Sei sulla pagina 1di 5

Conhea a melhor fruta para emagrecer, reduzir o colesterol e a presso alta

Veja as melhores aliadas para tratar o diabetes, prevenir a azia, entre outros problemas
POR NATHALIE AYRES - PUBLICADO EM 16/05/2013

Share on emailShare on facebookShare on twitter 771

O consumo de frutas muito importante para uma alimentao equilibrada. Quanto maior a variedade delas, melhor para a nossa sade, j que suas diferentes cores garantem uma quantidade maior e mais variada de fitoqumicos, elementos que fazem bem para a nossa sade. "As frutas possuem cores diferentes, pois tem vitaminas e minerais em diferentes quantidades", explica o nutricionista Israel Adolfo. Porm, essas propriedades variadas garantem efeitos especficos em alguns casos, o que faz com que algumas frutas sejam muito importantes para o dia a dia. O ideal consumir de trs a cinco pores dirias para obter a quantidade de vitaminas, nutrientes e fibras que o organismo necessita para funcionar. Mas j que a ideia otimizar os benefcios dessa turma para a sua sade e para a dieta, est na hora de fazer as escolhas certas. Veja que frutas voc no pode deixar de incluir no cardpio, de acordo com a necessidade:

Ma para dar saciedade e reduzir o inchao


A chave para o emagrecimento est em reduzir as calorias ingeridas e aumentar as gastas. Para ter sucesso na primeira empreitada, aumentar a saciedade essencial, e as frutas em sua maioria oferecem essa caracterstica. "Todas so muitos importantes no processo de diminuio da gordura corporal, pois so ricas em fibras e proporcional uma grande oportunidade de mastigar. Para isso, ndico frutas mais duras, como a ma", classifica o nutricionista Israel Adolfo. Para completar o combo, a mao oferece outras vantagens, como a presena de pectina. "Esse um tipo de fibra solvel que se transforma em gel no estmago e arrasta a gordura para fora do organismo", ensina a nutricionista e clnica Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrio Funcional no Brasil. Suas fibras insolveis da casca ficam no estmago por mais tempo, retardando mais ainda a fome. E fechando o currculo da fruta, ela ainda tem uma boa quantidade de potssio, nutriente que elimina o sdio extra do corpo, reduzindo a reteno de lquidos e, com ele, parte do inchao.

Abacate para reduzir o colesterol


Essa fruta rica em gordura monoinsaturada, aquela considerada amiga do nosso organismo. "O cido oleico, a mesma gordura do azeite de oliva, protege os vasos sanguneos e o corao contra infartos, tromboses, entupimento das veias,

doenas cardacas e bloqueia a ao do LDL, chamado de colesterol ruim", explica a nutricionista Daniela. Por isso, o consumo regular do abacate reduz os nveis de colesterol total e eleva os de HDL, o chamado colesterol bom. Mas vale um alerta, j que a fruta tem muitas calorias. "Para apresentar apenas os benefcios, deve ser consumida na quantidade de uma colher de sopa ao dia", ressalta Israel Adolfo. E nada de consumi-lo com acar, prefira o cacau em p se h necessidade de incrementar o gosto, como sugere a nutricionista clnica Nicole Trevisan.

Banana para diminuir a queimao


A banana, principalmente quando est verde, tem substncias que protegem as paredes estomacais, favorecendo quem sofre com gastrite e azia. "Um estudo preliminar cita que a fruta possui um flavonoide conhecido como leucocianidina, que previne contra o desenvolvimento de lceras estomacais", explica o nutricionista Israel Adolfo. Alm disso, antes de amadurecer ela tem mais amido, que digerido primeiramente na boca, o que faz com que o estmago produza menos cido para efetuar a digesto e irrite menos as paredes estomacais, como ressalta Daniela Jobst. Com o processo de maturao, esse amido vai se convertendo em frutose. Mas preciso cuidado com um tipo em especfico. "A banana nanica cida, no sendo indicada para quem tem gastrite", alerta a nutricionista Nicole Trevisan.

Limo para quem tem diabetes A maior parte dos benefcios da fruta voltada para a sade do corao, que no deixa de ser prejudicada quando a pessoa tem diabetes, j que a alta da glicose no sangue desgasta e prejudica as artrias e veias. "A alta concentrao de cido nicotnico no limo protege as artrias, prevenindo problemas cardiovasculares, uma tendncia para quem tem a doena. O alimento tambm diminui a viscosidade do sangue, o que essencial, uma vez que, junto com o diabetes, existem alteraes que predispe a um maior risco de trombose", ensina a nutricionista Daniela Jobst. Ele tambm evita hemorragias, devido presena de cido ctrico e cido ascrbico, o que vantajoso ao paciente com diabetes devido a sua dificuldade de cicatrizao. Por fim, a parte branca do limo e a casca tambm contm pectina, "quando ela dissolvida em gua, produz uma

massa viscosa que auxilia no trnsito intestinal e na saciedade, retardando a absoro dos acares", desvenda Nicole Trevisan. Isso evita picos glicmicos, inimigos de quem tem diabetes.

Uva para proteger o envelhecimento celular


Frutas de cores avermelhadas so ricas em antioxidantes. "Eles so compostos necessrios para neutralizar os radicais livres, evitando assim que reajam com alguma clula e as destruam. Eles so naturalmente formados em nosso organismo nas reaes metablicas habituais e em situaes como estresse, consumo de lcool, tabagismo, entre outros", define Israel Adolfo. Normalmente, os radicais livres so causadores de leses nas clulas e tecidos, o que pode provocar diversas doenas longo prazo. A uva uma fruta rica em antioxidantes, principalmente na casca e na semente. "As pr-antocianidinas, presente nas cascas e sementes da fruta, so considerados super antioxidante, 20 vezes mais potente que a vitamina C e 50 vezes mais que a vitamina E", explica a nutricionista Daniela Jobst.

Acerola para aumentar a imunidade


A laranja que nos perdoe, mas no h fruta com mais vitamina C do que a acerola. De acordo com a Tabela Brasileira de Composio dos Alimentos (TACO) da Unicamp, uma laranja tem cerca de 57 mg de vitamina C, contra 104 mg, aproximadamente, de uma nica acerola. E o nutriente muito importante para o sistema imunolgico, pois participa da produo das clulas de defesa do organismo alm de modular o funcionamento da nossa proteo natural. "Encontramos vrios artigos que ressaltam a importncia desta vitamina no aumento e manuteno da atividade de clulas do sistema imunolgico, como, por exemplo, os mastcitos e macrfagos", considera o nutricionista Israel Adolfo.

Morango para blindar o corao

Um estudo conduzido pela Harvard School of Public Health em Boston (Estados Unidos) em 2013 demonstrou que mulheres que consumiam morangos e mirtilos

tinham menos chances de infartos do miocrdio. A grande responsvel pelo benefcio uma substncia chamada antocianina, presente em frutas de colorao vermelha e azul. "Ele tambm ajuda a reduzir a presso graas procianidina", acrescenta Daniela Jobst, nutricionista funcional a clnica.

Potrebbero piacerti anche