Sei sulla pagina 1di 28

Economia Brasileira

Origens da Indstria

Fonte: REGO, J. M.; MARQUES, R. M. (Org.). Economia Brasileira. So Paulo, Saraiva, 2006, cap. 4.

Objetivos do Captulo
Observar como as transformaes na segunda metade do sculo XIX impulsionam uma primeira fase da industrializao no pas. Compreender as trs mudanas que foram fundamentais para a formao da indstria: a mo-de-obra imigrante; a abolio da escravatura; e a intensificao da deteriorao das estruturas pr-capitalistas. A generalizao da economia mercantil e a ampliao da diviso social do trabalho constituram as condies sociais da industrializao brasileira.

Objetivos do Captulo
Ainda neste captulo estudamos as novas classes industriais, formadas principalmente pelos comerciantes estrangeiros de importao e exportao. Vemos os exemplos das Indstrias Matarazzo e do Grupo Votorantim, entre outros. Terminamos o captulo observando o declnio do setor tradicional agrrio exportador, mudando de vez as estruturas produtivas no Brasil.

Consolidao das condies para o desenvolvimento industrial


Nos pases em vias de desenvolvimento, certos traos do tradicionalismo so caractersticos tambm no setor capitalista. Esse setor surge, na maioria das vezes, com a participao direta do capital estrangeiro ou incorporando inicialmente apenas uma parte limitada da populao, como caractersticas de produo arcaica. No final do sculo XIX h dois eventos importantes para a industrializao:

Surgimento de um mercado de mo-de-obra assalariada; Intensificao da concentrao de riquezas e o desenvolvimento de relaes monetrio-mercantis.

Consolidao das condies para o desenvolvimento industrial


A imigrao em massa aumentava a disponibilidade de mo-de-obra, assim como a demanda agregada. Entre 1851 e 1889 verifica-se uma elevao da massa monetria de 7 mil-ris (0,85 de libra esterlina) para 15 mil-ris (1,65 libras esterlinas). O mercado interno e a estrutura da economia financeira eram ainda bastante limitadas. Estas condies mnimas asseguravam o incio da produo capitalista, mas eram incapazes de abrir o caminho ao seu desenvolvimento livre.

Consolidao das condies para o desenvolvimento industrial


O restrito meio circulante de uma economia escravista no era suficiente para permitir o funcionamento adequado de uma economia baseada no regime de trabalho assalariado. No incio da 1 Repblica, durante um prazo curto, o total de recursos financeiros em circulao mais que duplicou. Teve incio um processo inflacionrio acompanhado de especulao nas bolsas de valores (Encilhamento). Os investimentos estrangeiros, cujo afluxo aumentou consideravelmente a partir de meados do sculo XIX, tambm foram encaminhados, sobretudo, para a infraestrutura.

A formao da indstria
A formao dos primeiros focos de produo industrial surgiu no Brasil a partir de 1885. Fatores que contriburam para isso:

mo-de-obra assalariada (dos imigrantes); abolio da escravatura; e intensificao da deteriorao das estruturas prcapitalistas.

A generalizao da economia mercantil e a ampliao da diviso social do trabalho constituram as condies sociais da industrializao brasileira.

A formao da indstria
A classe dominante comea a se interessar mais pela industrializao, principalmente, depois da crise econmica de 1875 e da crise de superproduo de caf de 1880-1886. Aps 1844, com a expirao do tratado comercial com a Inglaterra, o governo brasileiro eleva as taxas alfandegrias, principalmente por motivos fiscais, mas acaba tendo um efeito secundrio protecionista para o desenvolvimento industrial nacional. Alm disso, em 1846, o governo baixou vrios decretos concedendo subsdios produo local de artigos txteis.

A formao da indstria
As primeiras indstrias no eram capitalistas, pois utilizavam, em geral, trabalho escravo e equipamentos primitivos. A maior parte das empresas criadas depois da reforma de tarifas de 1844 no conseguiu sobreviver, em razo da falta de mo-de-obra qualificada, da concorrncia e, em especial, do enfraquecimento do protecionismo alfandegrio em 1857. A campanha em prol da poltica protecionista intensificou-se aps a criao, em 1880, da Associao Industrial. A burguesia industrial em vias de surgimento interpretava a dependncia econmica exclusivamente como dependncia comercial, e considerava o capital estrangeiro um elemento indispensvel e til ao desenvolvimento.

A formao da indstria
O protecionismo alfandegrio tinha como objetivo atender basicamente os interesses da classe dominante tradicional. Medidas mais enrgicas em defesa da indstria s foram tomadas no governo republicano, especialmente na poca do marechal Floriano Peixoto (1891-1894). O ministro Rui Barbosa estabeleceu impostos protecionistas para os produtos manufaturados nacionais e diminuiu as taxas cobradas sobre a importao de equipamentos e de matrias-primas.

10

Essas decises foram anuladas depois da tomada do poder pelo governo de Prudente de Moraes (1894-1898).

A formao da indstria
A poltica do Estado foi especialmente pr-oligrquica e antiindustrial na poca dos presidentes Campos Salles (1898-1902) e Rodrigues Alves (1902-1906). A partir de meados da primeira dcada do sculo XX, o crescimento rpido da indstria foi propiciado por uma nova crise de superproduo de caf. Em 1907 os industriais conseguiram aumentar um pouco o nvel de proteo alfandegria. Durante a Primeira Guerra Mundial, o mercado nacional ressentia-se da falta de mercadorias de origem estrangeira, estimulando a produo interna at 1923, quando houve uma estagnao at 1929.

11

A classe industrial
No Brasil, como em muitos outros pases, o setor txtil foi durante muito tempo o principal ramo industrial. Em 1881 esse ramo empregava 3 mil operrios; em 1907, 53 mil; e em 1921, 109 mil. No perodo de 1875 a 1885, comearam a surgir empresas de diversos ramos em outras regies, como no Nordeste. Com a ajuda de crditos ingleses, 50 refinarias de acar modernizaram os engenhos coloniais. Iniciava-se tambm a construo de modernas refinarias de acar nas provncias do Rio de Janeiro e de So Paulo.

12

A classe industrial
Os enormes lucros de alguns cafeicultores foram investidos, em parte, na criao de outras empresas capitalistas. Muitos desses cafeicultores participavam, ao mesmo tempo, da vida poltica do pas, o que lhes permitia obter diversos privilgios dos governos federal e estadual. A partir de 1880, e especialmente durante a dcada de 1890, comearam a investir recursos na construo de empresas industriais. Grande parte dos empresrios locais era o dos comerciantes importadores e exportadores de origem estrangeira e empresrios-imigrantes, pertencentes nova corrente migratria.

13

A classe industrial
Estes ltimos eram especialmente agressivos; em geral, comeavam a sua carreira de negcios no Brasil na esfera do comrcio de importao. Depois, tendo aumentado ou criado o capital inicial, davam incio organizao das suas prprias empresas ou estabeleciam controle sobre empresas institudas anteriormente por pessoas oriundas da elite latifundiria. Freqentemente, os novos empresrios-imigrantes atuavam durante certo tempo como representantes diretos das companhias e bancos da Europa e dos Estados Unidos interessados em reforar suas posies no mercado brasileiro.

14

A classe industrial
1 As indstrias Matarazzo
Francisco Matarazzo chegou ao Brasil em 1881; tinha instruo superior, alguma experincia comercial e o desejo de enriquecer. Estabeleceu-se em Sorocaba, comerciando porcos e toucinho. Cerca de nove anos depois conseguiu acumular capital suficiente para se estabelecer na capital do Estado, onde fundou uma firma comercial especializada na importao de farinha de trigo e toucinho. Nos dez anos seguintes, isto , at 1900, Matarazzo aumentou ainda mais as suas propriedades.

15

A classe industrial
Suas relaes de amizade o ajudaram a obter crdito do British Bank of South America, com a ajuda do qual construiu o primeiro moinho a vapor em So Paulo. Em 1904, fundou uma fbrica txtil para fazer suas prprias necessidades de tecidos para sacos. Mais tarde fundou uma fbrica de tecidos finos. Para eliminar os intermedirios de matrias-primas, criou nas regies algodoeiras uma rede de empresas de beneficiamento, o que lhe permitiu construir um lagar de azeite. Os produtos deste ltimo foram utilizados em mais uma empresa por ele fundada para o fabrico de sabo e glicerina.

16

A classe industrial
Mais tarde adquiriu plantaes de cana-de-acar, fazendas de caf e granjas pecurias, alm de muitos imveis na cidade de So Paulo. Em 1934, o giro comercial das empresas que lhe pertenciam chegou a 350 milhes de mil-ris, enquanto o rendimento de todo o estado de So Paulo era igual a 400 milhes de mil-ris.

2 O grupo Votorantim
Os fundamentos do grupo Votorantim foram lanados pelo imigrante portugus Antnio Pereira Igncio, que comeara a carreira em 1892 como retalheiro.

17

A classe industrial
Com o apoio de dois grandes importadores do Rio de Janeiro, fundou uma pequena empresa de beneficiamento de algodo em So Paulo. Em 1899 foi para os Estados Unidos estudar o beneficiamento de algodo e, ao voltar, em 1902, ampliou ainda mais sua rede de empresas. Os lucros obtidos permitiram-lhe adquirir a fbrica de cimento construda por Rodovalho em 1897, uma companhia telefnica e uma pequena central eltrica. Durante a Primeira Guerra Mundial, a indstria paulista de algodo enfrentou uma falta aguda de matriasprimas.

18

A classe industrial
Igncio, auxiliado por dois outros corretores de algodo um dos quais era o imigrante italiano Nicolau Scarpa , agravou artificialmente a crise para depois adquirir quatro algodoarias que se encontravam em apuros financeiros. Em 1917, Igncio e Scarpa aproveitaram-se da falncia do Banco Unio para adquirir em leilo a empresa txtil Votorantim, segunda maior empresa do ramo em So Paulo, pagando apenas a oitava parte do seu valor real. interessante assinalar que, at 1917, os novos ricos imigrantes conseguiam estabelecer controle sobre 8 das 15 algodoarias construdas no estado de So Paulo por pessoas oriundas da elite latifundiria tradicional.

19

A classe industrial
Ainda em 1917, Igncio adquiriu de Scarpa a sua quotaparte na Companhia Votorantim. Como resultado de todos esses negcios, obteve o controle sobre 17% das algodoarias do estado de So Paulo. Em 1925, o genro de Igncio, J. Ermrio de Moraes, tornou-se diretor-gerente da Companhia Votorantim e, depois, o seu nico proprietrio. Mais tarde, consolidou o mais poderoso grupo empresarial do Brasil e talvez de toda a Amrica Latina.

20

A classe industrial
3 Outros grandes grupos industriais
No limiar do sculo XX, os avs de alguns dos maiores capitalista atuais do extremo sul do Brasil fundaram suas primeiras empresas. Renner construiu no Rio Grande do Sul o primeiro matadouro no pas em 1894; Eberle abriu uma oficina mecnica em 1896 e Gerdau criou uma pequena oficina de fundio em 1901. Foi fundado no Rio de Janeiro, em 1887, o Moinho Fluminense, a primeira filial da argentino-alem Bunge y Born.

21

A classe industrial
Mais tarde Bunge y Born fundou uma empresa moageira em Santos e muitas outras companhias comerciais, industriais, de crdito e de finanas em So Paulo, no Rio de Janeiro e no Nordeste do pas. A companhia americano-canadense de energia eltrica Brazilian Traction, Light and Power abriu em 1899 a sua filial em So Paulo e, em 1905, outra, no Rio de Janeiro. Pouco tempo depois estabeleceu o controle total sobre a indstria energtica desses centros econmicos.

22

Aprofundamento da crise da economia tradicional


At a dcada de 1930, o desenvolvimento capitalista do pas tivera um carter espordico, dadas as condies de domnio do latifndio. O afluxo de emprstimos e investimentos no incio do sculo XIX contribuiu para consolidar a economia tradicional, isto , pr-capitalista ou capitalista primitiva, e os grupos sociais ligados quele sistema. Tudo isso criou obstculos ao desenvolvimento das formas superiores do capital industrial, dominadas pelo trabalho assalariado.

23

Aprofundamento da crise da economia tradicional


O crescimento da indstria capitalista dependia em grande medida dos ramos da economia orientados para a exportao. At 1930 a formao da indstria realizava-se por meio da criao de empresas de transformao primria de matrias-primas destinadas exportao ou de empresas que produziam mercadorias para a populao com baixo nvel de rendimentos. J as camadas mais abastadas da populao satisfaziam suas necessidades custa de importaes.

24

A ausncia de apoio por parte do Estado exerceu uma influncia negativa sobre o desenvolvimento da indstria.

Aprofundamento da crise da economia tradicional


A oligarquia latifundiria e o grande capital comercial, ligado s operaes de exportao e importao ,exerciam o domnio poltico na Primeira Repblica (1889-1930). Apenas algumas medidas dos governos oligrquicos tiveram certo efeito protecionista para a indstria, embora tivessem sido tomadas visando a outros objetivos. A primeira etapa de formao do sistema capitalista no Brasil foi concluda logo no fim da Primeira Guerra Mundial, em particular no Rio de Janeiro e em So Paulo.

25

Em 1903, no Rio de Janeiro, ocorreram duas greves gerais de operrios da indstria txtil.

Aprofundamento da crise da economia tradicional


Em 1908 foi criada a Confederao Operria Brasileira, cuja fundao deve-se a elementos anarco-sindicalistas. Em 1904 os fabricantes txteis do Rio de Janeiro criaram a primeira associao de empresrios industriais do ramo, o Centro Industrial do Brasil, a fim de coordenar suas atividades. A primeira federao de industriais surgiu no Brasil em 1928, devido ciso da federao de comrcio de So Paulo. Em 1931 uma federao prpria de industriais foi criada tambm no Rio de Janeiro. O aprofundamento das crises da economia tradicional e das estruturas polticas herdadas do passado aceleraram o advento da nova etapa de desenvolvimento capitalista do Brasil, inaugurada pela revoluo de 1930.

26

Aprofundamento da crise da economia tradicional


No meio sculo anterior Grande Depresso, o Oeste Paulista tornara-se um lugar diferente. A sociedade agrria e as estruturas institucionais que a acompanhavam haviam se expandido com o auxlio de recursos vindos do planalto ocidental, depois da dcada de 1880, alimentadas pela demanda de caf na Europa e EUA e pelo excesso de trabalhadores europeus e, mais tarde, japoneses, at o colapso geral da dcada de 1930. Os fazendeiros permaneceram dominantes por todo esse perodo. Suas decises econmicas, seu governo e sua poltica ainda afetavam os outros grupos sociais.

27

Aprofundamento da crise da economia tradicional


Os fazendeiros das reas mais antigas encorajavam a transio para unidades menores como um maneira de transformar bens fixos (em declnio) em capital lquido, que podiam reinvestir na fronteira ou em outros setores econmicos. Esses outros setores comrcio, construo, processamento de alimentos e indstrias leves desenvolveram-se em funo da expanso cafeeira, assim como cresceram os centros urbanos, a demanda interna e os mercados locais. Com a rpida expanso para o oeste e a crescente complexidade da estrutura agrria, foi possvel para a velha elite afrouxar o controle, em termos relativos, embora ainda ganhando de modo absoluto.

28

Potrebbero piacerti anche