Sei sulla pagina 1di 5

Resumo A anlise foi realizada na empresa SOFTWARE DEVELOPER S/A de desenvolvimento de software pela empresa de consultoria em TI CONSULTING, onde

foi realizado um estudo sobre melhorias cabveis nos processos de TI, gerenciais, operacionais alm de um estudo de anlise de impacto. Trouxe luz diversos pontos que colocados em prtica poderiam melhorar a qualidade dos servios prestados, gerar reduo de custos de manuteno e reduo de custos com conteno de crises. Tambm foi observado a necessidade de treinamentos a respeito de questes ticas e legislativas dentro do ambiente empresarial, e como isso iria influenciar no bom funcionamento da mesma.

Abstract The analysis was performed in the company SOFTWARE DEVELOPER S/A of software development by the IT consulting company CONSULTING, where was performed a study of reasonable improvements in IT processes, management, operational, besides a study of impact analysis. Brought to light several points that put into practice could improve the quality of services, generate cost savings in maintenance costs and cost savings with crisis containment. It was also noted the need for training about ethical and legal issues within the business environment, and how it would affect the proper functioning of the same.

Descrio do Problema Foi realizada uma reunio tcnica em que participaram o gerente da Software Marcelo Alves, o DBA responsvel pelos sistemas Joo Pedro Mussolini e o consultor da Consulting Claudio Teixeira. Uma semana antes da reunio, tinha sido solicitado que o DBA fizesse um levantamento de pontos de ateno e correes que deveriam ser realizadas na base para preveno de problemas no futuro, o que poderia causar prejuzos para a empresa. O levantamento realizado apontou diversos problemas na modelagem de dados. Anteriormente o sistema da Empresa Hexagonal (uma das vrias sob responsabilidade da Software) era administrado por outra consultoria. Ao realizar a migrao para a Software, alguns objetos anteriormente usados se tornaram obsoletos. Foi verificado que diversas tabelas usadas regularmente no possuam ndice. Dados que no so mais usados continuam armazenados nas tabelas. Dessa forma, o DBA sugeriu que fosse feito um projeto para a limpeza do banco alm da criao dos objetos necessrios.

Soluo Sugerida imprescindvel que as correes sejam realizadas. A criao de ndices nas tabelas aumentaria o desempenho dos sistemas. A limpeza de dados preveniria informaes redundantes ou desatualizadas. O espao liberado aps a limpeza poderia ser usado futuramente para a instalao de outras instncias destinadas a outras empresas.

Benefcios Ganho de agilidade nos processos executados na base Confiabilidade das informaes Reduo de espao em banco Satisfao do cliente

Descrio do Problema Em conversa com o DBA Joo Pedro Mussolini, foi verificado que atualmente o servidor destinado a abrigar os sistemas das oito empresas das quais a Software administra no est conseguindo aguentar a demanda dos 80 usurios que acessam a base diariamente. No raro a base sair do ar, o que ocasiona um alto volume de chamados dos clientes e momentos de stress. J foi sugerida a necessidade da aquisio de um novo servidor, mas o pedido no foi priorizado, sendo preterido devido a compra de laptops e outros dispositivos para a equipe gerencial.

Soluo Sugerida Um novo servidor mais robusto e com mais recursos deve ser adquirido. Este deve suportar no somente as demandas atuais das empresas, mas sim de outras empresas que possam fazer parte do catlogo de clientes da Software. Isso garante poder de competitividade no mercado.

Benefcios Qualidade de servios Garantia de competitividade no mercado Satisfao do cliente

Descrio do Problema Em conversa com o DBA Joo Pedro Mussolini, foi verificado que atualmente o servidor que abriga todas as bases de teste incompatvel com o servidor de produo. Na clonagem das bases, realizada mensalmente, comum que se encontre erros e objetos invlidos no servidor das bases de testes.

Soluo Sugerida O servidor utilizado anteriormente em produo, aps a soluo dada no captulo anterior deve ser reutilizado para abrigar a base de testes. Como os desenvolvedores no oferecem uma grande demanda e por consequncia uso de recursos do servidor, ele deve suportar com tranquilidade os sistemas.

Benefcios Qualidade de servios Simulao real da base de produo Auxlio na homologao com os clientes

Potrebbero piacerti anche