Sei sulla pagina 1di 2

A Realizao De Objetivos Na tica Da Mitologia Grega: A Lenda De Psiqu. Os Mitos Gregos contm uma sabedoria poucas vezes alcanada.

Sua lendas facilitam a compreenso da alma humana e nos do grandes lies de vida. A Lenda de Psiqu, por exemplo, mostra-nos o que preciso para que uma pessoa seja bem sucedida na realizao de seus sonhos . Voc ver que pouco mudou, pois as necessidades a as habilidades humanas continuam a s mesmas. Vamos Lenda: Era uma vez uma moa chamada Psiqu. Apesar de ser uma reles mortal, Psiqu apaixona-s e pelo Deus do Desejo, Eros. Sabendo que tinha poucas chances de casar-se com el e, Psiqu pede conselhos a Afrodite, a Deusa da Seduo. Para que Psiqu estivesse apta a receber o amor de Eros, Afrodite lhe d quatro tare fas, cada uma representando uma conquista, uma nova habilidade a ser desenvolvid a. Primeira Habilidade: Discernimento A primeira tarefa de Psiqu foi separar sementes. Afrodite leva Psiqu a uma sala on de h uma enorme pilha de gros, todos misturados. Psiqu deve separar o todo em peque nos montes de gros de feijo, ervilhas, milho, cevada, etc. Psiqu no acredita em sua capacidade de separar os gros, at que surge um pequeno grupo de formigas que se en carrega da tarefa. Da mesma forma, precisamos aprender a separar e classificar nossos sentimentos. Por exemplo, diante de incertezas, precisamos distinguir quais so legitimas e qua is so fruto de nossa insegurana. Diante de muitas tarefas, precisamos distinguir q uais so as prioritrias. Diante de uma reclamao, precisamos distinguir o que pertinen te do que no . Para classificar sentimentos precisamos analisa-los e no nos deixar levar por ele s. Esta a primeira habilidade que Psiqu desenvolve. Segunda Habilidade: Criatividade A segunda tarefa obter flocos de l dourados. Desta vez, Afrodite leva Psiqu a um c ampo onde pastam carneiros selvagens. Esses carneiros so animais extremamente per igosos, mas cada um deles dotado de algumas mechas de l dourada. Psiqu sabe que pode ser morta se chegar perto deles e mais uma vez no acredita que conseguir realizar sua tarefa. Quando deixa de se desesperar, Psiqu observa os carneiros de longe e percebe que eles costumam se coar esfregando-se nas rvores. Psiqu ento espera o anoitecer e quan do os carneiros se afastam, ela calmamente colhe os fios dourados que ficam nas r vores. Assim, Psiqu aprende a examinar situaes e a perceber oportunidades mesmo naquilo qu e aparenta ser difcil. Psiqu percebe que a melhor sada nem sempre o confronto, ou o que parece bvio. Com criatividade, novas alternativas se tornam visveis. Terceira Habilidade: Viso Sistmica

Para a terceira tarefa, Afrodite entrega a Psiqu uma jarra de cristal que deve se r cheia com a gua que cai de uma cascata. Para chegar perto da gua, Psiqu precisa pisar no musgo, portanto ela pode facilmen te escorregar, cair e quebrar a jarra. Assim, a tarefa de encher a jarra tambm pa rece impossvel. Mas eis que uma guia vem em sua ajuda. Ao observar o vo da guia, Psiqu depara com o topo da cascata, onde no h musgos e , portanto seguro para encher a jarra. A guia simboliza a habilidade de ver a paisagem de uma perspectiva distante para poder escolher o ponto mais adequado para a ao. Assim como a guia v o todo, mas v tam bm onde est o animal que poder bicar, temos que ver o todo de uma situao, mas tambm as oportunidades. Quarta Habilidade: Foco A quarta e ltima tarefa de Psiqu descer at o mundo subterrneo para entregar uma caix a a uma Deusa. Alm do medo do mundo subterrneo, Psiqu sabe que no caminho encontrar diversas pessoa s que lhe pediro ajuda, tentaro dissuadi-la de realizar a tarefa ou simplesmente d ificultaro seu trabalho. O grande desafio de Psiqu estabelecer um objetivo e manter-se fiel a ele. Algumas vezes Psiqu diz no s pessoas que a interpelam, outras vezes Psiqu as atende, mas nu nca deixa de priorizar suas metas. Assim, ela chega ao mundo subterrneo, entrega a caixa Deusa e cumpre, portanto su a ltima tarefa. Atravs da realizao das quatro tarefas, Psiqu desenvolve capacidades e foras. Ela agor a est preparada para realizar seu sonho, que casar-se com Eros. O mais importante que Psiqu continua sendo uma mortal, mas j que ela possui discer nimento, criatividade, viso sistmica e foco, sabe que est capacitada a realizar seu s sonhos . Fonte Porta Idias .

Potrebbero piacerti anche