Sei sulla pagina 1di 95

PROF.

GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Administrao Financeira e Oramentria

AFO
Prof. GUSTAVO BICALHO FERREIRA www.orcamento.org www.estudaqui.com.br
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

SOBRE O PROFESSOR
Gustavo Bicalho Ferreira bacharel em Administrao Pblica e de Empresas, ps-graduado em Marketing com MBA pela Fundao Getulio Vargas, estudioso na rea de Planejamento e Oramento com diversos cursos realizados, alm de artigos publicados em sites especializados. Analista Judicirio, concursado do Superior Tribunal de Justia - STJ, tendo obtido a 9 colocao no referido concurso pblico. Foi subsecretrio de Execuo Oramentria e Financeira do Conselho da Justia Federal CJF e, atualmente, exerce o cargo de subsecretrio de Planejamento e Acompanhamento do CJF. o idealizador e criador do site www.orcamento.org, cujo contedo versa sobre oramento pblico. O site tem como misso disponibilizar informaes na rea de oramento pblico, gerando conhecimento em benefcio da sociedade brasileira. Outro site criado pelo professor o www.estudaqui.com.br, cuja misso proporcionar a democratizao do conhecimento, disponibilizando materiais e informaes correlatos preparao dos interessados na participao em concursos pblicos. professor da matria de Administrao Financeira e Oramentria AFO e Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF em cursos preparatrios para concursos pblicos, alm de ser professor-colaborador nos seguintes sites: www.estudaqui.com.br, www.forumconcurseiros.com e www.cursoaprovacao.com.br. Os alunos podero acessar o e-mail professor@bicalhoferreira.com.br para encaminhar quaisquer dvidas ou solicitar informaes. o canal aberto entre os alunos e o professor.

DICAS DE ESTUDO
Primeiramente, voc, concurseiro, deve ter em mente que passar em um concurso pblico no uma coisa que acontece da noite para o dia. Que voc dorme e quando acorda j servidor pblico. No, o caminho para se tornar um servidor pblico rduo. Por muitas vezes voc ter que deixar de fazer aquelas coisas que antes fazia com freqncia: sair noite com amigos, ir ao cinema, ir a um show, viajar. No que para passar em um concurso pblico voc deva ser anti-social. No isso. Porm, o engajamento nos estudos, com disciplina e determinao, faro a diferena no dia da prova. Todo o sacrifcio que foi colocado em questo ter seu resultado compensado. Voc se tornar um SERVIDOR PBLICO!
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

O sucesso na resoluo de uma prova depende de quo hbil voc identifica os erros nos itens das questes formuladas pela banca examinadora. Um macete voc sempre grifar o que est errado e colocar entre parnteses o acerto. Esse mtodo auxilia o seu crebro a ficar atento aos itens das questes para melhor farejar possveis erros. Tente fazer isso e voc perceber uma melhora significativa na identificao dos erros. Identifique o erro, grifando-o, e depois acerte-o. Veja como proceder conforme o exemplo a seguir: Leis de iniciativa do Poder Legislativo estabelecero o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais.(Executivo) - o correto!

Listo algumas dicas para um incio de estudo mais planejado: No tenha UM objetivo. Tenha O objetivo: PASSAR NO CONCURSO. Prepare um cronograma de estudos com as matrias que sero objeto da prova, com horrios programados para cada matria. Voc poder ter noo dessas matrias, antecipadamente, a partir de editais de concursos anteriores ou concursos similares. Faa intervalos. Intervalos so importantes para relaxar. Sugere-se que a cada 3 horas de estudo voc interrompa por 15 minutos. D uma andada, faa alongamentos. Faa desse cronograma o seu mais importante planejamento. Tenha disciplina para cumpri-lo. instrumento de

Procure um local de estudos que possa dar tranqilidade para concentrao no aprendizado. Lugares barulhentos onde voc possa se distrair so pssimos para o desempenho dos estudos. A nossa casa pode ser um ambiente perigoso... Caso no haja disciplina, inmeras vezes voc se levantar da cadeira para ir geladeira, beber gua, falar ao telefone, brincar com o cachorro. O ideal que a escolha seja um ambiente onde a filosofia seja o estudo, como as bibliotecas ou salas de estudos. Tenha bons materiais de estudo (livros, apostilas, anotaes de sala de aula, resumos). Bons materiais fazem a diferena. Caso no possa comprar um livro, pegue emprestado com amigos ou em bibliotecas. Faa bastantes exerccios. So eles que daro experincia quanto ao tipo de questes abordadas e tambm para treinar o tempo de resposta s questes. Leia o edital atentamente. nele que se encontram todas as informaes importantes sobre a prova: data, local, horrio, matrias, tipo de prova -

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

objetiva, discursiva -, peso nas provas, penalizao ou no quando o gabarito discordar do oficial, dentre outras. No desanime caso no seja aprovado nos primeiros concursos pblicos. A persistncia, aliada ao correto planejamento nos estudos ser essencial ao bom desempenho nos prximos concursos. Lembre-se de Confcio, filsofo chins: Uma caminhada, seja de que tamanho for, comea com o primeiro passo.

Bons estudos!

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

CONTEDO PROGRAMTICO
Oramento Pblico Princpios Oramentrios Oramento pblico no Brasil Ciclo Oramentrio (Processo Oramentrio) Plano Plurianual PPA Lei de Diretrizes Oramentrias LDO PLOA: elaborao, acompanhamento e aprovao Lei Oramentria Anual - LOA: classificao funcional, estrutura programtica e categorias econmicas Crditos Adicionais SIDOR SIAFI Receita Pblica Despesa Pblica Suprimento de Fundos Restos a Pagar Despesas de Exerccios Anteriores DEA Execuo da Receita Execuo Oramentria e Financeira (Despesa)

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

ORAMENTO PBLICO
CONCEITO
O oramento possui inmeras conceituaes. A seguir, destacamos algumas delas: Podemos dizer que o oramento pblico apresenta a caracterstica de atender execuo de objetivos variados das diversas polticas que devem ser implementadas pela administrao pblica. Dessa forma, a elaborao do oramento pblico constitui o passo inicial do processo de planejamento do setor pblico, pois por meio desse instrumento que os governantes, de qualquer esfera, podero apresentar sociedade os programas prioritrios de governo, com a discriminao da origem e do montante de recursos a serem obtidos, bem como a realizao dos dispndios alocados no tempo. Outro conceito define oramento pblico como a materializao de ao planejada do Estado, quer na manuteno de suas atividades quer na execuo de seus projetos, no qual o instrumento que dispe o Poder Pblico para expressar, em determinado perodo de tempo, o seu programa de ao, discriminando a origem e o montante de recursos a serem arrecadados, bem como os dispndios a serem efetuados. Tambm, conceitua-se oramento pblico sendo uma lei constitucionalmente prevista que estima a receita e fixa a despesa para um exerccio. O artigo 2 da Lei n 4.320/1964 estabelece que "a lei do oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princpios da unidade, universalidade e anualidade". Desse modo, legalmente, o oramento pblico um documento nico que considera a previso de todas as receitas e despesas do governo para o perodo de um ano.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

PRINCPIOS ORAMENTRIOS
Princpios oramentrios so premissas, linhas norteadoras a serem observadas na concepo e execuo da lei oramentria. De acordo com SANCHES (1997), princpio oramentrio um conjunto de proposies orientadoras que balizam os processos e as prticas oramentrias, com vistas a dar-lhe estabilidade e consistncia, sobretudo ao que se refere a sua transparncia e ao seu controle pelo Poder Legislativo e demais instituies da sociedade.... Segundo alguns doutrinadores, os princpios oramentrios no tm carter absoluto ou dogmtico, tendo divergncias sobre estrutura e conceitos. Entretanto, abordaremos, a seguir, aqueles aceitos pela maioria dos doutrinadores. Princpio da legalidade Todas as leis oramentrias (PPA, LDO e LOA) so encaminhadas pelo Poder Executivo para discusso e aprovao pelo Poder Legislativo. Princpio da anualidade/periodicidade O oramento deve ter vigncia limitada a um exerccio financeiro. Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Constituio Federal (art. 165, inciso III) e Lei n 4.320/64 (arts. 2 e 34). Exceo: crditos adicionais (especiais e extraordinrios) com vigncia plurianual. Princpio da unidade/totalidade O oramento deve ser uno, ou seja, deve haver somente um oramento para um exerccio financeiro, com todas as receitas e despesas. Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Constituio Federal (art. 165, 5) e Lei n 4.320/64 (art. 2). Princpio da universalidade O oramento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta. Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Constituio Federal (art. 165, 5) e Lei n 4.320/64 (art. 2).

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Princpio da exclusividade/pureza A lei oramentria no poder conter matria estranha previso das receitas e fixao das despesas. Exceo se d para as autorizaes de crditos suplementares e operaes de crdito, inclusive ARO. Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Constituio Federal (art. 165, 8) e Lei n 4.320/64 (art. 7). Princpio da especificao/especializao/discriminao Veda as autorizaes de despesas globais. As receitas e despesas devem ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicao dos recursos. O 4 do art. 5 da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF estabelece a vedao de consignao de crdito oramentrio com finalidade imprecisa, exigindo a especificao da despesa. As excees a esse princpio oramentrio so os programas especiais de trabalho e a reserva de contingncia (art. 5, III da LRF). Princpio da publicidade Esse princpio zela pela garantia da transparncia e total acesso a qualquer interessado s informaes necessrias ao exerccio da fiscalizao sobre a utilizao dos recursos arrecadados dos contribuintes. Deve ser divulgado por meio de veculos oficiais de comunicao para conhecimento pblico e para gerar eficcia de sua validade enquanto ato oficial de autorizao de arrecadao de receitas e execuo de despesas. Princpio do equilbrio Esse princpio visa assegurar que as despesas no sero superiores previso das receitas. Contabilmente o oramento est sempre equilibrado, pois se as receitas esperadas forem inferiores s despesas fixadas, e o governo resolver no cortar gastos, a diferena deve ser coberta por operaes de crdito que, por lei, devem tambm constar do oramento. Princpio do oramento bruto Esse princpio estabelece que todas as receitas e despesas devem constar do oramento em seus valores brutos (totais), sem qualquer tipo de deduo, de forma a permitir efetivo controle financeiro do oramento e universalidade. Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Lei n 4.320/64 (art. 6). Princpio da no-afetao (no-vinculao) das receitas Esse princpio dispe que nenhuma receita de impostos poder ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

gastos (CF/88, art. 167, IV). Pretende-se, com isso, evitar que as vinculaes reduzam o grau de liberdade do planejamento. As excees esto dispostas nos arts. 158, 159, 198 e 212 da CF/88. Quando as receitas de impostos so vinculadas a despesas especficas, diz-se, em geral, que essas despesas so obrigatrias. Princpio da programao Esse princpio dispe que o oramento deve ter o contedo e a forma de programao. Princpio da clareza Esse princpio dispe que o oramento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa, embora diga respeito ao carter formal, tem grande importncia para tornar o oramento um instrumento eficiente de governo e administrao.

ORAMENTO PBLICO NO BRASIL


O oramento pblico no Brasil destaca-se em dois momentos histricos: Imprio e Repblica.

IMPRIO
# 1788 1789 (Tiradentes) Tiradentes luta contra a arbitrariedade do governo de Portugal pela cobrana de tributos, a qualquer tempo, do Brasil Colnia. A Inconfidncia Mineira representou verdadeiro marco na luta pelos direitos civis no oramento, pois buscava a imposio de limites cobrana descontrolada de tributos.

# 1808 D. Joo VI criao o Errio Pblico, uma espcie de Ministrio da Fazenda dos dias de hoje, o Conselho da Fazenda e o Banco do Brasil, a fim de administrar as finanas do pas.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

# 1821 Criao da Secretaria de Estado dos Negcios da Fazenda em substituio ao Real Errio Pblico.

# 1824 (Constituio Imperial de 1824) A Constituio Imperial estabelece competncia ao Executivo para elaborao da proposta oramentria e Assemblia Geral (Cmara dos Deputados e Senado) para aprovao da proposta. A legislao sobre impostos fica a cargo da Cmara dos Deputados. De acordo com o artigo 172 da Constituio de 1824:

"O Ministro de Estado da Fazenda, havendo recebido dos outros ministros os oramentos relativos s despesas das suas reparties, apresentar na Cmara dos Deputados anualmente, logo que esta estiver reunida, um balano geral da receita e despesas do Tesouro Nacional do ano antecedente, e igualmente o oramento geral de todas as despesas pblicas do ano futuro e da importncia de todas as contribuies e rendas pblicas."

# 1830 Primeiro oramento aprovado pelo Legislativo.

# 1834 Emenda Constituio confere s Assemblias Legislativas das provncias competncia para fixar despesas municipais e provinciais. Determina tambm a repartio das rendas entre municpios e a fiscalizao da aplicao dos recursos.

REPBLICA
# 1891 (1 Constituio Republicana) Poder Legislativo elabora o oramento a partir de proposta do Executivo. institudo o Tribunal de Contas como rgo de controle.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

10

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Art 34 - Compete privativamente ao Congresso Nacional: 1) orar a receita, fixar a despesa federal anualmente e tomar as contas da receita e despesa de cada exerccio financeiro;

# 1934 A Constituio confere ao Presidente da Repblica competncia para a elaborao do oramento e ao Legislativo para apreci-lo.
Da Elaborao do Oramento Art 50 - O oramento ser uno, incorporando-se obrigatoriamente receita todos os tributos, rendas e suprimentos dos fundos e incluindo-se discriminadamente na despesa todas as dotaes necessrias ao custeio dos servios pblicos. 1 - O Presidente da Repblica enviar Cmara dos Deputados, dentro do primeiro ms da sesso legislativa ordinria, a proposta de oramento. 2 - O oramento da despesa dividir-se- em duas partes, uma fixa e outra varivel, no podendo a primeira ser alterada seno em virtude de lei anterior. A parte varivel obedecer a rigorosa especializao. 3 - A lei de oramento no conter dispositivo estranho receita prevista e despesa fixada para os servios anteriormente criados. No se incluem nesta proibio: a) a autorizao para abertura de crditos suplementares e operaes de crditos por antecipao de receita; b) a aplicao de saldo, ou o modo de cobrir o dficit. 4 - vedado ao Poder Legislativo conceder crditos ilimitados. 5 - Ser prorrogado o oramento vigente se, at 3 de novembro, o vindouro no houver sido enviado ao Presidente da Repblica para a sano.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

11

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

# 1937 (DASP) Criao do Departamento Administrativo do Servio Pblico DASP com atribuies de da elaborao do oramento e coordenao das aes de planejamento.

Art. 67 - Haver junto Presidncia da Repblica, organizado por decreto do Presidente, um Departamento Administrativo com as seguintes atribuies: a) o estudo pormenorizado das reparties, departamentos e estabelecimentos pblicos, com o fim de determinar, do ponto de vista da economia e eficincia, as modificaes a serem feitas na organizao dos servios pblicos, sua distribuio e agrupamento, dotaes oramentrias, condies e processos de trabalho, relaes de uns com os outros e com o pblico; b) organizar anualmente, de acordo com as instrues do Presidente da Repblica, a proposta oramentria a ser enviada por este Cmara dos Deputados; c) fiscalizar, por delegao do Presidente da Repblica e na conformidade das suas instrues, a execuo oramentria.

# 1946 A Constituio confirma competncia do Executivo para elaborao da proposta oramentria e admite possibilidade de emendas.

# 1964 A Lei n 4.320/64 estabelece normais gerais de direito financeiro para a elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, estados, municpios e Distrito Federal, e institui a metodologia do oramento-programa para todas as esferas pblicas. Criao do Ministrio Coordenao Econmica. Extraordinrio de Planejamento e

# 1967 da competncia do poder Executivo a iniciativa das leis oramentrias, vedado ao Legislativo emendar o oramento.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

12

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

O Decreto-lei n 200, de fevereiro de 1967, disciplina a organizao administrativa da Unio e define o planejamento como "princpio fundamental" de administrao.

# 1988 Com a Constituio Federal de 1988, o sistema oramentrio federal passou a ser regulado por trs leis: a Lei do Plano Plurinanual (PPA); a Lei de Diretrizes Oramentria (LDO); e a Lei Oramentria Anual (LOA).

Possibilita tambm ao Congresso Nacional emendar restritamente o oramento.

# 2000 Publicao da Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, que dispe sobre a responsabilidade na gesto fiscal.

TCNICAS ORAMENTRIAS
Oramento Tradicional Processo oramentrio em que explicitado apenas o objeto de gasto. Apresenta valores para as despesas com pessoal, material, servios etc., sem relacionar os gastos a nenhuma finalidade (programa ou ao). Tambm conhecido como Oramento Clssico. Oramento Participativo Processo oramentrio que contempla a populao no processo decisrio, por meio de lideranas ou audincias pblicas; transparncia dos critrios e informaes que nortearo a tomada de decises. Oramento Base-Zero (OBZ) O OBZ uma abordagem oramentria desenvolvida nos Estados Unidos da Amrica, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotado pelo estado de Gergia pelo governo Jimmy Carter, com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais caractersticas: anlise, reviso e avaliao de todas as despesas propostas e no apenas das solicitaes

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

13

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

que ultrapassam o nvel de gasto j existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo oramentrio. Oramento base zero: um processo operacional de planejamento e oramento que exige de cada administrador a fundamentao da necessidade dos recursos totais solicitados e em detalhes lhe transfere o nus da prova, a fim de que ele justifique a despesa. No oramento base zero, desconsidera-se o anterior e se parte a cada ano como se fosse do zero para se justificar tudo. Processo oramentrio que se apia na necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo oramentrio; analisa, rev e avalia todas as despesas propostas e no apenas as das solicitaes que ultrapassam o nvel de gasto j existente. Oramento com Teto Fixo Critrio de alocao de recursos que consiste em estabelecer um quantitativo financeiro fixo, geralmente obtido mediante a aplicao de percentual nico sobre as despesas realizadas em determinado perodo, com base no qual os rgos/unidades devero elaborar suas propostas oramentrias parciais. Tambm conhecido, na gria oramentria, como "teto burro". Critrio de alocao de recursos por meio do estabelecimento de um quantitativo financeiro fixo (teto), obtido mediante a aplicao de um percentual nico sobre as despesas realizadas em determinado perodo. Esse percentual nico serve de base para que os rgos/unidades elaborem suas proposta oramentrias parciais. Oramento com Teto Mvel Critrio de alocao de recursos que representa uma variao do chamado "teto fixo", pois trabalha com percentuais diferenciados, procurando refletir um escalonamento de prioridades entre programaes, rgos e unidades. Em gria oramentria, conhecido como "teto inteligente". Oramento de Desempenho Processo oramentrio que se caracteriza por apresentar duas dimenses do oramento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as aes desenvolvidas. Toda a nfase reside no desempenho organizacional, sendo tambm conhecido como oramento funcional.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

14

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Processo oramentrio que apresenta duas dimenses do oramento: a) objeto de gasto; e b) programa de trabalho. Enfatiza o desempenho organizacional. Oramento Incremental Oramento elaborado por meio de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa. Repetio do oramento anterior acrescido da variao de preos ocorrida no perodo. Oramento-Programa A formatao do oramento-programa de um sistema de planejamento, programao e oramentao, introduzido nos Estados Unidos da Amrica, no final da dcada de 50, sob a denominao de PPBS (Planning Programning Budgeting System). Tem como principais caractersticas: integrao entre planejamento e oramento; quantificao de objetivos e fixao de metas; relaes insumo-produto; alternativas programticas; acompanhamento fsico-financeiro; avaliao de resultados; e gerncia por objetivos. Oramento que expressa, financeira e fisicamente, os programas de trabalho do governo, possibilitando: a) a integrao do planejamento com o oramento; b) a quantificao dos objetivos e a fixao das metas; as relaes insumo-produto; as alternativas programticas; o acompanhamento fsico-financeiro; a avaliao de resultados; a gerncia por objetivos. A concepo do oramento-programa est ligada idia de planejamento. De acordo com ela, o oramento deve considerar os objetivos que o Governo pretende alcanar, durante um perodo determinado de tempo. Com base nesta caracterstica, o oramentoprograma ultrapassa a fronteira do oramento como simples documento financeiro, aumentando sua dimenso.

Oramento-programa um instrumento de planejamento da ao do governo, por meio da identificao dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, alm do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previso dos custos relacionados. O programa o mdulo comum integrador entre o plano e o oramento.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

15

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

CICLO ORAMENTRIO NO BRASIL


O processo de elaborao do oramento pblico no Brasil obedece a um ciclo integrado ao planejamento de aes, que, de acordo com a Constituio Federal de 1988, compreende o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e a Lei Oramentria Anual - LOA.

Corresponde ao perodo de tempo em que se processam as atividades tpicas do oramento pblico, desde sua concepo at a apreciao final. Pode ser dividido nas seguintes fases: elaborao, apreciao legislativa, execuo e acompanhamento, controle e avaliao, quando ento se inicia o ciclo seguinte. Ciclo oramentrio diferente de exerccio financeiro. Este significa o perodo durante o qual se executa o oramento, correspondendo a uma das fases do ciclo oramentrio. No caso do Brasil, por fora da Lei n 4.320/64, o exerccio financeiro coincide com o ano civil, isto , comea em 1 de janeiro e termina em 31 de dezembro de cada ano.

Ciclo oramentrio = processo oramentrio um processo contnuo, dinmico e flexvel, por meio do qual se elabora, aprova, executa, controla e avalia a programao de gastos do setor pblico nos aspectos fsico e financeiro. Corresponde ao perodo de tempo em que se processam as atividades tpicas do oramento pblico, desde sua concepo at a apreciao final.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

16

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

PLANO PLURIANUAL - PPA


O Plano Plurianual PPA o instrumento de planejamento estratgico das aes do Governo para um perodo de 4 anos. De acordo com o que dispe o artigo 165, 1, da Constituio Federal, a lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

... de forma regionalizada: o planejamento da aplicao de recursos pblicos para diminuir as desigualdades entre as regies brasileiras.

D..................diretrizes O..................objetivos M..................metas

... as diretrizes: princpios que nortearo a captao e o gasto pblico com vistas a alcanar os objetivos. ... objetivos: discriminao dos resultados que se quer alcanar com a execuo de aes governamentais. ... metas: quantificao, fsica ou financeira, dos objetivos. ... as despesas de capital: despesas realizadas com o propsito de formar e/ou adquirir um bem de capital. Abrangem, entre outras aes, o planejamento e a execuo de obras, a compra de instalaes, equipamentos, material permanente. ... outras delas decorrentes: despesas que ocorrem em decorrncia das despesas de capital, tais como despesas de manuteno. ... as relativas aos programas de durao continuada: despesa vinculadas a programas com durao superior a um exerccio financeiro.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

17

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

O prazo de encaminhamento do projeto do PPA pelo Executivo, para discusso e aprovao no Congresso Nacional, deve ser feito at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial (31/8) e devolvido para sano presidencial at o encerramento da sesso legislativa (22/12), conforme art. 57 da CF/88, com a nova redao dada pela EC n 50.

PODER EXECUTIVO Presidente da Repblica

PODER LEGISLATIVO Congresso Nacional

Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade.

MANDATO CHEFE DO PODER EXECUTIVO

1 ANO

2 ANO

3 ANO

4 ANO

1 ANO DO MANDATO SEGUINTE

VIGNCIA DO PPA

4 ANO DO PPA ANTERIOR

1 ANO

2 ANO

3 ANO

4 ANO

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

18

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

A no-coincidncia entre a durao do PPA e o mandato do chefe do Poder Executivo ocorre para que no haja descontinuidade de programas governamentais na transio de um governo a outro. Programa Toda ao do Governo est estruturada em programas orientados para a realizao dos objetivos estratgicos definidos para o perodo do Plano Plurianual PPA, que, como j vimos, de quatro anos. O programa o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para a concretizao de um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores institudos no plano, visando a soluo de um problema ou o atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.

A partir do PPA 2008-2011 a classificao dos programas se restringe em dois tipos: I. Programas Finalsticos: dos quais resultam bens ou servios ofertados diretamente sociedade, cujos resultados sejam passveis de mensurao; Programas de Apoio s Polticas Pblicas e reas Especiais: so programas voltados aos servios tpicos de Estado, ao planejamento, formulao de polticas setoriais,

II.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

19

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

coordenao, avaliao ou ao controle dos programas finalsticos, resultando em bens ou servios ofertados ao prprio Estado, podendo ser composto inclusive por despesas de natureza tipicamente administrativa.

O programa o mdulo comum integrador entre o plano e o oramento. A organizao das aes do Governo sob a forma de programas visa proporcionar maior racionalidade e eficincia na administrao pblica e ampliar a visibilidade dos resultados e benefcios gerados para a sociedade, bem como elevar a transparncia na aplicao dos recursos pblicos. Cada programa contm objetivo e indicador que quantifica a situao que o programa tenha como finalidade modificar, bem como os produtos (bens e servios) necessrios para atingir o objetivo. A partir do programa so identificadas as aes sob a forma de atividades, projetos ou operaes especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades oramentrias responsveis pela realizao da ao. A cada projeto ou atividade s poder estar associado um produto, que, quantificado por sua unidade de medida, dar origem meta.

LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS - LDO


A Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO instrumento de planejamento de curto prazo e tem como funes bsicas:

estabelecer as metas e prioridades da Administrao Pblica federal para o exerccio financeiro seguinte; orientar a elaborao da Lei Oramentria Anual - LOA; dispor sobre alterao da legislao tributria; e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento (BB, CEF, BASA, BNB, BNDES).

Deve ser elaborada em harmonia com o PPA e orientar a elaborao da Lei Oramentria Anual - LOA.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

20

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Estabelece as metas e prioridades da Administrao, incluindo as despesas de capital, para o exerccio financeiro subseqente.

M..................metas P...................prioridades
... metas: quantificao, fsica ou financeira, dos objetivos. ... prioridades: so os programas e aes constantes do Anexo I da LDO, os quais tero precedncia na alocao dos recursos no projeto e na Lei Oramentria Anual e na sua execuo, no se constituindo, todavia, em limite programao da despesa. ... as despesas de capital: despesas realizadas com o propsito de formar e/ou adquirir um bem de capital. Abrangem, entre outras aes, o planejamento e a execuo de obras, a compra de instalaes, equipamentos, material permanente. ... para o exerccio financeiro subseqente: o exerccio financeiro compreende 1 de janeiro a 31 de dezembro.

O encaminhamento, para discusso e aprovao do Congresso Nacional do projeto de lei de diretrizes oramentrias - PLDO, pelo Presidente da Repblica, deve ser feito at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro (15/4) e devolvido para sano presidencial at o encerramento do primeiro perodo legislativo (17/7). A sesso legislativa no poder ser interrompida sem a discusso, votao e aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias, conforme art. 57 da CF/88, com a nova redao dada pela EC n 50.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

21

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

PODER EXECUTIVO Presidente da Repblica

PODER LEGISLATIVO Congresso Nacional

PROJETO DE LEI ORAMENTRIA ANUAL - PLOA


ELABORAO DA PROPOSTA ORAMENTRIA O processo de elaborao do oramento pblico federal comea no Poder Executivo, com a expedio das regras gerais pela Secretaria de Oramento Federal (SOF). Atores que se articulam na elaborao da proposta oramentria anual:

rgo Central : SOF/MP; rgo Setorial : ministrios, tribunais; e Unidade Oramentria : unidade a consignado oramento.

qual

ser

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

22

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Fonte: Manual Tcnico de Oramento MTO

A partir disso, os rgos setoriais (Ministrios da Educao, Sade, Agricultura etc.) fazem o levantamento das necessidades de gastos das reas que compem cada ministrio e apresentam suas propostas SOF, a quem compete compatibilizar as expectativas de gastos com o nvel de receita que o governo espera arrecadar da sociedade. Os Poderes Legislativo e Judicirio e o Ministrio Pblico tambm elaboram suas propostas, dentro dos parmetros fixados pela LDO, e enviam-nas SOF para que sejam integradas ao projeto de lei do oramento.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

23

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

O governo define no Projeto de Lei Oramentria Anual, as prioridades contidas no PPA e as metas que devero ser atingidas naquele ano. A Lei Oramentria disciplina todas as aes do governo federal. Nenhuma despesa pblica pode ser executada fora do Oramento, mas nem tudo feito pelo governo federal. Uma vez concluda a proposta, ela encaminhada ao Presidente da Repblica, juntamente com uma Exposio de Motivos do Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto, onde so apresentadas as perspectivas da economia e das finanas pblicas para o exerccio referido. Estando de acordo, o Presidente da Repblica remete-a, em forma de projeto de lei, ao Congresso Nacional, por meio de Mensagem Presidencial, at o dia 31 de agosto de cada ano. Como co-responsvel e participante na elaborao dos instrumentos de planejamento e oramento, cabe ao Congresso Nacional analisar e aprovar os projetos de leis que compem o processo oramentrio. As mensagens do Presidente da Repblica encaminhando os projetos de lei oramentria anual e seus crditos adicionais, de lei de diretrizes oramentrias, de lei do plano plurianual e suas revises sero recebidas pelo Presidente do Senado Federal e encaminhadas CMO at 48 (quarenta e oito) horas aps a comunicao de seu recebimento s Casas do Congresso Nacional. Discusso, Votao e Aprovao da Lei Oramentria Os projetos relativos ao PPA, LDO e LOA so apreciados conjuntamente pelas duas Casas do Congresso Nacional, cabendo Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao CMO examinar e emitir parecer sobre os referidos projetos, tambm em sesso conjunta. Essa Comisso composta por 40 parlamentares, sendo 10 Senadores e 30 Deputados, com igual nmero de suplentes, conforme disposto na Resoluo n 1, de 2006-CN. A forma constitucional prevista para a atuao do Congresso Nacional, em sua participao na elaborao dos planos e oramentos, d-se por meio de emendas aos referidos projetos de lei. Nos planos e oramentos, os parlamentares, por meio das emendas, procuram aperfeioar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, visando a uma melhor alocao dos recursos pblicos. Desse modo, identificam as localidades onde desejam que sejam executados os projetos ou inserem novas programaes com o objetivo de atender s demandas das comunidades que representam.
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

24

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

As emendas parlamentares so sujeitas a restries de diversas ordens. A norma constitucional, conforme art. 166, 3, estabelece as regras fundamentais para a aprovao de emendas parlamentares ao projeto de lei oramentria anual, quais sejam: I. no pode acarretar aumento na despesa total do oramento, a menos que sejam identificados omisses ou erros nas receitas, devidamente comprovados; II. obrigatria a indicao dos recursos a serem cancelados de outra programao, j que normalmente as emendas provocam a insero ou o aumento de uma dotao; III. no pode ser objeto de cancelamento as despesas com pessoal, benefcios previdencirios, juros, transferncias constitucionais e amortizao de dvida; IV. obrigatria a compatibilidade da emenda apresentada com as disposies do PPA e da LDO. A harmonizao dos relatrios setoriais e sua consolidao so feitas pelo Relator-Geral, que submete o seu Parecer, com o respectivo Substitutivo (ou seja, o Projeto de Lei modificado pelas emendas parlamentares), ao Plenrio da CMO. Aps a aprovao por esta Comisso, o substitutivo segue para a apreciao pelo Plenrio do Congresso Nacional. Uma vez aprovado o substitutivo pelo Plenrio do Congresso, agora chamado de autgrafo, este enviado ao Presidente da Repblica para sano e publicao da lei oramentria, dentro de um prazo mximo de quinze dias teis. Ocorrendo vetos, comunicar, dentro de 48 horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. O Congresso ter trinta dias para apreci-los, contados de seu recebimento, podendo torn-los sem efeito, caso seja esta a deciso da maioria absoluta dos congressistas (deputados e senadores). Fiscalizao Cabe Comisso Mista de Oramento exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria, sem prejuzo das demais comisses do Congresso Nacional e de suas Casas, bem como de examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais.
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

25

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

LEI ORAMENTRIA ANUAL - LOA


A Lei Oramentria Anual - LOA discriminar os recursos oramentrios e financeiros para o atingimento das metas e prioridades estabelecidas pela Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO e compreender: a) o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico (art. 165, 5, inciso I, da CF/88); b) o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto (art. 165, 5, inciso II, da CF/88); e c) o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo poder pblico (art. 165, 5, inciso III, da CF/88). Os Oramentos Fiscal e da Seguridade Social compreendero a programao dos Poderes da Unio, seus fundos, rgos, autarquias, inclusive especiais, e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, bem como das empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto e que dela recebam recursos do Tesouro Nacional. O Oramento de Investimento abranger as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, ressalvadas aquelas que recebam recursos do Tesouro Nacional, e dele constaro todos os investimentos realizados, independentemente da fonte de financiamento utilizada. Sero consideradas investimento as despesas com: I - aquisio do ativo imobilizado, excetuadas as relativas aquisio de bens para arrendamento mercantil; e II - benfeitorias realizadas em bens da Unio por empresas estatais.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

26

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Logo, destaque-se que as receitas e despesas contidas no oramento de investimento resultam to-somente das empresas estatais independentes, ou seja, aquelas estatais em que a Unio no contribui com recursos para a manuteno. Exs: Petrobras, Eletrobrs, Eletronorte, BB, Correios, CEF, Infraero, Hemobrs, Imbel, BASA, BNB, BNDES. As empresas cuja programao conste integralmente no Oramento Fiscal ou no da Seguridade Social no integraro o Oramento de Investimento. A LOA dever estar compatvel com o PPA e a LDO. O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. Os oramentos fiscal e de investimento, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades interregionais, segundo critrio populacional. A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. (Princpio da Exclusividade) Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. De acordo com a LDO, se o projeto de lei oramentria no for sancionado pelo Presidente da Repblica at 31 de dezembro, a programao dele constante poder ser executada para o atendimento de algumas despesas, tais como: despesas que constituem obrigaes constitucionais ou legais da Unio e tambm para outras despesas correntes de carter inadivel. As despesas correntes de carter inadivel esto limitadas 1/12 (um doze avos) do total de cada ao prevista no projeto de lei oramentria, multiplicado pelo nmero de meses decorridos at a sano da respectiva lei.
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

27

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Dever estar compatvel com o PPA e a LDO. Discriminar os recursos oramentrios e financeiros para o atingimento das metas e prioridades da LDO e compreender: - o oramento fiscal; - o oramento de investimento; e - o oramento da seguridade social. Os oramentos fiscal e de investimento, compatibilizados com o PPA, tm entre suas funes a reduo das desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. No conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa. No includa nessa proibio a autorizao de abertura de crditos suplementares e operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita (ARO). O projeto de lei oramentria dever ser enviado pelo chefe do Poder Executivo, ao Congresso Nacional, at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro (31/08) e devolvido para sano presidencial at o encerramento da sesso legislativa (22/12), conforme art. 57 da CF/88, com a nova redao dada pela EC n 50.

PODER EXECUTIVO Presidente da Repblica

PODER LEGISLATIVO Congresso Nacional

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

28

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

CRDITOS ADICIONAIS
So crditos adicionais, as autorizaes de despesa no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Oramento. Os crditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforo de oramentria; dotao

II - especiais, os destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica; III - extraordinrios, os destinados a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. Os crditos suplementares e especiais sero autorizados por lei e abertos por decreto executivo. De acordo com a LDO 2008 (Lei n 11.514/2007), os crditos adicionais aprovados pelo Congresso Nacional sero considerados automaticamente abertos com a sano e publicao da respectiva lei. A abertura dos crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa e ser precedida de exposio justificativa. Consideram-se recursos para o fim de abertura dos suplementares e especiais, desde que no comprometidos: crditos

I - o supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior (Lei n 4.320/64, art.43, 1, I); II - os provenientes de excesso de arrecadao (Lei n 4.320/64, art.43, 1, II); III - os resultantes de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais, autorizados em Lei (Lei n 4.320/64, art.43, 1, III);

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

29

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

IV - o produto de operaes de crdito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiz-las (Lei n 4.320/64, art.43, 1, IV); V - Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa (CF/88, 8 do art. 166). Supervit financeiro a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de crdito a eles vinculadas.

Excesso de arrecadao o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. Para o fim de apurar os recursos utilizveis, provenientes de excesso de arrecadao, deduzir-se- a importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

30

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Os crditos extraordinrios sero abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo, conforme dispe a Lei n 4.320/64. No entanto, a Constituio Federal, em seu artigo 167, 3, c/c (combinado com) o art. 62, dispe que a abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, e que em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. Desse modo, na Unio, a abertura de crditos extraordinrios realizada por meio de medida provisria, haja vista disposto constitucional. Porm, nos estados ou municpios em que no haja dispositivo na constituio estadual ou na lei orgnica (municpio) prevendo o instituto da medida provisria para abertura de crdito extraordinrio, deve-se fazer por decreto do executivo. Em relao aos crditos extraordinrios, no h autorizao do Legislativo para a abertura desses crditos (extraordinrios) devido sua urgncia e imprevisibilidade. Alm da tradicional reserva de contingncia, os recursos disponveis decorrentes do supervit financeiro, do excesso de arrecadao, da anulao parcial ou total de dotaes oramentrias e de operaes de crdito autorizadas so fontes disponveis para a abertura dos crditos extraordinrios. Os crditos adicionais tero vigncia adstrita ao exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo expressa disposio legal em contrrio, quanto aos especiais e extraordinrios, se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente. A reabertura dos crditos especiais e extraordinrios, conforme disposto no art. 167, 2, da CF/88, ser efetivada, quando necessria, mediante ato prprio de cada Poder e do Ministrio Pblico. Crditos Ilimitados vedado pela Constituio Federal, conforme art. 167, VII, a concesso ou utilizao de crditos ilimitados.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

31

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Entende-se por crdito ilimitado, a no-indicao de valor para suplementao ao oramento, ou seja, a no-limitao dos montantes de crditos passveis de abertura de crdito.

1 - Crditos Suplementares = destinados a reforo de dotao oramentria. So autorizados por lei e abertos por decreto executivo. Dependem da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa e ser precedida de exposio justificativa. 2 - Crditos Especiais = destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. So autorizados por lei e abertos por decreto executivo. Dependem da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa e ser precedida de exposio justificativa. 3 - Crditos Extraordinrios = destinados a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. Lei n 4.320/64 = So abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo. Unio = So abertos por medida provisria, devendo submet-la de imediato ao Congresso Nacional (art. 167, 3, c/c (combinado com) art. 62 da CF/88). No dependem da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa, tampouco fase de autorizao ao Legislativo.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

32

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

SIDOR
O SIDOR tem por objetivo dotar o processo oramentrio do governo federal de uma estrutura de processamento de dados conforme as modernas ferramentas da tecnologia de informao, de processos informatizados e estruturas de dados para dar suporte s atividades do Sistema Oramentrio Federal. O sistema permite a elaborao da proposta oramentria e a reviso do PPA para a formalizao dos Projetos de Lei do Oramento Anual (PLOA) e do Plano Plurianual, que so encaminhados ao Congresso Nacional. O SIDOR, operado e gerenciado pela Secretaria de Oramento Federal SOF -, foi desenvolvido com o intuito de auxiliar a sistematizao de dados relativos ao oramento da Unio, processando eletronicamente as informaes de cunho oramentrio que so inseridas por meio dos terminais da rede SIDOR e da rede SERPRO. Utilizando o Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR), a Secretaria de Oramento Federal acompanha e avalia a execuo oramentria, procedendo a alteraes, por meio de crditos adicionais, quando necessrio. No SIDOR, cujas informaes so sistematicamente utilizadas no desenvolvimento da elaborao dos Oramentos Fiscais e da Seguridade Social, esto em funcionamento os seguintes subsistemas: a) b) c) d) e) f) Subsistema Cadastro de Programas e Aes; Subsistema Prioridades e Metas Anuais; Subsistema Legislao Oramentria; Subsistema Alinhamento da Srie Histrica; Subsistema Definio dos Limites; Subsistema Captao Quantitativa das Propostas dos Oramentos e da Reviso do PPA; g) Subsistema Anlise da Proposta Setorial; h) Subsistema Simulador de Fontes; i) Subsistema Compatibilizao da Proposta Oramentria; j) Subsistema Formalizao do Projeto de Lei Oramentria; k) Subsistema Receita; l) Subsistema Dvida; m) Subsistema Precatrios; n) Subsistema Pleitos; e o) Subsistema Pessoal.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

33

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

SIAFI
A Secretaria do Tesouro Nacional STN definiu e desenvolveu, em conjunto com o SERPRO, o Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI em menos de um ano, implantando-o em janeiro de 1987, para suprir o Governo Federal de um instrumento moderno e eficaz no controle e acompanhamento dos gastos pblicos. Com o SIAFI, os problemas de administrao dos recursos pblicos que apontamos acima ficaram solucionados. Hoje o Governo Federal tem uma Conta nica para gerir, de onde todas as sadas de dinheiro

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

34

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

ocorrem com o registro de sua aplicao e do servidor pblico que a efetuou. Trata-se de uma ferramenta poderosa para executar, acompanhar e controlar com eficincia e eficcia a correta utilizao dos recursos da Unio. O SIAFI um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o territrio nacional, a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio. o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desde sua criao, o SIAFI tem alcanado satisfatoriamente seus principais objetivos: a) prover mecanismos adequados ao controle dirio da execuo oramentria, financeira e patrimonial aos rgos da Administrao Pblica; b) fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do Governo Federal; c) permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; d) padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; e) permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; f) permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas (voluntrias); g) integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo Federal; h) permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; e i) proporcionar a transparncia dos gastos do Governo Federal.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

35

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

36

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

RECEITA PBLICA
Receita Pblica a soma de ingressos oramentrios (impostos, taxas, contribuies e outras fontes de recursos) arrecadados para atender s despesas pblicas. Outro conceito para Receitas Pblicas so todos os ingressos de carter no devolutivo auferidas pelo poder pblico para alocao e cobertura das despesas pblicas. Dessa forma, todo o ingresso oramentrio constitui uma receita pblica, pois tem como finalidade atender s despesas pblicas. As receitas pblicas constituem rendas do Estado e podem ser originrias ou derivadas (receitas correntes). a) Receitas Originrias: So aquelas que provm do prprio patrimnio do Estado. Resultantes da venda de produtos ou servios colocados disposio dos usurios ou da cesso remunerada de bens e valores. Ex: Patrimoniais, Agropecurias, Industriais, de Servios. b) Receitas Derivadas: So aquelas obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva (jus imperii). Dessa forma, o Estado exige que o particular entregue uma determinada quantia na forma de tributos ou de multas. A Lei n 4.320/64 regulamenta os ingressos de disponibilidades de todos os entes da federao classificando-os em dois grupos: oramentrios e extra-oramentrios. Os ingressos oramentrios so aqueles pertencentes ao ente pblico arrecadados exclusivamente para aplicao em programas e aes governamentais. Estes ingressos so denominados Receita Pblica. Os ingressos extra-oramentrios so aqueles pertencentes a terceiros arrecadados pelo ente pblico exclusivamente para fazer face s exigncias contratuais pactuadas para posterior devoluo. Tm carter provisrio. Esses ingressos so denominados recursos de terceiros. De acordo com os conceitos contbeis e oramentrios estabelecidos, a Receita Pblica pode ou no provocar variao na situao patrimonial

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

37

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

lquida. Conforme os efeitos produzidos ou no no Patrimnio Lquido, a Receita Pblica pode ser efetiva e no-efetiva (por mutao). A Receita Pblica Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos no constituem obrigaes correspondentes e por isto alteram a situao lquida patrimonial. aquela proveniente das funes prprias do setor pblico enquanto agente arrecadador. So as receitas correntes, com exceo do recebimento da dvida ativa, e a receita de capital decorrente do recebimento de transferncias de capital. A Receita Pblica No-Efetiva (por mutao) aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos no alteram a situao lquida patrimonial. As receitas no-efetivas (por mutao) no partem da arrecadao. So as receitas de capital, com exceo do recebimento de transferncias de capital, e da receita corrente decorrente do recebimento da dvida ativa.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

38

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

1. Natureza da Receita Cabe Secretaria de Oramento Federal/MP o detalhamento da classificao da receita a ser utilizado, no mbito da Unio, o que feito por meio de portaria de classificao oramentria por natureza de receita. A classificao da receita por natureza busca a melhor identificao da origem do recurso segundo seu fato gerador. Face necessidade de constante atualizao e melhor identificao dos ingressos aos cofres pblicos, o esquema inicial de classificao foi desdobrado em seis nveis, que formam o cdigo identificador da natureza de receita, conforme consta no Manual Tcnico do Oramento MTO, bem como no Ementrio de Classificao das Receitas Oramentrias, de 2006, s pginas 42 e 43.

CORES RUBRAS C ategoria Econmica OR igem ES pcie RUBR ica A lnea S ubalnea

O sistema de classificao de receitas obedecia a seguinte codificao:

Com a finalidade de melhorar o entendimento dessa codificao, a mesma foi substituda pela codificao a seguir:

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

39

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Observa-se que esta atual classificao substitui a anterior com relao aos itens Y e Z, em que esses eram classificados como fonte e subfonte, respectivamente. 1.1. Categoria Econmica da Receita A receita classificada em duas categorias econmicas, com os seguintes cdigos: 1. Receitas Correntes: classifica-se nessa categoria aquelas receitas oriundas do poder impositivo do Estado - Tributria e de Contribuies; da explorao de seu patrimnio Patrimonial; da explorao de atividades econmicas - Agropecuria, Industrial e de Servios; as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes Transferncias Correntes; e as demais receitas que no se enquadram nos itens anteriores Outras Receitas Correntes; e 2. Receitas de Capital: de acordo com o art. 11, 2 da Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, com redao dada pelo DecretoLei n 1.939, de 20 de maio de 1982, so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o Supervit do Oramento Corrente. O Supervit do Oramento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes no constituir item de receita oramentria.

Supervit do oramento corrente receita de CAPITAL, mas NO constitui ITEM de receita oramentria!!!

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

40

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

1.2. Origem A origem refere-se ao detalhamento da classificao econmica das receitas, ou seja, ao detalhamento das receitas correntes e de capital de acordo com a Lei n 4.320, de 1964. A mudana da atual nomenclatura (de fonte para origem) deveu-se impreciso do conceito existente entre a fonte a que se refere esse classificador de receitas e a fonte relacionada com o financiamento das despesas constantes da programao oramentria.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

41

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Receitas Correntes 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 9. Receita Tributria Receita de Contribuies Receita Patrimonial Receita Agropecuria Receita Industrial Receita de Servios Transferncias Correntes Outras Receitas Correntes TRIBUTA CON P A I S

Receitas de Capital 1. 2. 3. 4. 5. Operaes de Crdito Alienao de Bens Amortizao de Emprstimos Transferncias de Capital Outras Receitas de Capital OPERA ALI AMOR

Receitas Correntes Receita Tributria Arrecadao da receita tributria (impostos, taxas e contribuies de melhoria). Receita de Contribuies Arrecadao de receita de contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de interveno nas respectivas reas. Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em beneficio destes, de sistemas de previdncia e assistncia social.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

42

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Receita Patrimonial Arrecadao da receita patrimonial referente ao resultado financeiro da fruio do patrimnio, seja decorrente de bens imobilirios ou mobilirios, seja de participao societria. Receita Agropecuria Arrecadao da receita de produo vegetal, animal e derivados e outros. Receitas decorrentes das seguintes atividades ou exploraes agropecurias: a) agricultura (cultivo do solo), inclusive hortalias e flores; b) pecuria (criao, recriao ou engorda de gado e de animais de pequeno porte); c) atividades de beneficiamento ou transformao de produtos agropecurios em instalaes existentes nos prprios estabelecimentos (excetuam-se as usinas de acar, fbricas de polpa, de madeira, serrarias e unidades industriais com produo licenciada, que so classificadas como industriais). Receita Industrial Arrecadao da receita da indstria de extrao mineral, de transformao, de construo e outros, provenientes das atividades industriais definidas como tais pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Receita de Servios Arrecadao da receita originria da prestao de servios, tais como: atividades comerciais, financeiras, de transporte, de comunicao, de sade, de armazenagem, servios cientficos e tecnolgicos, de metrologia, agropecurios e etc. Transferncias Correntes Recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, independentemente de contraprestao direta de bens e servios. Outras Receitas Correntes Arrecadao de outras receitas correntes tais como multas, juros, restituies, indenizaes, receita da dvida ativa, aplicaes financeiras e outras.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

43

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Receitas de Capital Operaes de Crdito Receita decorrente da colocao de ttulos pblicos ou de emprstimos obtidos junto a entidades estatais ou particulares internas ou externas. Alienao de Bens Receita decorrente da alienao de bens mveis e imveis. o ingresso proveniente da alienao de componentes do ativo permanente. Amortizao de Emprstimos Receita relativa amortizao de emprstimos concedidos em ttulos e contratos. Ex.: recebimento do principal de um emprstimo concedido. Transferncias de Capital Transferncias de capital para outra esfera de governo (intergovernamentais), instituies privadas, exterior e/ou pessoas, de convnios, tendo por finalidade concorrer para a formao de um bem de capital, estando vinculadas constituio ou aquisio do mesmo. Outras Receitas de Capital Arrecadao com outras receitas vinculadas ao acrscimo patrimonial da unidade. Exs.: receita proveniente da integralizao do capital social, do resultado do Banco Central do Brasil, da remunerao das disponibilidades do Tesouro Nacional e outras.

1.3. Espcie A espcie constitui um maior detalhamento da categoria anterior (origem). Essa classificao no est relacionada Lei n 4.320, de 1964, mas sim classificao adotada pela SOF/STN (classificao discricionria). No caso dos tributos, a espcie relaciona os tipos de tributos previstos na Constituio Federal. A mudana da atual nomenclatura (de subfonte para espcie) deveu-se tambm impreciso daquele conceito, uma vez que alguns entendiam que se tratava de especificao das fontes de recursos relacionadas ao financiamento das despesas constantes da programao oramentria.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

44

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

1.4. Rubrica A rubrica o nvel que detalha a espcie com maior preciso, especificando a origem dos recursos financeiros. Agrega determinadas receitas com caractersticas prprias e semelhantes entre si. 1.5. Alnea A alnea o nvel que apresenta o nome da receita propriamente dita e que recebe o registro pela entrada de recursos financeiros. 1.6. Subalnea A subalnea constitui o nvel mais analtico da receita, o qual recebe o registro de valor, pela entrada do recurso financeiro, quando houver necessidade de maior detalhamento da alnea. 1.7. Exemplo de Natureza da Receita

2. Classificao da Receita por Fonte de Recursos A classificao por natureza da receita busca a melhor identificao da origem do recurso segundo seu fato gerador. No entanto, existe a necessidade de classificar a receita conforme a destinao legal dos recursos arrecadados. Assim, foi institudo pelo Governo Federal um mecanismo denominado fontes de recursos. As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinao legal, e servem para indicar como so financiadas as despesas oramentrias. Entende-se por fonte de

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

45

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

recursos a origem ou a procedncia dos recursos que devem ser gastos com uma determinada finalidade. necessrio, portanto, individualizar esses recursos de modo a evidenciar sua aplicao segundo a determinao legal. Atualmente, a classificao de fontes de recursos consiste de um cdigo de trs dgitos: 1 dgito: Grupo de Fonte de Recursos 1 2 3 6 9 Recursos Recursos Recursos Recursos Recursos do Tesouro Exerccio Corrente; de Outras Fontes - Exerccio Corrente; do Tesouro Exerccios Anteriores; de Outras Fontes - Exerccios Anteriores; e Condicionados.

2 e 3 dgito: Especificao das Fontes de Recursos Exemplos: Fonte 100 Recursos do Tesouro - Exerccio Corrente (1); Recursos Ordinrios (00); Fonte 156 Recursos do Tesouro - Exerccio Corrente (1); Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social do Servidor (56); Fonte 150 Recursos do Tesouro Exerccio Corrente (1); Recursos Prprios No-Financeiros (50); Fonte 250 Recursos de Outras Fontes Exerccio Corrente (2); Recursos Prprios No-Financeiros (50); Fonte 300 Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores (3); e Recursos Ordinrios (00). Fonte 900 Recursos Condicionados (9); e Recursos Ordinrios (00).

Recursos do Tesouro so aqueles geridos de forma centralizada pelo Poder Executivo do ente, que detm a responsabilidade e controle sobre as disponibilidades financeiras. Essa gesto centralizada se d, normalmente, atravs do rgo Central de Programao Financeira, que administra o fluxo de caixa, fazendo liberaes aos rgos e entidades de acordo com a programao financeira com base nas disponibilidades e os objetivos estratgicos do governo. Recursos de Outras Fontes so aqueles arrecadados e controlados de forma descentralizada e cuja disponibilidade est sob responsabilidade desses rgos e entidades, mesmo nos casos em que dependam de autorizao do rgo Central de Programao Financeira para dispor desses valores. De forma geral esses recursos tm

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

46

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

origem no esforo prprio das entidades, seja pelo fornecimento de bens, prestao de servios ou explorao econmica do patrimnio prprio. Recursos Condicionados so aqueles includos na previso da receita oramentria, mas que dependem da aprovao de alteraes na legislao para integralizao dos recursos. Quando confirmadas tais proposies os recursos so remanejados para as destinaes adequadas e definitivas.

3. Classificao da Receita por Identificador de Resultado Primrio A receita classificada, ainda, como Primria (P) quando seu valor includo na apurao do Resultado Primrio no conceito acima da linha (apura o desempenho fiscal do Governo mediante a apurao dos fluxos de receitas e despesas oramentrias em determinado perodo) e NoPrimria ou Financeira (F) quando no includa nesse clculo. As receitas financeiras so basicamente as provenientes de operaes de crdito (endividamento), de aplicaes financeiras e de juros, em consonncia com o Manual de Estatsticas de Finanas Pblicas do Fundo Monetrio Internacional FMI, de 1986. As demais receitas, provenientes dos tributos, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais e de servios so classificadas como primrias. O Resultado Primrio o resultado obtido entre receitas fiscais e despesas fiscais. As receitas primrias (fiscais ou no-financeiras) correspondem s receitas provenientes de tributos, receitas patrimoniais, dentre outras. Ou seja, as receitas fiscais referem-se s receitas arrecadadas, provenientes de atividade fim do Estado. As receitas no-primrias (no-fiscais ou financeiras) correspondem s receitas provenientes das receitas de juros que o governo recebe, por exemplo, como rendimento de aplicaes financeiras. O Resultado Primrio no considera a apropriao de juros sobre a dvida existente. Evidencia o esforo fiscal do setor pblico em equilibrar suas contas. Se o setor pblico gasta menos do que arrecada, desconsiderando a apropriao de juros sobre a dvida existente, h supervit primrio.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

47

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Demonstrativo da apurao do Resultado Primrio


RECEITAS PRIMRIAS..................200 DESPESAS PRIMRIAS...........(-) 110
_____________

RESULTADO PRIMRIO...................90

2. Estgios da Receita Estgio da receita cada passo identificado que evidencia o comportamento da receita e facilita o conhecimento e a gesto dos ingressos de recursos. So estgios da receita: Previso: a estimativa do que se pretende arrecadar durante o exerccio. Lanamento: a relao individualizada dos contribuintes, discriminando a espcie, o valor e o vencimento do imposto de cada um, ou seja, o assentamento dos dbitos futuros dos contribuintes. Algumas receitas no percorrem o estgio do lanamento. As receitas originrias, no esto sujeitas a lanamento e ingressam diretamente no estgio da arrecadao.
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

48

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Existem 03 (trs) tipos de lanamento: - Lanamento direto ou de ofcio - de iniciativa do rgo arrecadador, que adota providncias quanto ao fato gerador e a base de clculo. Ex: IPTU, IPVA. - Lanamento por homologao - feito pelo prprio contribuinte, sendo posteriormente verificado pela autoridade fazendria. Ex: pagamento do ICMS, IPI, ISS, IPI. - Lanamento por declarao ou misto - feito pela autoridade administrativa, com a colaborao do contribuinte. Ex: ITR. Arrecadao: o momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigaes para com o estado. Recolhimento: a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro, responsvel pela administrao e controle da arrecadao e programao financeira, ou seja, o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro pblico o produto da arrecadao. Alguns autores classificam os estgios da receita em trs: previso, incluindo o lanamento como uma etapa dessa previso, arrecadao e recolhimento.

Previso Lanamento Arrecadao Recolhimento

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

49

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

DESPESA PBLICA
1. Estrutura da Programao Oramentria da Despesa 1.1. Programao Qualitativa A estruturao atual do oramento pblico considera que as programaes oramentrias estejam organizadas em Programas de Trabalho, e que esses possuam programao fsica e financeira. O Programa de Trabalho, que define qualitativamente a programao oramentria, deve responder, de maneira clara e objetiva, s perguntas clssicas que caracterizam o ato de orar, sendo, do ponto de vista operacional composto dos seguintes blocos de informao: Classificao por Esfera, Classificao Institucional, Classificao Funcional e Estrutura Programtica, conforme detalhado na tabela a seguir:

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

50

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

1.2. Programao Quantitativa A programao fsica define quanto se pretende desenvolver do produto, conforme a tabela a seguir:

A programao financeira define o que adquirir, com quais recursos, de acordo com a tabela a seguir:

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

51

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

1.3. Estrutura Completa da Programao Oramentria

Exemplo:

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

52

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

2. Componentes da Programao Qualitativa Programa de Trabalho 2.1. Classificao por Esfera Oramentria A esfera oramentria tem por finalidade identificar se o oramento fiscal (F), da seguridade social (S) ou de investimento das empresas estatais (I), conforme disposto no 5 do art. 165 da Constituio: o oramento fiscal: referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; o oramento de investimento: oramento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e o oramento da seguridade social: abrange todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. O 2 do art. 195 da Constituio estabelece que a proposta de oramento da seguridade social ser elaborada de forma integrada pelos rgos responsveis pela sade, previdncia social e assistncia social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias, assegurada a cada rea a gesto de seus recursos. Na base do SIDOR o campo destinado esfera oramentria composto de dois dgitos e ser associado ao oramentria, com os seguintes cdigos: 10 - Oramento Fiscal; 20 - Oramento da Seguridade Social; ou 30 - Oramento de Investimento.

2.2. Classificao Institucional A classificao institucional reflete a estrutura organizacional e administrativa governamental e est estruturada em dois nveis hierrquicos: rgo oramentrio e unidade oramentria. As dotaes oramentrias, especificadas por categoria de programao em seu menor nvel, so consignadas s unidades oramentrias, que so as
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

53

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

estruturas administrativas responsveis (dotaes) e pela realizao das aes.

pelos

recursos

financeiros

O cdigo da classificao institucional compe-se de cinco dgitos, sendo os dois primeiros reservados identificao do rgo e os demais unidade oramentria. 1 / 2 dgitos: identificam o rgo oramentrio; e 3 / 4 / 5 dgitos: identificam a unidade oramentria. Um rgo ou uma unidade oramentria no corresponde necessariamente a uma estrutura administrativa, como ocorre, por exemplo, com alguns fundos especiais e com os rgos Transferncias a Estados, Distrito Federal e Municpios, Encargos Financeiros da Unio, Operaes Oficiais de Crdito, Refinanciamento da Dvida Pblica Mobiliria Federal e Reserva de Contingncia. Alguns exemplos de classificao institucional:

2.3. Classificao Funcional da Despesa A classificao funcional, por funes e subfunes, busca responder basicamente indagao em que rea de ao governamental a despesa ser realizada. Cada atividade, projeto e operao especial identificar a funo e a subfuno s quais se vinculam. A atual classificao funcional foi instituda pela Portaria n 42, de 14 de abril de 1999, do ento Ministrio do Oramento e Gesto, e composta de um rol de funes e subfunes prefixadas, que servem como agregador dos gastos pblicos por rea de ao governamental nas trs esferas de

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

54

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Governo. Trata-se de uma classificao independente dos programas, e de aplicao comum e obrigatria, no mbito dos Municpios, dos Estados, do Distrito Federal e da Unio, o que permite a consolidao nacional dos gastos do setor pblico. 2.3.1. Funo A classificao funcional representada por cinco dgitos. Os dois primeiros referem-se funo, que pode ser traduzida como o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico. A funo est relacionada com a misso institucional do rgo, por exemplo, cultura, educao, sade, defesa, que guarda relao com os respectivos Ministrios. A funo Encargos Especiais engloba as despesas em relao s quais no se pode associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como: dvidas, ressarcimentos, indenizaes e outras afins, representando, portanto, uma agregao neutra.

2.3.2. Subfuno A subfuno, indicada pelos trs ltimos dgitos da classificao funcional, representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo e deve evidenciar cada rea da atuao governamental, por intermdio da agregao de determinado subconjunto de despesas e identificao da natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes. As subfunes podem ser combinadas com funes diferentes daquelas a que esto relacionadas na Portaria n 42, de 1999. As aes devem estar sempre conectadas s subfunes que representam sua rea especfica. Existe tambm a possibilidade de matricialidade na conexo entre funo e subfuno, ou seja, combinar qualquer funo com qualquer subfuno, mas no na relao entre ao e subfuno. Deve-se adotar como funo aquela que tpica ou principal do rgo. Assim, a programao de um rgo, via de regra, classificada em uma nica funo, ao passo que a subfuno escolhida de acordo com a especificidade de cada ao. A exceo matricialidade encontra-se na funo 28 Encargos Especiais e suas subfunes tpicas que s podem ser utilizadas conjugadas.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

55

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Exemplos:

Na base do SIDOR, existem dois campos correspondentes classificao funcional, quais sejam:

A seguir encontra-se a ntegra da Portaria n 42/1999 e se anexo, a qual atualiza a discriminao da despesa por funes.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

56

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

57

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

ANEXO FUNES E SUBFUNES DE GOVERNO


FUNES 01 - Legislativa 02 - Judiciria 03 - Essencial Justia 031 - Ao Legislativa 032 - Controle Externo 061 - Ao Judiciria 062 - Defesa do Interesse Pblico no Processo Judicirio 091 - Defesa da Ordem Jurdica 092 - Representao Judicial e Extrajudicial 121 - Planejamento e Oramento 122 - Administrao Geral 123 - Administrao Financeira 124 - Controle Interno 125 - Normatizao e Fiscalizao 126 - Tecnologia da Informao 127 - Ordenamento Territorial 128 - Formao de Recursos Humanos 129 - Administrao de Receitas 130 - Administrao de Concesses 131 - Comunicao Social 151 - Defesa rea 152 - Defesa Naval 153 - Defesa Terrestre 181 - Policiamento 182 - Defesa Civil 183 - Informao e Inteligncia 211 - Relaes Diplomticas 212 - Cooperao Internacional 241 - Assistncia ao Idoso 242 - Assistncia ao Portador de Deficincia 243 - Assistncia Criana e ao Adolescente 244 - Assistncia Comunitria 271 - Previdncia Bsica 272 - Previdncia do Regime Estatutrio 273 - Previdncia Complementar 274 - Previdncia Especial 301 - Ateno Bsica 302 - Assistncia Hospitalar e Ambulatorial 303 - Suporte Profiltico e Teraputico 304 - Vigilncia Sanitria 305 - Vigilncia Epidemiolgica 306 - Alimentao e Nutrio 331 - Proteo e Benefcios ao Trabalhador 332 - Relaes de Trabalho 333 - Empregabilidade 334 - Fomento ao Trabalho 361 - Ensino Fundamental 362 - Ensino Mdio 363 - Ensino Profissional 364 - Ensino Superior 365 - Educao Infantil 366 - Educao de Jovens e Adultos 367 - Educao Especial 391 - Patrimnio Histrico, Artstico e Arqueolgico 392 - Difuso Cultural 421 - Custdia e Reintegrao Social 422 - Direitos Individuais, Coletivos e Difusos 423 - Assistncia aos Povos Indgenas SUBFUNES

04 - Administrao

05 - Defesa Nacional

06 - Segurana Pblica

07 - Relaes Exteriores

08 - Assistncia Social

09 - Previdncia Social

10 - Sade

11 - Trabalho

12 - Educao

13 - Cultura

14 - Direitos da Cidadania

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

58

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

15 - Urbanismo

451 - Infra-Estrutura Urbana 452 - Servios Urbanos 453 - Transportes Coletivos Urbanos 481 - Habitao Rural 482 - Habitao Urbana 511 - Saneamento Bsico Rural 512 - Saneamento Bsico Urbano 541 - Preservao e Conservao Ambiental 542 - Controle Ambiental 543 - Recuperao de reas Degradadas 544 - Recursos Hdricos 545 - Meteorologia 571 - Desenvolvimento Cientfico 572 - Desenvolvimento Tecnolgico e Engenharia 573 - Difuso do Conhecimento Cientfico e Tecnolgico 601 - Promoo da Produo Vegetal 602 - Promoo da Produo Animal 603 - Defesa Sanitria Vegetal 604 - Defesa Sanitria Animal 605 - Abastecimento 606 - Extenso Rural 607 - Irrigao 631 - Reforma Agrria 632 - Colonizao 661 - Promoo Industrial 662 - Produo Industrial 663 - Minerao 664 - Propriedade Industrial 665 - Normalizao e Qualidade 691 - Promoo Comercial 692 - Comercializao 693 - Comrcio Exterior 694 - Servios Financeiros 695 - Turismo 721 - Comunicaes Postais 722 - Telecomunicaes 751 - Conservao de Energia 752 - Energia Eltrica 753 - Petrleo 754 - lcool 781 - Transporte reo 782 - Transporte Rodovirio 783 - Transporte Ferrovirio 784 - Transporte Hidrovirio 785 - Transportes Especiais 811 - Desporto de Rendimento 812 - Desporto Comunitrio 813 - Lazer 841 - Refinanciamento da Dvida Interna 842 - Refinanciamento da Dvida Externa 843 - Servio da Dvida Interna 844 - Servio da Dvida Externa 845 - Transferncias 846 - Outros Encargos Especiais

16 - Habitao 17 - Saneamento

18 - Gesto Ambiental

19 - Cincia e Tecnologia

20 - Agricultura

21 - Organizao Agrria

22 - Indstria

23 - Comrcio e Servios

24 - Comunicaes

25 - Energia

26 - Transporte

27 - Desporto e Lazer

28 - Encargos Especiais

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

59

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

3. Estrutura Programtica Toda ao do Governo est estruturada em programas orientados para a realizao dos objetivos estratgicos definidos para o perodo do Plano Plurianual PPA, que de quatro anos. 3.1. Programa O programa o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para a concretizao de um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores institudos no plano, visando a soluo de um problema ou o atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade. O programa o mdulo comum integrador entre o plano e o oramento. A organizao das aes do Governo sob a forma de programas visa proporcionar maior racionalidade e eficincia na administrao pblica e ampliar a visibilidade dos resultados e benefcios gerados para a sociedade, bem como elevar a transparncia na aplicao dos recursos pblicos. Cada programa contm objetivo e indicador que quantifica a situao que o programa tenha como finalidade modificar e os produtos (bens e servios) necessrios para atingir o objetivo. A partir do programa so identificadas as aes sob a forma de atividades, projetos ou operaes especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades oramentrias responsveis pela realizao da ao. A cada projeto ou atividade s poder estar associado um produto, que, quantificado por sua unidade de medida, dar origem meta. 3.2. Ao Os programas so compostos de aes, que, conforme suas caractersticas, podem ser classificadas como atividades, projetos ou operaes especiais. Atividade um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto ou servio necessrio manuteno da ao de Governo.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

60

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Projeto um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de Governo. Operao Especial Enquadram-se nessa classificao as despesas que no contribuem para a manuteno, a expanso ou o aperfeioamento das aes de Governo Federal, predefinidas na listagem a seguir: 1. Amortizao, juros, encargos e rolagem da dvida contratual e mobiliria; 2. Pagamento de aposentadorias e penses; 3. Transferncias constitucionais ou legais por repartio de receita (FPM, FPE, Salrio-Educao, Compensao de Tributos ou Participaes aos Estados, Distrito Federal e Municpios, Transferncias ao GDF); 4. Pagamento de indenizaes, ressarcimentos, abonos, seguros, auxlios, benefcios previdencirios, benefcios de assistncia social; 5. Reserva de contingncia, inclusive as decorrentes de receitas prprias ou vinculadas; 6. Cumprimento de sentenas judiciais (precatrios, sentenas de pequeno valor, sentenas contra empresas, dbitos vincendos, etc.); 7. Operaes de financiamento e encargos delas decorrentes (emprstimos, financiamentos diretos, concesso de crditos, qualizaes, subvenes, subsdios, coberturas de garantias, coberturas de resultados, honras de aval, assistncia financeira) reembolsveis ou no; 8. Aes de reservas tcnicas (centralizao de recursos para atender concursos, provimentos, nomeaes, reestruturao de carreiras e etc.); 9. Complementao ou compensao financeira da Unio; 10. Contraprestao da Unio nos contratos de Parcerias PblicoPrivadas;

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

61

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

11. Contribuio internacionais;

organismos

e/ou

entidades

nacionais

ou

12. Integralizao e/ou recomposio de cotas de capital junto a entidades internacionais; 13. Contribuio previdncia privada; 14. Contribuio patronal da Unio ao Regime de Previdncia dos Servidores Pblicos; 15. Desapropriao de aes, dissoluo ou liquidao de empresas; 16. Encargos financeiros (decorrentes da aquisio de ativos, questes previdencirias ou outras situaes em que a Unio assuma garantia de operao); 17. Operaes relativas subscrio de aes; 18. Indenizaes financeiras garantias de preos, etc.); (anistiados polticos, programas de

19. Participao da Unio no capital de empresas nacionais ou internacionais. A ausncia de produto, no caso das operaes especiais, deve ser caracterizada em relao ao ciclo produtivo objeto de oramentao.

3.3. Estrutura Programtica na Base do SIDOR Programa: Na base do SIDOR, o campo que identifica o Programa contm quatro (4) dgitos. 1 / 2 / 3 / 4 dgitos determinam um programa. Ao e Subttulo (Localizador de Gasto): Na base do SIDOR a Ao identificada por um cdigo alfanumrico de 8 dgitos:

1 / 2 dgitos numricos; 3/ 4 dgitos alfanumricos; e 5 / 8 dgitos numricos.


www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

62

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

1 / 2 / 3 / 4 dgitos determinam uma ao; e 5 / 6 / 7 / 8 dgitos determinam um subttulo (localizador do gasto). Quando o 1 dgito for: 1, 3, 5 ou 7, a ao corresponde a um projeto; 2, 4, 6 ou 8, trata-se de uma atividade; 0, refere-se a uma operao especial; e 9, corresponde a uma ao no-oramentria, isto , ao sem dotao nos oramentos da Unio, mas que participa dos programas do PPA.

4. Componentes da Programao Fsica e Financeira 4.1. Programao Fsica 4.1.1. Meta Fsica Meta fsica a quantidade de produto a ser ofertado por ao, de forma regionalizada, se for o caso, num determinado perodo e instituda para cada ano. As metas fsicas so indicadas em nvel de subttulo e agregadas segundo os respectivos projetos, atividades ou operaes especiais. Vale ressaltar que o critrio para regionalizao de metas o da localizao dos beneficiados pela ao.

4.2. Componentes da Programao Financeira

4.2.1. Natureza de Despesa Os arts. 12 e 13 da Lei n 4.320, de 1964, tratam da classificao da despesa por categoria econmica e elementos. O conjunto de informaes que formam o cdigo conhecido como classificao por natureza de despesa e informa a categoria econmica, o grupo a que pertence, a modalidade de aplicao e o elemento. Na base do SIDOR o campo que se refere natureza de despesa contm um cdigo composto por seis algarismos: 1 dgito: categoria econmica da despesa; 2 dgito: grupo de natureza de despesa; e
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

63

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

3 /4 dgitos: modalidade de aplicao; e 5 /6 dgitos: elemento de despesa.

4.2.1.1. Categoria Econmica da Despesa A despesa, assim como a receita, classificada em duas categorias econmicas, com os seguintes cdigos: (3) - Despesas Correntes: classificam-se nessa categoria todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital;

3.x.yy.zz
(4)- Despesas de Capital: classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital.

4.x.yy.zz

De acordo com a classificao da Lei n 4.320/64, as despesas correntes so assim classificadas: Despesas de Custeio: as dotaes para manuteno de servios anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservao e adaptao de bens imveis. Transferncias Correntes: as dotaes para despesas as quais no corresponda contraprestao direta em bens ou servios, inclusive para contribuies e subvenes destinadas a atender manifestao de outras entidades de direito pblico ou privado.

As subvenes, para os efeitos da Lei n 4.320/64, so as transferncias destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como: I - subvenes sociais, as que se destinem a instituies pblicas ou privadas de carter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa; Fundamentalmente e nos limites das possibilidades financeiras a concesso de subvenes sociais visar a prestao de servios
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

64

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

essenciais de assistncia social, mdica e educacional, sempre que a suplementao de recursos de origem privada aplicados a esses objetivos, revelar-se mais econmica. O valor das subvenes, sempre que possvel, ser calculado com base em unidades de servios efetivamente prestados ou postos disposio dos interessados obedecidos os padres mnimos de eficincia previamente fixados. Somente instituio cujas condies de funcionamento forem julgadas satisfatrias pelos rgos oficiais de fiscalizao sero concedidas subvenes. II - subvenes econmicas, as que se destinem a empresas pblicas ou privadas de carter industrial, comercial, agrcola ou pastoril. A cobertura dos dficits de manuteno das empresas pblicas, de natureza autrquica ou no, far-se- mediante subvenes econmicas expressamente includas nas despesas correntes do oramento da Unio, do Estado, do Municpio ou do Distrito Federal. Consideram-se, igualmente, como subvenes econmicas: a) as dotaes destinadas a cobrir a diferena entre os preos de mercado e os preos de revenda, pelo Governo, de gneros alimentcios ou outros materiais; b) as dotaes destinadas ao pagamento de bonificaes a produtores de determinados gneros ou materiais. Com relao s despesas de capital, so classificadas assim: Investimentos: as dotaes para o planejamento e a execuo de obras, inclusive as destinadas aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente e constituio ou aumento do capital de empresas que no sejam de carter comercial ou financeiro.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

65

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Inverses Financeiras: as dotaes destinadas a: I - aquisio de imveis, ou de bens de capital j em utilizao;

II - aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; III - constituio ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operaes bancrias ou de seguros.

Transferncias de Capital: as dotaes para investimentos ou inverses financeiras que outras pessoas de direito pblico ou privado devam realizar, independentemente de contraprestao direta em bens ou servios, constituindo essas transferncias auxlios ou contribuies, segundo derivem diretamente da Lei de Oramento ou de lei especialmente anterior, bem como as dotaes para amortizao da dvida pblica.

4.2.1.2. Grupo de Natureza da Despesa um agregador de elementos de despesa com as mesmas caractersticas quanto ao objeto de gasto, conforme discriminado a seguir:
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

66

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

1 2 3 4 5 6 9

Pessoal e Encargos Sociais; Juros e Encargos da Dvida; Outras Despesas Correntes; Investimentos; Inverses Financeiras; Amortizao da Dvida; e Reserva de Contingncia.

w.1.yy.zz w.3.yy.zz w.4.yy.zz w.5.yy.zz

4.2.1.3. Modalidade de Aplicao A modalidade de aplicao destina-se a indicar se os recursos sero aplicados mediante transferncia financeira, inclusive a decorrente de descentralizao oramentria para outras esferas de Governo, seus rgos ou entidades, ou diretamente para entidades privadas sem fins lucrativos e outras instituies; ou, ento, diretamente pela unidade detentora do crdito oramentrio, ou por outro rgo ou entidade no mbito do mesmo nvel de Governo. A modalidade de aplicao objetiva, principalmente, eliminar a dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

20 30 40 50 60 70 71 80 90 91

Transferncias Unio Transferncias a Estados e ao Distrito Federal w.x.30.zz Transferncias a Municpios Transferncias a Instituies Privadas sem Fins Lucrativos Transferncias a Instituies Privadas com Fins Lucrativos w.x.90.zz Transferncias a Instituies Multigovernamentais Transferncias a Consrcios Pblicos Transferncias ao Exterior Aplicaes Diretas Aplicao Direta Decorrente de Operao entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social 99 - A Definir 4.2.1.4. Elemento de Despesa Tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, dirias, material de consumo, servios de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenes sociais, obras e instalaes, equipamentos e material permanente, auxlios,

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

67

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

amortizao e outros que a administrao pblica utiliza para a consecuo de seus fins. 01 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 41 42 Aposentadorias e Reformas w.x.yy.01 Penses w.x.yy.14 Contratao por Tempo Determinado Outros Benefcios Previdencirios w.x.yy.30 Benefcio Mensal ao Deficiente e ao Idoso w.x.yy.52 Contribuio a Entidades Fechadas de Previdncia w.x.yy.61 Outros Benefcios Assistenciais Salrio-Famlia Outros Benefcios de Natureza Social Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Militar Obrigaes Patronais Dirias - Civil Dirias - Militar Outras Despesas Variveis - Pessoal Civil Outras Despesas Variveis - Pessoal Militar Auxlio Financeiro a Estudantes Auxlio-Fardamento Auxlio Financeiro a Pesquisadores Juros sobre a Dvida por Contrato Outros Encargos sobre a Dvida por Contrato Juros, Desgios e Descontos da Dvida Mobiliria Outros Encargos sobre a Dvida Mobiliria Encargos sobre Operaes de Crdito por Antecipao da Receita Obrigaes decorrentes de Poltica Monetria Encargos pela Honra de Avais, Garantias, Seguros e Similares Remunerao de Cotas de Fundos Autrquicos Material de Consumo Premiaes Culturais, Artsticas, Cientficas, Desportivas e Outras Material de Distribuio Gratuita Passagens e Despesas com Locomoo Outras Despesas de Pessoal decorrentes de Contratos de Terceirizao - Servios de Consultoria - Outros Servios de Terceiros - Pessoa Fsica - Locao de Mo-de-Obra - Arrendamento Mercantil - Outros Servios de Terceiros - Pessoa Jurdica - Contribuies - Auxlios
www.estudaqui.com.br

www.orcamento.org

68

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

43 45 46 47 48 49 51 52 61 62 63 64 65 66 67 71 72 73 74 75 76 77 81 91 92 93 94 95 96 99

Subvenes Sociais Equalizao de Preos e Taxas Auxlio-Alimentao Obrigaes Tributrias e Contributivas Outros Auxlios Financeiros a Pessoas Fsicas Auxlio-Transporte Obras e Instalaes Equipamentos e Material Permanente Aquisio de Imveis Aquisio de Produtos para Revenda Aquisio de Ttulos de Crdito Aquisio de Ttulos Representativos de Capital j Integralizado Constituio ou Aumento de Capital de Empresas Concesso de Emprstimos e Financiamentos Depsitos Compulsrios Principal da Dvida Contratual Resgatado Principal da Dvida Mobiliria Resgatado Correo Monetria ou Cambial da Dvida Contratual Resgatada Correo Monetria ou Cambial da Dvida Mobiliria Resgatada Correo Monetria da Dvida de Operaes de Crdito por Antecipao da Receita - Principal Corrigido da Dvida Mobiliria Refinanciado - Principal Corrigido da Dvida Contratual Refinanciado - Distribuio Constitucional ou Legal de Receitas - Sentenas Judiciais - Despesas de Exerccios Anteriores - Indenizaes e Restituies - Indenizaes e Restituies Trabalhistas - Indenizao pela Execuo de Trabalhos de Campo - Ressarcimento de Despesas de Pessoal Requisitado - A Classificar

4.2.2. Identificador de Uso - IDUSO Esse cdigo vem completar a informao concernente aplicao dos recursos e destina-se a indicar se os recursos compem contrapartida nacional de emprstimos ou de doaes ou destinam-se a outras aplicaes, constando da lei oramentria e de seus crditos adicionais. 0- recursos no destinados contrapartida; 1- contrapartida Banco Internacional para a Reconstruo e o Desenvolvimento - BIRD;

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

69

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

2- contrapartida Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID; 3- contrapartida de emprstimos com enfoque setorial amplo (significa
apoio financeiro amplo a um setor de governo. Permite o financiamento de programas de durao continuada e no apenas investimentos. Evita que o pas, para receber emprstimos do banco tenha de criar novos projetos);

4- contrapartida de outros emprstimos; e 5- contrapartida de doaes.

4.2.3. Identificador de Doao e de Operao de Crdito - IDOC O IDOC identifica as doaes de entidades internacionais ou operaes de crdito contratuais alocadas nas aes oramentrias, com ou sem contrapartida de recursos da Unio. Os gastos referentes contrapartida de emprstimos sero programados com o Identificador de Uso IDUSO igual a 1, 2, 3 ou 4 e o IDOC com o nmero da respectiva operao de crdito, enquanto que, para as contrapartidas de doaes sero utilizados o IDUSO 5 e respectivo IDOC. O nmero do IDOC tambm ser usado nas aes de pagamento de amortizao, juros e encargos contratuais para identificar a operao de crdito a que se referem os pagamentos. Quando os recursos no se destinarem contrapartida nem se referirem a doaes internacionais ou operaes de crdito, o IDOC ser 9999. Nesse sentido, para as doaes de pessoas, de entidades privadas nacionais e as destinas ao combate fome, dever ser utilizado o IDOC 9999. 4.2.4. Classificao da Despesa por Identificador de Resultado Primrio O identificador de resultado primrio, de carter indicativo, tem como finalidade auxiliar a apurao do resultado primrio previsto na Lei de Diretrizes Oramentrias devendo constar no Projeto de Lei Oramentria Anual PLOA e na respectiva Lei em todos os grupos de natureza da despesa, identificando, de acordo com a metodologia de clculo das necessidades de financiamento, cujo demonstrativo constar em anexo Lei Oramentria.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

70

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Nenhuma ao poder conter, simultaneamente, dotaes destinadas a despesas financeiras e primrias. O supervit primrio ser reduzido conforme valores previamente definidos na LDO para atendimento da programao relativa aos investimentos governamentais ao Projeto Piloto de Investimentos Pblicos - PPI (gastos em infra-estrutura: portos, aeroportos, estradas e ferrovias, entre outros).

0 - financeira; 1 - primria obrigatria, ou seja, aquelas que constituem obrigaes constitucionais ou legais da Unio; 2 - primria discricionria, assim consideradas aquelas no includas no anexo especfico citado no item anterior; 3 - despesas relativas ao Projeto Piloto de Investimentos Pblicos PPI (projetos de infra-estrutura), conforme artigo disposto na LDO; e 4 - despesas constantes do oramento de investimento das empresas estatais que no impactam o resultado primrio.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

71

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

72

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Demonstrativo da apurao do Resultado Primrio


RECEITAS PRIMRIAS..................200 DESPESAS PRIMRIAS...........(-) 110
_____________

RESULTADO PRIMRIO...................90

ESTGIOS DA DESPESA
Estgios da despesa so etapas que devem ser observadas na realizao da despesa pblica. So estgios da despesa pblica o empenho, a liquidao e o pagamento. Conforme dispe o art. 60 da Lei n 4.320/64, vedada despesa sem prvio empenho. Ou seja, TODA despesa deve ser precedida de empenho. O que pode ser dispensada, em casos especiais previstos na legislao especfica, a emisso da nota de empenho. O empenho o primeiro estgio da despesa pblica. ato emanado de autoridade competente que cria, para o Estado, obrigao de pagamento pendente, ou no, de implemento de condio. a garantia de que existe o crdito necessrio para a liquidao de um compromisso assumido. O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos. vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. A Nota de Empenho o documento utilizado para registrar as operaes que envolvem despesas oramentrias realizadas pela Administrao Pblica federal, ou seja, o comprometimento de despesa, seu reforo ou anulao, indicando o nome do credor, a especificao e o valor da despesa, bem como a deduo desse valor do saldo da dotao prpria.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

73

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Modalidades de Empenho 1) Empenho ordinrio o correspondente despesa com montante perfeitamente conhecido, cujo pagamento deva ser efetuado de uma s vez, aps sua regular liquidao. 2) Empenho estimativo utilizado nos casos cujo montante da despesa no se possa determinar, podendo o pagamento ser efetuado uma nica vez ou parceladamente. Por essa razo, estima-se um valor e se estabelece um cronograma de pagamento. Os empenhos estimativos normalmente so aqueles utilizados para despesas tais como: energia eltrica, telefonia, gua, imprensa oficial e outras para as quais no se possa definir o valor exato da fatura. 3) Empenho global o utilizado para atender despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, cujo valor exato possa ser determinado. Exemplos: aluguis, prestao de servios por terceiros etc. A diferena entre o empenho estimativo e o global que o estimativo permite o reforo j o global no, tendo em vista que no empenho global j se sabe o valor total da despesa enquanto que no estimativo no.

A liquidao o segundo estgio da despesa pblica. o procedimento realizado sob a superviso e responsabilidade do ordenador de despesas para verificar o direito adquirido pelo credor, ou seja, que a despesa foi regularmente empenhada e que a entrega do bem ou servio foi realizada de maneira satisfatria, tendo por base os ttulos e os documentos comprobatrios da despesa. Essa verificao tem por fim apurar: a) a origem e o objeto do que se deve pagar; b) a importncia exata a pagar; e c) a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. A Nota de Lanamento o documento utilizado para registrar a apropriao/liquidao de receitas e despesas, bem como outros atos e

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

74

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

fatos administrativos. Com o advento do CPR, o documento utilizado a NS (nota de lanamento).

O pagamento o ltimo estgio da despesa pblica. quando se efetiva o pagamento ao ente responsvel pela prestao do servio ou fornecimento do bem, recebendo a devida quitao. Caracteriza-se pela emisso do cheque ou ordem bancria em favor do credor, facultado o emprego de suprimento de fundos, em casos excepcionais. O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. A Ordem Bancria o documento utilizado para o pagamento de compromissos, bem como liberao de recursos para fins de adiantamento (suprimento de fundos).

CRIA OBRIGAO (compromete dotao)

EMPENHO

RECONHECIMENTO DO DIREITO LQUIDO E CERTO

LIQUIDAO

PAGAMENTO

PAGAMENTO

SUPRIMENTO DE FUNDOS
Em face da necessidade de se haver um efetivo planejamento quanto gesto pblica dos recursos diante das demandas surgidas, planejar preciso. Porm, como em muitas vezes no se pode imaginar todas as possibilidades dessas demandas, podero ocorrer eventualidades (excepcionalidades) que tero de ser atendidas, uma vez que o seu no-

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

75

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

atendimento poder ocasionar prejuzos ou conseqncias desastrosas Administrao. Ao ocorrer uma eventualidade, e houver a necessidade de atend-la, de maneira rpida, no podendo aguardar o processo normal (procedimento licitatrio), uma das possibilidades atend-la por meio de um procedimento denominado concesso de suprimento de fundos. A finalidade do suprimento de fundos de atender a despesas que no possam aguardar o processo normal, ou seja, exceo quanto norealizao de procedimento licitatrio.

O regime de adiantamento, suprimento de fundos, aplicvel aos casos de despesas expressamente definidas em lei com a finalidade de realizar despesas que pela excepcionalidade, a critrio do Ordenador de Despesa e sob sua inteira responsabilidade, no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao, nos seguintes casos: para atender despesas eventuais, inclusive em viagem e com servios especiais, que exijam pronto pagamento em espcie; quando a despesa deva ser feita em carter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; e para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, no ultrapassar limite estabelecido em Portaria do Ministro da Fazenda.

Os valores de um suprimento de fundos entregues ao suprido podero relacionar-se a mais de uma natureza de despesa, desde que precedidos dos empenhos nas dotaes respectivas, respeitados os valores de cada natureza.

A concesso de SF dever ocorrer por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal. Excepcionalmente, onde comprovadamente no for possvel a utilizao do carto, poder ocorrer por meio de depsito em www.orcamento.org www.estudaqui.com.br conta-corrente ou por posse de valor em espcie. 76

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

O limite mximo para a concesso de suprimento por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal, quando se tratar de despesa de pequeno vulto: para obras e servios de engenharia ser o correspondente a 10% (dez por cento) do valor estabelecido na alnea a (convite) do inciso I do artigo 23, da Lei 8.666/93, alterada pela Lei 9.648/98; para outros servios e compras em geral, ser o correspondente a 10% (dez por cento) do valor estabelecido na alnea a (convite) do inciso II do artigo 23, Lei 8.666/93, alterada pela Lei 9.648/98.

O limite mximo para realizao por despesa de pequeno vulto em cada NOTA FISCAL/FATURA/RECIBO/CUPOM FISCAL: na execuo de obras e servios de engenharia, ser o correspondente a 1% (um por cento) do valor estabelecido na alnea a do inciso I(convite) do artigo 23, da Lei 8.666/93, alterada pela Lei 9.648/98; nos outros servios e compras em geral, ser de 1% (um por cento) do valor estabelecido na alnea a (convite) do inciso II do artigo 23, Lei 8.666/93, alterada pela Lei 9.648/98.

O limite mximo para a concesso de suprimento por meio de contacorrente, quando se tratar de despesa de pequeno vulto: para obras e servios de engenharia ser o correspondente a 5% (cinco por cento) do valor estabelecido na alnea a (convite) do inciso I do artigo 23, da Lei 8.666/93, alterada pela Lei 9.648/98; para outros servios e compras em geral, ser o correspondente a 5%(cinco por cento) do valor estabelecido na alnea a (convite) do inciso II do artigo 23, Lei 8.666/93, alterada pela Lei 9.648/98.

O limite mximo para realizao de despesa de pequeno vulto em cada NOTA FISCAL/FATURA/RECIBO/CUPOM FISCAL:

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

77

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

na execuo de obras e servios de engenharia, ser o correspondente a 0,25% (vinte e cinco centsimos por cento) do valor estabelecido na alnea a do inciso I (convite) do artigo 23, da Lei 8.666/93, alterada pela Lei 9.648/98; nos outros servios e compras em geral, ser de 0,25% (vinte e cinco centsimos por cento) do valor estabelecido na alnea a (convite) do inciso II do artigo 23, Lei 8.666/93, alterada pela Lei 9.648/98.

Limite mximo para concesso de SF


CARTO DE PAGAMENTO CONTA-CORRENTE

Limite de concesso
Obras e servios de engenharia Compras e servios R$ 15.000,00 R$ 8.000,00 R$ 1.500,00 R$ 800,00 R$ 7.500,00 R$ 4.000,00 R$ 375,00 R$ 200,00

Limite de despesa por NF


Obras e servios de engenharia Compras e servios

vedado o fracionamento de despesa ou do documento comprobatrio, para adequao dos valores constantes dos limites mximos para realizao de despesa de pequeno vulto em cada NOTA FISCAL/FATURA/RECIBO/CUPOM FISCAL. O valor do Suprimento de Fundos inclui os valores referentes s Obrigaes Tributrias e de Contribuies, no podendo em hiptese alguma ultrapassar os limites estabelecidos quando se tratar de despesas de pequeno vulto. Excepcionalmente, a critrio da autoridade de nvel ministerial, desde que caracterizada a necessidade em despacho fundamentado, podero ser concedidos suprimentos de fundos em valores superiores aos fixados como www.orcamento.org www.estudaqui.com.br limites mximos.

78

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

A proposta de concesso de suprimento de fundos dever conter: a finalidade; a justificativa da excepcionalidade da despesa por suprimento de fundos, indicando fundamento normativo; a especificao da ND - Natureza da Despesa e do PI Plano Interno, quando for o caso; e indicao do valor total e por cada natureza de despesa.

A concesso de suprimento de fundos dever respeitar os estgios da despesa pblica: empenho, liquidao e pagamento. vedada a aquisio de material permanente por suprimento de fundos. O servidor que receber Suprimento de Fundos obrigado a prestar contas de sua aplicao, procedendo-se, automaticamente, tomada de contas se no o fizer no prazo assinalado pelo Ordenador de Despesa, sem prejuzo das providncias administrativas para apurao das responsabilidades. A importncia aplicada at 31 de dezembro ser comprovada at 15 de janeiro seguinte. A comprovao das despesas realizadas dever estar devidamente atestada por outro servidor que tenha conhecimento das condies em que estas foram efetuadas, em comprovante original cuja emisso tenha ocorrido em data igual ou posterior a de entrega do numerrio e compreendida dentro do perodo fixado ara aplicao, em nome do rgo emissor do empenho. No se conceder suprimento de fundos: a responsvel por dois suprimentos; a servidor que tenha a seu cargo a guarda ou a utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver no rgo outro servidor; e
www.estudaqui.com.br

www.orcamento.org

79

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

a servidor declarado em alcance, entendido como tal o que no prestou contas no prazo regulamentar ou o que teve suas contas recusadas ou impugnadas em virtude de desvio, desfalque, falta ou m aplicao dos recursos recebidos.

Ao servidor responsvel por dois suprimentos vedada a concesso de SF; O servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilizao do material a adquirir, como, por exemplo, o responsvel pelo almoxarifado, no poder ser suprido, salvo quando no houver outro servidor que possa s-lo; Ao servidor declarado em alcance. Significa o servidor que no prestou contas no prazo legal ou que teve suas contas recusadas ou impugnadas em virtude de prtica de ato ilegal.

RESTOS A PAGAR
Os restos a pagar constituem compromissos financeiros exigveis que compem a dvida flutuante e podem ser caracterizados como as despesas empenhadas, mas no pagas at o dia 31 de dezembro de cada exerccio financeiro. A Inscrio em Restos a Pagar decorre da observncia do Regime de Competncia para as despesas. Portanto, as despesas empenhadas, no pagas at o dia 31 de dezembro, no canceladas pelo processo de anlise e depurao e, que atendam os requisitos previstos em legislao especfica, devem ser inscritas em Restos a Pagar, pois se referem a encargos incorridos no prprio exerccio. De acordo com o art. 36 da Lei n 4.320/64, consideram-se Restos a Pagar as despesas, nos seguintes termos:
Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas no pagas at o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das no processadas.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

80

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Restos a Pagar um termo utilizado pela Lei n 4.320/64 para representar os valores pendentes de pagamento oriundos da emisso de empenhos, ou seja, os Restos a Pagar tm origem no oramento da despesa, devendo esse termo ser utilizado apenas para representar os valores da despesa empenhada e no paga ao final do exerccio financeiro de emisso do empenho. Cumpre lembrar que o no pagamento no exerccio de despesas nele empenhadas no compromete o equilbrio oramentrio estabelecido no art. 35 da Lei n 4.320, de 1964. Art. 35. Pertencem ao exerccio financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele legalmente empenhadas. Desse modo, as despesas legalmente empenhadas, no pagas at o dia 31 de dezembro, no canceladas pelo processo de anlise e depurao e que atendam os requisitos previstos em legislao especfica, devem ser inscritas contabilmente como obrigaes a pagar do Estado junto a seus credores. Essas despesas no devero afetar o universo oramentrio do exerccio seguinte, pois devero ser pagas com recursos financeiros provenientes do exerccio em que foram empenhadas, com o propsito de manter o equilbrio oramentrio dentro do regime de competncia legal j citado e para no comprometer as fontes de financiamento do programa de trabalho do exerccio seguinte. Entende-se, como Restos a Pagar Processados, as despesas legalmente empenhadas cujo objeto do empenho j foi recebido, ou seja, aquelas cujo segundo estgio da despesa (liquidao) j ocorreu, caracterizando-se como os compromisso do Poder Pblico de efetuar os pagamento aos fornecedores. Define-se, como Restos a Pagar No-Processados, as despesas legalmente empenhadas que no foram liquidadas e nem pagas at 31 de dezembro do mesmo exerccio, ou seja, verifica que no ocorreu o recebimento de bens e servios no exerccio de emisso do empenho. Entretanto, pelo entendimento da Lei n 4.320/64, os restos a pagar no processados devem ser escriturados como obrigao. Com esse procedimento a Contabilidade Pblica respeita a referida lei, mas fere o Princpio da Competncia, o qual define que a despesa s deve afetar o resultado do exerccio no momento em que ocorreu o seu fato gerador.
www.orcamento.org www.estudaqui.com.br

81

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

PAGAMENTO A despesa oramentria que no for paga no exerccio em que foi autorizada sua realizao ser inscrita, em 31 de dezembro, como Restos a Pagar. O pagamento da despesa inscrita em Restos a Pagar, seja Processada ou No-Processada, feito no ano seguinte ao da sua inscrio, necessitando para o pagamento da No-Processada que a despesa seja antes liquidada, ou seja, que haja ocorrido aps o recebimento o aceite do objeto do empenho. Em se tratando de pagamento de despesa inscrita em Restos a Pagar, pelo valor estimado, podero ocorrer duas situaes: a) o valor real a ser pago superior ao valor inscrito. Nessa condio, a diferena dever ser empenhada conta de despesas de exerccios anteriores; b) o valor real inferior ao valor inscrito. O saldo existente dever ser cancelado. O rgo competente para exercer o controle e disciplinar o tratamento de Restos a Pagar a Secretaria do Tesouro Nacional.

DESPESAS DE EXERCCIOS ANTERIORES (DEA)


So as despesas relativas a exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com dotao suficiente para atend-las, mas que no se tenham processado na poca prpria, bem como os restos a pagar com prescrio interrompida e os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente. Podero ser pagos, conta de dotao especfica consignada no oramento, discriminada por elemento, obedecida, sempre que possvel, a ordem cronolgica. (art. 37, Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964). a) despesas com dotao suficiente para atend-las e no processadas no mesmo exerccio financeiro: quando o rgo procede ao empenho de suas despesas, compromentendo-se com um determinado fornecedor e, ao final do exerccio, por

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

82

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

algum motivo, essa despesa no se processa, o ordenador de despesas poder proceder anulao do empenho correspondente. Caso seja procedida anulao do empenho, quando o pagamento vier a ser reclamado em exerccios futuros, a despesa poder ser empenhada novamente, porm conta de Despesas de Exerccios Anteriores, comprometendo, desse modo o oramento vigente poca do efetivo pagamento ao fornecedor. b) restos a pagar com prescrio interrompida: quando o rgo procede ao empenho de suas despesas, comprometendose com um determinado fornecedor e, ao final do exerccio, por algum motivo, essa despesa no se processa, o ordenador de despesas poder manter o valor empenhado inscrevendo o fornecedor em restos a pagar. Caso o fornecedor no implemente a prestao que se obrigou durante todo o transcorrer do exerccio subseqente, ocorrer, ento, o cancelamento do valor inscrito. Se assim ocorrer, o valor que vier a ser reclamado no futuro pelo fornecedor poder ser empenhado novamente, porm, conta de Despesas de Exerccios Anteriores.
Entende-se por restos a pagar com prescrio interrompida, a despesa cuja inscrio como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor. Prescreve em cinco anos a dvida passiva relativa aos Restos a Pagar.

c)

compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente: em dadas situaes, alguns compromissos so reconhecidos pelo ordenador de despesas aps o trmino do exerccio em que foram gerados. Ao proceder o reconhecimento dos compromissos, o ordenador de despesas ordenar o correspondente pagamento, no mesmo processo em que reconhecer a dvida, discriminando, pelo menos, os seguintes elementos: Importncia a pagar; nome, CPF ou CNPJ e endereo do credor; data do vencimento do compromisso; causa da inexistncia do empenho, no elemento prprio, conta do oramento vigente.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

83

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

EXECUO DA RECEITA
O Reconhecimento da Receita Pblica A Lei n 4.320/64, em seu artigo 35, estabelece que pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas. Em decorrncia dessa determinao diz-se que na contabilidade pblica adota-se o regime de caixa para a classificao da receita. Atualmente, as receitas ingressam no caixa nico do Tesouro Nacional basicamente de trs formas e so assim reconhecidas: a) Receitas administradas pela Secretaria da Receita Federal SRF So arrecadadas por meio de Documento de Arrecadao de Receitas Federais DARF utilizando-se dos bancos arrecadadores credenciados pela SRF. Da data em que o contribuinte paga o tributo, conhecida como data de arrecadao (D), o banco tem 1 (um) dia til (D+1) para repassar os recursos para a conta nica do Tesouro (data de recolhimento). A instituio financeira poder permanecer ainda mais 1 (um) dia com os recursos, sendo que neste caso dever remunerar o Tesouro Nacional pela permanncia, devendo ser utilizada a taxa SELIC do dia. A receita contabilizada decendialmente de forma automtica no Sistema Integrado de Administrao Financeira pelo decndio de arrecadao do tributo. Assim, no existe contabilizao diria da receita arrecadada, mas a cada dia 10, 20 ou 30 de cada ms, de acordo com o decndio da arrecadao.

b) Receitas Administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS So arrecadadas por meio da Guia da Previdncia Social GPS, mediante pagamento junto rede arrecadadora credenciada pelo INSS. Segue basicamente as mesmas regras do DARF e so reconhecidas mensalmente como receita de acordo com as informaes da rea de arrecadao.

c) Receitas Diretamente Arrecadadas So arrecadas por meio de Guia de Recolhimento da Unio GRU e centralizada numa conta de

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

84

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

referncia do Tesouro Nacional mantida no Banco do Brasil - BB. O banco tem 2 (dois) dias para repasse dos recursos para a conta nica do Tesouro. So reconhecidas como receita na data de arrecadao. A GRU pode ser utilizada para quaisquer espcies de ingressos na Conta nica, inclusive: - devolues de convnios; - devolues de dirias; - devolues de suprimento de fundos; e - ressarcimento de despesas de diversas origens. Dessa forma, com implantao deste novo documento o Governo Federal passa a dispor de somente trs documentos para realizar todo e qualquer ingresso de recursos na Conta nica do Tesouro Nacional, quais sejam: GRU, DARF e GPS. Do exposto acima, verifica-se que a contabilidade pblica registra suas receitas pela tica de arrecadao que antecede ao ingresso dos recursos no caixa nico do Tesouro. Com a implantao da GRU estas tambm passaram a ser contabilizadas pela data de arrecadao em respeito ao artigo 35 da Lei 4.320/64.

EXECUO ORAMENTRIA E FINANCEIRA


Normalmente h interpretaes equivocadas do que venha a ser execuo oramentria e financeira, uma vez que a execuo oramentria e financeira ocorrem concomitantemente. Isso ocorre pelo fato de que a execuo tanto oramentria como financeira esto atreladas uma a outra. Havendo oramento e no existindo o financeiro, no poder ocorrer a despesa. Por outro lado, pode haver recurso financeiro, mas no se poder gast-lo, se no houver a disponibilidade oramentria.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

85

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Podemos definir execuo oramentria como sendo a utilizao dos crditos consignados no Oramento ou Lei Oramentria Anual - LOA. J a execuo financeira, representa a utilizao de recursos financeiros, visando atender realizao das aes atribudas s Unidades Oramentrias pelo Oramento. Na tcnica oramentria se faz a distino entre as palavras CRDITO e RECURSOS. O termo CRDITO para designar o lado oramentrio e RECURSOS para o lado financeiro. Todo o processo oramentrio tem sua obrigatoriedade estabelecida na Constituio Federal, art. 165, que determina a necessidade do planejamento das aes de governo por meio do:

Plano Plurianual PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias LDO; e Lei Oramentria Anual LOA.

Uma vez publicada a LOA, observadas as normas de execuo oramentria e de programao financeira da Unio estabelecidas para o exerccio, e lanadas as informaes oramentrias, fornecidas pela Secretaria de Oramento Federal, no SIAFI , por intermdio da gerao automtica do documento Nota de Dotao ND, cria-se o crdito oramentrio e, a partir da, tem-se o incio da execuo oramentria propriamente dita. Executar o oramento realizar as despesas pblicas nele previstas e s essas, uma vez que, para que qualquer utilizao de recursos pblicos seja efetuada, a primeira condio que esse gasto tenha sido legal e oficialmente previsto e autorizado pelo Congresso Nacional e que sejam seguidos pelos trs estgios da execuo das despesas previstos na Lei n 4.320/64: empenho, liquidao e pagamento. EMPENHO >> reserva dotao LIQUIDAO >> direito lquido e certo do credor PAGAMENTO >> pagamento

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

86

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Quanto execuo financeira, ou seja, o fluxo de recursos financeiros necessrios realizao efetiva dos gastos dos recursos pblicos para a realizao dos programas de trabalho definidos. Lembre-se de que RECURSO dinheiro ou saldo de disponibilidade bancria (enfoque da execuo financeira) e que CRDITO dotao ou autorizao de gasto ou sua descentralizao (enfoque da execuo oramentria). Como j visto, crdito e recurso so duas faces da mesma moeda, j que a execuo oramentria e a execuo financeira em geral ocorrem concomitantemente. O dispndio de recursos financeiros advindos do Oramento da Unio se faz por meio de Ordem Bancria - OB e da Conta nica do Governo Federal e se destina ao pagamento de compromissos, bem como a transferncia de recursos entre as Unidades Gestoras, tais como liberao de recursos para fins de adiantamento, suprimento de fundos, cota, repasse, sub-repasse. O ingresso de recursos se d quando o contribuinte efetua o pagamento de seus tributos por meio de DARF, junto rede bancria, que deve efetuar o recolhimento dos recursos arrecadados, ao BACEN, no prazo de um dia.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

87

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Uma vez tendo recursos em caixa, comea a fase de sada desses recursos, para pagamentos diversos. O pagamento entre Unidades Gestoras ocorre mediante a transferncia de limite de saque, que a disponibilidade financeira da UG, existente na Conta nica. No caso de pagamento de credores no integrantes do SIAFI, a Unidade Gestora efetua o registro de OB no SIAFI. Ao final do dia gerado um arquivo de OB, que encaminhado ao Banco do Brasil para processamento que, por sua vez, comunica ao Banco Central o limite da reserva bancria a ser disponibilizada. At o dia seguinte ao da emisso da OB, a Unidade Gestora deve encaminhar ao Banco do Brasil, a relao de ordens bancrias para pagamento junto a ele ou a outros bancos. O valor devido pago ao beneficirio, de acordo com os prazos definidos pelo BACEN. Ocorre que a entrada das receitas que o governo arrecada dos contribuintes nem sempre coincide, no tempo, com as necessidades de realizao de despesas pblicas, j que a arrecadao de tributos e outras receitas no se concentra apenas no incio do exerccio financeiro, mas est distribuda ao longo de todo o ano civil. Por essa razo que existe um conjunto de atividades que tm o objetivo de ajustar o ritmo da execuo do oramento ao fluxo provvel de entrada de recursos financeiros que vo assegurar a realizao dos programas anuais de trabalho e, conseqentemente, impedir eventuais insuficincias de tesouraria. A esse conjunto de atividades chamamos de Programao Financeira.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

88

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Resumindo...

PROGRAMAO FINANCEIRA
A Programao Financeira compreende um conjunto de atividades com o objetivo de ajustar o ritmo de execuo do oramento ao fluxo provvel de recursos financeiros, assegurando a execuo dos programas anuais de trabalho com base nas diretrizes e regras estabelecidas pela legislao vigente. Logo aps a sano presidencial Lei Oramentria aprovada pelo Congresso Nacional, o Poder Executivo mediante decreto estabelece em at trinta dias a programao financeira e o cronograma de desembolso

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

89

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

mensal por rgos, observadas as metas de resultados fiscais dispostas na Lei de Diretrizes Oramentrias. Desse modo, o fluxo de arrecadao de receitas do Governo Federal e a meta do resultado primrio a ser atingida no ano que iro determinar o processo de liberao dos recursos financeiros junto aos rgos. A Programao Financeira se realiza em trs nveis distintos, sendo a Secretaria do Tesouro Nacional o rgo central, contando ainda com a participao das Subsecretarias de Planejamento, Oramento e Administrao - OSPF (ou equivalentes) como rgos setoriais e as unidades gestoras (UG). rgo Central a STN rgo Setorial de Programao Financeira (OSPF) a Secretaria de Administrao e Oramento ou equivalente. Unidade Gestora (UG) quem realiza a despesa em todas as fases: licitao, contratao, empenho, liquidao e pagamento.

Elaborao da Programao Financeira Aps a aprovao e a publicao da LOA, a Secretaria do Tesouro Nacional STN, por meio de fita magntica elaborada pela Secretaria de Oramento Federal SOF, registra no SIAFI os crditos oramentrios iniciais referentes aos rgos integrantes do sistema de programao financeira. Aps esses registros, os rgos podero emitir, via SIAFI, suas propostas de programao financeira.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

90

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

A Proposta de Programao Financeira PPF constitui registro pelo qual as Unidades Gestoras, mediante o seu registro no SIAFI, por meio da transao >PF, solicitam os correspondentes recursos financeiros para o pagamento de suas despesas aos respectivos rgos setoriais e estes ao rgo central do sistema de programao financeira, de acordo com o cronograma de desembolso mensal. As PPFs so apresentadas contendo as seguintes informaes: Categoria de Gasto. Tipo de Despesa (exerccio ou RP). Cdigo de vinculao de Pagamento >> ex: 310 pessoal; 400 outras despesas; 510 - outras despesas (benefcios). Fonte de Recursos. Ms de referncia. Valor.

As PPF sero apresentadas nas seguintes categorias de gastos: A - Pessoal e encargos sociais; B Juros da Dvida; C - Outras Despesas Correntes;

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

91

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

D Investimento; E Inverso Financeira; F Amortizao da Dvida; P Passivos Financeiros; e R Reserva de Contingncia.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

92

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

A STN, de posse das PPFs dos rgos setoriais, elabora a Proposta de Programao Financeira, com observncia dos seguintes critrios: Volume de arrecadao dos recursos, de modo que o montante a ser liberado seja limitado ao efetivo ingresso dos recursos no caixa do Tesouro Nacional. Existncia de dotao oramentria nas categorias de gasto, para utilizao dos recursos nos rgos setoriais. Vinculaes constitucionais e legais das receitas arrecadadas, bem como os respectivos prazos legais de repasse dos recursos. Prioridades de gasto, previamente estabelecidas por Decreto do Presidente da Repblica. Demanda apresentada pelos rgos. Sazonalidades especficas de certos gastos. Poltica fiscal estabelecida para o perodo.

Diante das consideraes e ajustes necessrios que porventura ocorrerem, a STN registra a Programao Financeira Aprovada PFA. Os OSPF, em funo do teto fixado na PFA, estabelecero os limites para suas unidades gestoras.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

93

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

A STN procede liberao financeira (cota) para a OSPF por meio de NS (nota de sistema) e, por conseguinte, a OSPF libera os recursos financeiros (sub-repasse) s unidades gestoras por meio do documento do SIAFI denominado PF (programao financeira), mediante a concesso de limites de saque, conta nica do Tesouro Nacional. Em relao aos rgos do Legislativo, Judicirio e do Ministrio Pblico da Unio, a STN proceder liberao financeira no dia 20 de cada ms de competncia da folha de pagamento ou no dia til imediatamente anterior. Para o Poder Executivo, proceder no ltimo dia til de cada ms de competncia da folha de pagamento.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

94

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

BIBLIOGRAFIA
Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Manual Tcnico de Oramento 2008 (SOF/MP). Manual de Elaborao do PPA 2008-2011. Ementrio de Classificao das Receitas Oramentrias (2006) Braslia. Secretaria de Oramento Federal SOF. Receitas Pblicas : manual de procedimentos : aplicado Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios / Ministrio da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional Braslia : Secretaria do Tesouro Nacional, Coordenao-Geral de Contabilidade, 2006. Lei Complementar n 101/2000 (LRF). Lei n 4.320/64.

www.orcamento.org

www.estudaqui.com.br

95

Potrebbero piacerti anche