Sei sulla pagina 1di 17

JOAQUIM NORBERTO E SUA CONTRIBUIO EDIO DE TEXTOS E CRTICA LITERRIA Roberto Aczelo de Souza

RESUMO Na obra vasta e diversificada de Joaquim Norberto ocupa lugar de destaque a edio de textos. A crtica literria, por sua vez, aparece como atividade em geral derivada daquela, bem como em posio de menos relevo no conjunto de sua produo. Como crtico, segue principalmente uma orientao biogrfica, muitas vezes enfeitando com lances dignos de folhetins sentimentais a reconstituio das vidas dos escritores estudados. PALAVRAS-CHAVE: Brasil. Crtica literria romntica. Edies de textos romnticas.

1. Joaquim Norberto (1820-1891) foi um trabalhador intelectual ecltico e prolfico. Produziu poesia, prosa de fico, peas dramticas, ensaios histricos, ensaios literrios, nem sempre havendo limites muito claros entre os gneros das produes que nos legou. Nosso propsito aqui analisar duas vertentes de suas atividades no campo dos estudos literrios ou, mais exatamente, histrico-literrios , a organizao em livro das composies de poetas brasileiros dos sculos XVIII e XIX e a crtica literria, entendida esta ltima no sentido de estudo analtico e apreciativo de autores e obras literrias especficas. 2. Entre os muitos e variados empreendimentos do escritor fluminense que nos ocupa, figura com destaque especial a organizao de obras poticas em livros, atividade de que foi um dos pioneiros entre ns, cabendo-lhe o mrito de haver criado certo tipo de edio erudita no Brasil (CANDIDO, 1971 [1959], v. 2, p. 391). Assim, devemos a ele edies de Gonzaga (Marlia de Dirceu, 1862), Silva Alvarenga (Obras poticas, 1864), Alvarenga Peixoto (Obras poticas; 1865), Gonalves Dias (Poesias, 1870), lvares de Azevedo (Obras, 1873), Laurindo Rabelo (Obras poticas, 1876) e Casimiro de Abreu

Agradeo a Jos Amrico Miranda, por sua informao sobre as diferenas entre as duas verses do estudo de Joaquim Norberto acerca de Casimiro de Abreu, bem como sobre as edies norbertianas das obras de Gonzaga e de Silva Alvarenga; a Maria Conceio Monteiro, pelas sugestes decorrentes de sua leitura da primeira verso deste trabalho; a Maria Eunice Moreira, pela indicao do ensaio de Joaquim Norberto sobre frei Manuel Joaquim da Me dos Homens; e a Valdei Lopes de Arajo, pelo generoso repasse de dados importantes levantados por suas pesquisas na Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. Professor titular de literatura brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

(Obras completas, 1877), srie que constituiu a Braslia Biblioteca dos Melhores Autores Nacionais Antigos e Modernos, 1 que dirigiu para a editora Garnier (VERSSIMO apud GAMA, 1903, p. 1). 2 Nesses trabalhos, atuou como um prtico, pouco interessado em explicitar e discutir os fundamentos conceituais com que operava. Com efeito, no obstante tratar-se de metodologia sua contempornea, fixada que foi nos anos de 1840, no h qualquer sinal de que tenha conhecido a sistematizao da atividade filolgica orientada para o estabelecimento de textos em bases cientficas, devida sobretudo a Karl Lachmann (1793-1851) e mais tarde designada pelos termos ecdtica ou crtica textual, caracterizada pela sequncia das operaes que se tornaram clssicas: recenso, estemtica, emendas, edio (SPINA, 1994 [1977], p. 66-69). Seu empirismo, no entanto, no lhe tira o merecimento, e pode-se dizer que o empenho de rigor transformou as edies por ele assinadas no que de melhor o sculo XIX produziu entre ns nessa modalidade. Para se ter uma ideia do aspecto geral dos textos que organizou, analisemos seu primeiro exerccio no gnero, a edio de Marlia de Dirceu, publicada em 1862, em dois volumes. O primeiro volume se apresenta subdividido em trs grandes partes: Introduo, Peas justificativas e Dirceu de Marlia. A Introduo, por sua vez, se subdivide nas seguintes sees: I Advertncia sobre a presente edio; II Reflexo sobre as diversas edies; III Juzo crtico dos escritores nacionais e estrangeiros; IV Notcia sobre Toms Antnio Gonzaga e suas obras; V Notas. Ora, ainda que no se trate de uma edio crtica, no rigor da expresso, conceito alis de que Norberto no tinha notcia, cremos que os especialistas devem reconhecer nos

1 Em algumas edies, o nome da srie se apresenta na seguinte variante: Braslia Biblioteca Nacional dos Melhores Autores Antigos e Modernos Publicada sob os Auspcios de S. M. I. o Sr. D. Pedro II. 2 Segundo informa Antonio Candido, alm das edies referidas, Norberto havia reunido materiais e elementos visando a editar ainda as obras de Cludio Manuel da Costa e Baslio da Gama, aproveitados depois de sua morte respectivamente por Jos Verssimo e Joo Ribeiro nos volumes que organizaram dedicados produo daqueles autores, publicados em 1903, tambm pela editora Garnier (CANDIDO, 1971 [1959], v. 2, p. 391). O primeiro registra para Norberto o crdito e os mritos da pesquisa (VERSSIMO apud GAMA, 1903, p. 1); o segundo, porm, apenas o menciona de passagem por duas vezes, numa delas qualificando-o como o mais bem informado e consciencioso dos seus [de Cludio] bigrafos, para logo em seguida apontar-lhe um erro de data (RIBEIRO apud COSTA, 1903, v. 1, p. 20). Conforme Otto Maria Carpeaux, Norberto teria ainda organizado a edio de 1861 dos poemas de Jos Bonifcio (Poesias de Amrico Elsio) (CARPEAUX, [1949], p. 84), embora no se encontre no prprio volume indicao do responsvel pelo estabelecimento do texto. provvel que o bibligrafo tenha deduzido o fato da circunstncia de Afrnio Peixoto e Constncio Alves terem atribudo a Norberto a autoria de um Esboo biogrfico do autor que figura como apndice na edio referida. Ver a propsito nota 9.

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

12

materiais assim ordenados todos os elementos bsicos para a sua preparao. 3 Quanto ao que chama Peas justificativas que numa boa edio de hoje constituiria o que tecnicamente designamos pelo termo apndice , trata-se da transcrio de documentos histricos, dispostos na seguinte ordem: I Certido de idade do Dr. Toms Antnio Gonzaga; II Termo de inquirio dos contraentes Dr. Toms Antnio Gonzaga e Dona Juliana de Sousa Mascarenhas; III Auto de perguntas feitas ao desembargador Toms Antnio Gonzaga; IV Defesa do procurador dos rus Jos de Oliveira Fagundes; V Sentena da alada conferida contra os rus. Finalmente, o terceiro e ltimo bloco do primeiro volume Dirceu de Marlia , introduzido por texto intitulado Sobre as presentes liras e dividido em dois segmentos I Amores e II Saudades , merece comentrio parte, por certos elementos que lhe conferem singularidade. Logo na Advertncia sobre a presente edio o organizador se explica sobre a incluso desse material:
Vai a presente edio acompanhada do Dirceu de Marlia, cujas liras foram escritas em resposta s suas [de Gonzaga] na inteno de inteirar o poema lrico de to puros amores e to amargas saudades sentidas em lgubres masmorras, e que, pela aceitao que mereceram dos amadores, tinham-se tornado raras, pois esgotara-se h muito a grande edio que delas se fez (SILVA apud GONZAGA, 1862, v. 1, p. 4).

Mais adiante no volume, j na pgina de abertura do segmento em questo, se l, abaixo do ttulo Dirceu de Marlia: liras atribudas a Dona Maria Joaquina Doroteia de Seixas. 4 Em seguida, no texto introdutrio ao referido segmento Sobre as presentes liras , refora a aura criada em torno dos supostos poemas de Marlia dirigidos a Dirceu, retomando a explicao que iniciara na Advertncia sobre a presente edio. Informa ento tratar-se de composies que, apcrifas ou originais (SILVA apud GONZAGA, 1862, v. 1, p. 183), Parece que foram escritas em Vila Rica e enviadas pela maior parte ao Rio de Janeiro [...] (SILVA apud GONZAGA, 1862, v. 1, p. 183). Prosseguindo, refere-se edio anterior dessa intrigante coletnea, citando um trecho

De que suas edies no preenchem os requisitos do que se entende hoje por edio crtica constitui uma evidncia a absteno de nelas registrar as variantes, j que delega ao leitor-consulente esse trabalho. Vejase a propsito o que afirma numa delas: Pus todo o empenho para que a presente edio fosse no s mais completa, como melhor disposta, o que conseguir ver quem a cotejar com as precedentes (SILVA apud RABELO, 1876, p. 10). 4 SIC, certamente por engano, em vez de Maria Doroteia Joaquina, como consta em todas as demais ocorrncias desse nome na obra.
3

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

13

que, numa peripcia algo folhetinesca, levanta a hiptese de que seja ele prprio o autor verdadeiro das liras atribudas a Maria Doroteia Joaquina / Marlia:
Fria e silenciosamente recebida da imprensa poltica e mercantil [quando de sua primeira edio, em 1845], apenas mereceu o Dirceu de Marlia as seguintes frases animadoras da imprensa literria pelo seu rgo de ento [o peridico Nova Minerva, dirigido por Santiago Nunes Ribeiro]: [...] acaba de sair de nossos prelos um interessante opsculo o Dirceu de Marlia, coleo de liras atribudas senhora Maria Doroteia Joaquina de Seixas [...]. O Sr. J. Norberto de S. S. que se apresenta como editor [...] no o d como de sua produo, mas tambm no o nega; deixa uma dvida... e dessa dvida nasce o desejo de leitura... e da leitura a iluso... as liras so da celebrada amante de Gonzaga!... O poeta [Joaquim Norberto] identificou-se com os seus amores, padeceu suas saudades, para poder exprimir-se como exprimir-se-ia ela mesmo, se ela mesmo escrevesse essas liras. [...] Comparando-se, porm, as produes do autor [Joaquim Norberto] com a recente publicao, fora confessar que muito estudo fez para reproduzi-la [...] (SILVA apud GONZAGA, 1862, v. 1, p. 185-186).

E o organizador conclui, aps fechar a longa citao sem qualquer outro comentrio, numa evidente manobra no sentido de deixar no ar a questo da autoria do opsculo: A presente edio vai mais correta, que houve todo o esmero que no se repetissem os erros que afeiam a primeira (SILVA apud GONZAGA, 1862, v. 1, p. 189). de perguntar-se o que pretendia Norberto com tamanho enredo. Parece que com o mencionado opsculo de 1845 sua inteno era aderir, embora bem tardiamente, onda pr-romntica das fraudes literrias ou da ficcionalizao da autoria, procedimento este propriamente romntico, e que tanto prosperou no romance da poca , segundo os precedentes clebres de James Macpherson (1736-1796) e Thomas Chaterton (1752-1770), autores verdadeiros das obras que publicaram como se fossem respectivamente de Ossian, o bardo cltico antigo, e de Thomas Rowley, o monge medieval, isso na dcada de 60 do sculo XVIII. 5 Mas e com a incluso do opsculo em causa na cuidadosa edio da poesia de Toms Antnio Gonzaga que publica em 1862: que propsitos o motivariam ento?
5 Se se trata de fraude literria ou ficcionalizao da autoria ou, quem sabe, de simples jogo, brincadeira , decida o prprio leitor, vista do pargrafo inicial do texto de apresentao do Dirceu de Marlia, assinado por Norberto: No serei eu que afirmarei ou negarei a autenticidade da presente coleo de Liras extradas de uma cpia que se me afirma ter sido tirada de manuscritos autnticos, cuja ortografia no pude conservar que no mo permitiu a brevidade do tempo que tinha a dispor (Silva, in DIRCEU de Marlia, 1845, p. 6). A hiptese de fraude, contudo, parece improvvel; alm disso, se confirmada, o crime teria sido imperfeito, porque, no mesmo ano em que sai a sua edio de Marlia de Dirceu (1862), o autor publica o livro Brasileiras clebres, em cuja parte dedicada a Maria Doroteia Joaquina de Seixas (captulo V, Poesia e amor) no h nenhuma referncia aos seus talentos poticos, diferentemente do que acontece com a outra brasileira clebre tratada no mesmo captulo Brbara Heliodora Guilhermina da Silveira , cuja produo potica objeto de referncia.

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

14

Alm do evidente ressentimento contido na queixa de que as tais liras teriam sido fria e silenciosamente recebida[s] da imprensa mercantil (SILVA apud GONZAGA, 1862, v. 1, p. 185) ao contrrio, alis, do que ocorrera com as j referidas mistificaes de Macpherson e de Chaterton, que tiveram repercusso memorvel , parece que o objetivo era uma estranha insistncia no malogrado e ingnuo procedimento de dezessete anos antes. Independentemente, contudo, de especular sobre intenes, o fato que o aproveitamento do Dirceu de Marlia na edio em anlise constitui um capricho do organizador, na contramo de sua proposta de fidelidade textual e histrica, capricho de resto injustificvel tendo em vista o que ele prprio afirma de modo categrico: Segui em tudo e por tudo a verdade histrica; ningum dir que romantizei estrangeira (SILVA apud GONZAGA, 1862, v. 1, p. 113). No entanto, no obstante essa fantasia arbitrria que vai de contrabando numa obra orientada por rigor historiogrfico, o que prevalece mesmo nessa edio do Marlia de Dirceu so os cuidados tcnicos mobilizados tanto para o estabelecimento do texto quanto para sua explicao. Da a presena de uma Introduo substanciosa, em que se encontram uma justificativa para a nova edio, um balano das edies anteriores, uma boa amostra da fortuna crtica, uma biografia sinttica do autor estendida em anlise crtica de sua obra, um apndice composto por documentos histricos, uma notcia sobre tradues dos poemas e incluses deles em antologias, alm de uma longa seo de notas, que o organizador arremata com nimo polmico:
Nestas notas, to numerosas, no tive em vista ostentar erudio. Apartando-me tantas vezes do caminho trilhado pelos bigrafos de Gonzaga, fui guiado por outras luzes, e vi-me como que na necessidade de basear as minhas asseres nos documentos que possuo ou consultei. [...] Resta agora que o meu trabalho seja aproveitado por muitos que no se dignam de citar as fontes em que bebem (SILVA apud GONZAGA, 1862, v. 1, p. 133).

Essa edio de Marlia de Dirceu, entretanto, seria, como dissemos, apenas a primeira experincia de Norberto nessa modalidade de trabalho intelectual, cuja possvel continuidade ele j ento anunciava, com aquele sentimento de misso cvica to caracterstico dos nossos primeiros romnticos:
Outros poetas e prosadores, no menos populares e estimados, esto pedindo a impresso de suas obras em coleo, pois que por a andam dispersas e algumas ainda inditas, e portanto desconhecidas, com quebra de sua glria que deixa de refletir sobre a nossa ptria.

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

15

O pblico decidir se devo parar ou continuar em to nobre empresa que, a no me enganar, tenho que ser de grande proveito para o pas e para as letras ptrias (SILVA apud GONZAGA, 1862, v. 1, p. 6).

Conquanto tenha sido uma primeira experincia, o fato que a j se encontra fixado o modelo que o autor seguiria nos demais livros que organizou, ao longo dos quinze anos seguintes de sua carreira. que, na verdade, todos apresentam estruturao muito semelhante, com a ressalva de que em nenhuma das empreitadas posteriores ele se permitiria extravagncias como aquela constituda pela insero do Dirceu de Marlia no corpo da obra de Gonzaga. Quanto ao veredicto do pblico, que, na tirada retrica contida no trecho citado, ele se prope de bom grado acatar, sabemos que lhe foi amplamente favorvel. Comprova-o a circunstncia de que, alm de ter editado seis obras posteriormente de Gonzaga, a maioria delas teve diversas reedies. 6 No obstante tais evidncias de receptividade e xito, e talvez porque tenha sido pstuma a maior parte das reedies (onze, num total de dezoito), s vsperas de encerrar o ciclo de suas edies quando publica a de Laurindo Rabelo, datada de 1876, a que seguiria apenas a de Casimiro de Abreu, no ano seguinte , faz um balano amargurado e ressentido de seus esforos:
Publicados com longos intervalos mal chegam os volumes da Braslia a realizar o nmero que prometi para complemento de to patritica coleo. No minha culpa seno do pblico, que mal correspondeu os sacrifcios feitos pelo coletor e seu editor, pois h muito que os autores prometidos aguardam a ver de entrar para o prelo e de ocupar o seu lugar de honra em uma publicao que em qualquer pas seria protegida como um monumento de glria nacional pelo governo menos inspirado de amor da ptria. 7 Di-me a lembrana de que
Curioso que, dos sete poetas que editou, os romnticos suscitaram maior nmero de novas edies, o que pode ser um sinal da inclinao do gosto do pblico pelo romantismo, no perodo que compreende a segunda metade do sculo XIX e as duas primeiras dcadas do sculo XX. Assim, registram-se duas edies norbertianas de Gonzaga (1862 e 1884), duas de Silva Alvarenga [uma de 1862 e outra sem data], uma de Alvarenga Peixoto (1865), oito de Gonalves Dias (1870, 1877, 1891, 1896, 1904, 1910, 1919 e 1926), cinco de Casimiro de Abreu (1877, 1883, 1892, 1909, 1920), quatro de lvares de Azevedo (1873, 1884, 1897, 1900) e duas de Laurindo Rabelo (1876, 1900), nmeros que por sua vez podem tambm ser indcio da popularidade maior ou menor dos poetas romnticos. Quanto circunstncia de haver somente duas edies norbertianas de Marlia de Dirceu, no obstante o reconhecido carter popular alcanado pela obra, isso s pode dever-se exatamente superoferta de edies: [...] entre 1792 e 1930, nada menos que quarenta e sete [...] e, desde ento, pelo menos outras cinco [...] (PACH, 2001, p. XVIII). 7 Chama a ateno, por inusitada, a veemncia dessa crtica ao governo, por parte de um intelectual que, segundo a regra no tempo entre ns, costumava manter boas relaes com o poder constitudo, s vezes at assumindo atitudes tangentes subservincia. provvel que a passagem reflita alguma questo poltica circunstancial, faltando-nos elementos para reconstitu-la. Ficamos tambm na dvida sobre o alcance que se deve atribuir palavra governo empregada no texto. Inclinamo-nos, contudo, a acreditar que ter sido antes referncia ao gabinete ento no poder, e no figura do imperador, amplamente cultuada pelos intelectuais do Instituto Histrico e Geogrfico cujas sesses, de resto, prestigiava constantemente com
6

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

16

envelheci ajuntando como avaro estas preciosidades e que em breve o sopro que me apagar a existncia dispersar tambm tantas pginas reunidas com suado trabalho com o qual despendi tempo e dinheiro, que nem sempre tive minha disposio. Assim Baslio da Gama, Santa Rita Duro, Antnio Jos, Cludio Manuel da Costa, Marqus de Paranagu, Marqus de Marica, Natividade Saldanha, Lucas Jos de Alvarenga, Jos Bonifcio, Lopes Gama, o Carapuceiro, D Beatriz e tantos outros a ficam no p do esquecimento, depois de tanta pesquisa sobre suas obras e ainda sobre suas biografias, graas indiferena da ptria (SILVA apud GONZAGA, 1876, p. 7-8).

3. Consideremos agora seus trabalhos no mbito da crtica literria, tomada esta expresso, segundo j antecipamos, como designao para estudos analticos e apreciativos de autores e obras literrias especficas. A parte mais extensa e representativa dos seus escritos nessa modalidade compe-se de certas matrias que publicou na Revista trimensal do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro Bento Teixeira Pinto (1850); Notcia sobre o autor [frei Manuel Joaquim da Me dos Homens] e sua obra (1856), Casimiro de Abreu (1870); Notcia sobre Antnio Gonalves Teixeira e Sousa e suas obras (1876); O Dr. Laurindo Jos da Silva Rabelo (1879); Discurso por ocasio da morte de Joaquim Manuel de Macedo (1882), Alocuo do presidente [lida na sesso solene comemorativa do centenrio de Cludio Manuel da Costa] (1890); Notas biogrficas [sobre Cludio Manuel da Costa] (1890) , bem como dos longos ensaios que fez constar das edies de poetas por ele preparadas, sempre com o ttulo Notcia sobre o autor e suas obras. 8 Alm disso, legou-nos um Esboo biogrfico de Jos Bonifcio, 9 algumas biografias resumidas de mulheres que se dedicaram s letras 10 e a apresentao
sua presena , de que Norberto era membro desde 1841. Alis, refora essa suposio o fato de que, em alguns volumes da mencionada srie Braslia Biblioteca dos Melhores Autores Nacionais Antigos e Modernos alm dos dedicados a Alvarenga Peixoto (1865) e a lvares de Azevedo (1873), o consagrado a Laurindo Rabelo (1876), onde justamente se encontra a crtica ao governo ora comentada , seu longo ttulo recebe o seguinte adendo: Publicada sob os Auspcios de S. M. I. o Sr. D. Pedro II. 8 Apenas a edio de Gonalves Dias no conta com texto crtico-biogrfico de sua prpria autoria, uma vez que nela preferiu aproveitar o ensaio de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro j publicado em edio anterior da obra do poeta organizada por Jaci Monteiro, datada de 1870, portanto curiosamente aparecida no mesmo ano da edio Garnier organizada por Joaquim Norberto. 9 O texto figura como apndice da edio de 1861 da obra potica do autor (Poesias de Amrico Elsio). Embora no tenha autoria identificada no prprio volume, parece mesmo tratar-se de trabalho de Norberto, pela concepo geral e estilo, o que encontramos referendado por duas fontes: PEIXOTO; ALVES, 1920, p. 35-36; CASTELLO, 1964, p. 89. 10 Tais biografias, na sua grande maioria, integram o livro Brasileiras clebres (1862), onde dedica sees s seguintes escritoras: Rita Joana de Sousa (1696-1718), ngela do Amaral Rangel (nascida em 1726), Grcia Ermelinda da Cunha Matos (circa 1820-1838), Delfina Benigna da Cunha (1791-1857) e Brbara Heliodora Guilhermina da Silveira (morta circa 1819). Um desses estudos, porm o dedicado a Beatriz

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

17

de um pequeno volume de poemas. 11 Assinale-se, por fim, que, entre os dois conjuntos principais antes referidos, h sobreposio parcial, uma vez que o ensaio sobre Casimiro de Abreu sai primeiro na Revista (1870), sendo depois, com pequenas alteraes, mas enriquecido com inmeras notas, republicado nas Obras completas (1877), ao passo que o estudo sobre Laurindo Rabelo descreveu o percurso inverso, estampado que foi inicialmente nas Obras poticas (1876), para depois figurar, tambm com ligeiras modificaes, no peridico do Instituto Histrico e Geogrfico (1879). Alguns desses ensaios revelam escasso ou nulo teor propriamente crtico, caso daqueles dedicados respectivamente a Jos Bonifcio, a M. Gaspar de Almeida Azambuja e a Joaquim Manuel de Macedo, bem como dos que consagrou s brasileiras clebres pelos dotes literrios. O primeiro se concentra exclusivamente na biografia do autor, em nenhum momento entrando em consideraes sobre sua obra; o segundo, por sua vez, no passa de texto ritualstico e protocolar, destinado apresentao de um estreante e seguindo a praxe polida de dar realce juventude do poeta, o que enseja tanto acentuar suas potencialidades quanto desculpar suas inconsistncias; e o terceiro, finalmente, no seno um elogio fnebre conformado ao modelo retrico do gnero. Quanto ao conjunto formado pelas snteses biogrficas de mulheres literatas, ainda que muito ligeiramente faa comentrios de valor sobre suas obras, na verdade integra seu esforo por assim dizer protofeminista de [...] apresenta[r] em relevo as [...] patrcias merecedoras das pginas da histria (SILVA, 1997 [1862], p. 3). 12 O estudo sobre Bento Teixeira, por seu turno, se divide entre consideraes biogrficas reduzidas a muito pouco, considerando a quase completa indisponibilidade
Francisca de Assis Brando (1779-1868) , foi publicado parte na Revista do Instituto Histrico, em 1892, pouco mais de um ano aps a morte do autor, trazendo como subttulo: Mais algumas pginas para as Brasileiras clebres, lidas na sesso de 23 de outubro de 1868. 11 As saudades (1862), livro de estreia do obscuro poeta M. Gaspar de Almeida Azambuja. 12 Alm do mencionado volume Brasileiras clebres, com que se disps corresponder a exortao de Janurio da Cunha Barbosa Pede a justia [...] que tiremos luz aes gloriosas, que levem ao conhecimento do mundo as senhoras que as praticaram. Elas devem ocupar o mesmo distinto lugar que ocupavam os vares afamados por letras, armas e virtudes. (BARBOSA apud SILVA, 1997 [1862], p. 2) , testemunha ainda a favor de suas atitudes protofeministas o fato de, na sesso de 25 de outubro de 1850, ter apresentado proposta, subscrita tambm pelos scios Joo Jos de Sousa Silva Rio e Lus Antnio de Castro, no sentido de que o Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro [...] honre o talento e o mrito das senhoras brasileiras na pessoa da Ilm Sr Dona Beatriz Francisca de Assis Brando, admitindo-a na classe de seus membros honorrios, para incentivo e estmulo s nossas patrcias receosas de se darem cultura das letras e afrontar os preconceitos da nossa velha educao publicando as produes de seu esprito (SILVA, 1850a, p. 520). Encaminhada para anlise por comisso integrada por Joaquim Manuel de Macedo e Gonalves Dias, a proposta seria rejeitada, conforme parecer aprovado na sesso de 5 de dezembro do mesmo ano, embora com a sugesto diplomtica de que [...] a distinta poetisa fosse recebida como ornamento de sociedade literria, cujos fins no estivessem limitados histria e geografia (SILVA, 1850a, p. 530-531); e como [...] houvesse no Instituto a ideia de criao de uma Academia Brasileira, [deveria] o Instituto sobresta[r] em qualquer juzo a respeito d[a] questo, [esperando] pela instalao da Academia Brasileira para a ela remeter a proposta oferecida (SILVA, 1850a, p. 531).

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

18

de dados a respeito da vida do escritor , exposio de controvrsia sobre atribuio de autoria e breves juzos crticos, sendo que suas concluses factuais estavam quase todas fadadas a retificao por investigaes historiogrficas futuras. 13 O ensaio sobre frei Manuel Joaquim da Me dos Homens, a exemplo do anterior, tambm alega falta de fontes de informao para justificar o modo sumrio como trata a biografia do autor, lacuna que compensa com minuciosa descrio do contedo da obra, entremeada por observaes crticas sobre sua concepo geral, seu grau de preciso historiogrfica, sua linguagem e seu estilo. Quanto aos textos que dedicou a Cludio Manuel da Costa, so ambos amplamente dominados por informaes biogrficas, em tom de celebrao patritica e com nfase no episdio de sua participao na inconfidncia mineira. Nos dois, no entanto, tangencia aqui e ali a crtica propriamente dita, sendo particularmente interessante um trecho em que, analisando o autor, afasta-se momentaneamente da concepo romntica de poesia como expresso psicolgica espontnea e sincera, embora compreensivelmente no chegue a aprofundar a ideia. Vejamos a passagem:
Havia nele dois gnios ou dois temperamentos, um jovial e outro melanclico, que se transformavam mutuamente. Era um dualismo singular, de cuja existncia do testemunho as suas palavras e escritos. A to aplaudida qualificao de Buffon de que o estilo o homem tem nele completa negao. No meio dos amigos tornava-se divertido; tinha o riso da jovialidade nas faces macilentas, sendo a sua conversao repleta de sainetes, cheia de remoques, degenerando as mais das vezes em epigramas e stiras. A ss consigo j no era o mesmo indivduo. Embebia-se na mais profunda tristeza e, escrevendo, o estilo revestia-se das mais melanclicas cores, tornandose de um sentimentalismo to lgubre que no deixa de impressionar os que o leem (SILVA, 1890a, p. 17).

H enfim o grupo de ensaios mais caracterstico de seu processo crtico-analtico, constitudo pelos estudos sobre Gonzaga (1862), Silva Alvarenga (1864), Alvarenga Peixoto (1865), Casimiro de Abreu (1870), lvares de Azevedo (1873), Teixeira e Sousa (1876) e Laurindo Rabelo (1876). Pode-se dizer que nesses ensaios chegou a cristalizar uma frmula, j que em todos eles reserva um longo segmento inicial composio de uma sntese biogrfica, para em seguida, em trecho final bem menos extenso, concentrar13

Seu nome de fato era Bento Teixeira, e no Bento Teixeira Pinto; seu local de nascimento, Portugal, e no Pernambuco; e seu esplio literrio se restringia ao poema Prosopopeia, uma vez que duas outras obras a ele atribudas Relao do naufrgio e Dilogo das grandezas do Brasil tinham na verdade por autores respectivamente o piloto Afonso Lus [com reviso de Antnio de Crasto] e Ambrsio Fernandes Brando.

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

19

se em observaes crticas, numa ntida adeso ao pressuposto romntico da justaposio entre vida e obra. As biografias que precedem anlise textual e ao juzo crtico, reforando a pertinncia da observao que fizemos, segundo a qual os ensaios do grupo em apreo cristalizam um modelo, so por sua vez tambm bastante homogneas na sua concepo: em todas o biografado aparece como uma espcie de reserva moral da nacionalidade, envolto na aura de certo herosmo burgus e moderno, fundado na decncia, no trabalho e no cultivo dos bons sentimentos, como o varo de que fala o otimismo iluminista de Gonzaga:
O ser heri, Marlia, no consiste Em queimar os imprios: move a guerra, Espalha o sangue humano, E despovoa a terra Tambm o mau tirano: Consiste o ser heri em viver justo: E tanto pode ser heri o pobre, Como o maior Augusto. Eu que sou heri, Marlia bela, Seguindo da virtude a honrosa estrada [...]. (SILVA apud GONZAGA, 1862, p. 103-104). 14

E por essa honrosa estrada da virtude naturalmente no se passa em brancas nuvens: 15 trata-se sempre de um caminho de provaes e sofrimentos, o que determina a assimilao pelo relato biogrfico de nfase sentimental e peripcia sensacionalista, recursos que por sinal degeneram com frequncia em verdadeiro humor involuntrio, na linha dos mais rasgados folhetins, gnero alis cultivado por Norberto. Vejam-se, a propsito, as seguintes passagens, entre tantas outras que podem servir de exemplo:

No caso de Alvarenga Peixoto, o bigrafo no deixa de assinalar o comportamento indigno que teria tido o poeta nos interrogatrios a que foi submetido por sua participao na inconfidncia mineira: Esquecido dos deveres que consagra a religio da amizade, Alvarenga Peixoto delatou os seus mais ntimos amigos, narrando com pueril minuciosidade as menores ocorrncias [...] (SILVA apud PEIXOTO, 1865, p. 50). No entanto, logo lhe justifica as fraquezas, chegando mesmo a revert-las em sacrifcio heroica, feito em nome do ideal burgus de aconchego familiar, que considera virtude cvica fundamental: Para descer a tanta abjeo que de torturas no sofreu o pobre poeta! S a considerao, s a esperana de poder voltar ao lar domstico o levariam a se rastejar como verme desprezvel pelo lodo do servilismo para chegar aos joelhos do vice-rei (SILVA apud PEIXOTO, p. 52). 15 A expresso remete ao clebre poema Iluses da vida, que sintetiza a ideia romntica do sofrimento como o sal da existncia: Quem passou pela vida em branca nuvem, / E em plcido repouso adormeceu; / Quem no sentiu o frio da desgraa, / Quem passou pela vida e no sofreu; / Foi espectro de homem, no foi homem, / S passou pela vida, no viveu (RAMOS, 1965, p. 122). O poema talvez seja a fonte da expresso que se tornou corrente no Brasil, tendo alcanado popularidade que alis no se estende a seu autor, Francisco Otaviano (1825-1889), esquecido companheiro de gerao de Joaquim Norberto.
14

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

20

Atormentava-o [a Alvarenga Peixoto] uma lembrana sinistra, que se erguia ante ele como um fantasma envolto em ensanguentadas roupas, trazendo na destra a lmina de Cato e Bruto. Ah! Era o suicdio! S ele poderia pr fim a esse sonho, a esse enredo, a essa quimera, que se chama vida, que passa por verdade e que no mais do que uma iluso, uma mentira [...]. Mas seus filhos, mas sua esposa lhe apareciam atravs dos vus vaporosos do delrio, e um suspiro dissipava a sinistra viso (SILVA apud PEIXOTO, 1865, p. 56). E que atribulada no foi ento a sua vida [de Teixeira e Sousa]! Dia por dia os contou ele por dores e desgostos. Morrera seu pai, deixando-lhe por derradeiro consolo a religio, em cujos princpios o educara, e seus salutares conselhos, filhos da experincia adquirida no meio de tantos desenganos. A me, que o amamentara em seus seios com seu prprio sangue, e que no seu corao concentrara todo o seu amor, fanou-se na primavera da sua existncia. Ficou Antnio s neste mundo, como a palmeira do deserto abandonada ao sopro da tempestade (SILVA, 1876, p. 202-203). Assim corriam os seus primeiros anos [de Laurindo Rabelo], quando veio a desgraa com o seu semblante austero e a sua mo mirrada bater-lhe porta do triste albergue. Ah! j no bastava que ali morasse a pobreza com todos os seus andrajos e misrias, tragando o po negro por todo o seu sustento. Esse mesmo po lhe foi arrebatado, e a morte, dura e inexorvel, enlutou esses andrajosos da pobreza (SILVA, 1879, p. 81-82).

Quanto s observaes crticas, consistem elas em formulaes generalizantes e diretamente judicativas, porm em geral lastreadas na anlise de particularidades microtextuais. Um dos seus fundamentos parece encontrar-se em certa concepo de crtica literria usualmente prescrita nos compndios de retrica e potica em uso no Brasil da sua poca:
Crtica literria o juzo imparcial e esclarecido das obras dos escritores antigos e modernos. Exige retido de esprito, sentimento vivo e delicado das belezas e defeitos, grande honestidade e elevao de vistas, inteligncia profunda da verdade, e erudio slida e variada (PINHEIRO, [1872], p. 165, grifos nossos).

Com efeito, seus enunciados crticos so categricos tanto nos elogios das belezas quanto na condenao dos defeitos, como se pode observar nos seguintes exemplos:
A sua rima [de Laurindo Rabelo] rica e variada, mas no guarda simetria alguma no uso das agudas e graves, segundo a regra observada pelos italianos e seguida pelos nossos melhores poetas. So seus versos

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

21

harmoniosos, e raro encontrar algum mal medido ou cesurado. [...] so composies cheias de elegncia, de belezas e de harmonia, abundantes de imagens poticas e repassadas da mais doce e maviosa melancolia, que nada tem de fictcia (SILVA, 1879, p. 101).

Como poeta [Teixeira e Sousa] era melhor escritor do que como prosador; tinha, porm, o defeito de no saber sopear os seus voos, e perdia-se mais das vezes em divagaes. Deixou, contudo, composies de muito mrito [...] (SILVA, 1876, p. 214-215). No so mal esboados os caracteres, mas o enredo peca pelo amontoado de pequenos incidentes que enervam a ao principal. O dilogo a mais das vezes prolixo, e toca mesmo trivialidade. O estilo ressente-se da pressa da composio feita ao correr da pena [...] (SILVA, 1876, p. 216).

O outro fundamento de seus juzos de valor provm de duas concepes caras vertente do pensamento romntico que se tornou hegemnica no Brasil, as noes de que o mrito de uma composio literria se mede por sua fidelidade cor local ou por sua autenticidade emocional, donde afirmaes como as seguintes, que exemplificam respectivamente aplicaes, para fins de julgamento crtico, do primeiro e do segundo princpio mencionados:
[...] Gonzaga [...] seguiu a poesia pastoril, as cenas campestres, matou em suas composies o elemento nacional, e deu a sua Marlia de Dirceu feies inteiramente europeias. Os que o querem defender desse erro [...] advogam a sua causa com as palavras de um ilustre crtico, de que a ningum dado sair da esfera de seu sculo, como se em Incio Jos de Alvarenga Peixoto no tivesse ele mesmo um exemplo do contrrio, pois as suas poesias tm um certo cunho de nacionalidade, e lidas pelo autor nas palestras de Vila Rica excitavam o entusiasmo pelas cousas da ptria e lhe lucravam louvores e aplausos. E Baslio da Gama com o seu Uraguai, e Santa Rita Duro com o seu Caramuru, e Silva Alvarenga com a sua Glaura, no se mostraram dignos poetas americanos, inspirados pela natureza bela, luxuriante e um tanto bravia de nossa cara ptria? (SILVA, apud GONZAGA, 1862, p. 89-90). Conhece-se a facilidade que tem [lvares de Azevedo] em escrever e que a sua pena mal pode seguir a impetuosa torrente das palavras que lhe dita o pensamento. Quando porm a afetao lhe retm a inspirao natural e lhe empola o estilo e lhe encarece a dico, tirando toda pureza sua linguagem, tudo se transforma e s resta o autor artificial, com toda a sua ostensiva erudio, defeito que seria desculpvel na sua idade se isso mesmo no fora ridculo (SILVA apud AZEVEDO, 1873, v. 1, p. 69).

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

22

Observe-se, finalmente, que esse pressuposto da autenticidade emocional, alm de erigir-se em critrio de valor, permiti-lhe ainda uma leitura dos poemas como documentos autobiogrficos, a ponto de cit-los para abonar a reconstituio de detalhes da vida real dos autores. Assim, afirma a respeito de lvares de Azevedo:
Tinha sua disposio os melhores livros que seu pai lhe remetia do Rio de Janeiro a seu pedido, satisfazendo a sede de leitura que o devorava [...]; a cabeceira de seu leito podia conhecer-se, como a de Alexandre, pelos poemas de Homero, Dante, Shakespeare, Byron, Musset e Heine: eram os seus poetas de predileo sem excetuar a Bblia (SILVA apud AZEVEDO, 1873, v. 1, p. 38).

E como prova cita em nota um trecho de Ideias ntimas: Junto do leito meus poetas dormem, / O Dante, a Bblia, Shakespeare e Byron / Na mesa confundidos. 4. A concluso que se impe ao trmino dessa descrio dos trabalhos de Joaquim Norberto nos campos da edio de textos e da crtica literria o reconhecimento de sua incontestvel importncia, decorrncia da conscincia tcnica com que usualmente se conduzia em suas pesquisas. Assim, no obstante restries que se possam fazer ao embasamento conceitual de sua produo nas reas em causa, inegvel que praticou a crtica como estudo analtico e minucioso, e no como resenha ligeira ou emisso de opinies impressionistas, e que concebeu a edio literria como interveno ordenadora e interpretativa, e no como mera republicao mecnica de materiais impressos ou manuscritos. 16 No caso da crtica, no entanto, deve-se assinalar tambm a sua obsolescncia, explicvel pelos rumos seguidos pelos estudos literrios no sculo XX, progressivamente informados pelos parmetros imanentistas propostos e difundidos pela teoria da literatura, to infensos, como se sabe, tanto aos julgamentos de gosto retrico-poticos
Alm dos procedimentos metdicos e sistemticos que adotou na prtica da crtica e da edio literrias, constitui sintoma de sua conscincia tcnica enquanto pesquisador de literatura a circunstncia de, numa poca em que o trabalho intelectual se assinalava por ecletismo e reduzido grau de especializao, haver proposto ao Instituto Histrico e Geogrfico, na sesso de 4 de maio de 1855, a criao de duas comisses de literatura brasileira, que se acrescentariam s dez j estatutariamente previstas [duas de histria e duas de geografia, e mais as de fundos, de estatutos e redao da revista, de reviso de manuscritos, de etnografia, de admisso de novos scios e de pesquisas de manuscritos]. Encaminhada para estudos comisso competente a de estatutos , a proposta acabou caindo no esquecimento, uma vez que no chegou a ser objeto de parecer e deliberao subsequente (Revista do Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil, 1855, p. 419-421).
16

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

23

quanto ao biografismo, ao espontanesmo emocional e idealizao nacionalista, repertrio de ideias com que Norberto operou suas anlises e formulou seus juzos de valor. Quanto aos seus esforos no sentido de organizar edies completas e confiveis, de lamentar-se que seu exemplo no tenha suscitado maior nmero de adeptos e continuadores entre ns. De fato, segundo amplo consenso, a literatura brasileira permanece muito pobre nesse aspecto, e mesmo escritores do porte de um Machado de Assis ainda esperam que suas obras sejam coligidas e recebam tratamento editorial altura de sua importncia. que, se s em dcadas recentes mal ou bem aprendemos a valorizar e preservar o patrimnio histrico arquitetnico do Pas, parece que permanecemos longe de estender o mesmo zelo aos nossos monumentos literrios.
ABSTRACT In Joaquim Norbertos broad and heterogeneous works the texts editions hold an outstanding position. Literary criticism, in its turn, appears as an activity derived from that one, as well as in a lower status in the whole of his production. As a critic, he follows mainly a biographic orientation, frequently trimming the reconstitution of the studied writers lives with episodes worthy of sentimental feuilletons. KEYWORDS: Brazil. Romantic literary criticism. Romantic texts editions

Referncias ABREU, Casimiro J. M. Obras completas. Coligidas, anotadas, precedidas de um juzo crtico dos escritores nacionais e estrangeiros e de uma notcia sobre o autor e seus escritos por J. Norberto de Sousa S. 5. ed. ornada com o seu retrato mais correta e aumentada. Rio de Janeiro: B. L. Garnier; Paris: E. Belhatte; Porto: Ernesto Chardron; Braga: Eugnio Chardron; Lisboa: Carvalho & Cia., 1877. ALVARENGA, Manuel Incio da Silva (Alcino Palmireno). Obras poticas. Coligidas, anotadas e precedidas do juzo crtico dos escritores nacionais e estrangeiros e de uma notcia sobre o autor e suas obras e acompanhadas de documentos histricos por J. Norberto de Sousa S. Rio de Janeiro: B. L. Garnier; Paris: Garnier Irmos, 1864. 2 v. AZEVEDO, Manuel Antnio lvares de. Obras. Precedidas do juzo crtico dos escritores nacionais e estrangeiros e de uma notcia sobre o autor e suas obras por J. Norberto de S. S. 4 ed. inteiramente refundida e aumentada, ornada de retrato. Rio de Janeiro: B. L. Garnier; Paris: E. Belhatte, 1873. 3 v. BARRETO, Dalmo. Centenrio da morte de Joaquim Norberto de Souza Silva. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 152, n. 373, p. 937941, out./dez. 1991.

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

24

CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira; momentos decisivos. So Paulo: Martins, 1971 [1959]. v. 2. CARPEAUX, Otto Maria. Pequena bibliografia crtica da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ed. de Ouro, [1949]. ______. Captulo III: o pr-romantismo. In: ______. Histria da literatura ocidental. Rio de Janeiro: Edies O Cruzeiro, 1961. p. 1369-1522. v. 3. CASTELLO, Jos Aderaldo. (Org.). Jos Bonifcio, o velho; poesia. Rio de Janeiro: Agir, 1964. COSTA, Cludio Manuel da (Glauceste Satrnio). Obras poticas. Nova ed. contendo a reimpresso do que deixou indito ou anda esparso, e um estudo sobre a sua vida e obras por Joo Ribeiro, da Academia Brasileira. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1903. 2 v. DIAS, A[ntnio]. Gonalves. Poesias. 6. ed. Organizada e revista por J. Norberto de Sousa Silva e precedida de uma notcia sobre o autor e suas obras pelo cnego doutor Fernandes Pinheiro. Rio de Janeiro: B. L. Garnier; Paris: E. Belhatte, 1877. 2 v. DIRCEU de Marlia; liras atribudas Sr D M. J. D. de S. (natural de Vila Rica). Rio de Janeiro: Tipografia de J. E. S. Cabral, 1845. ______. Org. e apres. de Ilca Vieira de Oliveira. Montes Claros: Unimontes, 2001 [1845]. GAMA, Jos Baslio da. Obras poticas. Precedidas de uma biografia crtica e estudo literrio por Jos Verssimo. Rio de Janeiro; Paris: Garnier, [1903]. GONZAGA, Toms Antnio. Marlia de Dirceu; liras. Precedidas de uma notcia biogrfica e do juzo crtico dos autores estrangeiros e nacionais e das liras escritas em resposta s suas e acompanhadas de documentos histricos por J. Norberto de Sousa S.; ornada de uma estampa. Rio de Janeiro: B. L. Garnier; Paris: Garnier Irmos, 1862. 2 v. INSTITUTO HISTRICO E GEOGRFICO BRASILEIRO, Rio de Janeiro. Extrato das atas das sesses; 220 sesso de 25 de outubro de 1850. Revista trimensal de histria e geografia ou Jornal do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 13, p. 520-521, 4 trim. 1850. ______. Extrato das atas das sesses; 224 sesso de 5 de dezembro de 1850. Revista trimensal de histria e geografia ou Jornal do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 13, p. 529-531, 4 trim. 1850. ______. Extrato das atas das sesses; 1 sesso em 4 de maio de 1855. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil, Rio de Janeiro, v. 18, p. 419-421, 3 trim. 1855. MIRANDA, Jos Amrico. Origens do conceito de literatura brasileira: o papel de Joaquim Norberto de Sousa Silva e seu Bosquejo da histria da poesia brasileira. C. M. H. L. B. Caravelle, Toulouse: 70: 135-150, 1998.

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

25

______. A inveno da literatura brasileira. In: SILVA, Joaquim Norberto de Sousa. Captulos de histria da literatura brasileira; e outros estudos. Ed. e notas de Jos Amrico Miranda & Maria Ceclia Boechat. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2001. p. 5-24. MOREIRA, Maria Eunice. Um rato de arquivo: Joaquim Norberto de Sousa Silva e a histria da literatura brasileira. Caderno do Centro de Pesquisas Literrias da PUCRS, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 21-27, jun. 1995. ______. (Org). Falas diversas; quatro estudos sobre Joaquim Norberto. Porto Alegre: Centro de Pesquisas Literrias; PUC-RS, 2001. ______. Na rede do tempo; histria da literatura e fontes primrias: a contribuio de Joaquim Norberto. In: ZILBERMAN, Regina et al. As pedras e o arco; fontes primrias, teoria e histria da literatura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004. p. 119-198. PACHA, Srgio. Nota editorial. In: GONZAGA, Toms Antnio. Marlia de Dirceu. Texto estabelecido e anotado por Srgio Pacha. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2001. p. 15-20. PEIXOTO, Almir Cmara de Matos. Direo em crtica literria; Joaquim Norberto de Sousa Silva e seus crticos. Rio de Janeiro: Ministrio da Educao e Sade, 1951. PEIXOTO, Afrnio; ALVES, Constncio. Jos Bonifcio; o velho e o novo antologia brasileira. Paris; Lisboa: Aillaud e Bertrand; Porto: Chardron; Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1920. PEIXOTO, Incio Jos de Alvarenga. Obras poticas. Coligidas, anotadas, precedidas do juzo crtico dos escritores nacionais e estrangeiros e de uma notcia sobre o autor e suas obras com documentos histricos por J. Norberto de Sousa S. Rio de Janeiro: B. L. Garnier; Paris: Augusto Durand, 1865. PINHEIRO, J[oaquim] C[aetano] Fernandes, cnego dr. Postilas de retrica e potica; ditadas aos alunos do Imperial Colgio de Pedro II pelo respectivo professor. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, [1872]. RABELO, Laurindo Jos da Silva. Obras poticas. Coligidas, anotadas, precedidas do juzo crtico de escritores nacionais e de uma notcia sobre o autor e suas obras por J. Norberto de Sousa-Silva. Rio de Janeiro: B. L. Garnier; Paris: E. Belhate, 1876. RAMOS, Pricles Eugnio da Silva. Introd., sel. e notas. Poesia romntica; antologia. So Paulo: Melhoramentos, 1965. SILVA, Joaquim Norberto de Sousa. Bento Teixeira Pinto. Revista trimensal de histria e geografia ou Jornal do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 13, p. 274-278, 2 trim. 1850. ______. Notcia sobre o autor [Frei Manuel Joaquim da Me dos Homens] e sua obra. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil, Rio de Janeiro, v. 19, p. 475488, 1898 [1856].

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

26

______. Esboo biogrfico. In: SILVA, Jos Bonifcio de Andrada e. Poesias de Amrico Elsio. Rio de Janeiro: Eduardo & Henrique Laemmert, 1861. p. 187-202. ______. Apresentao. In: AZAMBUJA, M. Gaspar de Almeida. As saudades. Rio de Janeiro: Tipografia do Dirio do Rio de Janeiro, 1862. p. I-III. ______. Casimiro de Abreu. Revista trimensal do Instituto Histrico, Geogrfico e Etnogrfico do Brasil, Rio de Janeiro, v. 33, n. 40, p. 295-320, 2 trim. 1870. ______. Notcia sobre Antnio Gonalves Teixeira e Sousa e suas obras. Revista trimensal do Instituto Histrico-Geogrfico e Etnogrfico do Brasil, Rio de Janeiro, v. 39, n. 52, p. 197-216, 1876. ______. O Dr. Laurindo Jos da Silva Rabelo. Revista trimensal do Instituto Histrico-Geogrfico e Etnogrfico do Brasil, Rio de Janeiro, v. 42, n. 58, p. 75-113, 1879. ______. [Discurso por ocasio da morte de Joaquim Manuel de Macedo]. Apud ATAS das sesses em 1882; 1 sesso ordinria em 9 de junho de 1882. Revista trimensal do Instituto Histrico, Geogrfico e Etnogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 45, n. 65, p. 437-441, 1882. ______. Alocuo do presidente [lida na sesso solene comemorativa do centenrio de Cludio Manuel da Costa]. Revista trimensal do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 53, n. 81, p. 15-25, 1 e 2 trim. 1890. ______. Notas biogrficas [sobre Cludio Manuel da Costa]. Revista trimensal do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 53, n. 81, p. 118-137, 1 e 2 trim. 1890. ______. D Beatriz de Assis; mais algumas pginas para as Brasileiras clebres, lidas na sesso de 23 de outubro de 1868. Revista trimensal do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. Rio de Janeiro, v. 55, n. 86, p. 59-78, 1892. ______. Brasileiras clebres. Ed. fac-similar. Braslia: Senado Federal, 1997 [1862]. SPINA, Segismundo. Introduo edtica; crtica textual. So Paulo: Ars Potica; Edusp, 1994 [1977].

flio Revista de Letras,

N.1, V.1, 2009. Edies Uesb

27

Potrebbero piacerti anche