Sei sulla pagina 1di 101

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up

Log in

Quer saber algo a meu respeito? Pergunte-me!

tuliovianna
Tulio Vianna Follow

Recent Responses
tuliovianna

Ask

View photo album Ask a question

1 / 343

Professor, voc ainda orientador do projeto individual de mestrado A regulao penal dos corpos?

Responses Questions Smiles

545

Sim.
1 Comment Share

tuliovianna vai deixar o bigode?

Barba, s vezes. S o bigode no rola, mesmo...


Comment Share

tuliovianna pra quem comentou abaixo: NO!!! o cabeldo fo prof fica mtmtmtmt melhor curto!!!

Tulio Viannas Bio


Belo Horizonte, MG tuliovianna.wordpress.com/ Professor de Direito Penal. Doutor (UFPR) e Mestre (UFMG) em Direito. Blogueiro.

Decidam-se! :D
Comment Share

tuliovianna deixa o cabelo crwscer dnovo!!!!

Neste calor eu decididamente no animo... quem sabe no prximo inverno ;)


Comment Share

tuliovianna posted a new profile photo

1 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Qual a sua criatura super natural favorita?

Log in

Vampiros.
Comment Share

tuliovianna Voc consegue manter um segredo?

Fcil! E justamente por isso que eu sei de muitos ;)


Comment Share

tuliovianna Qual era a sua aula favorita no colgio?

Fsica.
Comment Share

tuliovianna Qual o papel de parede do seu computador no momento?

O padro do sistema operacional.


Comment Share

tuliovianna Como seria o trabalho dos seus sonhos?

O meu, s que ganhando 5 vezes mais, com o dobro de frias e sem a obrigao de corrigir provas.
Comment Share

tuliovianna Tem saudade de lecionar na PUC? Na condio de ex-aluno seu, na PUC, s posso lamentar o fato dos futuros alunos no o terem mais como professor. As suas ideias foram fundamentais na minha formao acadmica.

Sim, claro! Vivi uma excelente fase da minha carreira na PUC e tenho saudades dos ex-alunos e dos colegas professores, com os quais sempre mantive timo relacionamento. No sei exatamente quem me substituiu na minha disciplina, mas a PUC tem um timo corpo docente e certamente minha ausncia no far l muita diferena no final das contas. De todo modo, fico muito feliz de ter contribudo para sua formao, pois afinal de contas esta a melhor recompensa que um professor pode ter por sua dedicao.

2 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Vc comentou antes que no devemos abandonar o estudo da dogmtica penal para focarmos apenas na crtica. Isso serve para quem pretende estudar filosofia do direito? Para quem quer se concentrar nessa rea necessrio o conhecimento da dogmtica tb

Log in

Direito, por definio, cincia social aplicada. Se o sujeito quer fazer cincia de base e est no curso de Direito, escolheu a profisso errada. Tal como o fsico que est no curso de Engenharia ou o bilogo que est no curso de Medicina este estudante de Direito est l s por alguma presso social ou econmica, mas o curso no a praia dele. Claro que no se exige do filsofo do Direito o mesmo conhecimento de dogmtica de um jurista mais prtico, mas preciso conhec-la o suficiente para sobre ela filosofar. No se pode Filosofar sobre algo que no se conhea. A no ser que a proposta seja fazer Metafsica, como alguns metafsicos do Direito fazem por a.
Comment Share

tuliovianna Voc abandonaria, por exemplo, a sua carreira de professor se percebesse que o meio acadmico havia se corrompido pelo dinheiro ou poder (tal qual, acontece, a meu ver, em algumas profisses)?

O meio acadmico, pelo menos na maioria das faculdades particulares, j foi corrompido pelo dinheiro h muito tempo. Mas se formos abandonar a profisso porque ela foi corrompida pelo dinheiro, no sobrar muitas opes de trabalho nos dias atuais. Resta-nos ficar e trabalhar para melhorar a situao.
Comment Share

tuliovianna Professor, quem e como so desenvolvidas as linhas de pesquisa de uma universidade?

Cada universidade e cada programa de ps-graduao cria suas linhas de pesquisa a partir de um procedimento interno definido pela prpria instituio. As atuais linhas de pesquisa do Programa de Ps-graduao em Direito da UFMG foram debatidas e elaboradas em dois seminrios internos dos professores do programa. No primeiro deles, apresentamos aos colegas e comunidade em geral uma breve sntese das nossas pesquisas atuais, bem como nossos interesses futuros. A partir destas exposies, nos dividimos em grupos de trabalho com interesses de pesquisa comuns e, em um segundo seminrio, cada grupo redigiu sua prpria linha de pesquisa e seus projetos estruturantes.
Comment Share

tuliovianna Tlio, qual sua opinio sobre homens que no se relacionam com mulheres que consideram mais inteligentes do que eles?

Fomos criados em uma sociedade machista que nos ensinou que o homem tem que ser mais inteligente, mais forte, mais alto, mais corajoso, mais bem remunerado e, principalmente, ter mais experincia sexual que a mulher. Homens e mulheres passam a vida inteira tentando seguir este padro que lhes foi ensinado. Alguns tm conscincia da artificialidade deste modelo e das relaes de poder que esto por trs dele e tentam no segui-lo. S que, por mais que conscientemente procuremos romper com esta relao hierrquica entre homens e mulheres, elas

3 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up O cidado, muitas vezes, rduo defensor da igualdade de salrios e da participao poltica entre homens e mulheres, mas se sente constrangido em namorar uma mulher mais forte, mais rica, mais inteligente e, principalmente, com mais experincias sexuais que ele. o inconsciente berrando.
1 Smile Comment Share

Log in

tuliovianna Como aprendeu francs, professor? Qual curso recomenda?

Estudei francs na Faculdade de Letras da UFMG, como disciplinas eletivas da graduao. Tenho boas referncias da Aliana Francesa, mas nunca estudei l.
Comment Share

tuliovianna Voc a favor que tribunais, principalmente o STF, sejam compostos apenas por juzes de carreira? Por qu?

De jeito nenhum. Tribunais superiores so rgos essencialmente polticos e no seria nada republicano reservar o exerccio de um poder poltico a apenas quem optou pela carreira da magistratura. Seria to absurdo quanto exigir que o ministro da sade fosse necessariamente um mdico do SUS ou que o ministro da educao fosse necessariamente um professor da rede pblica de ensino.
Comment Share

tuliovianna Voc considera xadrez um esporte?

No s eu, mas tambm o Comit Olmpico Internacional: http://www.olympic.org /content/the-ioc/recognised-sport-federations/federation25/ S no (ainda) esporte olmpico.
Comment Share

tuliovianna O que necessrio para ser um bom juiz? Inteligncia, educao e cultura so suficientes?

Decididamente no so suficientes. A maioria dos juzes que conheo so muito inteligentes e educados (cultos nem tanto). O que falta neles empatia. Falta a to necessria capacidade de se colocar no lugar do outro, principalmente quando o outro pobre, negro, mulher, homossexual, no cristo, em sntese, diferente dele. Sem empatia impossvel julgar bem, pois no se julga o ru, mas seus valores pessoais projetados nele. No curso de formao de todo juiz (e promotor) deveria constar como atividade obrigatria o estgio como ru por pelo menos 24 horas em uma priso pblica. Pra exercitar a empatia.
Comment Share

tuliovianna De quais esportes o senhor um bom praticante?

4 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna tem mtos caras, no exterior, que se dizem hteros mas fazem (apenas) filmes pornogrficos gays, sob o argumento de que pagam melhor. vc acha possvel um htero transar com outro cara por dinheiro, ou seria apenas uma desculpa p/ fazerem o q tem vontad

Voc acredita que todas as atrizes porns que fazem cenas lsbicas gostam mesmo de mulher?! No, n?! Mesma coisa com os atores de filmes gays. Todos fazendo o que tm vontade: ganhar dinheiro.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Voc acha que possvel melhorar o mundo sendo professor?

No tenho a menor pretenso de mudar o mundo sendo professor; talvez a esperana de mudar 1 ou 2 alunos por turma, o que j acho muito. A sala de aula o espao das revolues particulares por excelncia.
Comment Share

tuliovianna Com quantos anos voc comeou a dar aula em universidade?

Com 26 anos; na semana seguinte ao meu aniversrio iniciei minha carreira na PUC Minas So Gabriel.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Um colega me contou que um professor seu havia escrito uma tese de mais de mil pginas, num doutorado que durou cerca de dez anos. Segundo ele, isso foi garantia de um timo trabalho. O que acha?

Tempo e nmero de pginas no garantem absolutamente nada. Um autor prolixo pode escrever 1000 pginas e no dizer nada de relevante. Um doutorando protelador pode passar 9 anos assistindo televiso e pesquisar e escrever apenas no dcimo ano. Se o doutorando, porm, passou 10 anos efetivamente pesquisando ter contedo para 1000 pginas e, neste caso, um esforo que precisa ser muito valorizado. No obstante seu esforo sincero, nada garante que sua tese seja boa, pois ele pode ter passado 10 anos pesquisando fontes ruins ou pode simplesmente no ter o talento necessrio para saber inter-relacionar bem tudo o que leu. Qualidade de trabalho intelectual no se mede nem com cronmetro nem com fita mtrica.
Comment Share

tuliovianna Se eu apresentar, para fins de seleo em mestrado (no na UFMG), um anteprojeto que defenda ideias de Jakobs, mto provvel q eu no v ser escolhido. Concorda?

5 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up escuro ou - pior - murro em ponta de faca. Mestrado e doutorado no so trabalhos de pesquisa individuais. o candidato que deve procurar afinidades com o programa, pois nenhum programa de ps-graduao vai alterar suas linhas de pesquisa em homenagem ao brilhantismo do candidato. Isso no quer dizer que voc deva fazer um projeto sobre um tema que voc no goste, s para agradar o orientador pretendido. Quer dizer que voc precisa encontrar o orientador certo para o tema pretendido. Visite as pginas dos programas de ps-graduao, leia as linhas de pesquisa e voc acabar encontrando um orientador com o qual se identifique.
Comment Share

Log in

tuliovianna Vc acha que pessoas que enfrentam certos obstculos na vida, tornam-se, naturalmente, mais fortes do que aquelas que tm, digamos, mais facilidades?

Com certeza; pra menino criado com bab, qualquer escorregozinho motivo de choro.
Comment Share

tuliovianna responded to KarinaFreitas Alguma aluna j confundiu as coisas chegando ao ponto de te deixar constrangido?

No, mas tambm no sou um sujeito fcil de se constranger.


2 Smiles Comment Share

tuliovianna fumar maconha diariamente atrapalha os estudos?

Sim, a maconha prejudica a memria de curto prazo. Ela at pode potencializar o lado criativo do crebro, mas para o aprendizado em geral, em que se requer antes de tudo concentrao, ela prejudicial. Alm do mais, ainda que a toxidade aguda (de uma nica dose) da maconha seja desprezvel, sua toxidade crnica (uso contnuo) semelhante a do tabaco. Decididamente no uma boa fazer uso contnuo de qualquer droga psicotrpica, inclusive lcool.
Comment Share

tuliovianna Estou viciada em te ler. preocupante?

H coisas melhores para ler, mas h coisas piores para se viciar. Esquenta, no ;)
1 Smile Comment Share

tuliovianna J pensou em investir em aes? Se sim, em quais? Se no, por que no?

6 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna 509 perguntas respondidas. Voc j se perguntou pq causa tanta curiosidade nas pessoas?

Muita gente me l no Twitter e no Facebook, ento natural que tenham curiosidades a meu respeito. Infelizmente no tenho como responder a todos e ainda h 535 perguntas para serem respondidas.
Comment Share

tuliovianna Falando em pesquisa, qual a posio de vossa senhoria em relao ao caminho do direito penal brasileiro? O discurso desconstrutivo no seria apenas uma sada fcil para o acadmico?

A crtica to importante quanto a dogmtica. Durante muito tempo o Brasil importou um discurso acadmico europeu eminentemente dogmtico. Recentemente os juristas brasileiros despertaram para a crtica e muitos, por conta disso, acabaram abandonando a dogmtica, o que me parece um erro. A crtica, porm, no mais fcil que a dogmtica. Pelo contrrio, normalmente mais complexa e exige uma carga de leitura bem mais densa. O ideal que os juristas saibam transitar bem entre a dogmtica e a crtica. Os europeus tradicionalmente cuidaram do lado dogmtico da moeda e seria um erro nos limitarmos a tratar do lado crtico. O bom jurista precisa aprender chutar bem com as duas pernas, ainda que uma delas seja a sua preferida.
Comment Share

tuliovianna Vc fez faculdade de letras?

No. Dei aula em curso pr-vestibular que, por ser curso livre, no exige do professor o diploma de graduao na rea.
Comment Share

tuliovianna Tlio, vc j teve dvidas de que carreira seguir? Eu j estou com 24 anos e com uma dvida cruel entre fazer concurso pra magistratura estadual ou fazer mestrado pra lecionar (e advogar nesse perodo). Tem alguma dica?

Sim, o curso de Direito tem muitas opes de carreira a seguir e perfeitamente natural esta dvida. Eu sempre soube que iria lecionar, mas no incio imaginava que iria tambm seguir a carreira da magistratura. Trabalhei como assessor de desembargador por 5 anos e percebi que a carreira no pra mim. O ideal seria que voc fizesse o test drive antes, pois depois de aprovado no concurso, o timo salrio acaba sendo um obstculo intransponvel para se abandonar a carreira. Se voc ainda no est formado, tente fazer um estgio com um juiz e ser monitor de um bom professor e veja o que lhe agrada mais.
Comment Share

7 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
O que vc acha do ensino a distncia? uma realidade? Vai "pegar" ou na sua opinio j pegou?

Log in

Acho timo para quem mora em regies onde no h boas faculdades, pois uma chance para o aluno poder acompanhar as discusses que esto ocorrendo nos grandes centros de conhecimento. Para o aluno que mora nas grandes cidades, porm, educao distncia no faz sentido, pois o grau de aprendizagem nos cursos presenciais infinitamente superior.
Comment Share

tuliovianna Pra conseguir entrar mestrado tendo voc como orientador suficiente ter feito aquelas leituras do edital?

Depende do nvel da concorrncia. Em um processo seletivo em que h muito mais candidatos que vagas, a correo das provas inevitavelmente comparativa. O candidato que s leu a bibliografia bsica sugerida no edital tende a fazer uma prova bsica semelhante a dos demais. O candidato que, alm da bibliografia bsica, possui uma carga de leituras maior e sabe interrelacion-la bem com a bibliografia sugerida no edital certamente se destacar dos demais. Em suma: a bibliografia indicada pode at ser suficiente, mas tudo vai depender do nvel dos demais candidatos.
Comment Share

tuliovianna Na sua opinio, h algum problema em uma pesquisa acadmica ser essencialmente dogmtica?

Nenhum problema. S vou citar um exemplo: Ferrajoli. Que eu saiba nunca fez qualquer pesquisa de campo e a excelncia da sua pesquisa indiscutvel.
Comment Share

tuliovianna Como era o Tlio Vianna ainda na poca de escola? Quais materias voc mais gostava? E quais voc mais odiava?

Gostava mais de Fsica, Matemtica e Histria, que sempre foram o meu forte. Detestava Portugus e Qumica. S aprendi bem Portugus quando precisei estudar para passar no concurso do TJMG. As aulas de Latim, que cursei como eletiva na Faculdade de Letras, ajudaram muito. Acabei gostando tanto da matria que me tornei professor da disciplina no PR-UFMG.
Comment Share

tuliovianna Voc se considera um patriota?

Decididamente, no. O nacionalismo pra mim uma grande bobagem. Assim como no quero que os EUA explorem o Brasil, no quero que o Brasil explore a Bolvia.

8 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up O nacionalismo faz sentido quando se governado por reis e h guerras para definir quem reina sob qual territrio. Nas democracias, se cada povo reina sob seu prprio territrio, no faz muito sentido o sentimento nacionalista.
Comment Share

Log in

tuliovianna Essa eu no entendi. Voc jamais daria uma entrevista para a Veja e deu uma entrevista para o Estado. No entendi o critrio.

O Estado o melhor jornal conservador publicado no Brasil. No tinha por que duvidar de que publicariam o que eu dissesse e, de fato, a longa entrevista foi muito fiel s minhas declaraes. J a Veja no faz mero jornalismo conservador; faz panfletagem poltica descarada. No se trata de uma mera verso conservadora dos fatos; criao e divulgao de notcias de um universo paralelo que atenda a seus propsitos polticos. Sua credibilidade menor que a de uma nota de 3 reais. E eu no gostaria de ver minha imagem em uma nota de 3 reais.
Comment Share

tuliovianna Se estiver na companhia de amigos e no conhecidos e surgir na conversa o assunto religio, voc se apresentaria como ateu?

Acho que todos os meus amigos sabem que sou agnstico, mas se no soubessem e o assunto surgisse, eu diria sem problemas.
Comment Share

tuliovianna Qual a prxima viagem internacional?

Provavelmente Mxico, mas eu sou um tanto quanto imprevisvel quando o assunto viagens e posso mudar de rumo a qualquer momento.
Comment Share

tuliovianna O mundo do Direito muito diferente do mundo real?

Infelizmente, sim! Muitos juzes e promotores vivem em uma Torre de Marfim e julgam/acusam gente que vive em uma realidade que no existe nem em seus piores pesadelos.
Comment Share

tuliovianna Voc daria uma entrevista Veja?

No s no daria como j no dei uma vez; quando disseram que era pra Veja, eu

9 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Prestei vestibular agora, fui pra 2 fase da UFMG, mas no passei. T pensando em estudar de novo... Mas vou fazer 19 anos, ento se eu passar, vou entrar na faculdade com 20. Voc acha que essa idade muito tardia?

De jeito nenhum! Voc vai ter colegas bem mais velhos na universidade. O vestibular da UFMG uma pedreira, mesmo! Acho que vale a pena estudar bastante e tentar novamente. Nada impede, porm, que voc comece o curso em uma particular e depois tente o vestibular para a UFMG no final do ano. Se aprovado, poder pedir o reaproveitamento dos crditos cursados.
Comment Share

tuliovianna O que o professor acha sobre a ps-graduao da PUC/MG??

O mestrado e o doutorado em Direito so muito bons. Conheo vrios professores de l e eles so de altssimo nvel. Dos cursos de especializao em Direito, o nico que eu conheo e posso recomendar o de Cincias Penais, no qual inclusive j lecionei.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Acompanha algum seriado gringo? Qual(is)?

Sim: True Blood, Borgias, Game of Thrones e Dexter.


Comment Share

tuliovianna Se lhe fosse oferecido um emprego para trabalhar na Globo, Abril, Folha, Dirios Associados ou qualquer outro grande conglomerado de mdia, voc aceitaria?

Depende dos termos da proposta. Se me garantissem que meus textos no seriam alterados e me pagassem razoavelmente bem por isso, aceitaria sem problemas. Talvez eu no durasse muito no novo emprego, porque no iria mudar meu pensamento e meu estilo por conta dele, mas isso j outra histria...
Comment Share

tuliovianna O que o senhor acha da parte processual do Direito Penal? Daria aula de Processo Penal?

Gosto muito de Processo Penal e daria aulas da disciplina sem problemas. Sempre dei aula de Direito Penal, pois prefiro lecionar nos primeiros perodos do curso, quando os alunos ainda no foram completamente subvertidos pelo sistema. Na

10 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual o seu romance preferido?

No tenho propriamente romances preferidos; dou nota 10 para vrios e, a partir da, no saberia hierarquiz-los. Vou citar os primeiros que me vm cabea: Brasileiro: Memrias Pstumas de Brs Cubas - Machado de Assis Estrangeiro: O Nome da Rosa - Umberto Eco
Comment Share

tuliovianna bem mais barato montar um PC ou no faz muita diferena?

Normalmente acaba at saindo mais caro, pois como voc conhece a qualidade dos componentes, s vai querer colocar coisa boa. Nos computadores de loja, normalmente h muitos componentes genricos, pois a maioria do pblico s se preocupa com processador e quantidade de memria. A vantagem de se montar pessoalmente um computador decididamente no o preo, mas a qualidade.
Comment Share

tuliovianna responded to gabrielcampanha Voc acha que um estado verdadeiramente laico seria melhor no s para os ateus, mas sim para todas as pessoas independente do seus sistema de crenas?

Com certeza! Estado laico s no bom para quem no tolera opinies diferentes das suas; se todos respeitarem as crenas alheias, ningum desrespeitar a do outro. Os fundamentalistas, porm, pretendem impor suas crenas fora e, com isso, tornam a religio um cdigo moral autoritrio que s agrada queles que o criaram.
Comment Share

tuliovianna O que voc acha da wikipdia? Usa? Recomenda?

Gosto muito da Wikipdia em ingls. Completa, plural e com boas referncias. J a Wikipdia em portugus, eu acho bem fraquinha.
Comment Share

tuliovianna Para que se preocupar tanto com incluso digital? No seria melhor dar educao ao invs de dar computador a uma pessoa que mal sabe escrever e que acaba cometendo os maiores assassinatos lingua portuguesa na Internet?

Saber escrever corretamente no sinal de boas ideias. Conheo muita gente que escreve perfeitamente bem o portugus, mas comete reiterados homicdios lgica

11 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up em uma famlia rica e culta que pudesse lhes dar uma boa formao quando criana. No s as pessoas cultas podem usar uma praa para discursar; no h porque limitar a Internet tambm a uma casta de privilegiados.
Comment Share

Log in

tuliovianna responded to claudius33 Quais so as melhores coisas da vida?

Pra quem tem dinheiro, h muitas coisas boas, mas democrtico, mesmo, s o sexo.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Galo x Cruzeiro foi ocmprado?

Jamais saberemos com certeza...


Comment Share

tuliovianna Valve ou Blizzard?

Blizzard, claro!
Comment Share

tuliovianna Tem alguma pessoa que foi professor seu e agora seu par na Federal?

Sim, vrios professores do atual corpo docente da UFMG me deram aula na graduao. Do meu departamento, porm, apenas o professor Jos Cirilo de Vargas lecionou no meu curso de graduao.
Comment Share

tuliovianna Sou aluno do curso de Cincias Sociais da UFMG. legalmente possvel ter vco como meu orientador?

As normas sobre orientao de monografias de final de curso so determinadas pelo colegiado de graduao do respectivo curso. No tenho ideia se o colegiado do curso de cincias sociais permite orientador externo ao curso.
Comment Share

tuliovianna Se algm te perguntar por que ela deve assinar a revista forum, o que diria?

12 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up disponibilizadas gratuitamente no site: http://www.revistaforum.com.br/conteudo /edicoes_anteriores.php Basta ver as entrevistas que constam na edio histrica de 10 anos (n102) para se ter uma ideia da qualidade da revista. A revista conta ainda com um time de colunistas da categoria de Idelber Avelar e de Mrcio Pochmann. Mas insisto: eu sou suspeito pra recomendar...
Comment Share

Log in

tuliovianna Oi Tlio. Qual a sua reao diante das piadas de advogados? Acha graa, fica irritado ou no cheira nem fede?

Depende. Adoro piadas de advogados que exploram fraquezas reais da categoria como, por exemplo, o pedantismo. A maioria das piadas de advogados, porm, so "genricas" e se voc substituir "advogado" por "poltico" ter o mesmo efeito. Estas mesmas piadas, para alguns, so engraadas se substituir "advogado" por "judeu" ou "negro". A graa da piada nica e exclusivamente sacanear um grupo social. Destas eu no consigo achar graa, mas de uma boa piada de advogado "de raiz", eu gosto, sim!
Comment Share

tuliovianna J tem nova palestra marcada?

Algumas, mas s divulgo quando sai a programao oficial dos eventos, pois relativamente comum haver cancelamentos.
Comment Share

tuliovianna Como voc lida com seus amigos "fundamentalistas cristos" (se que voc tem)? Conversa com eles sobre Deus?

Tenho vrios amigos cristos, mas felizmente nenhum fundamentalista. Respeito totalmente a crena deles em Jesus/Deus o que no me impede de fazer provocaes, vez ou outra, em relao a seus supostos representantes na Terra: papa, bispos, pastores, etc. Mas o tema religio no recorrente em nossas conversas.
Comment Share

tuliovianna Prof. vc joga PS3 ou Xbox?

No; s jogos de PC.


Comment Share

tuliovianna Voc sabe fazer manuteno ou formatao de PC's?

13 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual o Sistema Operacional que voc usa no seu computador?

Dual boot: Ubuntu 11.10 e Windows 7 (que uso s para jogos).


Comment Share

tuliovianna Qual personagem do Diablo III voc prefere jogar?

Brbaro.
Comment Share

tuliovianna Seus gatos "deterioram" seu sof ou outros mveis?

Destruram dois sofs em poucos meses. Da comprei os novos em fibra de vidro e resolvi o problema. Madeira e metal tambm so materiais recomendados. O resto no ter vida til maior que um ms.
Comment Share

tuliovianna Que horas um professor como voc acorda?

Acordo s 6h da madrugada nos dias em que leciono s 7h30 e s 8h nos dias em que leciono s 9h20. Semestre que vem, quando lecionarei s no turno da noite, pretendo voltar a acordar s 9h.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Professor, havia um habeas corpus preventivo (marcha da maconha, se no me engano) em seu site h um tempo atrs que eu gostaria de ter acesso, mas no o localizei. Ele foi retirado?

Est l ainda: http://www.tuliovianna.org/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=26& Itemid=72


Comment Share

tuliovianna Com qntos anos vc deu a sua primeira palestra? Como se saiu?

14 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up poca eu j tinha bastante experincia docente, ento acredito que consegui passar a mensagem.
Comment Share

Log in

tuliovianna Vi uma entrevista sua no Estado e fiquei com uma dvida. O Estado no faz parte do tal Partido da Imprensa Golpista que tanto os blogueiros pogreistas criticam?

Sim, e da?! O fato de eu ter amigos que consideram o Estado um dos porta-vozes do capeta na Terra, me tornaria impedido de dar uma entrevista pra eles?! Porque voc certamente nunca me viu usando esta expresso "Partido da Imprensa Golpista". Alis, eu s dei uma palestra no I Encontro de Blogueiros Progressistas a convite deles, assim como dei a entrevista pro Estado quando fui convidado. Fiquei feliz e honrado com os dois convites e voltaria a colaborar tanto com os blogueiros progressistas quanto com o Estado, se convidado novamente. Simples assim.
Comment Share

tuliovianna Ja pensou em dar alguma matria na FAFICH?

Eu adoraria, mas no sei se haveria condies de viabiliz-la, pois as disciplinas so oferecidas pelos departamentos de acordo com a demanda dos colegiados de curso. Mais vivel seria oferecer um curso de extenso ou participar de algum seminrio por l.
Comment Share

tuliovianna Vai comprar Diablo edio de colecionador?

Vou comprar a verso digital pela Internet. Aqui em casa j tem muito badulaque :D
Comment Share

tuliovianna Tulio, estou no terceiro ano de direito numa particular e ODEIO. Tenho 24 anos e passei para jornalismo numa federal. Acha que vale a pena largar tudo e comear um curso que no tradicional com essa idade?

Por que voc no tenta fazer os dois ao mesmo tempo por um ou dois semestres para ver se o jornalismo mesmo que voc quer? Ou tranca a matrcula do direito e comea o jornalismo? No adianta cursar Direito s porque tradicional, se est passando raiva. E relaxa com a idade, pois est muito novo ainda.
Comment Share

tuliovianna Se Deus realmente existir o que acha que vai acontecer com voc e os demais ateus?

15 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up o vinho nas festanas e defende as putas quando os moralistas querem apedrej-las, talvez passemos a eternidade curtindo muito "sexo, drogas & rock in roll" enquanto os carolas queimam uns aos outros no inferno. Vai rezando a pra ter imaginado o Deus certo...
Comment Share

Log in

tuliovianna possvel conciliar Advocacia e Magistrio?

Se voc entender por magistrio simplesmente ir faculdade e dar boas aulas, acho at bem fcil conciliar com a advocacia. S que o magistrio superior implica em uma srie de outras atividades como orientao de trabalhos, participao em bancas, organizao de eventos, atuao em cargos administrativos e rgos colegiados da universidade, dentre outras. Conheo poucos heris que conseguem conciliar bem todas estas atividades com audincias, atendimento de clientes, redao de peas e outras tantas da advocacia. Mas so cada vez mais raros e, muitas vezes, precisam sacrificar sua vida pessoal.
Comment Share

tuliovianna Professor Tulio, sou aluno seu na faculdade federal de direito e em primeiro lugar queria manifestar admiraao pela sua didtica nas aulas que tem se mostrado muito produtivas e esclarecedoras alm de parabeniza-lo pelas aulas de qualidade. em segundo lug

Agradeo, mas o Formspring corta as perguntas muito extensas.


Comment Share

tuliovianna responded to lollinee Comente sobre Steve Jobs

Um gnio do marketing com uma viso reacionria de mercado. Teve a virtude de popularizar novas tecnologias j existentes, mas insistiu em modelos de negcios bastante fechados e hierarquizados. Morreu no auge do sucesso, com uma doena sofrida e, por conta disso, virou lenda. E a lenda sempre muito maior que o homem.
Comment Share

tuliovianna Voc faz servios domsticos?

Sim; sou responsvel pelos setores de lavanderia e manuteno eltrica e hidrulica da casa.
Comment Share

tuliovianna Vc sente cimes de suas coisas ou pessoas prximas?

16 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up sou nem possessivo nem inseguro, raramente sou ciumento.


Comment Share

Log in

tuliovianna Voc saber jogar futebol?

Eu at marcava uns gols quando era moleque, mas nunca fui bom de bola, no. Atualmente no tenho nem acompanhado o campeonato brasileiro pela televiso, quanto mais jogar...
Comment Share

tuliovianna O senhor viciado em jogos como eu?

Jogo com certa frequncia Starcraft 2, mas decididamente no me considero um viciado, at porque meu tempo tem sido cada vez mais curto e eu tenho que fazer escolhas, no s profissionais, mas tambm de entretenimento. Diria que jogo socialmente s pra relaxar ;)
Comment Share

tuliovianna Conversando com um portugus um dia, percebi, embora de forma mto sutil por parte dele, certo desprezo pelas universidades pblicas brasileiras. Vc arriscaria uma opinio sobre isso? As universidades em Portugal so mto tradicionais...

Se ele pensa assim, isso s demonstra a completa falta de informao dele. Veja por exemplo este ranking das 500 melhores universidades (que como todo ranking imperfeito, mas um parmetro razovel): http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/18/ranking-mostra-as-500-melhoresuniversidades-do-mundo-veja-lista-completa.jhtm Aparecem apenas 2 universidades portuguesas: Porto e Lisboa (nenhuma entre as 300 primeiras posies). Do Brasil aparecem 8: USP, Unicamp, UFMG, UFRJ, UNESP, UFRGS e UNIFESP. Diria, sem medo de errar, que a USP e a UNICAMP so melhores que qualquer universidade portuguesa. No falarei da UFMG, pois sou professor da casa. Mas os rankings internacionais esto a...
Comment Share

tuliovianna Em universidades de certos pases se v com bons olhos quem faz o doutoramento depois dos 30 anos ou mesmo leva longo tempo para terminar. Vc axa que isso garantia de uma boa tese?

Idade, por si s, no torna ningum mais culto ou competente. Um doutorando mais velho, em tese, teve mais tempo para ler e refletir sobre as leituras que o doutorando mais novo. Na prtica, porm, isso nem sempre ocorre. H quem dedique boa parte da sua vida a outras atividades e s resolva estudar a srio depois de mais velho. Neste caso, o jovem doutorando ser bastante superior ao mais velho, pois j vem de um ritmo intenso de leituras ininterrupto. Em suma: a questo no o tempo de vida, mas o tempo de estudo. E h jovens que leram infinitamente mais que muitos velhos.

17 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Qual modelo de notebook vc usa? Recomenda algum?

Log in

Tenho um LG-410 bem basico que praticamente s uso em viagens para navegar na Internet. Computador questo de custo/benefcio. Se voc s vai us-lo para atividades simples, compre um barato e leve; agora se quer jogar e usar programas pesados, invista em um bom desktop, a menos que voc viaje com frequncia. Se for este o caso, prepare-se para gastar, pois notebooks realmente bons custam uma fortuna.
Comment Share

tuliovianna As mulheres inteligentes tm mais dificuldades em encontrar homens que aceitem isso?

Sim, vivemos em uma sociedade machista e muitos homens ainda se sentem intimidados com a ideia de namorar/casar com uma mulher mais inteligente/culta que ele. E a recproca tambm verdadeira: muitas mulheres inteligentes no sentem atrao por homens menos talentosos que ela, ainda que sejam bonites e tenham outras qualidades. Uma herana machista que aos poucos as novas geraes vo abandonando (tomara!).
Comment Share

tuliovianna Se no me engano, no seu currculo consta um curso em Harvard. isso mesmo? Vc foi para l? Como foi?

Foi um curso da Faculdade de Direito de Harvard no Rio de Janeiro. comum, em muitas universidades estrangeiras, levar parte do corpo docente para outro pas para dar cursos fora de sede. O diploma de Harvard, os professores so de Harvard, mas como o curso foi dado fora de sede, eu no conheo as instalaes da universidade de Harvard.
Comment Share

tuliovianna Como consigo ser bonito e inteligente tanto quanto voc?

Inteligncia na rea de cincias humanas 90% leitura e 10% gentica, ento lhe recomendo ler a maior quantidade de livros e artigos que conseguir. Quanto beleza, agradeo o elogio, mas tenho certeza de que voc encontrar gente com a gentica bem mais favorvel que a minha para opinar :D
Comment Share

tuliovianna Gates, Zuckerberg, Jobs ou nenhum deles?

Stallman

18 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Tulio, Termin de leer tu artculo sobre la despenalizacin de los delitos contra la propiedad intelectual... excelente! Felicitaciones! Saludos, Alberto Cerda

Log in

Muchas gracias, mi amigo! Divlguelo ah para los compaeros chilenos. Gran abrazo!
1 Smile Comment Share

tuliovianna responded to leandroquin Quais so seus preconceitos?

Eu no tenho preconceitos! Tenho at amigos reacionrios e fundamentalistas religiosos. S no gostaria que uma filha minha se casasse com algum assim, mas isso no preconceito. </sarcasm mode off>
Comment Share

tuliovianna Ja te falaram que vc o penalista mineiro mais gostoso ever? um dia ainda dou pra vc, hehe. bjos ;)

Com esta objetividade toda, ainda no... de todo modo, obrigado pelo elogio :D
Comment Share

tuliovianna Vc acha que impossvel fazer humor sem que seja preconceituoso como muitos preceituam?

Claro que possvel fazer um humor crtico. O humor sempre foi uma arma de crtica a ditadores, hipocrisia da Igreja e s mais diversas formas de opresso. S que tem gente que no consegue perceber a diferena entre uma piada de portugus (que historicamente se justifica como uma reao ao colonizador brasileiro) de uma piada racista (que historicamente se justifica como uma legitimao da escravido). Lamentavelmente o humor brasileiro hoje to infantil quanto um bullying escolar e s consegue fazer rir a partir da execrao alheia.
Comment Share

tuliovianna por que os padres de beleza exigidos para a figura masculina, num contexto culturalmente falando, no so to "rgidos" como no caso dos padres de beleza para mulheres? mulher tem obrigao de no ser feia, isso vale para o homem tambm?

Cada vez mais os homens tambm esto se submetendo aos padres de beleza impostos especialmente pela mdia. As academias de ginstica e a indstria da beleza precisam expandir seu mercado consumidor e, nada melhor, que tambm imporem aos homens padres de beleza como h tempos j fazem com as mulheres. J convenceram aos homens at mesmo a se depilarem. Claro que ainda somos uma sociedade machista que perdoa a barriguinha de cerveja e os pelos no corpo se o sujeito for um empresrio bem sucedido, mas no perdoa a mulher, mesmo se ela for presidenta da repblica. Mas a tendncia a

19 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual o problema do Direito com tatuagens? Tanto na Advocacia privada quanto na magistratura.

Ainda h muita gente conservadora que confunde seriedade profissional com sisudez. E no me refiro somente aos profissionais do Direito, no, pois muitos clientes tambm olharo atravessado se voc tiver uma tatuagem exposta um pouco mais chamativa. puro preconceito e, como em todo preconceito, no fcil lidar com ele, pois no h nada de racional.
1 Smile Comment Share

tuliovianna D pra ser um Advogado bem sucedido sem ter de fazer algo "por fora"?

Claro! Conheo excelentes advogados, que sempre trabalharam com muita tica e possuem escritrios muito bem sucedidos.
1 Smile Comment Share

tuliovianna O que h de mais bonito e mais terrvel no Direito?

O mais bonito fazer do Direito um instrumento de reformas sociais que possa reduzir as desigualdades construdas ao longo da histria; o mais terrvel fazer do Direito um instrumento de manuteno de status quo que conserva privilgios e legitima preconceitos.
2 Smiles Comment Share

tuliovianna O que mais lhe d satisfao com o trabalho?

Feedback de ex-alunos e de leitores. Saber que o que a gente fala em aula e escreve nos textos compreendido e valorizado um grande incentivo para continuar lecionando e escrevendo.
Comment Share

tuliovianna Estou no 2 semestre e pensando em largar. Sou envolvido com arte e tecnologia, porm amo Filosofia e Cincias Sociais - por isso entrei. Temo virar um chato engravatado pro resto da vida e ser forado a fazer coisas moralmente condenveis. Conselho?

Nenhum curso torna algum um "chato engravatado pro resto da vida"; se boa parte dos bacharis em Direito assim, talento natural deles; o curso acaba atraindo muita gente babaca por conta da pompa e da aura de riqueza e poder que o envolve. Mas desde sempre tambm esto nas faculdades de Direito os humanistas e idealistas. s procurar que voc encontra a sua tribo.

20 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna "O perigo do sexo que voc pode se apaixonar. O perigo do amor virar amizade" Arnaldo Jabor. Voc concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta.

Log in

Perigo pressupe o medo de uma consequncia ruim. E paixo e amizade no so consequencias ruins. Se os sentimentos mudam com o tempo, por que se apegar a eles?
Comment Share

tuliovianna responded to leandroquin Voc tem ideias modernas?

Filosoficamente falando seriam ideias ps-modernas.


Comment Share

tuliovianna Qero lhe dar um super parabns pelo Blog, tudo que publica no twitter!

Valeu! :D
Comment Share

tuliovianna Qual foi a maior dificuldade pela qual passou na faculdade?

Passar no vestibular.
Comment Share

tuliovianna Quais dicas voc daria para um aluno de direito que pretende seguir a rea de promotoria/magistratura?

Pense duas vezes.


Comment Share

tuliovianna Qual o melhor (?) conselho que se pode dar a algum que quer ser um grande professor como vc?

Pra ser professor voc tem que gostar de duas coisas: 1) de ler; 2) de contar pros outros as coisas que leu. Se voc s gosta da 1, v ser bibliotecrio; se voc s gosta da 2, v ser crtico de cinema. Agora se voc realmente gosta das duas, tudo que tem a fazer continuar gostando pois o resto consequncia.

21 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Quais sao os paises q conhece? P/ onde gostaria de ir?

Log in

O mapinha do TripAdvisor responde: http://www.tripadvisor.com/MemberProfilecpt-a_uid.208DF84E373B3D5C1D9A1E3137F1865C


Comment Share

tuliovianna J pensou em quando vai aposentar?

No tenho planos de me aposentar antes da compulsria, aos 70 anos. Mas at l muita gua vai rolar e tudo pode acontecer.
Comment Share

tuliovianna Pra vc inteligncia e cultura so coisas distintas. Isso explica, na sua opinio, o fato de existirem pessoas muito cultas, com boa formao e leitura na bagagem, mas que tem posicionamentos ridculos e parecem no ver a realidade que os cerca?

No; h pessoas inteligentes e cultas que so extremamente reacionrias. O problema desta turma a completa ausncia de empatia.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Vai jogar Diablo III na net?

Inevitavelmente.
Comment Share

tuliovianna Vc se relacionaria com uma mulher mais velha?

Com certeza, desde que evidentemente ela estivesse mais para Monica Bellucci do que pra Dercy Gonalves.
Comment Share

tuliovianna anonimato covardia ou proteo?

Depende do uso que lhe dado. Na luta contra a fora bruta (um ditador, um mafioso, etc), o anonimato um necessrio instrumento de proteo. Quando usado para agredir algum com insultos, calnias ou difamaes pura covardia. O Formspring um bom exemplo de como o anonimato pode ser usado at mesmo

22 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up usos negativos.


Comment Share

Log in

tuliovianna J praticou uma barranqueada?

No; animais no fazem o meu tipo.


Comment Share

tuliovianna Sabe o que uma barranqueada?

At ento no sabia, mas o Google me informou que zoofilia em gauchs.


1 Smile Comment Share

tuliovianna Voc ficaria com uma aluna? E uma ex-aluna?

No vejo qualquer impedimento tico a respeito, pelo menos no magistrio superior em que os alunos j so adultos. A questo tica, ao meu ver, est na postura do professor em sala de aula, onde deve tratar seus alunos profissionalmente. O que professor e aluna fazem fora do mbito universitrio j um problema pessoal deles.
6 Smiles Comment Share

tuliovianna Caro, bom e de marca ou baroto e +ou-?

Normalmente fico no meio termo, buscando a melhor relao custo/benefcio. Qualidade custa caro, mesmo. S que a partir de determinado ponto o aumento no preo incorpora poucos benefcios ao produto, ento no vale mais a pena.
Comment Share

tuliovianna Loiras, morenas ou ruivas?

Sou ecltico demais pra ter este tipo de preferncia. Cada uma com seu charme especial.
1 Smile Comment Share

tuliovianna tudo relativo ou existe absoluto?

23 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
1 Smile Comment Share

Log in

tuliovianna vc encantador ... treina pra isso ou totalmente natural?

Gentileza sua... eu at treinaria em Hogwarts, mas creio que no me aceitariam ;)


1 Smile Comment Share

tuliovianna O q te deixa p*** da vida na politica?

Incoerncia ideolgica.
Comment Share

tuliovianna Os olhos mentem?

Depende do artista.
Comment Share

tuliovianna J recebeste uma proposta indecente?

Depende do que voc considera indecente... Nenhuma parecida com a do filme com a Demi Moore.
Comment Share

tuliovianna o que acha da prova da oab?

Um mal absolutamente necessrio nos dias de hoje em que faculdades de direito pululam como cogumelos.
Comment Share

tuliovianna Vc fiel?

Agnstico.
Comment Share

24 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Sempre com esse sorriso lindoooo??

Log in

Nem sempre; se pisam no meu calo, ele some na hora :D


Comment Share

tuliovianna responded to rafaelabfarias Se o seu nome tivesse escrito em um dicionrio qual seria a definio?

Ele est no dicionrio: "elemento qumico de nmero atmico 69 da famlia dos lantandeos (smb.: Tm)"
Comment Share

tuliovianna Tem vontade de ter um gato (a) preto (a)?

Sim, mas como j tenho 6 melhor segurar a onda...


Comment Share

tuliovianna responded to annagabicds Pratica algum esporte ? Se sim, qual ?

Fao academia, mas sou um aluno bem relapso.


Comment Share

tuliovianna responded to dykson77 O que leva alguem inteligente, ser atleticano???

Torcer por um time de futebol no tem nada de racional. Os jogadores e a comisso tcnica ganham uma fortuna independentemente de ganharem ou perderem os jogos e os torcedores no ganham absolutamente nada com isso. Se torcer fosse uma atitude racional, no torceria pelo Galo, nem por qualquer outro time.
Comment Share

tuliovianna responded to alicealicinha27 Voc se considera um diplomata ou conformista?

Nem um, nem outro. Sou um eterno inconformado, mas no tenho qualquer talento diplomtico. Falo o que penso na hora em que penso pra no ficar pensando naquilo depois.
1 Smile Comment Share

tuliovianna

25 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up

Log in

Nossa sociedade machista, ento muito difcil saber at que ponto isso uma caracterstica natural ou cultural. Mesmo as pesquisas com animais sero interpretadas por um pesquisador humano que nasceu e cresceu em uma sociedade machista e, claro, isto refletir na interpretao de seus resultados. No conheo pesquisas com uma metodologia que tenha superado este dilema, ento no arriscaria uma resposta.
2 Smiles Comment Share

tuliovianna Como fao iniciaao cientifica com vc?

Eu tenho feito um processo de seleo de bolsistas no final do 1 semestre ou no incio do 2 semestre. preciso ficar atento aos avisos, pois normalmente os prazos so curtos.
Comment Share

tuliovianna Como ser professor de Federal? Vc precisa dar suas aulas e no resto do tempo faz o qu? Precisa ficar direto na Universidade?

Adorei a pergunta, porque muita gente acha que professor universitrio s d aula. Boa parte do nosso tempo de trabalho gasto em orientaes de iniciao cientfica/monografias/dissertaes/teses, participaes em bancas examinadoras (com as respectivas leituras prvias dos trabalhos), palestras, entrevistas, organizaes de eventos, reunies administrativas, elaboraes de projetos e relatrios e, claro, correes de provas. H tambm a necessidade de se publicar artigos e livros periodicamente o que exige tempo para pesquisa e redao. O trabalho extra-classe, em sua maioria, pode ser feito em casa ou em qualquer outro lugar, ento no necessrio permanecer na universidade o dia todo. Eu, por exemplo, prefiro corrigir trabalhos e escrever textos em casa.
Comment Share

tuliovianna Por que voc fez o doutorado to rpido? Chegou a morar no Paran nessa poca?

Logo que terminei meu mestrado fui lecionar na PUC, mas sempre desejei lecionar na UFMG, onde me formei. Como o requisito para prestar concurso para professor da UFMG o doutorado, procurei conclu-lo o quanto antes, para no perder as oportunidades que surgissem. Felizmente deu certo. Ficava metade da semana em Curitiba e a outra metade em Belo Horizonte. No sei se posso chamar isso de morar na cidade...
Comment Share

tuliovianna Vc curte o gnero musical grunge? Qual(is) banda(s)?

De grunge, s curto o Nirvana. Nunca foi um gnero que me despertou maiores interesses.

26 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Voc se relacionaria com uma pessoa apenas por sexo?

Log in

Sim, claro. O ideal romntico de que sexo deve vir sempre acompanhado de amor ou paixo responsvel pela frustrao de muitos relacionamentos que poderiam render momentos aprazveis para ambos.
Comment Share

tuliovianna Tlio, s queria deixar registrada a minha profunda admirao pela qualidade de seus artigos. Sua clareza de pensamento e sua capacidade de pensar independente de valores sociais estabelecidos brilhante.

Valeu! :D
Comment Share

tuliovianna Sei que voc casado, mas se casaria com algum que no tivesse o seu nvel intelectual? Acha que poderia dar certo?

Depende do que voc entenda por nvel intelectual: cultura ou inteligncia? Creio que me casaria com uma mulher pouco culta, sem problemas. J burrice, pra mim, brochante. Parafraseando Vinicius: as muito burras que me perdoem, mas inteligncia fundamental.
Comment Share

tuliovianna Tudo que veio depois dos Beatles cpia deste?

Decididamente, no! Ainda bem!


Comment Share

tuliovianna Vc acredita que fracassados podem vencer?

No acredito em karma. Todo mundo tem fracassos e vitrias pra contar. Se o cidado tem acumulado muitos fracassos recentes, cabe a ele mudar de estratgia ou de objetivos para comear a obter vitrias.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Entre a Ruiva Artificial e a Ruiva Natural, qual voc acha mais bonita ou que mais te atrai?

27 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna J tirou a virgindade de algum?

J.
Comment Share

tuliovianna Onde vc fez curso de fotografia? J tem muito tempo?

No Studio Phocus 4, em 1997. Na poca, as cmeras digitais SLRs eram itens quase de fico cientfica de to caras e raras. Ento aprendi nas velhas e boas cmeras de filme e sei inclusive como revelar e copiar pela tecnologia do sculo XX.
Comment Share

tuliovianna Voc j praticou alguma modalidade de luta? Gostaria de aprender alguma? Qual luta marcial voc acha mais interessante?

No. Nunca tive interesse. Se eu fosse praticar alguma arte marcial, acho que escolheria esgrima ou tiro ;-)
Comment Share

tuliovianna Vc chegou a estudar psicanlise por influncias do Jacinto? O que acha, gosta?

Li Freud pela primeira vez aos 16 anos. O Jacinto me apresentou Lacan, mas decididamente a psicanlise lacaniana viajada demais pra mim. Atualmente tenho muito mais interesse por psicologia social do que por psicanlise.
Comment Share

tuliovianna A quanto tempo usa culos? Qual o seu defeito da viso?

Comecei a usar culos por volta dos 16 anos. Hoje tenho 2 graus de miopia.
Comment Share

tuliovianna Como foi, pra vc, palestar na UFSC? Ps: A palestra estava tima! : )

Foi timo! Normalmente quando a palestra de encerramento de um seminrio

28 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna J ficou com mulher comprometida? Teve algum sentimento de culpa depois?

J. Nenhuma culpa. Quem fez o pacto de fidelidade no fui eu :D


1 Smile Comment Share

tuliovianna Vc moraria em uma cidade pequena?

Dificilmente me adaptaria; sou muito urbano e Belo Horizonte, pra mim, est de bom tamanho.
Comment Share

tuliovianna Vc se considera abolicionaista ou minimalista?

Minimalista.
Comment Share

tuliovianna Mestre Tlio Vianna ou Doutor Tlio Vianna?

Tlio Vianna
Comment Share

tuliovianna 3 coisas que voc consegue pegar agora, sem sair do lugar

Celular, carteira e chaves do carro.


Comment Share

tuliovianna voce gosta de sries de TV? se sim, qual a sua favorita?

Assisti a poucas. Atualmente a nica que acompanho "True Blood".


Comment Share

tuliovianna

29 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Dormir tarde, com certeza!


Comment Share

Log in

tuliovianna O que vc foi fazer na UBA? Como foi parar l? O que achou?

Fui dar um curso de 1 semana no programa de mestrado deles, a convite do Prof. Gustavo Garibaldi. J conhecia Buenos Aires e j havia at mesmo dado uma palestra l, mas a experincia de um curso completo foi sensacional, pois o contato com os alunos bem mais prximo.
Comment Share

tuliovianna Vai ao Rock in Rio?

Pensando em ir no dia do Metallica. Os demais dias no me interessaram nem um pouco.


Comment Share

tuliovianna Sabe falar italiano? Ja foi na Itlia? o Que achou?

Ainda no conheo a Itlia, mas uma das minhas prioridades tursticas para os prximos anos. Eu at leio italiano, mas falar eu no falo, no...
Comment Share

tuliovianna J foi em praia de nudismo? Seno, tem vontade de ir?

Sim, j fui nas praias do Pinho (SC) e Tambaba (PB), que so oficiais de naturismo, e em Trancoso (BA) onde o nudismo ocasional. Todas elas paradisacas. Recomendo a visita!
Comment Share

tuliovianna responded to annagabicds Prefere. suspense, terror ou ao ?

Suspense.
Comment Share

tuliovianna

30 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up 2 anos. A maior parte deles na disciplina de Lgica do Pensamento Cientfico da FAFICH.
Comment Share

Log in

tuliovianna pow profess... me contaram que vc fumava maconha na facul! verdade?

Escolha melhor suas fontes. Esta a est muito mal informada...


Comment Share

tuliovianna Qual shops mais gosta de BH?

BH Shopping.
Comment Share

tuliovianna Comida favorita?

Carnes vermelhas e massas. E chocolate de sobremesa, claro!


1 Smile Comment Share

tuliovianna Vc prefere trabalhar com a graduao ou com a ps-graduao? Por qu?

So atividades bem diferentes e cada uma bastante recompensadora a seu modo. A graduao d bem mais trabalho, pois o nmero de alunos muito maior, h provas para serem corrigidas e as ementas so bem mais rgidas. S que o aluno da graduao muito mais aberto a novas ideias, pois ainda no foi vencido pelo conformismo. l que esto os grandes talentos a serem descobertos e lapidados. No mestrado e, principalmente, no doutorado, o aluno j chega com suas opinies formadas, suas certezas inabalveis e seus desencantos com o sistema. A tarefa do professor no mais ensinar - transmitir conhecimento - mas orientar a busca do conhecimento que melhor explore esta personalidade j formada.
1 Smile Comment Share

tuliovianna O que vc acha de mulheres que fazem sexo no 1 encontro?

Transar no primeiro encontro, para as mulheres, tem um qu de revolucionrio, de transgresso... h toda uma moral crist/machista/reaa que estabeleceu um prazo mnimo de relacionamento para que o sexo acontea, sob pena de rotul-la de "vadia" e outros adjetivos menos nobres. Ao transar no primeiro encontro, a mulher desafia toda esta moral pr-estabelecida e pe seu desejo na frente do julgamento social e do prprio cara com quem ela est

31 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Infelizmente o moralismo machista ainda muito forte e homens e mulheres s saem perdendo com isso, pois acabam reprimindo seus desejos, por conta d' "o que os outros mais tarde vo pensar".
1 Smile Comment Share

Log in

tuliovianna Salo de Carvalgo na UFRGS, Alexandre Morais da Rosa na UFSC, Jacinto Coutinho da UFPR e vc na UFMG... Bons tempos para o direito (processual) penal?

Na histria de qualquer saber, em qualquer poca, h sempre um pequeno grupo que faz um discurso contra-hegemnico. Estes que voc citou - e fico muito feliz em ser lembrado ao lado deles - cumprimos este papel. Mas no se engane; estamos longe de ser maioria.
Comment Share

tuliovianna Existe diferena, ainda que ligeira, entre alunos da UFMG e da PUC (direito) para o senhor?

Existem diferenas gigantescas at mesmo entre alunos de turnos diferentes da mesma instituio, quanto mais entre duas faculdades. So dois planetas bem diferentes :D
Comment Share

tuliovianna Quando formou, logo em seguida advogou? Qual rea? Quanto tempo?

Logo que me formei fui convidado para ser assessor do desembargador Erony da Silva e trabalhei com ele durante 5 anos, sempre em cmara criminal. Evidentemente este meu cargo era incompatvel com a advocacia. Somente quando me desvinculei do TJMG comecei a advogar.
Comment Share

tuliovianna Quanto ganha em mdia um professor da UFMG? E da PUC?

Depende de uma srie de fatores, como regime de trabalho, titulao, tempo na universidade, bolsas de pesquisa, etc. Nas federais temos regimes de "dedicao exclusiva", "40 horas semanais" e "20 horas semanais" e nas privadas, como a PUC, h tambm a figura do professor horista que ganha por hora lecionada. Os salrios dos servidores pblicos federais so pblicos e voc poder ter uma ideia de como eles variam acessando as tabelas deste site: http://www.servidor.gov.br/publicacao/tabela_remuneracao/bol_remuneracao.htm Quanto PUC, estou por fora dos salrios atuais, mas deve ser algo em torno de R$50 a hora-aula para professores com doutorado.
Comment Share

tuliovianna

32 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Pelo primeiro nome, sem muita frescura. Se a ocasio exigir formalidade, prefiro que me chamem de professor que de doutor.
1 Smile Comment Share

Log in

tuliovianna Vai viajar no carnaval? Se sim para onde?

De jeito nenhum! Carnaval me garante sempre os 4 dias mais sossegados do ano. No dia em que fizerem um festival de rock no Carnaval talvez eu at anime enfrentar a muvuca nos aeroportos, hotis e restaurantes. Por ora, prefiro ficar quietinho aqui em casa :D
1 Smile Comment Share

tuliovianna Quais capitais ainda nao visitou?

Aracaju, Macei, Natal, Teresina, So Lus, Macap, Boa Vista, Rio Branco, Cuiab, Campo Grande e Palmas.
Comment Share

tuliovianna Alm do que consta no edital, o que fazer pra conseguir ser seu orientando, seja no mestrado ou no doutorado?

Ser melhor que seus concorrentes. Infelizmente eu s tenho 2 vagas e pelo menos uma dzia de candidatos de altssimo nvel que ir disput-las. Muita gente excelente vai ser reprovada por pura falta de vagas. Ento o concurso comparativo, mesmo! preciso apresentar um projeto que no seja burocrtico e traga uma proposta de efetiva melhoria do sistema penal. preciso demonstrar slido conhecimento da dogmtica penal na prova e, para isso, tem que ler Zaffaroni, Roxin, Ferrajoli e outros grandes tericos da atualidade. E, claro, preciso um currculo que demonstre a vocao acadmica do candidato, pois mestrado pra formar professores de Direito e no pra dar diploma pra ser pendurado na parede. No fcil, no! Mas quem quer ser mestre tem que ser, antes de tudo, corajoso.
1 Smile Comment Share

tuliovianna responded to marinasouza31 Quando voc percebeu que queria dar aula?

O magistrio sempre me atraiu, desde os tempos de colgio. J no 2 perodo de faculdade eu me tornei monitor e no 5 perodo surgiu a oportunidade de lecionar Lngua Portuguesa no cursinho pr-vestibular que o DCE da UFMG estava fundando para atender a demanda de alunos de baixa renda (Pr-UFMG). Desde ento, nunca deixei de lecionar.
Comment Share

33 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
J mentiu respondendo alguma pergunta daqui?

Log in

No. Nem teria por qu. Eu escolho as perguntas que quero responder, ento, s respondo as que posso contar a verdade nua e crua.
Comment Share

tuliovianna Qual cidade vc escolheria para morar? No levando em conta outros elemnetos...

Eu conheo a maioria das capitais brasileiras e ainda acho Belo Horizonte a melhor cidade para se viver. Se tivesse que mudar para outra cidade, escolheria Curitiba que, em muitos aspectos, muito semelhante capital mineira.
Comment Share

tuliovianna Tulio, vc j namorou ou namoraria um homem?

No. No sinto qualquer teso por homens. Sou hetero muito bem resolvido.
Comment Share

tuliovianna Time do futebol europeu preferido?

Nenhum. Eu mal mal acompanho o futebol nacional...


Comment Share

tuliovianna J fez sexo no local de trabalho?

J, mas isso j faz muito tempo e eu no vou contar nem quando, nem onde...
Comment Share

tuliovianna Onde vc adotou, comprou ou ganhou sua gata? Deu para escolher?

Adotei. Ela foi escolhida numa trupe de gatos para adoo e, para minha sorte(?!), veio recheada com 5 filhotes.
Comment Share

tuliovianna responded to LadyArabella

34 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up J pensei em escrever, h muito tempo atrs. Hoje j perdi a mo pra literatura e no sairia grande coisa...
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual a sua bebida favorita?

Vinho.
Comment Share

tuliovianna O chavez ditador?

Ainda no, mas leva jeito...


Comment Share

tuliovianna J transou num lugar pblico?

Sim.
Comment Share

tuliovianna Voc preferiria ser um vampiro ou um lobisomem?

Vampiro, claro!
1 Smile Comment Share

tuliovianna O que um dia te encantou e hoje no encanta mais?

A carreira da magistratura.
1 Smile Comment Share

35 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Se voc pudesse ter um superpoder, qual seria?

Log in

Invisibilidade.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Sem o que voc no conseguiria viver?

Ar, gua e comida.


2 Smiles Comment Share

tuliovianna O que acha da nova "moda" dos livros esquematizados, descomplicados, simplificados, mastigados e etc? ahaha

So os McDonald's da doutrina jurdica. Precisam ser consumidos rpido porque se parar para pensar um pouquinho, v-se que tosco. Pode at ter seu valor quando se est com muita pressa, mas no d pra viver disso todo dia.
Comment Share

tuliovianna Chique ser inteligente? (he he he)

No; eu conheo um monte de gente inteligente brega pra caramba.


2 Smiles Comment Share

tuliovianna responded to mariani Se o mundo acabasse daqui a 1 hora, o que faria?

Procuraria um refgio para o caso de a previso estar errada e haver chances de sobreviver.
Comment Share

tuliovianna Quando "percebeu" que era ateu?

Pouco depois de descobrir que o Papai Noel no existe.


1 Smile Comment Share

tuliovianna

36 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Tenho profunda pena delas.


1 Smile Comment Share

Log in

tuliovianna responded to aqueladeborah Namoraria uma travesti?

No.
Comment Share

tuliovianna responded to expeditopaz D pra ter esperana de que um dia faro um filme com Jack Bauer?

No meu caso, esperana no bem a palavra... eu diria medo...


Comment Share

tuliovianna responded to LadyArabella Vai pro show do Ozzy a em BH?

Ainda no comprei ingresso. Tenho profunda preguia do Mineirinho (acstica horrenda). Estou pensando ainda...
Comment Share

tuliovianna responded to CarolinaSousa23 confia muito em uma pessoa?

Sim, claro! Acho que tem que ser muito paranico para no confiar em ningum.
Comment Share

tuliovianna Foi para onde nas frias?

Pra Balnerio Calmbori.


Comment Share

37 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
T vendo uma lista de "bandas preferidas" l embaixo... No curte Iron Maiden no?

Log in

Gosto do Iron Maiden, mas no das minhas bandas preferidas.


1 Smile Comment Share

tuliovianna 1 pouco, dois mais e 3 de mais?

Nem sempre.
Comment Share

tuliovianna Ja quebrou/trincou algum osso? Como?

Nunca.
Comment Share

tuliovianna O sr. no acha que algumas vezes o cdigo penal brasileiro to brando ao ponto de valer a pena cometer crimes? Desde j, obrigado, sou seu f :)

Pros criminosos de colarinho branco a lei penal uma me, mas, pros crimes patrimoniais, trfico de drogas e outros praticados, em regra, por pobres, a lei no tem nada de branda, no! Muito pelo contrrio. O que h uma desigualdade muito grande de tratamento entre acusados ricos e pobres, tanto pela lei, quanto por seus aplicadores.
2 Smiles Comment Share

tuliovianna responded to expeditopaz Que show - nacional ou internacional - voc queria ver na sua cidade? De preferncia algum artista que nunca veio ou que faa muito tempo que no vem ao Brasil.

Das bandas que eu gosto que ainda esto em atividade eu j fui aos shows de praticamente todas: Radiohead, Metallica, Guns n' Roses, AC/DC, Nightwish, Archenemy, Motorhead, s para citar as preferidas. Ento, se no for pedir demais, eu queria que o Led Zeppelin se reunisse novamente (pe o filho do Bonzo na bateria no lugar do pai) pra dar um show exclusivo aqui na Praa do Papa.
Comment Share

tuliovianna para ser um bom aluno de direito o que praticamente um aluno precisa ter/ ou ser? precisa gostar de que especificamente?

Indignao. Esta a nica caracterstica indispensvel a um bom aluno de Direito.

38 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
1 Smile Comment Share

Log in

tuliovianna no acha que um professor de direito penal que no atua na rea pode tornar seus ensinamentos tericos demais?

Acho; assim como acho que um professor que atua na rea pode deixar suas aulas prticas demais, deixando a teoria de lado.
2 Smiles Comment Share

tuliovianna responded to leandroquin Voc sabe o que quer?

Sei; mas no tenho certeza...


2 Smiles Comment Share

tuliovianna responded to Paulolucemberg Em qual Deus voc crer ?

No creio.
Comment Share

tuliovianna responded to rafaelabfarias uma caracteristica q te faz admirar alguem?

Inteligncia.
Comment Share

tuliovianna responded to rafaelabfarias Qual celebridade representaria voc em um filme sobre a sua vida?

Johnny Depp
Comment Share

tuliovianna Natalie Portman ou Keira Knightley?

Natalie Portman
Comment Share

39 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Vc ja morou em republica/penso/ou algo do tipo?

Log in

No.
Comment Share

tuliovianna Sabe desenhar mangas?

No; decididamente no o tipo de desenho que eu faria. Acho muito feio.


Comment Share

tuliovianna Uma pessoa nacional e internacional que voc adimira?

Vou citar dois grandes juristas: o brasileiro Nilo Batista e o argentino Eugenio Ral Zaffaroni.
Comment Share

tuliovianna I Ching no uma... futurologia?

O I Ching pode ser usado como orculo, mas antes de tudo um livro do qual se podem fazer leituras religiosas, filosficas, psicolgicas, poticas e tantas outras. Um repositrio da sabedoria chinesa acumulado durante sculos.
Comment Share

tuliovianna Eu sei que um site de perguntas, mas tenho que deixar registrado: Tlio Vianna, seu lindo!!!rsrsrs.Estou cada vez mais encantada com os seus artigos.

Obrigado, moa! Gentileza, sua. :D


Comment Share

tuliovianna Quanto que voc ganha por cada livro seu vendido no exterior?

Nenhum centavo de peso. Recebi meus direitos autorais integralmente quando ele foi publicado: 1.200 pesos argentinos em livros jurdicos da editora.
Comment Share

tuliovianna

40 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Gostei! A acstica do Mineirinho horrenda, a voz do Axl j no mais a mesma e o Slash faz muita falta. Mesmo assim, o show ainda foi melhor do que o da maioria das bandinhas que tocam hoje por a.
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual o melhor sabor de biscoito Bono?

Morango
Comment Share

tuliovianna J teve algum prximo que praticou suicdio?

No.
Comment Share

tuliovianna responded to danicalazans2 coloca sua indireta no subnick do msn ? HAHA

Eu quase no uso msn... meu subnick deve ser o mesmo h alguns anos.
Comment Share

tuliovianna Vai jogar Diablo III quando sair?

Com certeza!
Comment Share

tuliovianna O que te irrita?

Lerdeza.
Comment Share

tuliovianna Pratica algum esporte?

Atualmente s Starcraft 2.

41 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Voc to engraado. uma gracinha...Por que gosta de perder tempo com coisas bobas como "formspring"?...mas eu adoro ler suas respostas e fazer novas perguntas...He he he...Tem alguma palestra sua no you tube? Eu s vi imagens suas, vdeos ainda

Log in

Adoro o Formspring. Nos comentrios annimos h os elogios e - principalmente - as crticas mais sinceros. Eu tenho um canal no Youtube onde voc encontrar vdeos com minhas palestras. Visite: http://www.youtube.com/tuliolvianna
Comment Share

tuliovianna Por que voc ri "kkkkk"? Voc acha condizente com sua postura profissional?

Voc bem careta, hein?! kkkkkkkkk Desde quando o bom profissional tem que ser necessariamente carrancudo?
1 Smile Comment Share

tuliovianna Voc tem cara de hacker. Voc hacker? Ou cracker? Ou outro nome desses?

Sou inocente, juro! Alm do mais, j est tudo prescrito :D


Comment Share

tuliovianna Quais eram seus desenhos preferidos quando era criana? E suas brincadeiras?

ThunderCats e He-man. Joguei muito futebol com bola de meia.


Comment Share

tuliovianna Alguma sugesto/dica... para quem est fazendo doutorado?

Em caso de despressurizao da cabine, mscaras de oxignio cairo automaticamente. Puxe uma das mscaras para liberar o fluxo de oxignio; coloque-a sobre o nariz e a boca; ajuste o elstico em volta da cabea e respire normalmente. Auxilie crianas ou pessoas com dificuldade somente aps ter fixado a sua. Esta dica tambm vale para qualquer outra situao de estresse semelhante ;)
Comment Share

tuliovianna como tu consegues fazer tanta coisa ao mesmo tempo? como organizas o teu tempo?

42 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up vo surgindo e acabo participando de mais atividades do que o bom senso recomendaria.
Comment Share

Log in

tuliovianna O brasil seria um pais melhor se nao fosse o maior pais catolico do mundo ?

Pouco provvel. Se no fosse catlico, seria protestante; ou islmico; ou judeu. E todas estas religies monotestas, de uma forma ou de outra, tendem influenciar a poltica de forma muito conservadora.
Comment Share

tuliovianna O que torna uma pessoa atraente?

Beleza fsica, inteligncia e afinidade de ideias; no necessariamente nesta ordem.


Comment Share

tuliovianna O que vc ganha na atividade de professor d pra viver bem?

Depende do que voc considera viver bem. Se por viver bem voc entende uma vida luxuosa, salrio exclusivamente de professor universitrio no banca. Se por viver bem, porm, voc concebe uma vida confortvel, eu vivo muito bem, obrigado :D
Comment Share

tuliovianna Voc j teve algum problema de voz por causa da docncia? Que cuidados toma nesse sentido?

J tive algumas laringites que inviabilizaram aulas, mas, felizmente, nada mais srio. Atualmente procuro beber uns goles d'gua durante as aulas o que ajuda a prevenir problemas.
Comment Share

tuliovianna Porque voc atleticano? Influncia dos pais ou boa fase pela qual passava o time na sua infncia? Fica revoltado com o desempenho atual do time, ou indiferente?

Influncia principalmente dos primos mais velhos j nos primeiros anos de vida. Tenho uma lista grande de coisas que me revoltam e futebol, decididamente, no est entre elas. s um jogo.
Comment Share

43 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Posso chegar pegando?

Log in

E eu l tenho cara de tomate em sacolo? kkkkkkkkkk


Comment Share

tuliovianna Qual seu signo? Vc acredita nisso( mesmo que seja s um pouquinho)?

Aqurio com ascendente em escorpio. Acreditar no um verbo que eu costume conjugar na primeira pessoa. A astrologia um sistema simblico fascinante e eu reconheo que algumas anlises de meu mapa astral foram bem eficientes na descrio da minha personalidade. Gostaria de ver estudos com metodologia cientfica que tentassem comprovar/refutar anlises de mapas astrolgicos. Um ponto de partida seria selecionar pessoas que nasceram no mesmo lugar, dia e hora e procurar padres comuns de comportamento, com questionrios dirigidos a familiares e amigos. Se as caractersticas descritas coincidissem com as anlises astrolgicas teramos um indcio interessante da validade da astrologia.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Tlio, no mestrado eu consigo entrar independentemente de conhecer o orientador pessoalmente, quero dizer, a escolha dos orientando feita pelo mrito to somente ou conta eu conhecer o orientador e ter tido j contato com ele antes?

O orientador pode at no te conhecer, mas voc precisa conhec-lo muito bem. Claro que voc no precisa necessariamente concordar com tudo o que ele escreveu na vida, mas importante que voc conhea a obra do orientador pretendido, at para ter certeza de que ele mesmo a melhor escolha. H quem escolha orientador pelo maior nmero de vagas oferecidas ou pela menor concorrncia entre os candidatos e, no processo seletivo, tente forar uma certa afinidade intelectual com o orientador. Muito mais honesto seria deixar claras suas discordncias em relao a alguns pontos do pensamento dele e escolher um projeto de pesquisa que aborde justamente ideias em comum. Claro que estas dicas valem para as bancas e os orientadores srios. E importante lembrar que, se para fazer mestrado, vale a pena investir em um orientador srio, pois voc carregar o nome dele no seu currculo Lattes para o resto da vida. Eu, por exemplo, tenho muito orgulho de estampar o nome de Ariosvaldo Campos Pires e Jacinto Nelson de Miranda Coutinho como meus orientadores de mestrado e doutorado respectivamente.
Comment Share

tuliovianna Vc vingativo?

No; mas tenho boa memria...


1 Smile Comment Share

tuliovianna

44 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Depende do que voc chama de filosofia oriental. No creio que possamos falar em uma filosofia oriental por pelo menos duas razes: 1) no propriamente filosofia, j que no se baseia exclusivamente na razo; e 2) no propriamente oriental, pois no h muito em comum entre o pensamento chins, indiano e persa. Destes, o que eu mais gosto o pensamento chins, em especial o "I Ching" que muito influenciou o taoismo e o confucionismo. Do indiano, gosto muito da ioga (Iyengar e Tantra). Do persa, no conheo quase nada.
Comment Share

Log in

tuliovianna responded to danicalazans2 ja deu seu numero de celular errado para alguem muito chato (a) ?

J perdi a conta do nmero de cadastros que preenchi com nmero de celular falso. Pra pessoas fsicas, porm, no me lembro de ter dado nmero de celular falso.
Comment Share

tuliovianna kkkkkkkkk no deu no 1 turno hem tlio vc que - at ontem - pensava q levaria essa fcil... deve t um tanto quanto decepcionado rs

kkkkkkkkk no deu no 2 turno hem annimo... deve t um tanto quanto decepcionado rs


Comment Share

tuliovianna responded to laianemars Uma msica, um poema e um filme.

Os 3 que primeiro me vieram a mente: Msica: O Quereres - Caetano Veloso: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso /44758/ Poema: Los Nadies (Os ninguns) - Eduardo Galeano: http://www.youtube.com/watch?v=fIA_Xm7sJw4 Filme: Dogville - Lars Von Trier

45 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up

Log in

Comment Share

tuliovianna Qual assunto vc se recusa a discutir ou falar sobre?

No Formspring e na Internet, em geral, no respondo perguntas que exponham a vida pessoal de familiares, amigos ou quaisquer outras pessoas. Fora isso, no tenho qualquer outra restrio.
Comment Share

tuliovianna possvel ser advogado ou juiz e ser professor de uma federal? Qual as dificuldades nisso? Quando se faz o concurso d pra optar?

Sim, h muitos professores da UFMG que so advogados e juzes. O edital do concurso que define o tipo de vaga: dedicao exclusiva ou dedicao parcial, ento no h como o candidato optar; ou aceita o edital e se inscreve no concurso ou aguarda um novo edital. Aps o estgio probatrio, porm, possvel solicitar a mudana de regime e, em alguns casos, a universidade pode deferir o pedido.
Comment Share

tuliovianna O que voc achou da inovao do street view no google maps? H alguma violao legal aoser possivel identificar as placas dos carros?

Dei uma entrevista ao Estado sobre o tema. Veja l: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,o-que-voces-estaoolhando,622858,0.htm


Comment Share

tuliovianna

46 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Tenho um Samsung Star e estou satisfeito com ele. Reluto em adquirir um aparelho com funes mais sofisticadas de acesso Internet por um motivo muito simples: j fico tempo demais on line e no quero carregar a Internet no bolso.
Comment Share

Log in

tuliovianna A favor ou contra a monogamia?

Nem a favor, nem contra, muito antes pelo contrrio. Cada casal deve ter o direito de decidir livremente o que melhor para si. Absurdo o art.1566 do Cdigo Civil colocar a "fidelidade recproca" como dever dos cnjuges, quando, para muitos casais, a monogamia simplesmente no funciona. Obrigar por lei um casal a ser monogmico to autoritrio quanto obrigar um indivduo a ser heterossexual.
1 Smile Comment Share

tuliovianna Os alunos educam os professores?

De jeito nenhum! Educao pressupe algum tipo de autoridade, seja ela intelectual, parental ou hierrquica (sim! a educao um exerccio de poder).
Comment Share

tuliovianna qual a tua opinio sobre a priso perptua e a pena de morte?

Felizmente estas penas so vedadas constitucionalmente por clusulas ptreas e no poderiam ser implantadas no Brasil nem mesmo por emenda constitucional. Sou contra ambas. Se pena alta evitasse algum crime, mulher no praticaria adultrio no Ir.
Comment Share

tuliovianna Tu s, j foi ou t perto de ser rico?

Depende do que voc considera ser rico. Conheo pouqussimos professores universitrios que eu chamaria de ricos. Nasci na classe D e hoje estou na classe A2. Muito satisfeito, mas longe de me considerar rico :D
Comment Share

tuliovianna Veja, poca ou Isto ?

Destas trs a nica tolervel a "Isto ", que, ainda assim, muito inferior Carta Capital.

47 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Vc recebe $$ para ir em congressos? Ou eles apenas convidam e pagam as suas despesas? Como que ? De que forma feita o contato? negociavel?... Diga ai algo sobre o assunto! =-]

Log in

Algumas vezes sim, outras no. No cobro por palestras em universidades pblicas ou quando o convite vem de amigos, por exemplo. Normalmente os convites chegam por email e eu passo as minhas condies que variam de acordo com o local do evento e minha agenda de compromissos. Obviamente as despesas so sempre pagas pela organizao dos eventos.
Comment Share

tuliovianna Melhor dar aulas na PUC ou na Federal?

Eu adorei cada minuto que passei na PUC e guardo timas recordaes de l, mas na UFMG que eu me sinto em casa.
Comment Share

tuliovianna Voc acha que possvel conciliar os estudos para concursos pblicos de carreira jurdica com um mestrado ou doutorado? Haveria risco de se dedicar mais ao concurso (por questes de concorrncia, salarial, etc)? Ou a especializao pode esperar?

So dois tipos de estudo completamente diferentes: um bastante tcnico e o outro bem mais terico. Como seu dia tem apenas 24h, no me parece uma boa ideia estudar simultaneamente os dois contedos. O melhor a fazer definir qual sua prioridade. O que voc quer da vida? ser professor? V estudar pro mestrado! passar em um concurso? Estude os manuais!
Comment Share

tuliovianna responded to leandroquin Voc est em paz?

De jeito nenhum! Estou sempre lutando por alguma coisa...


Comment Share

tuliovianna J leu livros do Osho? Gostou? Qual?

Li alguns e, com algumas ressalvas, gostei bastante. No lembro os ttulos.


Comment Share

tuliovianna responded to f1insider

48 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Trotes est dispensado. Nunca participei e no me arrependo.


Comment Share

Log in

tuliovianna O que aconselharia a um estudante de direito do primeiro ano?

V em todas as calouradas, em todos os ENEDs e, principalmente, em todos os Jogos Jurdicos. Pra todo o resto, depois de formado, h cura.
Comment Share

tuliovianna Folha ou Veja?

A Folha muito ruim, mas nada pior que a Veja. Os articulistas da Folha so reacionrios, mas s os da Veja babam. Se tiver que escolher entre as duas, tapo o nariz e fico com a Folha.
Comment Share

tuliovianna Qual o estadista que voc mais admira que no est na ativa?

Dom Pedro II
Comment Share

tuliovianna Voc, como aluno, j levou alguma suspeno em seu tempo de escola ou universidade?

Nunca; mas na escola eu at merecia ter sido suspenso em algumas oportunidades.


Comment Share

tuliovianna Qual livro voc esta lendo esses dias?

Acabei ontem a adaptao para os quadrinhos de "Eu sou a Lenda". Legalzinho.


Comment Share

tuliovianna qual a sua altura?

49 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual carro quer ter?

Carro nunca foi meu sonho de consumo... qualquer carro novo que no seja 1.0 j me diverte...
Comment Share

tuliovianna Voc mesmo construiu o seu site?

Sim, desde o primeiro em 2001 at hoje. Atualmente est bem mais fcil pois utilizo o Wordpress para o blog e o Joomla para o site. O primeiro, porm, foi no bom e velho HTML.
Comment Share

tuliovianna responded to leandroquin Em que voc precisa de ajuda?

Na resoluo de tarefas burocrticas. No tenho pacincia alguma para burocracia.


Comment Share

tuliovianna Voc realmente acredita que em algum dia a humanidade conseguir eliminar as injutias sociais?

No, eu decididamente no acredito nisso! O mximo que conseguiremos reduzir estas injustias para nveis tolerveis. E esta j uma boa causa para se lutar.
Comment Share

tuliovianna responded to leandroquin Do que voc se orgulha?

Do meu livro "Transparncia pblica, opacidade privada". H outros textos meus que tambm acho legais, mas orgulho mesmo, por enquanto, s do "Transparncia..."
Comment Share

tuliovianna responded to soylajuli Tulio, nos fale mais sobre sua vida..o que o levou a escolher a profisso de professor e advogado?

50 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up proporciona. Garoto pobre e arrimo de famlia tinha que me virar! Felizmente, depois que conclu meu mestrado, fui aprovado em um concurso para professor da PUC-MG e pude abandonar de vez a idia de concursos para cargos burocrticos (juiz, promotor, etc) e investir no magistrio jurdico.
Comment Share

Log in

tuliovianna vc comunista? perdi o tesao em vc.

No sou comunista, pois estou muito longe de defender qualquer ditadura, mesmo que a do proletariado. Mas sou de esquerda e s voto em candidatos de esquerda, ento, pelo visto, ganhei um unfollow :D
Comment Share

tuliovianna Numa situao hipottica, qual seria sua posio se a Marina fosse a candidata do PT?

Votaria no Plnio sem pensar duas vezes.


Comment Share

tuliovianna O seu site produz algum rendimento financeiro? Se sim, quanto aproximadamente? No vale a venda de livros por ele.

Nenhum centavo diretamente! provvel que alguns leitores do site acabem ficando curiosos e comprando meus livros, mas no tenho qualquer controle sobre isso. O site para mim um hobbie e no pretendo torn-lo um trabalho. Blogueiros muito mais famosos que eu ganham uma mixaria com os anncios em seus sites e, se pra ganhar pouco, eu prefiro continuar dando aula mesmo... Moral da histria: meu site vermelho at nas contas :D
Comment Share

tuliovianna responded to danicalazans2 Contra fatos no h argumentos?

Os fatos so sempre apresentados por meio da viso e da interpretao de um sujeito. E contra esta viso e esta interpretao h sempre argumentos.
Comment Share

tuliovianna Sua candidata corre dos debates eleitorais, o que vc acha disso?

No entendi sua pergunta. Dilma ir participar no total de 5 debates no primeiro

51 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up msero debate televisivo?


Comment Share

Log in

tuliovianna Qual o gasto total mensal (se que tem gasto) para manter o seu site?

R$20 por ms de hospedagem e R$45 por ano pelo uso do domnio tuliovianna.org
Comment Share

tuliovianna J pensou em para de blogar?

Eu parei de blogar em julho de 2007 e voltei em abril de 2009 com um novo blog. Desde ento no pensei mais em parar (mas posso pensar a qualquer momento :D ).
Comment Share

tuliovianna A quanto tempo voc blogueiro?

Desde junho de 2003. O site acadmico eu j tinha desde 2001.


Comment Share

tuliovianna Na ps graduao existe prova como na graduao ou s a pesquisa? Tem aula todo dia?

Nas disciplinas cada professor avalia como julgar mais adequado. Na especializao, eu dava prova. No mestrado e doutorado, eu avalio a participao em sala de aula e a monografia de concluso da matria.
Comment Share

tuliovianna responded to danicalazans2 O que mais te chama atencao em uma pessoa ?

Cada pessoa tem pontos fortes e fracos diferentes e, normalmente, so estas caractersticas as mais notadas.
Comment Share

tuliovianna Hoje possvel morar em BH e fazer mestrado reconhecido pelo MEC numa faculdade de outro estado/pais?

52 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Na fase da redao da dissertao bem tranquilo morar em outra cidade. Basta combinar com o orientador as reunies presenciais de forma a minimizar as viagens.
Comment Share

Log in

tuliovianna Voc pode disponibilizar alguma petio inicial sua sobre qualquer caso penal que j tenha trabalhado?

Procure pelo Habeas Corpus da Marcha da Maconha no meu Scribd: http://www.scribd.com/tuliovianna/


Comment Share

tuliovianna (Hiptese) Os livros esto sendo destrudos! Voc s pode salva um (apenas um) livro para continuar presente na humanidade. Qual seria?

I Ching
Comment Share

tuliovianna Rj ou Sp???

Adoro as duas cidades, cada uma a seu modo. O Rio uma cidade belssima a comear pelo pouso no aeroporto Santos Dumont. Os cariocas so muito simpticos, com aquele jeito descolado, ento muito fcil fazer boas amizades. J So Paulo tem aquele ar cosmopolita com uma vida cultural de fazer inveja as maiores cidades do mundo. Os paulistas so muito profissionais e organizam grandes eventos. Ultimamente tenho ido mais a SP, em funo do maior nmero de convites para palestras, mas no saberia escolher dentre as duas qual seria a minha predileta. Ambas tm seus mritos e, como bom mineiro, me entendo muito bem com cariocas e paulistas.
Comment Share

tuliovianna Tulio, o que vc pensa sobre explorao animal? Os animais devem ter direitos assim como os humanos, apesar de no terem o senso de moral e tica como ns?

Os animais j possuem alguns direitos. Veja, por exemplo, o crime de maus-tratos a animais (art.32 da Lei 9.605/98). Ainda no possumos um fundamento jurdico claro para estes direitos j que, pela doutrina tradicional, um animal jamais poderia ter personalidade jurdica. Independentemente destas dificuldades tericas, sou favorvel aos direitos dos animais e creio que eles precisem at ser ampliados.
Comment Share

tuliovianna

53 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up http://www.epenis.nl/#tuliovianna
Comment Share

Log in

tuliovianna Pretende ter filhos? Porque?

No. Meus gatos j do trabalho suficiente e olha que eles no choram noite, no interrompem meu jantar para pedir para eu lev-los ao banheiro, no estudam em escolas carssimas e eu ainda posso tranc-los em casa por um final de semana e viajar sem ter problemas com o Juizado da Infncia e da Juventude. Quando eu quiser animar minha vida, compro um bode. Se eu no gostar da experincia, pelo menos fica mais fcil de passar pra frente.
Comment Share

tuliovianna responded to leandroquin E se der errado?

Tento de novo.
Comment Share

tuliovianna responded to leandroquin Qual o sentido?

Pra frente.
Comment Share

tuliovianna acha que o aborto deve ser legalizado?

Sim, com certeza! J escrevi sobre isso: http://tuliovianna.wordpress.com/2009/09/28/aborto-em-defesa-de-qual-vida/


Comment Share

tuliovianna e da candidatura do Plnio, o que vc acha?

O Plnio um marxista ortodoxo. Eu concordo com muitas de suas crticas, mas discordo de suas propostas. Falta a ele pragmatismo. Como ele tem uma oratria fantstica suas idias acabam se tornando palatveis para muita gente boa de esquerda. S que ele no resiste a 30 minutos de debate srio sobre economia com a Dilma, o que uma pena, pois seria timo termos uma alternativa de esquerda ao PT que compreendesse melhor a dinmica do capitalismo ps-industrial.

54 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Prof. Tulio, o senhor ateu, agnstico ou o que?

Log in

Agnstico. No tenho f nem pra ser ateu :D


Comment Share

tuliovianna O que vc acha da relao amorosa entre aluno e professor?

Se ambos souberem separar o espao profissional do pessoal, no vejo problema algum. Problema existe quando as pessoas se gostam e reprimem seus sentimentos por presses externas.
Comment Share

tuliovianna Vc se considera um homem totalmente realizado?!?Se no,o que falta?!?

Ainda no! Eu ainda no mudei o mundo... :D


Comment Share

tuliovianna Quais os motivos para o senhor no votar na Marina para presidente?

Marina no v problemas no ensino do criacionismo em escolas, contra o casamento de homossexuais, contra a legalizao do aborto e contra tudo que for contra o Deus dela. Em suma, deveria se candidatar a bispa e no a presidenta.
Comment Share

tuliovianna responded to leandroquin At aqui, sua vida est dando certo?

Muito certo! No posso reclamar de nada, no...


Comment Share

tuliovianna Qual revista e/ou jornal vc recomenda?

Carta Capital
Comment Share

tuliovianna

55 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up No meu tempo no havia monografias de final de curso na faculdade. Mesmo assim, escrevi uma monografia sobre crimes informticos para a revista do centro acadmico que acabou sendo publicada. A importncia da monografia de final de curso desenvolver o raciocnio do aluno para que ele no se torne um mero repetidor de doutrina/jurisprudncia. Foi um avano sua obrigatoriedade nos currculos.
Comment Share

Log in

tuliovianna responded to gigiobento DILMA OU SERRA?

Dilma, sem pensar duas vezes.


Comment Share

tuliovianna Todos os professores de federais trabalham em regime de dedicao exclusiva?

Nem todos. H regimes de 20h, 40h e o DE (dedicao exclusiva).


Comment Share

tuliovianna liberdade ou igualdade? obs.: eu sei que igualdade, mas vai l...

Este um falso dilema, porque so direitos complementares e no excludentes. Na desigualdade, no h liberdade, pois o mais forte subjugar o mais fraco. E, sem liberdade, tambm no h igualdade, pois se algum capaz de lhe dizer o que voc pode fazer ou deixar de fazer, ele, por bvio, no seu igual. Liberdade e igualdade so direitos indissociveis. No possvel garantir um, sem garantir o outro.
Comment Share

tuliovianna responded to duda3000 j colou em alguma prova?

Normalmente eu passava mais cola, do que me beneficiava dela. Confiava mais no meu taco do que na cola dos colegas, mas no desespero a cola era sempre bem-vinda.
Comment Share

tuliovianna Qual poltico brasileiro vc gostaria de sabatinar no formspring?

Fernando Henrique Cardoso. Seria muito divertido...

56 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Voc tambm atua como advogado militante? Ou fez da docncia sua nica atividade profissional?

Log in

Atualmente o meu cargo de professor na UFMG de dedicao exclusiva, ento no posso ter escritrio de advocacia.
Comment Share

tuliovianna O que te interessa na obra de Michel Foucault? Porque?

Foucault foi muito importante, nos meus estudos, pois complementou minha formao marxista e me permitiu pensar alm das relaes econmicas. Alm da dominao de classe decorrente da desigualdade econmica, h tambm outras relaes de dominao que, muitas vezes, so esquecidas pelos marxistas, como as decorrentes da desigualdade de gnero, de etnia, de orientao sexual, de nacionalidade e tantas outras.
Comment Share

tuliovianna J fumou ou mastigou Salvia Divinorum?

No.
Comment Share

tuliovianna responded to gigiobento vc faria um filme porn?

Se um dia eu resolvesse fazer um filme porn, tudo o que eu j disse e escrevi na vida seria esquecido e eu passaria a ser lembrado como "o professor de Direito que fez um filme porn". Como eu prefiro ser lembrado pelo que digo e escrevo, no faria um filme porn.
Comment Share

tuliovianna responded to gigiobento vc a votaria branco ou nulo?

Historicamente lutamos muito para ter direito ao voto. Muito sangue foi derramado para termos hoje este direito. O voto nulo/branco me parece um insulto a todos aqueles que lutaram para que pudssemos votar um dia. Se todos os candidatos so ruins, que se escolha o menos pior. O voto nulo ou branco quase sempre um apoio indireto ao candidato favorito, de uma forma menos comprometedora.
Comment Share

57 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
vc ficaria com uma pessoa casada?ou j ficou? contaaa

Log in

Casamento um contrato entre marido e mulher. Se eles combinaram de ser fiis uns aos outros, isso entre eles. No vejo por que o terceiro deveria se preocupar com o fato da mulher ser casada ou solteira... cada um cuida dos seus relacionamentos. No d pra ser fiel pelos outros.
Comment Share

tuliovianna V seriados?

Gostei muito de Roma, srie da HBO. Quando fazia o doutorado em Curitiba assisti tambm a vrios episdios de Nip/Tuck e achei bem legal. Que eu me lembre, s assisti a estas.
Comment Share

tuliovianna Mas ento esterilizar gatos uma crueldade justificada?

No sei chamaria de crueldade, pois uma cirurgia e, como tal, no causa sofrimento em si. Talvez seja cruel por negar a eles o direito de terem o prazer sexual, mas um mal necessrio para se evitar uma superpopulao de gatos famintos vagando pelas ruas.
Comment Share

tuliovianna Curte jogos em PC? Tem video game? Qual? Quanto tempo joga em uma semana? Qual gnero prefere? Curte MMO/MMORPG? O ltimo jogo foi? Vamos jogar on-line? =D AUhaUHAUhaUhaUha

Adoro a 10 arte. No tenho videogame, pois acho os jogos pra PC em geral bem mais interessantes. Joguei muito Starcraft e Diablo (1 e 2). Atualmente jogo os da srie Call of Duty e aguardo o Starcraft 2. No joguei os MMO. Bora jogar on line!
Comment Share

tuliovianna Gosta de outro tipo de animal alm do gato?

Gosto muito de cachorro tambm. S que cachorro um bicho mais carente, tem que passear e dar mais ateno, ento, por ora, fico s com os felinos mesmo. Passarinhos eu jamais engaiolaria... pra mim, uma crueldade sem qualquer justificativa.
Comment Share

tuliovianna

58 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Graphic novels


Comment Share

Log in

tuliovianna Mulheres gordinhas ou magrinhas?

Sou ecltico; admiro a beleza dos mais variados tipos fsicos.


Comment Share

tuliovianna Voc gosta de futebol?

Gosto, mas no tenho acompanhado muito os jogos do brasileiro. H tempos no vou ao estdio. Nesta copa, consegui assistir a muitos jogos.
Comment Share

tuliovianna Qual o seu peso? E a sua altura?

80kg e 1,77m
Comment Share

tuliovianna truth or dare?

Truth.
Comment Share

tuliovianna Do que os trolls se alimentam?

De boa-f.
Comment Share

tuliovianna Por curiosidade, as universidades pblicas pagam mais que as particulares? Digo: voc ganharia mais na Ufmg ou na Pucminas? Obrigado!

As universidades particulares normalmente pagam por hora/aula, enquanto as pblicas pagam por regimes de 20 horas, 40 horas ou dedicao exclusiva. Ainda

59 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up remunerao das universidades pblicas mais vantajosa.


Comment Share

Log in

tuliovianna c/ qtos anos vc passou no vestibular p/ direito?

Com 17, mas quando comecei o curso j tinha 18.


Comment Share

tuliovianna Cerveja? Qual?

Heineken
Comment Share

tuliovianna Se tivesse direito a 3 desejos, o que pediria?

Onipotncia, oniscincia e onipresena.


Comment Share

tuliovianna Voc faria cirurgia de reduo de grau para ficar livre dos culos?

Tenho gastura s de pensar na tal cirurgia. Sou mais a boa e velha tecnologia medieval.
Comment Share

tuliovianna O que voc faria se encontrasse Paola Bracho no rol? a) Pediria um trago do cigarro dela? b) Pediria pra ela soltar uma gargalhada fatal? c) Pediria um autgrafo? d) Pediria pra ela dar o gor pra voc ao invez de embebedar a vov Piedade?

Eu no a reconheceria. No tenho a menor idia de quem se trata.


Comment Share

tuliovianna responded to FabricioMartins Qual a sua opinio sobre professores de Direito que ganham fama e popularidade inventando musiquinhas com temtica legal? Considera vlido?

Seria fantstico que um professor de Direito incorporasse msicas s suas aulas sem prejuzo da necessria viso crtica e reflexiva da matria. Infelizmente, porm,

60 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up O problema no est no mtodo didtico dos professores cantores, mas no contedo. Muitos professores no af de ministrarem aulas agradveis acabam produzindo espetculos musicais ou comdias "stand-up" nos quais despejam contedo no aluno de forma "divertida". S que uma boa aula de Direito no deve se limitar a passar contedo. Qualquer aluno alfabetizado de Direito (infelizmente no h aqui pleonasmo) capaz de adquirir conhecimento com a leitura de bons livros. A aula deve prioritariamente estimular o raciocnio jurdico crtico dos alunos. E isso o que se tem visto cada vez menos, principalmente entre os professores adeptos da aula espetculo.
Comment Share

Log in

tuliovianna O trnsito de BH tem soluo?

Um metr subterrneo decente ajudaria bastante.


Comment Share

tuliovianna Na sua opinio, qual a razo de tantos jovens no mundo contemporneo, inclusive algumas celebridades como os Jonas Brothers, Hannah Montana e Kak, de revalorizarem e propagandearem a instituio do "casar-se virgem"?

um backlash. As grandes conquistas de direitos vm seguidas historicamente de reaes conservadoras. A revoluo sexual possibilitou uma grande autonomia dos corpos em relao a governos e religies. claro que muitos lderes polticos e religiosos ficaram incomodados com esta maior liberdade dos indivduos e tentaram reverter estas conquistas por meio de lavagem cerebral. Muitos jovens acabam se deixando influenciar por toda esta ladainha conservadora e perdem a oportunidade de terem uma vida sexual saudvel, por conta, de uma poltica de represso da sexualidade, como instrumento de controle dos corpos.
Comment Share

tuliovianna vc disse que iria ao show do Metallica. No te incomoda o fato de eles serem ferozmente contra o compartilhamento de msicas e j terem agido em tribunal nesse sentido?

Aprendi a separar a obra de seus autores. timo quando, por trs de grandes obras, encontramos artistas politicamente engajados na defesa de ideais semelhantes aos nossos. S que nem sempre isto ocorre. O contrrio tambm comum: artistas que defendem nossas bandeiras polticas com uma obra que no nos agrada. No d para avaliar um artista por suas opinies polticas. Reacionrios podem ser grandes msicos, escritores, cineastas, desenhistas, etc. Progressistas podem ser artstas pfios. Lamento que artistas geniais tenham opinies to conservadoras e, talvez neste sentido possa dizer que isso me incomoda, mas decididamente continuarei apreciando a msica dos caras.

61 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna responded to julianozappia O que voc pensa a respeito do voto nulo/branco?

Log in

Historicamente lutamos muito para ter direito ao voto. Muito sangue foi derramado para termos hoje este direito. O voto nulo/branco me parece um insulto a todos aqueles que lutaram para que pudssemos votar um dia. Se todos os candidatos so ruins, que se escolha o menos pior. O voto nulo ou branco quase sempre um apoio indireto ao candidato favorito, de uma forma menos comprometedora.
Comment Share

tuliovianna vc disciplinado?

De jeito nenhum! Sempre fui rebelde :D


Comment Share

tuliovianna O que te irrita num colega de profisso, seja professor seja advogado?

Burrice. Quando professor, compromete a formao do aluno; quando advogado, o direito de seu cliente.
Comment Share

tuliovianna O que te faria abandonar a docncia? Para qual outra profisso migraria?

A perda da liberdade de ctedra. Iria advogar.


Comment Share

tuliovianna vc ficaria com um homem?

Sem chances!
Comment Share

tuliovianna Voc acha que um professor tem que manter certa distancia de seus alunos? Ou devo interagir como se um colega fosse?

Sempre fui muito prximo dos meus alunos, mas nunca interagi com eles como se fosse um colega. Eu no os conheo desde o 1 perodo, no os vejo todos os dias,

62 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Pode haver entre aluno e professor relao de amizade, nunca de coleguismo. Vou ao churrasco das turmas, bebo com eles nos botecos das redondezas e j viajamos juntos em algumas oportunidades. Mas nem por isso durmo no alojamento com eles, bebo at cair ou os deixo me jogar de roupa na piscina. Recomendo aos jovens professores em incio de carreira que mantenham um relao de amizade com seus alunos, mas no caiam na tentao de "voltarem ao tempo da faculdade", at porque no isso que os alunos esperam dele. Um estudante universitrio praticando bundalel pode soar entre os colegas como ousado e transgressor; um professor universitrio com o mesmo comportamento no ser nada mais que ridculo.
Comment Share

Log in

tuliovianna Com quantos anos pretende se aposentar?

No tenho planos para me aposentar, a menos que, no futuro, seja vencido pelo tempo, por uma doena ou pelo cansao.
Comment Share

tuliovianna Voc adotaria a Masa?

Decididamente, no!
Comment Share

tuliovianna Como foi a aproximao com as obras de Foucault? Qual o primeiro livro dele que vc leu?

O primeiro livro dele que li foi o "Vigiar e Punir", por dever de ofcio de criminalista. Alguns anos depois li "Em defesa da sociedade", que me cativou. Da em diante, li tudo dele que encontrei pela frente :D
Comment Share

tuliovianna Na monitoria de filosofia na graduao, que voc teve por dois anos...era filosofia relativa ao Michel Foucalt? ou qualquer outro filsofo? Ou era a filosofia voltada para o direito?

A disciplina era epistemologia (ciclo bsico da rea de humanas). A linha no era foucaultiana. O foco era em Karl Popper e Thomas Kuhn.
Comment Share

tuliovianna Em quem voc vai votar para presidente? E governador? Em quem voc votou nas ltimas eleies?

63 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Voc pretende ir ao show do Guns N' Roses que ter em BH em 2010? Se voc for nos encontraremos l! Abraos!

Irei, sim, ao show do Axl Rose & banda (o Guns N' Roses, pra mim, acabou em 1996, com a sada do Slash).
Comment Share

tuliovianna Tlio, como funciona o ingresso no mestrado? E quanto escolha de orientador, qual tua dica?

Cada faculdade estabelece seus critrios prprios, ento no h uma uniformidade nos processos seletivos. Em regra, o candidato apresenta seu projeto de pesquisa e se submete a 3 provas: lngua estrangeira, prova escrita sobre os temas da rea de concentrao pretendida e prova oral. Quanto ao orientador, sugiro sempre que o candidato seja honesto consigo mesmo e procure no o professor menos concorrido, mas aquele com quem tem maior afinidade intelectual. O seu professor predileto na rea pretendida sempre a melhor escolha.
Comment Share

tuliovianna Um filme europeu?

Dogville
Comment Share

tuliovianna Aprecia uma comida japonesa?

Decididamente, no!
Comment Share

tuliovianna Por que voc escolheu a carreira acadmica em vez das carreiras mais cobiadas do meio jurdico como a magistratura e o Ministrio Pblico? Voc fica ofendido quando perguntam se voc "s professor"? kkkkk

Porque nem tudo na vida dinheiro. E eu acredito muito nisso. Sabe aquela segunda-feira braba que voc acorda de ressaca s 6h da madrugada para ir trabalhar com um mau humor de assustar esttua? Pois ! Com 1h40m de aula eu saio da sala novo em folha. Tenho absoluta certeza que o mesmo efeito

64 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Eu gosto mesmo de lecionar, de pesquisar temas novos e de escrever sobre eles. Tenho preguia de trabalhar em casos concretos. Se me pagam X para trabalhar com o que gosto e me oferecem 2X para realizar um servio que considero enfadonho, opto por ganhar menos sem titubear (se me oferecessem 5X, talvez eu pensasse duas vezes :D). Gosto do ambiente informal da universidade e odeio trabalhar de terno. Adoro o convvio dirio com os estudantes e detesto o clima tenso dos tribunais. Gosto muito de ter horrio flexvel, de no ser obrigado a cumprir expediente de 5 dias por semana e de ter 2 longas frias a cada ano. Optei por seguir minha vocao e por ter uma boa qualidade de vida. por isso que quando me perguntam se sou "s professor" eu respondo irnico: "Sim, eu no gosto muito de trabalhar!". Um chute no saco do capitalismo e de sua ideologia de ganhar mais custe o que custar :D
Comment Share

Log in

tuliovianna Voc acha que hoje em dia vale a pena investir em uma carreira cujo o foco nico seja a docncia? O resto financeiro compensa?

Se voc avaliar a questo a partir de um ponto de vista exclusivamente econmico, no compensa. A hora de trabalho de um professor de Direito com mestrado e doutorado em uma boa universidade particular vale cerca de METADE do valor pago a um juiz ou promotor na maioria dos estados brasileiros. Com o tempo e o esforo que voc gastaria para escrever uma dissertao e uma tese (6 anos em mdia), voc certamente passaria em um concurso destes e teria um contracheque bem mais pomposo. Um professor com doutorado pode at chegar a ganhar o mesmo salrio de um juiz ou promotor, mas ter que lecionar em mais de uma universidade e em nmero bastante elevado de turmas. Normalmente esta no a regra.
Comment Share

tuliovianna Qual sua opinio sobre relacionamentos gays? Voc tem algum tipo de preconceito qd se depara com algum homossexual (seja sincero e verdadeiro).

Sou totalmente favorvel ao casamento homoafetivo e ao direito de adoo por parte destes casais. No tenho preconceito contra qualquer orientao sexual, at porque, a vida sexual alheia no me diz respeito.
Comment Share

tuliovianna Professor, vi o que vc pensa sobre a influncia das universidades na formao de seus alunos. Estou estudando em uma universidade bem abaixo da mdia e gostaria de saber se vc acha possvel conseguir "alcanar" os demais somente com a leitura?

Voc pode at conseguir ser um bom profissional, apesar da sua faculdade, mas para isso voc ter que fazer um esforo muito maior do que aquele que voc faria se estivesse em uma boa faculdade. Voc estar nadando contra a corrente e tudo ser bem mais difcil, pois sua formao ser nivelada por baixo, desde a bibliografia que voc receber no primeiro

65 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Muito mais lgico seria voc gastar suas foras logo no vestibular e entrar para um curso decente onde voc nadar com a corrente a seu favor.
Comment Share

Log in

tuliovianna Onde voc passou a virada de ano?

Em um clube aqui de BH, com os amigos.


Comment Share

tuliovianna responded to julianozappia Uma msica pra ouvir no dia 1 de 2010

"The times they are a-Changin'" do Bob Dylan http://www.youtube.com/watch?v=gHbT_qOuVQA

Comment Share

tuliovianna Voc encontra alguma explicao razovel para existirem tantos advogados (a maioria dos que eu conheo) babacas e, principalmente, elitistas?

Os cursos de Direito sempre abrigaram os filhos da elite. No tempo do Brasil colnia, os mancebos eram enviados Europa para se formarem o que, evidentemente, no saa barato. A criao dos cursos de Direito em So Paulo e Olinda em 1828, no serviu para democratizar o acesso ao ensino jurdico, mas to-somente para evitar que os filhinhos ficassem longe das mames. Era um curso burgus, com professores burgueses para alunos burgueses. Claro que com uma formao to aristocrata no se podia esperar profissionais muito simpticos. A partir do incio do sculo XXI h uma proliferao muito rpida dos cursos de Direito no Brasil e j se v muitos alunos das classes mais pobres dividindo sala com

66 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up A tendncia que, a mdio prazo, tenhamos uma mudana significativa no perfil dos profissionais do Direito e, tambm, de outros cursos tradicionais. Pelo menos o que eu espero :D
Comment Share

Log in

tuliovianna Tem vontade de fazer outro curso de graduao? Em que curso seria?

Morro de preguia s de pensar em fazer outra graduao. J cumpri minha pena de 5 anos e estou regenerado :D A graduao um curso longo e, em regra, muito pouco flexvel. So muitas as disciplinas obrigatrias a serem cursadas e nem sempre com bons professores. Depois que se termina um doutorado, a pacincia para este tipo de curso diminui muito. Se algum dia eu resolver me aventurar em outro curso de humanas, ser bem mais interessante tentar direto um mestrado ou mesmo um doutorado, que so cursos mais focados em uma rea especfica de interesse e que permite uma certa liberdade na escolha dos professores. Nesta altura do campeonato, meu interesse pelas reas de exatas e biolgicas de mero curioso e pode perfeitamente ser satisfeito com a leitura de bons livros.
Comment Share

tuliovianna Voc algum dia posaria para uma revista a respeito de nu artstico?? ou pornogrfica? He he he...Se voc estivesse falido...e em estado de necessidade, por exemplo? Ou voc tem alguma dignidade sexual absoluta e considera isso uma ofensa terrvel?

No tenho qualquer problema com a nudez, seja ela artstica ou pornogrfica. Mas tenho problema com o desvio de ateno. Se qualquer professor de Direito posar nu para uma revista, no outro dia, toda a obra dele ser esquecida e doravante ele ser lembrado pela ousadia de ter posado nu, desafiando um meio to conservador. No tenho qualquer interesse em deixar de ser o autor do "Transparncia pblica, opacidade privada" para ser o professor do ensaio sensual da revista :D
Comment Share

tuliovianna Voc se arrepende de no ter escolhido fsica? Ou est satisfeito com o direito?

De jeito nenhum! Estou muito satisfeito com o Direito.


Comment Share

67 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Fides et ratio ou apenas ratio?

Log in

Apenas ratio.
Comment Share

tuliovianna Qual disco de msica marcou sua vida. Qual fase de sua vida?

"Use Your Illusion" do Guns N' Roses. Marcou minha adolescncia.


Comment Share

tuliovianna Voc do tipo que joga "coisas" fora ou vai acumulando tudo em casa, pensando que um dia pode ser til (desde os ticket de cinema at aquele computador que j no serve mais pra nada)?

Sou membro oficial do clube de colecionadores de quinquilharias.


Comment Share

tuliovianna Pertence a algum grupo, partido, agremiao ou designao poltica?

No.
Comment Share

tuliovianna Tlio, li que voc casado. Pode-se ento deduzir que voc acredita no casamento enquanto instituio essencialmente crist?

Sem chances! Pra incio de conversa, no somos casados no religioso. No teve Deus na jogada, nem nenhum de seus representantes aqui na Terra. O casamento est muito longe de ser uma "instituio essencialmente crist". Praticamente todos os povos conhecidos se casam, desde tribos de ndios aos povos da antiguidade no Egito, Grcia e Roma. Os primeiros registros do casamento cristo remontam ao sculo IX, diga-se de passagem, com rituais idnticos aos dos antigos romanos. Nosso casamento civil e somente neste tipo de casamento que eu acredito.
Comment Share

tuliovianna Tem um filsofo preferido? Um escritor?

68 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Voc gosta mais de ser advogado ou de ser professor?

De ser professor, com toda certeza!


Comment Share

tuliovianna Pretende prestar algum concurso??

Fui aprovado este ano no concurso para professor adjunto de Direito Penal da UFMG. Era o cargo pblico que eu queria. Estou satisfeito :D
Comment Share

tuliovianna Voc seria favorvel adoo de uma nova Assembleia Nacional Constituinte?

De jeito nenhum.
Comment Share

tuliovianna Pretende fazer ps-doutorado?

No tenho a menor pressa em fazer ps-doutorado. Alis, s o farei se pintar a oportunidade de fazer uma pesquisa com algum jurista que eu admire muito. Para quem no do meio acadmico o tal do "ps-doutorado" pode soar pomposo, mas normalmente s pretexto para o doutor tirar frias no exterior. O ps-doutorado no um curso, mas um estgio de pesquisa. No h aulas e nem a obrigao de escrever uma tese. Normalmente se escreve um simples artigo ao final da pesquisa. possvel conclu-lo em poucos meses. O ps-doutorado no d ao doutor nenhuma prerrogativa que ele j no tenha. Tudo que um "ps-doutor" pode fazer um doutor tambm pode. Alis, bom que se diga, sequer h um ttulo de "ps-doutor", ainda que muitos insistam em us-lo. O "ps-doutor" um doutor que fez um estgio em uma universidade estrangeira.
Comment Share

tuliovianna Conselhos para um recm-formado em Direito que pensa em fazer Mestrado?

S vale a pena o esforo de escrever uma dissertao de mestrado se voc pretende lecionar. Se no for esta sua inteno, melhor fazer uma boa

69 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna O essencial invisvel aos olhos?

O essencial perceptvel pelos 5 sentidos.


Comment Share

tuliovianna O Brasil racista?

Sim, com certeza!


Comment Share

tuliovianna Qual o pior "defeito" de uma mulher?

Hesitao.
Comment Share

tuliovianna j tomou chimarro? gostou? caso no tenha tomado, tem vontade de experimentar?

Ainda no. Quando voltar a Porto Alegre vou experimentar.


Comment Share

tuliovianna gosta de msica eletrnica?

No.
Comment Share

tuliovianna Maior processualista penal brasileiro?

Jacinto Nelson de Miranda Coutinho


Comment Share

tuliovianna

70 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Sim, bastante. Fui monitor de Filosofia por 2 anos na graduao.


Comment Share

Log in

tuliovianna Qual foi sua tese de doutorado? Quanto tempo demorou para voc escrev-la? Quem foi seu orientador? Sua tese est disponvel na internet?

Foi uma crtica ao uso de cmeras de vigilncia como instrumento de garantia da segurana pblica. Levei 2 anos pesquisando e escrevendo. Meu orientador foi o Prof. Jacinto Nelson de Miranda Coutinho. A tese pode ser baixada em PDF neste link: http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/5281 ou adquirida no formato de livro nas boas livrarias jurdicas.
Comment Share

tuliovianna responded to filipethadeu gilmar mendes ou joaquim barbosa?

Joaquim Barbosa
Comment Share

tuliovianna Maior criminalista mineiro em atividade?

Jair Leonardo Lopes


Comment Share

tuliovianna Viver melhor que sonhar?

Com certeza!
Comment Share

tuliovianna Qual o filme que no pode faltar na sua cinemateca?

Dogville.
Comment Share

tuliovianna J pensou em suicdio?

71 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Pra um agnstico o suicdio um pssimo negcio. No haver 72 virgens esperando por mim no paraso. No haver sequer um paraso. Na melhor das hipteses, um inferno morno. Melhor curtir a boa e velha vida terrena enquanto h tempo :D
Comment Share

Log in

tuliovianna Tom, Chico, Caetano ou Vinicius?

Musicalmente falando, Caetano, sem dvidas. S pena que a cada entrevista recente dele, uma musa tenha uma infeco intestinal.
Comment Share

tuliovianna Em uma das perguntas voc respondeu que a universidade que faz o aluno e no o contrrio. Ento...Foi a sua universidade que fez voc? Onde concluiu a sua graduao? Se voc tivesse estudado em outra mais fraca, voc seria diferente? Seus prof

Fiz minha graduao na UFMG e no tenho dvidas de que, se tivesse estudado em outra faculdade, seria, de uma forma ou de outra, um profissional diferente. Tive professores excepcionais, regulares e pssimos. Em muitas aulas tinha a sensao de completa perda de tempo, mas algumas poucas horas de aulas com determinados professores j eram suficientes para me mostrar o caminho das pedras. Alm do mais, a formao universitria no se resume sala de aula. H o convvio com os colegas; o estmulo pesquisa que muito forte na UFMG; os congressos e seminrios. Bem ou mal so 5 anos da sua vida que voc passa sob influncia da faculdade e esta convivncia diria certamente determinante no tipo de profissional que formado.
Comment Share

tuliovianna Quando voc era estudante de direito, teve problemas com professores?

No. Quando eu no gostava da aula de um professor, assinava a lista e saa fora. Depois estudava em casa a matria para passar na disciplina.
Comment Share

tuliovianna casado h quanto tempo?

H 8 anos.
Comment Share

72 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Tirava notas altas na faculdade? Era do tipo de aluno que fechava todas as provas?

Log in

Tirava notas altas nas matrias que valiam a pena. Nas outras, limitava-me a estudar para ser aprovado. Nunca disputei medalhinha :D
Comment Share

tuliovianna Professores tem alunos preferidos?

Sim, claro! Em todo relacionamento humano haver pessoas com maior ou menor afinidade com voc.
Comment Share

tuliovianna Qual o seu livro de cabeceira? (No vale o CP!)

I Ching
Comment Share

tuliovianna Qual foi a pior cantada de uma aluna que voc recebeu? He he he...

Quando era professor em cursinho pr-vestibular, recebi um bilhete annimo com letra feminina que dizia: "cometeria um crime pra te ter como meu advogado". Foi a melhor pior cantada que eu recebi em sala de aula. De to cafona, foi genial :D
Comment Share

tuliovianna Sua adolescncia foi legal? Era popular, ou excludo?

No me lembro de muita coisa do comeo da minha adolescncia. Lembro que tnhamos um grupo pequeno de amigos e que pulvamos o muro do colgio para jogar fliperama. Quando entrei para o 2 grau, tudo ficou bem mais divertido. Tive a sorte de estudar em uma turma muito unida e com colegas geniais. Ns nos julgvamos descolados, engraados e espirituosos. No deve ter sido fcil para nossos professores lecionar numa turma daquelas. Lembro-me especialmente das festas embaladas ao som de Led Zeppelin, Janis Joplin e The Doors. Muito bons tempos!
Comment Share

tuliovianna Seus professores pensavam que voc seria de certa forma famoso por seu intelecto?

73 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Uma vez uma professora do 3 ano disse em sala de aula que eu era uma liderana negativa para meus colegas. Fui pra casa me achando o mximo! Foi o maior elogio que recebi de um professor em toda a minha vida.
Comment Share

Log in

tuliovianna Na sua poca, teve que prestar exame de ordem? Qual foi sua pontuao? Escolheu penal para a segunda fase, se que era assim como hoje?

Fiz exame da OAB, sim! No tenho a menor idia de qual foi minha pontuao, mas, como a maioria dos estudantes da UFMG da poca, passei na primeira tentativa sem maiores problemas. Escolhi Penal para a segunda fase, claro :D
Comment Share

tuliovianna Qual foi sua colocao no vestibular?

No me lembro, donde se conclui que no deve ter sido grande coisa :D


Comment Share

tuliovianna Sendo filho nico, sente falta de um irmo ou irm?

Nenhuma.
Comment Share

tuliovianna Sculo XVIII ou XIX?

XVIII, claro!
Comment Share

tuliovianna De que tipo de msica gosta?

Hard rock, heavy metal, MPB e msica clssica.


Comment Share

tuliovianna Assiste TV? Quais programas?

Cancelei a TV a cabo h 1 ano, por falta de uso. S assistia ao History Channel, mas

74 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Dorme quantas horas por dia? E de que horas a que horas?

Normalmente durmo umas 8h por dia. Meu ideal dormir de 1h s 9h, mas nos dias em que leciono no turno da manh, evidentemente isso no possvel.
Comment Share

tuliovianna O que mais te incomoda na PUC?

O "pontifcia" e o "catlica". Da universidade, eu sempre gostei muito :D


Comment Share

tuliovianna Gosta de sries de TV? Em caso de resposta positiva, quais foram e so as que voc assiste?

Gostei muito de Roma, srie da HBO. Quando fazia o doutorado em Curitiba assisti tambm a vrios episdios de Nip/Tuck e achei bem legal. Que eu me lembre, s assisti a estas.
Comment Share

tuliovianna Fez currculo documentado? Como se faz um??? Como se pode organizar um??? Por favor, d uma dica. Obrigada!!!

Sim, uma exigncia dos concursos para professor universitrio. Eu mantenho uma cpia xrox de todos os documentos comprobatrios do meu currculo Lattes que vou atualizando constantemente. Quando preciso apresentar o currculo documentado, tiro cpia desta matriz e encaderno. bem mais rpido e prtico do que tirar cpia dos artigos e certificados originais.
Comment Share

tuliovianna Com a dedicao exclusiva na UFMG vai abandonar a advocacia?

Abandonar uma palavra muito forte. Digamos que eu vou dar um tempo. A dedicao exclusiva no eterna e, aps o estgio probatrio, posso requerer a alterao do regime para poder voltar a advogar.
Comment Share

tuliovianna Existe alguma prerrogativa, vocao ou habilidade para algum concluir um bom curso de

75 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Indignao. Esta a nica caracterstica indispensvel a um bom aluno de Direito. Todo o resto contornvel.
Comment Share

Log in

tuliovianna Vc, como ateu, j tentou converter algum cristo??conheo ateus q j tentaram isso.rs

No diretamente. Eu questiono muitos dogmas cristos e talvez isso acabe abalando a f de alguns. Mas no tento converter ningum, no! Se eu estiver errado, vou ter que aguentar o infeliz reclamando de mim no inferno durante toda a eternidade; se eu estiver certo, no vou receber sequer um dzimo por salvar a pobre alma; ento no vale o esforo :D
Comment Share

tuliovianna voc gosta de chocolate?qual?

Eu sou choclatra. Gosto de todos, em especial do Toblerone Dark.


Comment Share

tuliovianna Qual foi o ponto fraco do governo Lula? E o carro-chefe?

O ponto fraco foram as indicaes dos ministros do STF. Lula indicou 7 nomes e nenhum deles pode ser considerado o grande jurista da esquerda brasileira. A direita tem o Gilmar Mendes e a esquerda? O carro-chefe so os programas sociais do governo, seguido de perto da poltica externa.
Comment Share

tuliovianna Onde encontro o melhor po de queijo a de BH?

Pra comer na hora, na lanchonete ao lado da PUC Pa da Liberdade. Congelado, pra assar em casa, no supermercado Verdemar.
Comment Share

76 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Te chateia comearem uma frase com letra minscula e frases com pronomes indiretos como essa?

Log in

De jeito nenhum! Eu prefiro quem coloca bem as idias a quem coloca bem os pronomes :D
Comment Share

tuliovianna Patrus ou Pimentel?

Patrus, sem titubear!


Comment Share

tuliovianna Se eu no passar na segunda etapa da UFMG para Direito, claro, vale a pena fazer cursinho ou no mereo estudar l?

Vale a pena fazer cursinho e tentar mais uma vez! O vestibular para o curso de Direito da UFMG concorridssimo e no h qualquer demrito em no ser aprovado na primeira tentativa.
Comment Share

tuliovianna Voc lecionar no curso Cincia do Estado na UFMG?

No prximo semestre, no. No futuro, tudo possvel.


Comment Share

tuliovianna Em Direito Penal IV, na UFMG, cuidar de qual parte do CP especificamente?

Do art.197 ao 361 do Cdigo Penal.


Comment Share

tuliovianna O mais te motivou em escolher o Direito Penal para lecionar?

Todos os demais ramos do Direito lidam com questes patrimoniais: indenizaes, tributos, salrios, etc. S o Direito Penal lida com a liberdade.
Comment Share

77 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Sendo ateu e no comemorando o Natal, se tivesse filhos e eles quisessem ganhar presentes de Natal, o que voc faria, presenteava ou no?

Log in

Presentearia no solstcio de vero s de sacanagem, pra ele poder zoar os coleguinhas cristos por ter ganho seu presente quatro dias antes :D
Comment Share

tuliovianna O aluno que faz a universidade ou a universidade que faz o aluno?

A universidade que faz o aluno. Este papo de que "o aluno faz a universidade" discurso de auto-ajuda para quem estuda em faculdades toscas. Mais fcil acreditar nele do que estudar para passar em um vestibular decente.
Comment Share

tuliovianna Ajuda e contribui em alguma tarefa domstica em casa?

A relao no de ajuda ou de contribuio, pois esta pressupe um responsvel e um colaborador. H, sim, uma diviso de tarefas e cada um responsvel por determinadas atividades.
Comment Share

tuliovianna Quem vc acha que so os seus sabatinadores aqui no formspring?

No tenho a menor idia. O legal justamente este anonimato.


Comment Share

tuliovianna Se disso dependesse a continuao da espcie, vc pegaria a Mulher Melancia?

Se a continuao da espcie dependesse de mim, eu pensaria duas vezes at mesmo antes de pegar a Scarlett Johansson.
Comment Share

tuliovianna Qual o seu sonho de consumo?

Atualmente uma TV LED 55" full hd, mas se amanh surgir coisa melhor, eu mudo :D

78 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna quanto vc cala?

Log in

41
Comment Share

tuliovianna quais as estratgias que tu utilizas para estudar? como tu estudas?

Nunca fui metdico. Simplesmente leio. No anoto, no fao resumo, nem sublinho os livros. Aprendo porque sou muito curioso. Se a informao lida satisfaz a uma curiosidade, ela no ser esquecida.
Comment Share

tuliovianna O que inteligncia para voc?

A capacidade de criar informaes novas a partir de informaes velhas.


Comment Share

tuliovianna Voc acredita na regenerao do ser humano?

No em "regenerao", pois esta pressupe um modelo de bem e de mal, no qual o "regenerado" aquele que se submete ao modelo de "bem" que algum traou para ele. Acredito que o ser humano muda, com o tempo, de pensamentos e de atitudes. Se para melhor ou para pior, depende sempre do ponto de referncia.
Comment Share

tuliovianna Como ateu, j se sentiu incomodado por lecionar numa instituio confessional?

Sim, claro! Mas eu nunca deixei de manifestar qualquer idia por conta deste incmodo e, verdade seja dita, nunca interferiram no contedo das minhas aulas. A universidade catlica, mas o direito brasileiro laico e o ensino jurdico tem que ser laico tambm.
Comment Share

tuliovianna O que voc acha do abolicionismo penal?

79 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna J recebeu cantada de algum homem?

J. Disse que sou hetero e no houve qualquer drama.


Comment Share

tuliovianna cansou do formspring?

No. A semana que foi agitada por conta da minha nomeao como professor da UFMG.
Comment Share

tuliovianna Come muito po de queijo?

Sim e tenho crise de abstinncia quando estou em outros estados :D


Comment Share

tuliovianna diz a, acompanha alguma novela?

H mais de 10 anos que eu no assisto sequer a um captulo de telenovela. Se me perguntar o nome da atual novela das 21h, tenho que correr pro Google.
Comment Share

tuliovianna Gosta de jogar jogos de computador? Se gostar, tem algum favorito?

Gosto muito. Meus favoritos atualmente so os Call of Duty. Aguardo ansiosamente Diablo 3 e Starcraft 2.
Comment Share

80 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Um bom livro, boteco em boa companhia ou um jogo fantstico de pc? Qual prefere?

Log in

Boteco em boa companhia, claro! Nada substitui o contato presencial com gente bacana.
Comment Share

tuliovianna responded to duda3000 que livros vc indica aos seus alunos no 1 dia de aula?

Depende da disciplina. No Penal 1, eu indico o "Introduo Crtica ao Direito Penal Brasileiro" do Nilo Batista e o "Manual de Direito Penal Brasileiro" do Zaffaroni.
Comment Share

tuliovianna responded to duda3000 vc tem piercing?

No.
Comment Share

tuliovianna Qual o maior presente que a maturidade traz?

Sabedoria. Inteligncia, cada um nasce com a sua cota. Cultura, a gente adquire com leitura em maior ou menor tempo, dependendo da curiosidade. Mas s a experincia de vida nos traz sabedoria.
Comment Share

tuliovianna Gosta de arte? Alguma preferncia?

Gosto muito. Sou bem ecltico; gosto de estilos bem diversos: Bosch, Klint, Portinari, Van Gogh e muitos outros. S no gosto mesmo de arte abstrata que, ningum me tira da cabea, s serve pra lavar dinheiro.
Comment Share

tuliovianna "Tenho uma mquina do tempo que te transporta para um show do passado." Vai a qual?

Woodstock, claro!
Comment Share

81 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Cor(es) predileta(s)?

Log in

Vermelho.
Comment Share

tuliovianna Voc fuma/fumou maconha?

No.
Comment Share

tuliovianna J teve experincia homossexual?

No.
Comment Share

tuliovianna H algum segredo para conseguir fazer o doutorado em to pouco tempo como vc fez (e ainda assim fazer um excelente trabalho, como o seu)?

Gostar muiiiiiiiito do tema que escolheu para tese. No doutorado voc tem que ler uma quantidade descomunal de livros e artigos. Se no gostar muito do assunto, acaba se tornando um trabalho entediante e a a pesquisa no rende.
Comment Share

tuliovianna Twitter ou orkut?

Twitter.
Comment Share

tuliovianna filho nico? tem irmos?

Filho nico.
Comment Share

tuliovianna tu no te constrange com nada?

82 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up constranjo-me em ver crianas se prostituindo e adultos se aproveitando da misria delas; constranjo-me com tanta coisa.
Comment Share

Log in

tuliovianna vc toparia um springmeeting? todo mundo perguntado cara a cara?

J participei de vrios "jogos da verdade" cara a cara. Ia ser apenas mais um :D


Comment Share

tuliovianna Possui Tatuagens ?

No tenho tatuagens. Tenho certeza de que, se fizesse uma, enjoaria dela em menos de um ano.
Comment Share

tuliovianna Perguntar ofende?

A pergunta pura e simples, no! Algumas vezes, porm, a pergunta traz consigo um juzo de valor a respeito de algum ou de algo. Este juzo de valor pode ser ofensivo.
Comment Share

tuliovianna Por que censurou minha pergunta? a favor da censura?

Tenho mais de 200 perguntas aguardando para serem respondidas na minha caixa de entrada. Isso me d a prerrogativa de poder escolher. Ainda que eu tivesse apenas 3 perguntas na minha caixa de entrada, no me sentiria obrigado a responder a todas. Isso no censura: voc livre pra perguntar o que quiser; eu sou livre pra responder o que quiser. Quanto segunda pergunta: sou contra toda forma de censura.
Comment Share

tuliovianna A @semiramis no fica p. com essa mulherada fazendo pergunta de lingerie, posio sexual e alunas safadas?

Formspring errado. O dela este aqui: http://www.formspring.me/semiramis :D


Comment Share

83 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
pq vc me deu UNFOLLOW?

Log in

Provavelmente os temas sobre os quais vocs estava twittando no estavam me interessando. Sigo poucas pessoas para poder ler todos que sigo. Unfollow no Twitter, pra mim, est longe de ser um "no sou mais seu amigo"; muito mais um "estes assuntos no me interessam".
Comment Share

tuliovianna o que vc faria se fosse mulher por um dia?

Teria orgasmos mltiplos.


Comment Share

tuliovianna O que usa geralmente para dormir?

Uma cama e um travesseiro.


Comment Share

tuliovianna Participaria de um reality show?

Se eles me deixassem levar uma pilha de livros que tenho aqui aguardando leitura, participaria com certeza.
Comment Share

tuliovianna O que a coisa mais divertida que se pode fazer sem ter que tirar as roupas?

Sexo.
Comment Share

tuliovianna Boehmia ou Skol?

Bohemia
Comment Share

tuliovianna

84 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Uso terno em palestras e para advogar. Dou aula bem vontade; normalmente de jeans e camiseta.
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual o melhor boteco de BH?

Escolho o do meu xar: Cheff Tlio


Comment Share

tuliovianna Tulio, tem hora e lugar preferido para fazer sexo?

Tenho, no! Qualquer hora a hora; qualquer lugar o lugar :D


Comment Share

tuliovianna Gostaria de morar em outra cidade/estado? E em outro pas (qual)?

A nica cidade para a qual j fiquei tentado em me mudar foi Curitiba. Mas atualmente estou muito bem em Belo Horizonte e no tenho planos de sair daqui nos prximos anos.
Comment Share

tuliovianna romance mal resolvido pode reatar?

Claro que sim! O mundo d muitas voltas!


Comment Share

tuliovianna Sou estudante de Direito (bolsista integral em uma universidade carssima)e, por ser de origem pobre, tenho muita dificuldade em ser aceito nos crculos, nas famosas "panelinhas", tambm tenho dificuldade de conseguir um estgio (a maioria das pessoas

Cola um cartaz na porta do seu quarto com esta frase: "No me olhes com desprezo enquanto estiveres subindo, pois podes cruzares comigo quando estiveres descendo" E l todo dia antes de sair pra aula. Vai lhe fazer bem!
Comment Share

tuliovianna responded to ZeAbroba

85 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Um absurdo. O estado laico e a escola pblica tem que ser laica tambm. Escola no lugar de proselitismo religioso de qualquer tipo.
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual foi o maior desrespeito que j sofreste em sala de aula?

Nunca sofri um desrespeito srio em sala de aula a ponto de dele me lembrar. Tenho um relacionamento muito bom com meus alunos e, exceto pelas tradicionais choradeiras de notas, tudo flui muito sem estresse.
Comment Share

tuliovianna Oi Tulio. Vc parente da Cynthia Semramis Machado Vianna? Eu costumo acompanhar as discusses dela sobre feminismo, etc.

Sou casado com ela :D


Comment Share

tuliovianna Voc acredita que a internet pode ser pea chave para reintegrar o cidado brasileiro a poltica? Ser por isso que esto to preocupado em regular e logar as conexes civis?

Tenho esperana de que a Internet trar um nmero maior de cidados brasileiros para as discusses polticas. Mas estes sempre sero minoria.
Comment Share

tuliovianna Voc acha que a populao mal informada em relao a seus direitos?

pessimamente informada sobre seus direitos. Deveria haver uma disciplina de Direito no segundo grau para tentar contornar isso.
Comment Share

tuliovianna Existe fundamentalista ateu?

No. Ateus baseiam-se em argumentos cientficos que, por definio, esto sujeitos critica e refutao. Todo fundamentalismo religioso, pois baseia-se em dogmas e estes no podem ser refutados.
Comment Share

86 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Voc acredita em astrologia?

Log in

Sempre tive muita curiosidade com a astrologia. Algumas interpretaes do meu mapa astral por desconhecidos j me deixaram muito impressionado. Eu gostaria de ver estudos submetendo astrologia a um processo de verificao com metodologia cientfica. Enquanto eles no aparecerem, nem creio, nem descreio; apenas observo pra ver se chego a alguma concluso.
Comment Share

tuliovianna voc ateu?

Sou agnstico. No tenho f nem pra ser ateu :D


Comment Share

tuliovianna Quem sao Seus idolos?

No tenho dolos. Tenho muitas pessoas e autores que admiro, mas qualquer um deles est muito longe de poder ser chamado de dolo.
Comment Share

tuliovianna Vc teve um "mentor" no mundo acadmico, algum professor que tenha te inspirado de forma mais profunda?

Sim! O Professor Virglio Mattos. Um cara fantstico!


Comment Share

tuliovianna te seduz e excita uma lingerie feminina? do que mais gosta?

Sim, claro! Gosto especialmente das transparentes :D


Comment Share

tuliovianna durante o doutorado na UFPR morou no PR ou ficou em MG?

Morava metade da semana em Belo Horizonte e a outra metade em Curitiba. Foi divertido :D
Comment Share

87 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
o vc pensa a respeito da educao a distncia?

Log in

Se o aluno no tem alternativa, pois mora em uma cidade com carncia de boas escolas, a EAD com videoconferncia pode ser uma boa opo. Havendo a possibilidade de um curso presencial com professores do mesmo nvel, o aluno no deve pensar duas vezes em optar pela presencial.
Comment Share

tuliovianna Ficaria bem se ficasse uns 30 dias fora da internet?

Se eu tivesse algum para ler meus emails e me ligar no caso de algo urgente, sim!
Comment Share

tuliovianna Torce para algum time de futebol? Qual?

Toro para o glorioso Clube Atltico Mineiro. Galo!


Comment Share

tuliovianna Conhece ou tem vontade de conhecer Cuba?

No conheo. Tenho vontade de conhecer, mas infelizmente tem me faltado tempo para viagens mais longas do que um final de semana.
Comment Share

tuliovianna gosta de animais? tem algum de estimao?

Gosto. Temos 6 gatos aqui em casa. Quando adotamos a Sofia, ela veio "recheada" com 5 filhotes :D
Comment Share

88 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Qual sua posicao sexual favorita

Log in

Eu no tenho um prato predileto, quanto mais uma posio sexual favorita. Comparaes fazem sentido at a nota 10. Se eu der 10 pra pizza 4 queijos e 10 pro fil parmegiana, no vou poder dizer depois que um melhor que o outro. Como eu dou nota 10 pra praticamente todas as posies sexuais, no tenho a menor idia de qual seria a minha favorita :D
Comment Share

tuliovianna Voc vai deixar a PUC?

Meu cargo de professor na UFMG em regime de dedicao exclusiva e, portanto, terei que deixar a PUC.
Comment Share

tuliovianna Voc tem f na cincia?

Claro! Mas a cincia s uma vela no escuro, como dizia Carl Sagan :D
Comment Share

tuliovianna muitos planos para 2010? ahhhhh, fala algum pra gente.

Tomar posse na UFMG e me adaptar casa nova.


Comment Share

tuliovianna Pensa em escrever mais algum livro daqui pra frente? Alguma idia?

Sim, com certeza! J tenho uma pesquisa em andamento. S no comento para no perder a surpresa do lanamento :D
Comment Share

89 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
O que fidelidade?

Log in

Fidelidade implica no compromisso de no mentir e de no trair a confiana de algum. Os romanos tinham um brocardo timo que define bem o dever de fidelidade: Pacta sunt servanda (o pactuado deve ser cumprido).
Comment Share

tuliovianna J praticou algum ato de trollagem?

Nunca sequer passou pela minha cabea trollar algum. O troll assina recibo de que considera o trollado um dos seres mais relevantes da Internet, j que gasta horas e horas de sua vida para combat-lo. pattico.
Comment Share

tuliovianna qualidades que mais admira em uma pessoa?

Inteligncia, carisma e cultura.


Comment Share

tuliovianna A possibilidade do mundo acabar em 2012 te faz repensar aes? Ou pelo menos fazer planos para antes do dia 26/12/12?

O mundo no vai acabar em 2012.


Comment Share

tuliovianna O que acha do Hugo Chavez?

Um fanfarro. Esquerda caricata.


Comment Share

tuliovianna Mineiro come quieto?

Fato.
Comment Share

90 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Uma mulher bonita?

Log in

Scarlett Johansson
Comment Share

tuliovianna Chegou a ser f (ou ao menos se embalar com as msicas e danas) dos Menudos, Polegar, Domin, Xuxa, Balo Mgico, RBD...???

Sem a menor chance!


Comment Share

tuliovianna vc j praticou naturismo?

J. Nas praias de Tambaba (PB) e Pinho (SC). Muito legal! Recomendo a todos.
Comment Share

tuliovianna Voc gosta de quadrinhos? Se gostar, tem algum personagem favorito?

Adoro quadrinhos! Meu personagem favorito o "V" (de Vingana).


Comment Share

tuliovianna Vc fica irritado ou lisonjeado com o assdio das alunas?

Acho que nenhum homem ficaria irritado com o assdio feminino. Ainda que no fique necessariamente lisonjeado, no vejo por que ficar irritado.
Comment Share

tuliovianna Quais so os seus filmes favoritos?

Vou citar os que lembrei agora, sem pensar muito: Dogville, O Poderoso Chefo (a triologia inteira), The Matrix (s o primeiro) e O Exorcista.
Comment Share

tuliovianna O q vc acha da pena de morte?

91 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Felizmente nossa constituio a probe.


Comment Share

Log in

tuliovianna Come sushi?

No gosto de peixes, quanto mais crus :D


Comment Share

tuliovianna Por qu voc faz questo de ser to polmico? No se passa por mal educado?

Eu no fao questo de ser polmico. Fao questo de escrever o que eu penso, pouco me importando com a aprovao alheia. Para quem no est acostumado com argumentos incisivos pode soar como falta de educao. por isso que eu evito interlocutores melindrosos :D
Comment Share

tuliovianna Tu eras um bom ou mau aluno ens. fundamental e mdio? Sentavas no fundo ou na frente? Ou no meio?

Bom aluno um conceito bem relativo. Passava sempre no 3 bimestre, mas era bagunceiro e matava as aulas dos professores de quem eu no gostava. Sentava na ltima carteira.
Comment Share

tuliovianna qual a sua idade e signo?

33, aqurio
Comment Share

tuliovianna inteligncia afrodisaco?

Inteligncia O afrodisaco.
Comment Share

tuliovianna Vc cozinha ou sabe cozinhar? E gosta de cozinhar?

92 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Tulio, vc se acha uma pessoa consumista?

S em relao a livros e tecnologia.


Comment Share

tuliovianna Quando surgiu seu interesse pelo mestrado? Acha possvel ingressar direto da graduao?

Desde que entrei para a faculdade j pensava em fazer o mestrado. perfeitamente possvel ingressar direto da graduao, como foi, alis, o meu caso.
Comment Share

tuliovianna O que torna uma mulher bonita?

Na sociedade de consumo? O dinheiro; pra investir em academia, roupas, cosmticos, cirurgias plsticas e outros produtos da indstria da beleza. No estado de natureza possivelmente eram os sinais de sade fsica e de boa capacidade para procriar :D
Comment Share

tuliovianna Assiste programas de TV como Big Brother, A Fazenda, etc.?

O ltimo do gnero que assisti foi Casa dos Artistas com a Feiticeira, Ellen Rocche & Cia. J faz um tempinho.
Comment Share

tuliovianna Voc acha que se no fosse professor seria assediado?

Acho que seria bem mais assediado se fosse msico, ator ou jogador de futebol :D
Comment Share

tuliovianna Voto deve ser obrigatorio?

No Brasil, sim, pois ainda precisamos consolidar nossa democracia incentivando o

93 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual foi a ltima vez em que vc chorou?

Sinceramente, no me lembro.
Comment Share

tuliovianna Maconha deve ser discriminada?

Sou completamente a favor da descriminalizao da maconha. A poltica repressiva j deu provas de sua completa ineficcia. burrice insistir no erro.
Comment Share

tuliovianna Voc vai dar aula de que disciplina na UFMG semestre que vem? (parte interessada)

Direito Penal IV.


Comment Share

tuliovianna Voc uma uma web celebrity?

S vou me considerar uma celebridade no dia em que eu for padaria e me pedirem um autgrafo. Como isso no deve acontecer nos prximos 500 anos, posso me considerar no mximo "famoso" no meu mundinho :D
Comment Share

tuliovianna Voc tem filhos? Em caso afirmativo: Como os educa?

No tenho filhos.
Comment Share

tuliovianna vc se considera um feminista?

Quem sou eu pra me rotular? Defendo uma srie de posies tradicionalmente ligadas luta feminista, mas no sei se elas so suficientes para eu tirar minha carteirinha de "feminista". Que quiser que me rotule como achar adequado :D

94 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna Voc acha que os orientadores tm direito sobre toda a produo acadmica dos orientandos?

Log in

Orientador, quando orienta, co-autor e merece os crditos pelo trabalho realizado.


Comment Share

tuliovianna O que vc faz com comentrios de trolls em seu blog?

Apago-os sumariamente.
Comment Share

tuliovianna Voc marxista/comunista?

Vai depender do gosto de quem me rotula :D Sem dvidas, o marxismo teve e tem grande influncia no que escrevo, mas acredito que meu pensamento reflete mais as idias de Foucault do que as de Marx. Mas no cabe a mim me definir. preciso o mnimo de imparcialidade para faz-lo.
Comment Share

tuliovianna Vc eh essencialmente de esquerda?

Defendo posies que tradicionalmente so bandeiras da esquerda. Mas no me preocupo com rtulos, at para no dar margem a cobranas pela turma da patrulha ideolgica. Quem quiser que me rotule como preferir :D
Comment Share

tuliovianna Vc acha que cola fraude ou que uma coisa normal dos estudantes?

Cola fraude, com toda certeza. uma pena que haja uma cultura estudantil que valoriza o aluno que cola, como o "esperto" e o aluno que no cola e no passa cola como o "babaca". Uma completa inverso de valores.
Comment Share

tuliovianna E ano novo, comemora? O que pretendes fazer este ano?

No calendrio gregoriano eu acredito :D

95 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Casado, solteiro ou enrolado?

Casado.
Comment Share

tuliovianna Se pudesse escolher a plula azul ou a vermelha(como o Neo no Matrix), qual voc escolheria?

A vermelha, claro!
Comment Share

tuliovianna Voc muito assediado?

Acho que todo professor relativamente jovem um bocado assediado.


Comment Share

tuliovianna Qual foi o melhor show da sua vida?

Eu no saberia definir sequer qual foi o melhor show deste ano, quanto mais o da minha vida. Empate tcnico para os dois melhores do ano: Radiohead e AC/DC.
Comment Share

tuliovianna Voc j entrou numa boate gay?

Em boate, no, pois o tipo de lugar que eu normalmente no frequento, por conta no s da msica enfadonha, mas tambm do ambiente tumultuado que no me agrada. Em bar GLS eu j fui, mas acho que era mais lsbico que propriamente gay.
Comment Share

tuliovianna O faz de um professor um bom professor??????

Ter prazer em lecionar e estimular o aluno a pensar por si mesmo.

96 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
tuliovianna O que vc faz no Natal?

Log in

Eu no acredito nem no Papai Noel nem no Menino Jesus, ento um dia comum para mim.
Comment Share

tuliovianna Fessoooor, aumenta minha nota? xD

Posso reler sua prova e reavaliar sua nota. Claro que, se eu achar que fui generoso demais na nota, poderei abaix-la tambm. Topa? :D
Comment Share

tuliovianna o que tens nos olhos para usar culos? qual o grau?

Miopia. Pelo que eu me lembre, dois graus em cada lado.


Comment Share

tuliovianna Quais os teus pratos prediletos (salgados e doces)?

No sou o tipo de cara que tem um prato predileto. Gosto de carnes vermelhas e massas em geral. Nos doces, qualquer coisa que tenha chocolate ou leite condensado.
Comment Share

tuliovianna Qual emprego vc no aceitaria por nenhuma quantia?

Defesa de grupos neonazistas.


Comment Share

tuliovianna Qual o pior defeito que uma pessoa pode ter?

Trairagem. O trara rene os piores defeitos em uma s pessoa: covarde, dissimulado e traioeiro.
Comment Share

97 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Tulio, por que voc tem tanto desafeto?

Log in

Atualmente eu tenho mais de 2000 pessoas que me acompanham no Twitter e no mximo uns 30 bloqueados. Creio que pelas discusses polmicas das quais participo, muitas delas sobre poltica e religio, um nmero bem razovel. Claro que um nmero muito maior de pessoas discorda das coisas que eu escrevo, mas, quem no manda uma mensagem me xingando, no bloqueado e no ganha sua carteirinha exclusiva de troll de estimao.
Comment Share

tuliovianna O que acha dos filmes e/ou seriados que retratam advogados, juzes e todo processo de um julgamento? Eles so bem feitos ou fogem demais da realidade?

Alguns so at muito bem feitos, mas retratam o sistema judicial estadunidense, que bem diferente do nosso. Nada a ver com a nossa realidade.
Comment Share

tuliovianna Como foi a escolha pelo curso de Direito? Chegou a pensar em outras reas? E a carreira acadmica, como te fascinou?

Estava entre Direito e Fsica (meu forte no colgio sempre foi a rea de exatas). Como era pobre e precisava ganhar dinheiro, optei pelo Direito com a perspectiva de no futuro fazer um concurso pblico. Mas, desde o colgio, j sabia que iria ser professor. No sabia exatamente de qu: Fsica, Direito ou qualquer outra coisa, mas a profisso j estava escolhida:D
Comment Share

tuliovianna O que vc prefere ouvir: uma palestra de um professor babaca ou o CD novo da Britney?

Se eu puder fazer perguntas ao final, a palestra do professor babaca, sem dvidas! Se no for possvel perguntas ao final, o CD novo da Britney; se pra ouvir merda, que eu possa ao menos pular algumas faixas.
Comment Share

tuliovianna vc acredita q o mundo vai acabar em 2012?

No! Decididamente, no acredito :D


Comment Share

tuliovianna

98 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up Gente com esprito de velha fofoqueira. No "mundo real", as velhas fofoqueiras no tm muito a fazer e passam o dia conversando sobre futilidades e falando mal dos outros. O Twitter est povoado de "velhas fofoqueiras" cujas vidas so to vazias que s lhes restam preenche-las maldizendo quem passa a frente de suas janelas a caminho do trabalho.
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual foi a sua ltima compra virtual?

Um livro, na Amazon: Sex Crimes: From Renaissance to Enlightenment


Comment Share

tuliovianna Qual o seu maior estmulo para lecionar?

Aluno de Direito que acha que vai mudar o mundo. So esses, em suma, que vo fazer alguma diferena. Os outros vo bater carimbo por a.
Comment Share

tuliovianna O que te decepciona num aluno?

Folga. Tem aluno criado "a leite com pera" que, quando contrariado, acha que pode resolver a questo fazendo birra, como fazia com a bab dele. Claro que d errado, pois a relao que o aluno tem com seus professores no a mesma que ele tinha com a bab.
Comment Share

tuliovianna Como voc consegue ser de esquerda numa profisso marcada por picaretas e reacionrios?

Tapando o nariz.
Comment Share

tuliovianna Voc fofo mesmo, ou apenas o ngulo da foto?

o ngulo da foto :D
Comment Share

99 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
por que voc aderiu ao formspring? no besta demais isso aqui?

Log in

Ferramentas no so bestas ou inteligentes. O uso que dado a elas que pode ser besta. Gosto muito de observar como as pessoas se comportam amparadas pelo anonimato. Muitas usam este escudo de forma destrutiva, outras de modo banal, mas h quem o utilize de forma construtiva e a estes a ferramenta muito bem-vinda.
Comment Share

tuliovianna Voc acredita na propriedade intelectual?

De jeito nenhum. O que existe um monoplio concedido s editoras/gravadoras /produtoras para explorar o trabalho intelectual do autor. Sobre o tema, confira meu texto: "A ideologia da propriedade intelectual": http://www.tuliovianna.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details& gid=19&Itemid=72
Comment Share

tuliovianna Qual o estadista que vc mais admira?

Em atividade? Fcil: Luiz Incio Lula da Silva


Comment Share

tuliovianna Bandido merece defesa???????

Sim, claro! somente garantindo ampla defesa ao acusado que teremos certeza de condenar o criminoso e no um inocente. Todo cidado merece defesa, pois s saberemos se ele "bandido" ou no aps o julgamento. E a ningum interessa a condenao de um inocente.
Comment Share

tuliovianna O que vc achou da Playboy da Fernanda Young?

Surpreendeu-me positivamente. No dava muito por ela e acabei gostando bastante do ensaio.
Comment Share

tuliovianna Voc cr na existncia do mal?

100 de 101

05-06-2013 18:33

Tulio Vianna (tuliovianna) | Formspring

http://www.formspring.me/tuliovianna

Sign up
Comment Share

Log in

tuliovianna Qual o preo que se paga no meio acadmico por dizer livremente o que pensa?

Voc compra briga com toda a turma que pensa ao contrrio sem nenhuma garantia de que os que pensam da mesma forma vo apoi-lo em pblico.
Comment Share

About Formspring

Advertise

Help

Safety Tips

Terms of Service

Privacy Policy

Formspring.me

101 de 101

05-06-2013 18:33

Potrebbero piacerti anche