Sei sulla pagina 1di 9

UNIVERSIDADE PEDAGGICA

HISTRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 1 ano

A Escola Pitagrica

Discente: Alberto Chirindza

Docente: Mestra

Maputo - 2013

UNIVERSIDADE PEDAGGICA

HISTRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 1 Ano Curso de Licenciatura em ensino de Filosofia e Histria

A Escola Pitagrica

Docente: Alberto Chirindza Discente: Mestra

Maputo - 2013
2

ndice

1.Introduo 2.Pitgoras 3. Escola Pitagrica 4. Do nmero a explicao do Cosmo. 5. Todas as coisas so nmeros Salvao pela matemtica 6. Aforismos atribudos aos pitagricos Concluso Bibliografia 7. Concluso 8. Bibliografia

1.Introduo A importncia de se estudar a escola pitagrica e do seu fundador Pitgoras d se pela contribuio imensurvel dada por ela humanidade, atravs da filosofia, portanto de grande interesse a vida e as obras deste que foi um dos maiores filsofos de todos os tempos. No h consenso a respeito da originalidade de Pitgoras, sua figura lendria, dai que se fala do pitagorismo como doutrina que transmitidas secretamente entre os fiis que alem de escola filosfica eram uma ordem religiosa com aspiraes polticas. A sua doutrina central da escola pitagrica de Tudo nmero, isto , o elemento primordial de todas as coisas o nmero.

2.Pitgoras Pitgoras foi o fundador da escola pitagrica, nasceu em Samos pelos anos 571-70 a.C. Em 532-31 foi para a Itlia onde fundou a sua escola na colnia grega de Crotona , que para alm de filosofia e religio tambm ensinava poltica, facto que , levantou oposies contra ele e foi obrigado a deixar Crotona, mudando-se para Metaponto, onde veio a morrer em 497-96 a.C. Atribui-se a Pitgoras a inveno da palavra filosofia, afirmando que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desej-la ou am-la, tornando-se filsofos. Pitgoras ficou conhecido tambm como o "filsofo feminista", visto que na escola havia muitas mulheres discpulas e mestres. Pitgoras fora discpulo de Ferecides de Siro. Importa realar que no existe com consenso a respeito da verdadeira histria de Pitgoras pois a sua figura est envolvida em mistrio e lendas de tal maneira que no h exactido no delineamento da sua realidade histrica. dos apontamentos de Aristteles que nos so revelados os pensamentos de Pitgoras, nos quais no h distino entre a doutrina do mestre da dos discpulos, porem se atribui consensualmente a Pitgoras a doutrina da metempsicose, transmigrao da alma.

3.Escola Pitagrica Em Crotona, na Itlia, Pitgoras fundou uma sociedade secreta dedicada ao estudo dos nmeros, seus membros se tornaram conhecidos como pitagricos, filsofos que buscavam juntos a verdade e no entanto no se diferenciavam individualmente, responsvel pelo desenvolvimento de uma parte significativa de conhecimento matemtico. A escola Pitagrica foi uma ordem religiosa e uma escola filosfica; Filolau foi um dos mais proeminentes seguidores do pitagorismo e discpulo. O smbolo da Escola Pitagrica era o pentagrama, uma estrela de cinco pontas. A sua filosofia tal como a dos outros prs socrticos estava mormente interessada em responder a questo da origem da physis. Segundo a Escola Pitagrica, a essncia, o elemento primordial de que so compostas todas as coisas, o nmero, ou seja, as relaes matemticas: "O nmero tudo".. Afirmava a escola pitagrica que todos os objectos conhecidos tinham um nmero, ou podem ser ordenados e contados; os nmeros eram a base de todos os fenmenos fsicos. Por exemplo, O nmero oito era considerado como o nmero da harmonia, da igualdade;
5

Filolau Viveu em Tebas no ltimo decnio do sc. V a.C., foi discpulo de Pitgoras. 4. Todas as coisas so nmeros Ao contrrio dos primeiros pr- socrticos, que diziam que o princpio em que consistia a natureza era a gua, o infinito, o ar, o fogo, os tomos, as sementes invisveis ou outro qualquer elemento, os Pitagricos afirmavam que os nmeros eram os princpios de todas as coisas. Os nmeros no so mera abstraes como so tidos hoje, smbolos a exprimir o valor das grandezas; para os pitagricos, os nmeros so reais, , so a prpria "alma das coisas", so entidades corpreas constitudas por unidades contguas. De acordo com essa concepo, os pitagricos os primeiros nmeros, representados figurativamente, bastavam para justificar o que h de essencial no universo. Nmeros de 1 10: O nmero um era o gerador de todos os outros, atribuindo-se a ele a qualidade de lder, era o smbolo da prpria divindade - "que contm tudo e da qual resulta tudo". O nmero dois era considerado um nmero feminino, assim como todos os nmeros pares. O nmero oito era considerado como o nmero da harmonia, da igualdade; O nmero nove era considerado como o nmero da desconfiana; O nmero dez, chamado de Tetrakys, era o nmero mais sagrado para os pitagricos, venerado com maior intensidade em relao aos outros nmeros. Era considerado o nmero perfeito, por ser a soma de um, dois, trs e quatro. Esse nmero tinha uma grande importncia, chegando a ser mencionado em juramentos: enquanto unio de ponto, linha, superfcie e volume, tinha alma prpria. 1 2 3 4 1.2 Os elementos dos quais derivam os Nmeros Tudo deriva dos nmeros, dizem os pitagricos, entretanto os nmeros no so um primum absoluto, eles mesmos derivam dos outros elementos; Dois elementos constituem o nmero: um indeterminado ou ilimitado, e outro determinante ou limitante. E o nmero nasce da harmonia entre o indeterminado e o determinante, e dai todas as coisas se geram.

5.Do nmero a explicao do Cosmo Da concepo de que o tudo nmero e este por sua vez a harmonia entre o indeterminado e determinante, par e mpar, os pitagricos passaram a chamar o Universo de Cosmo, isto , Ordem: Pitgoras foi o primeiro a chamar de cosmo ao conjunto de todas coisa, por causa da ordem que neles existe Filolau define harmonia como unidade do mltiplo e concrdia do discorde

1.3 Salvao pela matemtica Baseado na religio rfica, os pitagricos introduziram a concepo dum processo de salvao centrado no esforo humano intelectual. A purificao mediante a busca da sabedoria, da estrutura numrica capaz de libertar a alma do homem.

Aforismos atribudos aos pitagricos "Educai as crianas e no ser preciso punir os homens". (Pitgoras) "Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo". (Pitgoras) "O que fala, semeia - o que escuta, recolhe". (Pitgoras) Jamais a mentira sopra contra o nmero. (Filolau)

7. Concluso inegvel o contributo da Escola pitagrica para a filosofia e outos campos do saber como a matemtica e geometria. Sua concepo do mundo desmitificou o homem despertando nele a possibilidade de dominar a natureza com a lgos. No domnio da geometria, o que mais se conhece o teorema de Pitgoras, na matemtica, a descoberta dos nmeros irracionais, etc. Os pitagricos defenderam que o universo tal como o nmero uma ordem, um cosmo que resulta do acordo entre o par e o mpar. Na religio defendiam a doutrina da metempsicose.. duvidosa realidade histrica de Pitgoras porque as obras a ele atribudas foram escritas num perodo maior que o de sua vida. Pitgoras seria o nome do grupo, e no o de uma pessoa. Pode ser considerado como um reformador religioso que trocou deus pela a matemtica. dele a idia de que o nmero o princpio ordenador de todas as coisas. Se Pitgoras existiu ou no, no podemos afirmar, porm seu legado real e inquestionvel.

8. Bibliografia * CHAU, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo: Editora tica, 1997 *REALE, G.ANTISERI, D., Historia da filososfia antiga.So Paulo: Paulus,2007 *ABBAGNANO, Nicola, Historia da filosofia,2Edio *MARCONDE, Danilo, Iniciao a historia da filosofia, Rio de Janeiro: J.Z.Editor,2004 * http://www.mundodosfilosofos.com.br/pitagoras.htm#ixzz2OX9Jq5D7

* http://amigonerd.net/trabalho/28962-pitagoras

Potrebbero piacerti anche