Sei sulla pagina 1di 8

BOLETIM

laboratorio urbano
03 | abril 2013

editorial
O Laboratrio Urbano um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq que integra a linha de pesquisa Processos Urbanos Contemporneos, do Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG AU/FAUFBA). Este boletim tem o objetivo de promover a divulgao das principais atividades de pesquisa, ensino e extenso realizadas pelo grupo ou que contaram com a participao de nossos membros ou parceiros. Nesta edio, apresentamos algumas das atividades e pesquisas realizadas no ltimo semestre (2012.2), com destaque para as atividades coletivas das pesquisas em andamento Laboratrio Urbano: Experincias metodolgicas para a compreenso da complexidade da cidade contempornea (PRONEM FAPESB/ CNPq) e Cronologia do Pensamento Urbanstico (CNPq) e as atividades finais da pesquisa Cidade e Cultura Rebatimentos sobre o Espao Pblico Contemporneo (Pr-CulturaCAPES/ MinC). Apresentamos tambm resumos ou relatos dos trabalhos individuais defendidos (TFG, dissertao ou tese) por membros do grupo neste perodo. Informaes mais detalhadas sobre cada uma das atividades ou pesquisas mencionadas aqui podem ser encontradas em nosso site (www.laboratoriourbano.ufba.br).

prximas atividades
Workshop de Insistncia Urbana
(Alessia de Biase LAA/CNRS Paris) 22 a 26 de abril (Salvador)

Lanamento da Redobra 11 no XV ENAnpur


20 de maio (Recife)

Participao do grupo de pesquisa em Sesses Livres no XV ENAnpur (Recife):


SL 08: Experincias Metodolgicas para Apreenso da Cidade Contempornea

SL 17: Experienciaes para o Dizer Cidade:


Errncias, Construes Narrativas

SL 47: A Histria da Cidade e do Urbanismo e


suas Ferramentas: Cronologias, Antologias, Vocabulrios e Experincias Interativas (Membros do grupo participam tambm individualmente de diferentes sesses temticas)

Estudos tericos [PRONEM]


2013.1: Bloco 07 (reunies quinzenais)

Trabalhos de Campo [PRONEM]


2013.1: Bloco 03 (reunies quinzenais)

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ARQUITETURA E URBANISMO | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Rua Caetano Moura, 121 - Federao | CEP: 40210-905 - Salvador - BA, Brasil | 55 71 3283 5904 | 3283 5900 www.laboratoriourbano.ufba.br | laboratoriourbano.ppgau@gmail.com

eventos Revista REDOBRA n 11 ser lanada durante o XV ENanpur


desdobramentos do CORPOCIDADE 3, evento ocorrido nas dependncias da Faculdade de Arquitetura da UFBA e nas ruas de Salvador em abril de 2012. No mbito do debate iniciado j h duas edies sobre a apreenso da cidade e suas possibilidades narrativas, esta nova edio conta tambm com novo projeto grfico, atualizao da equipe editorial e nova configurao das sees temticas. Na seo Entrevista, Paola Berenstein Jacques conversa com Francesco Careri (LAC/Facolt di Architettura Universit Roma Tre) sobre a publicao em portugus de seu livro Walkscapes, o caminhar como prtica esttica (Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 2013), enfatizando o tema das caminhadas do grupo Stalker, sobretudo a volta de Roma (Stalker attraverso i territori attuali), realizada em 1995. A seo Ensaios (antiga Contraponto), caracterizada por um bloco de textos de diferentes naturezas integra falas de participantes do CORPOCIDADE 3, bem como textos de editores de revistas parceiras (Global e Piseagrama). A seo Experincias (antiga Ferramentaria) continua focando nas metodologias de apreenso da cidade, reunindo uma srie de narrativas sobre oficinas do CORPOCIDADE 3 que tensionam os distintos pontos de vista de proponentes, acompanhantes e participantes. Esta seo conta tambm com artigos sobre as recentes pesquisas individuais de integrantes do Laboratrio defendidas no ltimo semestre. Relacionando diferentes posicionamentos tericos e proposies metodolgicas, a seo Debates (antiga Tumulto) relaciona diferentes abordagens de apreenso da cidade a partir do simples caminhar pela cidade, trazendo uma narrativa urbana de Henri-Pierre Jeudy e Maria Claudia Galera sobre uma caminhada em Saint Dizier (Frana); um texto de Nadja Monnet sobre o caminhar como prtica etnogrfica em Barcelona; e um terceiro texto sobre o caminhar como prtica esttica, assinado por Francesco Careri. Por fim, a seo Resenha traz uma leitura crtica do livro de Francesco Careri feita por Thiago de Arajo Costa.

A 11 edio da REDOBRA, que ser lanada no prximo dia 20 de maio, em Recife, durante o XV Encontro da ANPUR ENANPUR, continua transmitindo tanto questes trabalhadas na pesquisa Laboratrio Urbano: experincias metodolgicas para a compreenso da complexidade da cidade contempornea (PRONEM FAPESB/CNPq) como

eventos

Cronologia participa do XII SHCU


O XII Seminrio de Histria da Cidade e do Urbanismo (SCHU) aconteceu entre 15 e 18 de outubro de 2012 na cidade de Porto Alegre. O tema central do evento foi A circulao das ideias na construo da cidade: uma via de mo dupla, entendendo que a construo do pensamento urbanstico se d a partir de trocas culturais sobre a cidade entre distintos pases, profissionais etc. No faz sentido, portanto, uma viso unilateral de que alguns lugares so emissores de teorias e paradigmas urbansticos e outros so apenas receptores. As ideias circulam! Uma parte da equipe da pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanstico, do Laboratrio Urbano (UFBA) participou do evento apresentando, na seo A circulao das ideias na constituio do pensamento urbanstico, o artigo intitulado Cronologia do pensamento urbanstico: a circulao de ideias sobre a cidade, escrito por Paola Berenstein Jacques, Thais Portela, Joo Pena, Osnildo Wan-Dall Junior e Adalberto Vilela. O artigo apresenta a pesquisa que vem sendo realizada pelo Laboratrio Urbano, em parceria com o Laboratrio de Estudos Urbanos (UFRJ), sobre o pensamento urbanstico, cujo recorte em questo compreende dos anos 1950 aos dias atuais. O texto e a prpria pesquisa, baseia-se na circulao de ideias no campo do urbanismo, foco dessa edio do SHCU, visando contribuir para a reviso historiogrfica deste campo. A partir das ferramentas utilizadas na plataforma online (http://www. cronologiadourbanismo.ufba.br), possvel fazer recortes e evidenciar debates de distintas formas, a depender do interesse de cada um, estimular diferentes leituras como formas de tensionar o urbanismo hegemnico e contribuir para a compreenso da circulao de ideias neste campo.

Boletim Laboratrio Urbano | N 3 - abril 2013 | www.laboratoriourbano.ufba.br

-02-

eventos Laboratrio Urbano participa de encontro em Pelotas


De 29 a 31 de agosto de 2012 ocorreu na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) o I Encontro Internacional Cidade+Contemporaneidade: resistncia, hospitalidade e para-formalidade, que articulou-se em torno da abordagem multidisciplinar de questes tericas e empricas relacionadas produo do espao urbano contemporneo. Tratou-se de um encontro entre grupos de pesquisa nacionais (o Laboratrio de Urbanismo/UFPel, Laboratrio Urbano/ UFBA, PROPAR/UFRGS) e internacional (GPA Gris Pblico Americano/Buenos Aires). O Laboratrio Urbano participou com uma palestra e duas oficinas sobre resistncias na cidade promovidas por Thais Portela (#1..os discursos. Catar palavras movedias) e Priscila Erthal (#2..os gestos. Buscar o ---- ausente). Tratou-se da resistncia enquanto ressignificao da existncia em conexo com a poltica, a arte e a produo de sentidos ligados vida feita por essa ressignificao das categorias conceituais, antropofagia cotidiana da abstrao materializada em palavras movedias, que aparecem, mas tambm somem na retrica de discursos sobre a cidade.

eventos

Realizado Urbicentros#3 em Salvador


O III Seminrio Internacional Urbicentros ocorreu em Salvador, entre 22 e 24 de outubro de 2012 e contou em sua programao com painis, sesses temticas e saraus. O Laboratrio Urbano participou na coordenao e organizao dos Saraus do Urbicentros#3 com a participao de vrios de seus membros. O Urbicentros#3 tinha como proposio a reflexo sobre a lgica de abandono, fragmentao, descontinuidade e explorao especulativa que passam as reas centrais tradicionais das cidades como forma de entender o espao urbano, toda a cidade, enquanto conjunto inseparvel da materialidade e das aes do homem (Milton Santos, 1994). Partindo do argumento central deste evento, organizamos os Saraus Culturais como pequenas festas de rua, prtica de ocupao do espao que por si s realiza um conjunto inseparvel dessa materialidade e das aes do homem da qual fala Milton Santos. Estas festas foram marcadas para locais distintos do Centro de Salvador e foram pensadas como micro-ocupaes que buscam a prtica do espao, suas materialidades e aes cotidianas sem nenhuma maquiagem urbana - prtica projetual que anda muito em voga nestes mesmos espaos. Os convidados vivenciaram os lugares dos cartes postais de Salvador sem os filtros pacificadores usuais: as cordas, os seguranas, os abads pagos, a limpeza prvia ao espetculo, a propaganda luminosa etc. Todos os propositores das aes acadmicas, artsticas e/ou polticas aceitaram compartilhar a ocupao da rua s com o trabalho colaborativo e sem nenhuma ajuda de custo. Todos os que participaram fizeram a arte do encontro. Puro luxo!

eventos

Realizado em Paris o seminrio Apprhender la transformation de la ville


O Seminrio Apreender a Transformao da Cidade Apprhender la Transformation de la Ville realizado em Paris entre os dia 5 e 8 de fevereiro deste ano foi a ocasio para quatro laboratrios de pesquisa (Laboratoire Architecture et Anthopologie - LAA, Laboratorio Arti Civiche, Laboratrio Urbano e o Centre de Recherche sur lEspace Sonone et lEnvironnement Urbain CRESSON) compartilharem suas ferramentas e prticas metodolgicas. O evento comeou na tarde do dia 5 com um trabalho de campo, uma caminhada pelo nordeste parisiense, territrio de visveis transformaes urbanas. Nos dias seguintes, 6 e 7, cada laboratrio disps de um turno para apresentar suas pesquisas em andamento e debater suas escolhas metodolgicas, sabendo-se que os quatro grupos trabalham com o objetivo de entender as transformaes urbanas atuais,

Boletim Laboratrio Urbano | N 3 - abril 2013 | www.laboratoriourbano.ufba.br

-03-

muitas vezes com vistas a participar deste devir do urbano, devir cidade. Em cada realidade estudada, procura-se identificar e traduzir os processos que vm transformar o espao, a paisagem, o habitat, o ambiente (e por que no a vida) da/ na cidade nas diferentes escalas. A manh do ltimo dia acolheu a sntese feita por Cibele Saliba Rizek (IAU/USP), que destacou alguns pontos/questes de cada trabalho. Com base nas reaes a este balano final, entre outras reaes durante o seminrio, podemos notar a diversidade de posturas, prticas e mtodos nos trabalhos apresentados. importante perceber a tomada de risco de cada grupo ao adotar uma determinada postura, escolher um determinado caminho para apreender os processos de transformao urbana, seja atravs de protocolos de experimentao mais rgidos, seja pela criao/participao artstica, seja ainda pela articulao de diferentes processos (tericos e prticos) como o caso do Laboratrio Urbano. Foram muitas as discusses e diversos os questionamentos que tratam a experincia de apreenso da cidade, um processo que passa pelo corpo do pesquisador

e, portanto, pela problemtica da presena do Eu na pesquisa cientifica, sabendo-se que no se pode agir de modo desterritorializado. Foi no intuito de partilhar experincias (observaes, analises, mtodos) dos diferentes gru-

pos internacionais integrantes da pesquisa Laboratrio Urbano: Experincias metodolgicas para a compreenso da complexidade da cidade contempornea[PRONEM FAPESB/ CNPq] que se deu este seminrio.

eventos

Realizado o 4 Encontro Cidade e Cultura


No mbito da pesquisa Cidade e Cultura Rebatimentos sobre o Espao Pblico Contemporneo (Pr-CulturaCAPES/MinC), foi realizado o 4 Encontro Cidade e Cultura, entre os dias 28 a 30 de setembro de 2012, em Itaipava, Rio de Janeiro. Este evento, como proposto por ocasio do CORPOCIDADE 3/Cidade Cultura em Salvador e organizado por Lilian Fessler Vaz (PROURB/ UFRJ) serviu para encerrar este projeto conjunto de diferentes grupos de pesquisa. A programao comeou com uma sesso sobre a importncia do pensamento da sociloga Ana Clara Torres Ribeiro, principalmente no mbito das discusses desta pesquisa. Nesta sesso tambm foi realizado um debate sobre as possibilidades de construo de uma rede de pesquisadores que trabalham com o referencial terico construdo por esta grande pensadora. Em seguida, foram debatidas as relaes entre cidade e cultura, na qual os grupos fizeram um balano sobre os temas pesquisados no perodo de trabalho desta pesquisa. Foram elencadas as questes que surgiram no contexto poltico atual sobre as relaes entre cidade e cultura, tanto no que se refere aos pontos de vista de cada grupo como para as questes particulares de cada pesquisador participante e ficou claro como essas relaes no podem se resumir a uma poltica cultural da forma como ela vem sendo construda hoje no escopo da gesto governamental da Economia Criativa. Como encerramento, cada participante apontou para a problemtica futura desta relao entre cidade e cultura e foi organizada uma linha editorial para uma publicao [Caderno Cidade & Cultura 2, ver neste boletim] que contemplasse algumas dessas ltimas discusses.

Boletim Laboratrio Urbano | N 3 - abril 2013 | www.laboratoriourbano.ufba.br

-04-

pesquisas em andamento Estudos Tericos


primeiros encontros de traba1 Os lho dos Estudos Tericos explode regulao aqui flagramos as formaes tcnicas e seu uso nos nveis do consumo e da submisso s estruturas dominantes. A prpria possibilidade da narrativa restava impactada por essa reavaliao do sujeito e de sua experincia no processo de apreenso da vida urbana contempornea. Como o sujeito atravs da narrativa se torna autor se a prpria experincia pode atuar como desreferencializadora? O sujeito como apario e precariedade narra o qu? O prprio desaparecimento? Como os processos brutais de territorializao/desterriotrializao do sujeito implicavam nas formas narrativas? A radicalidade das nossas anlises podem ser sintetizadas nas perguntas: O que se narra? Quem tica enquanto pesquisadores, agenciadores e agenciados numa instituio, produtores de narraes sobre sujeitos que esto fora do mbito produtivo da pesquisa. O segundo momento-problema seria a acuidade das caracterizaes a que chegamos (infame, errantes, sem nome) e a fragilidade de sua aplicao, o que nos demandaria apontarmos nossos esforos em defini-los melhor ao tempo que acompanharamos com bastante cuidado os desdobramentos dessas caracterizaes e globalizao acelerada do mundo as cidades contemporneas ocupam um lugar de destaque, no s como locus, mas como agenciadoras desses seus novos cidados. Desenvolvemos, nesse momento, ainda de maneira incipiente, e o que narra? Aproximvamos do entendimento do autor, assim como do sujeito, no mais essencializado, mas como um lugar ocupado, como funo mediada pelos dispositivos, definidos enquanto conjuntos heterogneos de redes discursivas, aparatos tcnicos, conjuntos arquiteturais (enfim, ditos e no-ditos). Para ns, nesse momento da pesquisa, a constituio do sujeito, no processo de apreenso da cidade contempornea, dava-se numa experincia, mediada por dispositivos (apontando, sobretudo, a instaurao de um meio tcnico-digital e ligado ao consumo) os quais constrangiam a narratividade colocando-a sobre suspeita. Fez-se necessrio um estudo da constituio desse sujeito entre dispositivos. o seu uso pelos vrios pesquisadores do grupo. Quanto aos infames, ao menos, duas vertentes interpretativas, no excludentes, se delinearam: uma que procurava delimitar o sujeito infame, em seu envolvimento com os aparatos tcnico urbanos de registro e vigilncia, no mbito da cidade e associado a um conjunto de prticas sob normatizao; e outra que, assumindo a submisso generalizada aos dispositivos tcnicos, defendia condio de infame como nossa prpria condio contempornea. a ideia de colocarmos infames, errantes e sem-nomes num espao globalizado sob as figuras do endividado, midiatizado, assegurado e representado. Esse ser o novo desafio para enfrentarmos nas prximas etapas da pesquisa.

raram as relaes entre experincia, sujeito e narrativa. Qual a experincia possvel no mbito da apreenso da cidade contempornea? Da hiptese inicial - o empobrecimento da experincia - partimos para definir as experincias formadoras do sujeito, contrapondo-a ao experimento, e delimitando-a enquanto instncia tanto formadora quanto desconstrutora dos sujeitos histricos (esses marcados pelo esquadrinhamento de saberes e poderes). Constatamos que a anlise da experincia nos lanava na redefinio do sujeito e da subjetividade como formas abertas marcadas pelas circunstancias frente aos dispositivos figuras do infame, do errante e 2 As dos sem nome, surgem como estra-

tgias de caracterizao do individuo urbano levando em considerao os dispositivos que o constrangem a aparecer, deslocar-se, narrar (e ser narrado), compartilhar e desaparecer. Quem eram esses personagens? Como nos auxiliariam na nossa pesquisa? Qual o seu carter de infmia e que tipo de narrao colocavam como problema? Um primeiro problema suscitado pelos infames era a nossa prpria posio

minhos acima descritos, seguirmos por uma caracterizao desenvolvida por Negri para os novos sujeitos urbanos em escala capitalista e globalizada. Na

ltimo, procuramos, numa ten3 Por tativa de investirmos nos dois ca-

pesquisas em andamento Trabalhos de Campo


Os Trabalhos de Campo consistem em processos de mapeamento de situaes urbanas a partir de experincias de contato direto com os lugares para percepo e anlise crtica de casos especficos de degradao da esfera pblica nas cidades, a partir da realizao de percursos na condio de pedestres e ciclistas. No projeto Laboratrio Urbano: experincias metodolgicas para compreenso da complexidade da cidade contempornea esta deveria ser uma atividade anual, mas por demandas dos prprios participantes/pesquisadores, a partir de agosto de 2012 esta

Boletim Laboratrio Urbano | N 3 - abril 2013 | www.laboratoriourbano.ufba.br

-05-

tornou-se uma atividade quinzenal. Partimos do objetivo da pesquisa: investigar metodologias de compreenso da complexidade das cidades no contexto contemporneo de espetacularizao e realizamos uma dinmica para localizar esta espetacularizao em Salvador. Surgiram alguns percursos: Paralela, Rtula do Abacaxi, reas centrais e, principalmente, a Fonte Nova e o grupo decidiu por trabalhar em um percurso

que vai do 2 de julho at a Fonte Nova. A partir da cartografia sensorial (Suely Rolnik), realizamos processos de apreenso da cidade instaurando uma dinmica relacional corporal - mapeamento do mundo pelo(com/no?) corpo. Mas, no seguimos apenas essa proposio de apreenso da cidade. Cada participante se props, para alm da cartografia sensorial, um protocolo/mtodo de

apreenso da cidade diferente, a saber: cartografia da ao, etnografia, histria oral, micro-histria, narrativas urbanas etc., mas todos a partir da experincia do corpo vivenciando o percurso escolhido da cidade. Portanto, no deixamos de ser cartgrafos sensoriais, mas nos propusemos outros desafios que, por agora, esto sendo enfrentados nas idas campo e nas reunies de debate entre os membros do grupo.

publicaes Caderno Cidade e Cultura 2


intrincadas relaes entre esttica e poltica na cidade. Pode-se dizer grosso modo que os textos se dividem em dois blocos: um primeiro, mais objetivo, de leituras espaciais de resistncia aos processos de homogeneizao atravs de intervenes/ manifestaes artsticas e culturais; um segundo bloco mais terico onde os autores em um exerccio de toro conceitual se apropriam de conceitos tericos de vrias disciplinas filosofia, antropologia, histria, etc. na tentativa de lanarem uma luz na compreenso do triedro cidade, arte e poltica. Assim, Mrcia de Noronha Santos Ferran aborda os processos de excluso e as resistncias possveis a partir de noes alternativas de cultura que embasariam as polticas pblicas, tendo em vista a noo de comum e prticas artsticas de insistncia. Claudia Seldin, seguindo lgica parecida, aborda a utilizao, por vrios grupos de artistas, de uma antiga fbrica abandonada na regio porturia do Rio de Janeiro em meio ao radical processo de interveno urbana que vem sendo levada a cabo nessa regio da cidade. Lilian Vaz aborda os mesmos espaos fabris abandonados envoltos por favelas e que vm sendo utilizados para atividades culturais, dando destaque complexidade desses espaos em contraposio aos preceitos urbansticos modernos de funcionalidade e racionalidade. Patrcia Assreuy (bolsista do projeto) se debrua sobre as grandes transformaes ocorridas no morro Dona Marta, refletindo sobre a dimenso subjetiva da representao comunidade colorida a partir de diversos atores internos e externos comunidade. No outro bloco, como dito, com preocupaes mais tericas, Milena Durante (bolsista do projeto) se detm nas complexas noes de arte e cultura, principalmente nesta ltima, e adota a noo de criao para se referir atividade artstica e insiste em se questionar sobre as potencialidades e limites de resistncia a partir da criao artstica aos processos de gentrificao e segregao, resultantes de muitas das atuais intervenes urbanas. Washington Drummond reflete, a partir do centro histrico expandido de Salvador, sobre o caminhar de autores ordinrios e extraordinrios sujeitos s mais diversas tcnicas de captura imagtica. J Fernando Gigante Ferraz e Gustavo Chaves de Frana traam um panorama crtico do que eles denominam dispositivo urbanstico, visto como um operador do ocaso do espao pblico abordado a partir da noo foucaultiana de biopoltica. Por fim, Pasqualino Magnavita, com base na noo de dobra (Deleuze) e de micropoltica (Foucault), constri sua crtica ao urbanismo e ao planejamento urbano, tendo em vista uma atitude tica que possibilite uma linha de fuga s modelagens operadas pelas sociedades disciplinares e de controle.

No mbito do Projeto de Pesquisa Cidade e Cultura (Pr-CulturaCAPES/MinC) foi publicado o volume Cidade e Cultura 2: Esttica e Poltica como volume especial/2012 do peridico Cadernos do PPGAU/UFBA. Nesse volume insistimos na problemtica principal da pesquisa, qual seja, as relaes entre cidade e cultura. Apesar de cronologicamente estarmos em momentos de trmino da pesquisa, optamos por uma abertura ao invs de buscarmos fechamentos ou concluses. Os textos foram produzidos por pesquisadores de duas instituies: UFBA e UFRJ, tendo como fio condutor as

Boletim Laboratrio Urbano | N 3 - abril 2013 | www.laboratoriourbano.ufba.br

-06-

tese Cidades-Sensuais: prticas sexuais desviantes X renovao do espao urbano


A tese de doutorado Cidades-Sensuais: prticas sexuais desviantes X renovao do espao urbano, de autoria de Eduardo Rocha sob orientao da profa. Paola Berenstein Jacques, tem a experincia de um pesquisador-caminhante por entre trs cidades Fortaleza, Rio de Janeiro e Paris como prtica metodolgica para a apreenso de conhecimento sobre o espao vivido que se pretende crtico espetacularizao urbana contempornea, vinculada produo do espao pelo turismo. No percurso traado pelo caminhante desta pesquisa, um conflito urbano perseguido nas trs cidades caminhadas: a apropriao de espaos investidos para o fluxo turstico por corpos que furam, pelo exerccio de suas sexualidades desviantes, as barreiras sociais e espaciais impostas pela norma sexual dominante heterossexual, monogmica, procriadora e burguesa e pela reproduo capitalista do espao, esta ltima atrelada s estratgias da economia globalizada que elegem certas reas do espao urbano como valiosas mercadorias venda no mercado mundial de cidades ditas competitivas. Na feitura da tese, caminhadas pelas trs cidades em questo geraram narrativas urbanas que apresentam o foco do pesquisador sobre a espacialidade produzida no momento presente da ao fsico-sensorial entendido este momento como o instante da prtica poltica e esttica de sujeitos ordinrios urbanos dos corpos excludos por uma certa razo urbanstica que, vinculada ao capital privado, intenta reproduzir pelo mundo uma ideia de cidade competitiva que socialmente seletiva, pois favorecedora da apropriao do espao por interesses econmicos excludentes. A pesquisa apreende as aes astuciosas de corpos que a partir dos seus sexos fora da ordem expem materializadas, enquanto sombras nos espaos intensamente iluminados por tal razo urbanstica, a falncia e a insustentabilidade da (re)produo do espao que desvaloriza a histria social e, portanto, a histria espacial dos sujeitos que articulam a cotidianidade do espao, elaborando nele o exerccio prtico e poltico de suas vidas.
TTULO CIDADES-SENSUAIS: prticas sexuais desviantes x renovao do espao urbano BANCA Paola Berenstein Jacques (UFBA - Orientadora), Alessia de Biase (LAA), Jos Clewton do Nascimento (UFRN), Urpi Montoya (UFBA), Milton Jlio Filho (UFBA), Fernando Gigante Ferraz (UFBA)

dissertao Aes coletivas na cidade: criao, desejo e resistncia


A dissertao de mestrado de Milena Durante (bolsista Pr-Cultura CAPES/MinC), orientada pela profa. Paola Berenstein Jacques, apresenta uma reflexo sobre as relaes de diferentes aspectos da cultura e da arte com o conceito de gentrificao estratgica atravs da anlise do contexto macropoltico da cidade de So Paulo. No primeiro captulo, so analisadas algumas das muitas diferenas entre os conceitos de cultura e de arte, bem como algumas possibilidades de contribuio e/ou de resistncia acerca de diferentes formas de criao com esse processo de gesto de cidades como empresas. No segundo captulo analisado especificamente o contexto macropoltico da cidade de So Paulo mais especificamente no perodo entre 2004 e 2008 em que se desenrola a maior parte das aes coletivas na cidade, que so abordadas no terceiro captulo da dissertao. Essas aes, realizadas por grupos como EIA (atravs de proposio inicial do Salo de Maio) e tambm algumas aes de grupos especificamente voltados para a criao como forma de resistncia pontual a acontecimentos especficos como Trancarua, por exemplo, bem como outras propostas coletivas, tm como objetivo a criao de algumas linhas de fuga ou de sada a respeito das possibilidades em torno da criao, do desejo e da resistncia no contexto tanto macro quanto micropoltico da contemporaneidade.

TTULO Aes Coletivas na Cidade: criao, desejo e resistncia BANCA Paola Berenstein Jacques (UFBA-Orientador), Thais Bhanthumchinda Portela (UFBA), Brbara Peccei Szaniecki (UERJ)

B oB le m Lab ob ra or iU ba na on o | | N N2 te o02 w w w la otro art io io ua rb of.b ua fb ar. b r otlie tim La otr art i orU rb 3 s-e a bm r ib l r2 10 31 2 | | ww w .l a.b ob ra oru rb na on .u .b

-07-

trabalho final de graduao Corpo de prova: a anlise de um processo como produo de cidade

Ao acompanhar o percurso das descobertas que levaram a autora produo do trabalho, este nos atravessa e somos ns postos prova: o que fazer Cidade? Para Amine Portugal, a inveno de um outro modo de atuar profissionalmente passa inevitavelmente pela inveno de outras formas de investigar a cidade. Ao longo de um processo em que esta investigao experimentada exausto, o corpo da arquiteta se transforma, deixando-se atravessar pelos corpos, fazeres e histrias dos habitantes da cidade. Ao se deparar com a complexidade do lugar que escolhe como laboratrio da pesquisa, a Avenida Sete de Setembro, a arquiteta ziguezagueia entre tticas de aproximao com os praticantes

do lugar, a proposio de intervenes urbanas e a desistncia de um tipo de fazer que lhe parece bvio e enfraquecedor das potencialidades da vida cotidiana ali encontradas. Descobre, assim, na produo de cidade de cada praticante que lhe atravessa um patchwork de cidades particulares, existncias nicas que, na constante habilidade de se reinventar, contm em si uma potencialidade de revide. Expandir essas experincias para outros lugares, trabalhar na contra produo de subjetividade, apontando outros modos de fazer cidade, demanda uma linguagem diferente da que estamos autorizados como arquitetos e urbanistas. assim que, apostando na desestabiliza-

o das ferramentas convencionais utilizadas para se pensar o urbano, a autora investe no poder das narrativas e da fabulao como forma de potencializar esta produo de cidade incorporada que se contrape ao modelo hegemnico das macroestratgias, a cidade inventada a partir do cotidiano e do imprevisto.
TTULO Corpo de Prova: a anlise de um processo como produo de cidade BANCA Paola Berenstein Jacques (UFBA-Orientadora), Thais Bhanthumchinda Portela (UFBA), Ariadne Moraes (UFBA), Silvana Olivieri (arquiteta convidada)

bol

laboratorio urbano
coordenao: Paola Berenstein Jacques | vice-coordenao: Thais Portela coordenao de linhas de pesquisa: Fabiana Britto, Thais Portela e Washington Drummond

BOLETIM
coordenao editorial: Paola Berenstein Jacques equipe: Amine Portugal e Joo Pena colaboradores: Cinira dAlva, Eduardo Rocha, Fernando Ferraz, Maria Isabel Menezes, Milena Durante, Osnildo Wan-Dall Junior, Priscila Erthal, Thais Portela e Washington Drummond design grfico: Daniel Sabia, Diego Mauro, caro Vilaa e Patricia Almeida editor: Joo Pena formatao: Daniel Sabia e Patricia Almeida

Potrebbero piacerti anche