Sei sulla pagina 1di 4

1

Gen Ex ALFREDO MALAN DANGROGNE (Resumo biogrfico)

- Nasceu na Itlia em 25 de junho de l873, na regio de Salita S. Rocchino, Gnova, s margens do Rio Angrogne, nos Vales Valdenses. - Filho de Joo Pedro Malan e Maria Magdalena, ambos valdenses e professores de francs em Gnova. - Em 1885 sua famlia emigrou para o Brasil, instalando-se em Pelotas RS. O pequeno Alfredo contava, ento, com 12 anos de idade. - Em 1887 a famlia mudou-se para o Rio de Janeiro, para a Corte. O pai tornou-se jornalista, auxiliado pelo jovem Alfredo. - Em 1889, ento com 16 anos de idade e j naturalizado brasileiro, ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha, no Curso Preparatrio. - Em maro de 1891 desligado da Escola, juntamente com 87 companheiros, a bem da disciplina, e mandado apresentar-se como soldado no 10 Regimento de Cavalaria, em So Paulo, onde permaneceu at fevereiro de 1892, atingindo a graduao de Sargento. - Em Fev 1892 rematriculado na Escola Militar, mais tarde sendo transferido para a Escola Preparatria do Cear. Em 1893 promovido a Alferes-aluno de Cavalaria. - Em 1895 matriculado na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, como Oficial-aluno. Em abril de 1895 novamente desligado da Escola, juntamente com 19 oficiais, a bem da disciplina, mandado apresentar-se no seu antigo regimento, o 10 RC, agora em Lajes, Santa Catarina. - Em 1896 recebe ordens de retornar Escola Militar, juntamente com outros exalunos. Em maro do mesmo ano transferido para a Escola Militar do Rio Grande do Sul, sendo matriculado no 1 ano do Curso Superior de Engenheiros Militar. - Em 1898, com a fuso das Escolas Militares no Rio de Janeiro, retorna velha Escola Militar da Praia Vermelha. Casou-se no dia 03 Abr 1899. - Em 21 Mar 1902 diplomou-se Engenheiro Militar pela Escola Militar da Praia Vermelha, como bacharel em Matemtica e Cincias Fsicas, tendo sido o orador da turma na solenidade de formatura. Foi mandado estagiar na Estrada de Ferro Porto Alegre- Uruguaiana (EFPAU), como gegrafo estagirio, em Santa Maria-RS. - Em 1903 concluiu o estgio na EFPAU o Senhor Tenente Doutor Alfredo Malan Dangrogne. - Em Mai 1903 indicado para o cargo de Auxiliar da Comisso da Carta da Repblica, em organizao, encarregada de resolver o problema fundamental do levantamento cartogrfico do Pas, com sede em Porto Alegre-RS, depois denominada Comisso da Carta Geral do Brasil (CCGB).

- Em 1905 promovido a Capito, passando a chefiar a 7 Turma de Levantamento Geodsico. - O antigo Tenente de Cavalaria Malan, agora Capito de Engenharia, Arma criada em 1908, ano de sua promoo, na chefia a 7 Turma de Levantamento, foi encarregado inicialmente de trabalhos na faixa geodsica entre Cachoeira e Jaguaro. Esta Turma posteriormente, foi transferida, em 1909, para o levantamento da regio a L do rio Santa Maria, entre a fronteira uruguaia e Camaqu. - Em 1910 classificado como Ajudante do recm-criado (1909) 4 Batalho de Engenharia, localizado na histrica cidade do Rio Pardo-RS; continua, porm, seu trabalho na Carta. - Com a criao da Arma de Engenharia, foi suprimido o chamado Corpo de Engenheiros, conjunto de oficiais de um curso tcnico apurado e que se destinava a comisses cientficas e administrativas sendo seus oficiais transformados em combatentes, similares aos seus companheiros das demais Armas. - Em 1911, depois de ter assumido o comando do 4 BE, passado disposio do Ministrio das Relaes Exteriores a fim de fazer parte da Comisso Demarcadora de Limites entre o Brasil e a Repblica Oriental do Uruguai, na funo de Comissrio Geral Substituto, a permanecendo at a concluso dos trabalhos de demarcao, mesmo depois de promovido a Major por merecimento, em 1912. - Em 1916, concludos os trabalhos de sua longa participao no assentamento dos limites com o Uruguai, Malan regressa ao Rio com sua famlia, alertado sobre sua possvel nomeao para Adido Militar na Frana, o que se confirmaria em abril daquele ano. - A 14 de maio de 1916 segue para a Frana, como Adido Militar naquele pas, chegando com a famlia a Paris a 12 de junho. - Na Frana, como expectador do Grande Conflito, participa, juntamente com os demais adidos dos pases neutros, de diversas visitas ao front. - Dentre algumas de suas atribuies como adido, Malan foi encarregado da seleo e estabelecimento do contrato da Misso Militar Francesa de Aviao, a qual chegaria ao Brasil em Set 1918. - Em 1918 Malan incumbido pelo Ministro Olyntho de Magalhes de moldar o contrato da Misso Militar Francesa do Exrcito . Foi de Malan, inclusive, a indicao do Gen Gamelin para a chefia da Misso. - Em Jul 1918 agraciado com a Legio de Honra no grau de cavaleiro. - Em maio de 1919 Malan promovido a Tenente Coronel por merecimento, sendo membro da delegao do Brasil na Conferncia da Paz, decorrente do fim da 1 Guerra Mundial. Ainda neste ano, o Presidente eleito Epitcio Pessoa, em visita Frana, solicitou ao adido Malan um estudo sobre uma nova organizao para o Exrcito Brasileiro.

- Em Ago 1919 agraciado com a Ordem Militar de Aviz no grau de comendador. - Em Set 1919 designado para exercer o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro da Guerra Pandi Calgeras. Neste mesmo ano recebe as seguintes condecoraes: do Governo Belga, a Cruz de Guerra; do Governo Francs, a Medalha da Vitria. - Em Fev 1920 a famlia Malan deixa Paris, chegando ao Rio 28 dias aps. A 10 Mar Malan assume suas funes no Gabinete do Ministro. - No incio do ano de 1921 matriculado, sem deixar suas funes, no Curso de Reviso de Estado-Maior, ministrado pela Misso Francesa, concludo com a meno MB. - A 04 Mar de 1922 promovido a Coronel, por merecimento. - Em 1 Dez 1922 assume o comando do 1 BE, Unidade de Engenharia criada em 1855 e sediada no Rio de Janeiro, batalho de tradies histricas pelos seus feitos na Guerra do Paraguai sob o comando de Villagran Cabrita. - Em Jul 1924 designado para assumir o comando do Destacamento, criado no Sul de Minas, para agir na retaguarda das foras de S. Paulo, mais tarde denominado Destacamento Malan. - Em Out 1924 nomeado comandante da Circunscrio Militar de Mato Grosso, na continuidade de sua ao contra os rebeldes paulistas; a 18 Dez 1924 promovido a General. - Em Set 1926 designado para a funo de 1 Subchefe do Estado-Maior do Exrcito, a convite do seu amigo Tasso Fragoso, ento Chefe do EME. Seria seu retorno ao Rio de Janeiro, aps quase dois anos fora. - Por duas vezes, em 1927 e em 1929, integrou a Comisso de Promoes. - Alm do exerccio das funes de subchefe do EME, arcou com outros encargos, entre eles o de presidente da Liga de Esportes do Exrcito. Desde moo Malan sempre gostou de praticar esportes, tendo como cadete se destacado na esgrima. Montava regularmente a cavalo por necessidade de locomoo nas suas temporadas de campo na Carta, na Comisso de Limites, na Vila Militar, no comando da Circunscrio em Mato Grosso e servindo no Estado-Maior do Exrcito. Como presidente da Liga, muito difundiu os desportos no Exrcito. Em jan 1930 inaugurou o Centro Militar de Educao Fsica, na Fortaleza de So Joo, embrio da atual Escola de Educao Fsica. Em fins de maio de 1930 substitudo na presidncia da Liga pelo Coronel Bertoldo Klinger. - Homem de cultura e emrito escritor militar, afeito ao estudo, tanto ao dos assuntos militares, como dos problemas brasileiros, deixou nos seus arquivos um precioso acervo de documentos sobre a histria do EB, bem como um panorama geral, poltico, econmico e social do Brasil daquela poca. - Como subchefe do EME, seus contatos com as Escolas eram freqentes. Foi sem dvida, com muito prazer que teve oportunidade, em Jan 1929, de assistir a mais uma declarao de Aspirantes, desta vez com seu filho em forma, o futuro Gen Alfredo Souto Malan.

- A 15 Nov 1930 assume a Chefia do EME, por deciso do Governo Provisrio da Revoluo. - A 06 Jan 1931 sofre um derrame e afastado das funes. - A 09 Abr 1931 promovido General de Diviso, ento o mais elevado posto da carreira. Seria promovido a General de Exrcito post mortem e quando criado este posto. - A 13 Jan 1932 falece em Petrpolis, para onde tinha se mudado a fim de fugir do intenso calor do Rio. Seu corpo foi translado para o Rio de Janeiro, tendo sido enterrado no cemitrio de S. Joo Batista.

Potrebbero piacerti anche