Sei sulla pagina 1di 12

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga

ga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

O HOMEM NO MUNDO: A FUGA DO EU NA ANTROPOLOGIA DE PASCAL


Adriano Bonfim Pereira RESUMO: Este artigo traz uma abordagem reflexiva do homem em sua existncia e condio sob a proposio de Blaise Pascal, sobretudo, no que diz respeito s relaes que se estabelecem entre a fuga de sua misria e os paradigmas ilusrios de libertao pela soberba do pensamento racional, da imaginao, do divertimento e do amor prprio. Para Pascal s possvel a superao dos limites humanos pela conscincia das caractersticas prprias da razo e do corao na construo do conhecimento possvel e a consequente harmonizao destes pela graa que s Deus pode conceder. Palavras-chave: homem, corao, divertimento, imaginao, amor-prprio. Introduo

As caractersticas do homem e de sua formao na viso pascalina, apesar de estarem marcadas pelo agostinismo e pelo jansenismo, no podem ser delimitadas a essas linhas de pensamento pelo carter religioso-moralista. Podemos perceber que seus estudos esto prximos da contemporaneidade e analisam a conjuntura humana no apenas num carter religioso, mas integral, pois Pascal introduz no pensamento moderno a insuficincia da razo e, por conseguinte, do homem e contrape a concepo dualista defendendo a integridade da constituio do homem por paradoxos. Contribui ainda na virada da perspectiva de um mundo ordenado para o indefinido, sem limites, no macro e no microcosmo. importante ressaltar que Pascal, ao propor o estudo dos limites humanos em meio ao infinito, no defende que o homem pense sua condio apenas pela introspeco1, at porque, ao contrrio de Descartes, por ela no h certeza de conhecimento universal, nem pelo estudo das coisas exteriores, mas somente quando

Discente do I semestre de Filosofia do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitrias (IFNSV). E-mail: galilleu2c@hotmail.com. 1 Termo de Descartes abordado por Hannah Arendt no livro A Condio Humana. A introspeco segundo o filsofo consiste na busca das configuraes universais da mente como elemento produtor de certeza para as verdades, sobretudo as matemticas.

212

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

em Deus, no ntimo ou exteriormente, a razo se assenta no corao e os dois controlam sua ao nos limites que lhe so prprios que possvel compreender seu espao no mundo para conhecer ao menos a parte no todo. Assim Pascal ao estudar os limites de nossa natureza completa que a razo tambm limitada e que no a nica responsvel pelos conhecimentos. Fugindo desses limites nenhum conhecimento pode produzir certeza. O autor pode parecer contraditrio em meio a essas teses, contudo sua antropologia revela-se bastante contundente ao mostrar a possibilidade do homem acomodar a sua natureza disjuntiva mesmo estas permanecendo conflitantes. Assim no possvel elimin-la, mas torn-la coerente. Mas o homem por sua inclinao a felicidade pelo prazer, caracterstica resultante da queda admica2 de sua primeira condio, busca escapar da dor de confrontar a sua misria e acaba construindo pela imaginao o artifcio no qual assenta sua existncia e engana permanentemente a si e aos outros. Esta construo alienante comporta os princpios do total envolvimento do nosso ser numa razo que estuda o que no pode conhecer, numa imaginao que destri os relacionamentos humanos, pelo engano mtuo e pelo amor-prprio e finalmente num divertimento que d apenas uma impresso de repouso.

A constituio do homem

Situando o homem entre duas realidades infinitas: o macro e o microcosmo. Sendo o primeiro o universo invisvel na totalidade por sua grandeza e o segundo a natureza tambm infinita nas suas divises interminveis. Pascal nos coloca diante da angstia da nossa finitude em meio a estas realidades, pois intil dilatar nossas

Termo utilizado no artigo A Condio Humana, Segundo Blaise Pascal de Rodrigo da Silva Santos, refere-se ao processo de perda da condio humana de um estgio de felicidade e harmonia com Deus para uma situao de pecado, concupiscncia, limitao, engano e contradio.

213

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

concepes alm dos espaos imaginveis (PASCAL, 1995, p. 142). Seu objetivo perceber o real valor do homem, da terra e do artifcio3 por ele produzido. Assim:

Que o homem, tendo voltado a si, considere o que em relao ao que existe; que se considere perdido nesse canto desviado da natureza; e que, desse pequeno crcere em que se acha instalado, e entendo o universo, aprenda a estimar a terra, os reinos, as cidades e a si mesmo segundo o seu justo valor (PASCAL, 1995, p. 142).

Com essa tarefa Pascal aponta que a medio das coisas e o lugar do homem no mundo esto submetidos s limitaes humanas, sendo impossvel chegar essncia humana e de todo o resto. No entanto o conhecimento possvel dentro desses contornos. A falta de conscincia desses limites gera todos os conceitos equvocos produzidos no pensamento existente. Sendo o homem compostos de duas naturezas confunde-as em meio s coisas simples e nas complexas de igual modo, pois no concebe as duas realidades num ser. Da Pascal utiliza de Santo Agostinho, mas suplanta a viso dualista definindo-a como a grande causadora da incompreenso do homem em relao a sua natureza: Em lugar de receber as ideias dessas c oisas puras nos as tingimos de nossas qualidades e impregnamos o nosso ser composto (em) todas as coisas simples que contemplamos (PASCAL, 1995, p. 147). Olhando para esse

diagnstico Pascal coloca como grande erro da cincia analisar a natureza como se houvesse alguma proporo entre ela e o homem. A mecanizao cartesiana da razo achando-se capaz de tudo responder e tudo analisar como objeto de estudo com diferenas apenas de grau. As melhorias, que este modelo cincia proporcionava, aumentavam tambm as distncias sociais entre os homens. No entanto, tambm a cincia se desdobra em conceitos infinitos, mas que resultam em conhecimentos possveis embora incertos, sobretudo se estes fogem soberbamente dos limites da razo como ele prprio defende.

Arendt utiliza esta expresso para designar o mundo construdo pelos homens, mais especificamente o material. No entanto, alm disso, aqui me refiro a tudo o que pode ser criado na sociedade humana, as instituies, as normas sociais etc.

214

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

Embora a razo seja limitada, o pensamento quem forma sua grandeza e distino, pois o homem o nico ser do mundo capaz da conscincia, ele sabe que vive, sabe que morre, sabe por que procura e apreende as formas, classifica, organiza e atua sobre aquilo que se encontra a sua volta, assim compreendo que detm o universo ao menos enquanto ideia.

O homem no passa de um canio, o mais fraco da natureza, mas um canio pensante. No preciso que o universo inteiro se arme para esmag-lo. Um vapor, uma gota dgua, o bastante para mat-lo. Mas, quando o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que o que o mata, porque sabe que morre; e a vantagem que o universo tem sobre ele, o universo a ignora. Toda a nossa dignidade consiste, pois, no pensamento. dai que preciso nos elevar, no do espao e da durao que no saberamos encher. Trabalhemos, pois, para bem pensar: eis o princpio da moral (PASCAL, 1995, p. 154).

Na sua constituio de duas naturezas, que no se dissolvem e difceis de conceber, o homem continua na tentativa de tudo abraar ou ao menos estar seguro em alguma certeza. O homem aps a queda ainda detm uma vontade insacivel e justamente ela pode conduzi-lo tanto para a concupiscncia, sua pior indigncia, como para Deus, que pode proporcionalmente saci-la por ser tambm infinito. Direcionar esta vontade para bem pensar se constitui o grande desafio humano, pois a alma tende naturalmente a primeira opo. No entanto o pensamento no pode estabelecer relao com o mistrio, s quando o homem recebe no apenas o que no pode compreender, mas aceita a sua incoerncia pode encontrar o Absoluto, que no uma idia ou proposio, mas Deus. Atali avalia que para Pascal como a razo, nossa maior grandeza, nos eleva, tambm tudo aquilo que estabelece algum valor real est intrnseco a ns, isto , nada daquilo que est fora de si ou cultivado no artifcio humano pode por si mesmo alterar nossa natureza ou nos fazer melhores.

As grandezas naturais so as que no dependem do capricho dos homens, porque consistem em qualidades reais e efetivas da alma ou do corpo, e este ou aquela tornam mais estimvel (como ocorre com as cincias) a luz da inteligncia, a virtude, a sade, a fora. [...] As 215

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223. grandezas de posio dependem da vontade dos homens, que acreditaram com razo dever honrar certas condies sociais e atribuir-lhes certa respeitabilidade. As dignidades e a nobreza so desse gnero (PASCAL apud ATALI, 2003, p. 524).

Infelizmente, como Pascal percebeu desde sua poca e muito mais se v hoje, o valor do homem se reproduz na aparncia, nas imagens reproduzidas e criadas por ele e que regem as relaes, mas que no o retratam intrinsecamente. Estes aspectos veremos mais adiante.

Imaginao, divertimento, amor-prprio: elementos da fuga

Por que nos conhecemos to pouco? Por que temos dificuldade de falar sobre ns? Ocupamo-nos pouco de ns, preferimos falar, analisar os outros, pois os seus segredos so mais interessantes. A misria do outro espantosa, nova. A nossa, ao contrrio, incomoda. Para melhor entender, comearemos com a separao das funes da razo e do corao.

Conhecemos a verdade, no somente pela razo, mas ainda pelo corao; desta ltima maneira que conhecemos os primeiros princpios, e em vo que o raciocnio, que deles no participa, tenta combat-los [...] O corao sente que h trs dimenses no espao e que os nmeros so infinitos; e a razo demonstra, em seguida, que no h dois nmeros quadrados dos quais um seja o dobro do outro. Os princpios se sentem, as proposies se concluem; e tudo com certeza, embora por diferentes vias (PASCAL, 1995, p. 185-186).

Percebe-se aqui, de acordo com Sellier5, que o corao responsvel pelos conhecimentos ntimos, mediatos e indemonstrveis, deles partem todos os outros. Da parte a defesa de Pascal de que a razo se assente no corao, pois no h submisso de uma sobre a outra, so interdependentes e trabalham por diferentes caminhos que se complementam, mas sendo o corao responsvel por apreender os conhecimentos primeiros, a razo deve dele partir.
4 5

Retirado do artigo de Rodrigo da Silva Santos, A condio humana, segundo Blaise Pascal. p. 1. SELLIER apud NASCIMENTO, 2006.

216

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

Alm disso, as razes do corao podem ser consideradas a intuio sensvel e intelectual que a Filosofia concebe hoje. A sensvel se enquadra na classificao acima e a intelectual tambm com todos estes aspectos, mas utilizando da memria. Pascal considera a imaginao como a aptido humana enganadora onde no possvel distinguir o falso do verdadeiro. Ela surge da relao entre a memria vontade, criando e desfazendo realidades, confundindo a razo. Por trabalhar com imagens a imaginao utiliza da memria para criar suas prprias imagens e destas a realidade. A professora Juara Santos explicita bem o conceito de engano desta faculdade do homem causa ao afirmar que: Esse carter de verdade emprestado as imagens valorizadas pela imaginao conduz o homem ao erro (SANTOS, 2006, p. 17). No entanto, a autora defende que as imagens so recortadas da realidade segundo a vontade da imaginao. Mas, alm disso, elas resultam de criaes que partem destes recortes e da prpria memria alienada que construda socialmente, segundo Pascal: Quem dispensa a reputao? Quem d o respeito e a venerao s pessoas, s obras, s leis, aos grandes, seno essa faculdade imaginante? Todas as riquezas da terra so insuficientes sem o seu consentimento (PASCAL, 1995, p. 162). O artifcio humano baseado na aparncia resultado da ao da imaginao. Esta percepo do filsofo, apesar de tratar de algo j existente em sua poca parece prenunciar a excitao da ao imaginativa do homem como fator de domnio e alienao presente hoje mesmo no hemisfrio sul, mais pobre. Basta ter um televisor em casa que a pessoa estar suscetvel aos ataques da propaganda que usa de meios psicolgicos e emocionais prprios da imaginao. Os efeitos do uso da imaginao so muito mais fortes e persuasivos e menos trabalhosos do que qualquer forma de represso. Descobrindo isso o sistema capitalista aplica-o maciamente. Este inimigo da razo e da conscincia muito mais difcil de combater, pois pela imaginao ele se torna amigo, favorvel. Arendt falando da contemporaneidade sobre a experimentao cientfica identificada na imaginao mais incisiva ao afirmar:

Embora possa aumentar o poder humano de criar e de agir, at mesmo de criar um mundo, a um grau muito alm do que qualquer poca 217

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223. anterior ousou imaginar em sonho ou fantasia, torna infelizmente a aprisionar o homem e agora com muito mais eficcia na priso de sua prpria mente, nas limitaes das configuraes que ele mesmo criou (ARENDT, 2005, p. 301).

Pascal avalia que o valor que se atribui pela imaginao as coisas que paramentam a pessoa, as instituies e todas as construes humanas d a iluso de que os instrumentos no esto somente relacionados a estes, mas os constituem.

Pois a razo tem sido obrigada a ceder, e a mais sbia toma por seus princpios os que a imaginao dos homens temerariamente introduziu em cada lugar. Os nossos magistrados conheceram bem esse mistrio. As suas tnicas vermelhas, os arminhos com que se enfaixam de gatos pingados, os palcios em que julgam, as flores-de-lis, todo esse aparato augusto era muito necessrio: e, se os mdicos no tivessem sotainas e galochas, e os doutores no tivessem bons quadrados, e tnicas muito amplas de quatro partes, nunca teriam enganado o mundo, que no pode resistir a esse monstro to autntico. S os homens de guerra no esto disfarados assim, porque na realidade a sua parte mais essencial: estabelecem-se pela fora, ao passo que os outros pela careta (PASCAL, 1995, p. 163).

As consequncias so ainda piores quando refletem nas relaes humanas. Pela imaginao o homem constri a sua auto-imagem segundo o amor-prprio6, pois a sua verdadeira condio (imagem) insuportvel de ver. Da mesma forma estabelece as imagens dos outros e os modelos humanos. A fuga no apenas de si, mas tambm do outro, pois ele tambm reflete a misria do eu. Na poca em que no existiam espelhos. As pessoas s podiam enxergar-se pelos reflexos dgua. A imagem que tinham de si mesmas era basicamente construda por outros. Obviamente h partes do corpo em que no preciso de espelho para conhec-las, mas a face, a principal dele no que diz respeito identidade fsica, fundamental. Do contrrio seria muito triste no se ter uma figura concreta de si.

Sobre o termo amor-prprio Armogathe afirma: Aps a queda, o amor de si passou de finis qui a finis cui, constituindo-se num fim em si por usurpao e no numa passagem, ou num instrumento em direo ao amor de Deus. Sendo finis qui o amor do homem de si e do prximo consequentemente, finis cui constitui o amor em que o homem somente considera a si.

218

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

O outro necessrio para que eu me enxergue. Quando voc se v em um dado acontecimento ou atitude de algum. Parece que vive aquilo como algo intimamente seu. Ou quando uma pessoa te mostra um defeito ou qualidade que nunca tinha percebido, nestes exemplos ntido o quanto o outro importante na construo do nosso ser. Isso ilustra bem como a viso de uma pessoa muda no momento em que ela se coloca no lugar de outra ou ainda o quanto diferente se analisar olhando de fora para si mesma considerando igualmente que pode ser ela que se observa, algum conhecido ou no. No entanto, por no desejar ver a sua verdadeira imagem, o homem constri aquela que satisfaz ao seu amor-prprio. Pensar sua condio incmodo, e muito mais se outro que nos revela, enquanto os recursos da imaginao so prazerosos. Dessa forma, as relaes humanas tornam-se apenas associaes de figura, fugimos uns dos outros e de ns mesmos. A sua profisso, por exemplo, seguindo todos os padres sociais, diz quem voc e isso que basta. A imaginao no pode tornar sbios os loucos; mas, os torna felizes em relao razo (PASCAL, 1995, p. 162). Voltando ao amor -prprio; sendo a imagem de sua misria repugnante e ele considerando somente a si o homem acaba odiando ainda mais esta verdade e tudo faz para fugir dela.

No conseguindo deixar sua natureza de lado, suas misrias, sua soluo simplesmente negar tal condio miservel para si e para os outros. Para tanto, o homem retira o olhar sobre si para que no perceba sua prpria condio. Todavia, sabemos que h em cada ser humano um vestgio de sua primeira natureza em seu estado de misria, isto , a vontade, a necessidade do ser perfeito (PETRUCCI, 2008, p. 2).

O amor-prprio faz parte da condio decada do homem. a fuga do verdadeiro Bem que Deus, pois ao perder a harmonia com o criador o homem figura em si a adorao que caberia s a um ser perfeito e por no conseguir condicion-la s suas misrias se ilude com uma imagem forjada de nobreza. Portanto tratam-nos como queremos: odiamos a verdade no-la ocultam; queremos ser adulados, adulamnos; gostamos de ser enganados, enganam-nos (PASCAL, 1995, p. 161).
219

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

Por isso, hoje muito mais difcil retirar algum da alienao massificadora, ela prazerosa, cmoda. A grande vantagem de ser alienado no ter responsabilidade por si e muito menos pelos outros. Posso sempre delegar a culpa ao estado, ao mercado, aos outros, as presses sociais, e mais uma vez conseguir disfarar sua misria e escapar de sua repreenso aos seus defeitos. Dependente do amor-prprio, no consigo estabelecer relaes sinceras, no possvel compreender a alteridade e continuo reprimindo minha imagem real. Da surgem as neuroses, depresses, carncias to presentes em nosso tempo. Pois a natureza grande e miservel nos compe, no podemos fugir dela todo tempo. Parraz reflete o amor-prprio na necessidade de estima que o homem carrega em si. Por ela tudo capaz de fazer e at mesmo o bem ou o amor que pratica tem como nico fim este interesse.

Mas, embora negue aquele desejo aos outros, estes so necessrios para ele, pois so eles que sustentam a grandeza do eu, dispensando a ele a estima. A estima , ento, o suporte necessrio para que o eu (cheio de misrias e imperfeies) se acomode ao seu desejo de ser Deus (PARRAZ, 2004, p. 187).

H ainda o divertimento que no constitui o homem, mas um dos principais meios para no pensar sua condio e chegar insensivelmente morte. De acordo como Reale e Antiseri (2004), Pascal utiliza o termo diverssement do francs que difere do termo latim devertere ao especificar o desvio como aquilo que confunde o homem e o desvia da tarefa de pensar a sua misria. Assim, o divertimento implica em toda e qualquer atividade para distrao humana. Para se sentir seguro e amado busca a companhia de muitos; estar em meio a multido na sociedade visvel, nos grupos sociais ou ao menos nos lugares evidentes. Encher-se, de tarefas, passeios, jogos, eventos, para esconder o vazio faz o homem achar que est realmente em repouso quanto mais se distrai. Todavia no silncio e no repouso a angstia que possibilitaria ultrapassar-se exige com intensidade da razo e do corao. Fugir dela ainda mais vantajoso. Assim Pascal considera o divertimento como o essencial elemento que a alma utiliza para esquecer-se.
220

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

Eis a origem de todas as ocupaes tumulturias dos homens e de tudo o que se chama de divertimento ou passatempo, nos quais, de fato, no se tem por fim seno deixar neles passar o tempo sem o sentir, ou antes, sem se sentir a si mesmo, e evitar, perdendo essa parte da vida, a amargura e o desgosto interior que acompanhariam necessariamente a ateno que se prestasse a si mesmo durante esse tempo (PASCAL, 1995, p. 173).

A ocupao da mente com algo que lhe impea de pensar refiro-me a pensar no que diz respeito a anlise do prprio pensamento, a reflexo, aos questionamentos elaborados pra a razo der ser e de agir configura os modelos de vida existentes como nicos para o alcance da felicidade. Isto ocorre porque o homem busca fora de si algo que o complete que o agrade, pois em si no encontra nada de que possa sentir prazer e seja finalmente feliz. Atualmente, as exigncias sociais de especializao, de confronto e competio gera a mecanizao da ao humana para o alcance do repouso que nunca ocorre. Da Pascal ajuda a entender que o prazer no est no repouso, mas na sua busca de forma que nos aproxime cada vez mais do repouso, mas com o objetivo de nunca o alcanar. A insatisfao humana desse modo no se reduz a concepo grega da busca como caminho para a sabedoria, mas, ao contrrio, um recurso de evaso, tendo, assim, duas opes para satisfazer-se. No entanto, a segunda considerada mais excelente pela facilidade e pela felicidade aparente e atraente.

Concluso

Entre os limites da razo, a dificuldade de localizar-se no mundo, e os elementos, constitutivos e ou produzidos, de subterfgio da insensibilidade. O homem dispe da razo e do corao e pela graa divina pode pensar sua condio e superar, em maior ou menor grau, os empecilhos de sua liberdade construda na alteridade e tendo com fim a felicidade. desafiador mergulhar dentro de si, h muitos obstculos. Assim Pascal prope na sua antropologia que somente quando, pela busca do verdadeiro Bem que Deus,
221

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

temos a coragem de assumir que pouco sabemos de ns, do restante das coisas e dos seres e que muito menos podemos sozinhos conhecer e ultrapassar livremente, sem a influncia de dogmas e convices preconceituosas a nossa verdade ligada a verdade absoluta. Olhando estes aspectos a conscincia de si deve acontecer num processo dialtico agora fundamentado em meio s relaes sociais, as cincias, a histria, o homem, Deus, o mundo, as coisas inteligveis e sensveis, a razo e o corao no necessariamente nesta ordem, todavia de uma maneira dinmica e interacional em que estes conhecimentos dialogam e mostram finalmente quem sou, no apenas em essncia, mas para mim e para os outros como defende Hegel. Dentro destes pontos, pensar a condio humana no uma tarefa finita, nem da qual se possa tirar concluses imutveis. Claro que apesar das mudanas permanecemos os mesmos. Ter conscincia do que sou, assim, demonstra tambm as possibilidades: o que posso ou no me tornar.

Referncias

ARMOGATHE, Jean-Robert. Pascal e o amor-prprio. Kriterion. v. 47, n.114, 2006, p. 223-236. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. MARCONDES, Danilo. Iniciao histria da filosofia: dos pr-socrticos Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. NASCIMENTO, Juara dos Santos. Paradoxos do homem: um estudo sobre a condio humana em Pascal / Juara dos Santos Nascimento So Carlos: UFSCar, 2006. 111p. Disponvel em: www.cipedya.com/web/FileDownload.aspx?IDFile=151275. Acesso em 17 de junho de 2011 s 21h37min. PARRAZ, Ivonil. A existncia em Pascal. Cincia & vida, n. 20, 2008. p. 28-37. PASCAL, Blaise. Pensamentos. So Paulo: Edipro, 1995. PETRUCCI, Rodolfo Marcos. O divertimento e o amor-prprio em Pascal. Filogenese, v. 1, n 1, 2008, p. 170-178.
222

Revista Pandora Brasil Nmero 34, Setembro de 2011 ISSN 2175-3318 Adriano Bonfim Pereira O homem no mundo: a fuga do eu na antropologia de pascal, p. 212-223.

POND, Luiz Felipe. Crtica da razo triste. Episteme, Porto Alegre, n. 18, jan./jun. 2004, p. 129-143. ______. O homem insuficiente: comentrios de antropologia pascaliana. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2001. SANTOS, Boaventura de Sousa. A filosofia venda, a douta ignorncia e a aposta de Pascal. Revista crtica de cincias sociais, n. 80, Maro 2008, p. 11-43. SANTOS, Rodrigo da Silva, A condio humana, segundo Blaise Pascal. Disponvel em: http://www.franciscanos.org.br/rondinha/trabalhos/pdf/RODRIGO_DA_SILVA_SANTO S_ARTIGO.pdf, Acesso17 de junho de 2011 s 21h45min. SILVA, Franklin Leopoldo. As vertigens da razo e o mistrio da f (vdeo). http://vodpod.com/watch/2218825-kierkegaard-e-pascal-as-vertigens-da-razo-e-omistrio-da-f-cpfl-cultura Acesso em 10 de Junho de 2011 s 16h26min.

Revista Pandora

223

Potrebbero piacerti anche