Sei sulla pagina 1di 20

Motores de Induo Trifsicos

Baixa e Alta tenso


Transformando energia em solues

Motores de Induo Trifsicos Baixa e Alta Tenso

A WEG desenvolveu em conjunto com consultoria internacional especializada os motores de induo trifsicos, que proporcionam fcil intercambilidade e alto padro de desempenho. Divididos em duas distintas linhas, Linha M e Linha H, os motores de induo trifsicos WEG representam a melhor soluo em aplicaes que exigem motores de baixa e alta tenso. Devido a flexibilidade do seu projeto mecnico os motores da Linha M (Master) podem se adequar de forma mais conveniente aos requisitos operacionais da aplicao. Oferece ainda maiores facilidades para que modificaes sejam implementadas para tornar o motor intercambivel em relao a outros j existentes. Por sua vez, os motores da Linha H (High Performance) foram projetados de maneira a atender as exigncias das mais severas aplicaes, representando uma soluo segura e de fcil manuteno nestas condies.

Com a utilizao de modernos softwares desenvolvidos em parceria com Universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil, que garantem a preciso no projeto, a WEG pode obter o mximo em desempenho destes equipamentos. O projeto otimizado, a qualidade de materiais empregados e o processo de fabricao controlado em todas as suas fases, habilitam os motores WEG para a utilizao nos mais diversos segmentos tais como: minerao, saneamento, refrigerao, cimento, petroqumico, siderrgico, celulose e papel, entre outros. Para atender os mais exigentes mercados mundiais, a WEG tem seu Sistema de Qualidade certificado pelo Bureau Veritas Quality Institute de acordo com os requisitos da norma ISO 9001. Os motores de baixa e alta tenso WEG so ainda certificados por reconhecidas entidades certificadoras, entre elas o CSA do Canad e o PTB da Alemanha.

Linha M - Master

Potncias at 50.000 kW Tenses de 220 a 13.800 V Rotao de 3.600 a 300 rpm Os motores da Linha M so fabricados em diferentes configuraes em relao ao mtodo de resfriamento e grau de proteo. Desta forma, a configurao do motor pode ser definida de forma a melhor se adequar s condies de operao e do ambiente. Os motores com tamanhos de carcaa IEC 280 a 450 so fabricados com carcaa de ferro fundido. Nos tamanhos IEC 500 e acima, as carcaas so fabricadas em chapas de aos soldadas. As principais caractersticas que resultam em vantagens na utilizao dos motores WEG da Linha M so: - Rendimentos elevados - Grau de proteo IP23, IP24 ou IP55 - Baixos nveis de rudo - Manuteno simples e reduzida - Rotor Gaiola Anis (bobinado) - Mancais Deslizamento lubrificado a leo Rolamento lubrificado a graxa ou a leo - Flexibilidade para atendimento de intercambiabilidade com motores existentes.

Nomenclatura Linha M LINHA DO MOTOR M - Linha Master TIPO DO ROTOR G - Gaiola A - Anel (Bobinado)

560

SISTEMA DE REFRIGERAO A - Aberto auto-ventilado D - Auto-ventilado por dutos, entrada e sada de ar T - Ventilao forada, entrada e sada de ar por dutos V - Ventilao forada, ventilao em cima do motor e sada por dutos F - Auto-ventilado com trocador de calor ar-ar, trocador de calor em cima do motor R - Auto-ventilado com trocador de calor ar-ar, trocador de calor em volta do estator I - Ventilao forada no circuito interno e externo de ar, trocador ar-ar W - Trocador de calor ar-gua L - Trocador de calor ar-gua, ventilao forada no circuito interno de ar CARCAA ABNT / IEC (280 a 1800) FURAO DOS PS ABNT / IEC (S, M, L, A, B, C, D, E)

Linha H - High Performance

Potncias de 100 a 3.150 kW Tenses de 220 a 6.900 V Rotao de 3.600 a 600 rpm Devido a sua simplicidade e robustez, os motores da Linha H so muito utilizados devido a sua alta confiabilidade, sendo adequados para quase todos os tipos de mquinas acionadas encontradas na prtica. A carcaa destes motores formada por um bloco estrutural de alta resistncia dotada de aletas externas. Seu sistema de refrigerao, com um circuito externo e outro interno de ventilao, proporciona uma distribuio de temperatura homognea no seu interior, permitindo obter o mximo desempenho destes motores. Algumas das caractersticas importantes e que resultam em grandes vantagens na utilizao dos motores WEG da Linha H so: - Rendimentos elevados - Grau de proteo IP55 - Baixo nvel de rudo - Manuteno simples e reduzida - Mancais Deslizamento lubrificado a leo Rolamento lubrificado a graxa ou a leo - Ventilao Auto ventilado Ventilao forada, usualmente necessria quando acionado por inversor de freqncia - Flexibilidade para atendimento de intercambialidade com motores existentes - Circulao interna - Ausncia de trocador de calor

Nomenclatura Linha H LINHA DO MOTOR H - Linha High Performence TIPO DO ROTOR G - Gaiola

450

SISTEMA DE REFRIGERAO F - Fechado aletado, ventilao interna/externa CARCAA ABNT/IEC 315 a 630

FURAO DOS PS ABNT/IEC (L, A, B, C, D, E)

Aplicaes

Motores de Gaiola Devido a versatilidade de projeto e excelentes condies de operao os motores da Linha H e M so utilizados nos mais diversos segmentos da indstria. So utilizados no acionamento de mquinas ou equipamentos que requeiram torque varivel ou constante tais como: ventiladores, bombas, trituradores, correias transportadoras, compressores, laminadores, misturadores e outros. Motores de Anis Os motores de anis so normalmente aplicados em cargas que possuem grande inrcia ou grande conjugado resistente na partida. Tambm so utilizados quando h limitaes de corrente de partida no sistema de alimentao. Estes motores so utilizados para acionamento de cargas como: moinhos de bolas, moinhos de cimento, ventiladores, exaustores, laminadores e picadores, aplicados na indstria de cimento, minerao, siderurgia, entre outras. Os motores de anis da Linha M podem ser fornecidos com portas-escovas levantveis (motorizado) ou porta-escovas fixos, conforme a exigncia da carga ou de operao. Os motores de anis com porta-escovas levantveis apresentam vantagens importantes em termos de manuteno, pois permitem que as escovas permaneam em contato com os anis somente durante a partida do motor, praticamente eliminando o problema de desgaste das escovas e anis coletores.

Fornecimento: MAF400, 331 kW, 6600 V, 6 plos Aplicao: Correia transportadora

Fornecimento: MGF8809, 930 kW, 4160 V, 2 plos Aplicao: Bombas

Fornecimento: MGF630, 1070 kW, 13200 V, 8 plos Aplicao: Bombas

Motores Verticais A WEG oferece tambm motores verticais de baixa e alta tenso. Podem ser fornecidos com mancais de rolamentos de esferas, rolos ou de contato angular, lubrificados graxa. Dependendo da aplicao, notadamente quando sujeitos a altas cargas de empuxo axial, podem ser fabricados com mancais de rolamentos lubrificados a leo ou mancais de deslizamento. Os motores da Linha H e M com construo vertical so projetados e fabricados para atender as solicitaes dos clientes para aplicaes em bombas, britadores, misturadores e outros.

Motores para Atmosferas Explosivas Para as aplicaes em atmosferas explosivas a WEG fabrica motores com caractersticas de seguranas especficas, aptos a operarem em locais onde produtos inflamveis so continuamente manuseados, processados ou armazenados, preservando a vida humana e garantindo a manuteno do patrimnio. Os motores com tipo de proteo Ex-e (segurana aumentada) e Ex-n (no-acendvel), so fornecidos nas Linhas H e M, enquanto que a Linha M tambm permite a utilizao do tipo de proteo Ex-p (pressurizado). Os motores para atmosferas explosivas atendem as exigncias das normas nacionais e internacionais, sendo testados e aprovados por rgos cer tificadores reconhecidos
Fornecimento: HGF450, 1170 kW, 480 V, 6 plos Aplicao: Acionamento de moenda

Fornecimento: MAF450, 920 kW, 4160 V, 4 plos Aplicao: Moinho de bolas

Fornecimento: HGF355, 290 kW, 3300 V, 4 plos Aplicao: Bombas centrfugas

Fornecimento: HGF450, 630 kW, 6600 V, 2 plos Aplicao: Sopradores

Fornecimento: HGF450, 810 kW, 4000 V, 6 plos Aplicao: Picadores de cascas

Caractersticas Construtivas

Carcaa Fabricada em chapas de ao soldado ou em ferro fundido, o componente estrutural do motor, alojando, suportando e protegendo a parte magntica ativa do motor. De construo robusta proporciona excelente rigidez ao motor e baixos nveis de vibrao. Estator a parte ativa magntica esttica do motor. constitudo por um ncleo prensado de lminas de chapas de ao e onde, em suas ranhuras, as bobinas que formam o enrolamento do estator, so alojadas. O ncleo do estator montado diretamente na carcaa. Bobinagem O processo de bobinagem adotado pela WEG especialmente projetado e especificado para a tenso e a aplicao a que o motor se destina. As bobinas dos motores de baixa e alta tenso so confeccionadas com fio de cobre retangular, pr-formadas e completamente isoladas com fita porosa de mica. Tambm so utilizadas no processo de bobinagem, fitas condutoras e semi-condutoras, que envolvem as bobinas, garantindo a sua resistividade.

Carcaa

Bobinagem

Rotor

Rotor o componente rotativo do motor eltrico. Basicamente composto pelo eixo e por um ncleo prensado de chapas de ao. Nas ranhuras do ncleo montada a gaiola ou so alojadas as bobinas do rotor, no caso dos motores de anis. A gaiola pode ser de alumnio injetado ou fabricada em cobre ou lato. O dimensionamento do rotor feito considerando-se o conjugado exigido na partida e as condies de operao do motor. Na fabricao do eixo so utilizados os materiais ABNT 1045, 1524 ou 4140 tratados termicamente. Sistema de Isolamento O sistema de isolamento WEG MICATHERM baseado no processo Vacuum Pressure Impregnation (VPI), desenvolvido em conjunto com os mais renomados fornecedores de materiais isolantes em todo o mundo. Utilizando resinas epxi especiais , este sistema garante a perfeita isolao da bobinagem dos motores em um processo com completa iseno de emisso de gases nocivos atmosfera. O Processo VPI por muitos anos tem mostrado sua eficincia e confiabilidade em mquinas eltricas girantes nas mais variadas aplicaes. O sistema de isolamento aplicado em mquinas de baixa e alta tenso que utilizam bobinas pr-formadas de 380 a 15.000 V. Balanceamento A WEG possui equipamentos que permitem realizar o balanceamento em at 3.600 rpm. Computadorizados, permitem o balanceamento acurado dos rotores. Como conseqncia, os motores WEG apresentam nveis de vibrao muito reduzidos. O balanceamento padro feito em dois planos, porm a WEG pode efetuar balanceamento em trs planos, quando necessrio ou quando especificado pelo cliente.

Balanceamento

Impregnao a vcuo (VPI)

Usinagem

Refrigerao

Os motores de baixa e alta tenso WEG oferecem sistemas usuais de refrigerao, que podem variar de acordo com o tipo de mquina a ser acionada, pela aplicao e pelo ambiente onde ser instalado.

LINHA H
Totalmente fechado Auto-ventilado IC 0411 IP55 Totalmente fechado Ventilao forada IC 0416 IP55

LINHA M
Totalmente fechado Trocador de calor ar-ar IC 0611 IP55 MGF, MAF Totalmente fechado Trocador de calor ar-gua IC W37A81 IP55 MGW, MAW

LINHA M
Totalmente fechado Ventilao independente trocador de calor ar-gua IC W37A86 IP55 MGL, MAL

Totalmente fechado Ventilao independente trocador de ar-ar IC 0666 IP55 MGI, MAI

Totalmente fechado Auto-ventilado por dutos IC 33 IP55 MGD, MAD

Totalmente fechado Ventilao independente por dutos IC 35 IP55 MGT, MAT Aberto (Auto-ventilado) IC 01 IP23 - IP24 MGA, MAA, MGP

Aberto Ventilao independente IC 06 IP23 MGV, MAV

Acessrios e Especialidades

Acessrios e Especialidades Os motores de baixa e alta tenso WEG so fornecidos com acessrios padres que so necessrios para o seu correto funcionamento e/ou para o monitoramento de seus principais componentes. Na especificao do motor importante informar os demais acessrios e especialidades que o usurio deseja para que sejam includos no motor a ser fornecido. Acessrios Padres - Sensores de temperatura tipo PT-100 nos enrolamentos do estator - Sensores de temperatura tipo PT-100 nos mancais - Resistncia de aquecimento - Escovas para aterramento do eixo em motores acionados por inversor de freqncia, ou todos os motores da carcaa 450 e acima Acessrios Especiais - Sensores de vibrao - Mancal Termmetro Termmetro para leo Fluxostato para leo Unidade hidrulica para lubrificao Sistema para injeo de leo sob presso para partida e parada do motor (Hydrostatic Jacking) - Capacitores - Pra-raios - Transformador de corrente (TC) - Ventilao independente - Sensores de temperatura para entrada e sada de ar (ventilao) - Termmetro para ar (ventilao) - Indicadores de posio (encoder ou tacogerador) - Trocador de calor ar-gua Fluxostato para gua Visor de fluxo de gua PT-100 no mancal Termmetro para gua

- Indicador de vazamento de gua - Placa para ancoragem - Atenuador de rudo - Carenagem para proteo das aletas (linha H) - Catraca de no reverso de rotao (motores verticais) - Sobre-base Especialidades - Forma construtiva - Pintura especial - Isolamento classe H (somente para baixa tenso) - Nvel de vibrao reduzido - Nvel de rudo reduzido - Grau de proteo IP56 - Labirinto taconite - Mancal de deslizamento - Mancal de rolamento lubrificado a leo - Previso de lubrificao de mancal por nvoa de leo (Oil-Mist) - Eixo especial: Ponta de eixo cnica Dupla ponta de eixo Eixo oco Material diferente do padro - Material da gaiola do rotor: Cobre Lato - Caixa de ligao principal modificada - Caixa de ligao principal adicional - Motores para rea de riscos Ex-n (No-acendvel) Ex-e (Segurana aumentada) Ex-p (Pressurizado)

Sobre-base

Eixo cnico Labirinto taconite

Carenagem Linha H

Termmetro

Mancal de deslizamento

Sistema de pressurizao para rea classificada

Laboratrio de Ensaios

Os motores WEG so ensaiados de acordo com as normas NBR 5383 e IEC 34 em moderno laboratrio. Capacitado para testar motores de baixa e alta tenso com potncia de at 10.000 kVA e tenses at 15.000 V, o laboratrio de ensaios WEG possui controles de alta preciso e sistemas de monitoramento dos ensaios totalmente informatizado. Os ensaios so divididos em trs categorias: ensaio de rotina, tipo e especial. Os ensaios de rotina so realizados em todos os motores. Alm dos ensaios de rotina, os ensaios de tipo e especiais so normalmente realizados em uma de uma srie de mquinas iguais ou por solicitao do cliente.

Ensaios de Rotina Medio da resistncia a frio Ensaio a vazio Ensaio de rotor bloqueado Tenso aplicada Medio da resistncia de isolamento Ensaios de Tipo Todos os ensaios de rotina Medio da vibrao a frio Conjugado mximo Elevao de temperatura Ensaio em carga com tenso constante Ensaios Especiais Nvel de rudo Tenso do eixo Sobre-velocidade Anlise de vibrao Levantamento de curvas

Assistncia Tcnica e Servios

Assistncia Tcnica
A WEG disponibiliza para seus clientes servios de assistncia tcnica, responsvel por todo o suporte ps-venda. Fazem parte destes servios o atendimento de consultas em geral e atendimento em campo, incluindo diagnstico e comissionamento de mquinas. Disponibiliza ainda sua rede de Assistncia Tcnica Autorizada, presente em todo o Brasil. Os manuais fornecidos junto com os equipamentos, proporcionam uma grande quantidade de informaes rpidas e precisas relativas a instrues de segurana, instalao e manuteno. A Assistncia Tcnica dispe de uma equipe treinada e experiente, apta as mais diversas situaes de campo e suporte remoto, utilizando equipamentos de ltima gerao, trazendo confiabilidade dos resultados.

Servios
A WEG, lder no mercado de motores e geradores, abre caminho para satisfao total de seus clientes, oferecendo servios de reviso, recuperao e repotenciamento de mquinas eltricas de mdio e grande porte, inclusive de outros fabricantes, atendendo, o seguinte escopo: - Motores e geradores de corrente contnua e de trao (CA) - Motores de induo de anel e gaiola, de baixa e alta tenso c o m potncias superiores a 250 cv e tenses at 13800V - Geradores sncronos com ou sem escovas, de baixa e alta tenso Na realizao dos servios de recuperao, a WEG utiliza a mesma tecnologia e facilidades empregadas no processo de fabricao de

WEG MQUINAS Av. Pref. Waldemar Grubba, 3000 - 89256-900 - Jaragu do Sul - SC Tel.: (47) 372-4000 - Fax: (47) 372-4030 So Paulo - SP - Tel.: (11) 5053-2300 - Fax: (11) 5052-4212 www.weg.com.br

628.10/052005

Potrebbero piacerti anche