Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAO DPEC LICENCIATURAS DISCIPLINA: DIDTICA 2012.

12.2 DISCENTES: ADRIANO PAULINO & RAMONN DE AZEVEDO COUTINHO

Pr-projeto de escrita: o que pode uma aula?


A partir de nossa visita as escolas da rede pblica de ensino, podemos avaliar sob uma perspectiva crtica os mtodos e todas as atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem realizado pelos preceptores. Diante do cenrio atual de ensino fica evidente o quanto ineficiente e ultrapassado ele , isso se deve em grande parte a omisso e a passividade de professores e alunos, respectivamente. No que confere ao ensino, propriamente dito, cabe ressaltar que a viso de ensinoaprendizagem abordada nas escolas fundamenta-se meramente em passar contedo, isto a transmisso de informao sobressalta o compromisso com a mensagem em si, e, sobretudo com o papel da mesma. Nesse contexto o ensino no assume o papel de formar o pensamento, mas sim de format-lo, uma vez que o ensino dar-se por uma associao de fatores, a saber: reteno memorizao repetio reproduo. Dessa forma temos que o ensino esta inserido em uma relao de transmisso e reteno, onde o professor compromete-se em passar o contedo e o aluno deve estar atento a reter e posteriormente reproduzir. Perceptivelmente temos na aula uma ordem perversa e que contribui negativamente no processo de ensino-aprendizagem, isso porque os professores insistem em ensinar ou passar contedo melhor dizendo - da mesma forma e na proporo a qual foram formados, por tanto se trata de um condicionamento disciplinar e metodolgico impregnado nas mentes e na conduta dos professores. Relativamente o ensino pura transmisso de saberes, mas o que deve ser observado que os alunos s so meros reprodutores do que aprendem porque estes possuem professores que so meros reprodutores de livros didticos. Definidamente para as diversas reas do conhecimento, no importando uma disciplina em especfico, caber sempre um embasamento terico definido, ideias, conceitos e concluses de autores a se seguir, por tanto fica claro que o ensino para autonomia no passa de um discurso politizado e que

no tem real aplicao, isso porque ningum ensina ou mesmo aprende por conhecimento prprio e sob suas prprias ideias e concepes, tudo resultado de um processo de ensino-aprendizagem previamente definido. Com tudo cabe ressaltar que o ensino depende tanto dos professores como dos alunos, por tanto estes possuem uma parcela de culpa nesse processo de ensino, pois na maioria das vezes apresentam-se desestimulados e desestimulantes, so desestimulados por enxergarem o ensino como uma obrigao, uma chatice, algo desgastante e pouco instigante, como de fato o . So desestimulantes por sua passividade e aceitao, por no participarem da aula, no exigirem nem desafiarem seus professores. O fato que muitos so os erros cometidos, bem como os culpados pelo ensino alienante e deturpador, comumente difundido nas escolas e salas de aula. Verdade que, possivelmente, na aula existe um faz de contas, onde os professores fingem ensinar e os alunos fingem aprender. O que fica evidente que infelizmente as escolas so tomadas por salas de aula sem a devida estrutura, tanto fsica como profissional. O que h de fato uma enorme carncia que no poder ser suprida com belos discursos, mas com atitudes. Diante do desafio possvel de fato tentarmos responder o que efetivamente uma aula pode, e a partir daqui este ser nosso enfoque. Toda aula tem o poder de construir ou desestruturar, dependendo do que se trata e da forma como se trata uma determinada questo, por tanto o problema no o contedo em si, mas a forma como este abordado e transmitido aos alunos. Sem duvida no h nada de errado na matemtica, fsica, qumica ou na biologia, porm muita das vezes o que ocorre um distanciamento entre o aluno e a matria. como se o conhecimento fosse independente do ensino e vice-versa. Por que ser que no podemos aprender que a vida surgiu de um processo biolgico sem que tenhamos que decorar tantos processos e conceitos, porque temos que aprender geopoltica se no entendemos sua utilidade, para que saber de funo exponencial se no saberemos como aplic-la. Dessa forma nada tem sentido para o aluno se no tem valor (utilidade) a associao do mundo ao redor do aluno com o que ele aprende aproxima o ensino da vida, estabelece uma associao ente vida e aula e facilita o aprendizado.

Difundir o conhecimento e no a memorizao requer ensinar contedo e no, simplesmente, passar o contedo, como feito normalmente nas aulas. Para isso deve haver a doao do professor para aquilo que est empenhado e predisposto a fazer, explicar, reexplicar e explicar novamente de forma simples e clara faz toda a diferena quando se respeita o entendimento alheio. Devemos considerar que o ensino no se restringe unicamente a uma sala de aula, em um espao fsico definido, mas este pode ocorrer em diversos ambientes. Fugir da escola e levar a aula para o campo estimula o aluno e o pe frente a uma nova situao, criam em sua mente novas perspectivas, tomamos como exemplo as atividades de campo feitas em nossa graduao, que serviram para nos estimular e despertar o interesse pelo assunto abordado. A elaborao de prticas ligadas teoria envolve o aluno com a aula e quebra a mesmice de somente reter contedo, em outras palavras torna a condio do aluno passiva em ativa. Uma aula deve ser surpreendente ao ponto de causar o estranhamento do aluno, isso pode ocorrer quando o professor inserir algo inusitado na aula, como por exemplo, em uma aula de botnica I que tive, na qual o professor trouxe uma samambaia para sala e nos fez interagir com a planta e analisarmos as estruturas sem ser por intermdio de uma ilustrao de livro. Utilizar um recurso tecnolgico tambm pode contribuir para tornar a aula mais dinmica e atrativa, haja vista que vivemos uma era tecnolgica onde os jovens so atrados pelas inovaes eletrnicas, saber utilizar esse recurso em beneficio do ensino pode ser uma ferramenta eficaz para cativar de vez o aluno moderno. Nessa perspectiva um filme tambm pode ajudar sobre tudo se tiver um tema relacionado com o contedo e que seja impactante par causar um choque no aluno e prender sua ateno para a mensagem que se deseja transmitir. Em suma podemos dizer que uma aula pode muito em seus efeitos, desde que para tanto hajam profissionais dedicados e compromissados com o prover do diferencial que busquem solues e inovaes e que sejam de fato educadores e no meros reprodutores de saberes.

Potrebbero piacerti anche