Sei sulla pagina 1di 4

APLICABILIDADE DO CDC QUANTO S CLUSULAS ABUSIVAS

Daniela Maria Paludo1

O CDC s poderia atingir seu objetivo primordial de proteger o consumidor caracterizado como vulnervel e hipossuficiente na relao contratual, estabelecendo leis que reduzissem o campo da autonomia da vontade. Uma das maiores dificuldades encontradas pelos consumidores so as clusulas abusivas contidas nos contratos das relaes de consumo. Portanto, de suma importncia verificar a aplicabilidade do CDC quanto s clusulas abusivas, pois o Cdigo as contempla com nulidade absoluta e onde o consumidor encontra ampla proteo aos seus direitos. O desrespeito a princpios e deveres trouxe aos contratos a existncia de clusulas abusivas, trazidas de forma exemplificativa no art. 512 do Cdigo de
1

Acadmica formanda A/2005, do Curso de Direito da Univates, Lajeado/RS. Publicao ago/05.

CDC, Art. 51. So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que: I impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vcios de qualquer natureza dos produtos e servios ou impliquem renncia ou disposio de direitos. Nas relaes de consumo entre o fornecedor e o consumidor-pessoa jurdica, a indenizao poder ser limitada, em situaes justificveis; II subtraiam ao consumidor a opo de reembolso da quantia j paga, nos casos previstos neste Cdigo; III transfiram responsabilidade a terceiros; IV estabeleam obrigaes consideradas inquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a eqidade; V segundo as circunstncias, e em particular, segundo a aparncia global do contrato, venham, aps sua concluso, a surpreender o consumidor; (Vetado); VI estabeleam inverso do nus da prova em prejuzo do consumidor; VII determinem a utilizao compulsria de arbitragem; VIII imponham representante para concluir ou realizar outro negcio jurdico pelo consumidor; IX deixem ao fornecedor a opo de concluir ou no o contrato, embora obrigando o consumidor; X permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, variao do preo de maneira unilateral; XI autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor; XII obriguem o consumidor a ressarcir os custos de cobrana de sua obrigao, sem que igual direito lhe seja conferido contra o fornecedor; XIII autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o contedo ou a qualidade do contrato, aps sua celebrao; XIV infrinjam ou possibilitem a violao de normas ambientais; XV estejam em desacordo com o sistema de proteo ao consumidor; XVI possibilitem a renncia do direito de indenizao por benfeitorias necessrias. 1 Presume-se exagerada, entre outros casos, a vantagem que: I ofende os princpios fundamentais do sistema jurdico a que pertence; II restringe direitos ou obrigaes fundamentais inerentes natureza do contrato, de tal modo a ameaar seu objeto ou o equilbrio contratual; III se mostra excessivamente onerosa para o consumidor, considerando-se a natureza e contedo do contrato, o interesse das partes e outras circunstncias peculiares ao caso. 2 A nulidade de uma clusula contratual abusiva no invalida o contrato, exceto quando de sua ausncia, apesar dos esforos de integrao, decorrer nus excessivo a qualquer das partes. 3 O Ministrio Pblico, mediante inqurito civil, pode efetuar o controle administrativo abstrato e preventivo das clusulas contratuais gerais, cuja deciso ter carter geral.

Defesa do Consumidor, sancionadas com a nulidade absoluta, sendo que o CDC foi a primeira lei brasileira que se referiu, expressamente, a esse tipo de clusula:
[...] O regime codificado elencou as clusulas contratuais abusivas, hauridas da experincia estrangeira, da jurisprudncia nacional e do cotidiano dos rgos de defesa do consumidor, dentre aquelas mais costumeiramente usadas para lesar o consumidor. Aps tipific-las, o Cdigo sancionou-as de nulidade absoluta (art. 51, seus incisos e pargrafos), com as decorrentes conseqncias jurdicas: tais clusulas nunca tero eficcia; no convalescem pela passagem do tempo, nem pelo fato de no serem alegadas pelo interessado; podem ser pronunciadas de ofcio pelo juiz, dispensando argio da parte; no so suprveis e no produzem qualquer efeito jurdico, pois a declarao de nulidade retroage data da contratao (Almeida, 2003, p. 142, grifo do autor).

O CDC no trouxe a conceituao de clusulas abusivas, o que foi importante, pois assim possibilitou que qualquer clusula contendo carter abusivo no ficasse fora de sua proteo. Conforme afirma Silva (2004, p. 75), definio concisa e precisa de clusulas abusivas a de Fernando Noronha:
Essas clusulas que reduzem unilateralmente as obrigaes do predisponente e agravam as do aderente, criando entre elas uma situao de grave desequilbrio, so as chamadas clusulas abusivas. Podem ser conceituadas como sendo aquelas em que uma parte se aproveita de sua posio de superioridade para impor em seu benefcio vantagens excessivas, que destroem a relao de equivalncia objetiva pressuposta pelo princpio da justia contratual (clusulas abusivas em sentido estrito ou propriamente ditas), escondendo-se muitas vezes atrs de estipulaes que defraudam os deveres de lealdade e colaborao pressupostos pela boa-f (clusula surpresa). O resultado final ser sempre uma situao de grave desequilbrio entre os direitos e obrigaes de uma e outra parte (grifo do autor).

A utilizao do princpio da boa-f como instrumento de controle das clusulas contratuais insertas nos contratos para o consumo possibilita a compreenso do nexo de causalidade existente entre a boa-f e o conceito de equilbrio das posies contratuais, sem o qual no se pode entender a noo de abusividade encontrada no art. 51 do CDC. O elenco de clusulas previsto no art. 51 no taxativo, mas exemplificativo. Isto significa que outras clusulas, ainda que no expressamente contempladas pelo mesmo, podem ser consideradas abusivas.
O art. 51 no exaure o rol das clusulas contratuais abusivas. A enumerao no se faz numerus clausus, mas meramente exemplificativa. O prprio dispositivo admite a possibilidade da existncia de outras clusulas ao empregar a expresso entre outras. E os artigos seguintes contemplam quatro novas clusulas abusivas (arts. 52, 1 e 2, e 53) (Almeida, 2003, p. 142).

(Vetado); 4 facultado a qualquer consumidor ou entidade que o represente requerer ao Ministrio Pblico que ajuze a competente ao para ser declarada a nulidade de clusula contratual que contrarie o disposto neste Cdigo ou de qualquer forma no assegure o justo equilbrio entre direitos e obrigaes das partes.

Alm da enumerao de um rol de clusulas proibidas, o Cdigo de Defesa do Consumidor instituiu uma clusula geral, por meio da qual pode ser aferida a abusividade das clusulas contratuais. Esta clusula encontra-se no art. 51, IV do CDC. O inciso IV do artigo 51 do CDC determina a proibio das clusulas que "estabeleam obrigaes consideradas inquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a eqidade. O 1 do art. 51 determina que se presume exagerada, entre outras, a vantagem que ofende os princpios fundamentais do sistema jurdico a que pertence; restringe direitos e obrigaes fundamentais inerentes natureza do contrato, de tal modo a ameaar seu objeto ou o equilbrio contratual; se mostra excessivamente onerosa para o consumidor, considerando-se a natureza e contedo do contrato, o interesse das partes e outras circunstncias peculiares ao caso. A anlise do art. 51, inc. IV, luz do princpio da boa-f consagrados no art. 4, inc. III do CDC3, permite concluir que o ncleo do conceito de abusividade das clusulas contratuais do art. 51 est na existncia de clusulas contratuais que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada perante o fornecedor. A desvantagem exagerada resulta do desequilbrio das posies contratuais, que pode ou no ser conseqncia direta da disparidade de poder econmico entre fornecedor e consumidor. Quando o Cdigo de Defesa do Consumidor procura reprimir as clusulas contratuais abusivas, o que se tem em vista no evitar o abuso de direito, mas buscar impedir a estipulao de clusulas contratuais que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada perante o fornecedor.

REFERNCIAS ALMEIDA, Joo Batista de. Manual de direito do consumidor. So Paulo: Saraiva, 2003. SILVA, Jorge Alberto Quadros de Carvalho. Cdigo de Defesa do Consumidor Anotado e legislao complementar. 3.ed. So Paulo: Saraiva, 2003. _________. Clusulas abusivas no Cdigo de Defesa do Consumidor. So Paulo: Saraiva, 2004.

CDC, Art. 4. A Poltica Nacional das Relaes de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito sua dignidade, sade e segurana, a proteo de seus interesses econmicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparncia e harmonia das relaes de consumo, atendidos os seguintes princpios: III harmonizao dos interesses dos participantes das relaes de consumo e compatibilizao da proteo do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econmico e tecnolgico, de modo a viabilizar os princpios nos quais se funda a ordem econmica (art. 170, da Constituio Federal), sempre com base na boa-f e equilbrio nas relaes entre consumidores e fornecedores.

Potrebbero piacerti anche