Sei sulla pagina 1di 19

Simulado 153 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno 6 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS Como se sabe, nossas tradies liberais de justia penal assentam-se no princpio do 4 livre-arbtrio, de acordo com o qual os indivduos so considerados entidades morais capazes de discernir racionalmente entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado, 7 entre o legal e o ilegal. Sob essa perspectiva, os indivduos possuem responsabilidade moral; neles repousam o desejo e(ou) a vontade de permanecer obedientes ordem social (isto , 10 obedientes s regras morais e legais dominantes), ou, contrariamente, ofend-la mediante comportamentos que ameacem a integridade (fsica, psicolgica ou moral) de quem quer que seja, 13 e(ou) ainda ameacem o patrimnio pblico ou privado, a sade pblica, valores preservados como smbolos de uma identidade grupal ou nacional. Essa representao do homem como sujeito 16 portador de razo e responsabilidade, capaz tanto de obedecer como de agredir, constituiu o solo no qual modernamente se erigiu, em diferentes sociedades do mundo ocidental, uma sorte de 19 justia penal sustentada no trip materialidade do delito, autoria e nexo entre materialidade e autoria. Todo seu modelo normativo e a cultura judicial que o ps em funcionamento convergem, 22 portanto, para a individualizao da responsabilidade penal sob o argumento de que as motivaes so necessariamente restritas rbita do indivduo em seu mundo privado.
Srgio Adorno e Wnia Pasinato. A justia no tempo, o tempo da justia. In: Internet <www.scielo.br> (com adaptaes).
1

Com relao ao texto, julgue os prximos itens. 1 O pronome o (L. 20) tem como referente a expresso delito (L. 19). Errado Tem como referente modelo normativo. 2 Mantm-se a correo gramatical e o sentido do texto ao se substituir a expresso de acordo com o qual (L. 2-3) por onde. Errado Onde deve ser usado para fazer referncia a local. 3 Sendo o emprego do plural em regras suficiente para garantir a interpreta o genrica desse nome, a supresso do sinal indicativo de crase, em s regras morais ( L. 9), no causaria prejuzo correo gramatical do texto. Errado O emprego obrigatrio nesse caso. 4 Na linha 18, a palavra sorte est empregada como antnimo de azar. Errado Est empregada no sentido de espcie. 5 O verbo ps (L. 21) concorda com o nome cultura (L. 20) e o verbo convergem (L. 21), com os nomes modelo (L. 20) e cultura (L. 20), os quais funcionam como sujeito das formas verbais mencionadas. Correto Adequadas relaes. 6 Os termos entre parnteses na linha 11 fsica, psicolgica ou moral foram empregados, no texto, como sinnimos.

Errado Se fossem sinnimos no faria sentido enumerar trs termos. 7 A orao que ameacem a integridade (fsica, psicolgica ou moral) de quem quer que seja (L. 10-12) introduz uma explicao a respeito de comportamentos ( L. 10). Errado Se fosse uma explicao viria entre vrgulas. 8 Por descrever as caractersticas do sistema de justia penal e, ao mesmo tempo, apresentar um histrico de seu desenvolvimento, correto classificar o texto tanto como descritivo quanto como narrativo. Errado O texto dissertativo. 9 correto classificar o texto como essencialmente dissertativo, uma vez que defende a ideia de que o livre-arbtrio deve ser a base de qualquer sistema de justia penal. Errado O texto no defende essa ideia. 10 Caso se substitusse, na linha 7, o ponto e vrgula por ponto final, com a devida alterao de minscula para maiscula, a correo gramatical do perodo seria mantida. Correto No haveria problemas de fato com essa mudana na pontuao. Com referncia adequao da linguagem e ao formato do texto dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes. 11 O fecho de um memorando dirigido ao presidente do Tribunal de Justia do Estado do Acre, cujo contedo seja a aquisio de computadores para o setor de informtica, dever conter, ao final, a expresso Respeitosamente, seguida de vrgula. Correto Sim, pois h hierarquia.

12 O documento hipottico acima constitui um atestado que deve ser firmado por servidor em razo do cargo ocupado, ou da funo exercida. Nesse tipo de documento, declara-se, a favor de outrem, a verdade de um fato, uma situao ou a existncia de obrigao no necessariamente constante em livros ou documentos, geralmente de natureza transitria, passvel de modificaes frequentes. Correto Perfeita colocao a respeito do atestado. 13 Nos termos da legislao em vigor, para que a mensagem de correio eletrnico tenha valor documental, isto , para que possa ser aceito como documento original, necessrio existir certificao digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. Correto o que est estabelecido. 14 Nos documentos do Padro Ofcio deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citaes, e 10 nas notas de rodap. Correto De acordo com o MRPR. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 O formato padro de arquivos criados no aplicativo Writer do BrOffice possui a terminao ODT, que um dos formatos do Open Document Format. Correto O formato padro do pacote BrOffice o OpenDocument. No caso do Writer o formato possui a terminao ODT.

16 A intranet oferece acesso seguro ao ambiente corporativo de informaes, por meio da autenticao de usurios e do uso de protocolos de rede que se assemelham aos utilizados na Internet. O que difere uma rede da outra so os tipos de servios oferecidos e a ausncia, na intranet, do protocolo TCP/IP. Errado Os usurios devem ser autorizados para acessarem a Intranet de uma organizao, no entanto, esse acesso no obrigatoriamente seguro. Alm disso, a Intranet utiliza os mesmos servios e protocolos (como o TCP/IP) da Internet. 17 Uma das funes do servio de nomes (DNS) fazer a traduo de endereos IP em nomes de domnios qualificados (FQDN), usando o protocolo UDP. Correto Exatamente isto. 18 Tanto o Linux quanto o Windows XP possuem suporte nativo ao protocolo TCP/IP para acesso Internet. Correto Esta questo est simplesmente dizendo que os dois j instalam na mquina o protocolo que permite "navegar" na internet. 19 Cavalo de troia um programa que se instala a partir de um arquivo aparentemente inofensivo, sem conhecimento do usurio que o recebeu, e que pode oferecer acesso de outros usurios mquina infectada. Correto O trojan horse (cavalo-de-troia) pode utilizar um mecanismo de propagao bastante eficiente, escondendo-se dentro de um aplicativo til. 20 No Windows 7, qualquer usurio est autorizado a excluir um arquivo que esteja armazenado em uma pasta pblica. Errado Somente os usurios que usam o mesmo computador, ou que usam outros computadores da mesma rede estaro autorizados a excluir um arquivo que esteja armazenado em uma pasta pblica. A respeito dos acontecimentos atuais e seus desdobramentos, julgue os itens. 21 No interior da Unio Europeia (UE), diante dos progressos scio-econmicos obtidos at esse momento, j se pode afirmar que as velhas reivindicaes separatistas foram plenamente superadas, como demonstra o caso dos bascos, na Espanha, que embora sob suspeita encontram-se em franco processo de paz com o governo daquele pas. Errado No existe tal franco progresso de paz. Ainda existem reivindicaes separatistas.

22 As questes de ordem tnico-cultural se colocam, em tempos modernos, como a grande herana milenar do povo basco. No sculo XX, esse povo (republicano e nacionalista) criou a organizao ETA ("Ptria Basca e Liberdade") para pressionar, politicamente, os governos espanhis. Somente a partir da segunda metade dos anos de 1960 essa organizao passou luta armada contra o Estado espanhol. Correto Este item verdadeiro. 23 A soluo proposta pelo governo brasileiro para o impasse de Itaipu que o Paraguai assuma o pagamento direto de sua dvida contrada para a construo da usina, o que desoneraria o tesouro nacional, e s assim a venda livre de energia seria permitida para os parceiros do Mercosul. Errado O Brasil no fez tal proposta. 24 As Farc e o ELN so os mais representativos grupos guerrilheiros da Amrica do Sul. Atualmente ocupam parte do pas e nesse espao fazem valer suas prprias leis, compondo um "Estado dentro do Estado" Correto Exato. 25 O processo de modernizao do Brasil, iniciado com a Era Vargas e impulsionado nas dcadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, alterou o perfil demogrfico e social do pas, o que inclui a mudana do papel feminino no dia-a-dia da sociedade brasileira. Correto Certa anlise. A fim de acessar um banco de dados, os usurios devem utilizar uma senha numrica composta de 4 a 6 algarismos distintos. Um invasor, para tentar acessar o banco de dados, escolhe o nome da conta de um usurio e, sequencialmente, digita senhas, sem repetir aquelas digitadas anteriormente, at encontrar a senha correta. A partir dessas informaes, julgue os itens a seguir 26 Ao tentar acessar o banco de dados por meio da conta de determinado usurio, a probabilidade de o invasor acertar a senha j na segunda tentativa igual probabilidade de t-la acertado na primeira tentativa. Errado Em cada tentativa uma opo de senha excluda, de forma que sempre fica mais fcil acertar. 27 O nmero de senhas possveis que possuam exatamente 6 algarismos distintos superior a 150.000. Correto Trata-se de A10,6 = 151.200.

28 Ao tentar acessar o banco de dados por meio da conta de um usurio cuja senha tem apenas 4 algarismos, a probabilidade de o invasor acertar a senha na primeira tentativa superior a 1/5.000. Errado A probabilidade de 1/A10,4 = 1/5040. Portanto, a probabilidade inferior a 1/5000. 29 Seis pessoas, entre elas Marcos, iro se sentar ao redor de uma mesa circular, nas posies indicadas pelas letras do esquema abaixo. Nesse esquema, dizemos que a posio A est frente da posio D, a posio B est entre as posies A e C e a posio E est esquerda da posio F.

Sabe-se que: - Pedro no se sentar frente de Bruno. - Bruno ficar esquerda de Andr e direita de Srgio. - Lus ir se sentar frente de Srgio. Nessas condies, correto afirmar que Lus se sentar entre Andr e Marcos. Correto Em uma mesa circular o que interessa no a posio absoluta de cada pessoa e sim a posio relativa: quem est frente de quem, quem est direita de quem, etc. Como Bruno esta esquerda de Andr, ento Andr est na posio E. Como Bruno est direita de Srgio, ento Srgio est na posio C. Lus est frente de Srgio, portanto, Lus est na posio F. Como Pedro no est frente de Bruno, ento Pedro est na posio B. Por excluso, Marcos est na posio A. Assim, Luis se sentar entre Andr e Marcos. 30 Um torneio de futebol passar a ser disputado anualmente por seis equipes. O trofu ser de posse transitria, isto , o campeo de um ano fica com o trofu at a prxima edio do torneio, quando o passa para o novo campeo. Uma equipe s ficar definitivamente com o trofu quando vencer quatro edies consecutivas do torneio ou sete edies no total, o que acontecer primeiro. Quando isso ocorrer, um novo trofu ser confeccionado. Os nmeros mnimo e mximo de edies que devero ocorrer at que uma equipe fique com a posse definitiva do trofu valem, respectivamente, 6 e 36. Errado O nmero mnimo dado quando uma das equipes vence as 4 primeiras edies consecutivamente. O nmero mximo dado quando cada equipe vencer 6 edies no consecutivas (6x6=36) e alguma das equipes vencer mais uma edio totalizando 37 edies.

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 O controle que os chefes exercem sobre os seus subordinados, na estrutura de um rgo pblico, uma modalidade de controle externo. Errado O controle que um superior exerce sobre um subordinado decorre do poder hierrquico, ou seja, da estrutura de subordinao existente dentro da Administrao Pblica, no mbito de seus rgos, uma relao de hierarquia funcional. 32 proibido ao servidor retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da sua repartio. Correto De fato, estabelece o art. 117, inc. II, que proibido ao servidor retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio. 33 A descentralizao territorial ou geogrfica se verifica quando uma entidade local e geograficamente delimitada, com personalidade jurdica de direito pblico, exerce a totalidade ou a maior parte dos encargos pblicos de interesse da coletividade, sujeitandose a controle do poder central. No Brasil, os estados e territrios podem ser categorizados como entes de descentralizao territorial. Errado O erro consiste no fato de que no Brasil, somente os territrios representam a descentralizao territorial ou geogrfica, j que os estados surgem por descentralizao poltica. 34 Mesmo sem autorizao legal expressa, o atributo da autoexecutoriedade do poder de polcia autoriza o exerccio desse poder quando necessria a prtica de medida urgente, sem a qual poder ocorrer prejuzo maior aos bens de interesse pblico. Correto De fato, esse atributo permite Administrao atuar rapidamente, por si mesma, diante de situaes ilcitas que possam causar prejuzos ao interesse pblico, mesmo quando no haja lei expressamente autorizando. preciso lembrar que, como regra, o exerccio do poder de polcia depende de previso legal expressa. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 O civilmente identificado pode ser submetido identificao criminal, nos termos da lei. Correto Pode haver identificao criminal (o famoso tocar piano) se o sujeito no for identificado civilmente, ou, mesmo civilmente identificado em alguns casos, nos termos da lei. 36 Ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. Correto Conforme art. 8, V. A CF traz, na parte dos direitos individuais e coletivos, que ningum ser obrigado a se associar ou a permanecer associado. Aqui esse princpio tambm se aplica: ningum ser obrigado a se filiar ao sindicato ou a permanecer filiado.

37 A ao popular pode ser ajuizada por qualquer pessoa para a proteo do patrimnio pblico estatal, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimnio histrico e cultural. Errado No qualquer pessoa que pode propor a ao popular e sim qualquer cidado, entendido como aquele que possui a capacidade eleitoral ativa (capacidade de votar). 38 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores a sanes penais e administrativas. As pessoas jurdicas, pela sua natureza, no esto submetidas a tais sanes, devendo a responsabilidade recair, ento, sobre seus dirigentes, pessoas fsicas. Errado As pessoas jurdicas tambm se sujeitam s sanes penais e administrativas (art. 225, ,3). No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 A lei excepcional ou temporria aplica-se aos fatos praticados durante a sua vigncia, salvo quando decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram. Errado A lei excepcional ou temporria aplica-se aos fatos praticados durante a sua vigncia, MESMO quando decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram. 40 No crime de corrupo passiva, se, por causa do delito, o funcionrio retardar a prtica de ato de ofcio, haver mero exaurimento da conduta delituosa, que no conduz ao aumento de pena. Errado Contraria o pargrafo 1 do artigo 317, que traz causa de aumento de pena para a situao em que o funcionrio retarda a prtica de ato de ofcio em virtude da corrupo passiva. 41 Se for doloso o homicdio, a pena ser aumentada de um tero, no caso de crime praticado contra pessoa menor de catorze anos. Correto A questo est em perfeito acordo com o que dispe o 4., do art. 121, do CP. 42 So compatveis, em princpio, o dolo eventual e as qualificadoras do homicdio. penalmente aceitvel que, por motivo torpe, ftil etc., assuma-se o risco de produzir o resultado. Correto A Doutrina admite a compatibilidade do dolo eventual com a violenta emoo (seria o homicdio doloso com dolo eventual, mas privilegiado), pois possvel que algum, sob violenta emoo realize uma conduta perigosa, assumindo o risco do resultado. No entanto, existem alguns julgados do STF em sentido contrrio, mas prevalece que possvel.

Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Sendo o inqurito policial, por sua natureza, inquisitrio, diante do texto constitucional, que garante a mais ampla defesa, obrigatria a presena do advogado de defesa nessa fase pr-processual, produzindo e indicando provas. Correto A presena do advogado s indispensvel no processo criminal, j que l ocorre a imputao de uma acusao ao agente. Como o inqurito tem finalidade meramente investigatria, a presena do advogado nessa fase pr-processual facultativa 44 Em regra, a testemunha no pode eximir-se da obrigao de depor. No entanto, o cnjuge do acusado poca do fato criminoso, ainda que dele se encontre separado judicialmente, pode recusar-se a testemunhar. Correto Esta a previso contida no art. 206 do CPP. 45 A incomunicabilidade do indiciado depender sempre de despacho nos autos e somente ser permitida quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir. Correto Sabemos que a incomunicabilidade encontra-se extremamente atenuada no nosso pas. Entretanto, o dispositivo presente no Cdigo de Processo Penal no foi revogado e, portanto, quando da reproduo pela banca, deve ser considerado vlido. 46 Em respeito ao princpio da presuno de inocncia, a priso preventiva no pode ser decretada durante o inqurito policial, mas s aps a instaurao da ao penal. Errado A priso preventiva pode ser decretada tanto no inqurito quanto na ao penal. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 A empresa que comercializar arma de fogo em territrio nacional obrigada a comunicar a venda autoridade competente, como tambm a manter banco de dados com todas as caractersticas da arma e cpia dos documentos previstos no Estatuto. Correto A empresa que comercializa armas tem a obrigao de enviar MENSALMENTE relatrio com as vendas realizadas e ainda manter o banco de dados dessas vendas pelo prazo de 05 anos. 48 Compete exclusivamente autoridade judiciria e ao membro do MP a aplicao de medidas socioeducativas ao adolescente pela prtica de ato infracional. Errado Compete exclusivamente autoridade judiciria a aplicao de medidas socioeducativas ao adolescente pela prtica de ato infracional. O ministrio Pblico no aplica tais medidas e, sim, auxilia e fiscaliza o processo de apurao dos atos infracionais e aplicao das medidas deles decorrentes.

49 No crime de genocdio, a priso temporria dever ser decretada pelo prazo de cinco dias, prorrogvel por igual perodo. Errado Crime de genocdio crime hediondo. Para os crimes hediondos, a priso temporria dever ser decretada pelo prazo de 30 dias, prorrogvel por igual, em caso de extrema e comprovada necessidade. 50 Ao estrangeiro portador de visto de cortesia, oficial ou diplomtico, que tenha entrado no pas, poder ser concedida a prorrogao do prazo de estada no Brasil, a qual no exceder 90 dias e poder ser cancelada a critrio do Ministrio da Justia. Errado A exigncia de que o prazo de prorrogao no exceda a 90 dias e que poder ser cancelada a critrio do Ministrio da Justia se d para o visto de TURISTA apenas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS A respeito dos conceitos da Fsico-Qumica, julgue os itens. 51 Existem substncias para as quais a presso de vapor diminui com a temperatura. Errado Com o aumento da temperatura h sempre aumento da presso de vapor. 52 A presso de vapor de sublimao de um slido normalmente muito menor do que a presso de vapor do lquido. Correto Mas existem substncias com comportamento anmalo. 53 No equilbrio, a atividade em nvel molecular cessa para as reaes. Errado Ela continua, mas em velocidades idnticas em ambos sentidos, de forma que macroscopicamente nada ocorre. 54 Na curva de equilbrio lquido-slido, quando estamos sobre a curva temos um ponto de equilbrio dinmico. Correto Isso implica que as velocidades dos processos se igualam e, embora cada processo continue ocorrendo simultaneamente, macroscopicamente nada parece estar ocorrendo. 55 A energia de Gibbs padro de formao igual a energia de Gibbs de reao para a formao do composto a partir de seus elementos nos seus estados de referncia. Correto Adequada definio. 56 A Lei de Velocidade de uma reao um construo terica, de forma que no necessita de dados empricos. Errado Pelo contrrio ela determinada atravs dos dados empricos.

57 A molalidade igual ao nmero de mols de um composto A dividido pela massa do composto A. Errado Ele deve ser dividido pela massa do solvente. 58 Podemos pensar no potencial qumico como o poder de cada substncia de impulsionar transformaes, de forma que o equilbrio s alcanado quando cada substncia, em cada fase em que ela exista, impulsiona com a mesma intensidade. Correto uma forma interessante de pensar neste conceito. 59 A energia de Gibbs a energia armazenada no movimento ordenado das molculas no sistema e na sua distribuio. Correto Podemos pensar nisso pela definio G = H TS. 60 O valor da energia de Gibbs permite conhecer o trabalho de expanso que o sistema pode fazer. Errado Ele est ligado ao conceito de trabalho no-expansivo. A respeito das caractersticas dos compostos orgnicos, avalie as assertivas. 71 Devido ao seu carter bsico, os cidos carboxlicos sofrem reaes de neutralizao com bases formando sais. Errado Devido ao seu carter cido. 72 Os cidos carboxlicos sofrem principalmente reaes de substituio da OH por outros tomos ou grupos de tomos que so denominadas de reaes de substituio no grupo acila. Correto Tudo certo no enunciado. 73 Por definio, derivado de cido carboxlico todo composto que por hidrlise gera cido carboxlico. Correto isto mesmo. 74 Os haletos de cidos os mais comuns so os cloretos so obtidos pela reao de cidos carboxlicos com SOCl2 (cloreto de tionila) ou haletos de fsforo como PCl3 (tricloreto de fsforo) ou PCl5 (pentacloreto de fsforo). Correto Estas reaes so muito importantes na qumica orgnica.

75 Os anidridos so os derivados de cido carboxlico mais reativos que existem. Errado So os haletos de cidos. A respeito das reaes orgnicas, avalie os itens. 76 A reao de cidos carboxlicos e alcois em meio cido Esterificao de Fischer e um equilbrio. Correto Exatamente isto. 77 A destilao azeotrpica uma forma de favorecer os produtos na esterificao de Fischer. Correto Outra forma usar um excesso de lcool. 78 A reao de cloretos de cido com aminas ocorre facilmente. J com lcoois, um catalisador, como piridina, normalmente empregado Correto Um catalisador importante o DMAP. 79 Cloreto de oxalila usado para converter em cloretos de cidos molculas sem grupos funcionais sensveis a cidos. Errado No, pois o cloreto de oxalila um reagente mais especfico e caro. Nestes casos usa-se PCl5 mesmo. 80 A reao de Mitsunobu pode ser utilizada na preparao de diversos compostos de enxofre. Correto Esta a funo desta reao. conhecida como

Drogas bsicas so uma ampla categoria de substncias, sendo a maioria derivada de produtos naturais aqui se incluem os mais antigos alucingenos como cocana. Drogas bsicas sintticas incluem muitos dos antidepressivos e calmantes amplamente utilizados hoje. A figura abaixo ilustra algumas drogas bsicas.
O O HN N O O O N O N N N N O

Tropano

Xantina
N

l-Cocaina
Cl H2N F HN F

Fenetilamina

Diazepam
O

Fluoxetina

No contexto do texto acima e das frmulas apresentadas, julgue os itens a seguir. 81 Nenhuma das molculas apresentadas capaz de formar ligaes de hidrognio. Errado As molculas que apresentam aminas primrias e aminas secundrias (embora com menor eficincia) podem formar ligaes de hidrognio. Portanto, a xantina, a feniletilamina e a fluoxetina podem formar estas ligaes. 82 A xantina um composto aromtico. Errado Nenhum dos dois ciclos presentes na molcula tem 4n+2 eltrons pi, de maneira que o composto no aromtico. 83 O tropano apresenta um biciclo em sua estrutura. Correto o que podemos ver na estrutura. O nome IUPAC para o tropano 8-metil-8-azabiciclo[3.2.1]octano. 84 Tanto a fluoxetina quanto a l-cocana apresentam a funo ter em sua estrutura. Errado A fluoxetina apresenta, mas a l-cocaina no. A funo na l-cocaina a funo ster. 85 O anel benznico da l-cocana reage mais facilmente com eletrfilos do que o benzeno. Errado O grupo COOR retira eltrons por conjugao e torna o anel menos ativado.

86 Caso se proceda a clorao do anel benznico da l-cocana o produto principal ser o meta. Correto O grupo COOR orienta a substituio em meta. 87 O diazepam apresenta ismeros E e Z. Errado Nenhuma das duplas ligaes forma ismeros. 88 A fluoxetina apresenta isomeria tica. Correto O carbono marcado abaixo quiral.

F F HN F CH O

89 A l-cocana um alcalide derivado do tropano. Correto A cocana um tpico alcalide e vemos pelas estruturas que ela um derivado do tropano. 90 Tratamento de tropano com HCl gera um sal de hidrocloreto. Correto H a reao produzindo o sal de hidrocloreto, que pode ser tratado com base e convertido de volta. desta maneira que se produz o crack atravs da cocana. A respeito dos conceitos de Cromatografia em Camada Delgada (CCD), avalie os itens. 91 A alumina geralmente empregada na separao de compostos lipoflicos e, pelo fato de poder ser preparada com caractersticas cida, neutra e alcalina, bastante til na separao de substncias que apresentam variaes dessas caractersticas. Correto Isto verdadeiro. 92 Na aplicao, a amostra dissolvida em um solvente voltil para a aplicao na placa, pois tais solventes podem ser facilmente eliminados aps a aplicao, a evaporao do solvente ajuda a manter as manchas formadas menores, e quanto menores as manchas melhor poder ser a separao. Correto Exato.

93 Quanto mais diluda a soluo, melhor para a aplicao em CCD. Errado A soluo no deve ser muito diluda, pois exige um grande volume de amostra, aumentando assim as manchas na placa. 94 A evaporao do solvente importante, pois se no evaporado corretamente pode ocorrer tambm a cromatografia por partio onde a fase estacionria um slido recoberto com uma fina camada de lquido, no caso o solvente que no evaporou Correto Exato. 95 A fase mvel o solvente ou uma mistura de solventes que usada para eluir uma mistura e promover a separao dos seus componentes. Correto Certa definio. Com relao espectroscopia molecular no UV-Vis, avalie os itens. 96 Espectros de UV-Vis fornecem identificao inequvoca de compostos orgnicos. Errado Eles precisam ser complementados por outros dados. 97 Uma banda de absoro fraca em torno de 260 nn, com indicaes de estrutura vibracional fina, evidencia a existncia de carbonila. Errado Evidencia a existncia de anel aromtico. 98 As bandas de absoro do benzeno so caractersticas, no sendo influenciadas pela substituio no anel. Errado Elas variam com a substituio. 99 Um grupo auxocromo aquele que absorve fortemente na regio do UV-Vis. Errado o que no absorve, mas desloca picos cromforos. 100 O deslocamento de picos para comprimentos de onda maiores chamado de hipsocrmico. Errado batocrmico. Com respeito aos conceitos da Quimiometria, julgue os itens. 101 um pressuposto para a aplicao do teste ANOVA que a varivel de interesse seja normalmente distribudas em alguma das populaes. Errado Deve ser em todas as populaes. Este o teste de normalidade.

102 Outro pressuposto para a aplicao da ANOVA que as populaes tenham a mesma varincia. Correto Esta a condio de homocedasticidade. 103 A anlise de varincia utilizada para comparar mdia de varincia devida aos tratamentos, com a variao devido ao acaso ou resduo. Correto Isto mesmo. 104 O objetivo principal da ANOVA apontar se um grupo estaticamente diferente do outro ou no, principalmente quando a hiptese nula rejeitada, o que se leva a concluir que, pelo menos, uma das mdias diferente das demais. Correto Exato. 105 O Teste ANOVA dever ser paramtrico e os grupos devem ser dependentes. Errado Devero ser independentes os grupos. No que se refere aos mtodos de absoro molecular, analise os prximos itens. 106 A Lei de Beer sempre vlida para essas medidas. Errado Obviamente que no, pois se trata de uma lei limite e vlida apenas para o caso ideal. 107 Desvios da lei de Beer so verificados por conta de a absortividade depender do ndice de refrao do meio. Correto Este um fator que deve ser considerado para resultados exatos. 108 A radiao que sai de um monocromador geralmente est contaminada com pequenas quantidades de radiao espalhada ou espria. Esta radiao, porm, no interfere nas medidas de absoro. Errado Esta radiao causa desvios instrumentais e interfere nas medidas. 109 O uso de clulas desiguais causa desvios na lei de Beer em uma medida. Correto Embora seja um erro trivial, ele est presente. 110 LEDs so usados como fontes em alguns espectrmetros de absoro. Correto LEDS so os diodos emissores de luz.

A respeito da Lei 6360/76, avalie as asssertivas. 111 Para assegurar a eficincia diettica mnima necessria e evitar que sejam confundidos com os produtos teraputicos, o teor dos componentes dos produtos dietticos, que justifique sua indicao em dietas especiais, dever obedecer aos padres aceitos nacionalmente, conforme o Ministrio da Sade. Errado Deve obedecer a padres internacionais. 112 O funcionamento das empresas de que trata esta Lei depender de autorizao do Ministrio da Sade, vista da indicao da atividade industrial respectiva, da natureza e espcie dos produtos e da comprovao da capacidade tcnica, cientfica e operacional, e de outras exigncias dispostas em regulamentos e atos administrativos pelo mesmo Ministrio. Correto Art. 50. 113 Cada estabelecimento ter licena especfica e independente, a no ser que exista mais de um na mesma localidade, pertencente mesma empresa. Errado At neste caso necessrio ter licena especfica e independente. 114 Quando um s estabelecimento industrializar ou comercializar produtos de natureza ou finalidade diferentes, ser obrigatria a existncia de instalaes separadas para a fabricao e o acondicionamento dos materiais, substncias e produtos acabados. Correto Art 52. 115 As empresas que exeram as atividades previstas nesta Lei ficam obrigadas a manter responsveis tcnicos legalmente habilitados suficientes, qualitativa e quantitativamente, para a adequada cobertura das diversas espcies de produo, em cada estabelecimento. Correto Art. 53. A respeito do Regulamento Tcnico de Bens e Produtos Importados para fins de Vigilncia Sanitria, julgue os itens. 116 A liberao dos bens ou produtos para exposio ou entrega ao consumo humano somente ocorrer depois de satisfeitas s exigncias sanitrias. Correto De acordo com o RDC. 117 A importao de produtos acabados e em embalagem original sob vigilncia sanitria, por pessoa fsica, para consumo pessoal, sujeitar-se- manifestao prvia ao desembarao pela autoridade sanitria. Correto Tambm certo.

118 Considerado o contexto epidemiolgico internacional, humano, animal ou vegetal, ou a implementao de programas de sade pblica relacionados ao controle sanitrio de bens ou produtos e empresas envolvidas em todas as etapas de produo, distribuio, importao, transporte e armazenagem de bens e produtos sob vigilncia sanitria, poder ser proibida em carter emergencial e transitrio sua importao ou entrada a qualquer ttulo no territrio nacional por pessoa fsica. Correto Exato. 119 Na importao de bens e produtos sob registro, cadastro ou autorizao de modelo na ANVISA, dever ser apresentada declarao da pessoa jurdica detentora do documento de regularizao do produto junto a ANVISA autorizando a importao. Correto Certo tambm. 120 Ser vedada a entrega ao consumo de produtos acabados importados com identificao ou rotulagem em idioma estrangeiro, exceto as importaes com fins no comerciais previstas em legislao. Correto Exato.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Potrebbero piacerti anche