Sei sulla pagina 1di 9

MATERIAIS POLIMRICOS

1. HISTRICO
Desde os primrdios as substncias orgnicas tm servido como material de construo, entretanto, o predomnio sempre foi dos materiais metlicos. No passado usava-se substncias orgnicas naturais, oriundas de plantas e animais tais como madeira, ossos e couro. Atualmente as modernas ferramentas de pesquisas cientficas permitem estudar as estruturas bsicas dos materiais polimricos e desenvolver novas estruturas atravs de snteses, para fabricar materiais que apresentem propriedades de aplicao bastantes melhoradas. Esse desenvolvimento comeou no sculo XIX, mas foi somente em 1909 que o primeiro material polimrico foi produzido industrialmente, atravs da reao entre fenol e formaldedo por L. H. Beakland, da o nome genrico baquelite.

2. ALGUMAS DEFINIES
Materiais polimricos abrangem uma grande variedade de materiais de origem orgnica (qumica do carbono), de molculas grandes (polmeros), constituindo o grupo mais importante de materiais no-metlicos utilizados como materiais de construo. Nos materiais naturais, tais molculas so construdas pela natureza; nos artificiais, elas so obtidas por sntese atravs da juno de pequenas molculas (monmeros). Polmeros so materiais naturais ou sintticos, a maioria de natureza orgnica, podendo ser tambm de natureza inorgnica, formados por molculas grande de alta massa molar (macromolculas), que so constitudas pela repetio de pequenas unidades fundamentais chamadas MEROS. Palavra polmero vem do grego: POLI (Muitas)+ MEROS (Partes). Alguns polmeros naturais so: Ltex da Hevea Brasiliensis (borracha natural); Protenas e cidos nucleicos (DNA); celulose e lignina (componentes da madeira e dos vegetais em geral); casena (protena do leite); amido (constituinte do trigo, milho, arroz, batata e cereais em geral); cabelos; teias de aranha; etc. Alguns polmeros naturais modificados so: acetato de celulose; propionato de celulose; acetobutirato de celulose; etc. Alguns polmeros sintticos so: polietilenos; poliestireno; acrlicos; nylons; polisteres; policarbonato; borrachas sintticas (NBR, SBR, SBS, ...); silicones; baquelite ou frmica; melamina; etc.

Monmero o reagente qumico bsico, que se repete durante a reao qumica de formao da macromolcula, chamada POLIMERIZAO. O monmero capaz de formar molculas grandes, de alta massa molar chamada polmero.

3. COMPOSIO DOS PLSTICOS


O termo plstico vem do grego, e significa adequado a moldagem. Plsticos so materiais que contm, como componente principal, um polmero orgnico sinttico e os principais componentes adicionados a ele para a preparao de uma mistura moldvel so: plastificante, carga, corante ou pigmento, estabilizador, lubrificante, catalisador, agente de cura, e agente de espongeamento.

4. CLASIFICAO DE POLMEROS
A classificao mais comum de polmeros envolve mtodo de preparao e comportamento trmico. De acordo com o comportamento trmico os polmeros podem ser divididos em termoplsticos e termorrgidos ( ou termofixos) 4.1 Comportamento Trmico Polmeros Termoplsticos Para esses materiais, o aquecimento provoca um amolecimento progressivo at a fuso, por que provoca uma diminuio gradual nas foras de atrao intermolecular. Logo, durante a fuso no ocorrem modificaes expressivas em todas suas propriedades. Esse tipo de plstico pode ser fundido e reaproveitado repetidas vezes, conservando suas propriedades quase que integralmente. So os plsticos reciclveis. De modo geral, a medida que aumenta o nmero de tomos de carbono, aumenta tambm sua resistncia mecnica e diminui sua facilidade de conformao. Exemplos: polietileno, poli(cloreto de poli(estireno-butadieno-acrilonitrila) ou ABS, etc. Polmeros Termorgidos ou Termofixos So polmeros nos quais o endurecimento ou cura conseqncia de reaes qumicas irreversveis, que produzem um grande nmero de ligaes cruzadas entre as molculas, de forma que no final da reao, a pea toda pode ser considerada como sendo uma nica molcula gigante. Logo, so insolveis e infusveis, no podendo ser amolecidos ou moldados pelo calor, porque se degradam com a elevao da temperatura. Devido s ligaes cruzadas, apresentam maiores resistncias temperatura e mecnica, e de melhor estabilidade dimensional, quando comparados com os termoplsticos. Exemplos: epoxi, resinas fenlicas, etc. vinila), poliestireno, policarbonato,

4.2 Mtodo de Preparao

Polimerizao por Adio

Quando a reao ocorre de maneira que as molculas crescem progressivamente atravs da incorporao de novos meros cadeia. Isso se deve a quebra da dupla ligao existente no monmero, que permite a unio de um monmero a outro, de forma repetida, originando uma estrutura linear contnua. Como exemplo temos a formao de polietileno a partir do etileno:

+ ....

ou

Caso um ou mais tomos de hidrognio constantes na estrutura do etileno for substitudo por algum outro grupo orgnico, ou no isto leva formao de um novo monmero chamado de Composto de Vinila, que ao sofrer a polimerizao por adio, formar outro polmero, que vai possuir o grupo qumico introduzido no monmero.

Composto de vinila:

Grupos qumicos possveis (R - ): H Usos: brinquedos, objetos moldados, sacos e sacolas.

Monmero

Polmero

Cl Usos: tubos, isolantes eltricos, pisos, filmes (finas pelculas) e garrafas.

OH Usos: adesivos.

CH3 Usos: pra-choques de automveis, peas moldadas e tapetes. OCOCH3 Usos: tintas, gomas de mascar e adesivos.

CN Usos: fibras txteis para cobertores, mantas, tapetes, carpetes e bichos de pelcia.

Polimerizao por Condensao Contrastando com a polimerizao por adio, que somente a soma de molculas individuais para formar somente o polmero, as reaes de condensao formam uma segunda molcula no-polimerizvel, como subproduto. Usualmente uma molcula pequena como: gua, metanol ,amnia ou CO2. Exemplo a formao do plstico PET, atualmente muito usado em embalagens de refrigerantes:

Um exemplo clssico desse tipo de reao a produo da Baquelite atravs da reao entre o fenol e o formol, com correspondente liberao de gua:

Essa reao pode ocorrer em vrios pontos ao redor da molcula do fenol, sendo uma polifuncionalidade, podendo ser formado um esqueleto molecular tridimensional ao invs de uma simples cadeia linear.

5 Aplicaes de Polmeros Como Materiais de Construo


Quando comparamos os materiais polimricos com os metais, podemos concluir que estes apresentam algumas vantagens e desvantagens. 5.1 Vantagens pouco peso (densidade entre 0,9 e 2,2); alta resistncia corroso, melhor que hastlloy, titnio, etc.; menor custo, quando comparado com materiais de resistncia equivalente corroso; coeficiente de atrito baixo, o que evita a formao de incrustaes e crostas de corroso; baixa condutividade trmica, logo so autoisolantes; baixa condutividade eltrica, so por isso destinados peas que eliminam a formao de pilhas galvnicas; facilidade de fabricao e manuseio, sendo perfurados com brocas simples; dispensam pintura externa pelo fato de no haver corroso atmosfrica;

alguns so transparentes, o que permite observar a presena ou circulao de fluidos. 5.2 Desvantagens baixa resistncia ao calor. Essa sua maior desvantagem. Um simples pico de alta temperatura de curta durao j suficiente para sua alterao e destruio. Exceo para o politetrafluoretileno (teflon), que pode chegar at 290 C; baixa resistncia mecnica. A incorporao de fibras contribui grandemente para seu aumento; podem se deformar; alto coeficiente de dilatao (at 15 vezes o ao-carbono); a maioria combustvel e pode formar gases perigosos durante sua queima. A combusto do cloreto de polivinila (PVC) forma cido clordrico; podem acumular cargas eltricas estticas com o simples escoar de um fluido numa tubulao feita de material polimrico;

no caso de tubulaes necessitam de mais suportes quando comparados com metais, devido sua menor resistncia mecnica e alto coeficiente de dilatao trmica.

6. Materiais Polimricos Usuais


6.1 Polietileno Obtido pela polimerizao do eteno. o mais barato e simples de todos os materiais plsticos.Existem trs tipos: de baixa densidade, com 100 a 1000 tomos de carbono; de mdia densidade, com 1000 a 5000 tomos de carbono; de alta densidade, com 5000 a 50000 tomos de carbono. Possuem boa resistncia qumica, mas so atacados pelo UV solar e alguns solventes. O polietileno de baixa densidade pode ser dobrado vontade e cortado com uma faca, com limite de temperatura de 50C. J os de alta densidade apresentam limites maiores para resistncias mecnicas e limite de temperatura. 6.2 Poli(Cloreto de Vinila) obtido, primeiramente, da reao do cloro com o eteno, que forma o monmero cloreto de vinila, seguido da polimerizao com catalisadores dando o PVC. Possui boa resistncia qumica e luz solar. um dos materiais com maior aplicao industrial, tanto na fabricao de tubos rgidos, como em vlvulas. Tambm aplicado como revestimento anticorrosivo para

equipamentos de processo e de cabos eltricos, e quando aplicado sobre tecidos, pode imitar o couro. 6.3 Teflon Pertence famlia dos fluoroplsticos (PTFE = politetrafluoretileno, PVDF = fluoreto de polivinilideno, PVF = fluoreto de polivinila, etc.), que so semelhantes as resinas parafnicas, mas com a substituio de uns dos tomos de hidrognio pelo fluor. No so inflamveis, com excepcional resistncia qumica e alto limite de temperatura (290C). Apresentam boa resistncia abraso e baixssimo coeficiente de atrito, entretanto so de custo elevado. So aplicados em componentes de vlvulas e equipamentos como gaxetas, anis de vedao; em aplicaes que requerem baixo atrito como mancais, rolamentos de esfera. 6.4 Epxi

So resinas que contm o grupo

-C-CO

o material termoestvel de maior uso em equipamentos de processo, sendo empregado na construo de tanques vasos e tubos de grandes dimetros e em revestimentos anticorrosivos, tendo excelente adeso ao ao. normalmente reforado com fibras de vidro, incorporadas massa do material, em forma de laminados compostos por camadas sucessivas da resina plstica e das fibras de reforo, para melhorar a resistncia mecnica. Pode ser aplicado at 200 C.

7. COMPSITOS
Muitos plsticos que se usam atualmente passam por modificaes visando a melhora de suas propriedades. Como exemplo podemos citar a indstria automotiva, que emprega no acabamento dos veculos uma variedade de peas de plsticos reforados, que contm fibras embutidas numa matriz de polmero. Esse material resultante da combinao de polmero com demais outros tipos de fibras denominado compsito. Os compsitos combinam propriedades dos plsticos com as propriedades das fibras de forma que resultam, muitas vezes, em materiais mais resistentes que o ao. A combinao de propriedades como: baixa densidade, alta resistncia e elevada inrcia qumica (no sofre corroso) tem conduzido ao uso cada vez mais freqente de compsitos na composio de automveis e avies, na construo civil, nos materiais esportivos, etc..

Como exemplo de materiais compsitos pode-se citar: polister reforado com fibra de vidro usado em cascos de embarcaes, em aeronaves, msseis e painis de automveis. matriz de epxi e fibra de grafite materiais esportivos (raquetes de tnis, tacos de golfe, etc), aeronaves militares, etc. O uso de material compsito cada vez mais promissor e as pesquisas neste sentido tem atingido grande s avanos. A industria automotiva prev para breve o uso de materiais compsitos a base de matriz polimrica inclusive em substituio de itens da carroarias dos veculos.

8. EXERCCIOS
1) Defina polmeros. 2) Como os polmeros podem ser classificados? 3) Quais so os principais componentes de um plstico? 4) O que so polmeros termoplsticos? O que so polmeros termofixos? 5) Fornea um exemplo de reao de polimerizao por adio e um exemplo de reao de polimerizao por condensao. Qual a diferena entre estes dois tipos de reao? 6) Quais so as principais vantagens no uso dos polmeros como material de construo? 7) Quais so as principais desvantagens no uso dos polmeros como material de construo?
8) O que so compsitos? Onde so empregados? Quais so as principais vantagens

dos compsitos?

Potrebbero piacerti anche