Sei sulla pagina 1di 17

DOI: 10.5433/1984-3356.

2012v5n10p537

Ao Histrica como um Problema para Pesquisadores em Educao em Histria


Historical agency as a problem for researchers in history education
Peter Seixas1*

RESUMO

Neste trabalho, estou lidando com problemas conceituais, dirigindo ateno para o conceito de segunda ordem ao histrica, o qual foi primeiro identificado como importante para compreenso histrica, mas recebeu pouca ateno subsequente de pesquisadores de educao em histria, apesar da ateno dada por parte dos filsofos, socilogos e historiadores. Este um termo fundamentalmente contestado e o contedo deste trabalho consiste em uma explorao de inmeros desafios lanados por eles. No final, apesar de dilemas conceituais no resolvidos, vou sugerir possibilidades para a pesquisa emprica sobre ao histrica que talvez possam ajudar a educao histrica e contribuir para um ensino e aprendizado de histria mais ativo til e significativo.
Palavras-chave: Educao histrica. Ao histrica. Aprendizagem histrica. Conceitos de segunda ordem.

ABSTRACT

In this paper, I am dealing with conceptual problems, turning attention to the second order concept of historical agency, which was identified early as important for historical understanding, but which has received little subsequent attention from history education researchers, despite its attention from philosophers, sociologists and historians. It is a fundamentally contested term, and the bulk of this paper consists of an exploration of a number of challenges raised by it. At the end, notwithstanding unresolved conceptual dilemmas, I will suggest avenues for empirical research on historical agency that might help inform history education, and contribute to more active, useful, and meaningful teaching and learning of history.
Keyword: Historical education. Historical agency. Historical learning. Second order concept.

University of British Columbia. * Eu gostaria de agradecer a Kent den Heyer pela contribuio na pesquisa e pela colaborao nas discusses acerca das questes levantadas nesse artigo.

, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

537

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537

H mais de uma dcada, duas charges apareceram em uma pgina simples do New Yorker. Em uma, desenhada em perfeito estilo minimalista, um homem est sentado na ponta de um sof, falando ao telefone com resignao: Fazer alguma coisa nunca resolve coisa alguma. Na outra, um executivo diminudo pela imensa escrivaninha colocada entre ele e sua visita e pelas vistas panormicas da cidade visveis atravs das janelas do canto do escritrio. Ele diz para a visita, Ns nunca podemos aceitar como certo o dom precioso da compreenso do passado. Compreenso do passado um termo excelente porque, diferentemente do termo histria, constantemente nos lembra que a nossa perspectiva uma ao olharmos para o passado a partir do presente. A compreenso do passado une o passado ao presente, de um modo que nos prepara. Para o confronto com o futuro. Desta forma, isto serve como taquigrafia para conscincia histrica. Ao mesmo tempo, sua conexo com a ao aparente, pois a viso sobre o passado a partir do presente nos prepara para a ao (se a ao for resolver coisa alguma ou no) . Estas duas charges, ento, pem os temas centrais em uma discusso para ao a qual, como eu vou argumentar, est relacionada com a noo de conscincia histrica. Muito da nova pesquisa em educao histrica para a qual este trabalho considerado uma pequena contribuio - trabalha a partir de dois plos. Em primeiro lugar, desenhados a partir da historiografia e filosofia da histria esto os conceitos das ferramentas culturais disponveis para conscincia histrica, incluindo os conceitos histricos de segunda ordem, como significncia, causa e evidncia, os quais estruturam o pensamento histrico (LEE; ASHBY, 2000)
2

Em segundo lugar, as estruturas das perguntas sobre conceitos sobre o passado, das

investigaes empricas sobre a cognio e aprendizado dos jovens, pensamento dos professores, prticas dos professores e construo de manuais didticos (e outros materiais curriculares). O trabalho no procede necessariamente do primeiro para o segundo, mas um tanto, dialeticamente, com investigaes empricas refinando e salientando noes da definio, disponibilidade e uso de ferramentas culturais. Neste trabalho, entretanto, estou lidando somente com problemas conceituais, dirigindo a ateno para o conceito de segunda ordem ao histrica, o qual foi primeiro identificado como importante para compreenso histrica, mas recebeu pouca ateno subsequente de pesquisadores de educao em histria, apesar da ateno dada por parte dos filsofos, socilogos e historiadores. Este um termo fundamentalmente contestado e o contedo deste trabalho consiste em uma explorao de um nmero de desafios lanados por ele. No final, apesar de dilemas conceituais no resolvidos, vou sugerir possibilidades para a pesquisa emprica sobre ao histrica que talvez possam ajudar a educao histrica e contribuir para
2

Veja tambm: Levstik and Barton (2001); Lomas (1990); Seixas (1996); Voss and Carretero (1998); Wineburg (1996). O tema apresentado na revista History and Theory sobre agenciamento e histria foi um dos pontos de partida para esse artigo.
3

, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

538

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
um ensino e aprendizado de histria mais ativo til e significativo.

De ao individual para a ao coletiva


A noo de ao de bom senso comea com o indivduo. Filsofos tiveram tendncia a examinar a ao como um problema individual (SEARLE, 1983; TAYLOR, 1985). No nvel individual, ao uma caracterstica daqueles que fazem alguma coisa, na crena que fazer alguma coisa resolver algum problema. Consequentemente, a atividade envolve ao, mas isto tambm deve envolver inteno. Alm do mais, aes envolvem consequncias. Aes talvez no tenham consequncias significativas; elas talvez tenham consequncias que se alinham com as intenes do autor; ou elas devam ter consequncias imprevistas, improdutivas. Consequentemente, a preocupao sobre a segregao de alunos com necessidades especiais pode levar o administrador escolar a integrar salas de aula regulares, a qual tem conseqncias, algumas antecipadas, outras no, para os professores e alunos envolvidos. Aps as consequncias terem sido registradas, as pessoas fazem julgamentos, e tudo isto alimenta as crenas que modelam a prxima etapa de intenes e aes. imediatamente aparente que uma ideia de ao intencional ou de tomada de ao necessite de uma dimenso temporal: memria ou compreenso do passado. Compreenso do passado, novamente nos termos de bom senso, o ato de rever o que j aconteceu a partir do ponto de vista do presente. A compreenso do passado a minha habilidade de rever a minha deciso, tomada h poucos dias, para comer queijo com data de validade vencida e a minha memria que eu me senti mal depois. Compreenso do passado , claro, diferente do passado. Compreenso do passado mais que o passado, porque ns sabemos como as coisas aconteceram: na hora de comer, eu no sabia que eu iria ficar doente, e agora, revendo, eu sei. Mas compreenso do passado tambm menos que o passado, porque seletiva. Como eu estava refletindo, o fato de eu ter ficado doente (por ex. como isto aconteceu) direcionou a minha sabedoria para certas aes se no para outras: eu foquei na minha ao de consumir a comida, no na minha ao de cruzar a cidade, no no noticirio que eu ouvi no rdio, nem em quaisquer outras coisas que eu fiz horas antes de me sentir mal. Neste caso, nem foquei em nenhuma das outras inumerveis condies passadas que montaram a cena para a minha ao: o fato de que nossa famlia tem uma geladeira, construda com certa tecnologia, que ns compramos comida no Safeway, que h selos de validade exigidos por lei em comida perecvel empacotada, e assim por diante. Ento o meu pensamento sobre o queijo foi uma verso simples da prtica de compreenso do passado. Na prxima vez, vou exercitar minha ao individual lendo a data de validade antes de comer queijo. O exemplo leva considerao de conceito de ao como algo que requer memria, ou conscincia temporal. Um agente toma atitudes, baseado em intenes, que so formadas pela
4

Para discutir sobre o posterior como algo que pode ser mais ou menos que o passado, eu parafraseei Lowenthal (1986).

, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

539

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
memria de experincias passadas, ou compreenso do passado. Ao mesmo tempo, a compreenso do passado de pouco uso prtico no presente para algum que no se entende como um agente ativo. O problema central da ao, como isto aparece para as pessoas, o grau com que elas so capazes de alcanar o que se propuseram. Tericos sociais estabeleceram uma dicotomia entre ao e estrutura (SZTOMPKA, 1994). Isto til j que alargamos a extenso das decises individuais e aes de ontem ou do dia anterior, para formaes sociais amplas em poca histrica. De outro lado, esto aes que expressam ao humana ou autonomia; de outro lado esto estruturas e limitaes sociais entre os quais estas aes se desenvolvem. Quanta autonomia ns temos? E quanto de nossas vidas coagido pelas condies nas quais ns nascemos? Este um resgate importante da questo central concernente ao humana. Sim, tive que tomar uma pequena deciso quanto a comer ou no o queijo, mas todas as condies ao redor daquela deciso a geladeira, Safeway, a lei responsvel pelo selo de validade, os pedaos de terra usados para separar minha casa das fontes de comida- foram condies estruturais, no da minha prpria deciso. At que ponto estas estruturas institucionais e culturais constrangem e pem limites no exerccio de ao individual? Somos forados, no final, por uma gaiola de ferro das condies nas quais nos encontramos? Anthony Giddens (1984) e outros tericos sociais lidaram persuasivamente com esta dicotomia, ao enfatizarem a natureza fluida, permanentemente mutvel, completamente dependente (ou seja, a histrica) da realidade social. A anlise requer uma mudana importante de considerao de ao individual para coletiva. A ao , por si, o que produz e reproduz estruturas sociais que agem como limitaes para a ao humana no futuro. Para retornar ao problema do antigo queijo, ao invs de ver minha famlia, ou Safeway, ou a geografia urbana ou a lei para produtos alimentcios como estruturas existentes fora de mim, ao invs disso, ns as entendemos como instituies criadas e sustentadas coletivamente pelas prticas de grandes grupos de outros agentes humanos como ns. E ns comeamos a entender que estas instituies so histricas, que elas mudaram e continuaro a mudar. Ns somos participantes ativos na criao e destruio dos mundos no quais ns vivemos e este uma componente chave da nossa ao coletiva. Estrutura e ao so consequentemente dois lados da mesma moeda. O exerccio consciente desta ao, entretanto, depende da nossa compreenso do passado no somente como memria pessoal, mas como histria, e da relao com as estruturas sociais mais amplas cuja gnesis e mudanas se encontram alm das nossas vidas como indivduos. Ferramentas culturais outro conceito de dois gumes que trabalha em modos similares estruturao de Giddens (WERTSCH, 1998). Ferramentas culturais, como as estruturas de Giddens, so herdadas das geraes prvias. Elas incluem idioma, tecnologia,
5

Giddens chama esse processo estruturao. Ver tambm Sztompka (1994, p. 38-39).

, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

540

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
costumes, leis, e, particularmente pertinente para os estudos de Wertsch tanto quanto para as nossas preocupaes, narrativas sobre o passado. Ferramentas culturais constrangem e estipulam limites, mas elas tambm fornecem os meios pelos quais elas se transcendem. Ambos os conceitos, o de estruturalismo e aquele de ferramentas culturais possibilitam pontes dialgicas entre ao individual e maior desenvolvimento social, cultural e histrico. Indivduos usam ferramentas culturais herdadas de geraes anteriores. A atividade deles, coletivamente, ento constri e transforma (de forma aumentativa ou de outra maneira) a natureza das ferramentas que sero usadas pelas prximas geraes para as suas atividades. O que herdado potencialmente limitador e libertador.

Quatro orientaes em direo ao histrica


A questo de ao nos foca no ponto entre a dominao dos legados do passado e as resistncias criativas para aquelas heranas no presente. Ainda, quaisquer resistncias criativas devem ser empreendidas, pelo menos, em parte, usando ferramentas culturais que so tambm legados do passado. Posies ideolgicas devem ser reconhecidas em qualquer discusso do assunto. Nesta seo, eu pesquisei uma quantidade moderada e arbitrria de posturas, retirada da escrita sobre ao em histria, filosofia e sociologia. Eu examino no somente como cada uma faz sentido em relao ao efeito entre agentes e estruturas, mas tambm suas implicaes para uma pedagogia histrica que deva contribuir para a ao crescente entre alunos.

a. Grandes Homens de Carlyle.


A posio de Thomas Carlyle (1966) sobre ao histrica foi reacionria, mesmo quando ele proferiu palestras que se tornaram famosas, Sobre Heris, Adorao-Heri e o Herico na Histria, h mais de 150 anos. Ao trabalhar contra tendncias historiogrficas do Sculo das luzes que tinham sido dominantes pelo menos desde a Revoluo Francesa, Carlyle localizou ao histrica no em qualquer variante de as pessoas, mas em Grandes Homens:
[...] como eu concebo isto, histria Universal, a histria de que o homem realizou neste mundo, est na base da Histria dos Grandes Homens que trabalharam aqui. Eles foram os lderes dos homens, dos grandes homens; os que serviram de modeladores, de modelos e, em um sentido amplo, de criadores, de qualquer massa geral que seja de homens projetados para fazer ou para atingir; todas as coisas que ns vimos estticas no mundo so o resultado material exterior, a realizao prtica e incorporao, de Pensamentos que residem nos Grandes Homens enviados para o mundo [...] (CARLYLE, 1966, p. 1).

A posio de Carlyle no reacionria por virtude de defesa do respeito de tradio: aqui ao amarrada ao Progresso, exatamente como na compreenso liberal de mudana histrica. Isto no Edmund Burke falando. Isto reacionrio, um tanto, em suas restries de
, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

541

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
significncia histrica para aqueles que detm poder. E esta restrio carrega implicaes para uma prtica pedaggica para todos aqueles que no esto entre aquele pequeno grupo: Ns todos amamos grandes homens; amar, venerar e fazer reverncia submissa perante grandes homens... Ah, cada homem verdadeiro no sente que ele mesmo se torna superior por fazer reverncia ao que est realmente acima dele? (CARLYLE, 1966, p. 1). Esta concepo de ao como retirada das pessoas e investida em uns poucos lderes , desta forma, devida explicitamente a uma pedagogia histrica de submisso. E embora seja associada com noes de nacionalidade de Progresso, esta pedagogia profundamente antimoderna na sua promoo de uma hierarquia natural. Enquanto a ao histrica limitada a Grandes Homens impensvel na maior parte das culturas contemporneas, a noo de Carlyle dos benefcios de ensinar sobre Grandes Homens no desapareceu da prtica pedaggica.
6

b. O mal-estar de Modernidade de Charles Taylor: Um filsofo historia ao


Exatamente 150 anos aps a publicao das palestras de Carlyle, Charles Taylor proferiu e publicou sua prpria srie de palestra. Planejada para atingir um pblico grande, sobre o tpico de nossos maiores problemas cultural, as Palestras Massey de 1991 condensaram uma dcada do trabalho do filsofo. Saltando de Carlyle a Taylor, ns mudamos de Grandes Homens como a rea de interesse de significado humano, para a busca moderna por significado no que Taylor chama de vida comum. Enquanto isto uma postura mais democrtica, Taylor a v como carregada de problemas.Sources of the Self (1989) e The Malaise of Modernity (1991) so esforos para mostrar as contradies que se encontram em seu cerne. O que Christopher Lasch chamou de a cultura de narcisismo, Taylor chama de cultura de autenticidade. Mas enquanto Lasch e outros enfatizam o consumo crescente como centra para o mal-estar modernista (FOX; LEARS, 1983), Taylor centraliza sua anlise em produo (trabalho) e reproduo (famlia), o que ele chama de vida comum. A proposta de Taylor em Sources of the Self designar a unio de (amplamente inarticulada) entendimentos do que para ser um agente humano... este retrato de nossa identidade planejado para ser como o ponto de partida para um entendimento renovado de modernidade (TAYLOR, 1989, p. ix). Taylor trata noes de individualismo, o lado ntimo, autenticidade, autonomia como localizados culturalmente e historicamente na era moderna. Enquanto eles se referem a correntes mais iniciais, e se desenvolvem atravs dos sculos 18 e 19, eles tomam uma forma particular no sculo 20 e ps-sculo 20 ocidental. Estas concepes sobre si mesmo so centrais para como as pessoas desempenham ao humana. A anlise de Taylor torna isto possvel para ver ao como uma categoria trans histrica, mas um tanto como uma

Ver Rsen (1989), sobre a conscincia exemplar na didtica da histria. Ver tambm Phillips (2000), no representante da historiografia inglesa, Carlyle (1966) e Niethammer (1992), na historiografia alem.

, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

542

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
lente analtica particular para um tempo especfico. Agir localizada na tenso entre decises e aes no presente, e os legados, ferramentas, e limitaes herdadas do passado. Mas entre as ferramentas com as quais ns trabalhamos est uma concepo de identidade no presente. Ele v nosso atributo cultural como de um individualismo liberal fugido ao controle, ou pelo menos sob a influncia de uma contradio fundamental. Decises e aes de um agente individual no presente podem somente ser compreendidas em relao a comunidades e histrias. A in vestigao por autenticidade do verdadeiro si mesmo, a ser alcanada ao difundir a prpria comunidade e a prpria histria, pura iluso. Ns nos tornamos agentes humanos completos, capazes de nos entendermos, e por isto de definirmos uma identidade, atravs de nossa aquisio de linguagens humanas ricas [no sentido mais amplo] de expresso (TAYLOR, 1991, p. 33). Desta forma, tornar-se um agente um processo dialgico, alcanado em interao com os legados do passado e ouros no presente. Taylor critica, assim, a cultura contempornea de autenticidade intimista que v o ponto mais alto da vida na realizao da autenticidade de si mesmo, subordinando obrigaes para outros seres humanos ou para outros princpios mais amplos. Ele argumenta que as escolhas envolvidas na definio de si mesmo e a busca pela autenticidade de si mesmo somente faz sentido, somente tem significncia, contra uma experincia (ou horizonte) de coisas que importam alm de si mesmo, por ex., histria, demandas da natureza, obrigaes de cidadania e coisas similares (TAYLOR, 1991, p. 31-41). Se no, a busca reduzida trivialidade, destri a si mesma. A compreenso pessoal de autenticidade reduz todas as associaes com os outros para o domnio de instrumentalidade e subverte qualquer comprometimento mais profundo para a comunidade. Taylor sublinha a distncia entre sua prpria postura e as condenaes gerais de Lasch (1979) e Bloom (1987). Ele reconhece alguma coisa de valor no ideal de autenticidade, mas somente em relao aos horizontes de significado, que perdida pela autenticidade de entusiastas extremos. Auto-realizao requer relacionamentos incondicionais e demandas morais alm de si mesmo. Isto, de acordo com Taylor, razo para esperana. Ele quer entrar solidariamente em seu ideal animado [por ex., o da cultura de autenticidade] e tentar mostrar o que isto realmente requer. (TAYLOR, 1991, p. 79). O erro da cultura contempornea desta forma a falta de compromisso alm de si mesmo, mas esta falta de compromisso repousa na incompreenso. Taylor espera revelar esta incompreenso por meio de seu trabalho como filsofo e professor: ele no visualiza outras estratgias pedaggicas para melhoria cultural.

c. A nova histria e a democratizao de ao histrica: Davis e Green


Uma revoluo no tratamento da noo de tomada de ao tem sido central para a revoluo historiogrfica dos ltimos 40 anos. Escrita histrica tem sido transformada pelo projeto de trazer povos historicamente marginalizados para a esfera da disciplina, no
, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

543

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
simplesmente como aqueles passivos, mas como participantes ativos. Historiadores procuraram um modo de entender a ao histrica de grupos relativamente sem poder, precisamente como eles atuaram entre as limitaes das posies sociais e histricas deles. Em trabalhos inusitados tais como Making of the English Working Class de E.P.Thompson (1966), Roll, Jordan, Roll: The World the Slaves Made de Eugene Genovese (1974) e The Glassmakers of Carmaux de Joan Scott (1974), os quais tinham sido previamente considerados como passivos, por virtude de classe, raa ou gnero, se tornaram autores histricos nas novas narrativas. No coincidentemente, dadas as orientaes polticas dos novos historiadores, esta abordagem para histria tem implicaes importantes para os usos de histria no presente. Se pessoas comuns participaram ativamente na formao do mundo no passado, ento pessoas comuns no presente tm um relacionamento importante para mudana histrica. Aqui, os elos entre as narrativas de uma ao histrica coletiva, amplamente baseada, de pessoas no passado se tornam relevantes para ao poltica a visualizao de futuros- no presente. Entre muitos historiadores que abraaram a nova compreenso da ao histrica, Natalie Zemon Davis uma das mais interessantes para nossos propsitos. Como Carlyle e Taylor, ela se dirigiu a uma plateia grande atravs de uma srie de palestras pblicas relacionadas ao assunto. Mas ela tambm estendeu o alcance pblico dela atravs de envolvimento com o que argumentativamente o veculo mais amplamente influencivel para narrativas histricas em nossa poca, o filme histrico. Aps a colaborao dela em The Return of Martin Guerre, ela refletiu sobre os problemas da ao histrica:
Eu vi pessoas no como personificaes de herosmo ou vitimas passivas. Ao invs disso, elas so pessoas de carne e osso com alguma ao, moldadas pelas circunstncias incomuns e valores das pocas delas, algumas vezes se acomodando, algumas vezes resistindo , algumas vezes sofrendo, algumas vezes escapando, algumas vezes mudando coisas e tentando alguma coisa nova.(DAVIS, 2000, p. ix-x).

Davis usou esta lente para as Palestras Frum dela, subsequentemente publicadas como Slaves on Screen: Film and Historical Vision. Pessoas escravizadas por definio esto descendo para o fim desvantajoso do contnuo da ao histrica. Alm do mais, filme popular, como um meio poderosamente evocativo que atrai imensas plateias, um lugar to importante para ensinar sobre ao histrica como qualquer outro. A conscincia de Davis destes dois pontos encontra-se na anlise dela dos filmes- que variam de Spartacus at Beloved. Ela reconta solidariamente, por exemplo, a aproximao do ator negro Debbie Allen com Steven Spielberg, querendo fazer a estria do Amistad conhecido por milhes de espectadores porque esta foi uma estria verdadeira das pessoas africanas para mudar o destino delas. (DAVIS, 2000, p. 72). O que constitui uma estria verdadeira no contexto de filme histrico se torna uma preocupao central. Davis est menos interessada em detalhes pequenos, fices menores e contedo sem documentao do arquivo histrico, que nas lies maiores que os filmes esto
, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

544

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
tentando ensinar. Os padres dela de representaes historicamente vlidas, desta forma, divergem explicitamente daqueles aplicados para a monografia acadmica. Na reviso de Amistad, ela aceita alguns exemplos de fico que adicionam profundidade ao filme Enquanto critica outros exemplos como sendo arbitrrios e desnecessrios (D AVIS, 2000, p. 79). Na concluso do volume, Davis define seus critrios:
So os elementos ficcionais... Usados para preencher as lacunas inevitveis no arquivo histrico? Eles so historicamente plausveis, ento eles podem efetivamente servir de verdades aproximadas e experimento de pensamentos? Ou eles no consideram evidncia histrica perfeitamente boa de uma maneira que arrisca engano? (DAVIS, 2000, p. 126-127).

Cineastas so seduzidos, ela sugere ambos por uma atitude altiva demais em direo evidncia e por um desejo para abrandar a estranheza do passado para faz-lo palatvel para as plateias contemporneas. Ela conclui que ambas as tendncias so desnecessrias e subestimam a habilidade dos espectadores. Ela demanda por mais incluso cinematogrfica dos sinais de tentativa e incerteza onde a evidncia obscura; e mais indicadores para as fontes a partir das quais as narrativas so construdas. Histria no uma aventura fechada, fixa e imvel, ela declara, mas aberta para nova descoberta (DAVIS, 2000, p. 133). Esta abordagem amplamente construda e liberal para a verdade cinematogrfica est diretamente conectada aos usos de filme histrico no cultivo de ao histria no presente. Se a conscincia histrica envolve o uso do passado no presente para moldar o futuro, relatos histricos perdem o seu poder se eles no podem ser considerados como verdade, pelo menos pelos padres que Davis sugere. As sugestes delas para a apresentao cinematogrfica de garantia e dvida epistemolgica, alm do mais, que ajudaria a mover espectadores em direo ao manuseio mais sofisticado de relatos histricos. H mais de uma dcada, Peter Novick (1988) explorou as implicaes epistemolgicas das disposies dos novos historiadores para trazer a experincia disciplinar deles para o domnio pblico dos problemas sociais e polticos contemporneos (FRISCH, 1990; LINENTHAL, 1996). Talvez o historiador contemporneo que tenha ido mais longe ao engajar a apresentao pblica de histria como um exerccio em ao histrica estimulante (e ao escrever sobre isto) seja James Green (2000). Seu Taking History to Heart: the Power of the Past in Building Social Movements explora fazendo o que ele chama de movimento histria como um meio de apoiar ao coletiva contempornea de trabalhadores, afro- americanos e outros. Movimento histria que o corpo de trabalho produzido por escolares e ativistas apaixonadamente engajados no estudo de protesto social para razes moral e poltica tanto quanto as intelectuais (GREEN, 2000, p. 2). O engajamento conduziu Green para uma variedade de projetos onde os laos entre aes histricas e aes no presente so explcitas. O livro um relato da explorao dele de mltiplas possibilidades para o historiador pblico engajado para promover conscincia histrica. Ele
, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

545

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
relatou a organizao de comemoraes de solidariedade inter-racial no sul: Aqueles poucos que ousaram criar espaos livres para experimentos democrticos no sul merecem seus lugares na memria, se no pelo que eles realizaram no passado, mas pelo que os esforos deles significam para o futuro (GREEN, 2000, p. 165). Ele produziu um documentrio, fez campanha para monumentos, uniu trabalhadores em greve, e incitou sindicatos em direo a uma viso mais democrtica dos movimentos dos trabalhadores, tudo de sua posio estratgica como um historiador ativista.
No relato deles, estas estrias podem se tornar parte de esforo popular para moldar um futuro diferente, a partir de um capital global guardado para ns,um futuro no qual novas cruzadas por igualdade, democracia e justia social apaream como extenses de estrias quase esquecidas mantidas vivas em movimento cultural por ativistas e historiadores trabalhando juntos. (GREEN, 2000, p. 21)

Vale pena notar ambas as continuidade e descontinuidade entre Green e o projeto Sculo das luzes. Em meados do sculo 18, pensadores franceses Turgot, Voltaire, Condorcet, Diderot- tinham comeado a conectar a ideia de progresso cientfico controle humano sobre a natureza- para o melhoramento da condio humana por meio de controle humano de histria. Aos olhos de J. B. Bury (1932), escrevendo sobre a ideia de progresso em 1920, o prospecto de crescimento potencialmente infindvel de conhecimento cientfico e movimento ilimitado em direo perfeio de arranjos social e poltico, foram ideias dinmicas: a ao humana foi realada pela crena, por si s, na possibilidade de ao para melhoria humana. Desta forma, Green o mensageiro do pensamento do Sculo das luzes. Se, entretanto, a ao consiste da habilidade para dominar as coisas que nos dominam (TAYLOR, 1991, p. 101), ento Green ope a fora da ao histrica no contra a dominao da natureza, a qual a cincia do Sculo das luzes confrontou, mas contra a sociedade tecnolgica/burocrtica/capitalista, a qual possui os maiores desafios para a liberdade humana no sculo 21.

d. Ps estruturalismo, estudos e ao subalternos


o elo entre o Sculo da luzes, liberais como Taylor, reformistas como Davis e ativistas como Green que tericos ps estruturalistas e subalternos procuraram para desfazer. Ao demanda agentes e a fratura do sujeito ps estruturalista pe um desafio fundamental para a noo de agentes e intenes. Pode haver ao sem um sujeito? Linda Alcoff (1994) oferece um resumo crtico de um tema comum entre Lacan, Derrida e Foucault:
[...] o sujeito contido em si, autntico concebido por humanismo para ser passvel de descoberta abaixo de uma lmina de cobertura cultural e ideolgica , em realidade, uma construo daquele discurso bem humanista... motivaes e intenes individuais contam como zero ou quase zero no esquema de realidade , v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

546

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
social. Ns somos construes mediadas por e/ou fundamentadas em um discurso social alm (em um caminho alm) do controle individual (ALCOFF, 1994, p. 103).

Atividade, a possibilidade de ao intencional, conhecimento e, assim educao, parecem, nesta linha de pensamento serem erros. Judith Butler (1995) oferece uma leitura mais esperanosa de Foucault: O que ele quer dizer, eu acho, que os sujeitos que instituem aes so eles mesmos efeitos institudos de aes prvias e que... as aes institudas por via daquele sujeito so parte de uma cadeia de aes que no podem mais ser compreendidas como unilineares em direes ou previsveis em seus resultados. (BUTLER, 1995, p. 220). Antes que perguntemos, ento o que mais novo?, deveramos considerar seriamente o modo pelo qual Butler separa o sujeito da ao: [...] afirmar que o sujeito constitudo no afirmar que determinado; ao contrrio, o carter constitudo do sujeito a precondio mesmo de sua ao. Para que que isto permite uma reconfigurao proposital e significante de relaes cultural e poltica, se no uma relao que se vira contra si, retrabalhada, resistida? (BUTLER, 1995, p. 223). Como ela desenvolve o argumento, o exame da constituio (ou construo) do sujeito abre a possibilidade do exerccio de ao em modos mais fundos e profundos: uma vez que se compreenda que sujeitos so formados atravs de operaes excludentes, torna-se politicamente necessrio traar as operaes daquela construo e destruio ( BUTLER, 1995, p. 224). Os comentrios de Butler so parte da discusso dela sobre a constituio de mulher, mas subalternam estudos que alunos exploraram territrio similar com respeito ao sujeito colonial e ps colonial (PRAKASH, 1994). O projeto pedaggico para estes estudantes ento uma arqueologia do sujeito: ajudando as pessoas a entender a constituio das posies do sujeito deles de um modo que as pessoas possam se mover alm das posies. Em um modo importante, ento, este uma extenso, e no uma reverso, da nova histria, no qual envolve trazer mais categorias culturais do domnio das categorias dadas, para a agenda daquelas a ser analisadas historicamente. Tornando estes insights acessveis e crveis para um pblico mais amplo representa um desafio maior, e um que, pelo que sei, poucos tericos levaram a srio.

Ao histrica, conscincia histrica e ensino histrico.


Ao longo das ltimas posies recm revisadas do sculo 20, o denominador comum a rejeio do individualismo de pensamento de senso comum tipo voc pode fazer diferena sobre a tarefa pedaggica. Neste, pelo menos, a crtica de Taylor sobre a cultura do si mesmo autntico tem algo em comum com a desconstruo ps estruturalista do sujeito. Por outro lado, nenhum deles rejeita a possibilidade de ao; nenhum deles nos confina em uma gaiola de ferro
, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

547

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
do determinismo. A necessidade de entender a possibilidade e limites de ao o que traz ao histrica para a provncia da conscincia histrica. Conscincia histrica pode at mesmo ser redefinida como a compreenso que coisas mudam ao longo do tempo em modos bem fundamentais que mundos so feitos e desfeitos-, que pessoas comuns desempenham um papel na mudana histrica e que orientar a si mesmo em relao mudana histrica uma tarefa central para todas as pessoas. Qual contribuio esta investigao primria de conceito de ao histrica sugere para pesquisadores em educao? Ela oferece o comeo de uma rubrica, e talvez mesmo uma hierarquia de questes, para ajudar pesquisadores a investigar a cognio de pessoas jovens em respeito ao. No nvel mais bsico, ns podemos procurar pelas habilidades dos alunos para fazerem distines entre o que os pesquisadores britnicos j identificaram como razes e causas em histria (as primeiras sendo o que foi pretendido pelos autores histricos, as segundas sendo condies necessrias ou suficientes, se pretendidas por algum ou no). Um segundo nvel envolve investigao da noo de ao individual versus coletiva. Muito da nossa atividade diria emoldurada em termos de ao individual e responsabilidade (em nenhum outro lugar alm da escola), que isto parece ser senso comum, falta de posio. Como os estudantes tentam extrapolar da experincia individual, diria para a histria, uma rota relativamente fcil a sugerida por Carlyle, a qual nunca transcende ao individual como o motor de histria. Alm disso, isto deixa os alunos alienados exceto como adoradores de Grandes Homens- dos processos de histria. O conceito de ao coletiva, assim, representa um passo maior, mas provavelmente muito difcil em direo compreenso histrica dos alunos. Como Ola Hallden (1994) mostrou, mesmo onde alunos comeam a trabalhar com noes de ao coletiva, eles podem personalizar a coletiva, e, assim, pensar sobre isto como se estivesse agindo como uma verso maior de um indivduo. Complicar importa, pode ser que tal mudana seja necessria, de alguma forma, na construo de qualquer narrativa (CRONON, 1992). Em um nvel ainda mais desafiador, investigaes podem se comprometer a ver como os alunos compreendem com ou sem instruo a construo histrica de posies de sujeitos sugeridas pelos tericos literrios. possvel- e sobre quais condies isto possa ser produtivo- ensinar alunos a examinarem a construo histrica das categorias de identidade que eles tomaram como certo na vida de todo dia? E os professores estagirios na rea de humanas esto chegando a programas de educao para professores suficientemente embebidos em teoria ps estruturalistas a partir de seus programas de graduao, que tal conversa faria sentido para eles? Finalmente, o conceito de ao histrica tambm abre questes sobre como os alunos vivem as vidas deles, alm das crenas e compreenses deles: quais tipos de ao individual e coletiva eles fazem, com quais tipos de compreenso da localizao histrica da ao? Iniciar esta trajetria para pesquisa sobre pensamento histrico comea a unir a pesquisa em educao histrica a questes de eficcia e ao que ocuparam pesquisadores de educao cvica e estudos sociais de uma maneira bem central; inversamente, isto poderia trazer novas camadas de riqueza terica para questes de tomada de deciso de cidados nestas reas de pesquisa (HAHN,
, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

548

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
1998; TORNEY-PURTA, 1999).

Alguns pensamentos finais


O filsofo Hans-Georg Gadamer ofereceu o seguinte em conscincia histrica:
A aparncia de autoconscincia histrica bem parecida com a revoluo mais importante entre aquelas pelas quais ns passamos desde o incio da poca moderna [...] A conscincia histrica que caracteriza o homem contemporneo um privilgio, talvez mesmo um fardo, do tipo que nunca foi imposto a nenhuma gerao anterior. (GADAMER, 1987, p. 51)

Como o tom de Gadamer sugere, conscincia histrica no torna a vida mais fcil. De fato, uma das primeiras coisas que ns aprendemos a partir dos estudos de histria o que acontece para os melhores esquemas postos de ratos e homens: ao proposital tem consequncias ilimitadas. por isto que a justificao fcil para o estudo de histria- aqueles que no aprendem com os erros do passado esto fadados a repeti-los- to insatisfatria. A promessa de conscincia histrica no tanto que ns seremos capazes de consertar o futuro, como aquela que seremos capazes de encontr-lo com nossos olhos bem abertos. Aqui est as palavras de Tom Crick, o professor fictcio de histria do ensino mdio no romance Waterland de Graham Swift. Ele foi desafiado por sua turma a explicar por que eles precisavam aprender histria:
E o que esta questo Por que implica? Isto implica- como isto certamente implica quando vocs jogam isto em mim de forma rebelde no meio da nossa aula de histria- insatisfao, inquietao, um sentido que tudo no est bem. Em um estado de perfeito contentamento no haveria a necessidade ou lugar para esta palavrinha irritante. A histria comea somente no ponto onde as coisas esto erradas; a histria nasce somente com problema, com perplexidade, com arrependimento... Sim, sim, o passado faz parte do caminho; ele passa rasteira em ns, ele nos atola; ele complica, dificulta. Mas ignorar isto loucura, porque, acima de tudo, o que a histria nos ensina evitar iluso e faz-de-conta, a deixar de lado sonhos, luar, cura para todas as doenas, coisas que fazem maravilhas, coisas sem a mnima chance de acontecer _ a histria nos ensina sermos realistas. (SWIFT, 1992, p. 106-108).

Ns podemos pensar em um conceito saudvel de ao histrica como um que tenha um sentido razovel de quais condies modificvel em uma conjuntura histrica particular, e quais no so. H um perigo, por um lado, no irracional cura para todas as doenas, coisas que fazem maravilhas, coisas sem a mnima chance de acontecer, interpretaes grandiosas do potencial e capacidades de algum. Como algum que viveu nos anos 60 e participou de seus movimentos radicais, e que partiu para uma comunidade erma na Colmbia Britnica durante trs anos, a fim de fornecer um modelo para a nova feitura da ordem social moderna, posso

, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

549

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
falar em primeira mo sobre a experincia deste perigo. Por outro lado, h um perigo de paralisia histrica, de desistncia perante qualquer possibilidade de ao ativa, de efetuar qualquer mudana significante mesmo. De fato, isto pode ser outro aspecto da falta de posio de muitos alunos, os quais pegam o mundo que lhes dado como o nico possvel. Perante estes alunos, que tipo de lies, quais tipos de demonstraes, os trar face a face com a possibilidade de ao compromissada e a possibilidade de mudana histrica profunda? A resposta para esta questo nos aponta para a questo pedaggica central, como ns ensinamos ao histrica? Tornar ao histrica uma das preocupaes centrais da educao em histria, pode nos ajudar a fazer o melhor que podemos para mapear um curso entre estes dois perigos, particularmente se ns formos conscientes que h uma converso perigosa em cada lado da estrada. Mas mesmo fazendo o melhor que ns podemos para dirigirmos nesta estrada, a histria cheia de surpresas: pessoas sem poder tomando conta e efetuando mudanas imensas, pessoas poderosas paradas ao lado e no fazendo coisa alguma. Quem previu a queda do Muro de Berlim ou a de Saddam Hussein? Ou as consequncias no desejadas de algum daqueles eventos? O ensino de histria procura, assim, evitar desesperana, evitar coisas sem a menor chance de acontecer, e abre os olhos dos alunos para a possibilidade do inesp erado. A responsabilidade histrica dos professores de histria agora se agiganta intensamente: para ajudar as pessoas jovens a aprenderem a avaliar subjetivamente materiais dos legados inconscientes do passado para um exame crtico. Os problemas enfrentados pela humanidade na terra o aumento distorcido da riqueza, a eroso da Comunidade Britnica, o ressurgimento de sentimentos de dio tnicos, a ameaa crescente de desastre ambiental- so formidveis. Eles tambm so demonstrativamente os produtos das nossas histrias recentes e no to recentes. Cultivar a ao coletiva da prxima gerao para encar-los foradamente e realisticamente deve ser um dos objetivos centrais da educao.

Referncias
ALCOFF, Linda. Cultural feminism versus post-structuralism: the identity crisis in feminist theory. In: DIRKS, Nicolas B.; ELEY, Geoffrey Howard; ORTNER, Sherry Beth (Ed.). Culture/power/history: a reader in contemporary social theory. Princeton: Princeton University Press, 1994. p. 96-122. BLOOM, Allan. The closing of the american mind. New York: Simon and Schuster, 1987. BURY, John Bagnell. The idea of progress. New York: Macmillan, 1932.

, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

550

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
BUTLER, Judith. Contingent foundations: feminism and the question of "postmodernism". In: CARUTH, Cathy; ESCH, Deborah (Ed.). Reference and responsibility in deconstructive writing. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995. p. 213-232. CARLYLE, Thomas. On heroes, hero-worship and the heroic in history . Lincoln: University of Nebraska Press, 1966. CRONON, William. A place for stories: nature, history, and narrative. Journal of American History, Bloomington, v. 78, n. 4, p. 1347-1376, 1992. DAVIS, Natalie Zemon. Slaves on screen: film and historical vision. Toronto: Vintage Canada, 2000. FOX, Richard Wightman; LEARS, T. J. Jackson. The Culture of consumption: critical essays in American history, 1880-1980. Pantheon Books: 1983. FRISCH, Michael. (Ed.). A shared authority: essays on the craft and meaning of oral and public history. Albany: State University of New York Press, 1990. GADAMER, Hans-Georg. The problem of historical consciousness. In: RABINOW, Paul; SULLIVAN, William M. (Ed.). Interpretive social science: a second look. Berkeley: University of California Press, 1987. p. 82-140. GENOVESE, Eugene Dominic. Roll, Jordan, roll: the world the slaves made. New York: Random House, 1974. GIDDENS, Anthony. The constitution of society. Berkeley: University of California Press, 1984. GREEN, James R. Taking history to heart: the power of the past in building social movements. Amherst: University of Massachusetts Press, 2000. HAHN, Carole L. Becoming political: comparative perspectives on citizenship education. Albany: State University of New York Press, 1998. HALLDEN, Ola. On the paradox of understanding history in an educational setting. In: LEINHARDT, Gaea; BECK, Isabel L.; STAINTON, Catherine (Ed.). Teaching and learning in history. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1994. p. 27-46. LASCH, Christopher. The culture of narcissism: american life in an age of diminishing expectations. New York: Norton, 1979. LEE, Peter; ASHBY, Rosalyn. Progression in historical understanding among students ages 7-14. In: STEARNS, Peter N.; SEIXAS, Peter; WINEBURG, Sam (Ed.). Knowing, teaching, and learning history: national and international perspectives. New York: New York University Press, 2000. p.
, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

551

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
199-222. LEVSTIK, Linda S.; BARTON, Keith C. Doing history: investigating with children in elementary and middle schools. 2. ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2001. LINENTHAL, Edward T. History wars: the enola gay and other battles for the american past. New York: Metropolitan Books, 1996. LOMAS, Tim. Teaching and assessing historical understanding . London: The Historical Association, 1990. LOWENTHAL, David. The Past is a foreign country. New York: Cambridge University Press, 1986. NIETHAMMER, Lutz. Posthistoire: has history come to an end? London: Verso, 1992. NOVICK, Peter. That noble dream: the "objectivity question" and the american historical profession. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. PHILLIPS, Mark Salber. Society and sentiment: genres of historical writing in britain. Princeton: Princeton University Press, 2000. POPKEWITZ, Thomas S. Knowledge, power and curriculum: revisiting a TRSE argument. Theory and Research in Social Education, Binghamton, v. 26, n. 1, p. 83-101, 1998. PRAKASH, Gyan. Subaltern studies as postcolonial criticism. American Historical Review, Washington, v. 99, n. 5, p. 1475-1490, 1994. RSEN, Jorn. The development of narrative competence in historical learning: an ontogenetic hypothesis concerning moral consciousness. History and Memory: Studies in Representation of the Past, Bloomington, v. 1, n. 2, p. 35-59, 1989. SCHUTZ, Aaron. Teaching freedom? postmodern perspectives. Review of Educational Research, Washington, v. 70, n. 2, p. 215-251, 2000. SCOTT, Joan Wallach. Glassworkers of carmaux: french craftsmen and political action in a 19thcentury city. Cambridge: Harvard University Press, 1974. SEARLE, John. Intentionality: an essay in the philosophy of mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. SEIXAS, Peter. Conceptualizing the growth of historical understanding. In: OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy (Ed.). Handbook of education and human development: new models of learning, teaching, and schooling. Oxford: Blackwell, 1996. p. 765-783.

, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

552

DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
SWIFT, Graham. Waterland. London: Macmillan, 1992. SZTOMPKA, Piotr (Ed.). Agency and structure: reorienting social theory. Yverdon: Gordon and Breach, 1994. TAYLOR, Charles. Human agency and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. TAYLOR, Charles. Sources of the self: the making of modern identity. Cambridge: Harvard University Press, 1989. TAYLOR, Charles. The malaise of modernity. Toronto: Anansi, 1991. THOMSON, Edward Palmer. The making of the english working class. New York: Vintage, 1966. TORNEY-PURTA, Judith; SCHWILLE, John; AMADEO, Jo-Ann. Civic education across countries: twenty-four case studies from the IEA civic education project. Amsterdam: International Association for the Evaluation of Educational Achievement, 1999. WERTSCH, James V. Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998. WINEBURG, Samuel. The psychology of learning and teaching history. In: BERLINER, David C.; CALFEE, Robert C. (Ed.). The handbook of educational psychology. New York: Macmillan, 1996. p. 284-305.

, v. 5, n. 10, p. 537-553, jul./dez. 2012

553

Potrebbero piacerti anche