Sei sulla pagina 1di 4

O fgado por ser o rgo em que ocorre a maior parte das reao metablicas, qualquer difuno deste, de uma

a grande preocupao. A maior parte das doenas do fgado acompanhada por Ictercia, ou seja, o doente fica com a pele em um tom amarelado. Uma doena tpica a Hepatite, que tem origem viral. Ela pode ser classificada em tipo A, B, C, D, E. Outra doena a Cirrose, que causada pela formao de tecido fibroso no fgado, substituindo o tecido morto. Hemocromatose uma doena gentica que afeta o fgado. Cncer de fgado uma anormalidade nos hepatcitos, que se multiplicam descontroladamente, gerando srios agravamentos. Ictercia o amarelamento da pele, da esclera dos olhos, e das mucosas devido ao alto nvel de bilirrubina no sangue. Quando as hemceas morrem, o grupo heme da hemoglobina das hemceas transformada em bilirrubina no bao. Essa bilirrubina processada no fgado, e compe a bile, sendo assim excretada; porm com o mau funcionamento do processamento da bilirrubina no fgado, esta se acumula no sangue. Em recm-nascidos, a ictercia pode ocorrer devido ao subdesenvolvimento do retculo endoplasmtico liso dos hepatcitos, o que impede o bom funcionamento do processamento da bilirrubina. Ela pode ser tratada com a exposio luz azul de lmpadas fluorescentes, pois esta transforma a bilirrubina em um fotoismero hidrosolvel, que permite a sua eliminao pelos rins.

A Hepatite caracterizada por dores abdominais, febre, ictercia e dilatao do fgado. Com a morte dos hepatcitos, o tecido conjuntivo associado cresce nessas reas afetadas, criando uma rea fibrosa, caracterizando a Cirrose. A Hepatite A transmitida por um enterovrus, que pode entrar no organismo por comida contaminada. Este vrus causa a forma aguda da doena. Porm, o sistema imunolgico produz anticorpos contra esse vrus, o que confere imunidade a uma infeco futura. J existe vacina para este tipo de hepatite. A Hepatite B causa a forma aguda e a crnica do doena em pacientes incapazes de eliminar o vrus. Ele pode ser transmitido atravs de transfuso de sangue, tatuagens, contato sexual, ou pela via placento-fetal. O sistema imunolgico produz anticorpos contra o vrus da hepatite B, porm estes no so suficientes para cessar com a infeco, que se estabelece no DNA dos hepatcitos infectados. Logo, a contnua produo de vrus combinada com os anticorpos a principal causa da doena do complexo imunolgico. J existe vacina para esse tipo de hepatite. A Hepatite C ainda desconhecida em muitos aspectos, porm sabese que no transmitida sexualmente, mas sim por contato sangneo. Ela gera a forma crnica da hepatite, culminando na Cirrose. Ela pode ser assimtomtica por at 20 anos. Pacientes com hepatite C tendem a contrair hepatite A e B tambm. No h ainda vacina disponvel.

A Cirrose o resultado dos danos no hepatcitos pelas toxinas ou problemas metablicos. Pois com a morte dos hepatcitos, este se repostos por tecido fibroso, alterando a conformao do fgado, o que diminui o fluxo sangneo por ele. Com essa diminuio do fluxo

sangneo, o bao se hiperatrofia. O doente de cirroseapresenta as palmas das mos avermelhadas, pontos vermelhos pelo corpo, hipertrofia das partidas e fibrose nos tendes das mos. A cirrose no tem cura mas tem tratamento que pode diminuir os efeitos desta. A Hemocromatose uma doena gentica, que causa o acmulo de ferro no sangue, devido a uma falha no processamento desta no dieta. Um gene anormal no produz a sua protena que reduz a absoro de ferro, portanto o corpo passa a ficar com altas concentraes de ferro no sangue. Esse ferro armazenado como Ferritina. Depois passa a ser armazenado como um produto da ferrtina, a hemosiderina, que extremante txica aos tecidos. Ela causa Cirrose, resistncia a insulina (o que pode causar o diagnstico de Diabets Mellitus), alm de disfuo ertil. O melhor tratamento o controle da dieta, evitando carnes vermelhas, ricas em ferro. O Cncer de fgado caracterizado como um descontrole na diviso celular do hepatcitos. Pode ser tratado com a remoo cirrgica do tumor, ou atravs da quimioterapia, que destri as clulas com alta taxa de diviso (principal caractertica do cncer), porm esta pode afetar clulas com alta taxa de mitose, como as clulas-tronco hematopoticas.

Potrebbero piacerti anche