Sei sulla pagina 1di 37

GUIA PRTICO PARAAUTOCONSTRuc;.

Este Manual um pequeno curso prtico de instalao eltrica. Por ele, voc poder aprender como se faz uma instalao eltrica do comeo ao fim. Passo por passo. Da escolha dos materiais ligao final. E ainda poder aprender corno fazer pequenos COnsertos.Procure estud-lo captulo por capitulo. No pule os testes, nos finais de cada captulo. Eles so importantes para voc saber o que realmente aprendeu. Ele ser til em sua casa, no trabalho, na casa de amigos. Seu ttuLo uma homenagem das empresas de energia de So Paulo ao homem que construiu grande parte de nosso Estado: o autoconstrutor, Isto , quele que constri sua ~ pessoalmente, com a ajuda dos amigos, e, quando tem f, com a ajuda de Deus. Aquele que pedreiro, marceneiro, eletricista, pintor, arquiteto e engenheiro do lugar onde vai morar. Manual de Instalao Eltrica - Guia Prtico para Autoconstruo, Com ele, a Energia de So Paulo deseja estar ao lado de todos aqueles que sabem a importncia de uma boa instalao eltrica e querem aprender como faz-la.

o Manual quer prestar um servio especial a voc, que est enfrentando essa crise com a maior dificuldade e, mesmo assim, no desiste de investir. Voc que no abre mo de construir um cantinho melhor, uma vida melhor, um futuro melhor para a sua famlia, mesmo que d a maior mo-de-obra. Mesmo que precise ser feito com suas prprias mos, nos fins de semana, nos feriados, quando d Quando voc ligar a televiso, o chuveiro eltrico, a geladeira, ou um simples interruptor da sua nova casa, estar gastando a sua parte de uma energia que pertence a todos os paulistas. E, como todos eles, dever pagar por ela Por isso, muito importante que voc a utilize bem. Que faa uma instalao segura, econmica e adequada s suas necessidades. Este Manual vai ajudar voc a conseguir isso. Mos obra Comece os estudos. Desenhe a instalao eltrica de sua casa. Localize os pontos de luz. a caixa, os eletrodomsticos, tudo direitinho. Sua casa vai ficar melhor. O que feito pelas suas prprias mos merece ser bem feito.

Para melhor entendimento deste manual, suas informaes esto divididas nos seguintes captulos:

Captulo Captulo Captulo captulo Captulo Captulo Captulo

1. 2. 3. 4. 5.

6.
7.

Caractersticas da rede pblica .., ,... 7 As caixas de luz e de distribuio e os pontes de uso 13 A potncia eltrica das instalaes 22 A fiao , 28 A proteo das instalaes 34 O consumo de energia 39 Preveno de acidentes 43

Objetivos
Este Manual procura fornecer: 1. Noes bsicas para executar a sua instalao domiciliar. 2. Como verificar e consertar defeitos de instalaes j realizadas. 3. Como evitar acidentes com a eletricidade.

~ . In,. ...
"''""'-;'

Observaes preliminares

A instalao eltrica uma das etapas mais importantes da construo de sua casa Uma instalao eltrica malfeita pode acabar gerando despesas futuras para voc e at acidentes. Portanto, toda vez que voc for trabalhar com energia eltrica, faa-o com calma, com o mximo de cuidado. Instale a caixa de luz em lugar de fcil acesso tanto para voc. quanto para o leiturista. Isso vai facilitar tanto a sua vida como a nossa Outro aspecto importante a questo da escolha do material. Procure materiais de boa qualidade, evitando reaproveitamentos ou compras em ferro-velho. Lembre-se: nesses casos, o barato acaba saindo mais caro. O importante que voc faa uma instalao segura e duradoura Procure uma cor especial (azu1-claro,por exemplo) para identificar o fio Neutro, diferenciando-o do fio Fase (vermelho, por exemplo). Isso facilita muito a execuo da instalao, desobrigando-o de fazer testes toda a vez que encontrar uma extremidade de fio.

FICHA

CATALOGFlAFICA

"ANUAL 4'9

rHi IIIIKTALa.I.D~'IPI11I. M~~ pw.

IllUtfl eotIStru~.

SP, CESiI", '19133.

I~ST"'I.A~O eLEnlCA
I,

62U'U1

ClS~. I~.

~p

111, IEL.E.TFlOfAULO.

IY. HU.lla.

Capitulo 1.

Caractersticas da rede pblica

1.1.

Rede monofsica e bifsica.

A eletricidade que chega sua casa pode ser:

Monofsica (2 fios)

Bifsica (3 fios)

Os fios eltricos que entram normalmente em sua casa so chamados de Fase e Neutro e tm as seguintes voltagens entre si: Monofsica 1 Neutro e 1 Fase
Neutro Neutro

Bifsica 1 Neutro e 2 Fases

.n.

llSou 127Y* l1Sou 127Y*

Fase

=t

Fase 0U127V ' Fase

~II.

.,

230 ou 220Y*

,.
-

* Informe-se qual a voltagem da rede pblica Se voc no sabe a voltagem de sua localidade, consulte um amigo eletricista, ou dirija-se ao nosso escritrio local, para maiores esclarecimentos. Em alguns municpios, o fornecimento de energia eltrica feito exclusivamente em 220 volts, podendo ter ou no fio Neutro, dependendo do sistema eltrico da concessionria.

Antes de tocar em qualquer fio, certifique-se de que ele no est energizado (use para isso uma lmpada-teste de 220V). O fio Neutro normalmente no tem voltagem, ou seja, no d choque quando tocamos nele. O fio Fase, ao contrrio, um fio energizado, e portanto, d choque.

Soquete

Com a lmpada-teste voc poder verificar os fios em todos os pontos da instao, sem correr risco de levar choque.

Voc ver, mais adiante, a importncia de identificar o fio Neutro, para fazer uma instalao correta.

1.2.

Identificao dos fios neutro e fase 1.2.1. Rede Monofsica

Neutro

Fase

Terra

Para identificar O fio Neutro , utilize o fio Terra, que voc consegue ligando um fio a uma barra metlica, fincada no solo. Depois, com a lmpada-teste, faa o contato com o fio Terra e um dos fios. Se a lmpada acender, significa que voc est utilizando o fio Fase e, se no, o fio Neutro.

Mais frente, voc ver que este processo de fincar a barra metlica no solo se chama aterramento e tambm a necessidade de sua utilizao,

10

1.2.2.

Rede Bifsica

Neutro

meio
acesa

(115 ou 127V)

Fase

meio
acesa

(IlS ou 127V) totalmente acesa ~ (230 ou 220V)

, Fase

/','

-,

Observao: Utilizar lmpada-teste de 220V_

Para voc saber a voltagem da rede bifsica, use novamente a lmpada-teste, Faa o contato com dois fios. Se a lmpada acender totalmente, a voltagem ser de 230 ou 220V e se a lmpada s ficar meio-ecesa, a voltagem ser de 115 ou 127V.

11

Resumo
Neste captulo voc aprendeu: . O que rede monofsica e bifsica. - Identificar o fio neutro e o fio fase.para rede monofsica e bifsica

Para verificar se voc est entendendo, tente completar estes testes: Preencha os espaos em branco:
1.

3_ Neutro

Fase

=r----------............. V
---lF--

v
4.

Neutro Fase Fase

Rede 2_

_ Rede

....

.... -

........_. _. _ V _V

um fio normalmente __ ._._ voltagem, ou seja, no cl _ .


5.

o fio Neutro

._

6_

Fraca _.

Forte

12

Captulo 2.

As caixas de luz e de distribuio e os pontos de uso.


A instalao das caixas de luz e de distribuio.

2.1.

Antes de fazer a ligao na rede pblica, necessrio que voc tome algumas providncias: A caixa de luz e a caixa de distribuio devero ser instaladas por voc. No caso da caixa de luz, a instalao dever seguir as normas da concessionria


Na caixa de luz, que dever estar em local de fcil acesso para

facilitar a leitura, dever ser instalado o relgio de luz, pela empresa responsvel. Na caixa de distribuio, encontram-se as chaves com os fusveis, de onde sair a instalao eltrica de sua casa.

1
Relgio medidor Caixa de luz Base de fusveis
... ~J

0000

"

nl
Chavesoom fusveis de distribuio

l
~

:I

"-

mJ~ fi
~~

~l ~4j rI lil

"
D

Chave com fusvel geral

'm

Cabra de distribuio

Observaes:

1. No colocar fusvel no Neutro (vide pg. 35). 2. Voc aprender nos prximos captulos, qual a seo (bitola) adequada dos fios e como instalar as chaves com fusveis.

14

2.2.

Os pontos de uso.

So os locais onde sero instaladas as lmpadas e as tomadas. Desenhe a planta de sua casa, utilizando as folhas quadriculadas das pginas 20 e 21, estudando a melhor localizao destes pontos, conforme as suas necessidades.

....--

0~ <\ !Q--i
Geladeira
, ,
,

/'- e

-.-,

.~
"
'."

-'.

01

~
Televiso

,/~';jf@
...

, _"J

"'-_'..

..'.....

,~,.

>

"

Chuveiro

"

'.'

.... , ,
t

','

O
Lmpada

lQ.QJ
lDf .. -.
,
a

O
Lmpada

g
'-I

O
Lmpada

-.-

Ferro
: \

Rdio

O
Lmpada

Vitrola

cD{ D ':
._ ..,.1

r~~:::~~?G

[f0~
15

L __

...... 0>

Monofsico
,
I

L_

o
Chave 1 . Geral Chave 2 . Chuveiro Chave 3 . Luzes/tomadas
Terra --'-=- Ligar haste de terra

o
@
SalaIcopalcozinha Dormitrio

-----------' Caixa de distribuio

Banheiro

Observaes:

1 - Todos OS pontos devem estar interligados por condutes, para que os fios no fiquem expostos. 2 No colocar fusivel no Neutro (vide pg. 35).

Bifsico

,----

~--=-.::"'~~==::=::=\
I I I
I

I
I

I
I

I I
I

I
I I I

CJ

I
I I

o
I

o
@

Caixa de distribuio Chave 1 - Geral Chave 2 - Chuveiro Chave 3 - Luzes/tomadas

I I I

I
I
I

I
I I

Terra

~
Observaes:

* Ligar haste de Terra


Banheiro SaWcopalcozinha Dormitrio para que os fios no fiquem expostos.

1 - Todos os pontos devem estar interligados por condutes, 2 - No colocar fusvel no Neutro (vide pg. 35).

2.3.
1 Lmpadas
<

Como devem ser instalados os aparelhos.

e interruptores

N~ F
-'====;-r

/
\.

\
/

deve estar sempre ligado lmpada, e o fio Fase ao interruptor. Esta medida evita que voc tome choque quando for trocar a lmpada, estando o interruptor desligado.

o fio Neutro

Errado

Certo

N . Neutro FFase

2. Tomadas
I I
I

( \,
'<.:'

-S--;~~l
1,-::-)' I
L, _-"

Tomada simples

Tomada com interruptor

3. Chuveiro e torneira eltrica (110 ou 220V)

"r~-------

---

-r ~----, , ,
,

-.-_ -- .
---=~~;;;;;;;:~

: Terra , ----'--

18

Resumo
N este captulo voc aprendeu: - Como instalar as caixas de luz e de distribuio. - Como planejar os pontos de uso. - Como fazer a ligao dos aparelhos.

Para verificar se voc est entendendo, tente completar estes testes:

1. Para uma boa instalao. todos os pontos devem estar interligados por __________________________________ para que os fios no fiquem expostos.

2. Nas instalaes de lmpadas e interruptores.o fio __________________________ deve estar ligado Impada e o fio _____________ :___________ no interruptor.

3_Nas instalaes de chuveiros e torneiras eltricas de 110 ou deve estar ligado _____________ .. _________ .

nov, o fio terra

4. Descubra o fio neutro e o fio fase da rede eltrica, completando os espaos em branco,
---~. -----_._-------,~._-_._~.~--~.

~_- .. _.-----l----i,
.. .

Fio

0-

0-

0-

0-

Fio .......... ~ ~ ~ ..................

~1
I I"

I ) \..... _ ....
/"

110V

~~
5. Faa as ligaes corretamente: Fase Neutro Fase
----------------------

------~--

----

..._._---_._----_._-

(:;1
..
llDV

(I:~

~l~'~if.,
220V

'

Terra

19

Desenhe aqui sua casa.


Neste os quadriculado utilizando esb ' d ese nh e a planta de sua casa., pgina 15). oos dos aparelhos eltricos (veja exemplo na Dessa. forma, voc ter um . ~ , nstalao eltrica a visao geral de como ficar a

6
Rdio Vitrola Interruptor

O
Chuveiro

D
Geladeira

C><l
Caixa de distribuio

tJ
Televiso

CD
Tomada

GJ
Ferro eltrico

O
Lmpada

20

Captulo 3.

A potncia eltrica das instalaes.

A potncia ou "wattagem" o valor que indica a capacidade de consumo de energia de cada aparelho eltrico. Geralmente, todo aparelho traz este valor impresso em W (watt).

[ SO\u.110V)@)

Quando no for possvel identificar o valor da potncia do aparelho, voc pode utilizar a tabela abaixo: Tabela das potncias Aparelhos Chuveiro eltrico Ferro eltrico Liquidificador Eletrola Televisor Geladeira Rdio Ventilador pequeno Lmpada de 6OW 22 Potncia . 3.000W SOOW . 200W . 120W . 200W . 200W . 50W . lOOW . 6QW .

"

Existem trs clculos de potncia que devem ser feitos:

3.1.

A potnciatotal instalada.

Potncia total a soma de todas as potncias indicadas nas lmpadas e em cada aparelho eltrico de sua casa.

3.2.

A potnciapor circuito.

A instalao eltrica dividida em circuitos para que no haja sobrecarga na rede interna A potncia em cada circuito a soma das potncias indicadas nas lmpadas e nos aparelhos eltricos ligadas a esse circuito.

3.3.

A potnciapor fase.

Nas instalaes, voc dever equilibrar a soma daapotncias dos aparelhos eltricos ligados ao fio Fase 1, com os aparelhos eltricos ligados ao fio Fase 2 (ver pgina 24).

Estes clculos ajudaro voc a: 1. Escolher corretamente a seo (bitola) dos fios.
A escolha correta dos fios evita acidentes futuros na instalao.

2. Determinar a arnperagern dos fusveis.


Ampre (A) a unidade de medida da corrente eltrica. Por isso. em cada fusvel, vem marcado o valor de sua amperagem.

3. Manter o equilbrio das fases.


Isso necessrio para que uma das fases no fique mais sobrecarregada que a outra

4. Dimensionar corretamente a caixa de distribuio.


Na caixa de distribuio, a rede eltrica ser distribuda em vrios circuitos, como voc ver depois. corretamente

1. Potncia total
Neutro

---------- ---- ------------;---------

Fase 2

@-----i

L-

.---lr:~~-=. m 1
Fase 1

Fase 1 Fase 2 3JXXJW

O I ( \

J0

lOOW

--

&JW

D
200W
L

-7~\ \"-~
. -

fJJW

1 Lmpada lOOW 2 Lmpadas (60W) 120W 1Televiso 200W 1 Geladeira 2OOW: 1 Rdio YJW 1 Chuveiro 3.00CJW: :....:=..:...:.::...:...._---Total 3.670W

200=:::~W!.....

SOW

____l~
I

23-=-

2. Potncia por circuito


Circuito 1
Neutro
----- _.-

Circuito 2

Fase 1 Neutro

_._---~ .. __ ... _~.-

Circuito 3 Fase 1 Fase 2

Fase

t-- ---- ------------- ,


@

--I

3.000W
=:r;'W~-'1

-t

i
I

~.;--~ , ,

L _

lOOW

oow

, , ,
I

I I I

I
I

DI
200W Circuito 1 (tlOV)

fiJW

D
200W
Circuito 2 (11OV)

1 I I I I

, ,
I

, ,
I
I I I

r
I

1 Lmpada 1 Limpada
1 Televiso

IOOW
fiJW 'lOOW

1Lmpada
1 Geladeira

60W
200W

I I
I I

Total

360W 3. Potncia por fase

1 Rdio Total

SOW
310W

Circuito 3 (220V) 1 Chuveiro 3.000W

I
I

:================================~.*
Fase L
Neutro
---j---------------

Fase 1 r , Fase

Neutro

Fase 2

3.000W

@---L~_t~W
DI
200W Fase 2
t

1
t Rdio

- -~ _.1 ! @

I o
(lJW

I~

O
OOW 200W Fase 1
1 Lmpada I Geladeira

sow

Somar apenas
aparelhos de 11OV. valor das potncias de cada fase deve ser igual 011

Lmpada

t Lmpada

lOOW UJW
200W

row
200W

t Televiso

SOW
310W

aproximado para no
haver desequilbrio,

Total

Total

'-------------------------------::::!...L. 24

3-4.

Como proceder para verificar o equilbrio em instalaes j executadas.

Ligue todos os aparelhos nos locais onde normalmente so utilizados. Desligue uma das chaves-fusveis de distribuio e, em seguida, verifique quais os aparelhos que esto funcionando e quais os que no esto, montando assim, uma lista como o exemplo abaixo. Lembre que no preciso incluir os aparelhos de 220V (exceto nas localidades onde o fornecimento feito exclusivamente em 220V).
Aparelhos que funcionam t Televisor 1 Rdio 200W Aparelhos que no funcionam 1 Geladeira 1Ferro eltrico 1 Eletrola 1 Lquidificador

200W

lLrnpada

':JJW flJW

sooW

120W
200W

1Ventilador
5 Lmpadasl00W Total 310W Total

tOOW
SOOW t.620W

3.5.

Como reparar o desequilbrio de fase.

Neste caso, os totais so muito diferentes porque h desequilbrio de fase, e isto poder estar causando defeitos, como queima de fusveis, aquecimento de fios, ou no funcionamento perfeito dos aparelhos. Corrija o desequilbrio, transferindo alguns aparelhos da fase mais carregada para a menos carregada Fase menos carregada -----Neutro ... Fase mais carregada

-n;

Fase menos carregada ----1--Neutro Fase mais carregada ----f--

I~

25

3.6.

Como escolher a potncia correta das lmpadas.

Para voc obter wna boa iluminao, precisa escolher uma lmpada adequada A falta de iluminao prejudicial sua viso e tambm. o excesso causar desperdcio de energia A potncia da lmpada dever ser de acordo com o tamanho do cmodo onde ser instalada. Quanto maior ele for, maior dever ser a potncia, que varia conforme a tabela abaixo, Antes, porm, calcule a rea do cmodo e s depois utilize a tabela
Potncia da lmpada- Watts SaJalcopalcozinha

rea do cmodo

ml
at 6,00

Quarto e varanda 60

Banheiro

60 100 100

60

6,00 a 7,SO 7,SO a 10,50

100 100

60 100

Corredores e escadas

at3 m de comprimento: 40W : row de 3 mat4,Sm : lOOW de 4,5mat5,5m

Resumo
Neste capitulo voc aprendeu: Como calcular a potncia total Como calcular a potncia por circuito. Como calcular a potncia por fase. Como verificar o equilbrio de fase em instalaes j executadas. Como reparar o desequilbrio de fase. Como escolher a potncia correta das lmpadas.

Para verificar se voc est entendendo. responda as seguintes questes: instalada a soma de todos os aparelhos .

L. A potncia ................... mesmo os que no esto

eltricos.

os aparelhos

2. No clculo da potncia de

__ ._.

._

no preciso somar

v.

3. Se o total da potncia por fase for muito diferente porque h ............ __ .. ... ._. __ de _ e isto poder estar causando _. . como a ............................... de fusvel ................... __ de fios, ou ._._ _ que no funcionam bem.

4. Ligue a tomada na fase menos carregada.


~._
..

_------

..__ ._.~_._-------------------

-~_._

..-. -------------------------

.. ,.11

Fase menos carregada Neutro Fase mais carregada

'~
27

Captulo 4.

A fiao.

Neste captulovoc vai aprender sobre: 1. A seo (bitola] dos fios na instalao. 2. As emendas e o isolamento dos fios.

, Quando a instalao no for feita corretamente, podem surgir defeitos como:

Fio de seo (bitola) correta

Normal

Emenda

bem feita

~ .) 3

. J

.i ~ J Aquecimento

J J

J ! .l

Fio de seo (bitola) inadequada

Emenda malfeita

Fio bem isolado

Aumento de consumo

Fio mal isolado

Vazamento

28

4.1.

A seo dos fios.

A instalao normal de uma casa pode ser dividida em trs trechos, cada um com urna seo (bitola) de fio.
1. Ramal de entrada 2. Ramal de distribuio 3. Circuito do aparelho

'--------.---,vr---------.J
Circuito do aparelho

Ramal de entrada

Ramal de distribuio

Ramal de entrada Monofsico 127 ou 11SV:


Potncia total Fio o?

Ramal de distribuio
Fase
/ Neutro

at

4.000W

6mml

:S
li .s 0
~

.>:

~.

4.00IWat

6.000W

lOmm2

Para outras potncias e para ramal de entrada bifsico (220V) consultar o escritrin locaI da empresa,

.~ ::l S E l:: ...,


~"

@
Sees
mnimas

29

Em instalaes j realizadas, a seo inadequada dos fios pode provocar os seguintes defeitos:

} i. S. .i S ~ _~~ i, 3

Aquecimento dos fios

i.
"I
I

I;
Televiso com faixas escuras
/

"

Lmpadas fracas

Os motivos destes defeitos podem ser:

1.Erro na escolha da seo do fio


Fio utilizado (muito fino) Fio que deveria ter sido utilizado (mais grosso)

2. Aumento do numero de aparelhos e ou ampliao da instalao ou quantidade de circuito insuficiente


Aumento ou ampliao

r
I
I

I
I I

I
I

'------------

.....J

30

4.3.

Como fazer as emendas e o isolamento.

As emendas de fios devem ser bem feitas para evitar que eles se aqueam ou se soltem, provocando acidentes. Aps fazer as emendas.isole-os com fita isolante, prpria para fios. No use fitas "durex", esparadrapos ou outros. H diversos tipos de emendas que so empregadas de acordo com o local onde elas sero realizadas.

Emendas areas 1. Descasque os fios

c---

--

2. D 2 a 3 voltas com

fI

mo

]_ D 10 voltas bem apertadas

7'3,,1t~
~

n~
.....
5 voltas

__

.....

JLJru
5 voltas

Emendas de derivao

Emendas em caixa de passagem

5 a 10 voltas bem
apertadas com alicate

5 a 10 voltas bem
apertadas com alicate

Observao: No deve haver emendas de fios dentro dos condutes. 32

Resumo
Neste capitulo voc aprendeu: Como escolher a seo dos fios. Como fazer as emendas e o isolamento dos fios. Como reparar os defeitos em instalaes executadas.

Para verificar se voc est entendendo, tente responder as seguintes questes:

L O vazamento de energia causa .............................. do ........................... consequenternente voc pagar por energia no utilizada.

2. A instalao de uma casa pode ser dividida em trs trechos: 1. Ramal de ....................... _... _........... 2. RarnaI de 3. Circuito d'~~~~~::: ::~:~:::::::::::::::::::::: ~::~::..

Complete

os espaos em branco: 3.

~ ~ ~
FiO~

Cin;uito do chuveirc- Fio ............................. mm~ Circuito de Iluminao- Fio .........................mm'

............. _---nun2
CJ 1i
I

~II[
~~

nin
..

Fio

Fio

Fio

Fio

Fio

......... _----nun2
r-r

...............
~
mm2

..................
mm'

---- ..... - .........


mm2

................
mm'

fJ
- "Emenda de pontas

3.

@
'

...

~~~!
:-:.:;;.:

L ~--,
I I

,
I I

[!
4.

Potncia total: 4.000w ou 4kW

Emenda de derivao

Emenda em caixa de passagem

_.
V' U

...

rr

...... voltas

..... voltas

..... voltas

..... voltas

33

Captulo 5.

A proteo das instalaes

5.1.

Os fusveis.

Voc deve ter observado que todas as instalaes tm uma ou vrias chaves com fusveis. Agora.voc vai saber alguma coisa sobre eles. Os fusveis servem para proteger a instalao em casos de. curtos-circuitos} ou quando h um excesso de corrente. Nestes casos.os fusveis interrompem a energia no circuito, evitando maiores danos. Vejamos como funciona: Todo fusvel possui um filamento que se derrete facilmente quando aquecido.

Fusvel comum tipo rolha.

Fusvel de cartucho.

Corrente normal.
fusvel Fase
~ ----'J>

Aumento da corrente
Fase

"

fusvel Aquecimento do filamento Fase

Rompimento e interrupo da corrente


.J

,...-....,.-....,.~

N~utro

Neutro

Neutro

l-lrJ
l,......,

""
34
I

""'/

5.2. 1.

Como instalar as chaves de fusveis.

A posio da chave: entrada e sada.


Fusveis tipo rolha Fusveis de cartucho
Entrada
..

Entrada

Sada (Utilizao)

I
""
.-..

'ili ~
,..

"

11111
Entrada

Sada (Utilizao)

Entrada

Sada (Utilizao)

Errado

Certo

Certo

Errado

Obs, .Instalando de maneira errada, voc pode levar choque quando for trocar os fusveis, mesmo estando a chave desligada.

2.
Entrada

Caixa de distribuio.
Entrada

Fusveis de cartucho
Ramal de entrada

Sada (Utilizao)

-o

" 1: "5

~ -a ~

I'"J r'Ol n!
~ (~) ~~
~o~

nn
~I

'rl's -" -e
.~

TT

~ ",I

-c

.., "
..c

'" e "1 '0.::;)

rn

Chave geral

. _11JlllI'l'r.'fl.r~Jfu];m.!f.~~,Ai:'"r.\if;t.\M;'.{lM;i@.~~&~;00:~k.01<.'~t.9.~ .~ .h~."",,,,._.

Observag.:o: NAO COLecARFUSIVE"":NQ


i

NEUTRO.

~~~~'~~i~1't1~~i~~! ~lli'eIJ 1IIIIII fl11 li iif/flniYI\~l1ifirriM'i'flllWn'~~l\f~'~~:~t&Wtt~~


m tubo de cobre

Colocar
no neutr

iela de cobre

35

Colocar uma art no neutro

5.3.

Como escolher o valor dos fusveis.

A corrente eltrica que passa atravs dos fios medida em ampres ou "A". A quantidade de corrente que pode passar por um fio, depende da sua seo, como se fosse um cano de gua. O valor do fusvel deve ser igual ao valor da corrente que o fio suporta
Cano d'gua 5l1mn. Fio

..
,

SA

P'
IOmml

'
4mml

~\\\ \\\ ~
30 11min,

~-:' ~~:~,
,~

.. ,-:." .. ,,~ " ,\

30A

Voc ~ aprendeu a caJcuJar a seo dos fios. Agora s escolher o valor do fusvel correspondente ao n?do fio utilizado. Valores acima do indicado vo aquecer o fio podendo danificar toda a instalao.

2,Smml

I,Smm2

36

5.4.

O aterramento.

o aterramento de chuveiros e torneiras eltricas muito importante para evitar choques. em casos de defeto quando a Fase toca acidentalmente neles.
Aterramento de aparelhos
fase fase
-----+~ ...... -----~

-----...:...---~t-h;__-----_1
-+ ---~--.., ~It:::=::,:~::~::::-.

Fase ---------,--------1 Fase ---.... .:.--.....,.,.-t .. ---------J

!
I

:. ,
,
I
I I

I.
1
I

I 1 1
I

: Terra
-=<'

Os chuveiros e torneiras eltricas sempre possuem um fio Terra que deve ser ligado haste de terra. Caso esta ligao no seja feita, a descarga poder ocorrer pelo cano ou pela gua, provocando choques nas pessoas que os esto utilizando. Aterramento de Caixas de Luz
Estas ha rras pod em ser

I~m
CJ ,
L_
I I I I I I I I

compradas

nas casas

de ma teria i, elt ricos.

com nome de "eletrodo de terra", ou utilizar cano zincado.

Ohs.: No utilizar a

tu bu lao de gua
corno terra.

1-

IT
Observao: O fio Terra deve ser, no mnimo, da mesma seo do fio Fase. 37

-------_

... -,:

Resumo
Neste captulo voc aprendeu: Para que servem e como funcionam os fusveis. Como instalar as chaves com fusveis. ,,-..~r--( Como escolher o valor dos fusveis. Porque fazer o aterramento das partes metlicas .
., ,.~...":"

Para verificar se voc est entendendo, responda as seguintes questes:


1. Os fusveis servem para a instalao __ _ _. o, ou quando h .. _.. _.. _ de corrente eltrica. Nestes casos os fusveis _ _ a energia no circuito evitando danos maiores. em casos de ..

2. Indique qual a entrada e a sada das chaves, para no ocorrer choques na troca de fusveis,

IH1
("

'f ! T-

.. m

:.)

rffij
lO

- .
.. .

i J[ !f

3. No colocar fusvel no

__ .

._

4. A quantidade da sua

de corrente que pode 'passar por um fio depende

5. Faa corretamente Fase Neutro Fase

a ligao destes aparelhos.

--.L
I

Captulo 6.

o consumo

de energia.

6.1.

Como medir o consumo de energia.

relgio mede o consumo de energia em "quilowatt-hora" (kWh). Voc aprendeu que nos aparelhos eltricos as potncias so em ''Watt'' (W). O quilowatt (kW) igual a 1.0CXlWatts.

I
Assim, por exemplo, uma hora

1 kW = 1.0CIJW

lkWh corresponde

ao consumo

de l.OOOW ou lkW, durante

/
\.

"

,. \ X
"

~-)

l- ~-19aUd durante Ih

= lkWh

ou ainda:

ligada X durante 10 horas=

ligado lkWh

X durante 2h
500W ou 0,5kW

= lkWh

IOOW

Portanto, para calcular consumo de um aparelho, potncia e o tempo de uso e fazer a seguinte conta.

basta saber a

1.000

Tempo

horas

==

..
Consumo

kWh

Potncia em W

Exemplo:

lOOWdividido por 1.000 e multiplicado

por 3 igual a 0,3 'kWh

39

Potrebbero piacerti anche