Sei sulla pagina 1di 21

O D O S S A P A UM TRAO

Coleo

Fascculo 4 A um passo do trao


ndice
A um passo do trao...............................................................................................05 Capriche na dosagem..............................................................................................09 Rodando o trao...................................................................................................... 14 Depois das matrias-primas, os ajustes finais................................................16 Corrigindo a umidade da areia............................................................................. 17 gua. Fique de olho................................................................................................ 19 Dosagem, o sucesso compensa............................................................................. 20

A UM PASSO DO TRAO.
Bom dia Sr. Juvenal , Estou arrum ando sua sa la. Os mveis no vos chegaram e j substitura m os antigos . Estou, tamb m, encaminha ndo novas solicita es de produo. Onte m fechamos mais encom endas.

Luci

Luci

CAPRICHE NA DOSAGEM.

ada trao de concreto tem uma dosagem de matrias-primas e gua diferente. E, como vimos, ela deve respeitar as condies de produo da sua fbrica, buscando compacidade, resistncia, durabilidade e acabamento excelentes. O importante fazer a dosagem de uma forma segura, garantindo uma massa adequada s suas necessidades e com um custo competitivo.

Errando na dose.
H dois caminhos para preparar a dosagem: fazer a olho ou fazer como se deve. Fazendo a olho, os riscos so muito grandes. o que chamamos de Dosagem Emprica, muito utilizada em produtos de pequeno porte. Voc j percebeu que, agindo assim, seu concreto acaba saindo mais caro e o trao nunca se comporta da mesma forma? Ou seja, se voc no criar uma referncia, uma frmula de dosagem, repetir as mesmas caractersticas do trao torna-se impossvel. Mas os riscos da Dosagem Emprica no param por a. Confira. A falta de controle da dosagem faz com que o concreto perca em resistncia, acabamento e durabilidade. Voc perde a referncia do trao. Amanh, coloca um pouco mais de gua. Depois, cimento. Mais para frente, areia e pedra entram para compensar a dosagem. Enfim, em um curto espao de tempo, voc capaz de responder qual era mesmo o trao inicial que utilizava? Vrios clientes s aceitam produtos fabricados de acordo com rgidas especificaes. J pensou se recusam um lote de produtos? J pensou se esses mesmos produtos servem apenas para esse cliente especfico? Voc pode voltar com o lote para sua empresa e ter que dispens-lo. o caso do Bolha, que ningum aceita. O cliente est cada vez mais exigente. Vrias empresas tm um corpo tcnico, ou terceirizam laboratrios de anlises, para aprovar produtos semelhantes aos seus. Portanto, preparar-se para atend-las, para faturar mais, vale a pena. E comear por uma correta dosagem um bom caminho.

Na dose certa.
As dosagens mudam de produto para produto e de empresa para empresa, conforme as condies de produo. Por isso, o trabalho do tcnico fundamental.

CAPRICHE NA DOSAGEM.

10

CAPRICHE NA DOSAGEM.

1 - Baseado na sua estrutura, equipamentos e objetivos, como vimos no fascculo anterior, o tcnico separa todas as matrias-primas que constituem o concreto e prepara 3 dosagens em laboratrio. 2 - Com as dosagens, o tcnico volta fbrica para testar quais dos traos comporta-se melhor em relao sua realidade de produo. Afinal, nada adianta desenvolver uma receita que voc no consiga repetir utilizando seus equipamentos. 3 - A dosagem sempre feita considerando uma margem de segurana, suportando pequenas variaes de matrias-primas ou gua.

4 - Aps recolher amostras do concreto produzido e inspecionar visualmente o produto final, o tcnico retorna ao laboratrio para corrigir a dosagem, chegando no Trao Padro. As vantagens de se investir em uma Dosagem Racional so muitas, entre elas destacamos que se houver problemas no produto final, fica mais fcil rastrear em qual etapa ele aconteceu, corrigindo somente esta fase do processo. Caso haja necessidade de se alterar alguma caracterstica do trao, voc j sabe de onde partir, mudando pouca coisa. Por fim, a Dosagem Racional mexe menos no seu bolso. Testar e aprovar um trao em laboratrio torna o concreto mais barato, aumentando as chances dos seus produtos ganharem mercado.

11

CAPRICHE NA DOSAGEM.

12

CAPRICHE NA DOSAGEM.

Varivel

50 cm

40 cm

Aps acertar a dosagem, necessrio definir tambm a altura das padiolas. Como vimos, a dosagem sempre parte da utilizao de um saco de cimento inteiro, somado a quantidades especficas de pedra e areia, evitando o desperdcio. Dessa forma, as padiolas devem ser ajustadas para comportar quantidades exatas de matrias-primas conforme cada trao, por isso as alturas variam. Se voc ainda tem dvidas sobre esta questo, retorne ao Fascculo 3, captulo Comece por um bom proporcionamento e o estude novamente.

13

RODANDO O TRAO.

14

RODANDO O TRAO.

15

DEPOIS DAS MATRIAS-PRIMAS,


OS AJUSTES FINAIS.

Para rodar o trao, alm das dicas do Diniz sobre matrias-primas, importante ajustar o tamanho das britas em relao pea que ir produzir. Ao fabricar um produto mais estreito, um poste por exemplo, em que a armadura ocupa um grande espao interno, a trabalhabilidade e lanamento do concreto so facilitados com a utilizao de britas menores, como os Pedriscos ou Brita 0. Eles se ajustam melhor em um espao reduzido, no ocorrendo Sombreamento, um efeito indesejvel em que as britas se sobrepem, dificultando seu envolvimento com a argamassa do trao, prejudicando o acabamento.

J ao fabricar uma pea maior, ou com menos armadura, a dosagem ser feita de outra forma, podendo utilizar britas de tamanho maior. Uma vantagem nessas situaes, pois a brita e a areia, matrias-primas de menor custo, ajudam a preencher o espao da frma, economizando cimento. Para saber mais, a ABCP tem uma metodologia completa sobre esse assunto. E o melhor: os documentos esto constantemente sua disposio. s voc adquirir os Boletins Tcnicos da entidade. Certamente um deles servir para o seu caso.

16

CORRIGINDO A UMIDADE DA AREIA.

ada padiola construda para acomodar uma quantidade de areia especfica. Mas areia seca ou com baixa umidade. Se ela estiver molhada, sua composio sofrer alteraes, j que haver na padiola, alm da areia, tambm uma grande quantidade de gua. Assim, necessrio fazer o Teste de Umidade antes de rodar o trao, corrigindo a proporo entre esses elementos. Como voc sabe, a resistncia do concreto depende da gua. Essa quantidade to importante, que devemos levar em conta a gua contida na areia. Como a areia absorve gua, seja da chuva ou do prprio ambiente, acaba inchando, ocupando um volume maior, pesando mais. Nesse caso, h alterao do trao do concreto, pois a areia contm uma certa quantidade de gua. E veja como so as coisas. A areia, por mais seca que esteja, tem uma umidade natural prxima de 2%. Quando chove, esta porcentagem sobe muito. Se voc fizer o concreto em um dia chuvoso, mesmo que a areia esteja coberta ou protegida, dever colocar um pouco menos de gua e um pouco mais de areia, para compensar o excesso de gua contida em seus gros. Para medir a porcentagem de umidade faa testes, pelo menos, trs vezes ao dia, antes de comear a rodar o concreto. Se isso no for possvel, seja esperto. Observe as condies do tempo, se chuvoso, mido ou seco. E realize os testes todas as vezes que o clima mudar. S assim voc mantm o trao inalterado.

O teste fcil. Basta pegar uma frigideira e um fogareiro como mostra o Vazado. Pese 1 kg de areia, coloque na frigideira e leve ao fogo. Revolva-a at que ela mude de cor, tomando cuidado para no queimar o material. Pese a areia e leve-a novamente ao fogo. Caso no haja alterao do seu peso aps duas pesagens consecutivas, aplique a frmula abaixo. Importante: havendo alterao do peso na segunda vez, repita a operao at essa variao desaparecer. U% (porcentagem de umidade) = 100 X (peso mido - peso seco) peso seco Supondo que o peso seco seja de 950 gramas, temos o seguinte: U% = 100 X (1000 g - 950 g) = 5,3% 950 Ao constatar que a areia possui 5% de umidade, a correo do trao ser feita da seguinte forma, considerando suas caractersticas iniciais:

Trao a ser Utilizado Materiais Secos (m3)


Areia Seca: 700 kg Pedra: 1.200 kg gua: 180 l

Trao Corrigido (m3)


735 kg (700 kg + 5%) (5%: 0,05 X 700 = 35 kg)

1.200 kg 145 l (180 l iniciais - 35 l: valor equivalente aos 35 kg de peso a mais da areia)

17

CORRIGINDO A UMIDADE DA AREIA.

18

GUA. FIQUE DE OLHO.

orrigir a massa, jogando mais gua, exige tambm que voc adicione mais cimento mistura. Alm de alterar as caractersticas da receita, o custo do concreto tambm sofrer variaes. Assim, na correo do trao, e mesmo na sua posterior fabricao, o volume de gua deve ser medido com o auxlio de baldes graduados. Com isso, no caso especfico da correo do trao, facilita-se a dosagem da gua que deve ser colocada na mistura. O ltimo cuidado para se conseguir um concreto dentro das especificaes corretas.

19

DOSAGEM, O SUCESSO COMPENSA.

20

21

Criao, Textos e Diagramao Presena Propaganda

Ilustraes Maurcio Morini

Iniciativa

www.abcp.org.br

www.sebraesp.com.br

Apoio

Equipe Tcnica da ABCP Larcio Souza Gil, Lus Henrique Sartori e Sylvio Ferreira Jr.

1 edio em fevereiro de 2008 So Paulo/SP

Conhea os outros fascculos do Mo na Massa clicando em

www.abcp.org.br

Potrebbero piacerti anche