Sei sulla pagina 1di 2

Vaso do Oleiro

Texto: Jr 18.2-6; Textos Sugeridos: J 10.9; Is 64.8; Hinos da Harpa: 486, Hinos Sugeridos: Desemborca o vaso; Vaso de Alabastro (Mara Lima) Introduo A roda de oleiro uma forma milenar de produzir peas, com uma roda feita a partir de madeira ou ferro. O movimento feito pela perna que vai sendo jogada contra a roda e assim um movimento necessrio para se produzir artefactos cermicos. Muito usada em olarias de Portugal e no nordeste do Brasil, so oficinas centenrias e que ainda mantm esse jeito tradicional e econmico de produzir muitas peas em grande escala. No solo a frao de argila, componente comum das lamas ou barro, como so conhecidos popularmente, constituda de minerais desse grupo das argilas aos quais se agregam hidrxidos coloidais floculados e diversos outros componentes cristalinos ou amorfos. A argila origina-se da desagregao de rochas feldspticas, por ataque qumico (por exemplo pelo cido carbnico) ou fisico (eroso, vulcanismo), que produz a fragmentao em partculas muito pequenas. As argilas fazem parte da constituio mineralgica de partculas fsicas dos solos, junto com as partculas de silte e areia. No solo essas partculas esto intimamente misturadas. Para podermos quantificar o teor de argila, silte e areia de um solo, devemos proceder a separao dessas partculas. A separao da argila que constitui os solos d-se pelo processo de disperso, mais conhecido por disperso de argilas. As argilas possuem inmeros usos inclusive medicinais. Por sua plasticidade enquanto mida e extrema dureza depois de cozida a mais de 800C, a argila largamente empregada na cermica para produzir vrios artefatos que vo desde os tijolos at semicondutores utilizados em computadores.

Desenvolvimento 1. Levantar (Erguer) V. 2 Sair do lugar de aparente conforto e se humilhar para ouvir as Palavras do Senhor (II Cr 7.14; Jr 13.18; Mt 8.15; Lc 5.28; I Pd 5.6). O barro precisa de um acontecimento (chuva, deslizamento), para sair do anonimato; se algum no tirar continuar sendo barro. No adianta, barro sero sempre barro e ponto final. Aceite sua identidade. Muitos se frustram porque no que ser barro e no se conforma com o vaso que Deus forma. O melhor lugar o centro da vontade de Deus. O vaso tem que estar no lugar em Deus o colocou. Vaso certo no lugar certo. 2. Humilhar (Quebrantar) V. 3 Quando nos humilhamos o Senhor faz a Sua obra (x 10.3; Js 3.5; Jl 2.13; Lc 18.14; II Co 5.7; Tg 4.10; I Pe 5.6). O barro frgil e pode ser moldado enquanto est mole; ele se espatifa toa (Is 29.16; II Co 12.5-10). O barro no tem vontade prpria. Se o oleiro

Jesus Reina!!! Presb. Anderson Costa

no moldar, no presta pra nada (Is 45.9). H barro (crente, liberto) querendo voltar para o barranco (Egito, mundo) 3. Posse (Direito) V. 4 ... quebrou-se na mo do Oleiro. Quando o vaso se quebra nas mos do oleiro evidencia que o barro pertence nica e exclusivamente ao Senhor. As caractersticas do vaso somente Deus aprimora conforme ... bem parece aos Seus olhos fazer.. (Dt 1.21; 32.10; Sl 17.8; Is 49.16; Jr 15.20; Zc 2.8; Ml 3.17; I Pe 2.9). O Barro no tem valor em si s. O barro no objeto de desejo nem de disputas; no h guerras entre naes no mundo por causa do barro. Ningum pode agregar valor ao barro; somente o oleiro pode agregar valores ao barro. O vaso tem que ter consistncia para ser um vaso vigoroso. Concluso O final da obra prima do Oleiro ser um vaso forte, elegante e preparado para qualquer intento conforme do agrado do seu possuidor (Gn 2.7; II Co 4.7). A inteno de Deus que o vaso se enquadre na forma das mos do Senhor, ou seja, viver no centro da vontade de Deus, Ele far de seu vaso representante do Reino dos Cus aqui na terra (II Co 5.17). No obstante as intempries desta vida deveremos estar sob a gide do Senhor (At 9.16; Rm 8.18,18; I Co 10.12,13; I Pe 1.6).

Jesus Reina!!! Presb. Anderson Costa

Potrebbero piacerti anche