Sei sulla pagina 1di 102

BIBLIOTECA NACIONAL Registro de Averbao

Atlantis, o Quinto Planeta Fico. N Registro: 539.565 Livro: 1026 Folha: 261

Esta a histria de um sistema estelar cuja estrela me mantinha em rbita cinco pequenos astros, ou seja, um a mais do que nossos quatro densos planetas. Grandes civilizaes habitavam dois deles e, um terceiro, por ter clima inspito, era utilizado para alojar dissidentes polticos e outros transgressores das leis. Estanho fenmeno ameaou destruir todos os daquele pequeno universo e, consequentemente, de toda forma de vida ali existente. Um verdadeiro apocalipse. Salvar e perpetuar a espcie foi a grande meta dos governantes dos dois mundos civilizados.

Atlantis, o quinto planeta.


CAPITULO I......................................................................................................................................... 1 CAPITULO II ....................................................................................................................................... 8 CAPITULO III .................................................................................................................................... 17 CAPITULO IV .................................................................................................................................... 24 CAPITULO V ..................................................................................................................................... 27 CAPITULO VI .................................................................................................................................... 33 CAPITULO VII .................................................................................................................................. 37 CAPITULO VIII ................................................................................................................................. 44 CAPTULO IX .................................................................................................................................... 48 CAPITULO X ..................................................................................................................................... 53 CAPITULO XI .................................................................................................................................... 59 CAPITULO XII .................................................................................................................................. 66 CAPITULO XIII ................................................................................................................................. 72 CAPITULO XIV ................................................................................................................................. 77 CAPITULO XV .................................................................................................................................. 83 CAPITULO XVI ................................................................................................................................. 89 CAPITULO XVII ............................................................................................................................... 92

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO I
Sempre quando estou orbitando Atlantis, me vem na lembrana que fao parte das ltimas geraes de bilhes de seres humanos que nasceram, viveram e morreram neste mundo maravilhoso, bero de grandes civilizaes, mas que provavelmente, muito em breve, deixar de existir. Lembro-me, tambm, que muita gente dizia, e ainda hoje diz que o mundo nunca se 1 acaba, que ele sempre existiu e sempre existir e o que se acaba somos ns quando morremos. Embora, as religies e algumas filosofias tenham sido contestadas com veemncia pelas cincias, mesmo assim, msticos, religiosos e o povo em geral acreditam em vrias profecias, como por exemplo, a que diz que h mil anos chegaramos, mas, que de dois mil no passaramos. Eles acreditam, tambm, nos horrores do apocalipse. Quem estaria certo quanto quelas antigas crenas? Hoje, a balana pende para o lado dos velhos profetas do apocalipse, porm, o fim deste mundo poder no implicar no fim da humanidade, a qual tem alguma chance de sobrevivncia em nosso sistema estelar, isto porque, os paradisos e ns (os atlntos) j lutamos e continuamos lutando com muito denodo para salvar o que for possvel da grande tragdia que se aproxima. Com muito empenho e com muita sabedoria, temos procurado cumprir nossa misso que a de perpetuar a nossa espcie e ao mesmo tempo buscar nosso lugar nestes mundos e no universo. Apesar de toda experincia acumulada que os percalos nos ensinaram, ainda hoje, a temperatura, a gravidade, a presso e a composio atmosfrica continuam a ser os grandes obstculos, no s para a nossa sobrevivncia, como tambm para a nossa adaptao tanto em Paradiso, como em Vulcano. Porm, todos esses problemas esto sendo minimizados pela nossa cincia e pela nossa tecnologia. Bem... Em poucos minutos, estarei pisando em solo firme. Tentarei, mais uma vez, convencer meu velho pai a vir comigo para Paradiso. 2 Depois dos cumprimentos e passada a emoo do reencontro entre pai e filho, que h muito tempo no se viam, o Cmt. Martin foi logo dizendo:

Atlantis, o quinto planeta - Pai, o senhor tem que vir comigo, pois esta poder ser a ltima oportunidade para que todos abandonem este planeta e se refugiem, com alguma chance de sobrevivncia, em Paradiso. - Eu sei meu filho. Todos ns estamos correndo um risco enorme de sermos destrudos, aqui em Atlantis, em Paradiso ou em Vulcano. Todavia, decidi ficar junto aos meus amigos, porque ainda temos algumas misses a cumprir. Ns abastecemos todas as astronaves que aqui ainda aportam e operamos os radiotelescpios que, h muito tempo, tentam algum contato com vida inteligente fora dos nossos mundos. Sabemos que este planeta oferece as melhores condies para tal pesquisa, pois o mesmo ocupa a quinta rbita, a mais externa do sistema. Por 2 outro lado, neste solo esto enterrados todos meus antepassados, minha adorada esposa e minha querida filha. Se este mundo for destrudo, eu tambm serei destrudo com ele. - Pai! Sua experincia, sua vivncia e sua sabedoria so valiosas junto s decises que deveremos tomar, tendo em vista, as grandes transformaes que ocorrero neste pequeno universo. - Bem filho. Esta situao sempre me preocupou e continua a me preocupar, no por mim, pois j vivi o bastante, mas, por todos aqueles que vivem em Paradiso, principalmente, os jovens e as crianas. Preocupo-me, tambm, com voc viajando em sua astronave, longe da esposa e dos filhos, por este espao sem fim, em misses que j esto se tornando um grande risco. - Pai, hoje em dia, nossas viagens so mais seguras. J foi o tempo em que os acidentes eram constantes, no entanto, aprendemos muito em decorrncia deles. Nossas astronaves esto muito bem equipadas para enfrentar qualquer imprevisto. - Filho, as viagens no dependem somente das astronaves e da tecnologia, elas tambm dependem do espao interplanetrio. O que estamos constatando, a cada dia que passa, que todos os equipamentos onde o magnetismo vital, esto sofrendo perturbaes em decorrncia das grandes tempestades eletromagnticas, causadas pela intensa atividade da nossa estrela me. - No como antigamente, quando mesmo sem os recursos que temos hoje, nossas astronaves transportavam todo tipo de carga e passageiros para Paradiso, que ocupa a quarta rbita. Elas tambem transportavam os dissidentes polticos da liga interplanetria, levando-os para Vulcano na terceira rbita do nosso sistema.

Atlantis, o quinto planeta Quantas levas e levas de atlantos, induzidos pela propaganda de que iriam encontrar um verdadeiro eldorado, foram transportadas para Paradiso. Sabemos que nossos governantes, j naquela poca, queriam nos proteger sem ter que revelar o que realmente estava acontecendo. Eu, porm, prefiro ficar aqui em Atlantis, meu mundo, embora sabendo que nunca mais estarei em uma sala de aula, transmitindo meus conhecimentos e minha experincia de vida. Como voc sabe toda atividade de ensino terminou h algumas geraes, quando as nossas crianas e os nossos jovens j viviam em Paradiso. Somente ns, os velhos, aqui ficaremos at ltima caminhada. 3 - Enquanto existir vida, no se pode pensar em ltima caminhada pai. - No bem assim, filho. Ns no estamos nos entregando m sorte simplesmente. Quem abastece toda astronave que aqui aporta desprovida de alimentos? Isto no cai do cu. Ns os plantamos e os colhemos. Tudo isto est sendo transportado, precariamente, em pssimas rodovias. As ferrovias, os portos e os aeroportos esto abandonados. Neste planeta nada mais se constri. Tudo parou no tempo. A fauna e a flora esto se extinguindo. Quem sabe se no porque o olhar destes velhos teimosos no esta ali para admir-las, am-las e louv-las. Somente as nossas pequenas lavouras e os nossos pequenos rebanhos que ainda sobrevivem. Infelizmente, neste mundo o que se v, e com grande nostalgia, a completa devastao, o total abandono. - Pai, em Paradiso as coisas no vo bem, apesar do controle absoluto do crescimento da populao, e da escassez dos alimentos. Nem o governo local, nem o poder central, ainda que usando todos os veculos de informao, mquinas poderosssimas que tanta influncia exercem sobre as pessoas, no conseguem tranqilizar mais ningum. Os distrbios populares esto sendo contidos rapidamente pela polcia, para que no se alastre a desordem. - Paradiso, ocupando a quarta rbita, no est to exposto como Atlantis, embora os riscos l tambm existam. No irei com voc filho, mas, tenho um pedido a lhe fazer: Quero que a essncia da biblioteca da Universidade de Atlantis seja colocada num lugar seguro em Paradiso ou em Vulcano, onde ela fique protegida da catstrofe que est por ocorrer. Quem sabe um dia a humanidade entenda, atravs dela, o que aconteceu neste pequenino universo que o nosso sistema. Sei que uma tarefa custosa, mas, confio na sua capacidade e no seu empenho. - Fique tranquilo pai. J que no posso lev-lo comigo, farei tudo que estiver ao meu alcance para atend-lo. Agora vamos dormir? Amanh falaremos sobre esse assunto.

Atlantis, o quinto planeta

Ao se levantar, Cmt. Martin encontrou seu pai empacotando alguns livros, seus verdadeiros mestres e grandes amigos. Embora estes livros fossem resistentes a todo tipo de acidentes, era preciso muito cuidado, pois os mesmos iriam enfrentar uma longa jornada na astronave, comandada pelo filho, para depois serem colocados em lugar seguro. Por um instante, naquela manh, Mestre Eddie sentou-se diante deles e se ps a pensar na longa espera que estava chegando ao fim. Quando ele era criana, os astrnomos e astrofsicos da liga interplanetria, entre eles, seu pai e seu av paterno, notaram embora imperceptveis, pequenas e estranhas oscilaes de Armagedon, o satlite natural de Atlantis. Entretanto, Desrtico satlite natural de Vulcano, Macio e Delgado satlites de Paradiso no apresentavam nenhuma alterao. Qual seria a causa desta anomalia? Quem ou o que estaria perturbando a harmonia nos movimentos do satlite Armagedon? Esta era a indagao que aqueles astrnomos e astrofsicos, envolvidos no problema, se faziam. Uma das hipteses, aventadas por estes cientistas, foi a de relacionar tais distrbios a observaes remotas, feitas por antigos astrnomos, equipados com telescpios de raios infravermelhos, que constataram, grande distancia, a existncia de um pequeno astro com mnima fonte de calor. Tal corpo era bem maior que os demais planetas, porm pouco denso. Ainda que distante, este personagem deixava a impresso de estar se deslocando em direo a este sistema. Entretanto, na ocasio, o fato no causou maiores preocupaes. Embora conhecedores de muitas leis, que regem todos os astros do universo, aqueles velhos cientistas tinham a forte convico de que todos os corpos se movimentam obedecendo a rotas fixas, definidas e dentro de um plano j determinado. Enfim, um universo estvel e equilibrado. Acreditavam que os planetas no se punham a percorrer novas rbitas, mesmo porque, naquela poca, a explorao espacial era incipiente. Suas viagens no se estendiam alm dos planetas aos seus satlites, nunca ultrapassando tais limites. Somente com os avanos no conhecimento das cincias, da tecnologia Astronutica e o entendimento de que o universo no esttico, mas se movimenta, dinmico, que foi possvel a estes novos cientistas relacionar os distrbios nos movimentos de Armagedon, com a aproximao do pequeno astro que eles, a principio, passaram a chamar de Gigante Intruso. 4

Atlantis, o quinto planeta Logo, era preciso concentrar todos os esforos nas observaes deste estranho elemento. Prontamente, direcionaram todos os equipamentos astronmicos e o grande telescpio espacial em sua direo. Enviaram tambm vrias sondas para acompanhar, atravs de posies mais favorveis, o deslocamento daquele ilustre desconhecido. Tais engenhos, no entanto, se mostraram pouco produtivos devido a intensas tempestades eletromagnticas geradas pela nossa estrela me. O que se constatou, posteriormente, foi que a estrela me, localizada em uma das hastes da nossa galxia, ao se deslocar no espao a grande velocidade atingiu uma regio ocupada por 5 pequeninos astros, que, embora, seguindo na mesma direo, se movimentavam mais lentamente. Tal situao ocasionou a aproximao, a conseqente atrao de um daqueles minsculos retardatrios, o Gigante Intruso. Sua captura poder causar grande transformao no nosso sistema. 4

No foram necessrias muitas pesquisas para confirmar o que mais se temia. O que estava acontecendo, na verdade, era a atrao do Gigante Intruso pelo nosso sistema estelar, que conta com cinco planetas e seus satlites, todos com as mesmas caractersticas fsicas e o mesmo o tempo de formao. Mais uma vez, a teoria da captura dos corpos iria se confirmar e o sistema iria sofrer intensas mudanas. Tudo foi feito para que este fenmeno permanecesse no mais absoluto segredo. Somente os polticos e as altas patentes militares, detentores do poder na liga, ficaram a par sobre a ocorrncia de tal acontecimento. O povo, tanto em Atlantis como em Paradiso no foi informado. A intensa movimentao de astronaves, em todo sistema, fez com que um grupo de pessoas esclarecidas suspeitasse de que algo extraordinrio estaria ocorrendo.

Continuando a reminiscncia, Mestre Eddie se lembrou de que seu pai lhe confiou este segredo somente quando ele ingressou na universidade. A princpio ficou muito chocado,

Atlantis, o quinto planeta porm, no se deixou abater. Procurou se instruir e se informar, enfim, dar um significado para sua vida, e era justamente isto o que estava fazendo: deixar a pequena biblioteca como um legado para as possveis geraes que sobrevivessem ao grande cataclismo que estava se aproximando. Estes preparativos finais, antes planejados, eram tudo com que ele vinha sonhando h muito tempo. Era como fazer um testamento ao fim de uma existncia. Em contrapartida, ele fazia srias restries a um dos programas que a liga estava levando a cabo em Paradiso, embora, o mesmo tambm pretendesse documentar a 6 historia desta civilizao que, provavelmente, sofreria grandes mudanas. Tal empreendimento envolvia vrias reas das cincias e um arsenal tecnolgico, com aparelhos eltricos, eletrnicos e pticos. Para operar todos estes equipamentos, os possveis sobreviventes dependeriam de manuteno, de grande quantidade de energia, de servios e de produtos que poderiam ficar difceis de obter aps o eminente desastre. Alm disto, a grande dificuldade seria conservar o magnetismo tanto nos equipamentos reprodutores quanto em todo material gravado. Por esta razo, ele considerava os livros como o veculo mais seguro para realizar seu sonho. Atravs deles, queria documentar a histria daqueles mundos ou at, quem sabe, auxiliar no surgimento de uma nova civilizao que viesse a se formar, aps a tremenda derrocada. Acreditava no antigo pensamento que diz o livro um mudo que fala, um surdo que responde um cego que guia e um morto que vive. Outra condio que o fazia acreditar no sucesso de seu plano era a qualidade de tais livros, cujas pginas eram confeccionadas em uma liga metlica, muito fina, leve e resistente. A impresso dos mesmos era feita a uma temperatura considervel, com tinta especial que resistia ao calor e lhes permitia ficarem imersos na gua, por um bom tempo, sem que nada neles se alterasse. A arte grfica aplicada era a mais perfeita tanto nos desenhos, como nas pinturas, ou nas fotografias. Duas obras eram muito importantes, sem desconsiderar as demais, pois elas eram as chaves para a interpretao da escrita contida em todos os livros daquela pequena biblioteca. Eram dicionrios, ricamente ilustrados, que continham subsdios gramaticais das lnguas atlanta e paradiso. As cincias, as artes, a literatura, a filosofia, enfim, tanto a cultura geral humanista quanto cultura cientifica faziam parte daquele acervo. Cinco obras eram de sua autoria e as demais de vrios autores, todos eles autoridades mximas naquilo que escreviam. Todo este patrimnio cultural poderia ser interpretado com certa facilidade, caso viesse a cair em mos de povos pr-letrados, que sobrevivessem ao grande desastre.

Atlantis, o quinto planeta

Assim que Mestre Eddie notou a presena do filho, foi logo dizendo: - Filho, voc j pensou onde colocaremos nossa pequena biblioteca? - Bem pai, talvez em Vulcano, pois como sabemos, grandes mudanas esto ocorrendo 7 e acontecero com maior intensidade, medida que o Gigante Intruso se aproximar do nosso sistema. Atlantis e seu satlite natural Armagedon esto sofrendo pequenas variaes em seus movimentos, o que nos permite antever um triste fim para ambos. Paradiso, nosso pequeno vizinho, j no um lugar seguro nem para as pessoas que l vivem e mesmo que o planeta no seja destrudo as condies climticas ficaro muito alteradas, principalmente, em relao temperatura, que sem dvida, baixar consideravelmente. Por ser fator primordial para a manuteno da vida humana, mais cedo ou mais tarde, essas alteraes climticas acarretaro a extino da mesma naquele mundo. Portanto, s nos resta Vulcano, que embora, sendo um mundo primitivo o nico em todo sistema onde teremos alguma chance de sobrevivncia e onde poderemos guardar este tesouro. - o que penso tambm filho. Porm, antes de tomarmos qualquer deciso, pedirei conselhos ao nosso colega Dr.Vitor, que est de passagem aqui por Atlantis com sua equipe de cientistas e pesquisadores. Eles monitoraro o deslocamento do Gigante Intruso e, talvez, esta seja a ltima misso que a liga empreender por estas paragens. - uma boa ideia pai. Vamos procur-lo o quanto antes, pois no temos tempo a perder.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO II
1

No foi nenhuma surpresa a rapidez com que o Dr. Vitor atendeu ao pedido do mestre Eddie, pois sentia por ele um grande apreo e gratido de aluno para com seu mestre. Sabia o quanto ele e todos os habitantes de Atlantis trabalhavam para servir com presteza e dedicao, todas as naves com seus tripulantes e passageiros; cientistas, pesquisadores e trabalhadores que por ali transitavam, para render seus colegas nas bases de observao. Foi nesse clima de camaradagem e amizade que aluno e seu mestre se encontraram.

- Assim que recebi seu chamado, coloquei-me logo a caminho. Espero que nada de grave esteja acontecendo por aqui. - Ns estamos bem, Vitor. Meu filho est supervisionando o abastecimento de sua nave e talvez no chegue a tempo para participar deste nosso colquio. Quero me desculpar por no o procurar pessoalmente, pois estou empacotando a essncia da biblioteca da nossa universidade, que contm vrios volumes escritos por voc e seus colaboradores. Vou embarc-la na nave do meu filho para que ele a coloque em um lugar seguro. Sei que voc a pessoa mais certa para indicar este local, portanto, gostaria que voc opinasse a respeito desta nossa iniciativa. - Mestre como voc sabe, estou coordenando uma misso muito importante determinada pela liga. Vamos nos colocar na regio mais externa do sistema com nossos equipamentos, a fim de acompanhar o deslocamento do Gigante Intruso, pois as tempestades eletromagnticas, advindas da intensa atividade da estrela me, tm causado distores severas nos sinais emitidos por nossos robs, sondas e nosso grande telescpio espacial, instalados naquela regio. Tal fenmeno tem impossibilitado os clculos para determinar com exatido o momento em que o persona non grata atingir o ponto crtico da captura. Todas as informaes obtidas, tais como a trajetria, a velocidade de aproximao o volume e a massa

Atlantis, o quinto planeta deste nosso ilustre desconhecido e porque no, at a possibilidade de comunicao com vida inteligente, se houver, sero armazenadas nestes equipamentos eletrnicos para posteriores estudos l em Paradiso. Impedir o desastre no ser possvel, entretanto, nosso dever evitar surpresas. Se agirmos desta maneira e se houver alguma chance, muitas vidas sero poupadas. Contudo, eu considero muito nobre o seu propsito em salvar os livros e deix-los como documentos para as possveis geraes, que sobreviverem. Por isto, contem com minha colaborao em tudo que me for possvel.

Atendendo seu pedido, indicarei o local para colocarmos o nosso tesouro, porem muita coisa ainda acontecer. Estudos e pesquisas sigilosas esto sendo efetuadas em nossos laboratrios, inclusive a misso que ora estamos empreendendo. Quando a captura do Gigante Intruso se completar, a distribuio de luz e calor da estrela me para todos os planetas sofrer alteraes importantes, porque o novo membro da famlia absorver considervel quantidade destas energias. Mudanas significativas no clima e, consequentemente, nas formas de vida em nossos mundos devero ocorrer. Em Atlantis elas j se fazem mais evidentes. Gostaria tambm de fazer uma breve aluso a respeito de planetas, satlites, estrelas e formas de vida. J est provada a existncia de planetas em torno das estrelas que esto mais prximas do nosso sistema. Acredito que exista no universo uma infinidade de planetas e seus satlites diferentes no tamanho e na densidade, girando em torno de bilhes de estrelas, que formam sistemas planetrios, onde a vida animal e vegetal, desde a mais primitiva at a mais evoluda, um fato corriqueiro. O nosso sistema uma nfima parcela destes mundos, nem melhor nem pior, sujeito a toda sorte de fenmenos. Tive a oportunidade de percorrer nosso pequeno universo com a melhor equipe de cientistas da liga interplanetria. Conheo muito bem os trs planetas habitveis: Atlantis, Paradiso e Vulcano. Orbitei prximo de Catico e estive o mais perto possvel de Turbulentus. Mestre, como voc pode notar, os nomes deles j revelam as condies ali existentes.

Atlantis, o quinto planeta

Turbulentus, o menor dos planetas, ocupa a primeira rbita do sistema e portanto o que est mais prximo da nossa estrela me. Ele apresenta, em sua superfcie, os extremos das temperaturas registradas nos planetas irmos. Por possuir uma atmosfera tnue, sem gua e sem vegetao e com um perodo de rotao muito lento em torno de seu eixo, faz com que a face 10 voltada para a estrela se torne superaquecida e a face oposta fique a mais fria do sistema. Turbulentus no passa de uma bola slida de rochas, pedras e p, deslocando-se, velozmente, na rbita mais curta em torno da nossa estrela. Diante deste quadro, no preciso fazer maiores comentrios quanto possibilidade de nos instalarmos naquele pequeno mundo.

Catico, ocupando a segunda rbita do sistema, tem volume e massa igual aos planetas Vulcano e Atlantis. Recebe da estrela me uma intensa radiao de luz e calor e, como Turbulentus, ele tem um perodo de rotao em torno de seu eixo muito lento. Sua atmosfera formada por uma nuvem densa, contnua e turbulenta, que reflete muita luz, e os gases nela contidos so imprprios para toda forma de vida, tanto animal quanto vegetal. A maior parte de sua superfcie plana e composta por rochas baslticas, resultado de intensa atividade vulcnica. Atravs de sondas e de robs foi recolhido material de seu solo e subsolo, que depois de analisado em laboratrios de Paradiso confirmaram no diferirem em nada do que temos em nossos mundos. Com a captura do Gigante Intruso, a situao em Catico ficar bem alterada, mas, mesmo assim a possibilidade de vida ali ser nula. Como veem Catico e Turbulentus j esto fora de cogitao. Vamos excluir mais um: Atlantis, este nosso mundo maravilhoso que fatalmente ser sacrificado.

Atlantis, o quinto planeta 6

Atlantis, ocupando a quinta rbita, a mais externa do sistema, dificilmente resistir ao impacto quando da captura do ilustre desconhecido pelo nosso sistema. Porm, se ele resistir a tal impacto, Armagedon, seu grande satlite ser atrado por este nosso mundo, pois o seu movimento de translao em torno deste planeta ficar completamente desordenado, o que far com que a fora de gravidade do corpo maior atraia o corpo menor e rompido este equilbrio, eles se chocaro. No restar pedra sobre pedra. Sem duvida Atlantis, j carta fora do 11 baralho. S nos restam Paradiso e Vulcano com seus respectivos satlites.

Paradiso, ns conhecemos bem. Tem uma posio privilegiada no sistema, pois ocupa a quarta rbita com seus dois satlites, onde recebe luz e calor da nossa estrela me em quantidade ideal para todas as formas de vida l existentes. Essas radiaes so bem distribudas por toda sua superfcie, devido ao movimento de rotao em torno de seu eixo, que no lento e nem muito rpido. Pequeno, porm, bem denso como os outros planetas, ele tem sua fora de gravidade pouco intensa, mesmo assim, retm em sua atmosfera os gases leves e pesados, alm de uma grande quantidade de vapor dgua. No possui oceanos, apenas pouco s rios que desguam em pequenos lagos, o que torna sua superfcie um s continente, Por milnios, foi considerado um verdadeiro paraso. Quando, em pocas passadas, a superpopulao comeava a causar danos ao ecossistema e a vida ficava ameaada, os governantes encontravam a sada para a grave situao, limitando o crescimento de sua populao e adotando a poltica de um desenvolvimento sustentvel. Atualmente, grande parte das reservas de gua potvel se encontra poluda, e seus solos agricultveis esto exauridos como consequncia das intensas colheitas que l se fizeram e que ainda esto sendo feitas. Com o controle absoluto a Liga e o Poder central tornou aquele pequeno mundo uma verdadeira aldeia global, o que lhes tm permitindo tomar as velhas medidas. Esto fazendo, tambm, os preparativos secretos para uma pequena migrao, para Vulcano. A princpio, no ser um xodo, porque s uma pequena parcela da populao constituda, principalmente, de jovens qualificados profissionalmente ser transportada. Estes jovens criaro condies naquele mundo para receber a populao que sobreviver. Tal

Atlantis, o quinto planeta propsito somente ser possvel, se os meios de que dispusermos na ocasio o permitirem. Devemos levar em conta, tambm, como ficar o planeta depois que o fenmeno da captura se completar e o nosso sistema estelar se estabilizar.

Vulcano semelhante aos planetas Catico e Atlantis tanto em volume, quanto em densidade. Com seu grande satlite natural Desrtico, forma o que poderamos considerar como um mini sistema, ocupando a mesma rbita do sistema estelar e um exercendo uma influncia acentuada sobre o outro. Girando na rbita intermediria deste sistema, ele recebe da estrela me, em quantidade e intensidade elevadas, luz e calor, energias bem distribudas por toda sua superfcie, uma vez que, o movimento de rotao em torno de seu eixo muito rpido. Devido forte ao de sua gravidade, ele retm na sua atmosfera grande quantidade de vapor de gua e toda espcie de gs, tanto os leves como os pesados. Quase toda sua superfcie est coberta por um imenso oceano, restando apenas uma pequena parcela continental que margeada por plancies litorneas com seus mangues, restingas, alagados e algumas praias. No interior temos pequenos lagos, muitas vrzeas e grandes pntanos que so alimentados pelas guas dos rios e pelas chuvas constantes. As florestas dominam grande parte desta paisagem. rvores gigantescas disputam entre si a luz, estendendo suas imensas copas formadas por folhas enormes. Tanto a vida vegetal como a vida animal ali intensa e exuberante em todos os aspectos. Insetos, aves, rpteis e uns poucos mamferos disputam ferozmente seus domnios. J nos pntanos, alm dos anfbios e alguns peixes, temos tambm uma enorme variedade de rpteis, entre eles, animais de tamanho descomunal que se alimentam das folhas nas copas das grandes rvores. No oceano, nos rios e nos lagos encontramos grandes cardumes de peixes de todas as espcies, que se alimentam de plantas aquticas, ou se devoram entre si, fato comum em todo ecossistema do planeta. Em Vulcano, temos a maior contradio com relao vida, pois l ela a mais rica e abundante e ao mesmo tempo, onde os riscos para mant-la so imensurveis. Ali, tambm, so constantes os solomotos, maremotos, ciclones, tufes e um vulcanismo que ocorre constantemente, no oceano e no continente.

12

Atlantis, o quinto planeta O intenso calor e a grande quantidade de gua proporcionam ao planeta o clima que oferece condies para o desenvolvimento fantstico dos grandes rpteis. Hoje, eles constituem uma boa parcela dos animais ali existentes e, tambm, os que esto mais adaptados a tal clima. Com a captura do Gigante Intruso pelo nosso sistema, eles sofrero o maior impacto, isto porque sendo, em sua maioria, animais de sangue frio, no resistiro queda brusca da temperatura. Para os animais de sangue quente, Vulcano ser o melhor dos mundos, isto, se o sistema e eles resistirem s grandes transformaes que esto por ocorrer.

13

Acredito que no tenha ficado nenhuma dvida aps esta exposio feita sobre todos os planetas do sistema. Vulcano a melhor opo para a realizao do seu empreendimento. Ali, o clima se tornar o mais favorvel para a nossa forma de vida, se considerarmos todas as mudanas que esto prestes a acontecer. Quanto ao local nesse planeta, a melhor opo seria onde, nos primrdios das navegaes interplanetrias, foi construda a base de operao para observaes cientificas e o desembarque dos dissidentes polticos. Enquanto esta situao perdurou, tal base foi mantida, pois os desembarques nela eram constantes. Porm, quando o perigo representado pela captura do Gigante Intruso foi confirmado, estes contatos quase se extinguiram, porque as atenes e preocupaes dos governantes estavam voltadas para o xodo dos atlantos com destino a Paradiso. O perigo maior era a ameaa sobrevivncia de todos. Com o passar do tempo, compreendemos tambm, que Paradiso deixou de ser um lugar seguro. Diante desta grande ameaa, os poderes da liga esto refazendo os contatos com os degredados, que conseguiram sobreviver a todas as adversidades a que foram expostos em Vulcano. Esses contatos tm como objetivo a ocupao de uma parte daquela regio. Hoje, o desterro fez com que eles se considerem vulcanos. O longo perodo de exlio e as condies fsicas e climticas que tiveram de enfrentar causaram-lhes grandes mudanas: a pele de seus corpos tornou-se escura, os cabelos e pelos ficaram bem crespos e houve at mudanas anatmicas e fisiolgicas. No tenho dvida em afirmar que eles esto formando uma nova raa e o que muito importante, ocupando o territrio que est bem prximo da regio onde temos a nossa base o melhor local, em todo planeta, para se empreender qualquer projeto de ocupao.

Atlantis, o quinto planeta Mestre, encerrando o assunto, vou lhe confiar uma informao: Sei que em Paradiso existe um plano, organizado pela liga interplanetria e pelo poder central, para o envio de uma frota de astronaves, numa misso denominada As Grandes Arcas da Vida, cujo destino a regio junto nossa base em Vulcano. Assim que seu filho chegar em Paradiso, provavelmente, ser convocado para fazer parte desta misso. Mestre, se isto ocorrer, o Cmt. Martim ter uma tima oportunidade para realizar o seu sonho, ou seja, colocar em local seguro sua biblioteca, seu grande tesouro. Naturalmente, ser preciso que o Alto Comando da frota autorize tal operao. Gostaria de conversar com seu filho, ainda hoje, pois amanh estaremos embarcando para dar prosseguimento misso que nos foi confiada. - Espere mais um pouco Vitor. Creio que o Martin no tardar a aparecer por aqui. Enquanto isso, vamos aproveitar para beber a gua, pura e fresquinha, colhida diretamente na fonte, pois por um bom tempo voc estar privado deste prazer e desta satisfao. - Realmente Mestre. Este um dos grandes problemas que enfrentamos em nossas longas viagens, principalmente, quando a tripulao j consumiu toda gua natural e passa a utilizar gua reciclada que, embora, sendo potvel, o seu processo de purificao nunca como o que feito pela natureza, tanto em Atlantis, como em Paradiso ou Vulcano. - Vitor! Valeu a pena esperar estes poucos minutos, pois estou ouvindo o Martin chegando em minha velha moto. Fique com ele, pois vocs tm muito a conversar. 14

10

Foi com grande alegria que aqueles dois velhos amigos se encontraram. Desde a infncia at a adolescncia sempre estiveram juntos. Somente, quando se decidiram por suas carreiras, que cada um trilhou novos caminhos, mas, mesmo assim, se encontravam nos casamentos e aniversrios de amigos comuns. Durante os feriados prolongados, viajavam para o campo ou para a praia. - Vitor, que satisfao! H quanto tempo... - O mesmo digo eu, Martin. H quanto tempo... Alis, para falarmos de tempo como uma sucesso de momentos, fica um pouco difcil, pois, ultimamente, vivemos viajando entre os planetas cuja durao do dia, do ms e do ano completamente distinta.

Atlantis, o quinto planeta - Bem Vitor... Temos tantas coisas a nos dizer, porm, no momento, o que mais nos interessa a captura do Gigante Intruso. Gostaria que voc me informasse o que j foi apurado com relao a tal fenmeno. - Martin, conversei com seu pai sobre o assunto e s no lhe informei quanto tempo que falta para acontecer tal fenmeno, porque para determin-lo importante que os dados coletados por nossas sondas e nossos robs sejam precisos, o que na realidade no est acontecendo, devido intensa atividade da nossa estrela me. Espero que a misso que estou comandando, nos fornea as informaes exatas para calcular tal momento. 15 Tambm, comentei com seu pai e lhe pedi que guardasse segredo absoluto e agora estou confiando a voc com a mesma condio o que estou sabendo. A liga interplanetria est empreendendo uma misso denominada As Grandes Arcas da Vida cujo destino Vulcano, ou mais precisamente, em sua regio onde mantnhamos a nossa base de operao. Muito em breve, o Mch. Edsel, comandante supremo das Foras Armadas e membro do Poder Central, convocar todas as astronaves disponveis e em condies de operao, para participarem desta empreitada. Estou sabendo tambm que, recentemente, a Liga Interplanetria retomou os contatos com os vulcanos. De inicio tentaro, atravs de negociaes com os lideres deste povo, ocupar parte de seu rinco, para levar a cabo a j referida operao. A Liga poderia fazer esta ocupao usando seu poderio blico, o que causaria grandes perdas, principalmente entre os vulcanos. A orientao agora para preserv-las, pois a sobrevivncia da humanidade poder depender deles, uma vez que eles j esto adaptados quele mundo. Martin, ficaramos a noite toda trocando idias e informaes, todavia o tempo urge. Vou me reunir com minha equipe, para traarmos os ltimos detalhes da misso que empreenderemos a partir de amanh. Pretendo retornar logo a Paradiso, pois as informaes que obtivermos devero ser processadas o mais rpido possvel. S tenho um pedido a fazer: Quando voc chegar em Paradiso, entre em contato com meus familiares e no os perca de vista, pois eles podero precisar de ajuda, Sei que se isso acontecer voc no lhes faltar. Espero encontr-lo em Paradiso ou Vulcano quando retornar desta misso. Ns, os cientistas, no somos afeitos a nenhuma religio, a crenas ou a obscurantismos. No acreditamos em outras vidas, ou em um outro mundo onde teramos vida eterna, plena de paz, amor e alegria, enfim, a felicidade completa. At um dia de Vulcano, ou de Paradiso, no importa qual deles. O que importa que estes planetas no tenham sido destrudos. Vou me despedir do meu velho mestre, e esta no ser a ltima despedida, pois faremos nova escala aqui em Atlantis, quando terminarmos esta

Atlantis, o quinto planeta nossa misso. Tentarei convenc-lo e a todos que aqui ainda se encontram, a nos acompanhar de volta a Paradiso. - At um dia Vitor, seja l onde for. Fique tranquilo quanto aos seus familiares, pois no os perderei de vista. Minha nave j est abastecida. S faltam alguns volumes da pequena biblioteca de meu velho pai para serem embarcados. Amanh ser o ltimo dia em que estarei com ele, a menos que voc o convena a ir para Paradiso, quando retornar de sua misso e fizer escala aqui em Atlantis. Agora vou descansar o mais que puder, pois a viagem para Paradiso longa, desgastante e cansativa. Assim que o Dr. Vitor se retirou, mestre Eddie e seu filho foram fazer uma pequena refeio. Aps um breve bate-papo recolheram-se aos seus aposentos. 16

11

- No consegui dormir quase nada filho, talvez devido expectativa da sua viagem. Folgo em saber que esta noite voc repousou bem, digo isto, porque o dia j vai alto. - Pai... Tive um sono agitado assim que adormeci. Sonhei que voc estava voltando comigo para Paradiso. Somente mais tarde que mergulhei num sono calmo e reconfortante. - Filho, no quero uma despedida melanclica. Vamos nos sentar mesa e fazer um bom desjejum. Embarque para Paradiso como voc sempre fez. Acredite que ao final, tudo dar certo.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO III
1

Queridas irms e irmos vulcanos, membros deste conselho... Aqui ns nos reunimos 17 para discutir assuntos pendentes, propor novas medidas, novas atitudes, enfim tomar decises que sempre contriburam para o nosso convvio. O que abordaremos nesta reunio muito mais importante, pois envolve nossa relao com a Liga Interplanetria que, infelizmente, s tristes recordaes nos trs. Como do conhecimento de todos, depois de uma longa ausncia, a Liga Interplanetria retomou contatos com sua antiga base de operao aqui em Vulcano. Acreditvamos estar esquecidos neste pequenino universo. Porm, alguma coisa ou algum acontecimento os levou a empreender tal jornada. Digo isto porque, desta vez, no trouxeram nenhum dissidente poltico. Esto amistosos, polidos e educados e at um belo presente nos foi ofertado. Farei uma pequena considerao, antes de coloc-los a par do inusitado da situao. Para aqueles dirigentes, Vulcano sempre foi um mundo selvagem. Para ns foi o desterro e a priso, porm, hoje o nosso rinco. Passaram-se vrias geraes para ns nos adaptarmos ao tremendo calor, a luz excessiva, grande umidade e intensa fora da gravidade deste planeta. No podemos nos considerar nem atlantos e nem paradisos, somos vulcanos. At a cor da nossa pele, os pelos em nossos corpos, a nossa anatomia est mudando. Isto no est acontecendo de graa, quantos dos nossos irmos no resistiram a toda essa mudana e pereceram. Portanto, no podemos consider-los amigos e muito menos nossos irmos. Peo a todos, mesmo queles que ainda conservam traos de atlantos ou paradisos, que no se esqueam de tudo por que passamos, tanto ns como nossos antepassados. Bem, passarei a palavra nossa querida irm Mrcia, que nos acompanhou nos contatos que mantivemos com o Dr. Francisco, chanceler da Liga, pois ela anotou tudo na ocasio.

Atlantis, o quinto planeta

Estimados irmos... H dois dias eu e nosso lder o Sr. Hamilton, recebemos uma comisso da Liga Interplanetria chefiada pelo Dr. Francisco. Aps os cumprimentos de praxe, ele nos presenteou com duas lindas guas, do seu pequeno plantel. Na ocasio, Dr. Frncico informou ao irmo Hamilton que, de imediato, a Liga Interplanetria estabelecer, aqui em sua 18 base, um laboratrio com equipamentos e material gentico. Viro engenheiros, veterinrios e tcnicos, enfim, todos os recursos para levar a cabo um programa de inseminao artificial deste animal. Para os membros da nossa comisso, este presente, foi apenas um quebra gelo. Na verdade, o objetivo da visita foi o de nos comunicar, de maneira amistosa, que muito em breve, estabelecero junto a esta base uma colnia que ocupar uma rea considervel neste espao. Alm dos tcnicos em biotecnologia, esta base alojar tambm tcnicos em edificaes e cermica, creio que para fazer tijolos especiais. Concluindo esta explanao, e antes de passar a palavra ao nosso lder, externarei minha opinio: Para mim, alm de reiniciar a ocupao de sua base aqui em Vulcano, a Liga j tem planos para a tomada de toda regio que consideramos como nosso torro.

O que sabemos a respeito deste propsito ainda muito pouco. O comunicado da ocupao da rea junto sua base foi um jogo aberto. O que no ficou claro o porqu do grande aparato tecnolgico, tanto para o processo de inseminao artificial, como para a fabricao de tijolos especiais. Ser que pretendem estabelecer, neste local, apenas um campus de pesquisa, ou, j estariam iniciando um programa de ocupao, desta que a melhor regio do planeta? Sabemos que alm do clima favorvel nossa forma de vida, aqui o vulcanismo, os solomotos e os tufes no so constantes.

Atlantis, o quinto planeta H tempos, ficamos sabendo atravs de relatos dos antigos exilados que aqui chegavam, que estava ocorrendo uma grande migrao dos Atlantos para Paradiso. Naquela poca Paradiso j apresentava srios problemas de superpopulao. Se estes dois planetas entrarem em colapso nosso espao poder ser invadido e correremos o risco de sermos submetidos a um regime de escravido ou sermos jogados numa regio onde a nossa sobrevivncia se torne mais difcil. Temos que estar atentos, no para enfrent-los, mas, para tirarmos maior proveito da situao. O que temos a fazer discutir este problema com seriedade. Peo que os comentrios 19 dos nossos irmos e conselheiros sejam objetivos. Espero tambm que a deciso que tomarmos seja a mais acertada. Agora, conforme a nossa tradio, passo a palavra ao velho e estimado companheiro Antonio.

Como todos sabem, eu descendo dos primeiros atlantos deportados para este mundo. Muitas geraes se passaram e o fato incontestvel, que aqui s os mais fortes sobrevivem. Meus antepassados eram camponeses em Atlantis. Viviam junto natureza tirando dela seu sustento. Na grande revoluo lutaram ao lado dos pobres e oprimidos. Vencidos, foram atirados neste planeta sem nenhum recurso. Isto no novidade para nenhum de ns. Esta foi a maneira como a Liga Interplanetria resolveu todos os problemas de disputa no seio das sociedades, tanto de Atlantis, como de Paradiso. Agora, o que interessa o que est por vir. Se o objetivo deles ocupar esta regio, iro faz-lo utilizando sua tecnologia. Em principio, dependero de grande quantidade de energia, pois seus equipamentos s funcionam custa de muito combustvel. Todo este aparato estar sujeito aos caprichos da natureza, apesar desta ser a regio mais calma do planeta porem, aqui ainda podem ocorrer solomotos, tufes e a qualquer momento o vulcanismo poder reiniciar sua atividade. Quanto aos tcnicos e cientistas, homens e mulheres, tero dificuldades para se adaptar ao clima e s condies fsicas aqui reinantes. Entretanto, com seus recursos tecnolgicos, eles podero conseguir algum sucesso. Para finalizar, tero que contar com a fora de operrios, porque s a cabea e as mquinas no resolvem todos os problemas. preciso que os braos entrem neste contexto para que as realizaes tenham xito. Traz-los de Paradiso e aloj-los aqui, ser uma tarefa

Atlantis, o quinto planeta custosa e demorada. Acredito que pediro a nossa colaborao e por isto que esto amistosos. Neste grande tabuleiro, seremos as peas de menor valor e as mais numerosas. Se soubermos jogar esse jogo, poderemos tirar grande proveito desta situao. Digo mais, devemos at facilitar para que isto acontea, evitando, desta forma, o conflito desastroso para ns. Isto tudo que tenho a dizer, irmo Hamilton. - Como no poderia deixar de ser, passarei a palavra ao irmo Roque, pois seu depoimento ser de grande valia, visto ser ele um dos ltimos paradisos que aqui foi jogado. Embora muito jovem, j tinha um conhecimento considervel da poltica imposta pela Liga, tanto em Paradiso, como em Atlantis. 20

Prezados irmos mesmo no tendo as caractersticas fsicas de grande parte da populao, ainda assim, eu me considero vulcano. Se no fosse o carinho, a dedicao, enfim, a fraternidade com que nos recebiam, poucos atlantos ou paradisos teriam sobrevivido. Ns, os paradisos, devido grande diferena na fora da gravidade a que ramos submetidos, no resistiramos. Mas isto so guas passadas, portanto, vamos ao que interessa. Sempre alertei, em nossas reunies, o risco que corramos, quanto superpopulao de Paradiso. Atualmente, a nica sada para este problema ser uma migrao para este nosso mundo, como a que foi feita, h muitas geraes dos atlantos para Paradiso. Conforme documentos da poca, alegava-se nos meios polticos e econmicos, que Atlantis se tornara um mundo decadente e que o futuro estava em Paradiso. Porm, o que nunca explicaram foi o porqu de todos os investimentos, toda poltica econmica e financeira da Liga, priorizando Paradiso em detrimento de Atlantis. Um fato curioso foi a facilidade que os jovens atlantos encontraram para fazer aquela viagem. Em poucas geraes Atlantis tornou-se o mundo dos velhos. Por esta ocasio, a deportao dos dissidentes polticos aqui para Vulcano, cessou completamente. Outra situao intrigante que nunca mandaram para c nenhum tcnico ou cientista que fosse contrrio poltica da Liga. Talvez, porque pertencessem a uma das inmeras elites do poder. Eram simplesmente banidos, dados como loucos e internados em um hospital psiquitrico, verdadeiro presdio de segurana mxima, de onde nunca mais sairiam... Comentei estes fatos, porque sempre tive grande interesse pela Astronutica e tudo que a ela

Atlantis, o quinto planeta estivesse ligado. Porm, nunca me foi dada uma oportunidade, nem para mim, nem para outros jovens. Sempre fomos preteridos em qualquer prova que fizssemos. Em seus concursos s aprovavam alunos que descendiam das velhas castas. Livros e revistas tinham circulao restrita. Laboratrios e observatrios sempre nos foram vedados. Usavam este termo s para no dizer proibidos. Mesmo assim, eu e outros vocacionados para o assunto nunca deixamos de nos informar, muitas vezes, correndo srios riscos de sermos punidos. Foi, justamente, o que aconteceu comigo. A pena a mim imposta foi o desterro aqui em Vulcano. Porm, uma coisa 21 que os meus algozes no sabiam que antes de ser preso e deportado, consegui interceptar, com equipamento clandestino, uma conversa informal entre dois oficiais do comando astronutico da liga. Fiquei sabendo que um grande astro, ao qual deram o nome de Gigante Intruso, estaria se aproximando do nosso sistema estelar. Creio que tudo que vem acontecendo em Atlantis, em Paradiso e agora aqui em Vulcano, consequncia desse tal Gigante Intruso, sobre o qual as autoridades da Liga esto guardando o maior sigilo. As recentes medidas que a liga e o poder central esto tomando, indicam a fase critica desta situao. Sugiro ao irmo Hamilton que convoque um de nossos conselheiros que se dedica observao do firmamento, que nos informe, se ele ou algum de seus colegas, tm notado mudanas perceptveis no nosso sistema estelar e alm de sua fronteira.

- Irmo Roque, sempre abordamos este assunto, mas, nunca conseguimos verificar se algo to extraordinrio estivesse acontecendo. Na verdade, pouca coisa poderamos fazer, pois nunca tivemos nenhum equipamento que nos permitissem tais observaes, nem a possibilidade de construi-los. Ao sermos jogados aqui, nos deixavam apenas com a roupa do corpo. Nossas manufaturas se resumiram apenas a tecidos, papel e tinta produzidos a partir de vegetais e utenslios de barro. Isto so guas passadas, no quero me alongar mais. Passarei a palavra irm Regina que dedicou sua existncia na observao do nosso cu. Ela adquiriu todo conhecimento acumulado por nossos antepassados com relao aos astros que se descortinam em nosso firmamento.

Atlantis, o quinto planeta 6

Estimados irmos. Convm nos lembrarmos de que a astronomia a primeira cincia que o homem criou. Como afirmou o irmo Roque nenhum cientista ou astrnomo foi jogado aqui. Nosso conhecimento foi e continua sendo adquirido e transmitido atravs das sucessivas geraes. No basta olhar o cu, dar nome aos astros, identific-los, observar seus movimentos, 22 enfim tudo o que se pode fazer a olho nu. O que precisamos, mas, que infelizmente no temos, so equipamentos que permitam observaes com maior alcance para detectar este tal Gigante Intruso. Uma coisa certa, sem que se justifique, nestes ltimos dias temos observado pequenas oscilaes no sincronismo dos movimentos de Armagedom o satlite natural de Atlantis. Este acontecimento pode estar relacionado a tal fenmeno. Se realmente, este ilustre desconhecido existe e est se aproximando do nosso sistema, sem que o vejamos, porque ele no possui luz prpria. Trata-se de um corpo celeste como os planetas do nosso sistema que s so visveis, porque devido a sua proximidade com nossa estrela me, refletem sua luz. Esta luz tem um alcance limitado, atinge apenas a regio ao seu redor. Qualquer corpo que tenha um bom volume e uma superfcie plana, ao adentrar esta regio, refletir esta luz e se tornar visvel para ns, durante nossas noites. Portanto, uma questo de tempo sabermos se esse tal Gigante Intruso existe realmente. Se isto acontecer, grandes mudanas ocorrero em todo sistema. Por ironia do destino, ns que sempre fomos sacrificados, teremos alguma chance de sobrevivncia, pois dos trs planetas habitveis, o nosso o que ocupa a rbita mais interna do sistema. Com certeza, ser o mundo que estar mais protegido. Isto tudo que tenho a dizer.

- Se algum tiver mais alguma sugesto, procure extern-la agora. - Permita-me irmo Hamilton fazer uma observao. - Esteja vontade irm ngela.

Atlantis, o quinto planeta - Quero louvar este nosso entendimento, esta compreenso, este respeito e o amor que existe entre ns. Aprendemos que todo individuo depende e sempre depender do apoio, da proteo e da solidariedade de sua comunidade. Esta, por sua vez, desempenha um papel importante na preservao de futuras geraes. Estou lembrando este fato, porque prevejo dias dificilssimos para todos ns, tanto aqui em Vulcano como em Paradiso, onde, h muito tempo, uma boa parte da populao no considera seu semelhante como irmo. A ambio de alguns, levar este mundo a um terrvel desastre, tanto material quanto moral. 23 De acordo com o que nossa irm Regina comentou, se esse tal Gigante Intruso aparecer no cu, muitas profecias que indicam o fim dos tempos e que nada de bom anunciam, comearo a produzir seus efeitos. O relacionamento entre as pessoas se tornar um autntico salve-se quem puder. Ao que parece, as autoridades da Liga, antevendo esta situao, esto preparando uma sada, que ser a tomada deste nosso mundo. Agora! Quem vir para c? Sero os protegidos dos poderosos? Concluindo... Acredito nas profecias do apocalipse, onde todo sistema sofrer grandes transformaes. Porm, ns j estamos acostumados a toda sorte de mudanas e a que vier ser mais uma. O que mais me preocupa, entretanto, ser o convvio com os prximos ocupantes deste nosso mundo.

Queridos irmos. Creio que j reunimos um nmero suficiente de informaes a respeito do que se passa em Paradiso e Atlantis. De acordo com os irmos conselheiros, a atual situao indica que teremos dias muito difceis pela frente. Para encerrar esta nossa reunio, proponho que sigamos a proposta do irmo Antnio, de jogarmos o jogo deles. Peo que todos permaneam em seus assentos caso estejam de acordo. Como no houve nenhum desacordo, amanh nossos escribas faro copias de uma circular, comunicando tudo que foi discutido e decidido aqui. Em seguida faremos uma distribuio secreta da mesma para toda populao.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO IV
1

Finalmente Cmt. Martin, chegamos aqui em Paradiso. Como no poderia deixar de ser, os tripulantes esto ansiosos por desembarcar, respirar o ar que os rodeia e voltar a ficar sob a 24 fraca ao da gravidade deste nosso mundo, enfim, tudo isto to natural que nem sentimos quando desfrutamos das benesses que ele nos proporciona. - Felizmente, tudo correu bem subcomandante. To logo o corpo mdico nos libere, passarei o comando a voc, pois j esto me aguardando no Alto Comando da Liga Interplanetria. Apresentarei o dirio de bordo e o relatrio de manuteno de nossa astronave. Se surgir uma oportunidade, pedirei autorizao para levar adiante o projeto do meu velho pai referente sua pequena biblioteca.

Ol Cmt. Martin. No estranhe a urgncia da convocao feita pelo alto comando da Liga Interplanetria. Estamos reunidos, sigilosamente, com os comandantes das astronaves aqui estacionadas. S esto ausentes, o Cmt. Waldir da astronave que transportou o Dr. Francisco, em misso diplomtica junto aos vulcanos, e o Cmt. Hlio da astronave encarregada do transporte da equipe do Dr. Vitor, que esteve acompanhando e gravando o deslocamento do Gigante Intruso. Ambas, j a caminho deste mundo. Portanto, vamos adentrar nossa sala de reunio e ouvir o que nos tem a dizer o chefe supremo de nossas foras armadas, o Marechal Edsel.

Atlantis, o quinto planeta 3

Senhores, estvamos aguardando apenas a presena do Cmt. Martin para iniciar esta reunio. O assunto que trataremos muito importante e de grande urgncia. Creio que todos aqui presentes sabem que estamos no limiar da grande mudana que ocorrer no nosso sistema estelar. Teremos que nos empenhar muito para salvar nossa populao. Simulamos, em nossos computadores, todas as alteraes pelas quais passar este pequenino universo quanto ao clima, ocorrncia de tufes, maremotos, solomotos e erupes vulcnicas. Foi considerado tambm o risco de grandes meteoros e de alguns asterides, resultantes da provvel destruio de Atlantis, se chocarem com nossos planetas ou seus satlites. Isto, se eles resistirem s mudanas que ocorrero. Consideramos, tambm, a situao das populaes que tero srios problemas quando o Gigante Intruso, ao receber e refletir a luz da nossa estrela me, se mostrar bem visvel no firmamento. Ai, tudo poder ocorrer, pois para muitos se tornar provvel a profecia que sempre anunciou o fim do mundo. Isto causar ansiedade, desalento e temor nas pessoas, o que poder gerar a desordem e a violncia. Os resultados dessas simulaes, em nossos crebros eletrnicos, no foram nada animadores. Sugeriram Vulcano como nica sada, embora, as condies fsicas e climticas deste planeta no sejam favorveis para nossa populao. Teremos que arriscar e colocar muitos ovos em uma nica cesta, contrariando o dito popular que aconselha justamente o contrario, pois em longo prazo, Paradiso, este nosso pequeno mundo tambm estar condenado.

25

- Pois bem, o Dr. Francisco, nosso embaixador em Vulcano, teve como misso reiniciar, de maneira amistosa, os contatos com os antigos degredados que hoje se consideram vulcanos. Ns os informamos de que ocuparemos novamente a nossa base de operao naquele planeta.

Atlantis, o quinto planeta Este o motivo desta nossa reunio. Espero que a frase As Grandes Arcas da Vida no seja novidade para vocs , entretanto, at agora poucas pessoas participaram, efetivamente, desta operao. A partir deste momento, todo membro da frota interestelar pode se considerar engajado nesta grande empreitada. Nossa frota conta com dez astronaves e um contingente de duzentos astronautas, homens e mulheres da mais absoluta confiana da Liga. Estamos tranqilos. Sabemos que no vazar nenhuma informao ao pblico sobre esta mega operao. Tal empreendimento 26 prosseguir com a partida de sete astronaves que j esto sendo abastecidas e recebendo suas respectivas cargas. Antes de partirem, faremos uma nova reunio com vocs e a equipe que organizou As Grandes Arcas da Vida. Nesta primeira etapa, transportaremos mquinas e equipamentos que sero necessrios para se levar a bom termo esta ao. Transportaremos, tambm, todo pessoal tcnico e os cientistas, que criaro condies favorveis, para continuarmos com nossa empreitada. Na segunda etapa, transportaremos o maior nmero possvel de jovens para aquele mundo inspito. Se tivermos chance de realizar a terceira etapa, transportaremos algumas matrizes animais, algumas plantas e uma grande variedade de semens e sementes. As duas astronaves que esto por chegar e a sua astronave Cmt. Martin sero incorporadas frota somente aps uma reviso completa de todo equipamento e um check-up em toda tripulao. Como vem, o assunto tratado nesta reunio importante e sigiloso. Procurem esclarecer todas as dvidas com a equipe que organizou esta operao. - Marechal Edsel, tenho um pedido a fazer, porm, preciso retornar logo nossa base para terminar os exames de rotina, pois como o senhor sabe, acabo de chegar de uma misso em Atlantis. Gostaria que o senhor me concedesse uns poucos minutos da sua ateno. - Cmt. Martin estarei sua disposio, porem, antes de atend-lo, procure inteirar-se de todos os detalhes da referida operao com seus organizadores. Em nossa prxima reunio, eu atenderei seu pedido. A mesma recomendao que fiz ao comandante Martin volto a faz-la a todos os presentes. Por hora s.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO V
1

Isa, quanta saudade, quanta apreenso por voc e por nossos filhos. No via a hora de 27 estarmos juntos. - Martin querido, tambm sentimos muito sua ausncia, pois ficamos preocupados quando voc est navegando por esse espao sem fim. At fizemos uma contagem regressiva dos dias que faltavam para a sua chegada. - Querida, o que temos a fazer aproveitar esta oportunidade e nos curtirmos o mais que pudermos. - Sim meu bem, daqui a pouco nossos filhos estaro chegando. Voc ver como eles esto se tornando dois jovens lindos, embora, suas cabecinhas estejam um pouco perturbadas devido boataria que vem ocorrendo por aqui. Voc e eu e todos nossos amigos sabemos o quanto foi e difcil guardar segredo do grande infortnio que se depara a todos ns. Martin creio ter chegado a hora de lhes revelar o que est por acontecer. Tem razo querida, ainda mais sabendo que em breve eles estaro vivenciando mudanas que jamais poderiam ocorrer. Preocupa-me como nossos filhos, todos jovens e toda populao que aqui vive aceitar esta nova realidade. - A sua preocupao natural meu bem, pois voc no teve a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento deles. Sei que eles esto perturbados com todos os problemas, toda incerteza, com os boatos de que neste pequenino mundo os recursos para a manuteno da vida j esto exauridos. Com muito dialogo, tenho procurado tranquiliz-los. Bem, agora sua vez de me tranquilizar. Que mudanas to drsticas esto por acontecer?

Atlantis, o quinto planeta - Hoje fui informado, em uma reunio sigilosa com o Marechal Edsel, sobre o inicio de uma operao denominada As Grandes Arcas da Vida. Tcnicos e cientistas, inclusive o pessoal de seu departamento, sero os primeiros a serem transportados para Vulcano. Ali, iro criar condies para a sobrevivncia das populaes que para l enviarmos. Conforme voc sugeriu, creio, tambm, ter chegado a hora de lhes revelar a situao em que nos encontramos e o que est por vir. S no sei se nos compete fazer tais revelaes, ou se devemos aguardar as medidas que a liga tomar com relao ao assunto. Uma coisa certa! Eles no podero nos oferecer Vulcano como um Eldorado, como foi feito para as geraes passadas em Atlantis. Ns sabemos que as condies, para nos adaptar naquele planeta, so 28 muito adversas. Sabemos tambem dos perigos que aquele mundo primitivo encerra. - Martin, eu prefiro que ns mesmos informemos a eles o que est para acontecer. Tenho absoluta confiana que eles guardaro sigilo do que ns lhes confiarmos. - Bem... Voc tem razo. Hoje mesmo vamos abordar o problema sem que isto possa choc-los. Sabemos que eles j esto com idade suficiente para encarar toda tragdia que nos espera. - Est bem querido! Agora procure descansar um pouco, enquanto isso eu vou preparar o nosso jantar.

Por favor, Martin, atenda ao telefone. - J estou indo. - Al... - Papai? - Oi minha querida. Onde voc est? - O Marcelo e eu estamos chegando. Por favor, venha sondar o porto.

Atlantis, o quinto planeta - J estou indo. - Papai! Que saudade... - Cris... Minha querida, como voc est linda! Marcelo, voc est muito bem. - Sim papai, o Senhor tambm est com uma boa aparncia. Vamos fechar o porto, pois no convm ficarmos expostos, embora, nosso condomnio tenha um timo equipamento de segurana. 29 - Como bom retornar nossa casa, onde esto fincadas as nossas razes. - Ol queridos, o jantar j est pronto. Vo cuidar de vossa higiene pessoal para nos sentarmos mesa. No desperdicem gua porque ela est cada vez mais escassa e mais cara. - Vocs no imaginam a satisfao de um astronauta, ou de um viajante do espao, que ficou vrios meses se alimentando com rao de viagem e agora est sentado mesa com seus entes queridos, saboreando uma comidinha caseira e conversando sobre todas as novidades. - Papai, ficamos muito tristes, quando recebemos sua mensagem dizendo que o vov no viria. Por que ele no quis vir? - Sua pergunta veio a calhar e tem muito a ver com o que confiarei a vocs. Tem a ver, tambm, com a situao que estamos enfrentando aqui em Paradiso e em Atlantis. Primeiro vamos ajudar a mame a tirar a mesa. Depois, vamos nos colocar a vontade porque tenho algo importante para segredar a vocs. - No querido! Podem ir para a sala, eu cuido de tudo aqui. - Est bem querida.

Meus filhos, o bisav e o av de vocs e agora eu, passamos por situao semelhante. Digo isto, porque terei que revelar a vocs o que poucas pessoas neste pequenino universo sabem, ou s sabero daqui a algum tempo. Mas vamos aos fatos.

Atlantis, o quinto planeta Como vocs sabem, seu bisav foi um dos astrnomos mais destacados da Liga Interplanetria. Mas, o que vocs desconhecem que ele fazia parte de uma equipe de cientistas que comprovou a existncia de um grande corpo celeste que est sendo atrado pelo nosso sistema estelar ao qual deram o nome de Gigante Intruso. Este fenmeno ir trazer srias consequncias para todo o sistema. Quando Mestre Eddie, vosso av, foi informado de tal acontecimento, ele j cursava a universidade. O mesmo se deu comigo, quando conclui o nvel mdio e estava sendo convocado para o servio militar na aeronutica. Foi quando meu pai me colocou a par da situao. Tanto ele como eu ficamos muito chocados com tal revelao, porque sabamos do perigo que a informao encerrava. Mas nunca tramos a confiana depositada em ns, quando nos pediram para guardar sigilo sobre o assunto. O mesmo fao 30 agora. Espero que tal fato no abale vocs a ponto de desistirem de todos os seus sonhos. Quero, tambm, que saibam que haver grandes mudanas nas condies de vida, tanto aqui em Paradiso, como em todo o sistema. - Mas... Que mudana poder ocorrer na minha vida, ou na vida do Marcelo papai? - Vocs so jovens, j esto bem encaminhados nos estudos e pertencem a uma elite que os proteger de toda conturbao que est por acontecer. Porm, a maior parte da populao ter que enfrentar toda sorte de tribulaes. - De que maneira seremos protegidos dessas conturbaes que o senhor est anunciando? - O mais provvel que sero levados para Vulcano onde faro parte de uma equipe tcnica. Acredito que sem saber, vocs j esto sendo preparados para uma funo que estar de acordo com suas aptides. - Ah! Ento por isso que fomos submetidos a vrios testes vocacionais? - Creio que sim, e o que estes testes indicaram para voc Marcelo? - Bem papai, no novidade para ns, no mesmo? Meu grande sonho ser um astronauta como o senhor. - Voc j teve algum encaminhamento neste sentido? - Por enquanto no. Este o meu ltimo ano de escola secundria e que por sinal j est terminando. No ano que vem, ingressarei para o curso superior.

Atlantis, o quinto planeta - Papai, porque somente em Vulcano estaremos protegidos? - Minha filha, Atlantis e seu satlite Armagedo, provavelmente, sero destrudos quando o Gigante Intruso for capturado pelo nosso sistema. Seus corpos sero fragmentados, transformando-se em meteoros ou em alguns asterides que se espalharo por todo sistema. O maior dos males, para os planetas que no forem destrudos, ser atrair um destes corpos, isto sem falar em grandes cataclismos e na certeza de um resfriamento desses felizardos. Vulcano, por ocupar a rbita mais interna do sistema, o planeta que oferece a maior probabilidade para nossa sobrevivncia. Atlantis estar totalmente exposto e no sair ileso da transformao pela 31 qual passaro todos os planetas deste nfimo universo. Paradiso, este nosso pequeno mundo, alm dos riscos citados, ter que enfrentar o drama da sobrevivncia de toda populao aqui existente. - Papai, eu no quero me separar de voc, da mame, do Marcelo e dos meus amigos. - Cris, voc no criana, j est concluindo seu curso de paramdica, e com sua me, logo estar embarcando para Vulcano. Quanto a voc Marcelo, no posso adiantar nada, pois, como sabemos, a carreira militar que voc pretende seguir estar sujeito s determinaes de seu comando. Quanto aos seus colegas, eles tero o mesmo destino que vocs porque esto no mesmo barco. Ns no temos muita escolha. Esta mudana tem apenas um objetivo: nossa sobrevivncia. Filho, espero que voc se saia bem em todos os testes a que se submeter para ingressar na aeronutica. Este ser o primeiro passo para a realizao do seu sonho. Quem sabe um dia ns navegaremos na mesma astronave. Peo a vocs que no faam nenhum comentrio a respeito do que ns conversamos. Mesmo que um amigo toque no assunto procurem desconversar, falando sobre esportes, artes, e a rede infodigital, enfim, sobre o que for mais oportuno na ocasio. Por falar em amigos, vocs tm noticias da esposa e das filhas do Dr. Vitor? Estive com ele em Atlantis e ele me pediu que entrasse em contato com seus familiares. Gostaria que me ajudassem nesse encargo, pois sei que vocs so amigos. - Pode deixar papai, amanh mesmo convidarei a Carin e a Andra para nos visitar. Ns estamos sempre juntas na faculdade e tenho a certeza de que elas atendero ao meu convite. Pedirei tambm que elas tragam a professora Rosa, sua me, e comentarei que o senhor esteve com o Dr. Vitor l em Atlantis. - Bem vamos dormir, pois amanh terei muito o que fazer. Logo cedo, inspecionarei minha astronave, depois passarei o resto do dia reunido com o alto comando da liga, inteirando-me de todo programa da operao: As Grandes Arcas da Vida.

Atlantis, o quinto planeta - Querido, ouvi voc dizer para a Cris que logo ns duas estaremos embarcando para Vulcano! Voc tem alguma informao a respeito? - No, no tenho meu bem, mas, tudo indica que voc, como tcnica em edificaes, e a Cris como paramdica, faro parte do primeiro escalo da grande operao que j teve inicio.

32

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO VI
1

Como foi deliberado h dias, estamos nos reunindo hoje, para consolidar o 33 entrosamento entre a equipe que organizou, e que h tempos vem trabalhando na operao As Grandes Arcas da Vida, e todo Comando Astronutico. Estamos contando com a presena do Sr. Waldir, comandante da astronave que transportou Dr. Francisco a Vulcano. S falta o Cmt. Hlio da astronave que est trazendo a equipe do Dr. Vitor. Folgo informar que o Dr. Francisco, nosso embaixador junto aos vulcanos, obteve xito na sua misso. Creio ser esta a derradeira oportunidade para que todo pessoal do Comando Astronutico esclarea suas duvidas junto aos organizadores das Grandes Arcas da Vida. Como prometi na reunio passada, atenderei ao pedido do Cmt. Martin, portanto, vamos l comandante, sente-se aqui e exponha suas duvidas e seus problemas.

Mch. Edsel, tenho dois pedidos a lhe fazer. O primeiro, atender ao desejo de meu pai, o Mestre Eddie. Ele quer que eu coloque a essncia da biblioteca da Universidade de Atlantis num local seguro em Vulcano. Esta pequena biblioteca ainda est em minha astronave, e somente, irei desembarc-la, caso o senhor no autorize seu transporte. O segundo pedido em relao aos meus familiares. Nesta primeira etapa, quero levar minha esposa e minha filha. Tenho a certeza de que ambas sero de grande valia nesta fase da operao das Grandes Arcas. Creio at que minha esposa ser convocada para fazer parte dessa operao, visto ser ela engenheira em edificaes. Acredito tambm que minha filha ser til para tal empreendimento, pois ela est concluindo seu curso de paramdica.

Atlantis, o quinto planeta - Esse seu segundo pedido Cmt. Martin, j foi previsto pela equipe das Grandes Arcas. Ficou estabelecido que todo comandante de nossas astronaves tero inteira liberdade para levar sua esposa e filhos, desde que os mesmos sejam saudveis e aptos para executar os trabalhos em nossa base. Sabemos, tambm, que a adaptao deles naquele mundo, ser muito difcil. Quanto ao destino da essncia da biblioteca, no tenho como negar seu pedido, ainda mais sabendo que o desejo do meu estimado amigo o Mestre Eddie e o que tal pedido representa para a posteridade e para os possveis sobreviventes. - Sabe Mch. Edsel, a princpio eu pensei em fazer trs pedidos. O terceiro seria para encaminhar meu filho em seu engajamento na aeronutica. No vou faz-lo, porque quero que 34 ele caminhe com suas prprias pernas. Na verdade, no pretendo tambm nenhuma proteo para minha esposa e minha filha, mesmo porque, ningum estar protegido em parte alguma do nosso sistema estelar. Todos ns estaremos expostos, onde quer que seja, em Atlantis, em Paradiso, ou em Vulcano. No haver grandes diferenas entre ricos e pobres, por mais que nos protejamos, pois todos ns estaremos em um nico barco, perdidos num imenso e catico oceano, sem nenhuma possibilidade de socorro. Ningum, em parte alguma do sistema, estar seguro. A sobrevivncia de quem quer que seja ser uma verdadeira loteria. Seremos como nufragos que chegaram em solo firme agarrados aos destroos da grande nave que foi destruda pela tempestade. O que nos espera nesse refugio. Se que haver refgio, ningum sabe. Cmt. Martin, vejo que voc est ciente da situao em que nos encontramos e pela qual teremos que passar. Sinto, tambm, que poderemos contar com seu esforo para levar a bom termo toda misso que lhe for destinada. Para comear, colocaremos uma carga muito preciosa em sua astronave. - Posso saber de que carga se trata? - Sim, farei apenas uma breve aluso situao conhecida por todos ns, mas, que tem muito a ver com a atual conjuntura. Trata-se da migrao, muito antiga, feita pelos atlantos para este nosso mundo. Naquela poca, Paradiso j tinha um grande desenvolvimento, tanto material, quanto cultural. Nossa indstria, cincia e tecnologia j eram avanadas. Os atlantos, que para c vieram, no precisaram trazer quase nada para dar continuidade ao seu modo de vida. Trouxeram apenas alguns objetos de uso pessoal. Agora, somos ns que vamos migrar para

Atlantis, o quinto planeta Vulcano, um mundo primitivo, onde nunca permitimos qualquer avano por parte de sua populao, temendo que um dia a mesma se voltasse contra ns. Hoje, estamos colhendo os frutos daquela poltica errada, pois teremos que transportar todo tipo de maquinas e alguns laboratrios. Enfim, se quisermos dar prosseguimento ao nosso modo de vida, teremos que aproveitar o pouco tempo que nos resta e transportar apenas o que servir de base para gerar um pequeno parque industrial. - Quer dizer ento que minha astronave transportar parte desse equipamento Mch. Edsel? 35 - Exatamente, Cmt. Martin.

A primeira astronave do grande comboio foi a do Cmt. Valdir que alm de levar a comitiva do Dr. Francisco, composta por tcnicos e cientistas que l ficaram, transportou tambm um pequeno plantel de lindas guas, um laboratrio para fazer inseminao artificial, alguns alojamentos de campanha e um pequeno forno para a queima de tijolos refratrios. A partir de amanh, estaro a caminho de Vulcano mais trs astronaves, com uma grande carga de combustvel que ser armazenado em nossa base. Ferramentas e material para construo de abrigos faro parte do carregamento de todas as astronaves que se deslocarem para aquele planeta, nesta primeira etapa. Levaro, tambm, pequenos geradores de energia eltrica, que futuramente, ser obtida atravs da energia astral. Para tanto, utilizaremos grandes painis que, tambm, seguiro em todas as astronaves do nosso comboio. Temos outras quatro astronaves recebendo os equipamentos de uma pequena usina siderrgica que em poucos dias, empreendero viajem para o nosso ltimo reduto. Os tijolos refratrios para a construo de um grande forno, j esto sendo confeccionados em Vulcano. Estamos utilizando a matria prima e os fornos, ainda precrios que os vulcanos usam para cozer seus utenslios de barro. Para queimar estes nossos tijolos, com maior eficincia, estamos usando o pequeno forno transportado pelo Cmt. Valdir. Restam duas astronaves para fazer a primeira viagem a Vulcano. Uma delas a sua e a outra a do Cmt. Helio, que desta feita, estar deixando Atlantis definitivamente. Ele est

Atlantis, o quinto planeta trazendo aqui para Paradiso, a equipe de tcnicos e cientistas do Dr. Vitor e todo pessoal que operava nossas bases naquelas paragens. Apenas seu pai e mais dez abnegados atlantos que l ficaram.

Bem! Vamos ao que interessa. A carga to preciosa que lhe confiaremos, so 36 laboratrios indispensveis para a produo de ferro e ao em nossa pequena usina siderrgica o que viabilizar a construo de mquinas e ferramentas. Seguiro com voc tambm, tcnicos e cientistas para montar e operar todo esse arsenal tecnolgico. - Meu comandante! Vou preparar minha esposa e minha filha para a viagem ao nosso novo mundo. S no saberei lhes informar como sero recebidas pelos vulcanos. Qual a sua opinio a este respeito? - Cmt. Martin, posso lhe adiantar que no haver nenhuma animosidade, pois as informaes que temos sobre o assunto so as melhores possveis. Sabemos que da parte deles, est havendo at certa colaborao. Acredito que nosso pessoal estar mais protegido em Vulcano, pois a conduta de muitos cidados aqui em Paradiso no a ideal. Talvez, tenhamos que utilizar at as nossas foras armadas para conter possveis desordens que podero ocorrer. Farei apenas uma recomendao: Quero muito rigor com relao s bagagens. Todos embarcados devero levar apenas o necessrio para se manter durante a viagem, a estadia ou a permanncia em Vulcano. - Fique tranquilo meu comandante. Embora conhecendo as dificuldades, principalmente com relao aos nossos parentes, sabemos que o bom senso dever prevalecer. - Espero que nossa reunio tenha alcanado seu objetivo, ou seja, o entrosamento dos comandantes das astronaves com a equipe que organizou as Grandes Arcas.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO VII
1

37

Mestre Eddie, esta a ultima oportunidade para deixar Atlantis. Sim, Vitor! Recebemos uma mensagem do alto comando da liga, confirmando o que voc me confiou h dias atrs a respeito da operao As Grandes Arcas da Vida. Ao mesmo tempo, foi sugerido que ns nos desloquemos para Paradiso na sua astronave. - Como voc sabe meu mestre, nossa incumbncia foi acompanhar o deslocamento do Gigante Intruso na posio mais favorvel. Com todos os recursos que a tecnologia nos permitiu, constatei, nesta derradeira misso, que realmente, ele est sendo atrado pelo nosso sistema estelar e se encontra prximo do ponto critico de sua captura. Quando isto ocorrer, este planeta e seu satlite Armagedon estaro beira de um triste fim, ou seja, de serem destrudos. - Vitor, somente os tcnicos da nossa base em Armagedon receberam ordens expressas da Liga para abandonar seu reduto e seguirem com vocs para Paradiso. Ns nos reunimos para discutir este assunto e deliberamos que todos tero inteira liberdade para acompanha-los. Sabemos que no atenderemos mais o abastecimento das astronaves, pois as mesmas nunca mais viro para c. Porm, ainda estamos operando os equipamentos que, h muito tempo, vinham sondando o universo na tentativa de fazer contato com possvel vida inteligente. Em vista da situao, estaremos direcionando-os para a regio onde se encontra o tal Gigante Intruso, a fim de detectar qualquer alterao que possa ocorrer no seu deslocamento. Eu e mais uma dezena de atlantos que aqui ficarem nos ocuparemos das comunicaes entre nossos planetas e informaremos tudo que estiver ocorrendo nestes confins, naturalmente, se as condies eletromagnticas em nosso sistema o permitirem. - Mestre Eddie. Desagrada-me muito deix-los aqui, ainda mais sabendo o que os espera, mas, se esta a sua deciso, que seja feita a sua vontade. O que poderemos fazer deixar o melhor equipamento de comunicao de que dispomos. Ele no nos far falta para o resto da viagem.

Atlantis, o quinto planeta - Vitor, no quero que o seu retorno a Paradiso corra nenhum risco por falta de tal equipamento. Todo material que aqui ficar, ter pouca chance de um bom aproveitamento. - Eu compreendo sua preocupao meu amigo, mas ser de grande valia para ns, receber informaes do que est ocorrendo neste espao. - Est bem Vitor, farei apenas um pedido. - Fique a vontade meu mestre. - Tranquilize nossos parentes quando chegarem em Paradiso. Diga a eles que ns 38 estamos bem. Se possvel, procure encaminhar logo toda correspondncia que estamos lhes enviando. Diga a meu filho, minha nora e meus netos que no os abandonei, que eu os amo muito, mas preferi ficar aqui em Atlantis, longe da agitao e da intranquilidade que ocorrer naquele pequenino mundo. - Quando o Gigante Intruso se mostrar no firmamento e o clima comear a causar grandes danos natureza, muitas crenas que pregam um apocalipse violento e desastroso estaro se confirmando e eu no quero terminar meus dias com tanta tribulao. - Voc tem razo mestre, inclusive o que constatamos, quando fora da atmosfera de Atlantis, que o Gigante Intruso comear a receber pequena quantidade de luz da nossa estrela me. Muito em breve, esse corpo estar visvel para todos habitantes do nosso sistema estelar. - Vitor, quando isto acontecer l em Paradiso, todo poder da policia, tanto civil, quanto militar, ter muito trabalho para controlar o povo. Talvez, o poder central tenha que colocar as Foras de segurana nas ruas e mesmo assim as coisas no andaro muito bem. Creio que at a operao As Grandes Arcas da Vida poder ter grande dificuldade para ser levada adiante. Quando as pessoas souberem o que as espera, procuraro se salvar, no importa de que maneira. Portanto, meu amigo, no perca mais tempo. Parta o quanto antes e no se preocupe, ns ficaremos bem. - Sim mestre, o ideal seria migrarmos para Vulcano logo aps a captura do Gigante Intruso, quando o sistema estiver se estabilizando e a temperatura baixar em todos os planetas. Isto facilitaria muito a nossa adaptao naquele mundo. Porm, existe o risco de no chegarmos l, pois todo sistema ainda estar convulsionado.

Atlantis, o quinto planeta Diante do exposto no nos resta outra sada: temos que chegar logo em Paradiso e, toda informao por ns captada e armazenada em nossos equipamentos, dever ser processada o mais rpido possvel em nossos laboratrios.

39

- Dr. Vitor. Nossa viagem est chegando ao seu final. J estamos aportando em nossa base aqui em Paradiso. - Tudo bem Cmt. Hlio. Alerte sua tripulao, pois creio que muito em breve ela ser convocada para uma nova jornada. Convm que todos desfrutem ao mximo a estada neste mundo. Aqui, j foi um verdadeiro paraso. Infelizmente, hoje ele est instvel, conturbado e at perigoso. - Sem duvida Dr. Vitor. H poucos minutos, recebi um comunicado da Liga Interplanetria, para me apresentar imediatamente ao alto comando. Ao que parece, o senhor j est antevendo nossa participao em misso muito importante. - Sim comandante. O processamento das pesquisas realizadas em nossa viagem revelar, com certeza, a iminncia da captura do Gigante Intruso pelo nosso sistema. - Tem razo Dr. Vitor. Eu tambm estou preocupado, pois sabemos que em breve, o Gigante Intruso passar a refletir uma pequena nesga de luz proveniente da nossa estrela me. Ns vislumbramos este acontecimento, quando estivemos fora das atmosferas de nossos planetas, visto serem elas verdadeiras cortinas que impedem uma viso mais ntida do firmamento. - Meu amigo! Quanto mais o Persona Non Grata se aproximar do nosso sistema, mais luz ele receber de nossa estrela me e passar a refleti-la com grande intensidade. Isto far com que ele se torne bem visvel para todas as pessoas, apesar da barreira atmosfrica, tanto de Atlantis como de Paradiso ou de Vulcano. - Quanto tempo falta para que a captura deste astro se faa por completo Dr. Vitor?

Atlantis, o quinto planeta - Comandante Helio, at mesmo aps o processamento dos dados, obtidos atravs da incurso que estamos terminando e que apresentou nmeros seguros da velocidade de deslocamento e da distancia que nos separa deste estranho personagem, mais a definio correta de sua trajetria, ainda assim, no teremos uma previso exata do desfecho final. Somente quando ele estiver bem prximo do nosso sistema estelar que poderemos determinar o momento preciso do desenlace. Por enquanto, teremos previses bem aproximadas. Creio que no teremos mais que dois anos segundo o tempo contado em Paradiso. Vamos aguardar. Em poucos dias, nossos crebros eletrnicos nos daro esta informao to esperada. - Bem Dr. Vitor, vamos cuidar de nossas obrigaes. Encaminharei para o nosso 40 comando o dirio de bordo e o relatrio de manuteno da minha astronave. Em seguida, atenderei ao chamado do Alto Comando da Liga. - Tem razo Cmt. Helio. Assim que o departamento mdico nos liberar, minha equipe e eu nos dirigiremos para nosso laboratrio de computao. Vamos levar o material coletado em nossas observaes para que o mesmo seja processado. Ficaremos em contato permanente com o pessoal que realizara este trabalho, para esclarecer qualquer duvida que possa surgir.

- Um momento Cmt. Hlio... Meu celular est tocando. Al!!! - Vitor, aqui o Martin, voc est bem? - Martin! Tudo bem? J estou desembarcando. Irei para minha casa assim que me desobriguem de todos os compromissos decorrentes da viagem. Quero encontr-lo o quanto antes, pois temos muito a conversar. - Meu amigo, estou aqui em nossa base. Podemos nos encontrar no laboratrio de computao? - Sim, para l que irei depois que o nosso departamento mdico me liberar. Aguardeme.

Atlantis, o quinto planeta 4

- Martin, esses exames mdicos so deveras maantes. Quase nos viram do avesso, porm, eles no deixam de ser um mal necessrio. - Pelo seu aspecto, voc est muito bem Vitor. Estou sabendo que sua viagem de retorno a Paradiso decorreu sem maiores problemas. S faltou voc convencer meu velho pai a lhe acompanhar. - Martin, infelizmente ele no quis vir. Preferiu ficar em Atlantis com seus amigos, operando nossos equipamentos de comunicao e rastreando a regio prxima ao Gigante Intruso com os nossos velhos radiotelescpios. Ele nos informar sobre alguma anormalidade, ou qualquer novidade que venha a ocorrer naquela regio. - Vitor, voc acredita que exista alguma forma de vida, ou quem sabe, at vida inteligente naquele astro to estranho? - Sim, eu acredito e muitos cientistas, inclusive seu pai, tambm acreditam. - Quem teve melhor condio de detectar sinais de vida inteligente, se que ela existe, foi voc e sua equipe Vitor. Vocs estiveram, por um bom tempo, sondando com os melhores equipamentos e em posio privilegiada toda regio prxima quele misterioso corpo. - Realmente Martin. Esta era uma grande oportunidade para se detectar a ocorrncia de vida inteligente ali, ou em algum satlite ligado quele admirvel luminar, caso ela exista. - Vitor, por no ser cientista, posso imaginar, e porque no, at aceitar a ideia de que aquele tremendo corpo, to diferente dos nossos mundos, seja uma pequena estrela que j queimou todo seu combustvel, mas que continua carregando toda uma pliade de pequenos planetas. Diria mais: em algum destes planetas poder existir ou ter existido vida, como a que conhecemos aqui no nosso sistema. - como voc disse Martin, um cientista jamais ousaria afirmar ou supor tal possibilidade. Estou me dirigindo ao nosso laboratrio de computao, voc me acompanha? - um prazer meu amigo, verei se existe algum comunicado de meu velho pai. Nossos postos de comunicao com Atlantis e Vulcano se encontram naquele conjunto de edificaes.

41

Atlantis, o quinto planeta - Vale a pena saber como andam as coisas l em Atlantis, no verdade Martin?

- Dr. Vitor, j estava a esper-lo. - Vim o mais rpido que pude Dra. Elza e trouxe o Cmt. Martin. - Cmt. Martin, que agradvel surpresa! Seja bem-vindo. - Obrigado Dra. Elza, para mim um prazer estar na companhia de todos vocs. - Soube que seu pai resolveu terminar seus dias em Atlantis com um punhado de bravos veteranos. Ns estamos atentos a qualquer comunicado, ou a qualquer novidade que nos forem encaminhadas. - Com certeza Doutora, aqueles velhos atlantos continuam a nos ajudar. - No quero atrapalhar o entendimento entre vocs, visto haver muitos assuntos a serem tratados. Vou ao nosso posto de comunicao, para saber se recebemos algum comunicado daquele mundo que est condenado a um triste fim. . - Est bem Martin, mas, no v embora sem mim. Ficarei aqui com a Dra. Elza, cuidando dos detalhes para que todo trabalho de pesquisa tenha um bom andamento. No isto, minha amiga? - Sim Dr. Vitor. o que eu espero, pois, temos muitos detalhes para esclarecer. 42

Atlantis, o quinto planeta 6

- Bem Dra. Elza. Proponho que trabalhemos diuturnamente, e para isto, manteremos nosso pessoal fazendo plantes constantes, embora sabendo que os meus comandados estejam chegando de uma longa jornada. - compreensvel a preocupao com seus parceiros, porm, a presena dos seus tcnicos e cientistas que conhecem bem todo material que estar sendo processado, muito 43 importante. - Dra. Elza, de inicio escalaremos os mais jovens e solteiros, todos muito capacitados. A princpio eles faro plantes curtos e logo a seguir, toda equipe estar integrada neste trabalho. Creio que em menos de dez dias j estaremos com todo processamento concludo. - Dr. Vitor, aqui em Paradiso, ns continuamos a fazer muitas observaes astronmicas e astrofsicas. - Minha amiga, temos tambm que contar com possveis informaes que possam vir de Atlantis. Ali, nossos equipamentos esto em posio privilegiada. - Fique tranquilo Dr. Vitor. Direcionaremos todos os telescpios e sondas espaciais que ainda esto em condies de operao para aquela regio. Esperamos que as interferncias das tempestades eletromagnticas tenham amainado um pouco. Toda informao que conseguirmos ser de grande valia. - Minha amiga, no vejo a hora de rever minhas filhas e minha esposa. O Martin me levar para casa e amanh cedo, sem falta, estarei de volta. Quero ver o resultado deste trabalho o mais rpido possvel, para que possamos encaminh-lo s instncias superiores.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO VIII
1

Finalmente, Sra. Presidente, nossa tarefa j foi concluda. Foram dez dias de intensos trabalhos de nossas equipes formadas pelo pessoal da Dra. Elza aqui presente, e os meus 44 comandados que no mediram esforos para levar a bom termo esta empreitada to importante. Conseguimos determinar, com bastante acerto, o tempo que nos resta para que a captura do Gigante Intruso pelo nosso sistema se faa por completo. - Dr. Vitor, Dra. Elza. Antes de tudo, quero que esta informao no seja passada a ningum, mesmo queles que sabem do grande problema que teremos que enfrentar. Com isto, evitaremos que a expectativa e a ansiedade de quem quer que seja no nos cause grandes problemas. - Fique tranqila Sra. Presidente. At mesmo os tcnicos e cientistas de nossas equipes, no tiveram acesso ao resultado final, que estamos passando s suas mos. - Esta bem. Hoje tarde convocarei os membros do Poder Central. Conto com a vossa presena para decidirmos que medidas tomaremos em face desta informao. No resta dvida, que apreciarei todo vosso trabalho. Por hora, basta que me adiantem quanto tempo ns temos para que o nosso sistema estelar passe pela grande mudana que fatalmente acontecer. - Sra. Presidente Dr. Jpha P. M, temos apenas dois anos segundo o tempo contado em Paradiso, com uma pequena margem de erro de alguns dias, para que tal fenmeno ocorra.

Atlantis, o quinto planeta 2

Prezados membros deste supremo poder. Acredito que todos conheam o motivo desta convocao. Hoje pela manh, fui informado, pelo Dr. Vitor e a Dra. Elza, aqui presentes, o que mais nos interessa, ou seja, o momento em que o Gigante Intruso se integrar ao nosso sistema. Quero absoluto segredo sobre o que est sendo revelado, o que discutiremos e decidiremos com relao a esta situao to singular e to dramtica. Como no poderia deixar 45 de ser, estou colocando a vossa disposio o Dr.Vitor e a Dra. Elza para lhes informar como todo trabalho foi realizado por suas equipes. - Permita-me question-los Sra. Presidente? - Sem dvida Marechal Edsel. - Dr. Vitor e Dra. Elza. Ns conhecemos as dificuldades existentes para determinar o momento exato da captura daquele estranho personagem pelo nosso sistema. Expliquem-nos, por favor, de maneira clara, como chegaram a tal resultado. - Bem. De minha parte posso adiantar o que aqui todos sabem. Deslocamos-nos, o mais distante possvel de nossa estrela me, nos confins do nosso sistema, livre de todas as interferncias para a coleta das informaes. Em seguida, com muita competncia e preciso, minha equipe fez a tomada de dados do deslocamento daquele ilustre desconhecido. Utilizamos os melhores equipamentos, todos de ltima gerao. - E a Sra. Dra. Elza... de que maneira coordenou os trabalhos de sua equipe para o processamento destes dados? - Gal. Paulo. Meus comandados s tinham acesso aos seus computadores, atravs de uma senha criada e liberada por mim, para executarem suas tarefas. Ao trmino do processamento da referida empreitada, eu baixava todo contedo da mesma para meu servidor e deletava todas as informaes que ficavam em seus equipamentos. Quando terminamos o processamento dos dados de velocidade, direo e distncia do Gigante Intruso, colhidos pela equipe do Dr. Vitor, ns os colocamos em nosso supercomputador, que j contava com informaes de massa, volume e fora de gravidade de cada um dos corpos envolvidos. Esta mquina maravilhosa fez todos os clculos que tanto precisvamos.

Atlantis, o quinto planeta - Dr. Vitor as informaes que sua equipe colheu so confiveis? - Sem dvida Gal. Paulo. Como j lhes disse, os equipamentos de que dispnhamos eram excelentes. Todo processo na utilizao dos mesmos foi feito com grande mestria e competncia. Ainda mais, sabendo que aquela seria a ltima oportunidade para se executar tal pesquisa naquela posio. - Qual foi o resultado a que chegaram? - Marechal Edsel, temos apenas dois anos daqui de Paradiso, com uma pequena variao para mais ou para menos alguns dias. Esta variao s se definir quando o Gigante Intruso j estiver bem prximo ao nosso sistema. - Dr. Vitor, gostaria que o Sr. coordenasse com sua equipe, que conta com astrofsicos, gelogos, qumicos e meteorologistas, um estudo minucioso de quanto tempo falta para que as condies do clima interfiram drasticamente aqui em Paradiso. - Bem Sra. Presidente... no paramos de monitorar o Gigante Intruso, inclusive continuamos recebendo informaes de Atlantis a respeito do que vem ocorrendo por l. Todos esses dados esto sendo apreciados e utilizados em constantes anlises. A concluso a que estamos chegando que teremos um pouco mais de um ano daqui de Paradiso sem maiores problemas. Aps este perodo, a situao em todo sistema comear a se complicar. O mal menor ser mudanas drsticas no clima. O mal maior ser a ocorrncia de terremotos, maremotos, tufes e erupes vulcnicas em todos os planetas. - O Sr. acredita que Atlantis no resistir a esta mudana? - Sim, acredito. Ele fatalmente ser destrudo e ai que reside o maior perigo. Uma grande parte de seu corpo se transformar em meteoros de vrios tamanhos. Com o tempo, estes pequenos corpos formaro um cinturo, onde, atualmente ele orbita. Uma outra parte se espalhar por todo sistema e representar um tremendo perigo para todos planetas com seus satlites e para nossas viagens. Alguns, devido ao tamanho a grande inrcia, permanecero naquela rbita em forma de asteroides. - Diante do exposto, no teremos alternativa que no seja a de acelerarmos todos os trabalhos do programa das Grandes Arcas da Vida. - Sem dvida Mch. Edsel, mas, com muita cautela, pois, temos que nos preparar para a situao que enfrentaremos aqui em Paradiso. Como presidente da Liga, que governa estes 46

Atlantis, o quinto planeta mundos e membro deste grupo, me preocupo muito com o destino de milhares e milhares de nossos irmos. Estou convencida de que estamos entrando numa fase muito difcil. Portanto, para levarmos avante nossos planos, teremos que dividir nosso comando. Uma equipe cuidar da governabilidade deste mundo e uma outra se encarregar da nossa migrao para Vulcano. Para tanto, vou delegar ao senhor a incumbncia do programa das Grandes Arcas e tomarei para mim a responsabilidade de manter a ordem aqui em Paradiso.

47

Sra. Presidente, seria um desperdcio, se ficssemos aplicando verbas em infraestrutura como: saneamento bsico, urbanismo, vias de comunicaes, gerao de energia e tantos outros servios, sabendo o que nos espera num futuro no muito distante. Por outro lado, sade, educao, abastecimento, segurana publica, sero executados normalmente. Eles serviro como justificativas aos cidados que pagam impostos e sempre cobram a destinao dos mesmos. - Senhores Ministros, devido situao, usaremos uma boa parte desses recursos para nossos programas relacionados segurana publica. Temos que estar bem preparados para o que est por vir. Exercito, toda policia, servio de inteligncias, vigilncia intensa nos pequenos mares e em todo espao areo. Tudo isto envolve um contingente enorme de homens e mulheres, alm dos equipamentos necessrios para se manter toda esta mquina funcionando. - E quanto verba destinada operao das Grandes Arcas, Sra. Presidente? - Bem Mch. Edsel. Continuaremos trabalhando em silncio, para no despertar maiores suspeitas alm das que j existem. Entretanto, todo recurso pblico que pudermos desviar, ser encaminhado para este empreendimento, alm de utilizarmos as verbas destinadas para pesquisas cientficas e para as universidades. Lanaremos mo, tambm, de toda reserva do tesouro mundial, porque a mesma no ter mais nenhum significado, quando tudo entrar em colapso. Se bem que eu no pretenda desamparar toda populao que venha a permanecer aqui. Muito pelo contrrio, estou fazendo e continuarei a fazer tudo que me for possvel para no abandonar nossos semelhantes sua m sorte...

Atlantis, o quinto planeta

CAPTULO IX
1

Cmt. Martin, no temos tempo a perder. Convoque sua tripulao imediatamente. Sua astronave j est abastecida e o carregamento de sua preciosa carga para Vulcano terminar hoje noite. Em dois dias, o mais tardar, quero os senhores partindo para aquele mundo. - Mch. Edsel sei que o tempo urge e compreendo a iminncia que a situao determina. - Sim Cmt. Martin. Sua astronave a oitava a partir em menos de duas semanas. A astronave do Cmt. Hlio, que chegou h poucos dias, trazendo o Dr. Vitor de Atlantis, tambm, est sendo preparada para a mesma misso. Vamos aproveitar o pouco tempo que nos resta. Como o amigo sabe, demoramos cerca de quatro meses para ir e o mesmo tempo para voltar de Vulcano. Devemos considerar tambm, o tempo para descarregar todo equipamento que estamos transportando nesta primeira fase. - O Sr. tem razo Mch... Se no agirmos com celeridade, no concluiremos todas as etapas das viagens para aquele planeta, que a nossa tbua de salvao. - Cmt. Martin o que mais me preocupa a terceira etapa do nosso plano. Sabemos o quanto ela importante. - Porque essa incerteza Mch. Edsel? - O tempo Cmt. Martin! O tempo que nos resta para a transformao pela qual passar nosso sistema. Enfim, o desfecho final est se aproximando. - Bem Mch... Vou convocar minha tripulao imediatamente. Hoje noite, vamos inform-la da nossa breve partida. O mais difcil ser fazer o mesmo com minha esposa e minha filha.

48

Atlantis, o quinto planeta 2

Querida, espero que voc esteja preparada para a difcil situao que teremos que enfrentar e que muito penosa para todos ns. - Martin, por favor, fale logo o que tem a dizer. - Isa, depois de amanh bem cedo estaremos embarcando para Vulcano. Voc e a Cris 49 tero que deixar tudo que possuem aqui. Levaro consigo o estritamente necessrio. - Martin eu j esperava por este aviso. Nem imagino como a Cris receber esta noticia. Alm de nos privar deste nosso mundo, teremos que nos despojar at de nossos bens pessoais. - Querida, no temos escolha. Voc sabe muito bem que se trata da nossa sobrevivncia. Se ficarem aqui, estaro expostas a muitos contratempos e porque no, at correndo um serio risco de perecerem. - Mas, por que temos que abandonar tudo com tanta urgncia? Que pena! Nem o Marcelo poder nos acompanhar, porque est se engajando nas foras armadas... - Meu bem, a prxima viagem para aquele mundo ser realizada somente no prximo ano. At l, as coisas podero estar muito diferentes por aqui. Quanto ao Marcelo, ainda que muito jovem, j um homem e ter que seguir seu destino.

- Papai, mame, porque esto to srios? O que os aflige? - Filha, foi bom voc chegar. Estamos muito preocupados com voc. - E qual o motivo dessa preocupao papai?

Atlantis, o quinto planeta - No farei muitos rodeios minha filha. Partiremos para Vulcano depois de amanh e teremos que deixar todos nossos pertences aqui em Paradiso. Levaremos somente o que for de estrema necessidade. - Papai, no se preocupe, j estou preparada para atender ao seu chamado. Tenho colegas, filhos de comandantes de nossas astronaves que partiram na semana passada para aquele mundo. Estou sabendo que levaram, somente, o que era de uso pessoal. - Filha, sei o quanto difcil abandonar tudo que nos caro, at mesmo coisas de pequeno valor, mas, que para ns tm um grande valor estimativo, entretanto isto ser 50 necessrio. - Papai, compreendo a situao e vou colaborar o mais que puder. S sinto ter que deixar o Marcelo e uns poucos amigos, que aqui ainda permanecero. Gostaria que todos eles nos acompanhassem. E quanto nossa casa, nossos carros, enfim, todos nossos bens materiais? - Poderia tentar vend-los, mas de nada nos valeria o dinheiro ou qualquer coisa que pudssemos levar para Vulcano. O que temos a fazer deixar o Marcelo encarregado de, no devido tempo, dar o destino a tudo que aqui ficar da maneira que lhe aprouver. - Ser que teremos chance de nos despedirmos dele? - Sem dvida minha filha. Amanh ele vir jantar conosco.

Marcelo espero que este jantar permanea em nossas lembranas. Digo isto, porque amanh bem cedo estaremos partindo para Vulcano. Conforme nossa expectativa, a mame e a Cris seguiro viagem em minha astronave com destino a nossa nova morada. - Papai, eu j esperava por esta notcia. Sei que teremos uma noite de muita alegria e ao mesmo tempo de grande pesar. De alegria porque sabemos que Vulcano a nica chance de sobrevivncia para todos ns.

Atlantis, o quinto planeta De pesar, porque teremos que nos separar e talvez nunca mais nos vermos. - Meu filho, h alguns meses, me despedi definitivamente de meu pai em Atlantis. Logo mais estarei me despedindo de voc. Sei, tambm, que quando chegarmos em Vulcano e a minha astronave ficar liberada para retornar a Paradiso estarei me despedindo da mame e da Cris. Espero que estas nossas despedidas no sejam definitivas.

51

- No nos veremos mais meu filho, a menos que voc siga viagem para Vulcano no prximo ano. - Mame fique tranquila, eu ficarei bem. Vamos passar uma noite agradvel e esperar o melhor para todos ns. Acredito que, muito em breve, estarei em Vulcano com vocs. - Meu irmo, estaremos nos comunicando sempre e quando possvel, nos manteremos informados a respeito de nossos amigos. - Bem meus filhos, vou me acomodar. Amanh muito cedo, estarei me dirigindo minha astronave, a fim de checar todos os procedimentos de partida. Marcelo, espero que voc leve sua me e sua irm at nossa base para embarcar com destino a Vulcano. - Fique tranquilo papai, amanh estaremos l na hora certa. - A Cris e eu ainda temos que dar os ltimos acertos em nossas malas. - Ah! Foi bom voc comentar a respeito de bagagem Isa. Volto a recomendar: levem somente o estritamente necessrio, porque j estamos com uma carga extra que a pequena biblioteca de Atlantis. Lembrem-se, o clima em Vulcano diferente, principalmente com relao temperatura que ali, bem mais elevada. - Papai, a mame e eu decidimos reduzir ao mximo nossa bagagem. S no abriremos mo de nossas mdias de imagens e de sons, porque elas representam muito para ns, pois guardam a memria de nosso passado e porque no de nossa existncia.

Atlantis, o quinto planeta - Est bem Cris. Quero apenas que compreendam: para que nossa viagem tenha um bom termo, preciso que a carga que transportemos no exceda, de maneira alguma, a capacidade de nossa astronave.

52

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO X
1

Isa sei que no novidade para voc viajar em uma astronave. Quando jovens e recm53 casados, ns nos mudamos de Atlantis para Paradiso. Na ocasio, aquele feito foi uma verdadeira aventura. E voc Cris, como est apreciando esta viagem? - Extasiada e sentindo-me uma nfima parcela deste imenso e maravilhoso universo. - Filha. Quantos mundos, neste momento, estaro girando em torno destes milhes e milhes de estrelas da nossa galxia. Quantos seres parecidos conosco, uns bem primitivos outros j mais evoludos, estaro cultivando seus solos, construindo suas moradas, se amando ou se odiando, ou ento, pr ambio de alguns, estaro lutando, saqueando, travando violentas guerras, ou submetendo seus semelhantes a uma vergonhosa escravido. Acredito tambm, que possa haver mundos onde seus habitantes, atravs de sua cincia e tecnologia, estaro dominando as barreiras do tempo e viajando a velocidades incrveis, de um para outro sistema estelar. - Papai, estou impressionada com o que vejo. A viso que eu tinha dos planetas do nosso sistema, atravs das fotos feitas por nossas sondas e dos nossos telescpios, deixava muito a desejar. Vulcano, que ser nossa futura morada, est se mostrando muito bonito e bem maior que Paradiso. - Queridas! Aproveitem e observem bem esse mundo onde passaremos a viver. Assim que nos aproximarmos dele, vocs notaro o quanto ele belo. Ns o chamamos planeta azul ou planeta gua. Quando l chegarmos, vocs vero tambm o quanto ele cruel. Sua litosfera, hidrosfera e atmosfera esto sujeitas a todos os desastres naturais. Tufes, ciclones e tempestades acompanhadas de grandes quantidades de descargas eltricas ocorrem constantemente. Todos estes fenmenos so decorrentes da alta temperatura do planeta. Do seu interior, eclodem as mais terrveis catstrofes, tais como, terremotos, maremotos e o

Atlantis, o quinto planeta vulcanismo. Alm destes perigos, temos que nos proteger dos inmeros predadores, pois ali, a vida animal intensa e a luta para mant-la incansvel. - Papai, sabemos da existncia de animais, em sua maioria rpteis. Entre eles, existem os carnvoros e os herbvoros, uns de pequeno porte e outros de tamanho descomunal. - Sim filha, mas no se preocupe, pois eles habitam a regio mais quente do planeta que esta prxima de seu equador. A nossa base est localizada, onde a temperatura no planeta mais amena, embora, ainda muito quente. Ah! Vocs tero, tambm, uma situao bem desagradvel no inicio de vossa estada naquele mundo, pois alm da temperatura, da presso, da composio qumica e gasosa de sua atmosfera, vocs tero que se adaptar fora de gravidade que l, muito mais elevada que a de Paradiso. - Martin, e como seremos recebidos pelos atuais habitantes de Vulcano? - Podem ficar tranquilas quanto hospitalidade dos vulcanos, pois assim que eles se consideram. Eles deixaram de ser atlantos ou paradisos quando l foram abandonados. Vocs ficaro assombradas com a aparncia fsica da maior parte da populao, principalmente, os netos e bisnetos, dos primeiros degredados. Bem... Em poucas horas estaremos desembarcando em nossa base. 54

Finalmente, duas situaes que me preocupavam sobremaneira j esto sendo solucionadas, ou seja, aloj-las em nossa base e colocar a biblioteca de meu velho pai em local seguro. Agora, s me resta saber como vocs esto se sentindo? - No est fcil. Mesmo atenuadas, quando estamos nos alojamentos, onde passamos a maior parte do tempo, ainda assim, a temperatura, a composio do ar e a presso da atmosfera nos causam grande desconforto. Quanto fora da gravidade, ento nem se fala. Parece que carregamos em nossas costas uma mochila cheia de pedras. Procuramos fazer o menor esforo possvel para nos adaptarmos lentamente, pois no temos como nos furtar a ela.

Atlantis, o quinto planeta - E que tal o alojamento? - Pai. Ainda que as pessoas, com quem dividimos nossos aposentos, sejam nossos amigos e estejam enfrentando os mesmos problemas, as mesmas dificuldades, mesmo assim, isto deixa muito a desejar com relao a nossa privacidade. - Compreendam. Na atual conjuntura, tcnica e at politicamente impossvel alojamentos individuais, ainda mais sabendo que a adaptao a este meio ambiente depende das condies oferecidas por estes alojamentos coletivos. 55 - Martin, como tcnica em edificaes, percebo que os alojamentos coletivos foram planejados para proporcionar o mximo de conforto e segurana a todos ns e ao mesmo tempo no provocar, nos vulcano muitas incertezas quanto ocupao da maior parte desta rea. - Sem dvida meu bem, ainda mais sabendo que teremos que montar muitos alojamentos, para receber os prximos refugiados de Paradiso, quando acontecer a segunda etapa da operao das Grandes Arcas da Vida. Isto s poder ser feito , ocupando uma boa parte desta regio. E quanto hospitalidade dos vulcanos, o que vocs tm a me dizer? - Estamos muito surpresas. Nunca havamos visto ningum com tal aparncia; a cor e os pelos de seus corpos e at mesmo suas caractersticas fsicas esto bem mudadas, nem parece que seus antepassados foram paradisos ou atlantos. Embora prestativos, percebe-se que eles guardam um certo ressentimento com relao a ns e uma preocupao por tudo que est ocorrendo. - natural que estejam arredios e preocupados. Afinal, todo este movimento, este desembarcar incessante de pessoas e equipamentos, s pode ter um significado: o seu rinco est sendo invadido, sendo tomado e eles sabem que este o melhor local no planeta para se viver. - Martin, voc acredita que poder haver uma disputa por esta regio? - No querida. Eles conhecem o nosso poderio blico, sabem que no teriam nenhuma chance, caso viessem a nos enfrentar em uma contenda. - Por falar em disputa, quem est no comando desta ocupao aqui em Vulcano, meu bem?

Atlantis, o quinto planeta - A propsito, foi bom voc fazer esta pergunta. Estou sabendo que amanh todos passageiros das ltimas astronaves que aqui aportaram, sero apresentados ao comandante desta base. O que sei que ele cientista, poltico, militar e diplomata. Est aqui desde a primeira incurso que fizemos para levar a cabo este plano de ocupao. Sei, tambm, que ele tem desempenhado sua misso com grande sabedoria, mantendo um timo relacionamento com os vulcanos. Com isto ele tem conseguido a completa colaborao dos mesmos. - De que maneira os vulcanos esto colaborando conosco? - Eles esto realizando os trabalhos pesados como descarregar e abastecer nossas astronaves e montar nossos alojamentos. A ajuda deles, neste sentido, tem sido valiosa. Bem. Outra preocupao que terei que deix-las e retornar a Paradiso, pois minha astronave est sendo descarregada, e j comea a ser reabastecida. - Papai, ns tambm estamos preocupadas. De acordo com um comunicado do Marcelo, as coisas em Paradiso esto ficando muito difceis. Ele esclareceu que esto sendo divulgados na rede infodigital, mensagens clandestinas que alertam a populao para o perigo iminente, causado pela aproximao de um grande astro que muito em breve aparecer no firmamento. - Creio que encontrarei aquele mundo bem convulsionado quando l chegar. 56

Prezados amigos. Meu nome Francisco, estou no comando desta base e para quem no sabe, sou o embaixador da liga aqui neste planeta. Quero alertar a todos, para que no estranhem o sigilo desta reunio, porque o que ser comentado aqui interessa somente a ns, e no deve ser ventilado a nenhum vulcano. S nos reunimos agora, porque estvamos aguardando a chegada da astronave do Cmt. Martin que trouxe sua esposa e sua filha. No justificaria adi-la pr mais tempo, ainda que sem a presena dos parentes do Cmt. Hlio, que comanda a ultima astronave desta primeira etapa da operao As Grandes Arcas.

Atlantis, o quinto planeta O que tenho a lhes dizer muito pouco, porm, de grande importncia. So medidas determinadas pelo conselho supremo da Liga Interplanetria: No devemos comentar, com nenhum vulcano, tudo o que est ocorrendo em Paradiso. No devemos mencionar ou deixar transparecer, embora, seja evidente para eles, devido construo de muitos alojamentos, o plano das Grandes Arcas.
A liga determina tambm que no se criem problemas e, se for o caso, que se evite qualquer conflito com os vulcanos, pois grande parte do xito de toda operao, ser devido possvel colaborao dos mesmos. Quero que me tragam todos os problemas que podero ocorrer, at mesmo os existentes entre ns.

57 - Dr. Francisco, meu nome Eloisa, para os ntimos Isa. Sou a esposa do Cmt. Martin. Eu e minha filha Cris estamos ansiosas pr comear a trabalhar. - Calma Dona Elosa. Fique tranquila. Temos muitas ocupaes para todos os recmchegados. O importante, no momento, cuidar de sua adaptao neste mundo. - Dr. Francisco. Creio que como eu, todos os comandantes das astronaves, que aqui deixaram seus familiares, esto preocupados quanto segurana dos mesmos. O que o Sr. pode nos informar a respeito deste assunto? - Cmt. Martin. Esta uma preocupao nossa tambm. O que posso adiantar que os perigos decorrentes das variaes climticas so perfeitamente previsveis e as medidas de segurana que estamos tomando so eficazes. Por outro lado, recomendo aos recm-chegados, que no se distanciem das cercanias deste rinco, para no se exporem aos possveis perigos aqui existentes. - E quanto convivncia com os vulcanos? - Bem, com relao a eles, o que est evidente a indiferena. Diante disto, fica claro que eles no nos consideram como seus irmos, mas no vai alm disso. O que temos a fazer evitar, ao mximo, qualquer conflito. Posso adiantar tambm, aos que aqui permanecerem, que ningum ser abandonado, ou exposto aos perigos aqui existentes. Portanto, Cmt. Martin, fique tranquilo e retorne logo a Paradiso. No se esquea de informar ao Mestre Eddie que sua pequena biblioteca j est bem protegida aqui em Vulcano.

Atlantis, o quinto planeta Agora, tenho que deix-los, pois vou me encontrar com o Sr. Hamilton lder dos vulcanos. Vamos tratar de assuntos referentes ocupao de parte deste territrio, onde, muito em breve, comearemos a construir os novos alojamentos.

Minhas queridas, amanh bem cedo volto a Paradiso e mais uma vez estaremos nos 58 despedindo. Acredito que em menos de um ano referente quele mundo, estarei de volta com um grande nmero de jovens. - Martin, quando l chegar, procure o Marcelo e se possvel traga-o com voc. - Querida voc sabe que no depender de mim. Alis, estou sabendo que os organizadores das Grandes Arcas j selecionaram todos jovens que viro aqui para Vulcano, concluindo a segunda etapa deste empreendimento. - Voc sabe que critrios eles utilizaro para esta seleo? - Ao que fui informado que sejam jovens saudveis e com boa formao intelectual e moral. Outra condio que a escolha recaia apenas em um membro de cada famlia, homem ou mulher. - Martin, conforme a Cris comentou, as coisas em Paradiso esto ficando difceis devido boataria que est ocorrendo entre as pessoas, nos meios de comunicao clandestinos como a redeinfodigital, e nas rdios piratas. - verdade querida, porm, conversei com o Mch. Edsel e sei que a segunda etapa das Grandes Arcas da Vida est garantida. Se a situao degringolar, at as foras armadas sero acionadas para garantir as viagens de volta, aqui para Vulcano e que traro o grande contingente dos novos habitantes deste mundo. - o que todos ns esperamos querido.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO XI
1

Novamente em Paradiso meu caro amigo. Incrvel como que a primeira vista, este 59 mundo j se mostra mais agitado. - Pois Martin e isto tem se agravado sempre que aqui voltamos. - Vou passar o comando a voc, meu subcomandante. Recomende a toda tripulao para que no se distanciem de nossa cidade e nem se dispersem porque, desta vez, ns voltaremos logo a Vulcano. Ficaremos apenas o tempo suficiente para abastecer e revisar nossa astronave e embarcar os jovens j selecionados pela Liga. Vou me reunir com os organizadores das Grandes Arcas da Vida, em seguida procurarei meu filho. Quero me abrigar em casa, nestes poucos dias que aqui permaneceremos. - Fique tranquilo meu comandante. Estou acostumado a toda essa rotina e sei que tudo seguir seu curso normal. Estarei presente quando do abastecimento e da reviso de nossa astronave. Quanto tripulao no se preocupe, pois sabemos que ela formada por homens e mulheres muito responsveis.

- Ol Mch. Edsel estou de volta para levar adiante mais uma etapa de nossa empreitada. Como sabido, a primeira j foi cumprida sem nenhum contratempo. Espero que esta outra siga o mesmo caminho. - Com certeza Cmt. Martin. Felizmente, at agora, todas nossas astronaves e suas respectivas tripulaes esto tendo um timo desempenho. O que no vai bem a situao aqui em Paradiso.

Atlantis, o quinto planeta - Sem dvida Marechal. Foi o que notei, assim que posei minha astronave em nossa base, pois senti que os controladores de voo estavam muito tensos. - Isso foi apenas uma amostra. Cuidado quando comear a circular pela cidade. No ostente nada que possa despertar a ateno das pessoas, embora, o policiamento tanto civil quanto militar tenha sido intensificado. Bem vamos ao que interessa. J temos algumas astronaves, seguindo viagem de retorno a Vulcano, levando centenas de jovens para aquele mundo. A sua dever traar a mesma rota muito em breve. - Marechal, fique despreocupado. J orientei meu subcomandante e a tripulao para a iminncia do nosso retorno a Vulcano. - Cmt. Martin. Recomendo-lhe que leve o seu filho Marcelo. um direito de todo comandante de astronave levar todos seus familiares. - Compreendo a situao Mch. Assim que eu ficar liberado, irei procur-lo e saber o que ele pensa a respeito do assunto. Quero que ele decida, por si mesmo, quanto permanecer aqui em Paradiso ou ir para Vulcano. - Pode ir imediatamente comandante, pois teremos mais alguns dias para traar os preparativos da nova viagem. 60

- Marcelo, quantas saudades, vejo que voc esta bem fisicamente. - Seguramente, papai. A vida aqui na caserna nos mantem sempre em forma, pois passamos grande parte de nossos dias fazendo exerccios. Vejo que o senhor tambm est bem. E a mame e a Cris, como esto? - Esto bem, apesar da grande dificuldade de adaptao quele mundo e de sentirem muitas saudades de voc e da vidinha que aqui levavam.

Atlantis, o quinto planeta - ... Mas as coisas aqui no vo nada bem. Quando no estou escalado para plantes, vou para casa e procuro manter uma certa ordem por l. Fique comigo nos dias que o senhor estiver aqui em Paradiso. - justamente isto que eu estava pretendendo. - Se o senhor esperar, em uma hora estarei livre. - Est bem filho, vou aguardar. 61 - Vou lhe mostrar algumas das inmeras notcias clandestinas que esto sendo espalhadas na rede infodigital. - J imagino filho, pois a Cris me alertou a respeito do assunto l em Vulcano. - Foi oportuno o senhor estar aqui, porque no teramos como acessar a rede. H muita censura dos rgos do governo quanto a este recurso, embora, muitos internautas o faam com relativa facilidade. Mas, vamos a um daqueles comunicados clandestinos.

AINDA TEMPO MUITOS HOMENS NO ESTO RESPEITANDO OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS, POIS ESTO SEMEANDO O DIO E A DISCRDIA. EM POUCO TEMPO, GRANDE PARTE DA POPULAO SER DESTRUIDA. DEUS FARA COM QUE FENMENOS NATURAIS COMO O FRIO EXTREMO, OU O CALOR INTENSO, AS INUNDAES, OS TERREMOTOS, OS MAREMOTOS E O VULCANISMO ACABEM POUCO A POUCO COM A VIDA NESTE PLANETA. TUDO ISTO ACONTECER QUANDO UM GRANDE ASTRO SURGIR NO FIRMAMENTO. O CASTIGO PARA QUEM NO CR, NO RESPEITA DEUS E NEM SEUS SEMELHANTES INIMAGINVEL E SEM DVIDA ELE VIR. MUITAS ALMAS PODERO SE PERDER PARA SEMPRE.

Atlantis, o quinto planeta POR ALGUMAS HORAS, OS MOVIMENTOS DO PLANETA SERO ALTERADOS VIOLENTAMENTE E MUITAS CIDADES SERO DESTRUIDAS. PORTANTO, TODA HUMANIDADE DEVE ORAR E FAZER PENITENCIA, POIS NS ESTAMOS A POUCOS DIAS DA GRANDE DESTRUIO. QUANDO O PLANETA VOLTAR AO SEU MOVIMENTO NORMAL E OS FENMENOS NATURAIS SE AMAINAREM, AINDA ASSIM, SE ALGUEM NO ACREDITAR NESTE ALERTA, PODEM CRER, ESTE ALGUM NO SE SALVAR. AINDA TEMPO PARA QUEM QUISER SALVAR SUA ALMA. 62 Como o senhor v papai, as coisas por aqui esto ficando cada dia mais difceis. Esse alerta tem apenas um carter religioso, sem deixar de mencionar o fenmeno do Gigante Intruso. O que ele propem a salvao da alma. Existem, no entanto, outros comunicados que o poder central acredita estarem partindo de sociedades secretas, bem mais aterrorizadores, calcados na captura do grande astro pelo nosso sistema. Quando divulgados com mais intensidade, causaro na populao o pnico e o desespero e o que a maioria das pessoas vo querer salvar ser a prpria pele. - Eu j esperava pr isto e vou fazer uma proposta a voc meu filho. - J imagino o que o senhor vai me dizer... Vamos l, diga o que tem a me propor. - Fui informado, pelo alto comando das Grandes Arcas, que voc no esta relacionado para partir para Vulcano, porem, o Mch. Edsel sugeriu que eu o leve em minha astronave, porque como comandante da mesma eu tenho esse direito. Antes da sua resposta, quero lembrar-lhe de que esse o maior desejo de sua me, de sua irm e meu tambm. Espero que voc decida por si mesmo. Voc ainda tem alguns dias para pensar. - Papai sinto muito. Mesmo sabendo que a nossa separao nos cause muita tristeza, porque nos amamos muito, ainda assim, eu estou decidido a permanecer aqui em Paradiso. Pretendo me casar muito em breve, pois me enamorei de uma linda jovem. - Bem filho. Voc sabe o que o espera permanecendo aqui. Sabe, tambm, que ningum estar a salvo em lugar algum em nosso sistema estelar. - Pai, a ngela e eu nos amamos realmente e no vamos nos separar de jeito nenhum.

Atlantis, o quinto planeta - Diga-me uma coisa: ela sabe da situao por que estamos passando? - Sim pai, ela filha de um cientista da equipe do Dr. Vitor e esta informada sobre o assunto. Ela no tem nenhuma chance de migrar para Vulcano, pois seu irmo foi o indicado e j seguiu viagem para aquele mundo. - Est bem, quando eu irei conhec-la? - Hoje mesmo se o senhor quiser. 63 - Mas claro, meu filho.

ngela. Voc j conhecia minha irm e minha me, hoje como combinamos voc conhecer meu pai. - Marcelo, sua me, sua irm e eu, no chegamos a ter um relacionamento muito prximo e nem constante, mas, chegamos a conversar algumas vezes. - Ol querida. Tenho o maior prazer em conhec-la. Vejo que o Marcelo no exagerou quanto a sua beleza. Realmente, voc muito bonita. - Sinto-me envaidecida Cmt. Martin e tenho o maior prazer em conhec-lo tambm. - Agora, estou entendendo porque o Marcelo no est disposto a vir comigo para Vulcano. - Na verdade pai, o que eu no estou disposto, me separar da Angela. - Voc est certo meu filho. Eu faria a mesmo e tem mais, justificarei junto a sua me e sua irm sua deciso de permanecer aqui em Paradiso. Angela, o Marcelo comentou que vocs pretendem se casar. Voc j pensou seriamente no assunto?

Atlantis, o quinto planeta - Sim Cmt. Martin, isto o que mais quero tambm. - E seus pais, o que pensam a respeito? - Bem, eles esto temerosos no pela nossa unio, mas pelo que est por vir. Sabem que o futuro aqui em Paradiso muito incerto. - Embora, tenhamos nos conhecido h pouco, vou ser direto e franco no s para com voc Angela, mas tambm, com voc Marcelo: Ao se casarem, vocs estaro constituindo uma nova famlia e como seus pais j anteviram, Paradiso no est oferecendo nenhuma segurana 64 para se assumir tal compromisso. Gostaria que vocs pensassem bem, principalmente, quanto a colocar filhos neste mundo. - Fique tranquilo Cmt. Martin. O Marcelo e eu j ponderamos sobre este assunto e decidimos ter nossos filhos, quando toda esta situao estiver resolvida. - Em poucos dias estarei voltando para Vulcano. S retornarei a Paradiso em menos de um ano. Antes de embarcar gostaria de me reunir com seus pais e quem sabe oficializarmos vosso noivado. - Pai, ns j pensamos em tudo. S estvamos esperando o seu assentimento para, daqui a trs dias, reunir parentes e alguns amigos mais chegados e celebrar nosso casamento. - Vocs no esto a fim de perder tempo hein!!! Creio at que poderei levar toda reportagem da cerimnia do enlace para a alegria de sua me e sua irm. - Amanh mesmo mandarei uma mensagem para a mame e a Cris comunicando o acontecimento.

Cmt. Martin pode viajar tranquilo para Vulcano. No se preocupe com seu filho. Aqui no seio das foras armadas ele estar bem protegido.

Atlantis, o quinto planeta - Mch. Edsel. Mesmo sabendo que ele est sob sua proteo, ainda assim, eu me preocupo. - Martin, esta noite comear o embarque dos passageiros e tudo se far sem grande alarde, para no chamar a ateno de quem quer que seja. Espero que, amanh bem cedo, estejam prontos para partir rumo a Vulcano. - Mch, minha tripulao j assumiu seus postos e logo mais noitinha vou me despedir do jovem casal e, em seguida, assumirei o comando da minha astronave. Aproveito o momento 65 e me despeo do Senhor, que, alm de grande comandante desta nossa saga, tambm um grande amigo.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO XII
1

Mais uma etapa vencida comandante Martin, apesar da intensa atividade da nossa estrela me, que tm alterado de maneira acentuada o clima espacial. As grandes tempestades magnticas tm acarretado inmeras dificuldades quanto comunicao entre nossas bases e a navegao entre os planetas. - Graas a nossa tripulao e a sua presteza meu subcomandante, esta misso foi cumprida. E o desembarque dos nossos passageiros? - Foi feito rapidamente. Espero que os mesmos se adaptem a este mundo sem maiores sacrifcios. Quanto tripulao, no temos motivos para nos preocupar. Todos sabem a importncia do encargo que nos foi confiado e que ainda no terminou, embora, se perceba um grande desgaste fsico em todos eles. - Certamente, meu amigo. O tempo que temos permanecido ausentes da fora de gravidade dos nossos planetas, fatalmente, causar grandes danos a nossa sade. Ficaremos somente alguns dias aqui em Vulcano e retornaremos a Paradiso, assim que o reabastecimento e a manuteno de nossa astronave terminarem. - Ser que chegaremos a tempo de cumprir a terceira etapa desta tremenda maratona, meu comandante? - o que queremos e tudo faremos para que se cumpra o que foi planejado. Todavia, o que presenciamos, quando de l samos, no nos anima muito. Bem meu subcomandante. Procure alojar o melhor possvel nossa tripulao e vamos aguardar, at que nos liberem, para retornarmos a Paradiso. Procurarei o Dr. Francisco para

66

Atlantis, o quinto planeta receber as novas instrues e informaes. Em seguida, vou me encontrar com minha esposa e minha filha, mas manterei contato permanente com vocs.

- Misso cumprida Dr. Francisco. Mais uma centena de jovens para habitar este 67 pequeno rinco e para preocup-lo quanto a suas sobrevivncias. - Realmente Cmt. Martin. Nossa comunidade j soma quase dois mil membros. Ainda bem que todo planejamento feito em Paradiso se mostrou eficiente aqui em Vulcano. Se no fosse isto, estaramos com serias dificuldades, inclusive, quanto ao relacionamento com os vulcanos. - Como eles esto encarando o movimento nestes ltimos dias com a chegada de tantos jovens? - Eles j haviam sido alertados para tudo o que est acontecendo. A grande quantidade de alojamentos montados, recentemente, s poderiam ter uma finalidade: Receber este considervel nmero de pessoas. - Meu amigo, existe animosidade entre os recm-chegados e eles? - No comandante. Eu diria que o que est acontecendo a surpresa dos nossos jovens quanto aparncia da maioria dos vulcanos. - E quanto pequena biblioteca de meu velho pai? - Fique tranquilo comandante, no momento ela est bem guardada e protegida. S ficar disposio para consultas dos interessados, depois do desfecho final da captura do Gigante Intruso, quando tudo se estabilizar. - Bem Dr. Francisco, vou procurar minha esposa e minha filha, mas, estarei a sua inteira disposio para as instrues que se fizerem necessrias.

Atlantis, o quinto planeta - Comandante, procure descansar bastante, porque logo vocs retornaro a Paradiso. H poucos dias, o alto comando da liga me informou que a execuo da terceira etapa das Grandes Arcas da Vida sofrer algumas modificaes. - Meu amigo, voc sabe quais seriam essas mudanas? - Cmt. Martin, ao que me parece, a liga est programando o envio de mais jovens, contrariando o que a principio foi planejado. Exigiram a construo de mais abrigos alm dos que j estavam planejados, usando os recursos de que dispomos aqui. Por hora, no se preocupe. V ver sua esposa e sua filha, procure se alimentar bem e descansar o mais que puder. 68

- Quantas saudades meus amores. Vejo que a vossa adaptao a este mundo est seguindo seu curso normal. - Sem dvida meu querido. Na verdade, alm da temperatura elevada, ainda sentimos muito o peso da fora de gravidade. Aos poucos, vamos superando todas as barreiras fsicas da grande mudana a que estamos sendo submetidos. O que est custoso tambm superar a enorme saudade que sentimos de nossos amigos e parentes que ficaram em Paradiso. - So tempos difceis para todos ns, tanto para os que esto aqui, como para os que l ficaram. No mesmo minha filha? - Sim papai. Fale-me a respeito dos acontecimentos em Paradiso, do Marcelo e do seu casamento. - Bem. Paradiso est convulsionado, porque o Gigante Intruso j est se tornando visvel em nossos firmamentos. Tal acontecimento tem perturbado toda populao, obrigando as policias e as foras armadas a tomarem posio diante de alguns tumultos que esto ocorrendo. Quanto ao Marcelo, no poderia estar melhor. Est feliz, recm-casado e creio que ainda em lua de mel. Alias, trouxe toda reportagem da cerimnia do enlace e cartas dele e da Angela para vocs.

Atlantis, o quinto planeta - Papai, traga-os para c na prxima viajem. - Bem filha, Poderei traz-los, porque eles so membros de minha famlia, porm, depender deles. Ao que me parece a Angela est relutando em vir e deixar seus pais em Paradiso, embora seu irmo j esteja vivendo aqui. - Diga a eles que nossa comunidade grande e animada e a maior parte dela composta de jovens como eles. Diga-lhes, tambm, que alm da adaptao s condies fsicas, existe o inconveniente das habitaes coletivas, que, aos poucos, est sendo resolvido, atravs da 69 construo de nossas prprias moradas, realizada com os materiais aqui existente. Embora pequenas, com um mnimo de dependncias, ainda assim, elas preservam um pouco a nossa individualidade e a nossa intimidade. - Por acaso onde me abrigarei durante a minha curta permanncia neste mundo? - Sim querido. Trabalhando em mutiro, construmos dois pequenos quartos e um banheiro. O suficiente para nos abrigar das intempries do clima. - E quanto a lavar roupas e cozinhar, enfim, todo trabalho domstico? - Continua sendo feito coletivamente, em uma grande lavanderia e uma enorme cozinha industrial, alm de contarmos com um amplo refeitrio. - Ainda bem que teremos nosso cantinho. Ser como na nossa casa l em Paradiso. Vou me lembrar de como era recebido, quando l chegava de minhas longas viagens. - Ser por poucos dias, papai? - O tempo suficiente para abastecer e revisar nossa astronave. um pequeno alento para nossos corpos que j esto se exaurindo, minhas queridas. - Bem, aps o jantar vamos nos recolher. Tenho um assunto importante a comentar contigo Martin.

Atlantis, o quinto planeta 4

Martin. Voc se lembra de que quando estvamos em Paradiso e fomos obrigados a revelar aos nossos filhos o que os esperava, recomendando-lhes que mantivessem o maior segredo sobre o assunto? Pois bem, aqui em Vulcano este segredo no est sendo observado. Creio que em Paradiso, tambm, no tem mais como manter o povo desinformado a respeito do que est para 70 acontecer, ainda mais sabendo que o Gigante Intruso j comeou a se mostrar em nosso firmamento. - Querida estes jovens, at mesmo os que vieram em minha astronave, sabem o que est acontecendo. Em Paradiso a boataria e os contatos clandestinos na redeinfodigital so intensos e constantes. - O que me preocupa a atitude dos vulcanos. Creio que vazou alguma informao, ou ento eles j sabiam o que ocorrer. - Voc conversou com o Dr. Francisco sobre o assunto? - No, mas sei que ele est informado sobre tudo que se passa aqui. - Amanh saberei como ele controlar esta situao. Bem, vamos dormir, pois preciso me recuperar dos desgastes fsicos resultantes das longas jornadas em minha astronave. Mesmo contando com todos os recursos tcnicos e cientficos de que dispomos em nossas naves, conquistas acumulados por muitas dcadas, ainda assim, estamos prximos do limite que um corpo humano suporta a ausncia da fora de gravidade de um planeta.

Atlantis, o quinto planeta 5

Dr. Francisco, ontem estive conversando com minha esposa. Ela manifestou grande preocupao com o que poder acontecer em relao ao convvio entre os vulcanos e nossos jovens migrantes, tendo em vista toda boataria em aluso captura do Gigante Intruso e os perigos que isto encerra. Ela est convencida de que todos j sabem o que os espera. 71 - Fique calmo e tranquilize sua esposa. Aqui em Vulcano nada ir acontecer. Tenho absoluto controle da populao, tanto dos vulcanos, que esto colaborando de maneira positiva, como dos nossos jovens. - Meu amigo, voc recebeu alguma noticia ou alguma informao sobre o desfecho final? - Cmt. Martin, creio que a data precisa ainda no foi apurada. Ao que me parece, mandar para c mais jovens, contrariando os planos da Liga, para a terceira etapa das Grandes Arcas j uma medida extrema. Acredito que voc ter informaes definitivas assim que chegar em Paradiso. - Dr. Francisco. Amanh cedo, estarei retornando quele mundo. Espero que o senhor consiga controlar as coisas por aqui. Em Paradiso, no se alimenta muita esperana quanto salvao da humanidade. - Vamos continuar lutando e quem sabe, aps a grande transformao pela qual passaremos, algum se salvara.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO XIII

1 72 Mch. Edsel. O senhor j pensou nas mudanas que esto acontecendo e que iro ocorrer no nosso sistema estelar? - Sim Sra. Presidente. Por enquanto, as mais evidentes esto relacionadas s populaes que habitam nossos planetas. Atlantis j esta transformada em um imenso deserto humano. Paradiso, em decorrncia da boataria e dos problemas de sua superpopulao se transformou em uma caldeira que poder explodir a qualquer momento. Vulcano, que era o desterro de todos os cidados indesejveis em nossa sociedade, se tornou uma verdadeira tbua de salvao para toda humanidade. Apesar de todas as dificuldades, estamos conseguindo levar adiante a operao das Grandes Arcas da Vida. - E como estamos com relao a essa operao Mch. Edsel? - Sra. Presidente. A segunda fase est sendo concluda. Os jovens que foram escolhidos para migrarem para Vulcano j esto sendo alojados naquele mundo. As astronaves que os transportaram esto retornando e, aos poucos, chegaro aqui em Paradiso para levar adiante a terceira etapa desta operao. - O Senhor acredita que teremos chance para concluir esta terceira etapa Marechal? - Sra. Presidente, para dar andamento operao, teremos que impor um controle absoluto da populao. No permitiremos que nenhum grupo induza o povo a uma revolta, ou tomada do poder, o que poder ocorrer, com a proximidade do Gigante Intruso, confirmando o que muitas seitas previam: O fim dos tempos, ou o apocalipse.

Atlantis, o quinto planeta - S vejo uma sada Mch. Edsel. Farei dois pronunciamentos. No primeiro, admitirei que a situao est difcil, mas deixarei bem claro que no esmorecerei quanto a manter a ordem e a disciplina. Declararei que o perigo existe realmente, mas, que faremos tudo o que for possvel para proteger todos os cidados. Prestes ao desfecho final, farei o segundo pronunciamento, conclamando povo a se manter calmo e em perfeita comunho com Deus e aceitar os Seus desgnios. - Sra. Presidenta, mais uma dificuldade. Os comandantes das Foras de segurana e o pessoal da Agncia Central de Inteligncia da Liga, solicitam de V. Sra. uma audincia 73 urgente. - Vamos l marechal, Vamos receb-los. Em seguida, atenderei ao Dr. Vitor e Dra. Elza.

- Senhores, meus cumprimentos. Afinal Gal. Mrcio o que est acontecendo? - Sra. Presidenta, Mch. Edsel. Logo ao cair da noite, cientistas e intelectuais dissidentes da Liga, que h muito tempo estavam confinados sob segurana mxima em nosso Hospital Psiquitrico, foram resgatados por um poderoso contingente de homens e mulheres, fortemente armados, em uma operao bem planejada e executada com absoluta preciso. Utilizaram viaturas muito velozes, com placas de identificao clonadas. No sabemos bem a que vieram, pois no encontramos nenhuma identificao quanto a partido de oposio poltica, ou de alguma seita religiosa. A forte perseguio imposta por nossos grupos de segurana fez com que eles se embrenhassem na grande reserva florestal. Logo aps, aquele sitio foi totalmente isolado. No local, rastreado por nossos satlites e radares, e vigiado por helicpteros, localizamos abandonados, somente os carros utilizados em tal operao. No encontramos nestes veculos, nenhum material, ou qualquer indicao que nos desse alguma pista. - Gal. Marcio, ainda h pouco estava comentando com o Mch. Edsel a possibilidade de ocorrncias deste tipo. Temos que agir com rapidez e energia, pois entre os sequestrados esto homens e mulheres que sabem tudo a respeito da situao pela qual passaremos brevemente.

Atlantis, o quinto planeta So pessoas muito capazes e podero tirar grande proveito do que esta acontecendo. Podero dificultar a nossa governana e por que no, at provocar uma revoluo para tomar o poder. Quero que continuem a ca-los inclementemente. Para tanto, vamos colocar todo contingente disponvel do exrcito nesta busca. Quero, tambm, o total isolamento do lugar. Gal. Marcio, j estou convocando, com a mxima urgncia, todo nosso ministrio. Em poucos minutos, o marechal e eu nos reuniremos a eles, aqui nas dependncias do Poder Central, onde permaneceremos em planto permanente. Informe-nos, o quanto antes, sobre qualquer novidade, ou pistas que venham a ocorrer. 74

Senhores e Senhoras, poucas vezes fiz uma convocao com tamanha urgncia. Creiam, no houve nenhuma precipitao de minha parte. - A que se deve tanta urgncia Sra. Presidente? Ser que j temos alguma novidade quanto captura do Gigante Intruso? - Senhores Ministros, trata-se de outro problema, embora, tudo que se relacione a este assunto exige prioridade. Bem... Vamos direto ao assunto. Nossos oponentes polticos internados, para no dizermos enclausurados em nosso hospital Psiquitrico, foram resgatados por um poderoso grupo que no se identificou e para empreender esta fuga, foram forados a se refugiar na grande reserva florestal. - Mch Edsel, que providncias esto sendo tomadas? - Dr. Paulo, coloquei um grande contingente de nosso exrcito naquele local e ordeneilhes que fizessem uma intensa busca. - E que outras medidas deveremos tomar Sra. Presidente?

Atlantis, o quinto planeta - Srs. Ministros: a primeira coisa a se fazer, ser controlar toda a mdia, seja ela qual for, e paralisar a redeinfodigital. Vamos censurar qualquer comunicado que esse grupo, possa fazer. - E se por acaso vazar alguma noticia em um desses veculos de comunicao? - Cassaremos e silenciaremos o autor e todo grupo responsvel pelo furo informativo. Em seguida, vamos desmentir peremptoriamente tal notcia e desacredita-los como agentes dignos de crdito. 75 - E se essas medidas no forem suficientes e ocorrerem distrbios em nossas cidades? - Creio que at campos de concentrao teremos que utilizar para prender meio mundo. Porm, neste primeiro momento, temos que encontrar os grupos de sequestradores e sequestrados. Para isso, peo a colaborao de todos aqui presentes. Procurem colocar seus comandados em constante contato e disposio da nossa Agncia Central de Inteligncia. - Sra. Presidenta. Convm agirmos em silncio, pois, caso contrrio despertaremos as atenes e a curiosidade das pessoas. Com isto criaremos mais expectativa e mais ansiedade na populao. - Bem pensado Dr. Paulo. Porm se no fizermos uma intensa mobilizao para resgatar os dissidentes e os seus sequestradores, possveis movimentos podero surgir. como diz o velho ditado: antes que o mal cresa, cortasse-lhe a cabea. Senhores Ministros, como Presidente peo que aprovem as medidas tomadas pelo Mch. Edsel sem perda de tempo e que as Foras Armadas permaneam em ao e ajam com todo rigor. - Se houver alguma resistncia ou mesmo algum combate durante a ao, que destino daremos aos nossos inimigos? - Meu caro Brig. Indalcio, agiremos com toda energia que o assunto requer, caso venha ocorrer uma refrega. Depois que decidiremos que destino e que punio iremos impor aos sobreviventes. Portanto, este no o momento adequado para discutirmos o assunto. O que Vossa Excelncia tem a fazer, imediatamente, determinar que seu esquadro de helicpteros continue participando efetivamente da operao, complementando a ao feita por terra.

Atlantis, o quinto planeta - Sra. Presidenta sei que este no o momento para apresentar mais um problema. Porm no resta dvida de que a atual situao foi criada pelo fenmeno ligado ao Gigante Intruso e operao das Grandes Arcas da Vida. Com isto, estamos esmorecendo os cuidados com a segurana aqui em Paradiso. - Sr. Ministro, foi bom o senhor ter citado o Gigante Intruso. Como sabemos, tudo isto j estava previsto. Est claro que estamos entrando no olho do furaco. O que temos a fazer enfrentar tais ocorrncias. Portanto, mais uma vez eu recomendo que as medidas propostas e em grande parte j em execuo sejam aprovadas unanimente. - Sra. Presidenta, no ser necessrio aprovarmos tais medidas. Estamos recebendo uma informao do Gal. Marcio, comandante da referida operao, de que o grupo de seqestradores e seqestrados se rendeu. - Muito bem Mch. Edsel. Vamos deixar que o Alto Comando do Exrcito e a Agncia Central de Inteligncia faam seus trabalhos. Desta vez ningum voltar para o hospital. Vamos mant-los bem guardados. Seqestradores e seqestrados tero que ser submetidos a intensos interrogatrios, pois esta ocorrncia pode ser como a ponta dos grandes icebergs existentes em Atlantis. Recomendo tambm, aos nossos comandados que participaram deste episodio, que no comentem com ningum tal acontecimento. Agiremos como se nada tivesse acontecido. - Bem Sra. Presidente, vamos atender ao Dr. Vitor e Dra. Elza supervisores das equipes que esto monitorando o deslocamento do Gigante Intruso. Creio que j temos uma data, para o momento exato da captura daquele estranho astro pelo nosso sistema. 76

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO XIV
1

77

- Dr. Vitor e Dra. Elza. O que de to importante os traz aqui? - Sra. Presidenta, Mch. Edsel. Aconteceu o inesperado. Trata-se de um comunicado dos velhos amigos que permaneceram em Atlantis e que esto colaborando conosco no acompanhamento do Gigante Intruso. Mestre Eddie nos informou que nestes ltimos dias eles esto recebendo em seus radiotelescpios sinais com uma sequncia bem definida e que indicam uma mensagem muito simples. Trata-se de um sinal forte seguido de cinco sinais fracos, os quais supomos corresponder aos elementos que compe nosso sistema. Aps um breve intervalo, surge um novo sinal no to forte como o primeiro, seguido de outros doze sinais bem mais fracos que, provavelmente, estariam indicando um sistema constitudo de um pequeno astro e doze planetas. No caso, seria o prprio Gigante Intruso. - Dr. Vitor, o Gigante Intruso tem doze satlites? - Sim Marechal. Com aproximao do mesmo foi possvel constatar a existncia de uma pliade de pequenos satlites. - Nossa preocupao salvar nossos mundos e a humanidade, mesmo assim, Mestre Eddie e seus colaboradores devem estabelecer contacto com quem possa estar enviando o que parece ser uma mensagem, no verdade Dr. Vitor? - Com certeza Sra. Presidente. Se estabelecermos contacto com outros seres, estaremos elucidando uma das grandes interrogaes da nossa existncia, ou seja: Somos os nicos seres inteligentes em todo universo? - Bem... Senhores. Vamos ao assunto sobre o Gigante Intruso que o que mais nos interessa no momento.

Atlantis, o quinto planeta

Sra. Presidenta, Sr. Marechal. Utilizando equipamentos de grande capacidade de clculo, acrescentando e atualizando novos dados obtidos por nossas sondas referentes ao deslocamento deste ilustre personagem, minha equipe e a da Dra. Elza determinaram o momento exato em que ele ser capturado. Tal acontecimento poder causar a destruio de 78 todo sistema, ou sacrificar apenas Atlantis e talvez, Paradiso. - Meus amigos, digam-nos logo quando toda esta agonia ter um fim. - Sra. Presidenta, a partir de hoje, teremos seiscentos dias, ou seja, quase um ano daqui de Paradiso para que este doloroso transe acontea. S Deus sabe o que vir depois... Com toda cincia e toda tecnologia de que dispomos, ainda assim, estamos totalmente impotentes diante de tal fenmeno. - importante nos lembrarmos de que o desfecho final s devera ser revelado a toda populao um pouco antes de se consumar. - Fique tranqila, Sra. Presidenta, pois o Dr. Vitor e eu temos absoluto controle de nossas equipes e o resultado final deste trabalho, somente a ns dois foi demonstrado. - Ainda bem Sra. Presidenta, pelo menos nos resta algum tempo para levarmos adiante a terceira etapa das Grandes Arcas da Vida. - Com certeza, Mch. Edsel. Isto apenas ser possvel, se nestes prximos dias nossas astronaves transitarem sem maiores obstculos entre nossos planetas. Gostaria que o Dr. Vitor opinasse sobre o que ocorrer aps o desfecho de tal fenmeno em todo sistema. - Isto muito difcil, Sra. Presidenta. A Dra. Elza e eu simulamos este fenmeno em nossos crebros eletrnicos, porm os resultados foram os mais contraditrios. Se ocorrer apenas a destruio de Atlantis, a configurao desta pequena famlia no sofrer grandes mudanas.

Atlantis, o quinto planeta Este pequeno universo ser composto por nossa estrela me que carregar consigo em sua caminhada pelo espao sideral, cinco planetas. A quinta rbita, onde transladava Atlantis, estar ocupada pelos destroos a que se reduziu este mundo, ou seja, por alguns milhares de asterides e uma imensido de meteoros. O Gigante Intruso, o novo membro desta pequena famlia, estar transladando em uma nova rbita, ou seja, a sesta rbita do nosso sistema. - Dr. Vitor, este ser o cenrio que teremos, caso estejamos aqui ao final de toda esta odissia? 79 - Sim Sra. Presidenta. - Est bem meu amigo. Qualquer novidade procure nos informar. Agora o Mch. Edsel e eu vamos cuidar dos problemas das populaes de nossos planetas.

Como andam os trabalhos para levarmos avante a terceira etapa das Grandes Arcas Mch. Edsel? - Sra. Presidenta. Estamos selecionando mais um numeroso grupo de jovens que participaro desta ultima etapa, em detrimento de uma grande quantidade de material biolgico e equipamentos que seriam transportados conforme os planos das Grandes Arcas da Vida. Tal material e tais equipamentos seriam utilizados nas pesquisas de engenharia gentica e nas pesquisas da biodiversidade em Vulcano. - Sei que no convm abandonarmos totalmente este propsito Mch. Futuramente poderamos tirar grande proveito destas pesquisas, todavia, a ocasio determina a grande preferncia para o ser humano, pois ele o maior bem a ser preservado. A cincia contribuir muito quando tudo terminar. Entretanto, estes mundos sero simples corpos que abrigaro muitas formas de vida, porem, estaro destitudos do ser mais importante do universo: o ser humano. Contemplado por Deus com a inteligncia e a razo, com seus defeitos, mas que pode e sabe amar, que louva a natureza e a beleza da criao. Ele nico neste pequeno universo, capaz de reconhecer e admirar a infinita obra do criador.

Atlantis, o quinto planeta - Sra. Jopha nossa Dignssima Presidenta. Este seu propsito revela bem o porqu do empenho de todos ns em nossos trabalhos, e em tudo que mais almejamos, ou seja, viver em paz, com alegria e amar ao nosso prximo como a ns mesmos. - Marechal, apesar de alguns distrbios que o povo tem causado e das medidas enrgicas que estamos tomando, mesmo assim, preocupo-me com o que poder acontecer com as pessoas que aqui vivem. - Bem, Sra. Presidenta. Embora no saibamos qual a extenso dos danos que ocorrero, o que precisava ser feito, h muito tempo j foi executado. Limitamos ao mximo o 80 crescimento populacional. Controlamos a produo tanto de alimentos, como de bens de consumo, inclusive a distribuio dos mesmos. Estamos nos preparando para enfrentar toda sorte de catstrofes que, fatalmente, ocorrero. Armazenamos muitos medicamentos; formamos varias equipes medicas; montamos hospitais de campanha e treinamos grupos de resgate, tudo sob o controle das Foras Armadas. - O senhor acredita que a atual condio de vida aqui em Paradiso continuar sendo a mesma por muito tempo? - No, Sra. Presidenta. Depois da provvel ocorrncia de catstrofes e se tudo se estabilizar, teremos alteraes no clima, principalmente, com relao temperatura, que sofrer uma acentuada queda, o que acarretar mudanas no estado fsico das guas. Haver, tambm, modificaes no meio ambiente, com tremendo prejuzo para a produo de alimentos, comprometendo, desta forma a prpria sobrevivncia de toda populao. - O planeta ficaria coberto de gelo marechal? - Penso que sim Sra. Presidente. - Outra coisa que me preocupa, nossas astronaves continuaro navegando pelo espao interplanetrio? - Sra. Presidenta, temos o firme propsito de manter nossa frota abrigada e protegida em local seguro em Vulcano. Se no ocorrer nenhum dano mesma e se o espao interplanetrio permitir, ns retomaremos as viagens entre nossos planetas. - Quando as naves comearo a aportar aqui em Paradiso, a fim de resgatar os ltimos jovens que iro para Vulcano?

Atlantis, o quinto planeta - Muito em breve Sra. Presidenta. Se tudo der certo, em menos de um ano deste nosso mundo, todos eles estaro desembarcando naquele orbe. - Bem. Ento, vamos esperar que tudo d certo. Dentro de trs dias, farei meu primeiro pronunciamento ao povo. Para tanto, convocarei todos meios de comunicao que estaro em rede durante o horrio nobre. Quero que todo cidado fique bem informado, para que no d ouvidos boataria.

81

Com a palavra a nossa Exma. Presidenta da Liga Interplanetria, a Sra. Jopha. com grande pesar, porem, com muita firmeza, que venho a pblico fazer este pronunciamento a todos os cidados de Paradiso. Quero que entendam que no se trata de um discurso poltico de um chefe de estado dirigido ao seu povo. O acontecimento que informarei j era do conhecimento de muitos dirigentes e cientistas, no entanto, s agora ser revelado a toda populao. Se ele fosse divulgado anteriormente, causaria nas pessoas angustia, desalento e rebeldia. Agindo desta maneira, estariamos evitando o sofrimento por antecipao, todavia, nunca deixamos de tomar as providencias necessrias para proteg-las... Mas vamos aos fatos. Clandestinamente, tem sido noticiado na redeinfodigital, a existncia de um grande astro celeste que est sendo atrado pelo nosso sistema estelar. Fato que podemos constatar facilmente, porque o mesmo j est se mostrando em nosso firmamento. Pois bem. Esse fenmeno uma realidade e o referido luminar, ao qual demos o nome de Gigante Intruso, est adentrando a regio critica do nosso sistema. Conseqentemente, sua captura ser inevitvel. Quando isto ocorrer, o que muitas seitas e religies sempre profetizaram, ir se realizar. Acontecer o que elas consideram como o fim dos mundos, ou um verdadeiro apocalipse. Muitos desastres ocorrero. Todos os planetas sofrero mudanas no clima e estaro sujeitos a srios contratempos. Atlantis, por ocupar a rbita mais externa do sistema, que sofrer todo impacto da tremenda transformao por que passar este nosso pequenino universo. Ali, realmente, todas as profecias iro se concretizar, e mais dia menos dia, aquele mundo ser destrudo. Notem bem. Ainda no sabemos quando tal fenmeno ocorrera, portanto, peo a todos os cidados que

Atlantis, o quinto planeta continuem a viver suas vidas normalmente, que no se desesperem, que confiem em ns e que acreditem que a providncia divina os proteger. Vocs vero que, diante do exposto, o que poderia ser feito, foi zelosamente executado. Quando da constatao do fenmeno, nossos governantes, transferiram toda populao de Atlantis para Paradiso este nosso mundo. Como vem esta medida j era a maneira correta das antigas autoridades protegerem todos os cidados do nosso sistema. Quero lhes informar que ningum ser privilegiado. Todos ns estaremos sujeitos aos 82 mais variados perigos, onde quer que estejamos, tanto aqui em Paradiso, quanto em Vulcano. Em vista disto, selecionamos jovens de ambos os sexos, inteligentes e saudveis, para seguirem viagem rumo quele planeta, no para afast-los do perigo porem, em caso de um grande desastre, tenhamos mais uma probabilidade de perpetuar nossa espcie. Fao, tambm, uma sria advertncia a toda populao e a quem pretender subverter a ordem, ou tirar proveito da situao: no esmoreceremos um minuto sequer. Nossas foras armadas e todo poder de policia estaro a postos, prontos para intervir onde quer seja. Manteremos a ordem e a segurana a qualquer preo. Finalmente, para encerrar, sempre que oportuno emitiremos atravs dos veculos de comunicao, boletins informando sobre todo processo deste estranho fenmeno. Com isto, evitaremos a boataria geral e informaremos quais as medidas que estamos tomando para proteger todo cidado. Quando faltar poucos dias para o desfecho final, farei um novo pronunciamento pedindo a todos, que procurem manter-se calmos e confiantes em nosso trabalho.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO XV
1

Sra. Presidenta, j se passou trs meses do seu primeiro pronunciamento. Felizmente, a 83 populao compreendeu que no estamos insensveis e nem aceitando nosso triste destino. Os inmeros boletins que temos divulgado tem tranquilizado as pessoas. Neles informamos sobre a captura do Gigante Intruso. Insistimos, tambm, em enfatizar todas as medidas que estamos tomando para salvar o que estiver ao nosso alcance. - Marechal, e quanto operao das Grandes Arcas? - Sra. Presidenta. A terceira etapa das Grandes Arcas ter continuidade brevemente com o envio de mais um numeroso grupo de jovens para Vulcano. Desta vez, as astronaves, que para l se dirigirem, permanecero naquele mundo at o desfecho final deste tremendo drama, deste grande pesadelo pelo qual estamos passando. Esta pausa ser importante para a recuperao fsica de todas as astronautas, pois os mesmos j esto no limite em que o corpo humano pode se ausentar da fora de gravidade de um planeta. - Marechal, Convm mandarmos para Vulcano, nesta derradeira etapa, mais alguns cientistas, a fim de se juntarem aos que na primeira etapa l se estabeleceram. - Concordo com seu propsito Sra. Presidenta. Pedirei ao Dr. Vitor e a Dra. Elza que selecionem alguns de seus colaboradores. Pedirei, tambm, aos organizadores das Grandes Arcas da Vida, que indiquem jovens de ambos os sexos, bilogos e bioqumicos que j faziam parte daquele projeto. Eles daro continuidade s pesquisa da biodiversidade, da gentica e outras matrias afins em Vulcano. Portanto, fique tranqila, Sra. Presidenta. Teremos tempo suficiente para modificar procedimentos anteriores.

Atlantis, o quinto planeta 2

Novamente, Cmt. Martin, como das etapas anteriores das Grandes Arcas, sua astronave, que chegou h poucos dias, ser a penltima nave do comboio que retornar a Vulcano. As outras naves j partiram transportando uma nova leva de jovens. Quando l chegarem, o desfecho final da captura do Gigante Intruso acontecer em poucos dias. Como no poderia deixar de ser, vocs chegaro naquele mundo, ao soar do gongo em seu penltimo assalto. 84 Para sua informao, saiba que a carga que ser colocada em sua astronave muito preciosa. - Posso saber do que se trata marechal? - Sem dvida comandante. Esta carga que ser transportada em sua astronave uma pequena parcela do projeto que a principio seria executada nesta derradeira fase das Grandes Arcas. Enviaremos matrizes de alguns mamferos que sabemos no existirem em Vulcano e que tero maior chance de adaptao naquele mundo, mais o material gentico para reproduo dos mesmos. Transportaremos poucos equipamentos e um grande banco de sementes para vegetais. Finalmente nesta viagem, seguir tambm um pequeno grupo de jovens cientistas que, a principio, j fazia parte deste projeto. - Em quantos dias esta carga estar acondicionada em minha astronave? - Provavelmente, em uma semana. Enquanto isto faremos a manuteno e o abastecimento da mesma. - Bem, Marechal. Aproveitarei estes dias para visitar meu filho e minha nora. Quem sabe eu consiga convenc-los a partirem comigo para Vulcano. - Faa isto, comandante, seu direito, pois ambos so membros de sua famlia. - Tentarei tambm fazer contato com meu velho pai l em Atlantis. - Fique a vontade Martin. Talvez, esta seja a ltima oportunidade para fazer sua conexo com o meu estimado amigo, o Mestre Eddie.

Atlantis, o quinto planeta 3

Meus filhos, se vocs no seguirem viagem comigo, talvez, nunca mais nos veremos. - Cmt. Martin, aqui em Paradiso esto meus pais e meus irmos. Para mim difcil deix-los. Para o Marcelo as coisas so mais fceis, pois a me, a irm e o senhor estaro juntos dele na nova morada. 85 - ngela, sem voc eu no irei a nenhum lugar. - Realmente. Estamos num tremendo impasse, porem, teremos alguns dias para vocs se decidirem. Espero que tal deciso seja a melhor para todos ns. - Pai, ns resolveremos o que fazer at a vspera da sua partida. O importante que no fiquem nem mgoas, nem pesares, e o que for decidido seja o melhor para todos. - Bem, o que temos a fazer nos curtirmos o mais que pudermos nestes dias que antecedem meu retorno a Vulcano. - Sim pai. Mas o senhor ficar conosco e repousar bastante, para se recuperar do desgaste fsico a que vem se expondo. - Filho, fique tranquilo. Tenho a certeza de que eu e minha tripulao levaremos a bom termo nossa misso e de que tudo se acomodar ao final destas fabulosas jornadas. Conto com voc para me comunicar com meu velho pai l em Atlantis.

Conseguimos estabelecer contato com seu velho pai, aps inmeras tentativas Cmt. Martin. Aproveite a oportunidade, porque tal conexo poder ser interrompida a qualquer momento devido s intensas tempestades magnticas. - Como tem passado meu querido pai? Fale-me do senhor, de seus amigos e das novidades a de Atlantis.

Atlantis, o quinto planeta - Filho, meus amigos e eu estamos bem, sem muito o que fazer e com muita tranquilidade. Mais curioso estou eu para saber de todos vocs. - Estamos bem pai. A Isa e a Cris, embora, com muita dificuldade, j esto se adaptando s condies de Vulcano. Eu continuo na misso das Grandes Arcas. Em dois dias faremos a ltima viagem nova morada. O Marcelo, como o senhor sabe, j um chefe de famlia, pois se casou com a ngela, agora sua neta. Estou me empenhando em lev-los para Vulcano, porem, a deciso ser deles. O problema que os parentes da Angela esto aqui em Paradiso. Ela no quer deix-los por nada deste mundo. Ah!...Sua pequena biblioteca j est em local seguro, junto nossa base em Vulcano. Mas o senhor ainda no me falou como vo as coisas ai em Atlantis. - Bem filho. Com o fim das viagens, tudo se tornou mais fcil aqui em Atlantis, pois ficou em nossa base bastante suprimento, tanto de alimentos como de combustvel, o que nos tem ajudado muito em nossa manuteno. Tem havido mudanas bem perceptveis em nosso planeta e em Armagedom, tanto com relao aos seus movimentos, como tambm, numa pequena variao da temperatura de ambos os corpos. - E quanto s observaes do ilustre desconhecido? - Filho, ele tem se mostrado muito bonito no firmamento. Pudemos observar, com nossos pequenos telescpios, enormes manchas vermelhas em sua superfcie. Manchas que, com certeza, foram detectadas por nossas antigas sondas, equipadas com telescpios de raios infravermelhos. Temos observado, tambm, que o mesmo carrega ao seu redor um certo numero de satlites. Comearemos uma nova estratgia, quanto pesquisa sobre a existncia de vida inteligente. Emitiremos sinais que se relacionaro a uma progresso geomtrica, ou seja, trs seguidos de outros trs e aps pequeno intervalo emitiremos mais nove e assim por diante. Ficaremos aguardando alguma resposta. - Bem pai. Se que existem seres inteligentes naquele astro, ou em algum de seus satlites, eles tambm estaro tendo serias dificuldades e, talvez, por esta razo, no podero dar nenhuma resposta. - Martin, esta uma questo que no momento no tem tanta importncia. Quero que voc conclua sua viagem de retorno a Vulcano, em boas condies, que se junte a sua esposa e 86

Atlantis, o quinto planeta minha neta e que o Marcelo e a ngela decidam o melhor para eles. No se preocupe comigo aqui em Atlantis, pois tudo acabar bem. No importa quantos irmos perecero ou quantos sobrevivero. O importante que a humanidade no se extinga e que fique algum para documentar a histria. Adeus, meu filho. Procure levar o Marcelo e a ngela consigo. Quem sabe l em Vulcano vocs tenham melhor sorte.

87

Marcelo e ngela. Peo-lhes um momento de ateno, antes de me dizerem qual a deciso que vocs tomaro quanto a irem para Vulcano. Vocs so jovens e pensam em ter filhos, cri-los, educ-los e prepar-los para enfrentar o mundo, porem, o mundo onde vocs esto vivendo no oferece nada para que todo este trabalho este amor essa dedicao d bons frutos. O caminho para levar adiante este propsito Vulcano e a possibilidade de que seus descendentes tambm realizem este objetivo est naquele planeta. Se este mundo resistir a toda esta transformao, em alguns anos, s restar uma pequena populao vivendo precariamente. - Pai, ns pensamos em tudo isto e a ngela est encontrando grande dificuldade, pois ela que ter que deixar seus parentes aqui. Todavia, prevaleceu o seu bom senso e a deciso tomada foi a de seguirmos viagem com o senhor. - Cmt. Martin, tal deciso foi muito difcil para mim, mas, a vida tem que continuar e a grande chance de que isto acontea l em Vulcano. - Muito bem... Amanh bem cedo, partiremos para nosso ltimo reduto. S levem consigo o estritamente necessrio. - Pai, fui dispensado do servio militar aqui em Paradiso. Estou sabendo que na ltima astronave a deixar este mundo, seguiro com os jovens j selecionados, vrios instrutores e todas as armas e no servio de inteligncia. Espero me incorporar a eles l em Vulcano.

Atlantis, o quinto planeta - Filho. Vamos nos despedir do Mch. Edsel e agradecer toda ateno, que ele nos dispensado. Quero, tambm, me despedir do Dr. Vitor e da Dra. Elza.

Dr. Vitor e Dra. Elza, no poderei partir sem me despedir. Infelizmente, no estarei em vossa companhia durante os momentos crticos por que passaremos. Creiam que farei um 88 ardoroso pedido aos anjos da guarda para que eles os protejam. Espero que nada de grave lhes acontea e que tenhamos a chance para nos encontrarmos aqui em Paradiso novamente. - Cmt. Martin, estou tranquila. Tudo que poderamos fazer foi feito. Agora seja o que Deus quiser. Teremos muitas dificuldades para nos manter neste mundo caso sobrevivamos. O Dr. Vitor e eu trabalhamos muito em nossos computadores para vislumbrar como ser o desfecho final e o resultado no foi nada animador. - verdade, Cmt. Martin. Amanh, vocs empreendero a ltima viagem a Vulcano. Quando l chegarem, vocs tero uma viso nada agradvel, daquele mundo que estar sofrendo todo tipo de calamidades. Em vrios lugares do planeta, estaro acontecendo tufes, solomotos, maremotos e o vulcanismo que j estar em grande atividade. Isto no tudo, o pior vir depois. Quando Atlantis for destrudo, sobraro meteoros e at alguns asteroides por todo sistema. Todos os planetas e seus satlites podero ser sorteados e sofrer um tremendo impacto com um deles. - A, os danos sero irreparveis, no verdade Dr. Vitor? - Sem dvida Cmt. Martin. Vamos aguardar e esperar o melhor para todos ns. Estamos torcendo para que vocs cheguem bem ao vosso destino. - Obrigado Dr. Vitor, Dra. Elza, por tudo que vocs fizeram e esto fazendo por ns. E que Deus os proteja.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO XVI
1

Sra. Presidente ao que parece, a senhora est se propondo a seguir a tradio de nossas 89 batalhas navais. O comandante era o ltimo a deixar sua nave quando atingida e j soobrando. Quando no, acabava submergindo com ela. - Mch. Edsel muito importante a minha presena aqui em Paradiso. Espero que o senhor me de o seu apoio tambm, pois agindo desta maneira evitaremos que os poderes percam o controle da situao e isto venha gerar o caos neste mundo. - Pode contar comigo, Sra. Presidente. A astronave do Cmt. Helio partir amanh para Vulcano e ser a ltima a deixar Paradiso, encerrando a misso das Grandes Arcas da Vida. Nenhum membro do governo seguir com ela. Todos permanecero em seus postos e mantero seus comandos firmemente. Faremos tudo o que for possvel para que o desfecho final da tragdia que se aproxima, seja o menos calamitoso possvel. - Isso vai ser difcil, Marechal, porque j esto ocorrendo alguns cataclismos em vrios planetas do sistema. Paradiso no exceo. Basta ver o que acontece com nosso vulco inativo h milnios. Ao que parece est acordando, ou entrando em atividade novamente. As outras atividades climticas esto na mesma situao. As noticias que temos de Vulcano no so boas. L, por se tratar de um grande planeta com imensos oceanos, esto ocorrendo tufes, ciclones e maremotos. Os solomotos e o vulcanismo, tambm comearam a causar preocupao aos velhos e aos novos habitantes daquele mundo. - Como sabemos Sra. Presidente, ainda faltam uns meses para o desfecho final. Muito em breve iniciaremos a contagem regressiva dos poucos dias que nos restam de relativa tranqilidade. No momento, em que o Gigante Intruso atingir o ponto que consideramos como a sexta rbita do sistema e passar a transladar em torno da nossa estrela me, todos os outros planetas e seus satlites sofrero srios transtornos. Como j sabido por todos, Atlantis e seu satlite natural Armagedon ficaro com seus movimentos to desordenados que fatalmente, se

Atlantis, o quinto planeta chocaro o que ocasionar o fim daquele mundo. Conforme profecia de seita religiosa, confirmada por nossos cientistas, durante algumas horas, os movimentos dos planetas sero alterados, violentamente, ocasionando muitos desastres em todo sistema. Nossa estrela me sofrer alguns distrbios que se refletiro nos mundos que conseguirem suportar todo impacto desse grande desastre.

2 90 Sra. Presidenta, creio estar chegando a hora de seu ltimo pronunciamento. evidente que o desfecho final est prximo, basta ver o que est acontecendo em todo sistema. Todos os planetas esto conturbados nos seus movimentos e nos seus climas. O prenuncio de grandes cataclismos j se faz presente. At a nossa estrela me est com um comportamento muito estranho, pois esto havendo constantes e intensas tempestades estelares. Diante de tudo isto, o povo est agitado, angustiado, com medo das catstrofes que esto prestes a acontecer. - Mch. Edsel. Sei que meu pronunciamento importante, porem. S tomarei as devidas providencias, no momento oportuno.

Como estava prometido, nossa Presidenta, Sra. Jopha, far agora em toda mdia da Liga Interplanetria um pronunciamento muito importante. Com a palavra, nossa presidenta. Espero que todos os cidados deste nosso pequenino universo possam ouvir e entender este meu pronunciamento. Hoje, me dirijo a vocs no como presidenta da Liga Interplanetria, mas, como uma cidad que tem os mesmos sentimentos, os mesmos pesares e as mesmas preocupaes que abatem todos vocs, meus irmos desta admirvel humanidade.

Atlantis, o quinto planeta H seis meses, fiz um pronunciamento confirmando o que vinha sendo anunciado, clandestinamente, na redeinfodigita sobre a captura de um grande corpo celeste pelo nosso sistema estelar. Fato que se tornou corriqueiro e temido por todos. Pois bem, de acordo com as observaes de nossos cientistas, tal fenmeno est prestes a acontecer. Temos somente uns poucos dias para que as grandes transformaes e os conseqentes desastres, advindos da situao, ocorram. Portanto, volto a pedir a todos os irmos que confiem em ns. Estamos preparados para proteger e salvar a todos os cidados que venham necessitar de atendimento mdico. Peo, tambm, que invoquem a providncia e a misericrdia divinas para que nos proteja. 91 A partir de hoje todas as foras armadas e as policias tanto civil quanto militar, estaro nas ruas das grandes cidades onde o perigo de desordem maior. Como vos informei, ns no esmoreceremos. Manteremos a ordem a qualquer custo. Permitiremos, somente, reunies nas igrejas e nos templos, mas, ao final de seus cultos, que todos procurem se dispersar e irem logo para suas casas. No permitiremos que ningum fique vagando pelas ruas. Espero passar por este transe sem ter que usar de violncia contra quem quer que seja. Para tanto ser importante que todos os cidados respeitem e cooperem com as autoridades estabelecidas. Para encerrar este pronunciamento, aviso que estarei em meu posto comandando todas as aes que se fizerem necessrias e pedindo a Deus que nos proteja de todos os perigos.

Atlantis, o quinto planeta

CAPITULO XVII
1

As tempestades magnticas quase impediram que conclussemos a ultima jornada das Grandes Arcas da Vida. Felizmente, todas as astronaves completaram suas misses. Agora 92 vamos nos preparar para enfrentar os outros perigos que esto para acontecer. Temos que acomodar, o melhor possvel, nossas tripulaes, pois a elas se deve a presena nestes mundos de milhares de nossos irmos. - Com certeza Cmt. Martin. Graas ao empenho de todos, conseguimos executar este plano importantssimo que em seu final poder trazer muitos benefcios para toda humanidade. - o que veremos muito em breve, Dr. Francisco. Pois, como sabemos, faltam poucos dias para o desfecho final da grande transformao que sofrer nosso sistema. - Cmt. Martin estamos notando que at os animais domsticos esto estranhos e muito agitados. Eles parecem prever algo extraordinrio que lhes indica o grande desastre que est por acontecer. Na verdade, no s o planeta, mas todo sistema estelar est sofrendo srias perturbaes. - E como os vulcanos esto encarando esta situao Dr. Francisco? - Cmt. Martin, h um bom tempo participamos a eles o que esta prestes a acontecer. Tal informao no lhes causou grande surpresa, pois certamente, eles j desconfiavam do que est para ocorrer. - E assim mesmo eles continuaram a colaborar conosco? - Sim Comandante. Inclusive, na ocasio o Sr. Hamilton, lder deles, mostrou-se disposto a trabalhar com o mesmo afinco. Ele comentou que seus patrcios entenderam que estamos num mesmo barco e que se ele afundar todos ns pereceremos.

Atlantis, o quinto planeta Teremos que levar em conta a atitude deles e procurar consider-los como parceiros na luta pela sobrevivncia, isto, naturalmente, se tivermos esta chance. - Bem, Dr. Francisco. O que temos a fazer esperar que as coisas aconteam. Vamos nos proteger e nos juntarmos aos nossos parentes, pois a cada dia e a cada hora que passa, estaremos mais perto do remate final. Como o Senhor acha que as coisas iro acontecer? 93 - Como vocs viram ao se aproximarem do planeta, em certas regies deste mundo, j esto ocorrendo tufes, maremotos, solomotos e a atividade vulcnica se intensificando. Em Paradiso, a possibilidade de catstrofes est causando grandes preocupaes aos governantes quanto ao controle da populao. Aqui em Vulcano, somos apenas um punhado de homens e mulheres e nem mesmo o pronunciamento da nossa presidenta causou maiores expectativas entre ns. - Dr. Francisco estamos preparados para enfrentar qualquer acidente? - Com certeza Martin. Esta a regio mais protegida em todo planeta, pois est distante dos locais sujeitos a acidentes de toda espcie. Concluindo, estamos preparados para socorrer nossos irmos e os vulcanos, caso seja necessrio. - Bem, Dr. Francisco. Vou me unir aos meus filhos e minha esposa e, junto deles, aguardar o desfecho do fenmeno que me preocupou toda minha vida.

Pai estou com medo do que possa nos acontecer. Creio que no terei coragem de me por a campo, para socorrer as pessoas, caso ocorra algum desastre. - Cris, voc paramdica. Foi treinada para estas situaes e no ser este o momento em que voc ir se acovardar. Todos ns estamos temerosos, porm, nos momentos cruciantes, vamos buscar coragem e fora e partir para salvar tudo que pudermos. Filha, isto prprio do ser humano.

Atlantis, o quinto planeta - O senhor j percebeu algum sinal da captura do Gigante Intruso? - No. Como voc pode notar, no estamos vendo o firmamento com clareza. O cu est permanentemente encoberto por imensas nuvens de poeira lanadas na atmosfera, decorrentes da intensa atividade vulcnica. At a luz de nossa estrela me tem dificuldade para atravessar esta barreira, por isso, nestes ltimos dias, estamos vivendo nesta grande penumbra. Ainda mais, teremos que nos proteger, caso ocorra a emisso de algum gs venenoso. - Pai, em Paradiso este problema no existe, pois o vulcanismo ali insignificante. - Sim filha. Porem no conseguimos estabelecer contacto com eles, pois as comunicaes entre nossos mundos esto completamente interrompidas. - Como saberemos se o fenmeno est sendo concludo? - Muito fcil querida, por alguns momentos, o movimento de rotao do planeta em torno de seu eixo, sofrer sensveis alteraes. - E ai, pai? - Filha, ai tudo poder acontecer. Uma coisa certa, os solomotos, maremotos e o vulcanismo se intensificaro quando as placas do material slido que compem a crosta comearem a se movimentar sobre o manto fluido do interior de todos os planetas do sistema. 94

Sra. Presidenta, tentamos fazer contato com nossas bases em Atlantis e em Vulcano, para lhes informar de que a captura do Gigante Intruso acontecera em poucas horas, no entanto, todas tentativas foram infrutferas. - Mch. Edsel, fizemos tudo que podamos. Agora s aguardar, eles notaro este acontecimento, quando os movimentos de rotao em torno dos eixos de seus planetas comearem a se alterar.

Atlantis, o quinto planeta - Aqui em Paradiso, essas alteraes j esto se fazendo muito lentamente. Acredito que em Atlantis elas estaro bem mais acentuadas - E o povo Marechal, como est se comportando? - Sra. Presidenta, at agora no houve nenhum contratempo. Creio que ningum percebeu que o momento critico est prestes a acontecer. - Esta aparente calma perigosa, marechal. As pessoas sairo s ruas no instante em que perceberem que o planeta est oscilando. Um pequeno desabamento, ou qualquer coisa 95 que os assuste, provocaro o pnico que ser responsvel por muitas mortes. - Bem, Sra. Presidenta. Fizemos o possvel. Agora s esperar.

- Mestre Eddie, o que est acontecendo com Atlantis? Parece que nossa estrela me enlouqueceu. - Meus irmos, temos a impresso de que nossa estrela me enlouqueceu, mas, na verdade, o nosso planeta que est com o movimento de rotao em torno de seu eixo completamente desordenado. Por este motivo, que temos a falsa impresso de que nossa estrela me est se deslocando de um lado para outro. Creiam, isto est acontecendo com menos intensidade em Paradiso e menos ainda em Vulcano. - Mestre Eddie, quer dizer que o processo de captura do Gigante Intruso pelo nosso sistema j est sendo concludo? - Sem duvida, meu amigo. Voc sabe o que isto significa? - Sim, meu mestre, o nosso fim. O fim deste mundo.

Atlantis, o quinto planeta - Em poucos minutos nosso satlite natural Armagedon se chocar com nosso planeta. O impacto ser to violento que ambos se desintegraro. Todo sistema ser iluminado, intensamente, por uma forte luz branca que, rapidamente, se tornara rosa, violeta, azul e verde. Em Paradiso e em Vulcano essa ocorrncia causar grande temor nas pessoas, mas, ser por poucos segundos. O pior vir depois com os cataclismos. Logo comearo a circular por todo sistema, os destroos deste mundo que se transformaro em milhares de meteoros e muitos asterides. - Mestre, o senhor acredita que Paradiso e Vulcano conseguiro resistir a este desastre? - Creio que sim. Agora, todos ns temos que elevar nossos pensamentos ao Criador e fazer uma prece pedindo-lhe para que nossos irmos, que l vivem, sejam poupados, e que ns tenhamos o destino que merecermos. 96

Sra. Presidenta. Infelizmente, no conseguimos controlar o povo nas ruas de nossas cidades, aqui em Paradiso. As pessoas esto apavoradas correndo de um lado para outro, procurando abrigo em locais que acreditam serem mais seguros que suas casas. - No para menos, Mch. Edsel. Como todo sistema estelar, o nosso planeta tambm est sofrendo o impacto da captura do Gigante Intruso... Comeou com o movimento desordenado de rotao em torno do seu eixo, o que j causou muitos desabamentos e muitos incndios. Em seguida, o que nos assustou, embora por poucos segundos, foi a forte emisso de luzes de vrias cores. Com certeza, elas tiveram sua origem na regio onde transladava Atlantis. - De fato Sra. Presidente, a impreso que nos causou foi a de que o nosso planeta seria torrado em uma imensa fogueira. Felizmente, ele est resistindo a este tremendo desastre.

Atlantis, o quinto planeta - Por enquanto, no poderemos fazer nada Marechal. Assim que tudo se calmar, sairemos a campo para avaliar toda destruio. - De acordo com as previses do Dr. Vitor e da Dra. Elza os acontecimentos desastrosos no iro parar por aqui Sra. Presidenta. Em um prazo ainda no determinado, nosso planeta ser bombardeado por vrios meteoros, sendo que alguns deles, devido ao seu tamanho, causaro muitos estragos e muitas mortes. - Mch. Edsel s reconstruiremos o que for essencial, quando tudo se estabilizar. Primeiro vamos cuidar de nossos feridos e enterrar nossos mortos. Depois teremos que 97 enfrentar outra calamidade, a queda da temperatura. Esta energia, que proveniente da nossa estrela me, passar a ser absorvida, tambm, pelo Gigante Intruso. Tal mudana causar a runa deste nosso mundo, porque alterar o estado fsico das guas. Passaremos a viver, se isto for possvel, sob imensas geleiras.

Martin querido. Os movimentos desordenados do nosso planeta e logo em seguida a forte e rpida emisso de intensa luz das mais variadas cores, indicam que Atlantis, aquele nosso mundo acaba de ser destrudo. - Sim minha querida e com ele, o meu velho pai e mais um punhado de bravos veteranos. Nestes ltimos dias, eles estavam tentando estabelecer contato com outros seres, para esclarecer a grande dvida que ainda paira sobre ns. Somos os nicos ou existe vida inteligente em outros mundos? Infelizmente, eles no conseguiram provar tal ocorrncia. Mas, tenho a certeza de que meu pai e seus amigos pereceram com a conscincia do dever cumprido. - Pai, se que a captura do Gigante Intruso j aconteceu h algumas horas e que Atlantis foi destrudo, ns aqui em Vulcano no fomos atingidos. - Filha, a certeza de que este mundo no ser destrudo, aumenta a cada hora que passa.

Atlantis, o quinto planeta Na verdade, o grande temor de alguns cientistas era de que, no momento da captura do Gigante Intruso, todo sistema seria destrudo. Outros acreditavam que ele resistiria ao violentssimo impacto, e somente Atlantis seria destrudo. Embora modificado, este pequeno universo se consolidaria. - Felizmente, o que estamos constatando no pai? - Sim, Cris. Mas no se anime muito. O vulcanismo, os maremotos e os solomotos se intensificaram bastante nestas ltimas horas. Filha, o pior acontecer quando os destroos de Atlantis se espalharem pelo nosso sistema estelar. Devido considervel fora de gravidade 98 daqui de Vulcano, uma grande quantidade daqueles blidos, de todos os tamanhos, sero atrados e se chocaro com este que agora o nosso mundo, causando-lhe muita destruio. Muitas formas de vidas sero dizimadas e muitas florestas sero petrificadas. Depois de toda esta desgraa acontecer algo de bom. Haver uma queda sensvel na temperatura, porm, esta mudana ser fatal para os gigantescos rpteis que sobreviverem a todos os desastres. Em um curto espao de tempo, todos eles morrero. - Pai, ser que sobreviveremos a toda esta catstrofe? - Filha, s o tempo dir. A verdade que o nosso sistema estelar est resistindo a essa tremenda transformao e ns estamos sobrevivendo, neste prodigioso mundo, com grandes chances de darmos continuidade nossa espcie. Quem sabe se daqui a alguns milhares de anos, ns, pequeninas sementes, daremos origem a uma nova e maravilhosa humanidade.

Potrebbero piacerti anche