Sei sulla pagina 1di 22

1

C OM ISS O D IR EITO POLTIC O ELE ITOR A L

DE

OLHO
N AS E L E I E S :
REGRAS BSICAS
PAR A UMA CAMP ANHA DENTRO DA LEI
(ELEIES 2012)

MARLON LELIS DE OLIVEIRA JOS MARIA EDITORES

Oliveira, Marlon Lelis. DE OLHO NAS ELEIES - REGRAS BSICAS PARA UMA CAMPANHA DENTRO DA LEI ELEIES 2012. Guarulhos-SP. Jos Maria Editores, 2012. 1. Direito eleitoral. 2. Eleies. 3. Cidadania. 4. Cartilha. 5. MCCE

Direitos reservados:
JOS MARIA EDITORES
Rua Waldomiro Abud Zanardi, 144 Jd. Toscana CEP.: 07121-320 Guarulhos SP Tel.: (0xx11) 2885-6997 Cel.: (0xx11) 9383-4727 E-mail: marlonlelis@yahoo.com.br mccesp@gmail.com josemariaeditores@yahoo.com.br

(*NS OUSAMOS DEFENDER NOSSOS DIREITOS) Esta uma cartilha de regras bsicas sobre eleies, no a integra do texto da Lei que regula as campanhas eleitorais, a lei 9504/97, como tal ela se presta a orientar em modo mais simples e em linguagem mais compreensvel aos que no lidam com o direito eleitoral, no caso, para uso imediato da cidadania, sobre o esclarecimento de um ou outro tpico referente as eleies 2012. sua pretenso ser como um dicionrio popular do que pode e no pode em campanha eleitoral. Aos candidatos que carecem de suporte jurdico ou de acompanhamento efetivo da estrutura partidria para orient-los sobre as normas eleitorais, a cartilha lhes ser benfica.

Nosso trabalho procurou, amparado pela legislao, lei 9504/97 e nas resolues do TSE para a eleio de 2012, apresentar dentro dos seus objetivos e limites legais como se faz e como se realiza uma campanha dentro da lei. Ora se o candidato no segue as regras bsicas da lei eleitoral, de duas uma: Ou ele no sabe ler ou no segue a lei; logo no merece o seu voto, pois imagine que ele ira fazer na cmara municipal e ou na prefeitura... Com esta cartilha em mos o eleitor poder acompanhar melhor como se comporta os candidatos e se esto dentro da lei ou no. Ter em mos uma bssola para orientao e saber o que possvel de denuncia contra os candidatos espertinhos que optam pelo custo benefcio ou a morosidade e deficincia da justia eleitoral. A deusa Thmis, smbolo da justia pode at ser cega, mas o povo v muito bem!

A partir da cartilha possvel fiscalizar eficazmente as campanhas e os candidatos, os partidos e as coligaes, e sempre que for identificado irregularidades ou crimes eleitorais devem ser denunciados. Veja como fazer para denunciar no fim desta cartilha.

Fique de olho nas eleies, pois, voto no tem preo tem conseqncias!!!

DE OLHO NAS ELEIES


REGRAS BSICAS PARA UMA CAMPANHA DENTRO DA LEI ELEIES 2012:

INTRODUO:
Este ano ocorrer eleies para prefeito e vereador no primeiro domingo de outubro (07/10/2012) e nas cidades com mais de 200.000 eleitores onde nenhum candidato obtenha a maioria absoluta haver no ltimo domingo de outubro (28/10/2012) o segundo turno com os dois candidatos mais votados. Para nosso trabalho utilizaremos e seguiremos a estrutura de ttulos apresentados na lei 9504/97, que trata sobre as eleies, e mesclaremos quando necessrio com as resolues do TSE para este pleito de 2012, no qual se eleger prefeito e vereadores. So fonte do direito eleitoral, a Constituio Federal/88, lei 4737/65 (o Cdigo Eleitoral), a lei complementar 64/90 (trata sobre as inelegibilidades), a lei complementar 135/10 (lei da Ficha Limpa) e a lei 9096/95 (lei dos partidos polticos). Esta Cartilha tem pretenso apenas de ser ferramenta para a cidadania no acompanhamento e fiscalizao do processo eleitoral. Para maiores aprofundamentos sugerimos que se beba na fonte, pesquise a legislao eleitoral na sua ntegra e consulte uma boa doutrina em direito eleitoral. No que for possvel pode enviar sua questo para o autor e ou o MCCE SP que buscaremos orient-lo sobre como aprofundar o tema.

PARA SER CANDIDATO:


Qualquer pessoa poder ser candidato desde que cumpra as condies de elegibilidade como prescreve a CF/88 no art14,3, so elas: Nacionalidade brasileira (em certos casos pode ser naturalizado), pleno exerccio dos direitos polticos, alistamento eleitoral (16-18 anos opcional e a partir dos 18 anos obrigatrio), domiclio eleitoral na circunscrio, filiao partidria (com um ano antes da eleio),e idade mnima para o cargo em disputa (18 anos vereador e 21 prefeito).

PARA SER ELEITO:


O pretenso candidato dever ser aprovado em conveno partidria, ento at o pedido de registro no cartrio eleitoral ser um pr-candidato, cumprido os preceitos legais de registro de candidatura (que dever ser feita at dia 05/07 as 19hs), com o deferimento da candidatura ocorre a liberao do CNPJ do candidato, providenciar aps o CNPJ no prazo de trs dias a abertura de conta bancaria de campanha e s aps a obteno dos recibos eleitorais, que se inicia o perodo oficial de campanha eleitoral, apesar que j se pode fazer campanha desde 06 de julho para aqueles que j esto em ordem com seu registro junto ao cartrio eleitoral e; quando for aberta as urnas no dia 07/10 e s ento se sabe quem o povo escolheu para represent-lo no executivo e no legislativo. At l campanha, e qualquer coisa fora da regra da lei deve ser denunciada, como propaganda extempornea ou antecipada (antes do dia 06/07), compra de voto, promessas de troca de favores pelo voto, registro irregular de candidatura, prestao de contas, propaganda irregular, etc...

PARA PREFEITO (eleies majoritrias) ser eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos

vlidos, no computados os brancos e nulos (art.3 da lei 9504/97). E nos municpios com
mais de 200.000 (duzentos mil) eleitores se nenhum candidato alcanar maioria absoluta haver 2 turno no ltimo domingo de outubro com os dois candidatos mais votados (art.2, 2 da lei 9504/97)

PARA VEREADOR (eleies proporcionais) sero eleitos os mais votados no partido ou na coligao, desde que suas siglas tenham conseguido atingir um quociente eleitoral partidrio
(soma dos votos vlidos dado ao candidato e ou legenda partidria) suficiente para ter atingido o quociente eleitoral (diviso dos votos vlidos, no conta nulo e brancos, pelo nmero de cadeiras em disputa) e consiga assim obter ao menos uma cadeira. Contam-se como votos vlidos apenas os votos dados aos candidatos regularmente inscritos e as legendas partidrias (art.5 da lei 9504/97). OBS: A urna poder trazer candidatos que no mais podem disputar e se estes forem votados sero desconsiderados os votos recebidos por estarem impugnados.

5
VOTOS VLIDOS: So os votos dados a candidatos nominalmente ou a legenda partidria, sendo invlidos e portando no computados para o Quociente Eleitoral, os votos nulos e brancos. QUOCIENTE ELEITORAL O cdigo eleitoral explica no seu Art. 106 Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o nmero de votos vlidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrio eleitoral, desprezada a frao se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior.

QUOCIENTE PARTIDRIO a soma dos votos recebidos pelos candidatos regularmente inscritos ou pela legenda. Mais uma vez ensina o cdigo eleitoral Art. 107 Determina-se para cada partido ou coligao o quociente partidrio, dividindo-se pelo quociente eleitoral o nmero de votos vlidos dados sob a mesma legenda ou coligao de legendas, desprezada a frao

PREENCHIMENTO DAS CADEIRAS DA CMARA MUNICIPAL: Estaro eleitos tantos candidatos registrados por um partido ou coligao quantos o respectivo quociente partidrio indicar, na ordem da votao nominal que cada um tenha recebido.(lei 4737/65, Art. 108.) Os lugares no preenchidos com a aplicao dos quocientes partidrios sero distribudos mediante observncia das seguintes regras: dividir-se- o nmero de votos vlidos atribudos a cada partido ou coligao de partido pelo nmero de lugares por ele obtido, mais um, cabendo ao partido ou coligao que apresentar a maior mdia um dos lugares a preencher; repetir-se- a operao para a distribuio de cada um dos lugares. O preenchimento dos lugares com que cada partido ou coligao for contemplado far-se- segundo a ordem de votao recebida pelos seus candidatos. S podero concorrer distribuio dos lugares os partidos e coligaes que tiverem obtido quociente eleitoral. (idem, Art. 109, inc. I e II, 1 e 2.) Uma curiosidade do cdigo eleitoral no Art. 111 na hiptese de no ser alcanado o Q.E. diz: Se nenhum partido ou coligao alcanar o quociente eleitoral, considerar-se-o eleitos, at serem preenchidos todos os lugares, os candidatos mais votados.

VOTO BRANCO (ou nulo)


Diz o dito popular: Votar em branco ou nulo se atingir 50% ou mais ser anulada a eleio e marcada uma nova sem que os candidatos daquela eleio anulada no possam participar desta nova, grande engano, e agora a lei o que diz: A confuso se d por erro de interpretao do art.224 do cdigo eleitoral, lei 4737/65,que diz Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos () o Tribunal marcar dia para nova eleio () a nulidade em questo refere-se aos arts. 220 e 221 do cdigo eleitoral, so erros oriundos dos procedimentos inerentes a eleio em si, nada sendo apresentado na questo eleitoral sobre o voto nulo ou branco como possibilidade de ser marcada nova eleio em se atingindo 50% de votos brancos e nulos [Bases jurdicas:consulte para melhor entendimento Lei 9.504/97, art. 2; Cdigo Eleitoral, art. 174, 1 e 2; art. 175, caput e 1, 2 e 3; arts. 221, 222 e 224; e Constituio Federal art. 77, 2]. Vale relembrar que votos nulos ou brancos no so contabilizados para efeito de votos vlidos, seu efeito prtico numa eleio que apenas diminui o quociente eleitoral. No anula uma eleio como alguns fazem divulgar em perodos eleitorais. Apenas torna a vida dos partidos desorganizados e de aluguis mais fcil. Votar um dos maiores direitos da cidadania, votar em branco ou nulo jogar o voto no lixo compactuar com a corrupo e o descaso que impera em certos setores da vida publica, logo votar em branco ou anular dizer amm! sim senhor! Quero que tudo continue como esta... Para mudar exera seu direito e sua cidadania: VOTE!!!

6
COMPRA DO VOTO OU CAPTAO ILEGAL DE SUFRGIO (lei 9840/99) Constitui captao ilegal de sufrgio a doao, o oferecimento, a promessa, ou a entrega, pelo candidato, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou funo pblica, desde o registro da candidatura at o dia da eleio. Ateno: Para a caracterizao da conduta ilcita, desnecessrio o pedido explcito de votos, bastando a evidncia do dolo, consistente no especial fim de agir. As sanes previstas no caput do art.41-A, aplicam-se contra quem praticar atos de violncia ou grave ameaa a pessoa, com o fim de obter-lhe o voto. A representao contra as condutas vedadas no caput poder ser ajuizada at a data da diplomao. ( 1,2 e 3, art.41-A, lei 9504/97). O candidato se condenando alm de pagar multa tambm ter a cassao do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto nos incisos I a XIII do art. 22 da Lei Complementar n, 64/90* (Lei n 9.504/97, art. 41-A) Lembrete: LC 64/90 foi alterada pela LC 135/10 e agrega novas formas com relao a inelegibilidade. para aplicao da lei do FICHA LIMPA (LC 135/10) basta uma deciso colegiada, por um grupo de juzes, para que seja aplicado a condio de inelegibilidade.

COLIGAES
a reunio de dois ou mais partidos para juntos disputarem as eleies majoritrias, proporcional ou para ambas, funcionando para fins eleitorais como uma nica legenda, enquanto durarem os efeitos daquela eleio, para o qual se reuniram em coligao. Pode ser formando mais de uma coligao proporcional dentre os partidos que integram a coligao majoritria (art. 6, caput lei 9504/97). A coligao ter denominao prpria, podendo at ser a juno de todas as siglas partidrias que a compe, no entanto NO PODER coincidir, incluir ou fazer referncia a nome ou nmero de candidato e nem conter pedido de votos para partido poltico ( 1 e 1-A, art. 6, lei 9504/97) Na coligao para prefeito a coligao indicar obrigatoriamente sob sua denominao a indicao de todas as legendas partidrias que compe aquela pliade. E j na coligao para vereador, cada partido usar apenas sua legenda, sob o nome da coligao (2, art. 6, lei 9504/97). Porm, apesar da desobrigao de citar o nome dos outros partidos que compe a coligao, de bom tom dizer ao eleitor com quem andas, ou ter-se- o medo de dizer ou ser descoberto quem s? um casamento poltico que s termina na prxima eleio dos cargos para os quais se coligaram, ate o divrcio, se houver, so uma s carne. Portanto no deixe de olhar quem esta junto com o candidato que ir receber seu voto, pois corre srio o risco de votar e Adho e eleger Ihvo.

AS CONVENES PARA ESCOLHA DE CANDIDATOS


um encontro que o partido realiza com os seus filiados, estatutariamente aptos a votar e serem votados, para homologar deciso de sua direo partidria ou escolher mediante votao interna, como prescreve o estatuto e o regimento interno partidrio, dentre os filiados ao partido em condio de elegibilidade, quem ser indicado a prefeito, a vice-prefeito (caso venha a disputar a majoritria), quem ser os candidatos a vereadores e com quem o partido ir coligar caso h interesse em ter coligao. Esta reunio intrapartidria ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. uma reunio pblica, apesar de ser tratado questes internas da vida partidria (art. 7 e 8, lei 9504/97) assegurado pela lei que aquele que exerce ou exerceu mandato em qualquer perodo da legislatura em curso, para a qual ser realiza o pleito ter assegurado o registro de candidatura para o mesmo cargo pelo mesmo partido a que esteja filiado (art.8, 1, lei 9504/97). Para concorre s eleies o filiado deve estar inscrito no partido h pelo menos um ano antes das eleies, ter sua filiao deferida pela direo partidria, e ter moradia na circunscrio eleitoral tambm em igual tempo de um ano (art. 9 lei 9504/97). Estas so uma das condies sine qua non de elegibilidade.

7
Propaganda na conveno regulada na resoluo 23.370, art.1 1 Ao postulante a candidatura a cargo eletivo, permitida a realizao, na quinzena anterior escolha pelo partido poltico, de propaganda intrapartidria com vista indicao de seu nome, inclusive mediante a fixao de faixas e cartazes em local prximo da conveno, com mensagem aos convencionais, vedado o uso de rdio, televiso e outdoor (Lei n 9.504/97, art. 36, 1); e o alerta vindo no 2 A propaganda de que trata o pargrafo anterior dever ser imediatamente retirada aps a respectiva conveno. Sobe o local prximo atente para o entorno da conveno, o quarteiro, fora deste espao geogrfico propaganda vedada e possvel a denuncia ao ministrio pblico ou ao juz eleitoral.

O REGISTRO DE CANDIDATOS
Cumprido os trmites convencionais, hora da burocracia cartorial. Registrar a candidatura ao pleito no cartrio eleitoral, e cumprir um ritual protocolar para auferir deferimento da candidatura, esta em condio de poder realizar os atos prprios da campanha eleitoral, que se realiza de 06/07 a 06/10, um piscar de olhos mas que traz muitas surpresas e angustias. Cada partido poder registrar para as casas legislativas, as eleies proporcionais, at 150% (cento e cinqenta por cento) do nmero de lugares a ser preenchidos. Havendo coligao este nmero sobe para 200% (duzentos por cento) independente de quantos partidos compe a coligao. Destas vagas o partido ou coligao h que preench-las na seguinte proporo: mnimo de 30%(trinta por cento) e mximo de 70% (setenta por cento) para candidatura de cada sexo (art.10 caput, 1 e 3). O registro dos candidatos deve ser feitos na justia eleitoral, a partir das convenes, at mais tardar as 19hs do dia 05/07/2012. O registro deve ser instrudo com os seguintes documentos e a falta de um destes acarreta indeferimento da candidatura ou em certos casos como certido de quitao eleitoral e os pegos no ficha limpa tm a possibilidade de nem seguirem com o sonho da candidatura. Para o registro so exigidos os seguintes documentos: I - cpia da ata da conveno que se refere o art. 8; II - autorizao do candidato, por escrito; III - prova de filiao partidria; IV - declarao de bens, assinada pelo candidato; V - cpia do ttulo eleitoral ou certido, fornecida pelo cartrio eleitoral, de que o candidato eleitor na circunscrio ou requereu sua inscrio ou transferncia de domiclio no prazo previsto no art. 9; VI - certido de quitao eleitoral; VII - certides criminais fornecidas pelos rgos de distribuio da Justia Eleitoral, Federal e Estadual; VIII - fotografia do candidato, nas dimenses estabelecidas em instruo da Justia Eleitoral, para efeito do disposto no 1 do art. 59. IX - propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da Repblica. (art.11, 1, inc I ao XI, lei 9504/97) Este ltimo inciso merece um destaque pois agora o candidato a prefeito precisa junto com o pedido de registro de candidatura, j incluir ai o seu plano de governo, no tem mais aquela enrolao, e se isso no for feito a contendo poder ser requisitado justia eleitoral que lhe impugne a candidatura. Ento fique atento pois sem plano de governo h embromao e o eleitor que paga a conta depois. As condies de elegibilidade e inelegibilidade ser aferida pela justia eleitoral no ato de formalizao do pedido de registro da candidatura, como a questo da ficha limpa por exemplo. Importante saber que ser disponibilizado aos interessados acesso aos documentos apresentados no 1, art 11, logo toda documentao de registro de candidatura pblica (art. 11, 6 e 10). H que ser realado que a LC 64/90 prev no Art. 3 Caber a qualquer candidato, a partido poltico, coligao ou ao Ministrio Pblico, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicao do pedido de registro do candidato, impugn-lo em petio fundamentada. Logo qualquer cidado que tenha conhecimento de algo, fundamentado com provas ou onde se possa produzi-la, que possa levar a impugnao de algum candidato, dever fazer comunicado de inelegibilidade ao juiz ou ao ministrio pblico eleitoral, bastando ir a um cartrio eleitoral e comunicando a denuncia. Ou poder tambm enviar seu comunicado ao MCCE que o far o comunicado a justia eleitoral; veja no fim da cartilha como fazer denuncia.

ARRECADAO E APLICAO DOS RECURSOS DE CAMPANHA


Este item da campanha eleitoral sempre visto como chato, e pouco se d ateno a ele, mas aqui na arrecadao e aplicao de recursos que se pode notar algo fundamental no futuro mandato eletivo, quem financia a campanha e como os recursos so gastos. O financiamento de campanha invariavelmente traz um sutil compromisso de futuro, e ai se pode ter luzes acerca de para quem aquele mandato esta a servio. Fiscalizar a origem dos recursos arrecadados e seus doadores fundamental para se combater a corrupo e o desvio da coisa pblica.

8
A legislao adverte que as despesas de campanha so de responsabilidade do partido ou dos seus candidatos, e financiadas na forma da lei 9504/97, ou seja, no se pode ir alm dos critrios de arrecadao e gastos que a lei estabelece. Ate o dia 10 de junho caber a lei decidir os limites de gastos para campanha dos cargos em disputa, na ausncia desta cada partido dever estabelecer o teto mximo para o gasto de cada campanha, prefeito e vereador, para evitar que haja desproporo entre os seus candidatos. Se algum ultrapassar este limite fixado poder ser penalizado e multado dentro da lei. Estes limites de gastos so apresentados pelo partido no pedido de registro de seus candidatos (art. 17-18, lei 9504/97) Para dar condio aos candidatos os partidos deve constituir comit financeiro, em at 10 dias utis aps a conveno que escolheu os candidatos ao pleito, com o intuito de arrecadar recursos e apliclos nas campanhas eleitorais. E tero 05 dias para seu registro na justia eleitoral aps sua constituio (art.19 caput, 3 - lei 9504/97) Para fazer frente as despesas de campanha, o candidato far diretamente ou atravs de pessoa designada por ele a administrao financeira de sua campanha, usando recursos repassados pelo comit, inclusive da cota do fundo partidrio, recursos prprios ou doao de pessoas fsicas e jurdicas, na forma que a lei estabelece. Sempre lembrando que o candidato solidariamente responsvel com a pessoa indicada por ele para administrao financeira, pela veracidade das informaes financeiras e contbeis de sua campanha e devem ambos assinar a respectiva prestao de contas (art. 20 e 21 lei 9504/97). A mxima eu no sabia no cabe aqui. obrigatria abertura de conta bancaria especfica para registrar todo o movimento financeiro da campanha. Os bancos no podem obstruir ou criar condies para sua abertura. Atente que o uso de recursos financeiros que no provenham da conta especifica de campanha implica na desaprovao da prestao de conta do partido ou do candidato. (art. 22, 1-3, lei 9504/97) Os candidatos e o comit financeiro do partido esto obrigados ao registro no cadastro nacional de pessoas jurdicas CNPJ. Que fornecido pela prpria justia eleitoral em at 03 dias teis aps o pedido de registro de candidatura, aps o que juntamente com a abertura da conta bancaria, fica autorizada as pessoas a promoveram arrecadao de recursos e gastos de campanha (art.22-A lei 9504/97). Todo depsito, mesmo do prprio candidato, obrigatrio ser identificado. Toda captao ou arrecadao de recurso, inclusive do prprio candidato, obrigatrio emisso do recibo eleitoral. Fique bem atento porm a um item que pega muita gente, a Resoluo 23.376 do TSE explicita:

Art. 4 Toda e qualquer arrecadao de recursos para a campanha eleitoral, financeiros ou estimveis em dinheiro, s poder ser efetivada mediante a emisso do recibo eleitoral. A
quem ainda no entendeu, traduzo: S se poder arrecadar recursos mediante emisso do recibo eleitoral, que de responsabilidade do partido e a sua entrega ao candidato, porm este s chegar ao candidato aps registro do partido deste junto a justia eleitoral. Logo nada de gastar o que no arrecadou, pois sem recibo no h captao e sem esta no h depsito identificado na conta bancria, e gasto sem lastro legal conta rejeita, e se eleito no ser nem diplomado. Por isso cuidado com depsito na conta sem recibo eleitoral ou sem identificao, no use este recurso pois poder ter rejeitada sua conta e se eleito no leva. O limite para doao de 10% (dez por cento) pessoa fsica e 02% (dois por cento) pessoa jurdica dos seus rendimentos brutos declarados no ano anterior. Doao feita acima do permitido sujeita ao infrator a multa de 05 a 10 vezes a quantia em excesso. No custa relembra, toda doao dever ser depositada e ser feita mediante recibo eleitoral. Doao em dinheiro s poder ser feita na conta bancaria da campanha, devidamente identificado o doador (art. 23, 2 a 4, lei 9504/97). O candidato poder utilizar recursos prprios ate o limite estabelecido pelo partido (art. 23, 1, II, e art. 81, lei 9504/97). No art 24 e incisos da lei 9504/97, grafa: proibido a candidatos receber direta ou indiretamente doao em dinheiro e estimveis em dinheiro, inclusive por meio de publicidade: I entidade ou governo estrangeiro; II - rgo da administrao pblica direta e indireta ou fundao mantida com recursos provenientes do Poder Pblico; III - concessionrio ou permissionrio de servio pblico; IV - entidade de direito privado que receba, na condio de beneficiria, contribuio compulsria em virtude de disposio legal; V - entidade de utilidade pblica; VI - entidade de classe ou sindical; VII - pessoa jurdica sem fins lucrativos que receba recursos do exterior; VIII - entidades beneficentes e religiosas; IX - entidades esportivas; X - organizaes no-governamentais que recebam recursos pblicos; XI - organizaes da sociedade civil de interesse pblico. Logo sabendo que algum candidato recebe doao em dinheiro ou estimvel em dinheiro apresente a denuncia ao ministrio publico, ou mesmo ao MCCE.

9
E por fim neste tema qualquer eleitor que deseje apoiar um candidato poder fazer gastos para este apoio em at R$ 1.064,10 (mil e sessenta e quatro reais e dez centavos), no sujeito a contabilizao e desde que no reembolsvel. Ou seja que no entre na campanha como doao ou bem estimvel, ou ser converta em material de campanha caso contrrio requer emisso de recibo eleitoral e sua prestao de conta pela administrao financeira da campanha.

PRESTAAO DE CONTAS
Complementar ao item anterior a prestao de contas nos d a noo real ou aparente de como se arrecadou e se gastou os recursos financeiros. Os candidatos so obrigados a apresentarem na rede mundial de computadores suas contas nos dias 06 de agosto e 06 de setembro, estas prestaes de contas so parciais mas j d uma noo de como o candidato esta arrecadando e gastando os recursos na campanha, infelizmente o doador e quanto foi doado s so exigidos na prestao de contas final, que para vereadores e cidades que no ter segundo turno a prefeito ser at o 30 dia aps termino da eleio de 07/10, e no caso de segundo turno, 28/10, os que o disputaram devem apresentar suas contas at o 30 dia aps o pleito (art. 28, 4 e art. 29, incisos III e IV, lei 9504/97). A justia eleitoral analisara as contas dos candidatos e poder decidir por aprovar; aprovar com ressalva, quando houver falhas que compromete a regularidade das contas; desaprovar, quando verificar falhar insanveis e que comprometem a regularidade das contas prestadas; e optar pela no prestao quando o candidato no as apresentar em tempo hbil ou no as apresentar. Lembrar que contas reprovadas ou no prestadas impede a diplomao e mesmo a posse do eleito. Um alerta: Estas tambm acarretam inelegibilidade, deciso recente do TSE na Res.23.376. Aps ter notcia publica da prestao de contas qualquer cidado poder sabendo de algum equivoco ou erro nestas comunicar a justia ou a promotoria eleitoral.

AS PESQUISAS E TESTES ELEITORAIS


As famosas pesquisar de opinio, popularmente chamadas de ibope, s podem ser feitas por empresas especializadas e autorizadas pela justia eleitoral e, antes de divulgar qualquer pesquisa devem registr-las at 05 (cinco) dias antes no cartrio eleitoral constando uma srie de informaes que ficam disponveis ao pblico para conferir e questionar sua fundamentao estatstica. Aps este procedimento que se poder divulgar a referida pesquisa. Divulgar algo sem o prvio registro ou divulgar pesquisa fraudulenta incorre os responsveis em multa e ou crime eleitoral (art.33, lei 9504/97). Sobre as pesquisas um alerta: Toda pesquisa, por mais correta que seja feita dentro dos ditames da cincia social e estatstica, um instrumento que poder ter margem de erro para mais ou para menos, e quanto maior a margem de erro mais temerria a pesquisa. A funo de algumas pesquisas contratadas to somente levar os incautos a um estado emocional a favor do candidato posto a frente, portanto antes de crer em pesquisa de opinio faa voc prprio sua pesquisa pessoal levante a vida pregressa do candidato, veja se ele merece o seu voto, se ele ficha limpa, se tem bons projetos para sua cidade, se uma pessoa que j apresenta alguma atividade a favor da vida e da cidadania... Enfim, a melhor pesquisa de opinio ser a sua. Vote com conscincia, no a reboque de pesquisa de induo da opinio pblica. Tenha sua prpria opinio. E se achar que o seu candidato merece faa campanha por ele. No se esquea que pesquisa eleitoral se compara a comprar a lua e esperar ganhar So Jorge, seu cavalo branco e o drago.

DA PROPAGANDA ELEITORAL EM GERAL


Apenas permitida a propaganda a partir do dia 06 de julho. A nica forma permitida antecipada de propaganda dentro da lei a propaganda intrapartidria pelo advento das convenes partidrias, a qual esta reclusa ao mbito interno do partido e ao ambiente onde se realiza as convenes, e ao fim do dia da conveno todo material deve ser retirado, em no o fazendo sujeita os responsveis as sanes da lei. PROPAGANDA ANTECIPADA Propagando eleitoral fora desta data,06 de julho, extempornea ou antecipada e vedada pela justia eleitoral punida com multa e reparao do bem ou material quando se fizer necessrio. Sendo aplicada dobrada a multa em caso de reincidncia.

10
A propaganda antecipada ou extempornea se caracteriza pela divulgao antecipada da pretenso ao pleito, contendo no material divulgado nome, cargo em disputa, legenda partidria, nmero de referncia ao cargo, pedido de voto (e mesmo bordo e layout que seriam reutilizados nos materiais da futura campanha). Havendo associao com algum destes itens cabe denuncia por propaganda extempornea. Ateno pois muros ou materiais de campanhas passadas pode ser entendido concomitante como propaganda irregular no retirado no tempo prprio, ou seja 30 dias aps a eleio em disputa, bem como entendida como propaganda antecipada, visto que todo o material da campanha vindoura esta grafado no material ou muro. Se vale um dica retire tudo e pinte os muros, para que ter dor de cabea desnecessrio, e o pior pagar multa. DEBATES ENTRE CANDIDATOS

facultada a transmisso, por emissora de rdio e televiso, de debates sobre as eleies majoritria e proporcional. O debate ser realizado segundo as regras estabelecidas em acordo celebrado entre todos os partidos polticos e coligaes com candidato ao pleito e a emissora de rdio ou televiso interessada na realizao do evento, o qual dever ser submetido homologao da Justia Eleitoral (lei 9.504/97, art. 46, 4). Inexistindo acordo o debate, seguir outras regras previstas na lei ( lei 9.504/97, art. 46, I, a e b, II e III ). PROPAGANDA ELEITORAL NA IMPRENSA So permitidas, at a antevspera das eleies, no 1 Turno 05/10 e no 2 Turno 26/10, a divulgao paga, na imprensa escrita, e a reproduo na internet do jornal impresso, de at 10 (dez) anncios de propaganda eleitoral, por veculo, em datas diversas, para cada candidato, no espao mximo, por edio, de 1/8 (um oitavo) de pgina de jornal padro e de 1/4 (um quarto) de pgina de revista ou tablide. (lei 9504/97, art. 43, caput). Ao jornal de dimenso diversa do padro e do tablide aplica-se a regra do caput, de acordo com o tipo de que mais se aproxime (Resoluo 23.370, art.26, 3) Ateno: Dever constar do anncio, de forma visvel, o valor pago pela insero (lei 9504/97,art.43 1). Como tambm as informaes referentes aos CNPJs respectivos (Lei n 9.504/97, art. 38, 1). PROPAGANDA ELEITORAL NOS EDIFCIOS PBLICOS Nos bens cujo uso dependa de cesso ou permisso do Poder Pblico, ou que a ele pertenam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminao pblica e sinalizao de trfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de nibus e outros equipamentos urbanos, vedada a veiculao de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichao, inscrio a tinta, fixao de placas, estandartes, faixas e assemelhados. (Lei n 9.504/97, art. 37). Exceo: A propaganda eleitoral nas dependncias das Casas Legislativas Cmara de Vereadores, Assemblias Legislativas, Cmara Federal e Senado Federal, ficar a critrio da Mesa Diretora de cada Casa a sua veiculao (Lei n 9.504/97, art. 37, 3). PROPAGANDA ELEITORAL EM RVORES E JARDINS - EM REAS PBLICAS Nos bens que pertenam ao Poder Pblico, ou naqueles cujo uso dependam de sua cesso ou permisso: vedada a propaganda eleitoral de qualquer natureza, inclusive pichao, inscrio a tinta, colagem, fixao de placas ou cartazes, estandartes, faixas e assemelhados. Nos referidos bens, esto includos postes de iluminao pblica e de sinalizao de trfego, viadutos, passarelas, pontes (e respectivos pilares de sustentao), paradas de nibus, orelhes, cabines telefnicas e outros equipamentos urbanos, Nas rvores e nos jardins localizados em reas pblicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisrios, no permitida a colocao de propaganda eleitoral de qualquer natureza, mesmo que no lhes cause dano. A mesma regra se aplica aos tapumes de obras pblicas (Lei n 9.504/97, art. 37, caput e resoluo 23.370, art.10 3).

11
Ateno: Se a rvore se encontra em terreno particular, a sua utilizao depende exclusivamente do
proprietrio. (Porm temos a Lei n 9.605/98, que dispe sobre as atividades lesivas ao meio ambiental, em especial no seu art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentao de logradouros pblicos ou em propriedade privada alheia: Pena deteno, de trs meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Pargrafo nico. No crime culposo, a pena de um a seis meses, ou multa.).

PROPAGANDA NOS POSTES, VIADUTOS, PASSARELAS e PONTES Nos bens cujo uso dependa de cesso ou permisso do Poder Pblico, ou que a ele pertenam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminao pblica e sinalizao de trfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de nibus e outros equipamentos urbanos, vedada a veiculao de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichao, inscrio a tinta, fixao de placas, estandartes, faixas e assemelhados. (Lei n. 9.504/97, art. 37) que prejudique a higiene e a esttica urbana ou contravenha a posturas municiais ou a outra qualquer restrio de direito (C.E. lei 4737/65, art. 243, VIII).

O que so bens de uso comum?


Bens de uso comum, para fins eleitorais, so os assim definidos pela Lei no 10.406/2002 Cdigo Civil - Art. 99. So bens pblicos: I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; II - os de uso especial, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias;- e tambm aqueles a que a populao em geral tem acesso , tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, igrejas e templos religiosos, ginsios, estdios, ainda que de propriedade privada (lei 9504/97, art. 37 4). PROPAGANDA ESCRITA EM LEITO DE RUA OU RODOVIA Ruas e rodovias so bens pblicos, por isso, proibido esse tipo de propaganda. A lei no faz referncia a estradas particulares. Se a estrada for particular e de uso particular, a propaganda permitida, dentro da regra abrangente de que se permite a propaganda em bens particulares. Se uma rodovia for privatizada, a proibio continuar existindo, pois proibida a propaganda em bens de uso comum ou nos bens cujo uso dependa da cesso ou permisso. Ateno: permitida a colocao de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuio de material de campanha e bandeiras ao longo das vias pblicas, desde que mveis e que no dificultem o bom andamento do trnsito de pessoas e veculos. A mobilidade referida no 6o estar caracterizada com a colocao e a retirada dos meios de propaganda entre as seis horas e as vinte e duas horas. (lei 9504/97, art.37 6 e 7) COLAR CARTAZES Segue as seguintes regras: a) permitida a colagem de cartaz em bem particular, se o proprietrio permitir, aconselhvel pedir autorizao por escrito do locador ou proprietrio do imvel; b) No permitida a colagem em bens pblicos e nos de uso comum; c) No permitida a colagem em placas de trnsito, orelhes ou cabines telefnicas;

Ateno: Em bens particulares, independe de obteno de licena municipal e de autorizao


da Justia Eleitoral a veiculao de propaganda eleitoral por meio da fixao de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscries, desde que no excedam a 4m (quatro metros quadrados) e que no contrariem a legislao eleitoral, sujeitando-se o infrator s penalidades o previstas no 1 . (lei 9504/97, art. 37,2) PROPAGANDA ELEITORAL MEDIANTE OUTDOOR A Lei n 11.300/06 revogou o art 42 e da Lei n 9.504/97 e, incluindo o 8 ao art 39 da segunda Lei citada, VEDOU A PROPAGANDA ELEITORAL mediante OUTDOOR. A definio de outdoor, para

12
efeito das regras eleitorais, continua a mesma, ou seja, engenhos publicitrios explorados comercialmente (Resoluo TSE n 22.261/06, art 13, caput e pargrafo nico). O Tribunal Superior Eleitoral em resposta consulta TSE (CTA) 1274 esclareceu que em terrenos particulares podero ser utilizadas placas com tamanho mximo de 2m x 2m, ou seja 4m. diz a corte: A fixao de placas para veiculao de propaganda eleitoral em bens particulares permitida, com
base no 2 do art. 37 da Lei n 9.504/97. S no caracteriza outdoor a placa, afixada em propriedade particular, cujo tamanho no exceda a 4m. luz dos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, admissvel, em propriedade particular, placa de tamanho igual ou inferior a 4m. O tamanho mximo de 4m para placas atende ao desiderato legal, na medida em que, em funo de seu custo mais reduzido, no patenteia o abuso de poder econmico e o desequilbrio entre os competidores do jogo eleitoral (TSE, Agravo de Instrumento (AG) 8263).

FAIXAS E ASSEMELHADOS Em propriedade particular permitida a colocao de faixas fixas, se o proprietrio permitir, sendo vedado nos postes de iluminao pblica, viadutos passarelas e pontes, parada de nibus e sinalizao de trfego e outros equipamentos urbanos. Em bens particulares, independe de obteno de licena municipal e de autorizao da Justia Eleitoral a veiculao de propaganda eleitoral por meio da fixao de faixas, placas, cartazes, pinturas 2 ou inscries, desde que no excedam a 4m (quatro metros quadrados) e no contrariem a legislao eleitoral, sujeitando-se o infrator s penalidades previstas no 1 do art. anterior (Lei n 9.504/97, art. 37, 2 e Resoluo 23.370, Art. 11) Ateno: Pargrafo nico. A veiculao de propaganda eleitoral em bens particulares deve

ser espontnea e gratuita, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espao para esta finalidade (Lei n 9.504/97, art. 37, 8).
PINTURAS DE MUROS E TAPUMES DE CONSTRUO Nas rvores e nos jardins localizados em reas pblicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisrios, no permitida a colocao de propaganda eleitoral de qualquer natureza, mesmo que no lhes cause dano. (art. 37, 5o Lei 9.504/97). ADESIVOS, BANDEIROLAS, DISPLAYS E FLMULAS EM VECULOS proibido o uso de adesivos com propaganda eleitoral em txis, nibus e carros pblicos (Lei 9.504/ 97, art. 37). permitido em carros particulares. Porm no devera exceder os 4m2 (quatro metros quadrados), ou seja, vedado envelopar o veiculo. E dever respeitar as normas da lei de trnsito quanto a condio de visibilidade se for colado nos vidros do carro Ateno: Todo material impresso dever conter de modo legvel o nmero de inscrio no CNPJ da empresa que o confeccionou (Lei n. 9.504/97, art. 38). Inclusive os materiais para veiculos. Em resposta Consulta (CTA) 1286, o Plenrio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que permitida a confeco e distribuio de displays, flmulas e bandeirolas com propaganda eleitoral para afixao em veculos. PROPAGANDA MEDIANTE ALTO-FALANTES FIXOS E MVEIS

O funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som (ressalvada a hiptese contemplada no pargrafo seguinte) somente permitido entre as 8 (oito) e as 22 (vinte e duas) horas, sendo vedados a instalao e o uso daqueles equipamentos em distncia inferior a duzentos metros das situaes a seguir: (art. 39, 3)
(Existe permisso para o seu uso, sob as seguintes condies)

13
a) o alto falante e amplificadores de voz pode instalar e fazer funcionar na sede do partido ou da Coligao, assim como em veculos seus ou sua disposio, em territrio nacional, com observncia da legislao comum; b) so vedados o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distncia inferior a duzentos metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, da Unio, dos Estados e dos Municpios, das sedes dos rgos judiciais, dos quartis e outros estabelecimentos militares, dos hospitais e casas de sade, das escolas, bibliotecas pblicas, igrejas, teatros, quando em funcionamento. (art. 39, 3, Lei. 9.504/97) CARRO DE SOM At as 22 horas do dia que antecede a eleio (06/10), sero permitidos distribuio de material grfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (Lei n 9.504/97, art. 39, 9). TRIO ELTRICO Fica vedada a utilizao de trios eltricos em campanhas eleitorais, exceto para a sonorizao de comcios. (lei 9504/98, art.39, 10) Ateno: o uso em movimento de trio eltrico ou assemelhados esta vedado, logo nenhum veiculo poder ser utilizado para tal fim ainda que no seja um caminho de som. DISTRIBUIO DE VOLANTES, FOLHETOS E OUTROS IMPRESSOS. Independe da obteno de licena municipal e de autorizao da Justia Eleitoral a veiculao de propaganda eleitoral pela distribuio de folhetos, volantes e outros impressos, os quais devem ser editados sob a responsabilidade do partido, coligao ou candidato, no sendo permitido volantes ou folhetos apcrifos nem a distribuio no dia da eleio, (Lei 9.504/97, art. 38). Ateno: Todo material impresso de campanha eleitoral dever conter de modo legvel o nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) ou o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) do candidato, do responsvel pela confeco, bem como de quem a contratou, e a respectiva tiragem (Lei n 9.504/97, art. 38, 1). CONFECO, UTILIZAO OU DISTRIBUIO DE CAMISETAS, CHAVEIROS...ETC So vedadas na campanha eleitoral a confeco, utilizao, distribuio por comit, candidato, ou com a sua autorizao, de camisetas, chaveiros, bons, canetas, brindes, cestas bsicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor (Lei n 9.504/97, art. 39, 6).

TODA E QUALQUER PROPAGANDA DEVE CONTER: A propaganda, qualquer que seja a sua forma ou modalidade, mencionar sempre a legenda partidria e s poder ser feita em lngua nacional, no devendo empregar meios publicitrios destinados a criar, artificialmente, na opinio pblica, estados mentais, emocionais ou passionais (Cdigo Eleitoral, art. 242, caput). Alm do exposto no art. 38, 1 da lei 9504/97. Lembrando que: A propaganda eleitoral somente permitida aps o dia 6 de julho e vai at o dia 06 de outubro do ano da eleio. No dia da eleio 07 de outubro de 2012 s permitido manifestao silenciosa do eleitor por candidatos ou partidos de sua predileo. Qualquer forma de campanha ou boca de urna, proibida, vedada e crime eleitoral. Na propaganda para eleio majoritria (presidente, governador, senador e prefeito), a coligao usar, obrigatoriamente e de modo legvel, sob sua denominao, as legendas de todos os partidos polticos que a integram;

14
Na propaganda para eleio proporcional (deputado estadual, federal, distrital e vereador), cada partido poltico usar apenas sua legenda sob o nome da coligao (Lei n 9.504/97, art. 6, 2). A denominao da coligao no poder coincidir, incluir ou fazer referncia a nome ou nmero de candidato, nem conter pedido de voto para partido poltico (Lei n 9.504/97, art. 6, 1-A). Na propaganda dos candidatos a cargo majoritrio, devero constar, tambm, o nome dos candidatos a vice ou a suplentes de Senador, de modo claro e legvel, em tamanho no inferior a 10% (dez por cento) do nome do titular. (Lei 9504/97, art.36, 4)

LEMBRE-SE: Todo material impresso de campanha eleitoral dever conter o nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica - CNPJ ou o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas - CPF do responsvel pela confeco, bem como de quem a contratou, e a respectiva tiragem. (Lei 9504/97, Art.38, 1). Quando o material impresso veicular propaganda conjunta de diversos candidatos, os gastos relativos a cada um deles devero constar na respectiva prestao de contas, ou apenas naquela relativa ao que houver arcado com os custos. ( Lei 9504/97, Art.38, 2)

INAUGURAO DE OBRA PBLICA E SHOW ARTSTICOS NO PERODO DA CAMPANHA

proibido a qualquer candidato comparecer, nos 3 (trs) meses que precedem o pleito, a inauguraes de obras pblicas. Nos trs meses que antecederem as eleies, na realizao de inauguraes vedada a contratao de shows artsticos pagos com recursos pblicos. (Lei
9.504/97, art. 77 e 75, caput) PROPAGANDA EM RECINTO ABERTO OU FECHADO A realizao de qualquer ato de propaganda partidria ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, no depende de licena da polcia. O candidato, partido ou coligao promotora do ato far a devida comunicao autoridade policial em, no mnimo, vinte e quatro horas antes de sua realizao, a fim de que esta lhe garanta, segundo a prioridade do aviso, o direito contra quem tencione usar o local no mesmo dia e horrio. A autoridade policial tomar as providncias necessrias garantia da realizao do ato e ao funcionamento do trfego e dos servios pblicos que o evento possa afetar. (lei 9504/97 art. 39 1 e 2).

COMCIOS A realizao de comcios e a utilizao de aparelhagem de sonorizao fixa so permitidas no horrio compreendido entre as 8 (oito) e as 24 (vinte e quatro) horas. (Lei 9.504/97, art. 39, 4 ). Ateno: No primeiro turno, dia 04/10/12 (quinta-feira) e, no segundo turno, 25/10/12 (quinta-feira), ltimo dia para propaganda poltica mediante reunies pblicas ou promoo de comcios e utilizao de aparelhagem de sonorizao fixa, entre as 8 horas e as 24 horas (Cdigo Eleitoral, art. 240, pargrafo nico e Lei 9.504/97, art. 39, 4 e 5,inc.I). SHOWMCIOS proibida a realizao de showmcio e de evento assemelhado para promoo de candidatos, bem como a apresentao, remunerada ou no, de artistas com a finalidade de animar comcio e reunio eleitoral. (Lei 9.504/97, art. 39, 7 ). Ateno: vedado mesmo que o candidato seja artista. O uso de artifcios com projeo de DVD em telo DJs... Ou qualquer forma de animao ou apresentao com cunho artstico proibido. Pode ser usado apenas CD para sonorizar o comcio. Porm o prprio comcio pode ser projetado em telo ou algum material e programa publicitrio do candidato.

15
DISTRIBUIO DE MERCADORIAS, PRMIOS E SORTEIOS proibido utilizar organizao comercial de vendas, distribuio de mercadorias, prmios e sorteios para propaganda ou aliciamento de eleitores (Cd. Eleitoral, art. 334). BRINDES DE CAMPANHA

vedada na campanha eleitoral a confeco, utilizao, distribuio por comit, candidato, ou com a sua autorizao, de camisetas, chaveiros, bons, canetas, brindes, cestas bsicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor. (Lei. 9.504/97, art. 39, 6)
Ateno: a expresso OU alternativa, no condicionante ou aditiva. Ainda atente-se que OUTROS BENS refere-se a quaisquer outros materiais, objetos, coisas e bens moveis ou imveis e, VANTAGENS se completa no artigo 41-A da lei 9504/97, qualquer promessa dada em troca do voto. CAMINHADA, CARREATA E PASSEATA Sero permitidos, na vspera do dia da eleio,1 Turno 06/10 e 2 Turno 27/10, das 06 as 22 horas caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgado jingles ou mensagens de candidatos, desde que os microfones no sejam usados para transformar o ato em comcio (Acrdo n 3.107, de 25.10.2002,) Ateno: preciso tomar certo cuidado para o ato, o transcurso, no virar comcio, que vedado e tambm proibido o uso de trio eltrico ou veiculo assemelhado para acompanhar. No se esquea que preciso avisar o trajeto aos rgos competentes em pelo menos 24 horas antes. PROPAGANDA ELEITORAL PELA INTERNET GRANDE INOVAO da lei 12.034/09 foi a entronizaro da internet na campanha eleitoral, terra ainda inexplorvel pelo direito eleitoral. Vejamos literalmente a alterao produzida lei 9504/97, Art.57-A ao Art.57-I: PERMITIDA A PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET, nos termos desta Lei, aps o dia 6 de julho do ano da eleio. A propaganda eleitoral na internet poder ser realizada nas seguintes formas: I - em stio do candidato, com endereo eletrnico comunicado Justia Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de servio de internet estabelecido no Pas; II - em stio do partido ou da coligao, com endereo eletrnico comunicado Justia Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de servio de internet estabelecido no Pas; III - por meio de mensagem eletrnica para endereos cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligao; IV - por meio de blogs, redes sociais, stios de mensagens instantneas e assemelhados, cujo contedo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligaes ou de iniciativa de qualquer pessoa natural. Na internet, vedada a veiculao de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. 1o vedada, ainda que gratuitamente, a veiculao de propaganda eleitoral na internet, em stios: I - de pessoas jurdicas, com ou sem fins lucrativos; II - oficiais ou hospedados por rgos ou entidades da administrao pblica direta ou indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. livre a manifestao do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores - internet, assegurado o direito de resposta, nos termos das alneas a, b e c do inciso IV do 3o do art. 58 e do 58-A, e por outros meios de comunicao interpessoal mediante mensagem eletrnica. So vedadas s pessoas relacionadas no art. 24* da lei 9504/97 a utilizao, doao ou cesso de cadastro eletrnico de seus clientes, em favor de candidatos, partidos ou coligaes.

16
1o proibida a venda de cadastro de endereos eletrnicos.
*Art. 24. vedado, a partido e candidato, receber direta ou indiretamente doao em dinheiro ou estimvel em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espcie, procedente de: I - entidade ou governo estrangeiro; II - rgo da administrao pblica direta e indireta ou fundao mantida com recursos provenientes do Poder Pblico;III - concessionrio ou permissionrio de servio pblico; IV - entidade de direito privado que receba, na condio de beneficiria, contribuio compulsria em virtude de disposio legal; V - entidade de utilidade pblica; VI - entidade de classe ou sindical; VII - pessoa jurdica sem fins lucrativos que receba recursos do exterior. VIII entidades beneficentes e religiosas; IX - entidades esportivas; X - organizaes no-governamentais que recebam recursos pblicos; XI - organizaes da sociedade civil de interesse pblico.

Aplicam-se ao provedor de contedo e de servios multimdia que hospeda a divulgao da propaganda eleitoral de candidato, de partido ou de coligao as penalidades previstas nesta Lei, se, no prazo determinado pela Justia Eleitoral, contado a partir da notificao de deciso sobre a existncia de propaganda irregular, no tomar providncias para a cessao dessa divulgao. Pargrafo nico. O provedor de contedo ou de servios multimdia s ser considerado responsvel pela divulgao da propaganda se a publicao do material for comprovadamente de seu prvio conhecimento. As mensagens eletrnicas enviadas por candidato, partido ou coligao , por qualquer meio, devero dispor de mecanismo que permita seu descadastramento pelo destinatrio, obrigado o remetente a providenci-lo no prazo de quarenta e oito horas. Pargrafo nico. Mensagens eletrnicas enviadas aps o trmino do prazo previsto no caput sujeitam os responsveis ao pagamento de multa no valor de R$ 100,00 (cem reais), por mensagem. A requerimento de candidato, partido ou coligao, observado o rito previsto no art. 96, a Justia Eleitoral poder determinar a suspenso, por vinte e quatro horas, do acesso a todo contedo informativo dos stios da internet que deixarem de cumprir as disposies desta Lei. 1o A cada reiterao de conduta, ser duplicado o perodo de suspenso. 2o No perodo de suspenso a que se refere este artigo, a empresa informar, a todos os usurios que tentarem acessar seus servios, que se encontra temporariamente inoperante por desobedincia legislao eleitoral. PROPAGANDA NO RADIO E NA TELEVISAO Propaganda no rdio e na televiso ser transmitida no 1 turno do perodo de 21 de agosto a 04 de outubro de 2012, horrio destinado divulgao, em rede, da propaganda eleitoral gratuita, a ser feita da seguinte forma (Lei n 9.504/97, art. 47, caput): das 7h s 7h50 e das 12h s 12h50, no rdio; e das 13h s 13h50 e das 20h30 s 21h20, na televiso; e onde houver o 2 turno do perodo de 13 de outubro a 26 de outubro de 2012 (lei 9504, art.49, caput). RETIRADA DE PROPAGANDA ELEITORAL A representao relativa propaganda irregular deve ser instruda com prova da autoria ou do prvio conhecimento do beneficirio, caso este no seja por ela responsvel. (lei 9504/97, Art. 40-B). A responsabilidade do candidato estar demonstrada se este, intimado da existncia da propaganda irregular, no providenciar, no prazo de quarenta e oito horas, sua retirada ou regularizao e, ainda, se as circunstncias e as peculiaridades do caso especfico revelarem a impossibilidade de o beneficirio no ter tido conhecimento da propaganda. (lei 9504/97, Art. 40-B. nico). A propaganda exercida nos termos da legislao eleitoral no poder ser objeto de multa nem cerceada sob alegao do exerccio do poder de polcia ou de violao de postura municipal, casos em que se deve proceder na forma prevista no art. 40 ( Lei 9504/97, Art. 41) O poder de polcia sobre a propaganda eleitoral ser exercido pelos juzes eleitorais e pelos juzes designados pelos Tribunais Regionais Eleitorais. O poder de polcia se restringe s providncias necessrias para inibir prticas ilegais, vedada a censura prvia sobre o teor dos programas a serem exibidos na televiso, no rdio ou na internet (lei 9504/97, art. 41 1e2).

17
PROPAGANDA TRS DIAS ANTES, NA ANTEVSPERA E NA VSPERA DA ELEIO TRS DIAS ANTES ( do 1 turno 04/10 do 2 turno 25/10): 1 - ltimo dia para a divulgao da propaganda eleitoral gratuita no rdio e na televiso; 2 - ltimo dia para propaganda eleitoral em pginas institucionais na Internet; 3 - ltimo dia para propaganda poltica mediante reunies pblicas ou promoo de comcios e utilizao de aparelhagem de sonorizao fixa, entre as 8 horas e as 24 horas; 4 - ltimo dia para a realizao de debates. ANTEVSPERA (do 1 turno 05/10 do 2 turno 26/10): 1 - ltimo dia para a divulgao paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, no espao mximo, por edio, para cada candidato, partido poltico ou coligao, de um oitavo de pgina de jornal padro e um quarto de pgina de revista ou tablide. VESPERA (do 1 turno 06/10 do 2 turno 27/10): Permitido 1 - caminhada; 2 - carreata; 3 - passeata; 4 - carro de som, desde que os microfones no sejam usados para transformar o ato em comcio; 5 - fazer funcionar nas sedes e dependncias dos partidos alto-falantes ou amplificadores de voz. Proibies 1 - comcios; 2 - propaganda no rdio, TV, Internet, jornal e/ou revista. PROPAGANDA NO DIA DA ELEIO (1 turno 07/10 2 turno 28/10) Permitido A manifestao individual e silenciosa da preferncia do eleitor por partido poltico, coligao ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dsticos e adesivos.

ATENO: VEDADO CAMISETAS OU QUALQUER PEA PRODUZIDA DE VESTURIO (BONS, GUARDA-P, SACOLAS, ETC)
Proibies 1 Vedada a aglomerao de pessoas portando vesturio padronizado, bem como os instrumentos de propaganda referidos no caput, de modo a caracterizar manifestao coletiva, com ou sem utilizao de veculos, tais como: _ carreata; _ passeata; _ comcio. 2 - Uso de alto-falantes e/ou amplificadores de som. 3 - A arregimentao de eleitor ou a propaganda de boca de urna 4 - Divulgao de qualquer espcie de propaganda de partidos polticos ou de seus candidatos, mediante publicaes, cartazes, camisas, bons, broches ou dsticos em vesturios (Lei. 11.300/06). Ateno: No recinto das sees eleitorais e juntas apuradoras, proibido aos servidores da Justia Eleitoral, aos mesrios e aos escrutinadores o uso de vesturio ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido poltico, de coligao ou de candidato. AOS FISCAIS PARTIDRIOS, nos trabalhos de votao, S PERMITIDO que, em seus crachs, constem o nome e a sigla do partido poltico ou coligao a que sirvam, vedada a padronizao do vesturio.

BOCA DE URNA CRIME!!!

18
PROPAGANDA APS AS ELEIOES No prazo de at 30 dias aps a eleio, os candidatos, os partidos polticos e as coligaes devero remover a propaganda eleitoral, com a restaurao do bem em que fixada, se for o caso. Resoluo 23.370, Art. 88. CRIMES ELEITORAIS Os crimes eleitorais so diversos, para conhec-los confira-os diretamente no CDIGO ELEITORAL, a lei 4737/65, eles esto previstos nos artigos 289 ao 354. Abaixo cito alguns a guisa de exemplificao, e os mais expressivos. Ei-los: Constitui crime: 1 - Uso, na propaganda eleitoral, de smbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes s empregadas por rgo de governo, empresa pblica ou sociedade de economia mista (Lei n. 9.504/97, art. 40). 2 - Divulgar, na propaganda, fatos que se sabem inverdicos, em relao a partidos ou a candidatos, capazes de exercerem influncia perante o eleitorado (Cdigo Eleitoral, art. 323); 3 Caluniar Algum na propaganda eleitoral ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime (cdigo eleitoral art.324). A mesma pena prevista para esta infrao incidir sobre aquele que sabendo falsa a imputao, a propala ou a divulga (Cdigo Eleitoral, art. 324, 1). 4 - Difamar algum na propaganda eleitoral ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe fato ofensivo a sua reputao (Cdigo Eleitoral, art. 325). A exceo da verdade somente se admite se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes (Cdigo Eleitoral, art. 325, pargrafo nico). 5 - Injuriar algum, na propaganda eleitoral ou visando a fins de propaganda, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro (Cdigo Eleitoral, art. 326). 6 - Inutilizar, alterar ou perturbar meio de propaganda devidamente empregado (Cdigo Eleitoral, art. 331). 7 - Impedir o exerccio de propaganda (Cdigo Eleitoral, art. 332). 8 - Utilizar organizao comercial de vendas, distribuio de mercadorias, prmios e sorteios para propaganda ou aliciamento de eleitores (Cdigo Eleitoral, art. 334). 9 - Fazer propaganda, qualquer que seja a sua forma, em lngua estrangeira (Cdigo Eleitoral, art. 335). 10 - Constitui crime participar o estrangeiro ou brasileiro que no estiver no gozo dos seus direitos polticos de atividades partidrias, inclusive comcios e atos de propaganda em recintos fechados ou abertos (Cdigo Eleitoral, art. 337). Na mesma pena incorrer o responsvel pelas emissoras de rdio ou televiso que autorizar a transmisso de que participem os mencionados no pargrafo anterior, bem como o diretor de jornal que lhes divulgar o pronunciamento. 11 - No assegurar o funcionrio postal a prioridade prevista no art. 239 do Cdigo Eleitoral (Cdigo Eleitoral, art. 338).

Ateno! Todo cidado que tiver conhecimento de infrao penal prevista na legislao eleitoral dever comunic-la ao juiz da zona eleitoral onde ela se verificou. Ou acione o Disk-Denncia do MCCE E-mail: mccediskdenuncia@gmail.com

19

PARA COMBATER A CORRUPO:

VIA RPIDA PARA A CIDADANIA


Agora temos disposio mais uma ferramenta para denunciar polticos, candidatos, administradores e agentes pblicos que cometem irregularidades como: compra de votos, intimidao com a finalidade de obter o voto em qualquer ambiente ou circunstncia, uso indevido de bens, servios e servidores pblicos na campanha, propaganda eleitoral irregular, financiamento ilegal, distribuio gratuita de bens, situaes abrangidas pela Lei da Ficha Limpa, etc.

O QUE VIA RPIDA PARA A CIDADANIA


Via Rpida para a Cidadania um mecanismo de defesa e promoo da cidadania, fruto da cooperao entre o Movimento de Combate Corrupo Eleitoral Estadual SP e as instituies pblicas encarregadas de combater a corrupo eleitoral. Via Rpida para a Cidadania abrange, tambm, a realizao de cursos e seminrios sobre a legislao eleitoral, em especial as Leis 9840/99 e 135/10. VIA RPIDA PARA A CIDADANIA SIMPLES PARTICIPAR O Ministrio Pblico Eleitoral receber denncias de corrupo e irregularidades eleitorais por meio de formulrio eletrnico disponvel no stio www.mp.sp.gov.br .Entre nesse site, clique em REAS DE ATUAO, depois em ELEITORAL e, em seguida em: Via Rpida para a Cidadania. Preencha
o Formulrio de Denncia e o envie ao Ministrio Pblico Eleitoral pelo e-mail mp-mccesp@mp.sp.gov.br .

Se possvel, mande provas como: gravaes, vdeos, fotos (com data ou algum jornal de circulao diria que mostre a data), documentos, folhetos, recortes de jornal, indicao de testemunhas ou o que possa reforar sua denncia. O MCCE Estadual SP o canal de acesso rpido aos rgos competentes do Ministrio Pblico. Sua denncia poder dar causa instaurao de inquritos e proposituras de ao perante a Justia Eleitoral. O MCCE Estadual SP ser informado do envio de denncias pelo Ministrio Pblico Eleitoral e acompanhar o andamento de cada caso. Sua identidade e suas informaes sero mantidas em sigilo.

Se persistirem dvidas envie email: mccesp@gmail.com ou telefone para 11-2885-6997 ou 9383-4727

20 COMO DENUNCIAR:
Para uma a eficcia maior na sua denuncia siga as orientaes abaixo: 1 Produza a maior quantidade de provas possvel como gravao, filmagem, fotos que podem mesmo ser feitos com celular; rena material diversos, se tiver, como impressos, brindes, etc... Tambm pode ser denuncia baseada no testemunho de duas, trs ou mais pessoas que presenciaram os fatos. 2 Preencha o formulrio abaixo e encaminhe ao MCCE por e-mail, fax, correio ou entregue pessoalmente na sede da OAB Guarulhos. Ou envia diretamente ao email do VIA RAPIDA PRA CIDADANIA j citado. 3 Na contracapa h indicao de alguns rgos da justia eleitoral para receber denuncia,

FORMULRIO DE REGISTRO DE COMUNICAO* DISK DENUNCIA ELEITORAL Nmero: Denunciado(s): Nome/cargo/nmero/partido Local do fato: (endereo completo) Data do fato: Horrio: Provas apresentadas Fotos/gravaes/impressos Denunciante (opcional): Quem faz a denuncia Contedo da denncia: descrio do fato

(continuar no verso, se necessrio)

Nome e endereos de testemunhas: (se houver) Onde podem ser encontradas outras provas: Observaes: Para retorno da denuncia feita solicitar cel/tel ou email (no obrigatrio)

Formulrio poder ser utilizado para fazer as denuncias ou como orientao

21

BIBLIOGRAFIA BSICA
Legislao eleitoral no TSE para eleies 2012 - Fonte de consulta: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/normas-e-documentacoes-eleicoes-2012 LEI / ATO Lei n 9.504 Lei n 4.737 Lei n 9.096 Lei Complementar n 64 INSTRUO EMENTA Estabelece normas para as eleies. Institui o Cdigo Eleitoral. Dispe sobre partidos polticos, regulamenta os arts. 17 e 14, 3, inciso V, 19.09.1995 da Constituio Federal. Estabelece, de acordo com o art. 14, 9, da Constituio Federal, casos de 18.5.1990 inelegibilidade, prazos de cessao e determina outras providncias. HISTRICO DE ALTERAES RESOLUO EMENTA Norma Normas original alteradoras Altera a Resoluo-TSE n 23.370/2011, que 23.377 dispe sobre a propaganda eleitoral e as condutas ilcitas em campanha eleitoral nas eleies de 2012. Dispe sobre a arrecadao e os gastos de recursos por partidos polticos, candidatos e comits 23.376 financeiros e, ainda, sobre a prestao de contas nas eleies de 2012. Dispe sobre a escolha e o registro de candidatos 23.373 nas eleies de 2012. Dispe sobre os atos preparatrios, a recepo de votos, as garantias eleitorais, a justificativa 23.372 eleitoral, a totalizao, a divulgao, a proclamao dos resultados e a diplomao para as eleies de 2012. Dispe sobre a propaganda eleitoral e as condutas 23.370 ilcitas em campanha eleitoral nas eleies de 2012. Dispe sobre representaes, reclamaes e 23.367 pedidos de resposta previstos na Lei n 9.504/97. Dispe sobre a cerimnia de assinatura digital e fiscalizao do sistema eletrnico de votao, do 23.365 registro digital do voto, da votao paralela e dos procedimentos de segurana dos dados dos sistemas eleitorais. Dispe sobre pesquisas eleitorais para as eleies 23.364 de 2012. 23.363 23.362 23.359 23.358 Dispe sobre a apurao de crimes eleitorais. Dispe sobre os modelos de lacres para as urnas, etiquetas de segurana e envelopes com lacres de segurana e seu uso nas eleies de 2012. Dispe sobre os formulrios a serem utilizados nas eleies de 2012. Dispe sobre as cdulas oficiais de uso contingente para as eleies de 2012. DATA 30.9.1997 15.7.1965

116241.2011.6.00.0000 154264.2011.6.00.0000 145086.2011.6.00.0000 145256.2011.6.00.0000 116241.2011.6.00.0000 145171.2011.6.00.0000 120575.2011.6.00.0000 116156.2011.6.00.0000 116071.2011.6.00.0000 93551.2011.6.00.0000 93636.2011.6.00.0000 93466.2011.6.00.0000

22

C OM ISS O D IR EITO POLTIC O ELE ITOR A L

DISK DENUNCIA ELEITORAL


Para comunicar alguma irregularidade ou crime eleitoral Disk MCCE: (0**11) 2885-6997 / 9383-4727 [claro] / 6470-3513 [Vivo] / 7047-2187 [Tim] / 6688-7475 [Oi] E-mail: mccediskdenuncia@gmail.com ou mccesp@gmail.com Blogs: http://mccesaopaulo.blogspot.com/ Disk OAB Guarulhos: (0**11) 2468-8199 http://www.oabguarulhos.org.br/ MINISTRIO PBLICO: MP Estado So Paulo: http://www.mp.sp.gov.br MP Federal 3 Regio: www.presp.mpf.gov.br TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL-TRE So Paulo: http://www.tre-sp.gov.br/

O DISK DENUNCIA pode ser acionado por telefone, e-mail ou in loco na OAB Guarulhos que Receber denuncias sobre irregularidades ou crimes eleitorais e os encaminhar ao Ministrio Pblico para as devidas providencias legais. Em todo procedimento ser resguardado o sigilo do denunciante. As denuncias devero vir acompanhadas das provas necessrias para os devidos encaminhamentos. Nosso Planto ser de segunda a sexta na sede da OAB Guarulhos, das 09 s 19hs (horrio de expediente), em que haver algum representante do MCCE para atender ao pblico.

Apoiamos:

Potrebbero piacerti anche