Sei sulla pagina 1di 3

A Guerra dos Tronos - As Crnicas de Gelo e Fogo - Vol.

1
MARTIN, George R. R.

H muito tempos atrs, em um tempo esquecido, um poder sobrenatural acabou com o equilbrio das estaes do ano. Em uma terra onde os veres duram dcadas e os invernos podem durar geraes, perigos e grandes acontecimentos surgiro. O frio est voltando e, pelas plancies ao norte de Winterfell, alm da Muralha, foras sinistras, sobrenaturais esto se concentrando. No centro de tudo isso, encontramos a Casa Stark de Winterfell, uma famlia austera e justa como a terra a que pertencem, os quais foram levados de sua terra brutalmente glida, para um reino onde o calor do sol e o calor humano predominam. Esta uma histria de grandes senhores e suas senhoras; soldados e feiticeiros; assassinos e bastardos; onde cada um ter sua participao nos momentos sombrios que estaro por vir. Neste mundo onde um enigmtico grupo de guerreiros levanta suas espadas de origem desconhecida; uma temida tribo de selvagens que leva os homens loucura; o prncipe drago utiliza sua irm como moeda para ganhar de volta seu trono e uma mulher, determinada, compromete-se a entrar na mais traioeira jornada de todas, voc vai presenciar compls e reviravoltas; tragdias e traies; vitrias e terrores; o destino da Casa Stark, de seus aliados e inimigos. Tudo isso ser ponderado, na balana, onde se esforaro para ganhar a disputa mais mortal: o Jogo dos Tronos.

Prlogo Aps passarem nove dias cavalgando, seguindo uma trilha de salteadores selvagens, para o norte, Gared, Will e Sor Waymar Royce - homens da Patrulha da Noite -, encontram um acampamento de selvagens. Esses selvagens, que Will diz estarem mortos, somem quando Sor Waymar, ao no acreditar no que Will havia contado, vai ver com seus prprios olhos. Ao ver o local vazio, o comandante pressupe que eles fugiram e d ordens para que Will suba em uma rvore para procurar alguma fogueira criada pelos fugitivos. Em cima da rvore, o patrulheiro ouve Sor Waymar falar com uma criatura que se aproxima dele. Esta, com olhos azuis e silenciosa, conhecida como O Outro. Mais alguns aparecem em volta do patrulheiro. Depois de vrios ataques contra a criatura, Sor Waymar Royce morto. Vendo-se seguro, Will desce da rvore e o que encontra o lugar vazio e seu comandante, agora de p e com um dos olhos azul brilhante, agarrando-o pelo pescoo.

Captulo 1 - Bran Ao partirem de Winterfell, no nono ano de Vero, em um grupo de vinte pessoas, onde se encontravam: Eddard Stark, Senhor de Winterfell (35 anos); Brandon Stark (7 anos), Robb Stark (14 anos), Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark (14 anos); Theon Greyjoy, protegido do Senhor de Winterfell; Jory Cassel, o capito da guarda; Hullen, mestre dos cavalos; seu filho Harwin e Desmond, o Senhor de Winterfell, tambm chamado de Ned, levou seus filhos para presenciarem a justia do rei. Era a primeira vez de Bran, este que iria presenciar a decapitao de um desertor da Patrulha da Noite, homem marcado pela falta de suas orelhas e um dedo, perdidos para o frio. Aps ensinar ao seu filho mais novo que a Casa Stark seguia os costumes dos Primeiros Homens e, por isso fora Ned quem brandiu a lmina de ao valiriano (espada chamada Gelo) e matou o homem, o grupo voltava para Winterfell. Robb, filho mais velho de Ned Stark encontra uma loba gigante morta, animal h muito no visto ao sul da Muralha. Junto, encontraram cinco filhotes, os quais foram salvos da morte e de provar a fria lmina de Theon Greyjoy, quando Jon Snow diz ser, aquilo, um sinal para os Stark, pois Ned tinha cinco filhos legtimos: trs meninos e duas meninas, assim como os filhotes. Ento, quando estavam prestes a irem, Jon encontra um sexto filhote, albino, o qual pega para ser o seu companheiro.

Captulo 2 - Catelyn Catelyn Tully vai para o Bosque Sagrado de Winterfell, onde ela sabe que o seu marido vai sempre depois de matar um homem. Ela no gosta do Bosque Sagrado, que muito mais velho e mais escuro que o lugar ensolarado de Correrrio. Quando ela encontra Eddard, ele pergunta-lhe pelas crianas, e Catelyn diz-lhe que elas esto a decidir os nomes para os lobos. Eddard diz que o homem que ele matou o quarto desertor deste ano. A Patrulha da Noite est a diminuir e um dia ele pode ter que lutar com Mance Rayder ele prprio. Catelyn avisa que h coisas mais negras para alm da Muralha. Eddard pergunta porque veio Catelyn, e ela diz-lhe que Jon Arryn, seu pai adotivo e seu cunhado, est morto. A notcia veio da mo do prprio Rei Robert. Catelyn diz que a viva e o seu filho voltaram para o Ninho de guia. Eddard insta Catelyn a levar as crianas para l para animar a sua irm, mas Catelyn diz que Robert Baratheon tambm escreveu que vem a caminho de Winterfell. Esta notcia alegra Eddard, e eles decidem enviar a noticia a Benjen, irmo de Eddard que est na Muralha. Catelyn diz que a esposa de Robert, Cersei Lannister, seus filhos, e seus irmos Lannister, tambm esto vindo.

Captulo 3 - Daenerys Viserys mostra a Daenerys um vestido que lhe foi oferecido por Magister Illyrio Mopatis, que abrigou os dois Targaryens exilados durante meio ano na Cidade Livre de Pentos. Quando Daenerys pergunta quais os motivos de Illyrio para tal atitude Viserys diz que o Magister quer entrar nas suas boas graas para quando ele recuperar o seu trono. Viserys diz que ela deve impressionar o Dothraki, Khal Drogo, e que ela no quer decepcion-lo. Daenerys lembra o que lhe fora dito da sua fuga a partir dos Sete Reinos - o seu irmo e herdeiro do reino, Rhaegar Targaryen foi morto por Robert Baratheon, seu pai, o Rei, foi morto pelo Regicida. Eles tinham fugido para Pedra de Drago, onde a me de Dany morreu dando luz. Eles fugiram de Pedra de Drago com Sir Willem Darry, que os levou a Bravos, onde morreu anos depois. Desde ento, eles andam em fuga. Viserys est obcecado com a recuperao de seu trono, mas Daenerys s deseja ter a sua infncia de volta. Os servos de Illyrio vm para banhar Daenerys e a preparar para a sua reunio com Khal Drogo. Ela pretende se casar com Drogo, embora ela sempre tivesse assumido que se casaria com o seu irmo como os Targaryens costumam fazer. Uma vez que ela est bem vestida, seu irmo retorna com Magister Illyrio. Viserys est preocupado que ela esteja demasiado magra para o gosto de Drogo, mas Illyrio tranquiliza-o que ela tem idade suficiente. Magister Illyrio chama a sua liteira, e os trs vo para a manso de Khal Drogo. Viserys especula sobre quem iria se juntar sua causa - Casa Tyrell, Casa Redwyne, Casa Darry, Casa Greyjoy, e os Homens de Dorne. Illyrio garante a Viserys que os Sete Reinos secretamente esperam o seu retorno, embora Daenerys duvide dele. Illyrio diz que a manso do Senhor dos Cavalos foi um presente dos Magister de Pentos, para ajudar a ganhar a sua amizade, apesar de estarem confiantes de que ele no poderia conquistar a cidade, em qualquer caso. Eles chegam manso e so anunciados, Viserys como Rei e Daenerys como a princesa. Illyrio aponta vrios convidados ilustres, incluindo Sir Jora Mormont, que fugiu dos Sete Reinos sob sentena de morte. Illyrio ento aponta o prprio Khal Drogo. Viserys observa a sua longa trana, que significa que ele nunca foi derrotado em combate. Daenerys tem medo dele e pede para ir para casa, mas Viserys diz que ainda no pode ir para casa, para Porto Real e Pedra de Drago. Em seguida, Viserys diz para ela parar de chorar, porque Khal Drogo vem ao seu encontro. Daenerys pra de chorar, sorri, e ergue-se em linha reta.
Fonte: (Brasil). A enciclopdia de gelo e fogo: Captulos. <http://geloefogo.com.br/wiki/index.php?title=Cap%C3%ADtulos>. Acesso em: 30 jul. 2012. Disponvel em:

Potrebbero piacerti anche