade. Religio Crist Evanglica.

RESUMEN

Este trabajo presenta las controversias entre la Religin Espiritista Legin de la Buena Voluntad y la Religin Cristiana Evanglica, bien como presenta de manera general los elementos constitutivos de esa religin. Las informaciones aqu presentadas se basan en libros de fondo apologtico editados por apologistas evanglicos.

Palabras-claves: Religin Espiritista. Legin de la Buena Voluntad. Religin Cristiana Evanglica.

Artigo apresentado a Faculdade de Cincias, Educao e Teologia do Norte do Brasil, como requisito parcial para concluso do curso de Pedagogia do Ensino Religioso, sob orientao do Professor Esp. Antonio Mrcio Ramalho Leite.

1 INTRODUO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as controvrsias entre a Religio Esprita Legio da Boa Vontade e a Religio Crist Evanglica. Esse tema foi pouco tratado em trabalhos acadmicos, tendo sido raramente sido objeto de estudo apenas em algumas obras de cunho apologtico cristo evanglico. Esse tema de importncia para o profissional do ensino religioso e para o educando a partir do Ensino Fundamental Maior visando a dissipao de preconceitos e intolerncia religiosos e formar um cidado mais consciente sobre as diferenas mltiplas ao seu redor. As controvrsias entre legionrios2 e evanglicos so profundas e tm causado muito mal-estar entre ambos. possvel resolver esse mal-estar inter-religioso por meio do dialogo respeitoso com objetivo de ambas as partes de entenderem uma a outra estabelecendo o respeito mtuo a opinio que cada uma tem sobre os temas bblicos e religiosos que ambas tm em comum. Os lideres das duas religies precisam de habilidades para lidar com as diferenas de interpretaes sobre os objetos de culto e de doutrinas existentes entre as duas religies em questo. A soluo se concretizaria significativamente se as duas religies tambm deixassem de lado as controvrsias doutrinrias e se unissem para a realizao de eventos com fins filantrpicos e socioculturais visando o melhoramento da vida de muitas pessoas que esto carentes muito mais de ajudas objetivas e existenciais, do de ajudas subjetivas, como por exemplo, serem ensinadas e induzidas a professarem uma religio em detrimento da outra. As controvrsias doutrinrias e teolgicas entre as duas religies tomam propores que poderiam ser evitadas, se no fosse a concorrncia e disputa por espao e adeptos a qualquer custo, mesmo que isso provoque uma m convivncia entre seus adeptos. Este tema ser abordado sob a perspectiva da Cincia da Religio. Nesta pesquisa se utilizar o mtodo da anlise crticatextual por ser o mtodo mais apropriado se chegar ao resultado pretendido trazer ao conhecimento do pblico profissional do Ensino Religioso as controvrsias doutrinrias e teolgicas entre legionrios e evanglicos. Este artigo comear abordando a Origem e Fundao da LBV e continuar com os Trabalhos da LBV e suas Doutrinas sob as contestaes evanglicas, concluindo com as Consideraes Finais e Referncias Bibliogrficas.

Como so chamados os adeptos da LBV.

2 ORIGEM E FUNDAO
2.1 Cronologia

1914 No dia 25 de dezembro, nasceu Alziro Zarur, filho de casal de catlicos ortodoxos oriundo da Sria que chegou no Brasil dois anos antes. 1926 Aos doze anos de idade, Zazur ingressou no rdio como locutor. Naquele ano, disse ter tido uma revelao de Jesus, dando-lhe a misso de revelar e pregar o Novo Testamento no sentido oculto e no sentido prtico. Sentido oculto: Todas as criaturas e todas as religies do mundo so crists. 1929 Saiu da casa de seus pais para morar em penso (aos quinze anos). Usou no rdio o pseudnimo de Ricardo Rey e, nos jornais, o de Almanzor Kabul AK (as mesmas iniciais de Allan Kardec). Escreveu tambm para a revista Fon-Fon (a Quatro Rodas da poca). No rdio, natabilizou-se com o seriado As Aventuras de Sherloque Holmes. 1939 Renunciou o estudo de Direito. 1948 A 6 de janeiro, numa sesso esprita, uma velhinha (D. Emlia R. Melo) disse ter visto So Francisco de Assis ao lado de Zarur. So Francisco passou a ser o patrono da LBV. 1949 Lanou o programa Hora da Boa Vontade, na Rdio Globo do Rio. L criou a prece do copo dgua (os adeptos diziam que aconteciam muitas curas milagrosas com a gua Fruidificada ou Fludo Csmico Universal). Alziro Zarur repetia textos do Novo Testamento no seu programa radiofnico, especialmente Lucas 2.14: Glria a Deus nas alturas, paz na terra para os homens de boa vontade. Desse versculo ele extraiu o nome de sua nova religio, a Legio da Boa Vontade. 1950 No dia 1 de janeiro, Legio da Boa Vontade foi oficialmente organizada. 1956 A LBV foi declarada de utilidade pblica por Juscelino Kubitschek e, no dia 19 de junho, comprou a radio Mundial do Rio. 1958 Alziro Zarur casou-se com Iracy Abreu, uma fiel legionria, que se tornou mais tarde lder do Movimento Feminino da LBV. 1959 A 5 de setembro Zarur instituiu a Religio do Novo Testamento. Segundo seu regimento interno, foi fundada pelo prprio Jesus Cristo, baseando-se em Joo 13.34, tendo como finalidade a pregao do Evangelho. Ele props uma religio simblica, no tendo uma hierarquia nem liturgia; no

teria bens materiais nem templos: a igreja do legionrio seria a prpria residncia, e cada legionrio seria o templo de Deus. 1959 A 7 de setembro proclamou o sentido prtico do Novo Testamento. Ele disse que ou as religies se irmanam em nome de Deus, ou o materialismo ateu as devora, proporo que elas se combatem e se devoram, fortalecendo seu inimigo mortal, que nega a existncia de Deus e a imortalidade da alma. 1963 Zarur tentou organizar um partido poltico (Partido da Boa Vontade PVB, ou Partido Trabalhista Nacional PTN), o que causou muita polmica nos meios polticos. O smbolo do partido era uma colher de pau. 1966 Vendeu a Rdio Mundial para a Rede Globo e, ao mesmo tempo, para a parquia So Judas Tadeu, de quem recebeu dinheiro e no devolveu. Usou-o durante pelo menos quatro anos, em investimentos da religio. Acabou sendo processado. 1976 Criou em todo o Brasil a CAPAZ Caixa de Auxlio Presidente Alziro Zarur, uma caderneta de poupana, sem a autorizao do Banco Central. 1979 A 21 de outubro morre, aos 67 anos. Naquela poca, a LBV tinha um milho de integrantes. Zarur era chamado por eles de Paizinho. Zarur fez trs juramentos em vida, diante dos microfones, para provar a sua santa misso: voto de pobreza, celibato e no envolvimento poltico. No cumpriu nenhum: montou uma imensa fortuna sob o manto da LBV, casou-se e, depois, candidatou-se Presidncia da Repblica. Em sua trajetria religiosa passou pelo catolicismo ortodoxo, catolicismo romano, protestantismo, espiritismo e o positivismo de Augusto Comte. Nenhuma religio aparentemente o satisfazia, at que organizou a Religio de Deus ou LBV. Aps sua morte, o conselho administrativo da LBV declarou que ele no teria um sucessor e que ele seria o presidente vitalcio da instituio.

2.2 A Sucesso

Jos Simes de Paiva Neto, nasceu em 2 de maro de 1941, foi interrelacionado a uma previso astrolgica de Edward Lyndoe que disse que da Amrica Latina surgiria um homem que dominaria o mundo sem violncia e o transformaria pela lei de Cristo (Jo 13.34). E disse ele, este homem est no

Brasil. Paiva Neto, como ficou conhecido aps assumir a Presidncia da LBV, entrou no rdio por meio de Alziro Zarur, de quem foi secretrio. msico e compositor executa msicas clssicas. Possui CDs gravados. Quando assumiu a Presidncia Mundial da LBV, Paiva Neto promoveu um verdadeiro culto a personalidade de Alziro Zarur usando a frase Alziro Zarur est vivo enquanto a LBV executa suas ideias. A LBV investe pesado em elogios a seu fundador e ao atual presidente.

2.3 Os Trabalhos da LBV

Os trabalhos da LBV comearam com a distribuio de sopa aos pobres em Nova Iguau (subrbio do Rio). Mantm atualmente creches, asilos, escolas, orfanatos, lares-escolas, escolas profissionalizantes, assistncia mdica infantil etc. Promovem a Ronda da Caridade meia-noite, recolhendo mendigos e bbados nas caladas e dando-lhes a sopa dos pobres. Mantm em todos os Estados Brasileiros mais ou menos 65 programas de televiso e mais ou menos 300 de rdio. Esto tambm no Uruguai, Paraguai, Argentina, Mxico e Estados Unidos, com planos para outros pases.
que ajuda material est vinculado o conforto espiritual... A LBV desenvolve suas atividades dentro da preocupao de tratar da sade do corpo e do esprito, objetivo principal do seu programa de auxlio aos necessitados (ZARUR, 1963, P. 88)

Como citado acima, a LBV desenvolve atividades dentro da preocupao de tratar da sade do corpo e do esprito. E como tratam do esprito? Ensinando as doutrinas espritas kardecistas. Alziro Zarur afirmava ser a reencarnao de Allan Kardec.

3. AS DOUTRINAS E CRENAS DA LBV


3.1 Zarur e Zardec

Para Neto (1994, p. 20) Zarur e Kardec so um no Cristo de Deus. Entendendo ser a reencarnao de Allan Kardec, Alziro Zarur sentenciou:

6
O espiritismo no deu a ltima palavra. Allan Kardec recebeu de seus amigos espirituais, em meados do sculo passado, notcia de que regressaria terra para completar a sua misso, porque o espiritismo no dera a ltima palavra (ZARUR, 1959, p. 34).

Para os telogos cristos evanglicos, Kardec e Zarur (este ltimo sendo o fundador da LBV), ao ensinarem as doutrinas da comunicao com os mortos e da reencarnao, estariam indo contra a Bblia, que condena tais prticas e crenas. Para fundamentarem sua sentencia, os mesmos citam passagens bblicas como a seguinte:

Eis que eu os filhos que o Senhor me deu nos tornamos, em Israel, sinais e pressgios da parte do Senhor dos exrcitos, que habita no monte Sio. Se vos disserem: Ide consultar os espritos e adivinhos, cochichadores e balbuciadores, no consultar o povo os seus deuses, e os mortos a favor dos vivos? instruo e ao testemunho! Se eles no falarem de acordo com esta palavra, certamente no nascer para eles a aurora (ISAAS, 8.18-20).

E continuando sua sentencia, os telogos cristos evanglicos completam afirmando que Kardec e Zarur estariam condenados depois de mortos aguardando apenas a chegada do dia do Juzo Final para serem castigados por Deus por terem ensinado doutrinas contrrias a sua palavra, a Bblia. No havendo assim nenhuma chance de ambos reencarnarem em qualquer poca. Os telogos cristos pautam sua sentencia condenatria tanto dos personagens em questo quanto dos adeptos de seus ensinos, e fiis da LBV, na seguinte passagem bblica:

Com efeito, se Deus no poupou os anjos que pecaram, mas lanouos nos abismos tenebrosos do Trtaro, onde esto guardados espera do Julgamento, nem poupou o mundo antigo, mas, ao trazer o dilvio sobre o mundo dos mpios, preservou apenas oito pessoas, entre as quais No, o arauto da justia, e se, como exemplo do que havia de sobrevir aos mpios, condenou destruio as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, enquanto livrou o justo L, deprimido com o comportamento dissoluto daqueles perversos porque esse justo, que morava entre eles, afligia diariamente a sua alma justa com as obras inquas que via e ouvia -, certamente porque o Senhor sabe libertar os piedosos da provao e reservar os injustos sob castigo espera do dia do julgamento (2 PEDRO, 2.4,9).

3.2 Status Espiritual da LBV

Como Allan Kardec no concluiu sua obra e Alziro Zarur veio complet-la, a LBV se intitula A Quarta Revelao de Deus aos homens o espiritismo de Allan Kardec se considerava a terceira. Como quarta revelao de Deus aos homens, e tambm a ltima, alega ser um tipo de religio ecumnica, pois na LBV se fundem todas as religies do mundo. LBV (n/d, p. 23) afirma a religio divina, em que se fundem todas as religies humanas, ensina: religio, filosofia, cincia e poltica so quatro aspectos da mesma verdade - Deus. A LBV descreve as quatro revelaes de Deus em etapas conforme expostas abaixo: 1) a de Deus, confiada por Jesus a Moiss, contida no Declogo, exatamente como se encontra no Velho Testamento da Bblia Sagrada dos cristos; 2) a de Jesus, trazida pessoalmente por ele, e que est nos quatro evangelhos Mateus, Marcos, Lucas e Joo; 3) a dos espritos, cujos instrumentos pioneiros, no sculo XIX, foram Kardec e Roustaing; 4) a de Deus, do Cristo e do Esprito Santo, que a Revelao do Novo Testamento ou do Amor Universal, incluindo o Apocalipse de Deus, dado a Joo por Jesus na ilha de Patmos e agora integralmente revelado ao mundo pelo Esprito da Verdade. S mesmo a LBV, o Campo Neutro do Cristo, poderia fazer esta unificao (NETO, n/d, p. 88). Os telogos cristos evanglicos discordam dessa posio da LBV, alegando que a revelao de Deus aconteceu e acontece seguindo outra ordem de etapas. Eles costumam chamar a revelao de Deus de Plano Divino, e esto divididos entre dois sistemas teolgicos: o aliancista e o dispensacionalista. O sistema aliancista apresenta a revelao de Deus ou Plano Divino como consistindo em Aliana das Obras e Aliana da Redeno e da Graa. Sendo que essas alianas se realizam no decorrer de trs dispensaes: a do Antigo Testamento, a do Novo Testamento e a da Era PsNeo-Testamentria ou do Esprito Santo. Na dispensao do Antigo Testamento foi realizada a Aliana das Obras em diversos perodos, com vrios personagens constantes nas narrativas do Antigo Testamento. Na dispensao do Novo Testamento foi realizada a Aliana de Redeno com a

morte e ressurreio de Jesus Cristo. Na dispensao da Era Ps-NeoTestamentria ou do Esprito Santo est sendo realizada a Aliana da Graa com o convencimento do homem do seu pecado, da justia de Jesus e do juzo futuro de Deus sobre o pecado do homem. O sistema dispensacionalista por sua vez divide A Revelao de Deus ou o Plano de Deus em sete dispensaes. So as seguintes: - A da INOCNCIA (ou da Liberdade) Nessa dispensao, homem tem a liberdade de comer de todas as rvores do Jardim do den e a responsabilidade de no comer da rvore do conhecimento do bem e do mal (GNESIS 2.15-17). Ao deixar de cumprir a sua responsabilidade de no comer da rvore do conhecimento do bem e do mal (GNESIS 3.16), o homem fracassou e foi punido por Deus com sua expulso do Jardim do den, e com o sofrimento e a morte (GNESIS 3.16-18). - A dispensao da CONSCINCIA (ou Autodeterminao) Os telogos dispensacionalistas entendem que nessa dispensao, Deus teve como objetivo provar a capacidade do homem de marter-se fiel a ele no ambiente de liberdade segundo os ditames de sua prpria conscincia. Homem devia escolher o bem e rejeitar o mal, a ambos j conhecia. Tambm devia ensinar seus descendentes sobre o fracasso anterior na dispensao da INOCNCIA e sobre a obedincia ao Criador. Os personagens principais dessa dispensao foram Set, Enosh, Enoc e No. O fracasso do homem nessa dispensao se deu quando os homens se entregaram quase que em sua totalidade a maldade. Nesse estgio do homem dentro dessa dispensao, Deus resolveu destruir os homens maus com o dilvio e encontrando em No um homem justo decidiu salv-lo juntamente com sua famlia. Deus mandou, ento, que No construsse uma grande arca para servir de abrigo para ele, sua famlia e para os animais (GNESIS 6.5-22). - A dispensao do GOVERNO HUMANO Essa dispensao entendida pelos telogos dispensacionalistas como um perodo no qual Deus prova o homem em sua capacidade de servi-lo dentro de um sistema de conscincia coletiva, isto , adotando o Governo Humano. Ao homem cabia a responsabilidade de frutificar e multiplicar-se sobre a terra, alimentar-se de carne alm de verduras, no comer a carne com o sangue (smbolo da vida), no assassinar o seu prximo, pois havia a pena de morte para quem cometesse assassinato, e no oprimir ou dominar um ao outro. O fracasso do homem se deu quando se deixou dominar pelo orgulho quis construir um reino onde um indivduo dominaria sobre os demais. A punio de Deus sobre esse pecado do homem foi a confuso das lnguas com o objetivo de dispers-lo pela terra impedindo-os de comunicarem-se com clareza e chegassem a concretizao seu plano (GNESIS 11.1-9).

- A dispensao da PROMESSA ou PATRIARCAL Os telogos dispensacionalistas veem nessa dispensao o propsito de Deus constituir um povo especial para ele. Com esse propsito Deus escolheu os patriarcas Abrao, Isac e Jacob. Durante esse perodo Deus levou Abrao e seus descendentes a terem f nele e a obedec-lo. Preparando-os para torn-los na nao que daria o redentor da humanidade o verdadeiro cumprimento da promessa da semente da mulher (GNESIS 3.15; MATEUS 1.1). Essa dispensao inclui um pacto especial de Deus com Abrao relatado em Gnesis 12 e confirmado com detalhes especficos no captulo 15, tendo esse pacto sido confirmado a Isac, a Jacob e a seus filhos. Os principais itens do pacto so os seguintes: 1) fazer de Abrao uma grande nao; 2) abeno-lo; 3) engrandecer o seu nome; 4) faz-lo uma fonte de bnos; 5) abenoar os que lhe abenoarem; 6) amaldioar os que lhe amaldioarem; tornar benditas nele todas as famlias da terra. Os personagens principais desse perodo foram Abrao, Isac e Jacob. Como fracasso humano dentro dessa dispensao, os telogos destacam a descida de Abrao ao Egito e sua mentira sobre sua real condio de relao com sua mulher Sarai diante dos egpcios, e o fato de no ter aguardado o cumprimento da promessa de Deus sobre a gerao de um filho entre ele e Sarai. O patriarca em vez de esperar a promessa se cumprir deu ouvidos aos conselhos de sua mulher Sarai e tomou sua serva Hagar como concubina para atravs dela forar o cumprimento da promessa de Deus. As consequncias dessas falhas no foram determinantes para a aplicao de Juzo de Deus sobre ele que fosse to catastrfico quanto nas dispensaes anteriores. - A dispensao da LEI ou ISRAELITA o perodo que os telogos defensores dessa linha chamam de dispensao da lei, dividido por eles em sete perodos histricos da existncia de Israel. como se segue abaixo: 1. Perodo da Peregrinao; 2. Perodo das Conquistas; 3. Perodo dos Juzes; 4. Perodo do Reino Unido; 5. Perodo do Reino Dividido; 6. Perodo do Cativeiro e Disperso; 7. Perodo Interbblico. O propsito de Deus nessa dispensao era testar a obedincia de Israel Lei de Moiss e avaliar a capacidade de Israel tornar-se uma nao lder entre as outras naes da terra como instrumento e porta voz da Revelao de Deus numa preparao final para a vinda de Jesus Cristo. O povo de Israel devia reger sua vida religiosa e poltica, segundo a Lei dada por Deus a Moiss no monte Sinal e os regulamentos que lhe sucederam. A Lei destinava-se especificamente a Israel; as demais naes conservavam-se sob o regime anterior de Governo Humano. Israel foi eleito para ser um reino sacerdotal (XODO 19.6). Os telogos cristos evanglicos tanto aliancistas quanto dispensacionalistas apontam como falta grave de Israel tanto na aliana da

10

redeno (linha aliancista) quanto no final da dispensao da Lei e incio da dispensao da Graa, o fato de Israel ter rejeitado Jesus como messias. Como castigo Israel foi rejeitado por Deus e a Igreja foi escolhida em seu lugar. - A dispensao da GRAA na IGREJA na POCA do ESPRITO SANTO Nessa dispensao encontram-se trs aspectos da Revelao de Deus segundo os telogos adeptos dessa linha. 1. Os evangelhos Esses foram escritos para relatar a vida e o ministrio de Jesus, que o prprio Deus encarnado para salvar os homens com a sua prpria morte depois de todos fracassarem em todas as dispensaes anteriores. 2. O Esprito Santo que o prprio Deus habitando nos crentes em Jesus dirigindo-os para um estilo de vida espiritual e de obedincia a Deus. 3. A Bblia considerada palavra de Deus. Nela se encontra o registro da revelao de Deus de todos os tempos. A Igreja a detentora de todas as promessas de Deus feitas em todas as dispensaes anteriores, e a nica representante legtima da revelao de Deus, pois ela rene os homens de todas as nacionalidades, tribos e lnguas numa s entidade espiritual, o corpo de Cristo. Ela o fruto da graa de Deus manifestada em Jesus Cristo, o Deus encarnado. Ele morreu para salvar os homens de seus pecados e ressuscitou para dar vida eterna aos que aceitarem a sua morte com o nico meio de salvao. - A dispensao do REINO ou do MILNIO seu incio dar-se- com a volta de Jesus nas nuvens para arrebatar a sua Igreja deste mundo, enquanto o mundo estiver em agonia e grande tribulao, a Igreja estar celebrando as suas bodas com Jesus. O Reino de Jesus estar delimitado por dois juzos. No incio haver o julgamento dos vivos ou julgamento das naes, considerando uma atitude relativa ao povo de Israel que o Rei Jesus os chamar de seus irmos. O fato de terem ajudado os judeus cristos, ou de terem-nos perseguido decidir a sorte das naes. Os povos que tiverem ajudado os judeus entraro no Reino de Mil anos. Os demais sero julgados. No final do Reino de Mil anos haver o ltimo Juzo de Deus, que se executar sobre todos os pecadores que no se converteram a Deus no decorrer de todas as dispensaes onde Deus se revelou. Depois disso Deus estabelecer novamente o Jardim do den na terra para habitar com os homens que foram aprovados por ele em todas as dispensaes que ele estabeleceu (APOCALIPSE 20.1-3; 21.2-3; ZACARIAS 14.16-18; 11.1-4). Assim segundo os cristos evanglicos dispensacionalistas o Plano de Deus ou a Revelao de Deus se completar.

11

3.3 O Esprito Santo

A LBV descreve o Esprito Santo da seguinte maneira:

O Esprito Santo, de modo geral, no era e no um Esprito Especial, mas uma designao figurada, que indicava e indica o conjunto dos espritos puros, dos espritos superiores e dos bons espritos! a Falange Sagrada, instrumento da ordem hierrquica da evoluo moral e intelectual, ministra de Deus uno, indivisvel, eterno, infinito que irradia por toda parte (NETO, n/d, p. 123).

Os cristos evanglicos assim como quase a totalidade da cristandade discordam da LBV em seu entendimento sobre o Esprito Santo. Para Romeiro e Rinaldi (1996, p. 223) o Esprito Santo uma personalidade divina a terceira pessoa da santssima trindade, ao lado do Pai e do Filho conforme est escrito no evangelho de Mateus 28.19.

3.4 A Bblia

Para a LBV (1984, p. 86) a Bblia contm erros decorrentes do estado evolutivo dos autores. Exemplo: Paulo de Tarso, fariseu, carregou do Judasmo para dentro do Cristianismo ensinos que se opem aos do prprio Cristo. So erros pessoais, que nem eram erros para a maioria na poca em que foram escritos. Enquanto que para Romeiro e Rinaldi (1996, p. 225) os livros da Bblia foram escritos por inspirao do Esprito Santo conforme 2 Pedro 1.21 afirma, e, portanto, tm Deus como autor segundo confirma 2 Timteo 3.16,17. Os evanglicos dizem que a LBV cita textos da Bblia apenas quando esses supostamente concordam com seu ponto de vista. Quando discordam de sua doutrina so descartados por ela.

3.5 O Nascimento de Jesus

A LBV afirma que Jesus no nasceu em carne ou como homem de fato, mas que o parto de Maria foi algo ilusrio:

12

Notai que nenhum historiador de Jesus fala do trabalho de parto de Maria, nem das consequncias que pudessem ocasionar. Maria tinha de Crer num parto real e lembrar-se dos fatos que lhe cumpria atestar, como se tivessem ocorrido (NETO, n/d, p. 153).

Os evanglicos rebatem essa afirmao dizendo que o nascimento de Jesus foi em carne ou como homem de fato conforme est escrito no evangelho:

E deu luz o seu filho primognito, e envolveu-o em panos, e deitouo numa manjedoura, porque no havia lugar para eles na estalagem... E, quando os oito dias foram cumpridos para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido (LUCAS 2.7,21).

A refutao evanglica baseada ainda no evangelho de Lucas assevera que se Jesus no foi concebido por Maria em carne ou como homem de fato haveria nenhuma razo plausvel para o evangelista mencionar o fato de os pais de Jesus circuncid-lo ao oitavo dia de nascido para cumprir o mandamento da Lei de Moiss, j que ele no tinha um corpo real. No entanto a LBV contra argumenta e alega:

Jesus no poderia nem deveria, conforme as imutveis leis da natureza, revestir o corpo material do homem do nosso planeta, corpo de lama incompatvel com sua natureza espiritual, mas um corpo fludico, apto a longa tangibilidade, por aplicao e conformao dessas leis aos fluidos ambientes do nosso planeta (Id. ibid., p. 108).

3.6 A Morte de Jesus

Por acreditar que Jesus no tinha um corpo real, a LBV tambm no acredita na morte de Jesus. Jos de Paiva Neto diz que a vinda de Cristo ao mundo teve como objetivo viver pelos homens, e no morrer por eles. Portanto Jesus est mais vivo do que nunca da direo do planeta que ele prprio criou. Desde que a LBV no acredita na morte de Jesus pela razo supramencionada, ela tambm no acredita na salvao pela f na morte expiatria de Jesus conforme acreditam os evanglicos. Ela acredita que o

13

homem pode obter sua salvao por meio das obras de caridade. Essa salvao atingida quando o homem se torna um esprito puro mediante sucessivas reencarnaes. Os evanglicos se posicionam de forma contrria ao que acredita a LBV, asseverando que o principal objetivo da vinda de Jesus em forma humana foi morrer para salvar os homens dos seus pecados, para alcanar essa salvao o homem precisa ter unicamente f em Jesus como seu salvador e praticar as boas obras como demonstrao de sua salvao. A perfeio ou pureza absoluta s ser alcanada pelo crente quando Jesus voltar e conceder-lhe um novo corpo e a vida eterna.

3.7 A Ressurreio de Jesus

A LBV negando a humanidade de Jesus nega, consequentemente, sua ressurreio corporal, pois como poderia ter ressuscitado se no tinha corpo? Essa a forma de ressaltar sua doutrina da reencarnao, uma vez que se ope doutrina da ressurreio. Assim, acham ridculo admitir tal ideia e, por conseguinte, reconhecer Jesus como um ser divino-humano:

Esses veem, em Jesus, um Homem-Deus, atribuindo-lhe a divindade, com a declarao de ser ele Deus mesmo, feito homem, mortal como eles prprios, realmente novamente entrado num cadver humano (NETO, n/d, 111).

Os evanglicos ao contrrio afirmam que a ressurreio corporal de Jesus um fato histrico e o ponto chave da doutrina crist. Neg-la seria negar o evangelho. Para sustentarem sua posio, os evanglicos se apoiam nas palavras de Paulo:

E, se no h ressurreio de mortos, tambm Cristo no ressuscitou. Se Cristo no ressuscitou, logo v a nossa pregao, e tambm v a vossa f (1 CORINTIOS 15.13,14).

A refutao evanglica dessa posio de negao da LBV a doutrina da ressurreio dogmtica e torna a relao entre ambas as religies bem conflituosa, j que torna a doutrina da ressurreio uma condio que determina se a f verdadeira ou falsa.

14

3.7 A Divindade de Jesus

Sobre a Divindade de Jesus a LBV j tem deixado muito clara sua posio quando se referiu aos os outros aspectos da figura de Jesus, porm se faz necessrio trazer essa posio nas prprias palavras do presidente da LBV:

Agora, o mundo inteiro pode compreender que Jesus, o Cristo de Deus, no Deus nem jamais afirmou fosse Deus (NETO, n/d, p. 112).

Os evanglicos afirmam que Jesus verdadeiramente Deus, a segunda pessoa da trindade, e negar essa doutrina seria negar o cristianismo. Da necessidade de eles enfatizarem tanto essa doutrina. Romeiro e Rinaldi (1996, p. 232) dizem frisamos a doutrina da deidade absoluta de Jesus homem completo e Deus na plenitude.

3.8 A Trindade

Os legionrios ridicularizam a doutrina da trindade dizendo:

Haveis de convir que h grande presuno da parte dos homens, especialmente dos que teimam em considerar Jesus uma das trs parcelas de Deus (embora tenham Deus por indivisvel), quando pretendem que o mestre revestiu-se dum corpo igual aos vossos. De fato, isso equivale a dizer que Deus, o Esprito dos espritos, a Essncia de Inaprecivel Sutileza, se acha encarnado num vaso de argila, to grosseiro como os vossos corpos (ZARUR, n/d, p. 223).

Os evanglicos para defenderem sua doutrina da trindade apoiam-se no credo catlico atanasiano:

Cremos num s Deus verdadeiro e distinto do mundo. Mas cremos tambm que este nico Deus subsiste em forma trplice, incluindo trs pessoas: Pai, Filho e Esprito Santo (ROMEIRO e RINALDI, 1996, p. 234).

15

Os evanglicos ainda se apoiam no evangelho de Mateus para defenderem sua doutrina da trindade:

Ide, portanto, e fazei que todas as naes se tornem discpulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo (MATEUS 28.19).

A interpretao desse versculo por parte dos evanglicos bem taxativa em afirmar que aqueles que no aceitam a doutrina da trindade no so cristos. Portanto rejeitam os adeptos da LBV como verdadeiros cristos chamando-os de hereges.

3.9 A Reencarnao

Essa a ltima das doutrinas que um ponto divisor de guas entre evanglicos e legionrios. A reencarnao uma doutrina esprita kardecista que tem sua origem nas tradies animistas e orientais. A LBV como uma religio esprita adota a crena na reencarnao. Os legionrios entendem a reencarnao conforme se encontra nas palavras de seu presidente Jos de Paiva Neto:

S a reencarnao e os sculos de expiao, reparao e progresso poderiam preparar as inteligncias e os coraes de maneira a fazer deles odres novos, capazes de conservar o vinho novo (NETO, 1982, p. 259).

Para corroborar seu pensamento Jos de Paiva Neto cita evoca as palavras do prprio fundador da LBV, Alziro Zarur:

Diante da justia Divina, somos todos iguais, rigorosamente iguais, dentro da Lei Universal da Reencarnao. Mais uma vez afirmo: no h igualdade nenhuma fora da reencarnao (Id. ibid.,p. 73).

A LBV alm de acreditar que a reencarnao uma Lei Universal que tem como objetivo promover a justia Divina, ela acredita que essa doutrina est fundamentada na Bblia. Como exemplo de reencarnaes na Bblia, os

16

legionrios citam alguns personagens importantes como Maria me de Jesus, Zacarias pai de Joo Batista, Elias reencarnado em Joo Batista e outros mais que por falta de espao no foi possvel cit-los. De incio os evanglicos rejeitam a doutrina da reencarnao pela razo bvia de crer na doutrina da ressurreio como j ficou estabelecido nos tpicos anteriores. Refutando a ideia de que Maria e Zacarias foram mdiuns, os evanglicos dizem que no seria possvel tal fato, pois acreditam que os mdiuns espritas so possudos pelos demnios conforme o livro dos atos dos apstolos narra no cap. 16.16-18 e sobre Maria e Zacarias pousou o Esprito Santo, a terceira pessoa da trindade. Ainda se valem de declaraes mdicas sobre a mediunidade, tais como: os mdiuns so os neurticos de certa classe, histricos e obsessivos (A. Garcia); o mdium no pode ser considerado como tipo normal e so (Dr. Arajo O. M. Andrade); nunca vi um mdium que fosse indivduo normal; quase sempre desequilibrado (Franco da Rocha); Ainda no tive ventura de ver um mdium que no fosse neuropata (Juliano Moreira). J sobre a possibilidade de Elias ter se reencarnado em Joo Batista, os evanglicos combatem os legionrios alegando que o evangelho diz que Joo Batista era Elias no sentido proftico, isto , tinham o mesmo ministrio proftico. Ele viria na virtude e no poder de Elias, instrumentalizado para preparar o caminho para Jesus Cristo. Alm disso, alegam que Elias no poderia reencarnar em Joo Batista, porque ele no morreu conforme est sugerido no livro 2 Reis 2.11, e que o prprio Joo ao ser perguntado se era Elias, respondeu que no segundo se encontra narrado no evangelho de Joo 1.21.

4 CONSIDERAES FINAIS

O objetivo deste trabalho foi apresentar as controvrsias entre a Religio Esprita Legio da Boa Vontade e a Religio Crist Evanglica. O primeiro passo do trabalho foi identificar a LBV a partir de sua origem e fundao, sua liderana e seus trabalhos. A segunda parte deste trabalho foi apresentar as doutrinas e crenas da LBV confrontando-as com as interpretaes evanglicas que por sua vez foram contrrias s doutrinas e crenas da LBV. Este trabalho contribuiu para a aquisio de um conhecimento cientfico e neutro sobre o que pensa a LBV e a Religio Crist Evanglica. A concluso final foi que atravs do estudo de ambas as religies foi possvel construir um conhecimento cientfico das doutrinas e crenas de cada uma das duas religies solvendo os preconceitos.

17

Em relao a trabalhos futuros este trabalho sugere algumas opes no que diz respeito ao entendimento das controvrsias e soluo para a intolerncia teolgica entre a LBV e Religio Crist Evanglica. Abaixo so citadas algumas das possibilidades:

Debate Inter-religioso LBV e Religio Crist Evanglica em Busca do Respeito Mtuo

Para o respeito mtuo ser atingido necessrio que debate o Debate Inter-religioso LBV e Religio Crist Evanglica seja executado com muita frequncia.

A Proposio de Eventos com fins Filantrpicos em Busca da Boa Relao entre LBV e Religio Crist Evanglica

Atualmente, a relao entre LBV e Religio Crist Evanglica consiste em troca de farpas teolgicas e disputa pela preservao de suas respectivas membresias. importante que os adeptos das duas religies busquem uma boa relao atravs de realizao de eventos filantrpicos sem fins proselitistas.

REFERNCIAS

MATHER, George A. & NICHOLS, Larry A. Dicionrio de Religies, Crenas e Ocultismo. Ed. Vida. So Paulo: SP, 2000.

RINALDI, Natanael & ROMEIRO, Paulo. Desmascarando as Seitas. CPAD. 1 Edio. Rio de Janeiro: RJ, 1996.

ZARUR, Alziro. Jesus A Saga de Alziro Zarur. Editora LBV. 14 Edio. Rio de Janeiro: RJ, n/d.

ZARUR, Alziro. Livro de Deus. Editora LBV. Rio de Janeiro: RJ, n/d.

18

NETO, Jos de Paiva. Livro de Deus A Saga de Alziro Zarur. Editora LBV. Rio de Janeiro, 1982.

ZARUR, Alziro. Jesus o Cristo de Deus. Editora LBV. Rio de Janeiro: RJ, n/d.

Bblia de Estudo Pentecostal. CPAD. 7 Impresso. Rio de Janeiro: RJ, 1998.

Potrebbero piacerti anche