Sei sulla pagina 1di 4

RESUMO DO LIVRO: O QUE POLITICA 6 EDIO. AUTOR: WOLFGANG LEO MAAR. ADITORA: BRASILIENSE.

POLITICA E AS POLITICAS
A palavra poltica tem muitos significados, o tal mais importante e discutido o poder poltico das instituies, que so rgos administrativos pblicos. Qualquer ao em comunidade uma poltica, ou ento uma ao de um ser que questiona a ordem institucional, pode acabar se tornando um preso poltico. Existe uma esfera gigante sobre polticas, por exemplo, poltica da igreja que rege as questes como a misria, a violncia, polticas dos sindicatos que diz respeito aos seus afiliados e sociedade, polticos das empresas para determinar suas metas, at mesmo s pessoas com relao seus objetivos de trabalho amor ou lazer. Ao mesmo tempo existem vrios tipos de polticos, ou ento vrias propostas feitas para a sociedade pelos mesmos inserem a disputa pela primazia no controle do governo, na ocupao do aparelho estatal, que so as dos partidos que tem duas faces, primeira: poltica pela sociedade e seus interesses, e segunda suas disputas pelo governo. A atividade poltica apesar de mostrar o interesse da transformao do mundo com vista para o futuro, apesar das propostas serem significativas para o presente com o que elas tm para oferecer aqui e agora,assim como exigir a valorizao de algo to individual como o corpo humano que chamado de A poltica do corpo, que fazem suas escolhas pessoais se ligarem as escolhas polticas, para seu conforto, bem estar e prazer.

UMA VISO HISTRICA

Tudo o que aconteceu e acontece agora na poltica resultado de um longo trajeto histrico, do qual partiu das atividades, na vida social, cada situao aponta a importncia para a movimentao das transformaes na poltica. No passado duas referencias importantes como Plato e Aristteles, eles no eram a favor da forma democrtica do governo, Plato dizia que poltico no se diferencias dos outros homens, por nenhuma qualidade a no ser por ter um entendimento melhor sobre os cidados. Na idade media a atividade poltica apresentou o Poder poltico que foi comandado pela nobreza, e o poder civil, pelo clero religioso, com funes especificas de dominao pela fora e de direo persuaso ou convencimento, no livro o autor diz no o nobre que faz polticas, mas a poltica que faz o nobre, isso quer dizer que por voc se tornas um agente, a poltica te faz ser um nobre maioral, mas para se tornar um agente existe as exigncias e condies, preciso ter capacidade de se tornar um governo. O socialismo visto como uma soluo para os problemas do capitalismo, como a misria, desemprego e etc. Como as atividades polticas, tambm existem as classes sociais, mas tambm as classes baixas, no so baixas porque querem e sim porque so assalariados, a polticas determinada por estruturas de classes, democracia e objetivo, ento o que vem primeiro o socialismo ou a democracia? A final no sabe exatamente o que esperar dos agentes.

ATIVIDADE POLTICA, ESTADO E COTIDIANO

H muito tempo se faz polticas, trazendo sempre os ensinamentos que tiramos das historias, poltica tambm uma caixa de surpresas com o governo e o estado, as eleies e partidos trazendo os golpes e surpresas eleitorais, que sempre esto presentes nas manchetes dos jornais. Aconteceram alguns fatos ruins e ainda acontecem que j foram esperados, mas por outro lado, provocam espanto por ser inesperados atendendo h qualquer expectativa do povo. Fatos da poltica que so questes a serem respondidas, por exemplo: porque investir em energia nuclear e no em sade e educao? Mas como diz Engels Os homens fazem a sua prpria historia. A poltica institucional do Estado forma um conjunto para as necessidades criado por polticos, para passeatas, propaganda de seus atos, para ganhar eleies certamente procura a hegemonia, que baseada em cima do convencimento dos eleitores com suas propostas, campanhas e claro muitos vezes a compra de votos, no Brasil em 1964 houve um movimento predominante coercivo apesar de a sociedade dar apoio de certo modo, com propagandas eleitorais e hegemonia pelo voto. Coero ou hegemonia ambas criam uma relao especifica perante a sociedade, com dois pontos: sociedade poltica e sociedade civil,criando assim de certa maneira um duplo carter, na sociedade poltica esto a administrao, o judicirio,conjunto de suas leis,a poltica,foras armadas e sua presena no cotidiano social.Na sociedade civil esto os partidos,instituies de propaganda,como a Voz do Brasil,escolas,empresas,sindicatos e movimentos sociais e populares. As classes sociais so divididas, em as que usam sua fora de trabalho e vivem da venda e os que podem comprar os produtos deste trabalho, isto a finalidade especifica da poltica institucional como a imposio da estrutura econmica, o que nos passam que o mundo j produz alimentos para toda a populao, mas a metade desnutrida. Razes tcnicas no influenciam e nem levam isto, e sim a poltica que explora os miserveis para que fiquem sempre nesta misria e cada vez mais explorados serem. No nosso cotidiano o que mais sai da boca dos governantes Segurana e desenvolvimento, combate a inflao e corrupo, bem estar do povo, so objetivos que dizem cumprir, mas no isso que estamos vendo, porque sempre a mesma conversa e nada de mudanas. Em meio a tudo isso a sociedade que se opunha fazendo greves que no ver dos governantes so consideradas ilegais, e pessoas acabam sendo presas, as manifestaes publicas de trabalhadores so reprimidas, esta sim a verdadeira historia de como tudo acontece.

POLTICA, CULTURA E IDEOLOGIA

Na obra o autor relata as formas imediatas da relao entre atividade poltica manifestao cultural, sendo elas como: a censura e as aulas de moral cvica e etc. no trecho onde diz que h polticas, e no a poltica mostra tambm as variveis culturas, a cultura nordestina, do ndio e do branco, cultura crist, popular e cultura oficial. Formando assim o agrupamento social que consiste na experincia de sua determinada rea, polticos, artsticos, econmicos, filsofos, enfim desta forma mantendo a cultura como experincia transmitida com suas relaes de classe com o poder ou com outros homens e at mesmo com a natureza. Os valores culturais apresentam-se como a cultura popular que no constituda pelo numero de pessoas e sim aquela que da inicio manifestaes populares, adquirindo um sentido para o povo enxergando valores para todos. J na cultura poltica os interesses pessoais dos homens so qual prevalece, como no seu trabalho, dentro e fora de casa, que so denominados objetivos polticos. Sobre tudo j as concepes polticas, crenas culturais desde que a socializao cultural corresponda seus interesses dominantes, que tambm sero as das classes dominantes fazendo que a sociedade determine a cultura do mesmo sua tambm. Apresentando seus interesses particulares como objetivos para a sociedade, deste modo passando a sociedade de que quem sabe mais possa e tenha o direito de mandar. Dentro da cultura ainda existe outra funo instrumental muito importante, a de meio organizador que percebe que a organizao poltica era feita atravs a organizao cultural como, por exemplo: a escola no teria apenas funo de reproduzir uma cultura de apoio, mas sim uma funo de organizar a participao dos alunos na sociedade, lembrando tambm do jornal que no teria s o papel de organizar, de dirigir em certo modo a participao do leitor, assim como a igreja e cartrios. Resumindo podemos dizer que culturas cumprem uma funo poltica enquanto ideologias de interesses particulares como gerais polticos, h tambm valores humanos permanentes que se transmitem de cultura em cultura, civilizao, em civilizao. Usando em forma de exemplo que sim preciso saber politizar certas coisas como o jogo de futebol que hoje em dia uma parte dele usada certamente para interesses comercias e polticos revelando civilizao humana valores, determinadas situaes histricas.

Potrebbero piacerti anche