Sei sulla pagina 1di 9

Centro de Educao a Distncia da Universidade de Braslia (CEAD-UnB) Secretaria de Educao do Estado da Bahia (SEC-BA) Curso de Atualizao em Prticas Pedaggicas

Monica Freitas ferreira Neide Ribeiro Bispo Santana Neusa de Oliveira Santos da Silva Neusa Maria Pinheiro Roberto Ferreira de Oliveira Romy Christiani Menezes da Fonseca

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA QUESTO DE URGNCIA

Boa Vista do Tupim/BA 2013

INTRODUO: No momento em que se discute o Desenvolvimento Sustentvel como estratgia de sobrevivncia do planeta e, consequentemente, da melhoria da qualidade de vida, fica definido ser a Educao um dos aspectos mais importantes para a mudana pretendida. A lentido da produo de conhecimentos, a importao de tecnologias inadequadas, a formulao de polticas de desenvolvimento cada vez mais descomprometidas com a soberania nacional, consolidam um modelo educacional que no responde s necessidades do pas. Destarte, Sustentabilidade torna-se uma questo de urgncia.

JUSTIFICATIVA: Em seu sentido mais restrito, sustentabilidade a habilidade de sustentar uma ou mais condies, tambm pode ser vista como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para no comprometer os recursos naturais seu conceito de complexo, pois abrange as questes sociais, energticas, econmicas. a questo social, pois sem ela no h sustentabilidade. Em primeiro lugar preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele prprio a parte mais importante do meio ambiente. a questo energtica,. Sem energia a economia no se desenvolve. E se a economia no se desenvolve, as condies de vida das populaes se deterioram. Sem considerar a questo ambiental, no h sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia no se desenvolve; o futuro fica insustentvel.

OBJETIVO GERAL: - Contribuir para a formao do critica do aluno, apto a decidir e atuar na realidade scioambiental escolar de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global, promover situaes prticas em defesa sustentabilidade do nosso planeta.

OBJETIVOS ESPECFICOS: - Avaliar a viso ecolgica do grupo trabalhado; - Contribuir com ferramentas de apoio terico para a ampliao da viso ecolgica dos alunos; - Proporcionar condies adequadas para o mapeamento dos problemas ambientais que a comunidade possui e sugerir medidas corretivas; - Desenvolver prticas e atitudes de conservao do espao socioambiental; - Possibilitar hbitos de manuteno do patrimnio fsico da cidade;

DESCRIO: Quando falamos em cuidar do Planeta Terra, lembramos automaticamente de desenvolvimento sustentvel que a forma de desenvolvimento que no agride o meio ambiente de maneira que no prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro. O atual modelo de crescimento econmico gerou enormes desequilbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a misria, a degradao ambiental e a poluio aumentam dia-a-dia. Diante desta constatao, surge a idia do Desenvolvimento Sustentvel, buscando conciliar o desenvolvimento econmico com a preservao ambiental. Acredita-se que isso tudo seja possvel, e exatamente o que propem os estudiosos em Desenvolvimento Sustentvel, que pode ser definido como: "equilbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nao e tambm dos diferentes pases na busca da equidade e justia social". A escola um espao formal de construo de conhecimento, por esta razo deve educar para a vida e formar alunos crticos que sero multiplicadores de conhecimento. Os Alunos juntamente com seus professores devem conscientizar a comunidade quanto a aes iniciadas nas escolas, se desenvolvendo como um cidado consciente do ambiente, adquirindo habilidades para trabalhar individual e coletivamente em busca de solues para resolver os problemas atuais e prevenir o futuro.

Sendo assim a escola e o professor tem papel fundamental na formao de nossas crianas para que possam se tornar cidados conscientes, pois nela que aprendemos medidas, atitudes educativas que podem ajudar a diminuir o impacto de aes humanas no meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentvel. O trabalho de conscientizao da destruio do meio ambiente na escola, ser para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prtica no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade. Desta forma, teremos uma noo que tudo est interligado. Somos parte da natureza e no devemos esquecer isto. Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que sero responsveis por grandes transformaes que devem ser assumidas por ns, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas geraes com fraternidade e sustentabilidade. O Brasil est a um passo de se firmar como uma potncia sustentvel, ento estar a par das ltimas novidades da rea ambiental deixa de ser uma curiosidade, para tornar-se uma necessidade.

FUNDAMENATO TERICA: A consciencia ambiental uma certeza de que a sociedade e o meio ambiente faro uma espcie de acordo no qual teremos que cumprir com o dever de preservar o habitat natural. Assim, tomamos como base Morin, 2011, onde o mesmo diz que preciso permitir diferenciar e ao mesmo tempo relacionar as informaes, a teoria com a prtica e a atuao no cotidiano, o que nos leva a pensar da importancia ou mesmo necessidade de se construir uma conscincia acerca da sustentabilodade ambiental. O conceito de sustenatabilidade abrangente e implica em mudanas dos humanos em interagir com o meio ambiente. Em meados do sculo 20 alguns estudiosos j demostravam a preocupao com a desgraa ambiental. Ao longo dos anos a preocupao com a sustentabilidade ganhou novos seguidores e j ao final do sculo passado havia uma

crescente de grupos ambientalistas organizados em vrios pases. O objetivo dos diversos grupos e ONGs o de difundir cada vez mais a necessidade de atitudes sustentveis que faam parte da vida das pessoas, pois quanto menores forem os danos causados ao ecossistema provarse- o tamanho da consciencia ambiental de cada um.

Assim, o desenvolvimento sustentvel a nica via para a criao de uma economia voltada para a nossa qualidade de vida. O convvio escolar ser um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relao a elas se daro a partir do prprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCNs 2.001) "O debate em torno do conceito de Desenvolvimento Sustentavel, apresentado pelo Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) como sendo a "melhoria da qualidade da vida humana dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas", trouxe a tona essa outra terminologia, Optou-se pelo termo "sustentabilidade", pois muitos consideravam a ideia de desenvolvimento sustentado ambgua, permitindo interpretaes contraditrias. Desenvolvimento uma noo associada modernizao das sociedades no interior do modelo industrial. Um dos aspectos mais relevantes para a compreenso da discusso diz respeito a uma caracteristica fundamental dessa ideia de desenvolvimento: a busca da expanso constante e, de certo modo, ilimitada. nesse sentido, a necessidade de garantir o desenvolvimento sustentavel, consenso nos pactos internacionais, uma meta praticamente inatingivel numa sociedade organizada sob este modelo de produo." Cuidar do destino do nosso meio ambiente responsabilidade de todos. A escola um lugar favorvel Educao Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resduos. Ento, importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionrios para que esta situao modifique, formando novos hbitos.

Partindo do princpio que a educao ambiental um processo longo e contnuo, devemos mudar nossos hbitos e atitudes de maneira espontnea.

A Educao Ambiental muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluio. trabalhar situaes que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de interveno na realidade nos cerca. Ela ser o elo entre todas as disciplinas que favorecer a valorizao da vida e, consequentemente do meio ambiente.

Entretanto, na criana mais fcil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, j no adulto, algumas vezes, preciso desenvolver o respeito.

Sabemos que o que o meio ambiente no destrudo por falta de conhecimento, mas sim devido ao estgio de desenvolvimento existente no mundo. O trabalho de conscientizao da destruio do meio ambiente na escola, ser para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prtica no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.

Desta forma, teremos uma noo que tudo est interligado. Somos parte da natureza e no devemos esquecer isto. Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que sero responsveis por grandes transformaes que devem ser assumidas por ns, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas geraes com fraternidade e sustentabilidade. O Brasil est a um passo de se firmar como uma potncia sustentvel, ento estar a par das ltimas novidades da rea ambiental deixa de ser uma curiosidade, para tornar-se uma necessidade.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: 1 TRIMESTRE Campanha da Fraternidade/ 2.011-Significado e objetivo.Divulgao do projeto na comunidade escolar.Vdeo: Carta da Terra de Michele Sato e interpretao.Confeco da logomarca do projeto com os alunos. Questes elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e gua, etc. para aplicar na vizinhana da escola e suas famlias e, posteriormente criar um grfico e/ou tabela sobre o assunto em questo, para estudo em sala de aula. A importncia das virtudes para um relacionamento harmonioso entre as pessoas e o meio ambiente. (ANO TODO)Coleta seletiva do lixo. (Os trs Rs da Educao Ambiental:Reduo, Reutilizao e Reciclagem.)PesquisasPscoa: Significado

2 TRIMESTRE Estudo do municpio: ProjetoLocalizao no estado; capital; origem; atividades econmicas; aspectos geogrficos; preservao ambiental; imigrantes; Viagem de estudos para Quinta da Estncia (Passeio Ecolgico) .Dia Mundial do Meio Ambiente-Vdeo: A Histria das coisas- Reflexo.Textos de diferentes gneros literrios para interpretao (lixo, poluio, desmatamento, gua, aquecimento global, reciclagem, etc.); teatro sobre este tema; trabalhos artsticos; escolha do Casal Caipira Meio Ambiente (melhor caracterizado- melhor poesia sobre meio ambiente declamada- melhor produo textual sobre o meio ambiente);

Livro de receitas alternativas;Reaproveitamento dos alimentos e consumismo;Direitos Humanos; Direitos dos animais.Palestra sobre consumo consciente;

Sadas de campo;Visita ao supermercado para pesquisa de embalagens reciclveis, produtos biodegradveis.

3TRIMESTRE Preservao do nosso estado; painis; mateada; msicas e interpretao; Olimpada Ambiental;Concurso da melhor foto do meio ambiente de nosso municpio (Apelo preservao).Produes textuais sobre o tema;

"O futuro no algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanh neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos ns somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

ABRANGNCIA: No decorrer da execuo deste projeto alm das aes como palestras, mutires de limpeza, construo de horta orgnica escolar, campanhas para incentivar e disseminar a conscincia ecolgica ente outras atitudes com o intuito de sensibilizar a comunidade para a construo de uma sociedade sustentvel sero trabalhados conhecimentos de diversas disciplinas. - Como sugesto, dentre outras destacamos mais algumas possibilidades de trabalho por disciplina: Geografia: Identificao e debate sobre os principais problemas ambientais tanto local quanto global. Pesquisar no Google earth as reas que ficam no entorno das principais escolas do municpio em estudo para analisar sua situao. Qumica: Estudo da composio qumica do solo x plantio de horta orgnica escolar. Sociologia: Analise reflexiva sobre crimes ambientes e o comportamento humano em relao a sustentabilidade ambiental; Sociedade, consumo e questo ambiental

Portugus: Produo textual, relatos de vdeos, confeco de jornal, analise de panfletos sobre lixo, meio ambiente e sustentabilidade; Matemtica: Catalogar contas de gua e luz da escola durante um semestre, produzir tabelas e grficos sobre os gastos para incentivar a racionalizao. Biologia: Realizao de pesquisas na internet sobre desequilbrio ecolgico. Analise dos tipos de solos. Artes: Reutilizao do material reciclvel para confeco de artesanato.

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se a partir da comunidade escolar, atitudes de preservao para se ter uma continuidade ou manuteno dos servios de sustentabilidade ambientais, essenciais sobrevivncia de todas as espcies, pois estes dependem diretamente, de conservao e preservao ambiental, bem como de prticas que minimizem os impactos das aes humanas sobre o ambiente. Neste sentido, pretende-se promover a tomada de atitudes que impliquem nos impactos negativos sobre os servios de sustentabilidade ambientais e conseqentemente sobre a qualidade de vida na medida em que aqueles interferem na maneira como a natureza fornece qualidade de vida e comodidade.

CONSIDERAES FINAIS: Estamos chegando ao final do nosso curso de Atualizao em Praticas Pedaggicas, onde pudemos refletir sobre nossas prticas pedaggicas, dialogar fazer interferncias, sugerir avaliar o processo de sustentabilidade de nosso estado da Bahia, contudo construir conhecimentos dentro de uma dinmica interessante, podemos nos preparar melhor para ajudar na formao do conhecimento dos alunos A atuao do professor em um mundo em rede exige que ele tenha conhecimento e domnio dos contedos a ser ministrados na sala de aula, por isso a necessidade de ele est em constante formao conhecendo novos formas de aprender e de ensina, alm de observar as reais necessidade dos nossos alunos, atentando para as temticas que envolvem a realidade social das nossas cidades. preciso uma mudana de paradigmas e conhecimento razoveis

das potencialidades das mdias e uso das TICs existentes em seu alcance, pois isso se tornou fundamental. preciso que esteja preparado para interagir e dialogar, junto com nossos alunos, com outras realidades, dentro e fora do mundo da escola.

AVALIAO:

Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades previstas, aplicadas Educao Ambiental bem como mudana de comportamento dos educandos na comunidade escolar e meio que vivem, voltado para a sustentabilidade; no exerccio da cidadania, solidariedade e cooperao entre escola e comunidade; e como tambm envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e contedos em estudo

Referncias PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Meio ambiente e sade. Temas Transversais. Ministrio da Educao.- 3 Ed. GUIMARES, M. A Dimenso Ambiental na Educao- Campinas, S. Paulo: Papirus, 1995. GADDOTI, M. Pedagogia da Terra. So Paulo: Fundao Peirpolis, 2000 TRISTO, Martha. A educao Ambiental na formao de professores. So Paulo: Facitec, 2004.

Potrebbero piacerti anche