Sei sulla pagina 1di 2

O bem jurdico penalmente protegido a liberdade individual, agora sob o aspecto da inviolabilidade de segredo profissional; como reala o nomen

en iuris, o sigilo de segrdo profissional, cuja divulgao pode causar dano a outrem. Este dispositivo incrimena somente a divulgao de segredo relativo ao exercico de atividade privada, porquanto o sigilo relacionado a funo pblica protegido pelos art. 325 e 326 do CP. Sujeito Passivo Por sua vez, o titular do segredo, que pode ser pessoa fsica ou jurdica a quem pertencem os dados secretos, que em razo dos fatos delituosos, sofra prejuzo ou dano material ou mora. Tipo Objetivo A proteo inclui tambm o segredo oral (e at o segredo deduzido) e no apenas o contido em documento. Requer-se que haja nexo causal entre o conhecimento do segredo e a especial qualidade do agente em razo de funo (legal), ministrio (religio), oficio ou profisso. A doutrina inclui, em geral, os auxiliares de tais pessoas. Para Custodio da Silveira, abrange, tambm, o empregado domestico. Revelar dar a conhecer algum. Tipo Subjetivo O elemento subjetivo do crime o dolo representado pela vontade livre e consciente de revelar segredo de que teve conhecimento em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, tendo conscincias de que trata-se de segredo profissional e que pode produzir dano a algum. Ademais, necessrio que o agente tenha conscincia que a revelao ilegtima, isto , sem justa causa. No h previso de modalidade culposa. Consumao Consuma-se o crime no momento em que o sujeito ativo revela a terceiro contedo de segredo de que teve cincia nas circunstncias definidas no tipo penal; consuma-se com o simples ato de revelar, independentemente da ocorrncia efetiva de dano, pois suficiente que a revelao tenha potencialidade para produzir a leso, que se ocorrer, constitura o exaurimento do crime. Tentativa A tentativa de difcil configurao, mas teoricamente possvel, especialmente atravs de meio escrito, pois se trata de crime de ato nico, e o fato de prever a potencialidade de dano decorrente da conduta de revelar, por si s, no a torna impossvel.

O dano potencial pode ser de qualquer natureza patrimonial, moral, pblico ou privado, pessoal ou familiar. Classificao doutrinria Trata-se de crime prprio, que exige sujeito ativo e especial somente profissional (daquelas profisses especiais) que tiver cincia do segredo em razo da funo, ministrio, ofcio ou profisso pode responder por este crime, a no ser as hiptese de concurso de pessoas (art. 29 e pargrafo); formal, pois se consuma com a simples conduta de revelar o segredo, sendo, pois, antecipado o resultado. Alias, o dano nem precisa ocorrer: basta a potencialidade lesiva da conduta; instantneo, consuma-se no momento em que o agente divulga o segredo, esgotando-se a a leso jurdica comissivo, pois impossvel pratica-lo por meio da omisso; doloso, no havendo previso de modalidade culposa. Pena e ao penal A pena cominada alternativa, deteno de um ms a um ano, ou multa. A ao penal pblica condicionada a representao. Trata-se de direito disponvel e, como tal, o incio da ao penal depende de provocao do ofendido. Se o titular do segredo for menor de dezoito anos ou interdito, o direito de representar deve ser exercido por seu representante legal. Conforme a NBR 6023:2000 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), este texto cientfico publicado em peridico eletrnico deve ser citado da seguinte forma: FERNANDES, Cleider Rodrigues. Art. 154 do CP - Violao de Segredo Profissional. Clubjus, Braslia-DF: 05 jul. 2008. Disponvel em: <http://www.clubjus.com.br/?artigos&ver=1139.19563>. Acesso em: 10 dez. 2009.

Potrebbero piacerti anche