Sei sulla pagina 1di 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DA PARABA DIRETORIA DE GESTO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAO DE EXAMES LABORATORIAIS


EXAME DE SANGUE GLICOSE, CREATININA, TGO, TGP, TRIGLICERIDES, COLESTEROL TOTAL e HEMOGRAMA. - Jejum obrigatrio (8-12 horas)

EXAME DE SUMRIO DE URINA - Fazer uma higiene ntima em sua casa, usando sabonete e gua; enxaguar com gua abundante e secar bem com uma toalha limpa. - Coletar a primeira urina da manh ou 4 horas aps a ltima mico. - Desprezar o primeiro jato da urina no vaso sanitrio, coletar no recipiente descartvel o jato do meio, mais ou menos (at a metade) desprezando o restante da mico no vaso sanitrio. Cuidados para realizar a coleta de Urina Jejum: no necessrio. Reteno Urinria: pode ser a primeira da manh ou o tempo mnimo de 4 horas de reteno. Evite a ingesto excessiva de lquidos. Para mulheres: evite colher urina estando no ciclo menstrual ou utilizando pomadas ou cremes vaginais. Recomenda-se esperar 03 dias aps o trmino para colher a urina ou a critrio mdico. CITOLOGIA ONCTICA - recomendado para todas as mulheres, independentemente da idade - A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais. - O melhor perodo do ciclo menstrual para a realizao do exame pelo menos uma semana antes da menstruao. - Deve ser evitado o uso de cremes ou duchas vaginais por 48 horas anteriores ao exame e no ter relaes sexuais pelo menos 24 horas antes do procedimento.

EXAME DE PSA (Homens com idade superior a 50 anos)

- Este exame requer um jejum mnimo de trs horas. - Para realizar a coleta do PSA necessrio: No ter ejaculado nas ltimas 48 horas; No ter realizado exerccio em bicicleta (ergomtrica ou no) nos ltimos dois dias; No ter andado de motocicleta nos ltimos dois dias; No ter praticado equitao nos ltimos dois dias; No ter usado supositrio nos ltimos trs dias;

No ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos ltimos trs dias; No ter feito cistoscopia nos ltimos cinco dias; No ter realizado ultra-sonografia transretal nos ltimos sete dias; No ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos ltimos 15 dias; No ter realizado estudo urodinmico nos ltimos 21 dias; No ter feito bipsia de prstata nos ltimos 30 dias. Obs.: no caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da prstata), o preparo no necessrio, com exceo do jejum de trs horas. (Informaes retiradas do manual de coleta Pleres) EXAME DE PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES (Servidores com idade superior a 50 anos)

* Coleta para pesquisa de sangue oculto (sem dieta) - No usar medicamentos irritantes da mucosa gstrica (Aspirina, anti-inflamatrios, corticides...). Se utilizar, informar ao Laboratrio no momento da entrega do material; - Evitar sangramento gengival (com escova de dentes, palito...). Se ocorrer, informar ao Laboratrio no momento da entrega do material; - Manter refrigerado por no mximo 14 horas; - No dever ser colhido durante ou aps 3 dias do perodo menstrual ou se estiver apresentando sangramento hemorroidrio ou presena de sangue na urina. (Informaes retiradas do manual de coleta Pleres) * Coleta para pesquisa de sangue oculto - Fazer dieta prvia de 3 dias e no dia da coleta do material; - Dieta deve ser com EXCLUSO de: - Carne (vermelha e branca); Vegetais (rabanete, nabo, couve-flor, brcolis e beterraba); Leguminosas (soja, feijo, ervilha, lentilha, gro-de-bico e milho); Azeitona, amendoim, nozes, avel e castanha; - No usar medicamentos irritantes da mucosa gstrica (Aspirina, anti-inflamatrios, corticides...).Caso utilize, informar ao Laboratrio no momento da entrega do material; - Evitar sangramento gengival (com escova de dentes, palito...). Se ocorrer, informar ao Laboratrio no momento da entrega do material. - Manter refrigerado por no mximo 14 horas - No dever ser colhido durante ou aps 3 dias do perodo menstrual ou se estiver apresentando sangramento hemorroidrio ou presena de sangue na urina. (Informaes retiradas do manual de coleta Pleres)

Potrebbero piacerti anche