Sei sulla pagina 1di 36

4

INTRODUO Os monitores de Tubo de Raios Catdicos (CRT - Catodic Ray Tube), ainda so de longe os mais populares atualmente. Comparando grosseiramente, so semelhantes a uma televiso. Com o passar do tempo, novas tecnologias foram desenvolvidas para a melhoria das imagens exibidas pelos monitores, uma delas so os Monitores Cristal Lquido (LCD - Liquid Crystal Display) e os Monitores de Plasma. Os monitores LCD e os monitores de Plasma por sua vez, trazem vrias vantagens, mas por outro lado tambm so muito mais caros, porm nada est decidido no ramo dos monitores. Alm destas tecnologias, existem vrias outras que prometem muito para o futuro. Numa comparao direta entre os monitores CRT, LCD e Plasmas atuais, os CRT possuem muitas desvantagens, praticamente o nico motivo para ainda usarmos estes monitores antiquados, que mantm o mesmo princpio de funcionamento descoberto no incio do sculo, mesmo o preo. Pouca gente ainda compraria um CRT se os monitores de LCD ou de Plasma custassem o mesmo. Infelizmente, este ainda um futuro distante, ainda demorar vrios anos at que o custo dos monitores LCD e Plasma caiam a este ponto, isso considerando a possibilidade disto realmente chegar a acontecer. No decorrer desse trabalho, falaremos sobre o funcionamento dos monitores LCD e monitores de plasma e sobre a manuteno dos respectivos monitores.

CAPTULO I Monitores LCD 1.1 - Funcionamento dos monitores LCD Eles saltaram dos computadores portteis que possuem limitaes em espao, peso e consumo de energia e ganharam independncia ao lado dos computadores de mesa. Ao contrrio dos CRT, que trabalham alta voltagem para alimentar e controlar o canho de eltrons e por esse motivo, tm um limite para reduo de seu tamanho, os monitores de cristal lquido puderam dar uma resposta s aplicaes que necessitam de equipamentos mais compactos e de maior eficincia no consumo de energia. Outras tecnologias tambm buscaram solues alternativas ao CRT, para oferecerem equipamentos de menor tamanho e de baixo consumo, entre elas a Light Emitting Diode (LED), Plasma Display (PDP), Field Emission Display (FED), Electroluminescent (EL), Digital Micromirror Device (DMD) e Cacum Fluorescent Display (CFD), mas o LCD se mostrou a mais eficiente, para a maior parte das aplicaes. As telas LCD se baseiam em uma tecnologia que produz imagens sobre uma superfcie plana composta por cristal lquido e filtros coloridos. Descoberto em 1888, o cristal lquido uma substncia cujas molculas podem ser alinhadas quando sujeitas a campos eltricos, algo parecido com o que acontece com fragmentos de metal quando se aproximam de um m. No caso dos monitores, quando alinhado apropriadamente, o cristal lquido permite a passagem da luz, para que a imagem seja gerada.

De forma simplificada, a ausncia de voltagem nos monitores LCD sinnimo de passagem de luz, enquanto voltagem significa bloqueio da luz.

Figura 1

Duas superfcies com filtros polarizados, que podem ser encarados com um conjunto de fios finssimos paralelos, controlam os raios de luz que passam atravs das molculas de cristal lquido. As linhas de um dos filtros so dispostas perpendicularmente s linhas do outro filtro, e as molculas entre as duas superfcies so foradas a um estado torcido, direcionando os raios de luz da mesma forma. Assim, quando no h nenhum campo eltrico aplicado s molculas, a direo do raio de luz vai sendo alterada medida que passa pelo cristal at encontrar a segunda superfcie, cuja direo das ranhuras coincidir com a do raio de luz. Se um campo for aplicado ao cristal, as molculas se reorganizam verticalmente, fazendo com que os raios de luz percorram o intervalo sem alterar sua direo at encontrar a segunda superfcie que bloquear os raios. Uma fonte de luz fluorescente, identificada geralmente pelo termo back-light ou tambm por Lmpada Fluorescente de Catodo Frio (CCFL - Cold Cathode Fluorescent Lamp), responsvel pela emisso dos raios que so alinhados pelos filtros polarizados. A luz direcionada passa ento, pela camada contendo milhares de bolhas de cristais lquido organizadas em pequenas clulas, que por sua vez, esto dispostas em linhas na tela. Uma ou mais clulas formam um pixel no monitor. Lmpada Fluorescente de Catodo Frio (CCFL - Cold Cathode Fluorescent Lamp) Sem essa lmpada no existiria brilho no painel LCD, pois ele no possui brilho por si s. Essa lmpada ento recebe o nome de back-light, justamente por causa da iluminao que vem por trs do painel. Figura 2

Figura 3 - Encaixe da CCFL

realmente muito importante que a lmpada emita uma luz o mais branca possvel, caso contrrio ir comprometer a qualidade das cores, sendo que para que as cores sejam perfeitas, necessrio que o branco perfeito exista. Tambm importante que a luz permita que seu brilho seja alterado sem causar cintilaes quando sofrem variaes de tenses. A freqncia de operao alta, em torno de 20 a 100 kHz e tenses de 400 a 1000V. 1.2 Cores no LCD Para usar cores no LCD, necessrio utilizar filtros no sistema RGB (Red, Green, Blue - vermelho, verde, azul) sobre cada uma das minsculas unidades grficas (TN). Ao colocarmos 3 (trs) unidades TN com filtros de cores diferentes, conseguimos formar um pixel, que varia sua tonalidade de acordo com a tenso aplicada a uma das unidades, a luz ento produz as cores que so vistas nas telas LCD. As estruturas para a aplicaes de tenso so divididos em 2 (dois) grandes grupos: as passivas e as ativas. O primeiro grupo, so utilizados em calculadoras, relgios e dispositivos portteis, enquanto que o segundo grupo so utilizados em monitores e televisores. 1.3 Principais correes feitas no LCD O modo como o brilho dos pixels controlado divide as telas de cristal lquido em duas categorias. A forma mais simples e barata para enderear os elementos da imagem ficou conhecida como tecnologia de matriz passiva. Nesse esquema, a tela consiste de uma grade de fios horizontais e verticais. A interseco dos fios define um pixel, e a corrente que controla os pixels enviada atravs desses fios. Para determinar o nvel de brilho de cada pixel, aplica-se uma carga eltrica para que o cristal se realinhe e altere a direo do raio de luz. O processo repetido seqencialmente por linha, da parte superior da tela at a inferior. Para cada linha da grade de pixels, a corrente apropriada flui pelas colunas at a linha selecionada, para que o cristal seja alinhado direo desejada. Apesar de tambm produzirem imagens bem definidas, as telas de matriz passiva so suscetveis a flicker (uma espcie de cintilao que a tela apresenta, como se o monitor estivesse piscando). Para reduzir esse efeito, o cristal lquido usado nessa soluo apresenta baixo tempo de resposta, ou seja, depois que as molculas so orientadas pela carga eltrica,

demoram a retornar ao seu estado anterior, desalinhado. Essa caracterstica pode ser associada persistncia do fsforo usado em monitores de tubo de raios catdicos. A resposta lenta do cristal faz com que cenas em movimento no sejam muito ntidas, fato que desaconselha o uso da matriz passiva, por exemplo, em situaes de contedo dinmico, como em jogos e filmes ou na movimentao do cursor do mouse na tela. Alm disso, o endereamento usado pelos monitores de matriz passiva tambm responsvel por um outro efeito indesejvel. Quando um pixel ativado, pode haver alguma influncia sobre os pixels vizinhos na mesma linha e coluna. Esse efeito conhecido por crosstalk (um distrbio causado por campos eltricos que afetam circuitos ou sinais adjacentes, afetando diretamente a aparncia dos pixels prximos). Uma soluo encontrada pelos fabricantes para reduzir esse sintoma foi dividir a tela em uma metade inferior e outra superior, de modo a fazer a varredura em cada uma delas independentemente. Esse tipo de tela chamado de Dual Scan Twisted Nematic (DSTN). Alguns modelos ainda contam com um recurso extra, que faz um endereamento simultneo de duas linhas.

Figura 4 As telas de matriz passiva ainda so usadas hoje em pagers e telefones celulares. A maioria das telas LCD usadas em notebooks e em monitores adotam uma outra tecnologia de matriz ativa, que reserva um transistor, chamado Thin-Film Transistor (TFT) para alimentar cada pixel separadamente, podendo ativar ou desativ-lo de modo independente. Esse mtodo permite que a corrente que alimenta os pixels seja menor, portanto, possa ser gerada ou interrompida mais rapidamente, afastando os problemas com imagens dinmicas. Assim, quando o ponteiro do mouse se move pela tela, os monitores LCD de matriz ativa conseguem refletir o movimento de modo mais rpido.

Figura 5 Por outro lado, por serem capazes de enderear cada pixel individualmente, as telas LCD de matriz ativa no apresentam problemas de crosstalk. Esse um dos motivos pelo qual o texto nessa categoria de monitores mais bem definido do que nos CRT que, quando apresentando problemas de foco no canho de eltrons, podem excitar pixels vizinhos, prejudicando a qualidade do texto. Outro benefcio alcanado pelo fato de cada pixel nas telas LCD de matriz ativa ser alimentado separadamente e poder ser ativado ou desativado de modo independente a eliminao do efeito flicker, responsvel por uma cintilao da imagem exibida na tela. A tecnologia de matriz ativa tambm permitiu que se produzissem telas LCD maiores do que 10 polegadas, que pudessem reproduzir imagens com qualidade comparvel dos monitores CRT. A principal desvantagem dos monitores de cristal lquido TFT a complexidade extra no processo de fabricao; o substrato de vidro onde os transistores so montados , na verdade, um nico chip, com 10 a 20 polegadas na diagonal. Como o LCD geralmente construdo sobre um nico substrato, por razes de custo, o grau de ateno no processo de fabricao deve ser muito alto. Apenas para efeito de comparao, um substrato com quatro painis de resoluo de 800x600 pontos, usa cerca de 5,8 milhes de transistores, mais do que o volume usado pelo processador Pentium. Essa enorme quantidade de componentes outro fator que dificulta a produo de monitores TFT perfeitos. Pequenos problemas de fabricao podem fazer com que alguns pixels fiquem permanentemente claros ou escuros. Cada fabricante tinha seu prprio ndice

10

aceitvel de qualidade, que reflete o nmero de pixels defeituosos por monitor, porm, hoje j existem normas que regulamentam esses pequenos defeitos. Pode-se verificar a existncia de defeitos na tela, preenchendo-a com um fundo branco ou preto uniforme; procure pontos que se destacam dos demais. 1.4 Tolerncia de pixel ou sub-pixel defeituosos em um monitor LCD No processo de fabricao do monitor LCD, cada sub-pixel est interligado a um transistor, tornando o processo de fabricao extremamente complexo. Devido a essa complexibilidade, defeitos nos pixel ou sub-pixel, no podem ser consertados, requerendo a troca de todo o painel. Para regular quais falhas e defeitos so aceitveis para um LCD, a ISO 13406-2 estabeleceu a quantidade de pixel no-funcionais aceitveis e inerentes tecnologia do LCD, sem que necessitem serem substitudos, ou seja, se um LCD possui falhas, mas que se enquadram no padro ISO mencionado acima, ele no considerado defeituoso.

Figura 6

Figura 7

11

1.5 Resumo das principais diferenas entre monitores CRT e LCD

CRT

LCD No existe alta tenso no de uma lmpada

Necessita de alta tenso (MAT) para que LCD, o mesmo iluminado Iluminao possa haver o feixe que produz o brilho atravs na tela Controle de brilho fluorescente denominada

CCFL feito atravs da grade 1 e da grade 2 O controle de brilho feito no diretamente no tubo de imagem. O inversor atravs do pino DIM usurio atua na grade 1 atravs do que controla a tenso que vai controle de brilho externo, sendo que para as lmpadas controlando quanto mais negativa for a tenso mais assim o brilho das mesmas

12

escura ser a tela. O tcnico atua na grade 2 (screen-interno) de forma que quanto maior for a tenso na grade 2, maior ser o brilho na tela. Os sinais entram no painel LCD tubo de imagem em forma analgica, sinais emisso do catodo dentro do na forma digitais. de Os os e so Os sinais entram pelo catodo RGB do informaes Sinais RGB

controlam LCD

sendo que quanto menor a tenso maior a transistores TFT que esto aproximadamente 2 milhes de transistores Saem da placa VGA do PC na Ainda na placa VGA dentro do PC, os forma analgica, pois isso sinais so convertidos de digital para necessrio para ser

Caminho dos sinais

analgico. Em seguida entram no monitor compatvel como monitores onde so pr-amplificados, depois CRT, entram no monitor e so para digital, atravs do amplificados e aplicados no tubo de logo convertidos de analgico imagem. conversor A/D.

Figura 8

CAPTULO II

13

Monitores de Plasma 2.1 Funcionamento dos monitores de plasma Alm dos monitores CRT e LCD que j conhecemos bem, existe uma terceira categoria de monitores que j so produzidos em larga escala e vem ganhando popularidade: os monitores de plasma ou PDP. Nos monitores CRT usado um tubo de imagem, onde um canho de eltrons bombardeia as clulas de fsforo da parte frontal, formando a imagem. Nos monitores de LCD, a imagem formada por pequenas clulas de cristal lquido entre duas placas de vidro, que so ativadas atravs de pequenos pulsos eltricos. Os monitores de plasma tm uma estrutura que lembra um pouco a dos monitores LCD. Tambm temos duas placas de vidro e eletrodos que aplicam tenses eltricas nas clulas que geram a imagem. A grande diferena est justamente nas clulas. Ao invs de cristais lquidos, os monitores de plasma so formados por estruturas com o mesmo princpio de funcionamento das lmpadas fluorescentes. A grosso modo, d para dizer que num monitor de plasma a imagem formada por alguns milhes de minsculas lmpadas fluorescentes verdes, azuis e vermelhas. As prximas figuras, mostram bem esta estrutura. Temos pequenas cavidades feitas na placa de vidro inferior, onde depositada uma camada de fsforo colorido. Alm do fsforo a cavidade contm gases como non, xennio e hlio, que ao receberem uma descarga eltrica liberam radiao ultravioleta que acende a camada de fsforo, gerando a imagem.

Figura 9

14

Figura 10 Estas cavidades no podem ser muito pequenas, por isso os monitores de plasma costumam ter um dot-pitch em torno de 1 milmetro, quase 30 vezes maior do que em um bom monitor CRT. A princpio, esta uma grande desvantagem que no permite que os monitores de plasma suportem altas resolues, mas por outro lado permite que as telas sejam muito grandes. J existem monitores de plasma de 30, 35, ou at 42 polegadas. A NEC anunciou que lanar at um monitor de nada menos que 61 polegadas. Apesar de tudo, o telo tem resoluo de apenas 1385 x 768 Pixels, ou seja, a resoluo no o forte dos monitores de plasma.

15

CAPTULO III Outras Tecnologias 3.1 Monitores FED Existe uma tecnologia promissora que pode servir muito bem como um meio termo, ou at mesmo como substituta para ambas as tecnologias. So os monitores de emisso de campos FED - Field Emission Displays). O princpio de funcionamento o mesmo dos monitores CRT, despejar eltrons sobre as clulas de fsforo do monitor que transformam a carga em luz, gerando a imagem. A diferena que ao invs de um nico e poderoso canho de eltrons que se desloca para atualizar uma a uma todas as clulas de fsforo, como temos nos monitores convencionais, cada clula de fsforo passa a ser alimentada por um conjunto de mini-canhes na forma de pontas metlicas minsculas. Existem duas grandes vantagens nesta tcnica. A primeira a possibilidade de produzir monitores CRT quase to finos quanto os LCD atuais e a segunda uma brutal diminuio no consumo eltrico, pois no existe todo o desperdcio feito pelo canho de eltrons. Cada micro-ponta utiliza apenas a energia necessria para manter a imagem.

Figura 11

16

1. Dieltrico 2. Camada resistiva 3. Catodo (emite cargas eltricas negativas) 4. Linhas de metal 5. Conjunto de micro pontas 6. Uma das micro pontas em destaque 7. Colunas de metal 8. Grade de metal (impede que as emisses destinadas a uma clula de fsforo atinjam tambm a vizinha, melhorando a qualidade de imagem). 9. Parede de vidro 10. Clula de fsforo 11. Matriz preta 12. Camada de alumnio com cargas positivas (Anodo) 13. Pixel aceso 14. Camada de vidro Os monitores FED apresentam vantagens at mesmo sobre os monitores LCD, pois no existem limitaes no ngulo de viso e o consumo eltrico muito baixo, menos de 5 watts para um FED de 14 polegadas. J existem algumas empresas produzindo monitores FED, entre elas a Candescent, que fabrica monitores entre 4,4 e 13,2 polegadas, destinadas a vrias aplicaes. Por enquanto, os monitores FED ainda so bem mais caros at mesmo que os monitores LCD, mas esta tecnologia tem potencial para cair bastante de preo nos prximos anos. 3.2 Monitores OLED Diodo Orgnico Emissor de Luz (OLED - Organic Light Emitting Diode), esta tecnologia promete telas planas muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idia usar diodos orgnicos, compostos por molculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga eltrica. A vantagem que ao contrrio dos diodos tradicionais, estas molculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfcie da tela, usando algum mtodo de impresso, acrescentando os filamentos metlicos que conduzem os impulsos eltricos a cada clula, est pronta assim a tela a um custo bastante baixo.

17

Este tipo de display pode ser produzido at mesmo usando uma impressora jato de tinta, equipada com as tintas corretas. uma tcnica muito barata, que combina bem com displays de baixa densidade, como os usados nos aparelhos de som automotivos e nos celulares mais populares. Como estas telas so muito simples, esta tecnologia apresenta um custo bem inferior ao cristal lquido. Outro possvel uso seria o to aguardado e-paper, um tipo de tela flexvel, barata o suficiente para ser usada em livros digitais ou leitores descartvel para jornais e outras publicaes que seriam vendidas em formato digital. Outra possibilidade a construo de telas mais elaboradas, capazes de bater de frente com os monitores LCD. Os OLED podem ser utilizados tanto em telas de matriz passiva, quanto de matriz ativa, onde o que muda nas duas tcnicas basicamente o uso ou no de um transistor por clula, e no o material em si. A Kodak, junto com outras companhias, vem trabalhando em telas semelhantes do diagrama abaixo, onde temos OLED de trs cores, prensados entre um catodo emissor de cargas negativas e um anodo, carregado com cargas positivas. A combinao das duas camadas faz com que as cargas eltricas passem pelos OLED, produzindo luz.

Figura 12 Esta tecnologia, bem mais revolucionria, pode ser usada em microdisplays, telas de duas ou trs polegadas de dimetro, mas com alta resoluo, que podem ser usadas em vrias reas, como projetores, onde uma fonte de luz instalada atrs da tela se encarrega de projetar a imagem na tela, ou mesmo em aparelhos mais avanados, como por exemplo, culos onde so mostradas imagens geradas por um computador porttil, que sero comuns quando os

18

computadores de vestir comearem a se tornar populares, isso tudo sem falar na prxima gerao de celulares, que sero capazes de exibir vdeos. No est descartado o uso em monitores no futuro, mas o grande problema construir monitores de matriz ativa, com uma qualidade de imagem semelhante dos monitores LCD, neste caso o baixo custo dos monitores OLED fica comprometido, pois necessrio construir toda a estrutura da tela, incluindo o transistor para cada pixel, os circuitos de controle entre outros. mais provveis que no futuro os OLED sejam mais utilizados em telas de palmtops, celulares e outros tipos de aparelhos portteis, com telas de baixa densidade. Os fabricantes tambm vm enfrentando problemas com a durabilidade dos materiais usados para fazer telas coloridas. 3.3 Monitores EL Os monitores eletroluminescent (EL) utilizam um tipo especial de fsforo que emite luz ao receber uma carga eltrica. Com exceo do material usado, o design destes monitores semelhante ao dos monitores LCD de matriz passiva, com linhas e colunas de filamentos que ativam as clulas de fsforo, filtros coloridos verdes, vermelhos e azuis, onde cada trio responsvel por um pixel da imagem e uma camada de vidro sobre tudo. A vantagem dos EL o fato dos materiais serem menos sensveis a impurezas que os LCD, isso permite que estes monitores sejam fabricados fora de salas limpas, que respondem por uma porcentagem considervel dos custos dos fabricantes de LCD. Assim como os OLED, esta uma tecnologia emissiva, que tm um ngulo de viso muito parecido com os monitores CRT. Justamente por isso, esta tecnologia cogitada como um substituto de baixo custo para os teles de plasma. 3.4 Monitores FSA Esta uma tecnologia que ainda est sendo desenvolvida, mas promete muito para o futuro. Nos monitores LCD de matriz ativa, toda a tela tratada com silcio amorfo, ou polisilcio, para construir os transistores que criam a imagem. O monitor vira ento uma espcie de chip gigante, carssimo de se produzir, j que o custo de produo de chips proporcional ao seu tamanho. Ao mesmo tempo, este vidro tratado no um material to bom para a construo de transistores quanto o waffer de silcio usado em processadores. Surge ento o

19

segundo problema, que um ndice muito alto de transistores com defeito. Cada transistor defeituoso far com que um ponto da tela fique com sua cor alterada, sempre acesa, ou sempre apagado, que claro, ser notado pelo usurio ao ver uma imagem predominantemente branca ou escura, estes so os chamados bad pixels. A tecnologia Fluidic Self-Assembly (FSA), desenvolvida pela Alien Tecnology, pode ser a resposta para este problema. Nesta tecnologia, ao invs de construir os transistores diretamente na camada de vidro, so fabricados waffers de silcio tradicionais com milhes de transistores que so posteriormente separados. Como neste caso utilizado um material mais adequado, o nmero de transistores defeituosos muito mais baixo e ao mesmo tempo existe a possibilidade de testar os transistores individualmente, descartando os problemticos. Estes transistores, chamados nanoblocks, podem ser produzidos em vrios tamanhos de acordo com a aplicao. Mais a frente, por exemplo, temos uma figura onde esto nanoblocks de 185 e de 70 mcrons sobre uma moeda.

Figura 13 Note que a parte inferior dos nanoblocks possui um formato diferenciado. Esta inclinao conseguida atravs de uma pequena mudana no ngulo de corte do waffer. A idia desta inclinao fazer com que os nanoblocks possam ser encaixados em pequenas depresses feitas na base da tela, substituindo os transistores que so feitos diretamente sobre o vidro nos monitores de LCD. Seria complicado encaixar as pecinhas uma a uma, por isso desenvolveram uma tcnica que permite aplicar todas de uma vez com a ajuda de um lquido especial. Basicamente, uma quantidade muito grande de nanoblocks misturada no lquido, que em seguida jogado sob presso sobre a superfcie onde eles sero fixados. Com isto, os

20

nanoblocks naturalmente encaixam-se nas depresses. Terminado o processo, o lquido recolhido e usado novamente para formar outra tela. Como os nanoblocks no so danificados no processo, possvel reutilizar o lquido vrias vezes.

1
Figura 14 Figura 15

2
Figura 16

4
Figura 17 Figura 18

Na fase quarta fase, temos os nanoblocks j devidamente encaixados na base da tela. Em seguida so construdos os filamentos metlicos responsveis por alimentar os transistores. Neste caso os transistores no geram a imagem, apenas controlam as cargas eltricas como num processador. Para obter a imagem, necessrio adicionar o material que gerar a luz a partir destes impulsos. Seria possvel utilizar cristais lquidos, criando um monitor LCD de matriz ativa um pouco mais barato que os normais, mas a melhor idia neste caso seria utilizar um material eletrosensvel, como a dos monitores OLED ou EL, que poderia ser aplicada usando uma tcnica de impresso. Os nanoblocks podem ser montados sobre praticamente qualquer superfcie, no necessariamente vidro. Isto abre mais uma possibilidade para esta tecnologia, que a construo de displays flexveis, feitos de plstico, bastante finos e baratos.

Figura 19

21

CAPTULO IV Vantagens e desvantagens dos monitores LCD e plasma 4.1 Vantagens dos monitores LCD

Os monitores de cristal so muito mais finos que os tradicionais, o que explica seu uso em computadores portteis. No caso de um computador de mesa a vantagem neste caso no to evidente, mas de qualquer modo, h economia de espao sobre a mesa;

Os monitores LCD possuem uma tela realmente plana, o que elimina as distores de imagem causadas pelas telas curvas dos monitores CRT, e aumenta a rea til do monitor, j que no h espao desperdiado nos cantos da imagem. Um monitor LCD de 14 polegadas possui uma rea de exibio maior do que um CRT de 15 polegadas, enquanto que um LCD de 15 polegadas, possui a rea quase equivalente a um monitor tradicional de 17 polegadas;

Os monitores de cristal lquido, tambm gastam menos eletricidade. Enquanto um monitor tradicional de 14 polegadas consome por volta de 90 W, um LCD dificilmente ultrapassa a marca dos 40W;

Estes monitores emitem uma quantidade muito menor de radiao nociva, sendo que em alguns modelos praticamente no h emisso.

4.2 Desvantagens dos monitores LCD

Enquanto nos monitores tradicionais podemos ver a imagem exibida praticamente de qualquer ngulo, nos LCD o ngulo de viso limitado a 90 (45 para a esquerda e 45 para a direita). Acima disso, a imagem aparecer com as cores distorcidas ou mesmo desaparecer. Mas isso tambm tem um lado positivo; se esse tipo de monitor for implantado num caixa eletrnico bancrio e algum mal-intenciado ao seu lado quiser ver a tela, ter dificuldades;

O contraste da imagem tambm bem mais baixo. Enquanto um monitor CRT possui geralmente um contraste de 500:1, ou seja, uma variao de 500 vezes na emisso de luz do branco para o preto, nos monitores de cristal lquido o contraste varia entre 250:1 e 300:1, o que prejudica um pouco a qualidade da imagem, principalmente a fidelidade das cores;

22

H tambm as limitaes quanto s resolues suportadas. Nos monitores CRT existem vrias resolues de tela diferentes, que vo desde os 320 x 200 pontos usados em DOS, at as que superam 1600 x 1200, passando por vrias resolues intermedirias, como 640 x 480, 800 x 600, entre outras, sendo que em todas as resolues h uma imagem sem distores. J nos monitores de cristal lquido, existem limitaes neste aspecto, pois cada ponto da imagem fisicamente representado por um conjunto de 3 pontos (verde, vermelho e azul). Numa resoluo de 1024 x 768, por exemplo, h 3072 pontos horizontais e 768 verticais, sendo que cada conjunto de 3 pontos forma um ponto da imagem. Como no possvel alterar a disposio fsica dos pontos, a resoluo mxima fica limitada ao nmero de pontos que compe a tela. Mas, possvel utilizar resolues menores, usando mais de um ponto da tela para representar cada ponto da imagem, recurso esse chamado de fator escala. Se por exemplo, a resoluo mxima do LCD de 640 x 480 e preciso exibir uma tela no DOS, que usa resoluo de 320 x 240, sero usados 4 pontos da tela para representar cada ponto da imagem. Neste caso, o fator escala ser 2 (2 x 2 ao invs de um nico ponto). Como h um nmero inteiro no h distoro na imagem, porm, se a resoluo do LCD de 1024 x 768 e preciso exibir 800 x 600, necessrio um fator escala de 1,28, resultando em distoro da imagem.

A outra desvantagem o preo, j que esse tipo de monitor bem mais caro que os convencionais.

4.3 Vantagens dos monitores de plasma Cores mais vibrantes; ngulo de viso mais amplo; Contraste aprimorado, melhor inclusive que nas telas LCD; Tamanhos de tela a partir de 42 polegadas, modelos de at 103 polegadas; Ideal para DVD e sinal digital em widescreen 16:9.

4.4 Desvantagens dos monitores de plasma Alto consumo de energia; Ao ficar muito prximo da tela, gerado um efeito flicker que cansa a vista mais rpido;

23

Imagens estticas e tarjas pretas nas laterais queimam a tela; Para ser usado como monitor no PC, inferior ao LCD por conta da resoluo em pixels; Possui mais reflexo do que o LCD, deixando a tela espelhada se houver incidncia de luz direta (janela aberta, por exemplo), fenmeno tambm conhecido em monitores CRT;

No h concerto para monitores de plasma.

24

CAPTULO V Manuteno em monitores LCD 5.1 Seo de defeitos a) Falta uma das cores primrias: Em um defeito como esse no devemos pensar nos circuitos que esto depois do conversor A/D, pois esse tipo de defeito caracterstico da parte analgica. Sempre que observar o esquema eltrico de um monitor LCD, voc ver um CI denominado conversor analgico digital ou abreviado como A/D. Ento devemos procurar esse tipo de defeito antes de entrar no conversor A/D. Pode ser: Cabo de sinal com problema; Diodos que esto entre o cabo de sinal e a massa; Portas lgicas que s vezes existem entre o cabo de sinal e o conversor A/D; CI pr-amplificado do vdeo quando existe separado do conversor A/D.

b) Falta sincronismo: Geralmente est ligado a defeitos relacionados na parte de sinal analgico. Procedimento: Seguir o cabo de sinal, fios do sincronismo e ver onde o mesmo entra. Geralmente entra em um circuito integrado, mas passa antes por resistores e diodos. c) Flickering citilao:

25

Devemos separa se o defeito est no inversor ou na placa principal ou apenas ao nvel de software. Se o drive no estiver instalado corretamente pode causa cintilao. Para se ter uma idia, o driver to importante que na ausncia do mesmo as letras ficam fora do foco, ou seja, no d nitidez. Observe as lmpadas por trs do LCD, se as mesmas estiverem cintilando, ento o defeito pode estar nas lmpadas ou no inversor e no na placa principal. Pode ser: No inversor: Se existirem duas lmpadas, e as duas estiverem cintilando, mais provvel que o defeito esteja no inversor.

Sempre haver um par de fios grossos para as CCFL, sendo assim, fica fcil reconhecer o inversor.

Figura 20 Na placa principal: Geralmente capacitores eletrolticos causam problemas na imagem com sintonia semelhante de um monitor CRT, por exemplo, quando da a impresso que o vertical est fechado em baixo e na verdade no existe um circuito vertical. Procedimento: Aplicando spray congelante no circuito pode-se determinar em que rea do circuito est o capacitor defeituoso, pois geralmente o defeito desaparece quando o capacitor congelado.

26

d) Tela escura Em primeiro lugar deve-se observar se as lmpadas esto apagadas ou com brilho baixo. Caso estejam apagadas ou com brilho baixo, mea a tenso na sada do inversor. Se a tenso no estiver correta, cheque o inversor. Caso a tenso estiver correta, troque as lmpadas. Pode ocorrer tambm de apenas uma parte da tela estar escura. Isso ocorre porque uma das lmpadas perdeu o brilho. Procedimento 1: Em casos de defeito do inversor, pode-se polarizar tanto o pino enable quanto o pino DIM com uma tenso positiva atravs de um resistor para testar o inversor. Caso a lmpada acenda ento o defeito no est no inversor.

Figura 21 Procedimento 2:

Dependendo da tenso que alimenta o transformador do inversor, varia-se tambm o nmero de voltas do primrio e secundrio. As voltas tambm variam de acordo com a caracterstica da CCLF

27

Muitos inversores so robustos e esto na prpria placa do monitor ou separados e podem ser concertados facilmente. Porm existem inversores de pequeno porte que no podem ser facilmente concertados. Caso voc no o encontre para comprar o bloco inversor separado, voc pode utilizar um inversor de scanner. O problema que no haver controle de brilho e pode ser que o brilho fique mais forte ou mais fraco que o normal. Ento voc pode contornar esse problema mudando o valor da fonte que alimenta o inversor. e) Tela clara, porm sem imagem Nesse caso importante checar as fontes secundrias, comeando pelas fontes de 3,3v.

28

Captulo VI Principais esquemas dos monitores LCD Vamos ver abaixo um circuito inversor que utiliza o CI FAN7311. Este CI recebe fonte baixa da ordem de 9 a 12V em seu pino VIN. O pino B-DIM recebe uma tenso de controle que varia de 0 a 3V. Quanto maior a tenso no pino BDIM, maior ser a tenso de sada do inversor e maior o brilho da lmpada.

Figura 22 O pino ENA significa ENABLE, ou seja, habilita ou no o inversor. Na verdade podemos encarar esse pino como uma chave liga/desliga. Quando entra 5V, o inversor ligado e quando entra 0V, o inversor est desligado.

29

Figura 23 Na figura anterior, podemos ver o inversor depois de habilitado, solta uma forma de onda que impulsiona os FET M1 e M2. Uma corrente flui pelo primrio do transformador TX1. Essa corrente ir induzir uma tenso muito maior no secundrio, que ir fazer acender as lmpadas. Abaixo temos os sensores de corrente (FB) e tenso da lmpada. Podemos notar que a lmpada no vai direto na massa, mas passa antes por um resistor (R16) e um diodo, sobre estes componentes haver uma voltagem que ser aplicada no ponto FB. Tem a funo de fazer parar o inversor caso haja excesso de corrente na lmpada. No sensor de tenso (ORL), atravs dos capacitores C10 e C14, forma-se uma derivao de onde retirada uma tenso de referncia. A tenso aplicada no pino ORL, onde ser feita a monitorao da tenso da lmpada.

30

Figura 24 O circuito abaixo est localizado na placa principal do monitor e serve para controlar o inversor, ou seja, o enable e o controle de brilho.

Figura 25

31

O transistor Q104, apenas recebe nvel alto ou baixo do microprocessador. Com nvel baixo na base, o coletor ter nvel alto, ento envia um nvel alto para o pino enable e liga o inversor. O transistor Q118 atua de forma diferente, ou seja, no uma tenso fixa. Ele recebe pulsos na sua base que so amplificados em seu coletor que so integrados por C151 e 152, resultando em uma tenso DC varivel ideal para controlar a tenso de sada do inversor e conseqentemente o brilho da CCFL. A fonte primria pode ser externa ou interna. A fonte externa mais vantajosa para o cliente, pois ao apresentar problemas geralmente o mesmo compra outra fonte. A fonte interna mais vantajosa para o tcnico, pois ao apresentar problema o monitor levado na oficina para conserto. Logo abaixo temos a fonte principal, com retificao e lado primrio.

Figura 26 A tenso AC entra por P801, retificada pela ponte de diodos D801 e filtrada pelo capacitor principal C812. Nos terminais do capacitor C812, teremos: Em 110V: 150 a 175VDC Em 220V: 300 a 340VDC

32

Para medir as tenses no lado primrio da fonte, devemos colocar a ponta preta do multmetro no negativo do capacitor principal. Na prxima figura, temos o lado primrio, partida e realimentao.

Figura 27 A partida ocorre no pino 3 do CI da fonte. A realimentao provm do diodo D803. A tenso de partida vem pelo resistor R804. Aps ocorrer a partida, uma tenso surge no transformador T801, que passa a alimentar o pino 3 por si s.

33

Logo depois, teremos o esquema do secundrio, estabilizao e proteo. O CI TL431 pega referncia do secundrio atravs de R810, se a fonte tende a aumentar, o TL431 recebe essa diferena e mais corrente circula sobre o mesmo e mais corrente tambm sobre o acoplador tico I802.

Figura 28 O acoplador tico por sua vez controla I801. Para simplificar a explicao, imagine retirssemos o acoplador tico do circuito, a fonte iria para o mximo. As fontes secundrias so fontes que existem na placa principal e que servem para alimentar os mais diversos setores do aparelho. Mesmo no secundrio, podem tambm haver fontes chaveadas alm das lineares. Nas fontes lineares, simplesmente entra uma tenso e sai outra menor, estabilizada. No existe forma de onda de alta freqncia para ser filtrada.

34

Figura 29 Sempre que se for consertar algum monitor LCD que estiver com a tela acesa, porm sem imagem, procure sempre observar se a fonte de 3,3V est presente. O LM2596, funciona como um regulador tipo step-down (chaveada). Entra uma tenso maior e sai outra menor e estabilizada. Existindo uma forma de onda para ser filtrada.

Figura 30 Tambm existe forma de onda para ser filtrada. Na figura abaixo podemos ver uma fonte PWN (fonte secundria), que utiliza o SI786.

35

Figura 31 O mesmo tem duas sadas PWN responsvel por impulsionar dois FET, sendo que cada par de FET ir formar uma fonte. Note que saem duas fontes muito importantes para o LCD, sendo uma de 5V e outra de 3,3V, sendo que a fonte de 3,3V apresenta muito problema de sumir a imagem do LCD.

36

CAPTULO VII Diagrama em blocos do monitor LCD

Figura 32 Scaler One Chip IC (GMZAN1, U3) Circuito integrado com amplificador de vdeo, conversor A/D e processador de vdeo. Os sinais quando entram nesse CI na forma analgica, ainda RGB, passam pelo amplificador de vdeo interno, ainda semelhante aos antigos LM1203 e em seguida passam pelo conversor A/D. Aps passar pelo conversor A/D, os sinais tornam-se digitais e no mais RGB. System Controller (Micom)

37

Distingue a polaridade e a freqncia atravs do sincronismo vertical e horizontal. Comunica-se com a eprom e GM-ZA-N1 Tambm recebe a interface do teclado frontal, onde o usurio faz os ajustes.

DC/DC Converter Fornece diferentes tenses para os diversos estgios do monitor. Sempre se deve prestar ateno em todas as fontes internas da placa do LCD, pois a ausncia de uma delas podem causar defeitos que a primeira vista podem parecer srios, levando a pensar que podem ser alguns CI mais caros que esto com defeito. Display Data Tranmiter Part (LVDS) Distribui os dados para o LCD na forma de sinais digitais.

38

Concluso primeira vista a aquisio de um monitor LCD ou plasma o paraso. Imagens fantsticas, cores vibrantes, linhas perfeitas, nessa situao eles se tornaram objeto de desejo das pessoas. O que os atuais e futuros compradores no sabem, que muitas vezes, esses monitores podem se transformar em uma dor de cabea e nem sempre so o tipo mais indicado para o seu perfil. As reclamaes sobre defeitos enchem os fruns tcnicos na internet e as associaes de defesa do consumidor e alertam para a falta de informao por parte de lojistas e fabricantes. As vantagens so bem visveis, telas gigantes, design caprichado e cores vibrantes, mas as desvantagens, porm, dificilmente ficam mostra e quase nunca so informadas corretamente pelos vendedores ou fabricantes. Os monitore LCD, j so uma tecnologia confivel e que sofreu muitas correes ao longo da sua existncia. Mas por outro lado existem os monitores de plasma, que ainda so uma tecnologia em aperfeioamento e que possui diversos defeitos a serem corrigidos. O principal deles a facilidade em manchar a sua tela. Devido prpria tecnologia em si, os monitores de plasma so moldados para imagens digitais e sempre em movimento, pois a tela de um monitor de plasma pode manchar caso exiba alguma imagem esttica por mais de duas horas. O exemplo disso um jogo de futebol com a logomarca do canal sendo exibida durante toda a partida, parada, sem mudar. Muitas vezes, aps o jogo, fcil perceber que aquele local ficou manchado. O melhor que se pode fazer traar um perfil de usurio e assim verificar a necessidade de cada um para o uso desses monitores, analisando aspectos como durabilidade, consumo de energia, preo, horas de uso dirios entre outros e assim tirar o mximo proveito dessas tecnologias.

39

Referncias bibliogrficas Pereira, M.; Reparao em Monitores LCD. So Paulo: Apostila Digital; 2005. Infowest. Disponvel em http://www.infowester.com/monlcd.php. Acesso em 09 Jun 06. Rebelo. Disponvel em http://www.rebelo.org/archives/165. Acesso em 09 Jun 06. Waz. Disponvel em http://www.waz.com.br/1/garantia_lcd.pdf. Acesso em 14 Jun 06. Guia do hardware. Disponvel em http://www.guiadohardware.net/tutoriais/010/. Acesso em 14 Jun 06.

Potrebbero piacerti anche