Sei sulla pagina 1di 3

Consideraes sobre a elaborao de um informe psicopedaggico1 Simone Carlberg2

Para a elaborao de um informe psicopedaggico, preciso, inicialmente, ter clareza de seu objetivo, uso e funo dentro de um processo diagnstico, seja ele clnico ou institucional. A busca desta clareza pode ser iniciada a partir da conceituao da palavra informe e laudo. Laudo, aqui includa, enquanto palavra e idia por ser tambm um termo empregado entre educadores, psiclogos e outros profissionais da rea da sade e educao. Vejamos, ento: segundo o dicionrio Aurlio, informe significa: informao, documento, fotografia, mapa, relatrio ou observao referente ao inimigo ou a uma conjuntura complexa, e que pode contribuir para esclarecer a situao dele ou dela. laudo significa: parecer do louvado ou rbitro, louvao, louvamento. Pea escrita, fundamentada, na qual os peritos expem as observaes e estudos que fizeram e registram as concluses da percia. Tanto um termo, como o outro, podem servir para nomear o documento que produzimos ao final de um diagnstico, no entanto, o termo informe parece ser mais completo, pois se refere a fotografia de um conjuntura complexa que, no caso da Psicopedagogia, o que se pretende ao final de um diagnstico: uma fotografia do sujeito pesquisado. Fotografia, no sentido de um jeito de ver, de observar a realidade, pois as concluses ao final de um diagnstico so o resultado da maneira de olhar a realidade, fundamentado em referenciais tericos, filosficos, ideolgicos... Dependendo da cmera que se utiliza para fotografar, a foto ter uma qualidade e cabe ao fotgrafo escolher o ngulo para captar a melhor imagem. Parece que o termo informe d uma idia melhor de movimento, ao mesmo tempo que registra um tempo, uma forma de desvendar uma realidade. Feitas essas consideraes, devemos esclarecer que o informe psicopedaggico, alm de ser a sntese de um processo diagnstico, tambm, a forma escrita daquilo que denominamos entrevista devolutiva. Devolutiva um termo que s aparece no dicionrio enquanto adjetivo e significa: devolutivo: que devolve. Que determina devoluo; devolutrio.
1 2

Artigo publicado no Boletim Informativo ago/set 2000 ABPp seo Paran Sul Pedagoga. Psicopedagoga.

O significado de devolver nos auxilia na compreenso da inteno desta entrevista, ou seja: devolver: mandar ou dar de volta. restituir. Dizer em resposta, replicar, retrucar... refletir, retratar... recambiar. A inteno , de fato, em uma sesso de entrevista devolutiva levar o sujeito a refletir sobre uma determinada situao, e se conseguirmos lev-lo a recambiar (dar uma volta inteira com o corpo), quer dizer, olhar para todos os ngulos, estaremos conseguindo cumprir nosso objetivo de provocar uma mudana, ou pelo menos, um movimento de reflexo. Para realizarmos, tanto a entrevista devolutiva, quanto produzirmos um informe psicopedaggico, precisamos seguir alguns passos tcnicos, ou seja, temos que aprender a comunicar ao outro as concluses, sem agredir, sem gerar culpas, tentando esclarecer, no decorrer da entrevista, aquilo que, segundo o nosso ponto de vista, percebemos como sintomas, obstculos e possveis causas. Alm desses aspectos, temos que apontar para um prognstico e fazer indicaes. Quanto ao aspecto tcnico da produo de um informe, deve-se levar em considerao os seguintes aspectos: 1. a quem se destina: definir para quem escreveremos o primeiro passo, pois quando se trata de um informe destinado a um colega, o contedo pode ser mais tcnico; quando se trata, no entanto, de um documento para ser entregue a um pai, a uma companhia de seguro sade, a uma escola, uma empresa, temos que ter o cuidado de no expor o sujeito pesquisado usando termos que possam rotul-lo, at mesmo prejudic-lo, pois no h como garantir o uso que as pessoas podem fazer do documento que produzimos. No se pode perder de vista que, neste documento, estaremos descrevendo como o sujeito EST no momento, segundo o nosso ponto de vista. Um sujeito no , ele EST! 2. Forma de apresentao: j que se trata de um documento por escrito, permanecer existindo de forma diferente daquilo que verbalizado na entrevista devolutiva. um documento assinado por seu autor, um profissional que trata de dificuldades de aprendizagem, portanto, deve haver um compromisso com a qualidade da forma e do contedo. Este documento deve ser produzido levando-se em conta, o tipo de papel, a formatao, questes gramaticais, ortogrficas, entre outras. 3. Contedo: mais importante do que a forma, pode-se estabelecer um roteiro, com uma introduo, citao dos instrumentos utilizados para a realizao da pesquisa, anlise dos resultados, prognstico e indicaes. Na introduo caracteriza-se o sujeito pesquisado, por exemplo: Diagnstico Psicopedaggico no mbito institucional: Conforme contrato estabelecido com esta instituio de Ensino Fundamental, pretendemos por meio deste documento, informar sobre o trabalho desenvolvido com a 3 srie A... ou, Diagnstico Psicopedaggico no mbito clnico:

Joo da Silva, nascido em 10.nov.2004, filho do Sr. Fulano e da Sr Fulana, aluno da 1 srie do Ensino Fundamental, na escola Aprendendo, foi submetido a uma avaliao psicopedaggica, solicitada por... em funo da seguinte queixa:... Citao dos instrumentos utilizados na pesquisa: no h necessidade de detalhar a aplicao dos mesmos, mas importante cit-los indicando as dimenses pesquisadas, sem perder de vista a quem se destina o documento. Anlise dos resultados: este o recheio do texto. o momento de relatarmos o que conclumos, articulando a queixa, os sintomas, os obstculos e as possveis causas. O cuidado tem que ser dobrado, pois uma frase mal construda pode gerar dupla interpretao. claro que um texto, um artigo, sempre entendido segundo a perspectiva do leitor, porm, nossa tarefa produzir um documento que sintetize o que observamos, pensamos, sem contudo, agredirmos o sujeito que descrevemos. O mesmo ocorre na entrevista devolutiva, onde a utilizao de analogias podem ser mais teis do que termos tcnicos. Em minha experincia clnica, ao atender famlias vinculadas a um convnio com uma indstria de peas de meios de transporte pesado, eu utilizava, para situaes de obstculo epistemoflico, a analogia como combustvel utilizado em caminhes. Em geral, as famlias reagiam bem, pois eu utilizava o repertrio deles para explicar o que poderia estar ocorrendo com o sujeito pesquisado. Prognstico e indicaes: Visca3 faz uma diferenciao entre um prognstico cientfico uma profecia popular. Para o prognstico, deve-se levar em considerao trs nveis: qual ser a evoluo futura do sujeito pesquisado no caso de? 1. no ser submetido a um processo de interveno; 2. de ser submetido a um processo ideal de interveno; 3. de ser submetido a um processo de interveno possvel. A diferena entre a profecia e o prognstico cientfico, est na fundamentao utilizada para pensarmos no futuro deste sujeito. Jamais poderemos conduzir um prognstico fechado, afirmando que o sujeito no conseguir, ou conseguir algo, pois o ser humano surpreende com sua reaes. Retomo aqui a idia: o sujeito no , EST. Juntamente com o prognstico esto as indicaes, que nada mais so, do que a forma que toma o prognstico. Por exemplo: processo de interveno ideal: como , a que se refere, qual a metodologia indicada, qual o tempo de durao (curto, mdio, longo prazo), freqncia, entre outros aspectos que julgamos pertinentes, como sugestes, orientaes aos pais e/ou escola. Est encerrado o informe, s assinar, envelopar e entregar ao destinatrio, preferencialmente em mos para possibilitar a reflexo conjunta, minimizando a possibilidade de interpretaes confusas ou inadequadas.

www.psicopedagogavaleria.com.br
3

para aprofundamento do tema prognstico e indicaes, sugere-se a leitura do captulo El pronstico y las indicaciones. VISCA, Jorge. Clinica Psicopedagogica Epistemologia Convergente. AG Servicios Graficos. Buenos Aires : 1994.

Potrebbero piacerti anche